Sábado, 20 de Dezembro de 2014

Publicado em 15/11/2012

Miruna Genoino: meu pai
jamais será vencido

Para condenar é preciso ter provas. Indícios nunca poderão ser suficientes para privar alguém de sua liberdade.

Na foto, vítima do domínio do fato

 



O Conversa Afiada reproduz e-mail de Miruna Genoino, que, antes, ao saber da condenação do pai, tinha escrito também uma carta aberta:

Olá…

Em uma semana muito, muito difícil, onde achei que realmente não conseguiria manter a serenidade e a calma, recorri à minha única forma de aguentar, escrever.

Gostaria muito que lessem esse meu texto e o repassassem aos que tiverem as almas e os corações abertos ao acolhimento.

Muito obrigada…

Miruna Genoino


Se amanhã sentires saudades,
lembra-te da fantasia e
sonha com tua próxima vitória.
Vitória que todas as armas do mundo
jamais conseguirão obter,
porque é uma vitória que surge da paz
e não do ressentimento.

Charles Chaplin



Essa foi uma entre as muitas mensagens tocantes e emocionantes que eu e minha família recebemos em apoio à injustiça que está sendo cometida contra o meu pai. Tentei durante algum tempo responder a tudo o que foi chegando, mas realmente foi impossível… é por isso que gostaria profundamente de agradecer todos os gestos de apoio e carinho recebidos no último mês, de pessoas conhecidas e desconhecidas, que encontraram as mais diversas formas de mostrar que estão ao nosso lado.

Quando escrevi minha carta sobre a condenação de meu pai jamais imaginei que minhas palavras chegariam a tanta gente, de tantas formas diferentes, pois, contrariamente ao que alguns publicaram, aquela não era uma carta aberta ao Brasil, mas sim um texto desabafo dirigido aos amigos, familiares e conhecidos, mas que no fim acabou percorrendo os mais inimagináveis caminhos. Eu realmente agradeço a você que leu e compartilhou minhas palavras, a você que respondeu, mesmo sem saber se eu leria aquelas mensagens, a você que não teve vergonha – nem medo – de publicar aos seus conhecidos o outro lado de toda esta história.

Gostaria de dizer que ao longo do último mês recebemos as mais variadas formas de solidariedade. Visitas à nossa casa foram muitas, de Walmor Chagas, Nelson Jobim, Aloízio Mercadante, Antônio Nóbrega e Marcelo Deda, a tias, amigas, primas e conhecidas – minhas, de meus pais, de meus irmãos, de nossos amigos. Mensagens, inúmeras, de Leonardo Boff, João Moreira Salles e Luis Nassif a amigos de infância, amigos de antes, amigos de ontem, amigos de hoje. Ligações, infinitas, de Marilena Chauí, Jaques Wagner, Abílio Diniz, do presidente do senado, da governadora do Maranhão, de deputados dos mais diversos partidos, a maridos, cunhados, namorados, amigos de amigos, de amigos de outros amigos, de todos nós. Apoios, fiéis, de líderes do PT, do PMDB, de Lula, Rui Falcão e de Dilma, ao apoio de parceiras, companheiros e colegas de trabalho, de bordado, de vida. Neste tempo todo sentimos muitas coisas, das mais diversas, mas se há algo que nós não sentimos, foi solidão e abandono. Se hoje nos mantemos de alguma forma firmes, é por saber que a corrente que nos apóia é maior que toda e qualquer justiça injusta que hoje tenta calar a voz daquele que nunca teve medo de ser ouvido.

Neste momento tão difícil, quando recebemos totalmente por surpresa a dosimetria da condenação de meu pai, 6 anos e 11 meses de cadeia, mais uma multa de um valor que estamos muito longe de possuir, também quero de todo coração, agradecer a você que teve a coragem de enfrentar os comentários contrários, as opiniões maldosas, os artigos mal intencionados, as notas futriqueiras, as informações equivocadas, profanadas das mais diversas formas, nos mais diversos meios. Fosse por meio de supostas respostas à mim, fosse por meio de comentários no facebook, sei que muito provavelmente você leu muita coisa ofensiva à respeito de meu pai e de nossa família e em muitos casos sei que teve a garra de se indignar, de discutir, de mostrar sua opinião e principalmente, de deixar clara a solidariedade em relação ao que estamos vivendo.

Como devem imaginar, para mim é sempre muito duro quando vejo essas manifestações agressivas, principalmente por estarem carregadas de falta de informação e de discursos bastante marcados não por fatos e evidências, já que não existe nada que prove a culpa de meu pai, mas sim por “achismos” e especulações alimentadas sabemos bem por quais fontes. Mas justamente por isso gostaria de compartilhar com vocês, para que quem sabe um dia vocês também compartilhem com estas pessoas, o que desejo a todos os que hoje parecem estar bastante satisfeitos com estes 6 anos e 11 meses que injustamente foram colocados em cima de meu pai.

Desejo aos que dizem que meu pai merece ser condenado, que um dia indaguem um pouco além das manchetes e das frases de efeito, e tentem mesmo encontrar uma prova que indique que José Genoino é culpado.  E aos que usam teorias do direito para justificar sua falta de razão em condenar, desejo que leiam o que o próprio autor da teoria declarou, mostrando que sim, para condenar é preciso que existam provas, pois meros indícios nunca poderão ser suficientes para privar alguém de sua liberdade.

E desejo aos que têm por profissão tentar tornar impossível que um cidadão exerça um direito constitucional, o de votar, que em algum momento de suas vidas possam me dizer se foram mesmo capazes de dar risada deste seu humor maligno que parecem tanto acreditar, e aos que buscam, com esta mesma profissão, incentivar o ódio e a reação das pessoas contra meu pai, que um dia estejam em um supermercado de bairro, na porta de uma loja, na entrada de uma padaria e presenciem os comentários carinhosos e emocionados que toda nossa família teve o orgulho de muitas vezes presenciar.

Por fim, desejo com todo sentimento possível e verdadeiro, que as pessoas um dia entendam que por trás da notícia, do fato, da chamada do jornal, da atualização de status ou de um tweet, existem muitas famílias que estão não apenas aqui, agora, vivendo a onda midiática do momento, mas sim que estão há 7 anos sofrendo junto aos seus pais, maridos, tios, irmãos, sogros, cunhados, amigos, a dor da injustiça e a angústia do futuro pleno que nunca chega.

Uma vez mais, a você que nos conhece diretamente e que não nos conhece, gostaria de agradecer a força, o carinho e a atitude de estar ao nosso lado. Cada linha, cada agulha, cada caixa, cada bolo. Cada flor, cada oração, cada livro, cada frase. Cada olhar, cada aperto de mão, cada lágrima, cada riso, cada mensagem espiritual, cada abraço. Meu pai, José Genoino, está de cabeça erguida, preparado como sempre para a luta. Se antes ele já tinha muitos motivos para ir até o fim em sua batalha por justiça, agora encontrou mais motivos ainda para seguir em frente com enorme dignidade: honrar e agradecer a cada pessoa que em meio a tanta mentira, soube encontrar e reconhecer o caminho da verdade.
Contem com nossa eterna gratidão.

Com amor e carinho,

Miruna Kayano Genoino – novembro de 2012


Comentários

  • Marcelo Manoel

    cara miruna; continue firme e forte que com fé em deus seu pai irá vencer mais essa batalha.

  • Cara Miruna,fico feliz de você encontrar na escrita uma saída para sua angústia, seu jeito de escrever é cativante, continue exercitando, saiba que tem leitores garantidos. E seu pai com a familia que tem conseguirá enfrentar este tempo dificil.
    Abraço Roseli

  • josilene

    Infelizmente vivemos em um país, comandado pelos corrupitos. É triste dizer isso da nossa terra, só q é a mais pura verdade, nos vivemos no país das cachoeiras, dos Delubios, dos Dirceus, dos genoinos, das Sanguessugas. No país das cpis, dos pedófilos, dos salários absurdos, e dos politicos mal diplomados. Nos vivemos em um país dos traficos governant…es, das injustiças, no país das obras inacabadas. No país do dinheiro mal gasto, onde tb é o país do dinheiro na cueca, no sapato, nos bolsos, no chapéu, ou melhor onde tiver lugar. Esse é o nosso país a nossa terra, e sabe como é o nome dele…. Brasil o país dos corrupitores.

    • AlvaroTadeu

      Vivemos também no país das josilenes sem noção, que regurgitam besteiras que viram na televisão, que expõem a ignorância e a boçalidade sem nenhum pudor. Durante a Ditadura Militar, Genoíno estava na luta e foi preso e torturado por isso. Onde estavam Bonner, Waack, Barbosa, josilenes e seus pais, avós, irmãos e tios?

  • Tony

    Prezada Miruna, aceite, seu pai foi condenado por corrupção ativa por desviando dinheiro público para interesses do PT, até entendo que você como filha não queira aceitar isso, mas só não vê quem não quer.

    • Luiz Augusto Marcondes

      Sim o Genoíno é criminoso, mas não o Daniel Dantas, o Gurgel, o Gilmar Mendes, a Globo, os Marinho, etc…Está tudo de ponta cabeça: os verdadeiros patriotas condenados e os canalhas e corruptos (vide Privataria Tucana) soltos e vivendo `larga.

  • xabier

    Eu padre Javier de Santos quero te dizer querida Miruna, que embora não conheça pessoalmente a teu pai, ele me conhece por um amigo santista. Sempre confiei nele. Sei que vive quase monacalmente, na simplicidade. As más línguas dizem que está rico. Eu pessoalmente o ajudei….. Miruna podes contar comigo. É só falar com Danier, amigo comúm.

  • luiz antonio corona

    Prezada Miruna, minha solidariedade neste difícil período que seu pai e todos os familiares têm enfrentado. Tenho certeza que a maioria dos integrantes do STF não dorme tranquilo por se curvar à pressão da mídia conservadora e que objetiva destruir o PT e suas principais lideranças. O tempo dará razão a José Genoíno, uma pessoa que lutou e colocou sua vida em risco em prol da democracia e que ninguém, nem mesmo o STF, apagará da história tão importante legado de um homem honesto e honrado.

  • jd

    Miruna, indiferente do que a mídia eletista vem fazendo contra o seu pai, saiba que temos consciência da grandeza e da importância do José Genoíno para o país. Ele é um gerreiro no bom sentido da palavra. Desejo força e perseverança nessa constante luta para provar a inocência. Que Deus os ilumine.

  • fabi

    Nossa solidadariedade a vossa família Miruna. Estamos com a voces.

