Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2014 / 11 / 05 / Foi preciso ir à Itália para desmascarar o mensalão

Foi preciso ir à Itália para desmascarar o mensalão

Presidente Barbosa, cadê o 2474 ?
publicado 05/11/2014
Comments

 

 

O Conversa Afiada reproduz artigo do Blog do Zé Dirceu:


Itália começa a apontar os erros da AP 470



Leitores do Blog do Zé, apesar de evitarmos repetir assuntos e de comentar exclusivamente a Ação Penal 470, não  poderíamos deixar de recomendar a leitura do texto do advogado Pedro Maciel “Quais interesses levaram Barbosa a fraudar a AP 470?”, publicado aqui, na sessão Nossos Convidados.


O artigo analisa a decisão da justiça italiana de negar extradição ao ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato. Em seu texto Maciel lembra que o ex-ministro presidente do Supremo e relator da AP 470, Joaquim Barbosa, omitiu todas as informações constantes do inquérito 2474, que inocentava Pizzolato e desmontava a falsa lógica criada em cima do processo.


“Esse inquérito policial (2474) traria elementos que permitiriam à Justiça, aos réus e à sociedade, entender o contexto das denúncias, num quadro maior. E trazia documentos, reitero, que inocentavam Pizzolato, como o Laudo 2828, feito pela Polícia Federal, a pedido do próprio Joaquim Barbosa e da Procuradoria, e que atestava categoricamente a inocência de Pizzolato e Gushiken,” afirma Maciel em seu artigo


O advogado recorda, ainda, que que os réus da AP 470 – entre os quais o titular deste blog, o ex-ministro José Dirceu – foram privados do direito ao duplo grau de jurisdição e tiveram o processo e o julgamento direto no Supremo Tribunal Federal (STF), sem direito a outras instâncias. Nem aqueles que não teriam ao chamado foro privilegiado – caso de Dirceu que já não era parlamentar ou ministro. Era o mesmo caso de Pizzolato.  “Pizzolato não tinha mandato político e, portanto, deveria ser julgado em 1ªinstância, e não num STF transformado em tribunal midiático de exceção”, diz Maciel.


Maciel constata, assim, que a farsa do julgamento da AP 470 não resiste a um judiciário – como o italiano – que não está sujeito a pressão da grande mídia, ou, como alguns preferem chamar, do Partido da Imprensa Golpista


Leiam o artigo completo em  Quais interesses levaram Barbosa a fraudar a AP 470?