Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2014 / 04 / 01 / Forças Armadas vão apurar mortes durante a ditadura

Forças Armadas vão apurar mortes durante a ditadura

Comissão da Verdade pediu abertura das sindicâncias após relatório apontar uso sistemático dos locais para esses fins
publicado 01/04/2014
Comments

 

Saiu no Globo:


Forças Armadas vão investigar torturas e mortes em 7 instalações militares na ditadura



Comissão da Verdade pediu abertura das sindicâncias após relatório apontar uso sistemático dos locais para esses fins
Defesa afirma que resultado da apuração devem ser apresentados à CNV até o final deste mês




BRASÍLIA – As Forças Armadas criaram comissões de sindicância para investigar tortura e mortes em instalações militares durante a ditadura. O ministro da Defesa, Celso Amorim, comunicou nesta terça-feira ao coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari, que as Forças Armadas vão abrir as sindicâncias, como pedido pela comissão em 18 de fevereiro. O objetivo das apurações é levantar informações sobre o desvirtuamento do uso de sete instalações militares no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, para prática de tortura e mortes durante o regime militar. Relatório da CNV feito em fevereiro apontou que esses locais tiveram “uso sistemático” para esses fins.

O Ministério da Defesa confirmou que as comissões foram abertas, como divulgou a CNV. Segundo o órgão, a comunicação feita pelo ministro Celso Amorim a Dallari sobre a abertura das sindicâncias foi protocolada às 11h10 desta terça-feira. A Defesa afirma que a expectativa é que o resultado dos esforços da sindicância sejam apresentados à CNV até o final deste mês.

A CNV afirmou que o Exército informou à Defesa que abriu sindicância interna em 25 de março e que buscará as informações disponíveis sobre o tema nos “órgãos de direção setorial” e junto aos comandos militares de área. O Exército também informou que “conduzirá as diligências necessárias solicitadas pela CNV”.


(...)




Clique aqui para ler "Wanderley: Jango, o golpe e os erros históricos"