  • Riaj

    “É bastante fácil ser alegre quando a vida desliza como uma canção, mas o homem verdadeiro é aquele que sorri ainda quando tudo vai terrívelmente mal. Pois o teste do coração são as dificuldades, e elas sempre vêm com os anos, e o sorriso que merece os louvores da terra é aquele que brilha através das lágrimas.
    Durante a longa prisão a que me submeteram, pude comprovar a excelência de um método curativo então desconhecido para mim. Naquela época, eu era torturado pela fome, a sede, a verminose, a febre. Já não me servia de nda toda a minha filosofia. Deseja a morte. Certa manhã, realizei uma descoberta que me salvou. No vaso em que estava minha ração cotidiana de água, meu rosto se refletia como num espelho, e o sofrimento me dava uma careta de tal ordem que me pus a rir. Estava salvo. Tinha rido! Rido aos meus sofrimentos, ao próprio inferno! Possuía agora um remédio que não se compra, que nada custa. No sentido próprio e no figurado, eu me ria agora da prisão, das torturas. Meu martírio já não tinha importância. Eu ria…” (Saadi, O Jardim das Rosas)

  • jd sulista

    Nossa solidariedade a Família Genoíno. Lembre-se Miruna do nosso ditado aqui no sul: “Não tá morto quem peleia. Não podemos entregar pros home de jeito nenhum amigo e companheiro”.
    Que o Patrão Lá das Alturas proteja vc e toda a sua família. Um quebra costelas bem chinchado ao ilustre José Genoíno.

  • Miruna, todos nós sabemos o que aconteceu naquele tribunal e porque aconteceu. Já estava tudo decidido, não foi nenhuma surpresa. Perdemos uma batalha mas não a guerra. Estou profundamente indignado com tudo isto e imagino que para você deva ser muito difícil.
    Força companheira. Um abraço para a família.

  • Miriam Mançano

    Miruna, o meu carinho e admiração (por você, por teu pai, pela tua mãe).
    Tenha certeza que cada um de nós, que conhece vocês, está dizendo a todos os conhecidos, e aos desconhecidos também, quem é teu pai.

    Um beijo, querida.

  • Maria Apª Teixeira

    Caríssima Miruna, deixo registrada a minha admiração ao seu pai em quem sempre votei a admirei, a você por sua coragem e dizer que este julgamento teve um objetivo claro: execrar o Pt e seus membros atuantes com o apoio incondicional desta mídia golpista.
    Abra uma conta bancária e terá a minha contribuição.
    “Vale a pena morrer por uma coisa sem a qual não vale a pena viver”
    Eduardo Galeano
    Um grande abraço

  • jose gaspar chemin

    Miruna querida: juiz e o povo brasileiro!

  • jesuita sousa

    Minha cara Miruna,

    Não a conheço, mais posso sentir sua indignaçao e dor diante de tal abuso dessses abutres do poder judiciàrio e seus aliados que não apenas queriam sangue, queriam comer o figado, como a àguia do lendàrio Prometeu, de pessoas que deram suas vidas pela democracia e por um pai’s mais justo e igualitàrio e que, ao longo de sua luta não acumularam bens. Uma historia de despreendimento pessoal que nos honra.
    Coisa que os senhores ministros não sabem o que é, pois sua, ùnica, luta foi para galgarem o posto que hoje ocupam.
    Que Deus dê-lhe sabedoria e força para nunca desistirem!

  • nilce marcondes

    Miruna,

    tente não sofrer tanto. A consciência de seu pai está em paz. Isso é o que importa. Não essa aberração a que chamam julgamento. Pense que isso passa, e que seu pai deve retornar às funções parlamentares, que sempre exerceu de maneira exemplar. Sempre foi tido e visto como dos maiores parlamentares que já tivemos, e muito procurado pelos pares, que a ele pediam ajuda, dado que era ( acho que é ainda ), o que mais conhecia de leis e regras do parlamento. Esperamos, ansiosamente, sua volta em 2013. Não prosperará a condenação pecuniária absurda a ele impingida: lembre-se que as sentenças não são definitivas. No fundo, todo mundo sabe da inocência desses que foram pegos para bode expiatório, não só nós. E afinal, o julgamento que importa mesmo é o da nossa própria consciência.

  • Edir Vidal

    O maior exemplo de injustiça foi a prisão de Mandela, que ficou anos e anos na cadeia. Depois voltou e através do povo virou Presidente , melhorando a vida de seu povo. Genoino vai voltar, e muito mais forte. Quem viver, verá!

  • Tarciso Paixão

    Miruna
    Está na hora do PT colocar nas ruas esta sua garra e honra. Querem acabar com isto e não podemos nos acovardar. Seu exemplo tem o DNA do Genuíno, do Dirceu e de todos que lutaram contra a ditadura militar e, agora, teremos que lutar contra esta nova ditadura do STF, que quer acabar com os três poderes, fundamento do estado democrático de direito. Esta ditadura tem o opoio da imprensa golpista. Não podemos admitir presos políticos, condenados por quem devia garantir os direitos constitucionais. Oa militares em 64 foram os verdadeiros subversivos , agora, o STF.

  • Carlos Leitão

    Miruna, como sexagenário e, portanto, jovem em 1968, minha vida foi marcada pela ditadura que seu pai, José Dirceu e Perly Cipriano enfrentaram. Mais tarde, quando eles fundaram o PT, a cujo nascimento eu assisti e dele participei, com meu voto, nas eleições de 1982, e ao qual me filiei em 1985, abriu-se um novo caminho para nós brasileiros, que com a chegada de Lula ao governo, em 2003, foi sendo alargado para os povos da América latina e Caribe, e do continente africano, nossos irmãos preferenciais desde os sonhos de democracia plena e solidariedade internacional acalentados na juventude. Mas nós nos distraímos, Miruna, e o inimigo que não se organiza em partido político e odeia a política como nós a entendemos e construímos, nos golpeou com as armas do Estado Democrático de Direito formal, nos jogou às cordas, ao condenar nossos líderes pelo que eles são. É por isso que “de repente, olha eu de novo, perturbando a paz e exigindo troco”!

  • Lopes

    Filha de um herói caminhando para ser uma heroína, no parlamento você terá mais armas para defender seu pai e seu pais.

  • JOAO COSTA

    Genuino sempre foi referência quanto a coerência e compromisso com a democracia fora e dentro do PT. Continuará sendo.
    Estamos prontos para a mobilização necessária a favor da sua liberdade.
    É importante que assuma o mandato parlamentar e continue nos representando com a galardia de sempre e que use a tribuna para mais uma luta árdua contra a criminalização da política e o uso privado e partidário dos meios de comunicação.
    Façamos a reforma política que os poderosos sempre foram contra.

  • Benê

    O Brasil inteiro sabe que o STF julgou a AP 470 por pressão da mídia conservadora, aquela de sempre na história desse país, aquela que sempre preparou os caminhos dos golpes à democracia. o STF condenou por pressão da mesma mídia, pelos mesmos motivos. Indícios não são provas. Também fiquei extremamente indignado com o espetáculo do circo montado e com a forma injusta que se deu este julgamento.
    Minha solidariedade com os injustiçados e seus familiares.

  • Maurcio Salles

    Estou com Genoíno e sua família para sempre. Genoíno é um grande brasileiro daqueles que nos dão orgulho. Essa injustiça há de terá fim, pois o brasileiro humilde, o brasileiro real que sabe onde aperta o calo, não concorda com essas sentenças mentirosas do STF. Genoíno me representa. Genoíno representa a todos nós. Aceitem meu carinhoso abraço e minhas preces.

  • Fôrça, esperança e paz menina, não deixe que isso fuja do seu coração; isso tudo é o combustível p/ seguir na luta, e comemorar a vitória, que com a ajuda de Deus será em breve!

  • Neco

    Não será, não pode, nem deve.
    Eu votarei nele em 2014, 2018, 2022… sempre!
    Aguarde sua recondução ao lugar de honra.
    Meu voto te aguarda.

  • Solon Mariz

    Toda minha solidariedade a gente como vc, Miruna, que sabe se irresignar, diante das injustiças, conte com meu apoio. Abraço de consolação a todos os seus.

  • alessa

    “O que me amedronta, não é o grito dos maus, mas o silêncio dos justos” Martin Luther King

  • Roberto Sa

    Força ao Genoino e a todos os condenados injustamente neste julgamento de exceção. O povo trabalhador já percebeu a injustiça por causa dos constantes excessos cometidos pelo PIG e demonstrou isso nas eleições municipais passadas. Muitas pessoas ainda se deixam influenciar pelo PIG e merecem nossa compaixão, ou neutralidade, sendo vítimas da mídia pela falta de uma regulação. A Atuação da Pres.
    Dilma e principalmente do Lula neste sentido, se mantem fiel ao princípio de diálogo ao invés de enfrentamento, sendo importante considerar a capacidade de grande estrategista do Pres. Lula, já que o diálogo, neste momento beira o impossível.

  • nona fernandes

    Miruna, para aliviar a nossa dor, o melhor é tirarmos proveito das tragédias. Pode ser um pensamento meio maquiavélico, mas nos deixa mais fortes. Nessa tragédia que se abateu sobre o seu pai, meu querido José Genoino, você descobriu quanto a sua família é amada e acarinhada pelo Brasil a fora. Tenho quase certeza que isso não dará para esquecer a dor de Genoino e da sua família, mas certamente os confortará bastante.

  • Gianni

    Olá, Miruna!

    Supremo patetismo!
    É duro ter um pai que lutou legitima e honestamente a vida toda por uma causa ser condenado por um tribunal de exceção. Patética a postura de parte dessa STF, digna de república de bananas. Minha solidariedade a toda tua família.

  • Mario

    Enquanto o seu pai lutava contra a ditadura, o que fizeram os atuais ministros ? aonde andavam nos anos 70/80/90? participaram de que momento da vida nacional ?

  • Jorge Pantoja

    Bravo e exemplar Companheiro junto a sua família tem a nossa admiração e absoluta solidariedade.

  • Maria do Carmo

    Miruna, minha solidariedade a voces todos. Trabalhei na campanha de Genoino ao governo do estado. E sempre votei nele para deputado. Que ninguem duvide de sua integridade.
    Tá na hora de chacoalhar a militancia petista que andou um pouco acomodada. Não podemos nos calar diante da infamia golpista. Já vimos esse filme. Não podemos deixar acontecer de novo.

  • Paulo Roberto Álvares de Souza

    Miruna, esta história não terminou. Se for necessário, milhares de brasileiros como eu contribuirão para reunir o valor das multas que foram aplicadas ao seu pai. Estou certo de que este não será um problema. Agora, Miruna, esses julgadores, na sua gana de condenar de forma infamante, permitiram que um Brasil solidário, que ama e respeita seu semelhante, que quer o melhor para cada um de seus patrícios, pudesse fazer-se ouvir do mais fundo da sua alma e gritar toda a sua indignação, delimitando o espaço em se encontram os algozes de seu pai, no triste mundo da vilania de que fazem parte.

  • CAFÉ DO BODE

    Falou o homem de Propriá/SE, o Dr. Carlos Ayres Brito quando de sua despedida da presidência da Corte:
    ” O Supremo está mudando a cultura do país, à luz da Constituição, garantindo que a lei seja aplicada a todos, mesmo que sejam ricos ou poderosos.”
    Seria o Genoino um homem rico?
    Seria o Genoino um homem poderoso?
    Não estaria havendo alguma confusão entre os genuinamente ricos e poderosos, com o Genoino?

  • Roberto Marçal Ferreira

    Miruna! Tenha a minha solidariedaade.

  • Celso Bevacque

    Eu jamais conseguiria encostar a cabeça em um travesseiro e dormir tranquilamente, tivesse destruido a vida de qualquer ser, por mera vaidade e pra satisfazer o ego de quem quer que seja. Tenho certeza, que muitos desses senhores(as) antes de fecharem os olhos irão sofrer do pior de todos os males, que é o REMORSO, principalmente, quando não se tem mais a chance de consertar um erro.

