Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2014 / 06 / 09 / O Faustão está certo. Nossa Copa é em outubro

O Faustão está certo. Nossa Copa é em outubro

Se estivéssemos num país em que o Ministério Público e o judiciário fossem sérios, a concessão da Globo já teria sido cancelada.
publicado 09/06/2014
Comments

O Conversa Afiada publica artigo do amigo navegante Gabriel Nascimento dos Santos:


No domingo retrasado Faustão resolveu abertamente fazer campanha contra a Presidenta Dilma Rousseff.  Fazendo o jogo de sua emissora (a mesma do Merval, das cobrinhas do Jô, dos mais de 1 bilhão corrigidos que deve de impostos como sonegadora, da Globo Overseas e das milhares de tentativas de golpe), o apresentador disse que “nossa Copa é em outubro”.

Sim, a nossa Copa é em outubro. Essa outra é a da Fifa, essa corporação internacional que, junto com a Globo, tem muito a explicar como são vendidos os direitos de transmissão. Ricardo Teixeira é ele todo uma caixa-preta. Por isso é que Faustão tem toda razão: a nossa Copa é em outubro. O time é o mesmo, liderado pelo projeto que há mais de 10 anos vem mudando a vida dos mais pobres no Brasil. O que o Fausto Silva precisa saber é que sua emissora não pode mais mexer decisivamente na convocação desse time. Nos tempos de FHC, a emissora mais bem relacionada com o poder, dava pitacos aqui e acolá, negociando aqui e acolá o monopólio, que ilegal segundo a Constituição de 1988. O time agora é outro, liderado pelo povo brasileiro, pelas associações de base, pelos movimentos sociais, estudantis, sindicais, etc.

Faustão está certíssimo: a nossa Copa é em outubro. O problema é que ele, como a Globo, não consegue fazer autorreflexão do quanto vem perdendo. Não só a audiência tem caído, mas pesquisas de opinião recentes já revelam o que até a Blá Blá rina já sabia: a Globo não consegue mais manipular a opinião pública como gostaria. Não adiantou reunir algumas loiras, algumas poucas milhares de pessoas numa avenida de São Paulo, não adiantou fazer novelinha criminal com o Domínio de Fato. Não adiantou. A Globo, dos irmãos bilionários, está perdendo, pouco a pouco. O próximo passo já foi decidido pelo maior líder de massas da história brasileira, o ex-presidente Lula. O próximo passo é colocar a regulamentação da mídia no programa da reeleição de Dilma. O projeto está pronto e causa medo fatal nos irmãos Marinho. Basta um sinal vermelho e um tal Franklin Martins, que conhece bem cada detalhe do oligopólio de comunicação que domina a informação no Brasil, para articular no congresso sua aprovação. Não é só aprovação. Trata-se de regulamentar o disposto na constituição. O monopólio é crime, assim definido pela Constituição Federal de 1988.

Se estivéssemos num país em que o Ministério Público e o judiciário fossem sérios, a concessão da Globo já teria sido cancelada. Como pode – nos perguntamos diuturnamente – um apresentador de programa de uma TV aberta, que presta serviço num sistema de concessão, fazer campanha escancaradamente como fez o apresentador Fausto Silva? Onde está o Ministério Publico que brigou para investigar ao invés de fiscalizar e fazer intervenções?

Ao que parece a Copa é em outubro, mas o jogo já começou. O PiG e seus comentaristas com currículo construído nas trincheiras políticas do golpe e do autoritarismo, como é o caso do nobre jornalista Alexandre García, já começou a série de bombardeios. A principal missão deles é proteger e blindar o PSDB e todos aqueles que representam um projeto de Brasil atrasado, focado na financerização da economia e não em seu desenvolvimento. A meta deles é juros altos e desemprego. Menos gente consumindo, mais desnacionalização da economia brasileira, privataria dos bens públicos que ainda restam e a defesa ampla e irrestrita dos morcegos por trás da figura de Daniel Dantas.

Como o jogo já começou, mas Faustão insiste em dizer que nossa Copa será em outubro, só queremos lembrar que, nessa campanha, eles já perderam. Perderam em 2002, quando a esperança venceu o medo, em 2006 quando o futuro venceu o passado, voltaram a perder em 2010 quando a coragem venceu a inércia e vão perder em 2014 quando a verdade vai vencer a mentira. A mentira de quem financiou uma ditadura militar sangrenta e se diz protetor das liberdades individuais. A mentira de quem continua adulterando e omitindo informações para proteger os oligopólios que fazem do Brasil um país das elites mais atrasadas do mundo, como dizia Darcy Ribeiro. A Copa é em outubro, mas o time já está escalado desde 2002. Quem escalou foi o povo brasileiro.

Gabriel Nascimento é membro da União da Juventude Socialista e mestrando em Linguística Aplicada pela UnB



Clique aqui para ler "Repórter dá uma surra no Faustão".

E aqui para ler "Dilma ao mundo: benvindos à Copa das Copas".

Conteúdo relacionado
Repórter dá uma surra no Faustão