  • lusimar wanderley moreno

    Sempre confiei no companheiro Genuino,
    o que estão fazendo com ele é uma injustiça que está ferindo o nosso mais íntimo do nosso ser,,,Estou revoltada, indignada..
    Miruna , minha querida , orgule-se de seu pai, ele é um herói e´nós temos orgulho de sermos companheiros e companheiras do grande JOSÉ GENUINO…Estou com voces, vamos a luta para reverter esta grande injustiça… Confie em Deus…

  • alessandro leite guimarães

    Querida Miruna. Permita-me tratá-la assim. A injustiça cometida contra Genoino, seu pai, e contra Zé Dirceu é fruto de muitas coisas. Do revanchismo de classe dos que não aceitam um governo para a maioria do povo, dos egos pessoais mesquinhos, do elitismo exacerbado travestido de precária erudição acadêmico-jurídica, do endeusamento de suposta “meritocracia” em detrimento da dura batalha política, enfim, de tudo o que afasta o ser humano da ideia generosa de uma sociedade de iguais. Foi por lutarem, Genoino Dirceu, por este sonho, que os que mandam neste Brasil há 500 anos, enquadraram a mais alta corte de justiça para o cometimento da injusta condenação de ambos. Como disse uma comentarista aqui: nos sentimos todos sentenciados. Força, Miruna, sabemos da inocência de seu pai e vamos defendê-la onde formos. Fraternal abraço!

  • RicardoJ.

    Infelizmente, o descaso com a implatação da Ley de Medios, contribuiu ao máximo para que tamanha desinformação, distorção, omissão dos fatos, alardeadas pelo PIG, transformassem a opinião pública num coro de condenação… As leis, a constituição estão aí para consulta. Bastava sair a entrevista do Claus Roxin, sobre a correta aplicação da” teoria do domínio dos fatos”, para que o público mudasse o discurso e exigisse o respeito à constituição. Tenho dito aos meus amigos, “A próxima vítima da aplicação da teoria do domínio dos fatos, sem provas, pode ser você!” E eles se alarmam e interessam pelo assunto. Como vê, falta correta comunicação. Deus dê justiça os injustiçados! =^|

    • RicardoJ.

      (Correção)
      Infelizmente, o descaso com a implatação da Ley de Medios, contribuiu ao máximo para que tamanha desinformação, distorção, omissão dos fatos, alardeadas pelo PIG, transformassem a opinião pública num coro de condenação… As leis, a constituição estão aí para consulta. Bastava sair a entrevista do Claus Roxin, sobre a correta aplicação da” teoria do domínio dos fatos”, para que o público mudasse o discurso e exigisse o respeito à constituição. Tenho dito aos meus amigos, “A próxima vítima da aplicação da teoria do domínio dos fatos, sem provas, pode ser você!” E eles se alarmam e interessam pelo assunto. Como vê, falta correta comunicação. Deus dê justiça aos injustiçados! =^|

  • Yacov

    Cara MIRUNA, ter um pai como GENOÍNO é motivo de orgulho para qualquer um, sobretudo, se condenado por um P-STF escandalosamente venal e vergonhoso como este.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • Cesar Ricardo

    Tomei a liberdade de entrar no Facebook da Miruna Genoíno, mas não abriu a opção de enviar mensagens. Então uso esse espaço mesmo para manifestar minha solidariedade. E dizer também que acho maior injustiça que Genoíno sofreu. Ainda tenho a esperança que a Verdade vai prevalecer. Parabéns pela a mensagem. Muita força.

  • Cesar Ricardo

    Ola. Tomei a liberdade de fuçar a filha do Genoíno para manifestar a minha solidariedade. Não abriu para mim a opção de enviar mensagens. Então manifesto por aqui a minha solidariedade. Acho isso tudo que fizeram com Genoíno, uma pafifaria. Tenho a esperança que a Verdade ainda vai vençer nisso tudo. São essas forças que dominam nosso país 500 anos que resistem as mudanças.

  • Messias Franca de Macedo

    … Em alguns momentos, fico a pensar: [sem entrar no mérito das supostas ilicitudes da cultura política brasileira] como pode determinadas pessoas não terem o mínimo de pejo ao debocharem, publicamente, de condenados e condenadas a, por exemplos, dez, vinte, trinta anos e onze meses e, impreteríveis, cinquenta minutos de prisão em regime fechado?! Sorri da dor dos(das) condenados(as), desdenhar ironicamente do sofrimento dos familiares e amigos(as)dos réus… Renegar o sentimento de fraternidade e humanismo que deveriam nortear as relações em sociedade!… Estas pessoas são dignas de piedade; desprovidas de senso crítico, eivadas de deformidades de caráter e dotadas de uma visão de mundo alienada, caolha, tacanha, beócia, tosca, abjeta…
    … Em outras palavras: tudo o que, infelizmente, aconteceu – e está acontecendo – transcende ao trágico, ao cômico, à mais estapafúrdia bizarrice: macula os elementares preceitos da ética, enxovalha – ainda mais – a espécie humana: a única no reino animal dotada do instinto orgástico de produzir torturas em seus semelhantes!…

    • Messias Franca de Macedo

      … Lamentável!… Abominável!…

      Felicidades!

      Abraço fraternal!

      Respeitosas saudações democráticas, progressistas, humanistas, civilizatórias, nacionalistas e antigolpistas,

      República de ‘Nois’ Bananas
      Bahia, Feira de Santana
      Messias Franca de Macedo

  • Jota Maués

    Há alguns dias Paulo Henrique Amorim entrevistou na Record News um jornalista do Pará que fez uma coleta com amigos e arrecadou o que tinha que pagar à Justiça. Sugiro Minura que façamos o mesmo pelo seu pai Genoíno, condenado por um tribunal de exceção, pois sabemos que sua família não tem o valor aplicado. Para eles, desse tribunal, é muito fácil estipular tantos salários mínimos – eles ganham mais do que isto, então pra eles é fácil porque eles são pagos com o meu, o seu, o nosso dinheirinho. Quando tiver terminado esse julgamento e tudo definido, crie uma conta em um banco e tenha certeza que todos os brasileiros dignos vão ajudar a sua família. Não desistam jamais!

    • José Bonaparte

      Acredito que é importante que se faça essa coleta o mais rápido possível, no entanto é primordial que façamos um chamamento de pessoas da área jurídica que sejam contrárias a tudo que foi feito, para criar um movimento, mesmo que tardio, para defesa, investigação e debate das condenações impostas a todos pelo STF neste caso. Não podemos e não devemos aceitar as inovações jurídicas criadas pelo STF para incriminar todos, sem estar expressa em lei.

    • arissio

      jota concordo com voce todos os petista e filiado que cada um faca sua doacao

  • silvia macedo

    Querida Miruna. Toda a minha solidariedade.

  • Alonso Alves da Silva

    “A vaerdade é filha do tempo, não da autoridade.” (Galileu Galilei).

  • Ademir

    Gente, isto é muito lindo, eu estaria procurando meios de mudar meu nome, e a garota adulando o pai, lindo mesmo isso…

    • EDWARD

      Ademir, sou advogado e sei que houve injustiça, um decisão ditatorial. Genoíno é nome de um herói nacional.

      stou completando setenta anos e sei muito bem o que ele representou para a democracia e melhoria do povo de meu País.

      Viva José Genoíno, eternamente.

    • Rita

      Débil mental, imagino o tipo de família que vc tem, pela qual vc não demonstra orgulho, todo meu apoio a essa filha indignada que coloca toda sua indignação para fora em favor do seu Pai

  • josé marcos rangel ribeiro

    Força Miruna, estamos com vocês para o que der e vier.
    Somos eternamente gratos ao seu pai e a todos os outros companheiros que, primeiro arriscaram suas vidas pela democracia do nosso país, depois continuaram dedicando suas vidas a causa da liberdade e da igualdade para todos. É claro que aqueles que achavam que o Brasil era um latifúndio deles, não se conformam com os avanços promovidos pelo PT, principalmente no campo social, e usam de todos os “meios” para desmerecer as obras e os obreiros. Vamos à luta. Vai dar tudo certo.

  • Marial

    Menina, Miruna maravilhosa,creia me sinto sentenciada também após essa loucura adotada por” nossa” justiça.Digo assim “nossa “,mas que sabemos e vemos que, Ela a justiça, é dos poderosos,dos antirepublicanos de plantão da nossa República.Fiquei muito infeliz com esse resultado deste processo e mais meio mundo de brasileiros que são agradecidos e que admiram seu pai e os outros companheiros injustiçados.Me pergunto, o que tem dentro dessas cabeças que votaram com o ministro relator?E dai tiro as minhas conclusões,tenho certeza que não vi ali o tal do máximo saber júridico,não vi. Ler trechos de códigos e livros e interpretá-los sem desejar o bem ao próximo e sentir a grandeza da JUSTIÇA e a sua necessidade ,nunca acredito ser esse máximo saber,para julgar .Eu vi ali uns cabides desfilando togas pra lá e pra cá,uns corpos sem almas,incapazes de refletir por conta própria o que se passava.Umas cópias uns dos outros e o pior,lembrando o ditado “uma ovelha ruim ,bota o rebanho a perder”,foi assim.Justiça se faça ao MInistro Lewandoswki,que até se retirou uma vez do recinto por não acatar a canalhice que presenciava.Estou com vc e com sua linda família indignada ,mas também solidária.Maria R. Albuquerque

  • Fábio

    Genoino e Zé Dirceu.
    “Uma dor assim pungente não há de ser inutilmente”
    Vejam, pela enormidade de manifestações, que as rubras cascatas que lhes jorram das costas estão a inundar os corações do pessoal aqui no porão.
    Orgulhamo-nos de sua dignidade de mestre sala, mesmo diante de chibatadas midiáticas.
    Glorias! A todas as lutas (aparentemente) inglórias, que através da nossa história não esquecemos jamais.
    Salve! Vocês, nossos almirantes verdadeiramente negros. Salve!

  • Alexandre Mattos

    Aqueles juizes que “julgaram” com teor político de oposição ao PT, Dirceu e a Genoino, levará carimbado consigo a farsa golpista! Esse togas golpistas, na maior cara lavada, sem pudor juridico, entraram na onda golpista “opiniática” do PiG em função da rejeição extrema da oposição pelo povo brasileiro! Por isso, condenaram sem provas e com base apenas no “domínio do fato” (advertido até pelo criador da teoria)!!!
    Força Genoino!!! Força Dirceu!!! E demais injustiçados pelo STF!!!
    Assim como nas obras de Charlie Chaplin, vocês também são perseguidos por um conluio nazi-fascista!!! Mas, no final, como dizia Che Guevara: “Eles podem matar um, duas rosas, mas jamais poderão impedir a primavera!!!”
    Lute, Jamais Desista!!!

  • angela

    Querida Miruna, me permito chamá-la assim pq para mim vc é a menina/mulher mais corajosa que tive a alegria de conhecer. Já
    disse ,ma digo mais uma vez, muito prazer em conhecê-la. Seu pai
    é sem dúvida um dos guerreiros mais íntegros que conheci nos muitos anos de vida que vivi. Parabéns à ele e à sua mãe por terem
    educado, durante “anos dificeis”, uma filha corajosa como você.
    É muito bom saber que o Brasil,apesar dessas figuras desastrosas que ocupam o STF, tem pessoas como o seu Pai.
    Abrace toda a familia por mim. Um beijo carinhoso pra você.
    Angela Duffles

  • Anderson Lopes

    PHA, precisamos organizar essa “vaquinha” para pagar essa multa do STF e mostrar que a população está do lado de José Genuíno.

    • conte conosco. Abra uma conta ou divulgue a conta do Genoino.

      • Menez

        É isso mesmo. Vamos seguir a sugestão do Anderson e do Wagner. Vamos mostrar objetivamente o nosso apoio ao Genuíno e dar uma resposta clara da nossa indignação contra essa injustiça histórica. PHA, o Conversa Afiada poderia ser o veículo dessa divulgação.

    • Participo e aprovo. Se a pena for passível de ser cumprida com trabalhos sociais me somarei aos que desejarem ombrear com Genoíno em hortas comunitárias, organização de cooperativas de catadores, difusão de grupos de fiança solidária em projetos microfinanceiros, organização de Conferências Livres de Educação nos marcos da Conae…
      Penso que a AP 470 vai ser anulada pela Corte Interamericana (vale uma petição em forma de abaixo-assinado)
      José Ivan Mayer de Aquino-DF
      Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

      • Yacov

        CARACA!!! DEMORÔ!!! Por GENOÌNO, por DIRCEU, pelo PT e pelo BRASIL PARA TODOS. É agora ou já.

        “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • Joaquim Cintra Junior

    O “ministro” Dias Toffoli, ex-advogado do PT, ex-assessor de José Dirceu, CONDENOU o ex-presidente do PT, José Genoino. Esta condenação é muitas vezes pior do que a condenação imposta, por exemplo, ao mesmo réu, por um Gilmar Mendes. O Toffoli não seria nada, nada mesmo, se não fosse o PT! É , no mínimo, ingrato, para não dizer pior. Não vi nesta lista de comentários, nada a respeito. Ou ele não entende nada de processo penal, ou então, é ……. deixa prá lá!

  • Orlando Soares Varêda

    Realmente…como é possível um José Genuino ser condenado por indivíduos de tipos destituido de estatura moral de um gilmar mendes.

    Mas, nada como um dia após o outro. Lembro do demóstenes torres. Salafrário, até dias atrás, posava de homem íntegro. Terminou dando com os burros n’água. Sua biografia, transmutou-se em folha corrida. Hoje, encontra-se na lata do lixo da história.

    Orlando

  • odilon

    Miruna, quando li seu texto a emoção tomou-me conta. Como não lembrar dos anos de opressão tão combatidos pelo seu Pai, que hoje se torna Pai, Irmão, Avô de muitos de nós! Me dói na alma tamanha podridão e injustiça. Já sofri co isso também e por isso somos todos GENUÍNOS agora!

  • Beto São Pedro

    Genoíno, continuamos juntos, em mais esta. Apoio a proposta da coleta de recursos.

  • Rogério Ramirez

    Solidariedade à Família Genoino.

  • Sonia

    Não desista Miruna!

  • veranis

    Como petista de coração, me dói toda essa situação, imagino o que isso representa para uma filha que passou a vida vendo seu pai defendendo os mais humildes e que agora é condenado à prisão. Essa condenação é tão indecente que mesmo os jornalistas da mídia que preparou e executou tudo isso, estão envergonhados e constrangidos. Então minha filha, tenha calma que tudo agora parece muito ruim, mas vai melhorar. Se houver alguma forma de contribuirmos para o pagamento da dívida coloque na mídia, acredito que muitos ajudarão. A verdade pode tardar, mas sempre aparece.

  • mauricio augusto martins

    “Antes do galo cantar, irás me negar três vezes”, foi-se materializada “as forças ocultas”, e os portões do inferno abriram-se, não mais para serem seguidos, mas rechaçados, quem conhece GENOINO ou sua Verdadeira História de Vida, sente seus pensamentos, compartilha de sua Energia, e percebe um Homem Especial em todos os sentidos e sentimentos, GENOINO retirou da Silent Majority o grito abafado o descompasso de nossos corações, e a Chama de Esperança pelo Vento da Liberdade, tentasse aniquilar Nosso HERÓI mas só aumenta os laços de Amizade e Solidariedade afinando ainda mais as batidas de nossos corações, que anseiam e Sonham o Sonho de GENOINO, de um País para Todos e a Verdadeira Justiça, que tem que ser inversamente proporcional ao mais fraco contra o forte, que a Verdade Prevaleça, mesmo que o galo cante e o próprio chefe do inferno nos obrigue a um gesto negativo contra este Pilar da Democracia Brasileira, eu direi tens o meu corpo, mas jamais terás o meu Espírito, à Jovem MIRUNA donde se vê que a Boa Árvore sempre dá bons Frutos, tenhais o Nosso Apreço, o Nosso Orgulho e tenha sempre A Ciência da PAZ, e perdoais os incautos, Elles Não Sabem o que Realmente Fazem…maumau

  • kalifa

    A miruna tem que sair a publico e sobretudo ser candidata pois em homenagem a genuino em quem não posso votar no momento votarei para a miruna!

  • João Batista de melo

    Eles matam uma,duas,trêz rosas,
    mais jamais detam a primavera.
    Força compnheiros.

  • salete cesconeto de arruda

    … e na CALADA DA SEGUNDA FEIRA – sem avisar os colegas – eles vieram e buscaram Delúbio, Jenoíno e Dirceu!
    E se não reagirmos mais cedo ou mais tarde – ainda com os BANDIDOS nas gavetas – eles virão com seus PROCESSOS KAFKAS – buscar os nossos familiares, amigos, vizinhos…
    Até o dia em que buscarão a NÓS e não haverá ninguém para dizer nada!
    Emblemático!

  • Rogerio Carvalho

    Cara Miruna,
    …………já não se faz mais PTistas como antigamente ! Homens de brio e idealistas que deram uma nova cara para o Brasil e esperança para o seu Povo ! Seu Pai, sairá desse momento de injustiça, mais forte e determinado, porque esta é sua essência. Mesmo tendo sido abandonado pelos ptistas de hoje, acovardados, e sentados confortavelmente em suas cadeiras legislativas, conseguidas pelo esfôrço dos Ptistas de ontem. Avante Ptistas de ontem ! Força Genoino !

  • CARLOS MOREIRA-MACEIÓ/AL

    Não dá pra ler, sem chorar.Miruna, minha querida, parabens,forças pro seu Pai Genuino, e pode contar com a minha solidariedade e colaboração.Eu e minha familia, estamos com voces.Força.

  • Ed.Lima

    Miruna,Saudações PETISTAS.A direção do PT,deve ter em VOCÊ a VOZ do teu PAI,no CONGRESSO FEDERAL NA PRÓXIMA ELEIÇÃO para manter VIVA a LUTA CONTRA a INJUSTIÇA no nosso BRASIL!!!

  • Ester Zanini

    Miruna
    Poucos tem tantos motivos para se orgulhar de um pai e não há um homem digno que não gostaria de ter uma filha como você.
    Crie uma conta para ajudarmos a pagar a dívida con a (IN)Justiça. Quanto a dívida que temos com seu pai, esta é impagável.

  • Sônia Bonzi

    “Os cães ladram e caravana passa!…” Espero que o tempo nos ajude a vencer mais esta batalha, que justiça seja feita. Que uma lei de imprensa seja votada. Seu pai continuará a merecer respeito das pessoas dignas. A luta continua!… Eles são fortes e poderosos, mas não são invencíveis.

  • anac

    Contribuierei com o pagamento da ulta. É so dar a conta no banco.
    Para aqueles que acham que estão imunes a atual jurisprudencia do STF:
    “Na primeira noite eles se aproximam / roubam uma flor / do nosso jardim./ E não dizemos nada./ Na segunda noite, já não se escondem : / pisam as flores, / matam nosso cão, / e não dizemos nada./ Até que um dia / o mais frágil deles / entra sozinho em nossa casa, / rouba-nos a luz, e, / conhecendo o nosso medo / arranca-nos a voz da garganta./ E já não dizemos nada.” Eduardo Alves da Costa

  • cassiov

    Miruna, o verbete José Genuíno nos manuais de História Política do Brasil está inscrito no capítulo das lutas pela democracia, pela igualdade de oportunidades, pela liberdade e solidariedade. Os nomes dos que o condenaram não constarão nesses manuais — serão relegados à lata de lixo da história. Lixo que sequer serve à reciclagem.
    Minha solidariedade.

  • MARCOS

    O governo assistiu o julgamento do PT sendo condenado por seus acertos, não por supostos erros.
    E ainda financiou o PIG para atacá-lo , é uma pobresa de estrategia de dar dó ou raiva

  • Ed.Lima

    A grande lição que nos dá o pseudo¨DOMÍNIO DO FATO¨ do STF. é que os 190 milhões de Brasileiros,são testemunhas vivas da melhora das suas Vidas e DOMINAM O FATO e condenam Nossos Zés à serem Heróis na luta pela Democracia.

  • Anderson Traldi

    Toda a minha solidariedade ao guerreiro José Genoíno e sua família. O povo e a história saberão reconhecer seu status de preso político em plena democracia.

  • Ed.Lima

    Vamos retribuir o que os nossos Zés indiretamente fizeram economicamente por nós e todos os pobres do Brasil.Sabemos e temos certeza que os nossos Zés não têem como pagar esta exagerada multa que estes ¨ mequetrefes¨do supremo determinaram para nossos COMPANHEIROS.Que tal?Campanha pros nossas INJUSTIÇADOS ZÉS.

  • Dejanira Tupinambás

    Miruna,quero agradecer ao seu pai e ao Zé Dirceu, pelo ato mais sublime de uma pessoa: lutar pelo bem de outros, renunciando a tudo. Grande parte dos brasileiros reconhece tais valores e está solidária nesse momento tão árduo. Um grande abraço a você e todos os familiares e meu muito obrigada a Genoíno e Zé Dirceu.
    Meu nome também é: . . . o mesmo de todos aqueles que buscam uma sociedade mais justa.
    Itaúna MG

  • Tasso Slongo

    Como dizíamos a muito tempo atrás !
    “A LUTA CONTINUA”

  • Antônio Parente

    Miruna, aqui fala um cearense. Tudo o que acontece agora, é em razão da luta política. Os algozes são aqueles que discordam da postura política do seu pai Geneoíno, do PT, dos movimentos sociais, dos sindicatos dos trabalhadores, enfim, da esquerda de um modo geral, daqueles que estão do lado dos mais necessitados e lutam contra as desigualdades e injustiças sociais. Os algozes são aqueles que defendem o outro lado, o poder econômico, a desigualdade, a discriminação, enfim, a manutenção do status quo e do Brasil para poucos. Como dito em recente nota lançada pelo PT em defesa dos injustiçados pelo STF , a luta continua companheira. Ao invés de baixarmos a cabeça, ao sabermos por que eles querem nos prender e nos matar, isso só fortalece nossa convicção da justeza de nossos propósitos….

  • Antônio Parente

    Miruna, aqui fala um cearense. Tudo o que acontece agora, é em razão da luta política. Os algozes são aqueles que discordam da postura política do seu pai Geneoíno, do PT, dos movimentos sociais, dos sindicatos dos trabalhadores, enfim, da esquerda de um modo gera, que está do lados dos mais necessitados e luta contra as desigualdades e injustiças sociais. Os algozes são aqueles que que defendem o outro lado, o poder econômico, a desigualdade, a discriminação, enfim, a manutenção do status quo e do Brasil para poucos. Como dito em recente nota lançada pelo PT em defesa dos injustiçados pelo STF , a luta continua companheira. Ao invés de baixarmos a cabeça, ao sabermos por que eles querem nos prender e nos matar, isso só fortalece nossa convicção da justeza de propósitos….

  • mariazinha

    Que lindo POST! Obrigada, PHA. Obrigada, Miruna Genoino, Obrigada, povo varonil do meu BRASIL.

  • LUIZ

    Eu gostaria de me solidarizar com o homem José genoíno e lhe dizer que NÃO SE CALE, JAMAIS, pois é isso que querem os traidores da pátria a serviço da elite tupiniquim instalados no STF!!

  • Miruna
    Teu pai é um HEROI para todos nois brasileiros.
    Ele sempre tera o nosso respeito.
    Ninguem; muito menos o STF vai tirar a dignidade existente
    na ALMA do HONESTO gueirreiro Jose Genoino.
    Muita força pra vc; teu pai e familia

  • Antonio

    Comissao da verdade: os contratos com o aval do Genoino eram fraudulentos ou nao!
    ley de medios: censurem-me

  • Anibal Paz

    Pensar nestes Min. togados, na midia e oposição, faz com que nossos instintos mais primitivos se tornem dificil de controlar. Perseverar em oração, é a certeza da vitória. Miruna, que o Senhor fortaleça e recompense a caminhada de sua familia.

  • Rossi

    Sabe o que nos deixa indignados,Miruna?É com os miliardários psdbistas,economistas “brilhantes” e outros conselheiros que enriqueceram e se tornaram banqueiros durante e após as privatizações do “príncipe” e que continuam sendo festejados e deitando lições de moral e economia pela mídia.A cadeia,multas e confisco de bens dessa gente é o que esperávamos,caso existisse uma verdadeira justiça no Brasil.São inimigos nossos,com raríssimas excessões,dobraram suas vértebras à midia e aos reacionários de sempre.E assim serão vistos pela história.

  • mirian p cardoso

    Miruna
    Como brasileira, trabalhadora,odontopediatra, mae, esposa, avo, enfim como gente comum, normal sinto imensamente que este sistema esteja nas maos de um judiciario parcial, comandado pela midia corrupta, tendenciosa e insensivel. Fico orgulhosa aporem que ainda haja brasileiros como voce e seu pai, com tanta forca, tanta fibra, tanto carater. eu certamente teria abdicado das minhas crencas e jogado a toalha ao deparar com tanta arbitrariedade, hipocrisia e maldade.
    Que o Universo lhes aporte a energia que for necessaria para continuar fazendo frente a estes asquerosos prepotentes.
    Eles desconhecem, porem a vida vai cobrar seus atos.
    Saude e muita paz!

  • mirian p cardoso

    Miruna
    Como brasileira, trabalhadora,odontopediatra, mae, esposa, avo, enfim como gente comum, normal sinto imensamente que este sistema esteja nas maos de um judiciario parcial, comandado pela midia corrupta, tendenciosa e insensivel. Fico orgulhosa aporem que ainda haja brasileiros como voce e seu pai, com tanta forca, tanta fibra, tanto carater. eu certamente teria abdicado das minhas crencas e jogado a toalha ao deparar com tanta arbitrariedade, hipocrisia e maldade.
    Que o Universo lhes aporte a energia que for necessaria para continuar fazendo frente a estes asquerosos prepotentes.
    Eles desconhecem, porem a vida vai cobrar seus atos
    Saude e muita paz!

  • Osmilda Lula da Silva

    Miruna, você escreve muito bem e, além disso, expressa sentimentos com muita profundidade. São comoventes as suas mensagens. Seu pai pode e deve ter muito orgulho da filha, e da família, que construiu. Toda a solidariedade a vocês. Força, nesses tempos duros.

  • Beatriz

    Nosso apoio e solidariedada ao companheiro tão marcado pelas elites conservadoras do nosso País. Genuino te pedimos perdão em nome dos brasileiros e brasileira que se envergnham pela dor que lhe imputaram. Lutaremos juntos pela Justiça. Fomos condenados juntos.

  • Vicente Busch

    Desde o dia que entendi a condenação de Jesus perdi a ilusão na justiça dos homens. Excluída as proporções, a baixaria jurídica é a mesma, parece até um modus operandi.
    Aprendi que a política deveria tornar o homem semelhante a Deus (o mesmo vale pra juízes), mas não é o que vejo na pratica.
    A justiça dos homens é naturalmente injusta, mas existe instância superior, a Justiça de Deus, quem a compreende clama: Pais perdoa, eles não sabem o que fazem.
    Jesus não foi o primeiro e infelizmente seu pai não será o ultimo injustiçado, por isso o número daqueles com sede e fome de justiça aumenta a cada dia. Maranata!
    Vocês têm meu carinho e solidariedade.

  • Leno Lindo do Amor Divino

    Tô c/ Genoíno e n abro;azar do stf!

  • EDWARD

    MIRUNA

    Sofri muito com toda essa falsa do mensalão. Sou advogado há 42 anos e sei perfeitamente que a base do direito penal é a violação às leis penais comprovada. Isto não ocorreu com muitos.
    Sempre fui fã de seu pai, um herói de meus tempos de mocidade, um eterno herói, que lutou para nos dar a liberdade de expressar, hoje tão maldosamente utilizada pela mídia e pela sobrevivência do Judiciário, hoje um poder ditatorial, que somente se pode vencer alterando-se a lei.
    Sou solidário com sua dor. Não admito alienação, sentimento criados pela mídia. Não admito a ausência dos valores humanos que hoje estão desgraçando nosso País e legando a indiferença à injustiça.
    Temos que reagir, lutando como você o tem feito, pondo para fora os sentimentos mais lindos que um ser humano possui, o amor ao seu pai e ao seu País.
    Hoje é o dia da proclamação da República.
    Cantei muito e temos que continuar cantando:
    Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós.
    Um forte abraço, repleto de admiração por você e pelo seu pai.

  • Fernando Saldanha

    Ao Genoíno e Dirceu minha solidariedade e meu respeito. Nós os brasileiros, que não se deixam levar por essa imprenssa golpista, devemos mostrar aos ministros do STF, que não tiveram a coragem de enfrenta-la, nossa indignação. Quando encontra-los, devemos nos retirar para não dividir o mesmo espaço.

  • jose prudente filho

    Miruna,
    Não a conhecia. A seu pai, eu o Brasil, desde muito.
    Não serão os “doutos” que estragrão a dedicação de seu pai e de tantos outros petistas ou não, que defenderam o país com amor e dedicação./
    Força, a luta nunca deixará de continuar.
    Voce, sua familia, nós – o povo – e fundamentalmente, gente como o seu pai, estaremos firmes para travar esse eterna batalha.
    beijos.
    Prudente

  • RIBEIRINHO

    Nossa solidariedade a Genoino e familia. A luta está apenas começando. A vida é assim lutar e lutar.

  • Denise

    Vamos todos ajudar a pagar esta multa. Será uma das respostas que daremos aos urubus do STF em sinal de solidariedade ao Genoíno e sua família tão séria, honesta e humana quanto ele sempre foi.
    Como faço para ajudar?

    • FLÁVIO PEREIRA

      Faço minhas as palavras da DENISE.

    • Gessimar

      Desde o início desse julgamento eu já desconfiava que haveria dois pesos e duas medidas. Condenaram sem provas, força e que Deus esteja com vocês.

    • marcelo

      Sem sombra de dúvidas iremos ajuda-los, não iremos abandonar nossos companheiros que lutam para construir um país melhor, com dignidade, se enganam aqueles que querem destruir a democracia, o preço a ser pago é cruel, mas como somos pessoas boas, pessoas de fé, isso não nos abalará, aos nossos companheiros, pelos nossos companheiros, a luta não para, somos brasileiros, e temos orgulho de vcs.

    • Eliane

      Quero ajudar também!!!!!!!!

    • Renadilson

      Eu sou estudante, não tenho muito, mas gostaria de contribuir. É só falar como.

    • Graça lima

      Eu tambem gostaria muito dar minha contribuição para essa causa noa qual acredito e sonho em ver essa tese horrosa da qual juizes valeram-se de lei aplicada na Alemanha de Hitler, para condenar inocentes sem encontrar prova alguma.

  • Zeze Porto

    Miruna, o tempo é o senhor da razão, espero um dia o Brasil ser passado a limpo. Seu pai e José Dirceu são guerreiros. Muita força e conte com as pessoas decentes deste Brasil muitas vezes injusto.

    • Eduardo Bezerra

      Eu odeio esta expressão “de o Brasil ser passado a limpo” só porque quem a muito propalou foi aquele Boris Casoy, que não gosta de garis. Portanto, não a usem…..

  • Mateus Paul

    Todo apoio e solidariedade à família Genoino!

  • Fátima Carozzi

    Nunca duvidei da honestidade de Genuino. Estamos contigo.

  • Helena Leal

    MIruna
    A sua indignação se soma a milhares de outras que não se curvam à SUPREMA INJUSTIÇA! E se trata de um Tribunal em pleno Estado Democrático de Direito?
    E ouvi de um advogado de um dos réus, um judeu que disse que nem o Tribunal Nazista produziu tantos disparates, houve absolvidos. Nesse nem o Gushiken foi absolvido, tiveram que acrescentar “por falta de provas” e outros tiveram que amargar um empate, por que se fez in dubio contra o réu e pior, o réu é que tinha que produzir as provas.
    Não podemos desanimar e desistir nunca.

  • Lindivaldo

    Quem são Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello , Ayres Brito, Fux e Rosa Weber se comparados com os gigantes José Dirceu e o Genoino? Aqueles lançaram a justiça do país no abismo e na escuridão; estes arriscaram suas próprias vidas para trazer o Brasil para a luz!
    Genoino e José Dirceu jamais entrarão para a História como réus ou condenados. Já são e continuarão sendo os heróis nacionais a quem tanto devemos!
    Logo, a verdade será resgatada! A História dirá que, no ano de 2012, um tribunal de exceção, num julgamento político, visando à criminalização de um partido trabalhista e atendendo a interesses de uma mídia golpista, condenou vários inocentes, ao arrepio da lei, baseando-se em teorias nazistas e adulteradas.
    Por enquanto, resta-nos a luta contra as próximas etapas do golpe de estado que se torna a cada dia mais iminente, bem como protestar, de todas as maneiras, contra as injustiças praticadas contra Dirceu e Genoino!

  • marcos

    Miruna
    Estamos com vocês, contra os rábulas do stf,no fim de tudo nao conseguirão macular nossa luta!
    Marcos/garibaldi/rs

  • Jorge Vieira

    Nossa solidariedade à família Genoíno.
    Miruna: nós te amamos.
    Jorge Vieira e familia.

  • JoãoP

    Força Miruna, Genoino e família. Tenho certeza que essa decisão absurda do STF será anulada em alguma corte internacional. Não dê muita importância aos vermes do PIG, eles estão em extinção, merecida por sinal.

  • Reinaldo

    Miruna não será a estupidez dessa gente, que ira macular a grandeza de seu pai JOSÉ GENOINO, e pode ter certeza, vocês não estão sozinhos nesta luta!

  • Manoel

    Miruna
    Orgulhe-se de seu Pai. Pela sua trajetória. pela sua defesa intransigente da volta a democracia. Confie em Deus. A verdade há de sobrepujar a mentira deslavada arquitetada pela imprensa suja, a Procuradoria Geral e o STF (excessão para po Ministro Lewandowsk que soube combater toda essa armadilha). Seu Pai lutou para que tivéssemos de volta a democracia. pergunto: e onde estavam todos esses que agora o conderam? A Folha de São Paulo, dando plena cobertura a ditadura militar, emprestando seus veículos, conforme amplamente publicado e nunca desmentido> Os ministros do STF que contribuição deram para essa luta? Como advogado, envergonho-me desse Tribunal. Foram pautados pela mídia suja. Que Deus dê forças a Você e sua família para suportarem toda essa adversidade. Parabens pelas suas palavras em defesa de seu Pai.

  • Andréia

    O que mais dizer? A violência é brutal , é reconfortante saber q ue com ela espontaneamente surge das mais diferentes e inesperadas formas outras manifestações: discretas, belas, indignadas que expressão a força daqueles q n se conformam diante da injustiça, borá continuar reagindo!

  • Luiz Lopes

    Pois é Miruna, a injustiça é a provoca um dano e uma ferida que por muito tempo fica a drenar em nossa alma. Meu pai foi perseguido sistematicamente pela radio do municipio de Joaçaba, acusado sistematicamente de agitar o meio rural do municipio, quando foi dado o golpe em que redundou na noite de arbitri de nossa Pátria, as força politicas civis do municipio de Joaçaba clamaram ao

    • Luiz Lopes

      aos militares de plantão que retiracem do convivo social ele, Adão Lopes, o comunista do municipio, cujo crime foi organizar os pequenos agricultores da região em cooperativa, possibilitando que todo cooperativado pudesse ter silo para armazenar a produção, trator para lavrar a terra, trilhadeira para a triagem dos cereais, insumos e assistencia técnica para melhorar sua produtividade. Por este crime foi preso, minha familia fracionada, mantendo-se a duras penas para teimosia e garra de minha mãe. Foi removido para Florianopolis e depois para Curitiba, sem que pudessemos planejar futuro algum pois a guilhotina estava sempre preparada. Lembro-me ainda pequeno sendo acusado por guris ranhentos ainda, de filho do comunista, lembro-me um pouco maior mas ainda guri sendo seguido por arapongas da PF. Minha mãe perdeu seu emprego de professora eastadual. E minha familia foi sistematicamente achincalhada pelas ienas de Joaçaba. Dói, dói muito, mas o tempo ajuda a cicatrizar, porem esta cicatriz fica latejando, sempre, como a nos lembrar que estavamos certos, e tornam-se medalhas que ninguem nos toma. Sabe Miruna, foi preciso a injustiça de seu pai, perpetrada novamente, e sinicamente propagandeada, assim como de outros camaradas, para emergirem do fundo de minha alma a latejante cicatriz, que exponho com orgulho como troféu por sabe-me herdeiro de um homem que tal qual seu pai, fizeram e fazem a história pela democracia de nossa Pátria. Abraço, apertado e solidário. E a luta continua.

      • Luiz Lopes, Também quero te dar os parabéns tenha certeza que Zé Dirceu, Genoino, sua mãe e seu pai são matiris serão sempre lembrados estes togados quem vão lembrar dessa Elite atrasada imprensa golpistas.

  • Egomet Leão

    Miruna, eu e seu pai temos a mesma idade e ambos, em momento já distante, nos rebelamos contra o mal que assolava nosso País. Mas entre nós dois houve sempre grande diferença.
    Eu me rebelei modestamente, protestei sempre que pude, tomei parte em cada movimento no Rio de Janeiro, pelejei do lado dos que queriam o correto, mas sempre vivi a minha vida de professor, preparando mentalidades para a Democracia que viria um dia – como veio.
    Mas seu pai foi bem mais longe que eu. Lutou com mais empenho e o fez por mim e por todos desde sempre. Eu o admiro por isso. Não dê atenção aos que não merecem. Não importa o escárnio daqueles que nunca souberam quem eram, não sabem quem são e vão morrer sem saber de nada. Nada como um dia atrás do outro.
    Espere com fé.

  • MarceloA

    Miruna, você tem a quem puxar… Parabéns! Sempre corajosa, questionadora, desafiante e propositiva. O caminho é duro, e apesar da das dores, ele SEMPRE nos oferece outras e novas oportunidades. Estou certo que você e seus familiares em breve estarão superando esse difícil momento. Estamos juntos! Um forte abraço.

  • mengao

    Força para quem sempre lutou por um Brasil melhor , que enfrentou muito provavelmente situaçoes bem piores, como na ditadura
    É o Brasil quem deve a voce grande guerreiro
    A naçao rubro-negra esta contigo
    MUita saude e cuidado com os cigarros
    Valeu

  • José Carlos Araújo

    PH,
    Mais uma vez, digo: O PT tem que atacar…
    1. O PT tem que pressionar o Governo para alterar a Divisão das Verbas de Publicidade do Governo e das Estatais;
    2. O PT tem que apresentar Emendas Constitucionais para fazer uma Reforma Geral do Judiciário;
    3. O Governo tem que Rever as Concessões das Comunicações e da Energia Eletrica;
    4. O PT tem que defender o Partido e o Governo;
    5. Etc.
    Ficou esperando…Taí no que deu.

  • Luiz Caniza

    Por ser um frequentador e simpatizante da teoria kardecista, creio que existe alguma razão pra tudo isso estar acontecendo com os membros do PT e suas condenações, mesmo que, para o momento, não consigo achar um motivo ou razão.
    Também sou simpatizante do Partido dos Trabalhadores, do qual nunca fui filiado, mas participante e frequentador de comícios e passeatas.
    Sempre fui admirador do ex-deputado José Genoino, a quem tive o prazer de cumprimentar uma duas vezes, quando ele se mostrou uma pessoa sempre acessível e simples e extremamente simpática.
    Não conheço e não tenho a menor simpatia por esses juízes do STF que se mostraram bajuladores da mídia e despreparados pra exercerem a função que lhes foi atribuída. E tenho a convicção que a pena desses senhores será a maior, muito maior do que se imagina perante as leis de Deus.

    • veranis

      Como você também sou espírita, petista sem filiação e também me pergunto o porque. Deve haver alguma razão, mas certamente e você tem razão de novo, o ônus de todo esse ódio, recairá com certeza sobre os que odeiam.

  • joao bosco

    familia genoino força e fé coragem e luta nunca faltou e jamais faltará a vocês comtem comigo sempre, um abraço a todos e Genoino parabéns pela condenação no falso STF esta condenação so coroa a sua luta e vida pela democracia e sua opção por um Brasil mais justo. continue lutando e força muita força GUERREIRO.

    joao bosco cordeiro
    Bom Jesus do Itabapoana R.J.

  • Sev

    Miruna
    Desconfie da solidáriedade dos políticos do PT. Ficaram caladinhos enquanto seu pai era jogado às feras. Se acovardaram. Abandonaram o amigo no caminho, como diria o Paulo Preto.
    Estamos com vocês.

  • Sergio Vianna

    Menina Miruna !

    Você foi grande na primeira carta… está enorme nesta segunda.

    Um orgulho de seu pai, com certeza, pela consciência plena de que as elites da mídia, das oposições, das instituições, do poder financeiro, nunca aceitaram a alternativa escolhida pelo povo brasileiro.

    E o povo brasileiro só votou em Lula tantas vezes e no PT em maioria, de novo agora em 2012, porque na base desse partido sempre esteve nos ensinando a fazer política o José Genoíno, seu querido pai, em todos os momentos de vida desse jovem Partido dos Trabalhadores, cujos operários de todos os matizes se juntaram para construir um novo país.

    E o Brasil é outro depois do PT nascer e se fazer presente na política nacional. Estamos construindo um pais com menos miséria (ainda falta muito), com mais acesso a educação (ainda vamos melhorar), com mais emprego, mais renda, mais opções de vida, e que ainda vamos multiplicar muito mais, sempre juntos e sob a liderança de pessoas humanas e sinceras como sempre foi o seu pai, o Genoíno de todos nós.

    Agradeço a você Miruna, pela coragem e determinação nessa hora, nesse momento, e sabendo e tendo a certeza que você será ainda maior quando assim for preciso. Porque você é mais uma estrela em nossos corações. Viva Miruna, Viva o povo brasileiro, Viva José Genoíno.

  • Dionízio Marinho

    Miruna,

    Não é nenhuma novidade o teu pai ser condenado e preso injustamente. A diferença é que desta vez a tortura veio antes do cumprimento da pena e não durante.

    Tenho certeza que ele continuará lutando para que barbaridades como essa não voltem a acontecer.

  • Regina Braga

    Um cara como o Genoino…Não nasceu para ser Vencido mas para Vencer.Venceu a ditadura,Venceu os Conservadores e Vai vencer o pig e seus afins.Genoino e Dirceu os Homens de Ferro do Brasil.

  • Barcarola do São Francisco

    Esse brasileiro GENUÍNO terá o reconhecimento dos homens de bem dessa geração e das futuras. O seu nome tem peso de herói na história do Brasil. Se conhece o herói pela capacidade de vencer situações e armadillhas que as pessoas comuns não enfrentariam nunca, passariam por longe, fugiriam, se esconderiam ou se deprimiriam.

    Genoíno, eu fico pensando se um desses cagões que te prepararam esta peça tivessem que enfrentar 1% do que você enfrentou. Rá! Se desmanchariam na … que são.

  • antonia felix de sousa

    Miruna: quero mais uma vez expressar minha mais irrestrita confiança na honestidade do seu pai. Sou absolutamente solidária a ele e à sua familia. Se preciso fosse escreveria com meu próprio sangue na história da humanidade o quanto admiro e confio neste homem lutador a quem o mundo deve tanto.
    Força! como disse Fidel Castro: “não será o muro da prisão nem as paredes do cemitério que separará um militante A mesma lembrança, a mesma alma, a mesma idéia, a mesma consciência e o mesmo sentimento de dignidade alentam a todos”.

    “. Estamos juntos nesta. Somos todos um! Se por acaso Genoino for encarcerado o que ainda espero não acontecer. Com ele estaremos todos/as.
    Deus nos proteja! A dor é muito grande, mas nossa esperança e a vontade de sguir lutando são maiores.

  • julio c g de oliveira

    pra cima e pro alto a luta continua

  • perly cipriano

    Miruna suas palavras emocionam,voce é filha de um homem cuja historia de vida pessoal e política é das mais ricas e que pode e deve servir de exemplo para todas geraçoes.Conheci Genoino num congresso da UNE,muito inteligente,que defendia suas ideias com grande convicção, um homem leal, vibrante orador, que tinha brilho nos olhos e que inspirava confiaça a todos. Esse Genoino que conheci é o mesmo de sempre tanto na vida politica quanto na vida pessoal.O livro Entre o Sonho e o Poder é tragetoria profunda deste grande homem. Este julgamento sera julgado e jogado na lata de lixo da historia.Temos orgulho de Genoino,somos solidario a voce a sua famila e a Genoino que vencera mais esta batalha

  • Raimundo Portela

    Miruna, o que pretendem e atingir a bigrafia do Genoino, do Dirceu e do Partido dos Trabalhadores, mas nao conseguirao, esta historia de luta e nossa, jamais baixaremos nossas cabecas, estamos juntos. Saudacoes Petistas. Ate recentemente o ministro Barbosa, era tratado pela midia como mais um ministro indicado por LULA, que com demais iriam inocentar todos envolvidos.Agora foi transformado em estrela de seus telejornais. Quanta incoerencia podemos ver neste julgamento ideologico.

  • Antonio Claudio de Jesus

    Eu acredito na justiça. Sei que vai acontecer. Com a maioria vai perceber que foram manipuladas. E não concordar com a injustiça e não aceitar. Esse processo “Ação Penal 470″ Será reaberto pelo mesmo tribunal com outros Ministros. Tenho certeza.

  • Wesley F

    Miruna, não lhe conheço, nem tenho todas as informações para dizer o que exatamente aconteceu no dito “mensalão”. Creio que o PT errou em algo, mas um erro que está dentro de um processo eleitoral viciado há tempo. No meu entender o problema é que as punições não foram para corrigir os erros, eles continum e continuarão; as punições aconteceram apenas para demonizar um partido, que é falho, mas que ajudou a reconstruir a democracia neste país; e nesse partido algumas pessoas são verdadeiros símbolos, como seu pai, como o Zé Dirceu. As condenações visam atingir o símbolo PT e, por extensão, qualquer ideia que redistribua o poder neste país. Sua família deve olhar para isso com tristeza, mas com orgulho, pois somente aqueles que se tornam símbolos de uma ideia recebem as punições severas, pois os detratores, se não podem matar as ideias, tentam calar ou destruir aqueles que as representam. Deixo minha solidariedade.

  • richard

    MIRUNA
    seu pai lutou contra a ditadura e venceu .
    lutar sempre lutar, e ASSIM VENCERÁS
    pois os agressores são doentes.
    vamos todos cotizar esta multa
    conte comigo sempre

  • Ricardo Brodo

    Teu pai não é corrupto e nem corruptor ! É um dos heróis de nosa nação ! Todos sabemos que ele vive de forma modesta e que sempre foi correto de maneira exemplar, mas toda sua história não anula o fato de que dessa vez ele errou. Errou ao não admitir e mentir publicamente sobre ter conhecimento e participação nos emprestimos de marcos valério. Ao ser presidente do PT e tendo sido avalista de forma secreta de dois empréstimos teu pai assumiu o risco de ser responsabilizado penalmente e é isso que ocorre agora !

    Não está em jogo a história e exemplo do seu pai ! Nada vai mudar isso ! o que está em jogo foi um erro grave que ele cometeu ao assinar e dizer que não assinou e que Delúbio fazia tudo por sua conta. Não se pode jogar toda a culpa no Delúbio..

  • lauro c. l.oliveira

    Miruna, Genoino seu pai é um esteio deste Brasil sonhado por muitos, mais humano, mais solidário, mais democrático, mais justo. Ele tem dedicado sua vida a estas causas e vai continuar faze-lo no futuro ainda. É da indole de Genoino . Pena que os valores que dão sentido vida de Genoino não econtrem lugar neste colégio de ministros do stf que se alinha com a malidicência do PiG e a pusilanidades de seus constituintes.

  • Leonardo Siqueira

    Eu tambem quero chrorar, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Denise Paiva

    Miruna, tenho pensado em Genoino, eu acompanho a trajetória dele, ele tem história. Quando um dia mais tarde se contar a história do Brasil o nome dele será citado em pelo menos dois momentos. Eu ando triste e me sentindo injustiçada também com as decisões do STF. Espero que quem tem poder, aproveite agora para fazer uma reforma nas leis, pois não se pode continuar como está, onde uns são absolvidos e outros culpados por falta de provas levando se em conta as condições financeiras e politicas.

  • Atenório Silva

    o Genoino é um grande homem que fez história sob vários aspectos ! É realmente um homem admirável, mas isso não invalida o fato dele ter mentido várias vezes sobre conhecer e participar de empréstimos fraudulentos ! Até que apareceu a assinatura dele e a partir disso ele ficou sem graça e de mal com a imprensa.

    É uma questão jurídica oras, ele como presidente do pt e como avalista de dois empréstimos fraudulentos tem responsabilidade penal oras. Sabemos que esses milhões não foram pra sua casa e que seu pai vive modestamente, mas ainda sim cometeu erros gravíssimos e deverá como bom homem que é, pagar por seus erros e dar a volta por cima… Força a tua família !

  • Fernando

    Miruna procurei em seu texto o nome de Frei Beto, mas não encontrei. Para quem não sabe, foi o escritor Frei Beto que teve a infeliz ideia de indicar ao presidente Lula o JBB, mais conhecido por torquemada, aquele juíz que inverteu o julgamento só para o pseudo poeta Ayres Grito digo Brito pudesse condenar Dirceu e seus amigos.
    Frei Beto sempre defensor da Sanzala, foi logo indicar um oriundo da Sanzala, que iria se debandar para a Casa Grande.
    Mas Frei Beto, será que na Sanzala, não haveria um jurista, mais equilibrado que julga-se com provas?

  • Carlos Henrique

    Miruna, toda a força para você, sua família e seu pai neste momento difícil. Saiba que têm a minha solidariedade e a de milhões de brasileiros.

  • Marco Antonio

    Minha solidariedade a Família Genoino! Não sera um julgamento politico que ira abater um lutador digno, honrado, e corajoso como o seu pai, Miura. Genoino, meu forte abraço, e vamos a luta, que o inimigo não nos vencerá!

  • jose renato

    Miruna,
    Seu pai teve juízes predeterminados. O maior de todos a mídia. Estava irremediavelmente condenado antes do julgamento.Percebemos, todos nós, isso claramente. Sabemos da absoluta inocência do Genoíno. Essa verdade não mudará jamais. Os juizes são poderosos mas não são capazes de modificar a verdade. Estamos com vocês e não mudaremos. Aqueles q hoje o condenam (simplesmente por condenar) são os mesmos q sempre o fizeram. Infelizmente eles tambem não mudarão, sequer procuram a verdade! Não tenha dúvida.

  • Mara Pires Corrêa

    Que linda ,eu que te conheci menina,perceberhoje toda essa grandeza de mulher..Tem muito do seu pai no DNA…no coração…no sangue.Minura,estou com vcs,felizmente já falei isso pro seu pai via fone…Contem comigo pro que for preciso.Beijos…Abraços,Beijos..Mara

  • Fico imaginando que carta escreveriam (ou escreverão?) os filhos dos juízes do STF, os filhos dos “comediantes” cqcs e pânicos – o Jô Soares tem filhos? -, os filhos dos jornalistas desta mídia venal.

    Eu, se fosse um deles, teria vergonha de informar a alguém a minha paternidade.

    Parabéns, Miruna. Não desista, pois a luta está sempre a acontecer, e seu pai foi e é exemplo do quão aguerridos podem ser os brasileiros na busca da democracia.

  • francisco pereira neto

    Alguém que possua um mínimo de sensibilidade, pode contestar as palavras de uma filha que expõe, mesmo que de forma involuntária, como disse ela, a defender um pai injustiçado? O texto transborda dignidade, retidão de uma família cujo pai, militante político desde a juventude, tornou-se deputado e é injustiçado por ser honesto. Não tem bens que possa pagar o que a “justiça” está cobrando. Quantos deputados, seus antigos e atuais companhereiro da Câmara, pode se enquadrar nessa condição de posses? Conheço políticos que eram pés de chinelos, e hoje estão milionários. Genoíno não. Tem só a retidão da sua vida e da sua família. Tem também a solidariedade daqueles que sempre o elegeram como deputado.
    Já disse aquí. Desafio qualquer um dos seus pares a abrirem seus sigilos fiscais e se compararem a esse nobre deputado.
    PS: Os marinhos e os moraes são hoje os maiores bilionários do país, ultrapassaram Eike Batista… entretanto Genoíno está condenado a 6 anos de prisão. Não é revoltante?

  • Laerde

    Prezada Amiga;

    Seu pai que não se esmoreceu diante da DITADURA que vigorou por mais de 20 anos em nosso país, que muitos covardes, encastelados na mídia, na justiça, em partidos reacionários, etc, apoiram e sentem saudade dela, ele não irá se esmorecer diante desta outra ditadura jurídica, por que ele tem carater e é lutador.

    Vá a luta e conte com o apoio de todos nós.

  • helio

    AP 45-Mensalão Tucano-Ministro Relator:apesar das provas fartas,cabeludas e abundantes,absolvo…,como vota o Ministro Fux,sigo o relator…,como vota o Ministro Marco Aurélio,absolvo…,como vota o Ministro Celso de Mello,absolvo…,como vota a revista Veja,absolvo…, como vota a Folha de São Paulo,absolvo…,como vota a Rede Globo,absolvo…,como vota o Estadão,absolvo…

  • Rui

    O pig golpista tem mais de hum milhão de leitores e nóis temos quanto?

    • JoãoP

      Muitos “leitores” do PIG não são leitores no sentido de entender o que está acontecendo, são apenas papagaios, destilando inúmeoros preconceitoe e frustações. Nos blogs sujos há LEITORES!

    • Denise

      Repasse para todos os seus contatos. Entregue aos colegas de trabalho ,aos amigos chegados e distantes. Faça a mensagem circular. È o jeito

  • Com a palavra, o Ilustre Relator que levou sete anos organizando essa palhaçada.
    Se tiver um pingo se sentimento correndo nas veias, vai se curvar às palavras dessa filha amada. Ainda se arrependerá amargamente pelo jogo sujo que fez, ao atender os apelos da mídia golpista.
    Sua gestão frente ao STF, com certeza será a pior da história, pois seus modus operandi assim o indica.
    Se tivesse a dignidade dos grandes, se retiraria de cena, e partiria para o ostracismo que o aguarda.
    Logo logo, os holofotes globais se apagarão, porque entenderão que ele já não presta mais aos serviços da mídia golpista.
    Quem viver, verá.

  • Professor Cirino

    Miruna,
    Considero-me uma pessoa honesta, mas pelo que conheço de seu pai Genoino, ele deve ser mais honesto do que eu, mais inocente, mais puro.
    Vamos aguardar os próximos movimentos.
    Surpresas acontecem.

  • Rui

    Ser lógico, ser do Bem, ser racional, ser da direita, ser empreendedor, ser azul ser clean ser STF. São os substantivos dos substratos ou codinomes das minhocas léfetérias produtoras dos humos golpistas e do cheiro perfumado da divisão de classes do Brasil, o Supremo exprime o que a Rua Oscar freire exala, todo dia milhares de sms parabenizando o Supremo são fabricados ali, todo santo dia o Supremo da uma cacetada, lógico devidamente instrumentado pela Oscar freire. Esquecer Brasileiros de Valor pra eles é simples, mais agora é a hora não devemos esperar mais, que tal reunir apenas dois milhões de brasileiros em praça pública por semana?

  • eliane

    Parabéns Miruna!! Voces e seu pai sempre serão motivo de orgulho para o Brasil.Todo o nosso repudio ao humorismo de esgoto do programo cqc

  • João Brasileiro

    Por que você não sai candidata a deputada, ou a vereadora daqui há quatro anos, Miruna ? Sua grande votação também seria uma ótima resposta a isso tudo…

  • Rogério

    Miruna,,

    Rezarei por vc e vosso pai, saiba que vcs nao estão só nesse período de trevas que se abate sua família. Seu pai esta passando por isso para que a injustiça da nossa corte suprema e da nossa mídia infame seja percebida por milhões de brasileiros que nao mais se submetem a eles! Também serve para sabermos quem tem honestidade intelectual e factual. No futuro, bem próximo, saberemos utilizar essa experiência para delinearmos escolhas e redefinir nossa incipiente democracia. O impérios dos injustos esta ruindo no Brasil, por isso precisam macular alguns para se sentirem satisfeitos! Mas isso é sinal de fraqueza e desespero. Fiquem na fė e na esperança, justiça é algo bem superior a tudo isso. Z

  • Branca

    Aos familiares dos injustamente condenados por um Tribunal que lembra os negros anos do nazismo pelo simples fato de pertencerem a um partido político, um verso simples de um poeta simples que morreu como um simples mortal, Mário Quintana: “O segredo da arte – e o segredo da vida – é seguir seu próprio nariz. Não deixes que outros lhe ponham argola…”

  • oziel f. albuquerque

    Força Genuíno e familia, estamos tristes com a injustiça que cometeram com este grande brasileiro que o brasil ama.

  • nora jeane santos silva

    Miruna, sou de Botucatu, e tive o prazer de estar com ele várias vezes em que vinha aqui na nossa cidade. Como candidato, como deputado, como presidente do PT. Sei do homem ético e comprometido que ele é. Estamos juntos de vcs! Eu e toda a minha família! um bj no seu coração e conte conosco!

  • Francisco

    O Povo (com “p” maiusculo) não deixou Erundina sozinha e não vai deixar Genuino Guerrilheiro sozinho.

    Quando terminar essa palhaçada no P-STF, diga a conta.

    Rente e quente,

    Ass. Mais um.

  • osvaldo

    um período muito triste no brasil, estamos novamente vivendo um momento de ditadura ainda que mascarada, ou seja está sendo feito justiça,
    maringá ainda tem alguma esperança que depois do ministro marco aurelio deferiu monocraticamente a candidatura de pupin candidato eleito, ira indeferi-lo teremos sim um terceiro mandato sim , afinal isso é brasil. voto limpo, ficha limpa. o povo cai nessa conversa ainda.

  • orley

    Excelentíssimos Senhores Ministros do STF que votaram pela condenação de José Genuíno e Dirceu, honestamente … do fundo do coração, seus filhos seriam capazes de escrever isto para os Senhores?
    Os Senhores tem orgulho verdadeiro dos atos de Vossas Excelências?
    Vossas Excelências têm tido um sono tranquilo, sem sobressaltos?
    E no futuro, daqui alguns anos, será o que seus netos, ouvirão nas escolas, nas ruas, na vida… afinal de contas um dia a verdade virá…
    Sou Servidor do Judiciário e tenho muito orgulho de Genuíno e Dirceu e, neste momento, do Ministro Lewandowski, e muita vergonha da justiça que se verga a interesses tão mesquinhos.
    E, por último, Senhores Ministros, resumam esta história, pois não sou voz única, o Brasil começa a se levantar. Cuidado, Senhores Ministros, muito cuidado, com a força de um povo indignado.

  • salete cesconeto de arruda

    Quem conhece seu pai, Dirceu e o PT sabe que aquele STF não é digno de julgar ninguém uma vez que já soltou banqueiro e estuprador sabendo que fugiriam do país.
    Não são preocupe.
    Se antes eles eram ídolos agora são HERÓIS e o Brasil ainda precisa de HERÓIS!
    Não deixaremos que o PIG com seus aliados denigram a imagem de quem de fato LUTOU E FEZ UM BRASIL MELHOR PARA TODOS. Eles governaram para quem PRECISA DE GOVERNO e o POVO sabe que é por isso que foram condenados.
    Coragem!

  • BATISTA NOGUEIRA

    Miruna, seu pai é um dos maiores homens que eu conheço, e tenho muito orgulho de ter sempre votado nele.
    Saiba que voces tem muita gente do lado, disposta a enfrentar estes crapulas, covardes e muitos pequenos diante da grandeza de seu pai Zé Dirceu.

  • Julio

    Forca Jose Dirceu e Genoino, a nova luta que comeca agora è contra o lobo em pele de cordeiro.
    Chegou a hora do povo lutar ao lado de seus herois.
    Avante PT, avante povo brasileiro, vamos derrotar o pig e essa oligarquia compostos por Fascinoras Hipocritas e Canalhas.

  • José do Ceará

    Como seria o Brasil da Globolixo e do PSDB ?
    A) Universidades só para os ricos.
    B) seriam extintos todos os direitos trabalhistas
    C) Os direitos previdenciários seriam reduzidos ao máximo.
    D) O Bolsa-familia acabaria
    E) O Pouni deixaria de existir.
    F) O Pré-sal iria para as multis do petróleo.
    G) O Minha casa minha vida não existiria
    H) O Brasil sairia do mercosul e entraria na ALCA
    I) O Desemprego cresceria
    J) O Brasil seria um país PARA POUCOS
    L) Sentiriamos inveja de Portugal,Espanha,Grécia …

  • Lair

    Tá na cara que esses homens (Dirceu e Genoíno) são inocentes. Olhem como lutam com dignidade e enfrentam a máfia golpista que ameaça a República brasileira.

  • Nos juntamos a dor da sua familia e podem ter certeza que muitos brasileiros e brasileiras estão sofrendo por saber o quanto é injusta e preocupante esta pena ao deputado Genoino. Preocupante porque é condenação politica feita por um orgão da republica que deveria estar acima da politica. lendo o que voce escreveu fico sabendo das visitas e dos apoios que tem recebido dos amigos e militantes.Se o partido dos trabalhadores não consegue sair a campo para lutar e denunciar a injustiça que esta sendo cometida contra suas lideranças, não sei contra qual injustiça eles irão lutar.

  • HAMMER

    Significa muito para mim a carta Miruna em luta pela liberdade do pai um cidadão que lutou por nossa liberdade em tempos passado.

    E agora esta ai condenado por uma injustiça que assola nosso país.

    Enquanto ela luta pelo pai mostra qual o carácter tem e como foi criada.

    Muita diferença de Mayara Petruso que deve estar com um sorriso nos lábios essas horas aplaudindo as ações do STF, que acredito se tornaram ídolos de pessoas como ela.

    Não tenho e nunca vou ter vergonha de ser Brasileiro, pois esta vergonha cabe a eles, esses contra pátria.

  • Orlando Bernardes

    A minha solidariedade à você e toda sua família por esta torpe injustiça contra seu pai. Sabemos muito bem a razão disto e o que pretendem estes hipócritas moralistas. Fizeram um ” julgamento ” de exceção, condenaram sem provas, enquanto os seus protegidos, os tucanos, serão absolvidos, isto se forem a julgamento, o que duvido. Estes são os senhores à que nossa justiça está entregue. Só lamento profundamente a atitude do PT. Estão esperando o que? Só um cego não vê que o golpe está em marcha. Podem contar comigo para ir as ruas defender todas nossas conquistas com este governo.

  • Ichabod Crane

    Ofensas a pessoa, ofensas a família da pessoa, o estupro da privacidade alheia, patifarias, mentiras e mais mentiras, enfim, infelizmente esse é o comportamento de grande parte desses “profissionais”. Gente que vive a propagar as palavras ética e caráter, mas, hipócritas e falsos moralistas que são, agem de forma bem diferente.

    A família Genoino, toda a minha solidariedade. Força!

  • Luiz Carlos

    Miruna,
    Os poderosos sempre tentam calar pessoas como o seu pai que nunca perdem a direção de seus sonhos, estão sempre dispostas a enfrentar a próxima etapa da luta e não são corruptíveis, como tantos amigos dele que ficaram pelo caminho. O que os poderosos não sabem é que este tipo de pessoa não se compra ou modifica seu sonho, são integros de verdade.
    Portanto tenha força e muito orgulho dele.

    • jose renato

      Apoiado! Miruna, seu pai sempre foi e continua ser referência para todos nós. A verdade pode demorar mas sempre prevalece. O nome do Genoíno, é maior do que o dos seus juizes.

  • VLO

    Leia o documento aprovado nesta quarta-feira durante reunião da Comissão Executiva Nacional do PT, em São Paulo. Há meia hora, recebi um e-mail do PT contendo o documento emitido pela comissão executiva. Vale a pena postar neste blog PHA.

  • niveo campos e souza

    Miruna,

    Minha solidariedade e meus restpeitos a você e seu pai.
    Está nação jamais viu insanidade de tal tamanho.
    Judiciário de lama, espertalhões governados por uma mídia mentirosa, safada e oportunista.
    A alma do nosso povo nunca esteve com eles, somente os que são enganados.
    Lei dos Medios já, já e já.

    Niveo Campos e Souza

  • São Leopoldo

    José Genoino. Nós nos orgulhamos em ter você como homem público da mais alta competência. As falsidades cometidas injustamente, jamais vão manchar o seu caráter.
    Força companheiro você vencerá.

  • Joaquim Machado

    Ao nosso guerreiro José Genoíno, toda nossa solidariedade diante de tanta injustiça que promovem.

  • maísa paranhos

    MIruna,
    É bom saber que vcs todos nunca se sentiram sozinhos…
    Genoíno e Dirceu são nossos, são seiva da árvore chamada Brasil. Não será nenhum julgamento, cujo objetivo é apagar da história os nossos heróis referenciais, que conseguirá destituir quem são verdadeiros políticos guerreiros, brasileiros de quem temos e teremos sempre muito orgulho , pois inscreveram a nossa história e, graças a esta história da qual os nossos Josés foram protagonistas que hoje o nosso país desponta como sua soberania firmada e uma nação mais justa , mais igualitária e mais humana.
    Grande abraço e nossos agradecimentos a Genoíno de quem continuamos a precisar.
    Queremos Genoíno e Dirceu em seus palanques…

  • lando carlos

    miruna eu sou mais um anonimo que admira teu pai ,apesar de não conhecelo pessoalmente me sinto amigo dele,participei de quase todos os comicios das diretas ja eu sendo mais na praça,e seu pai no palco,lutando contra a ditadura essa rede globo podre que da apoio a politicos realmente bandidos como podem condenar teu pai sem ao menos haver um indicio,o orgulho que você tem do seu pai eu tenho por saber que nas diretas la estava um homem honesto,que de alguma forma sera reconhecido pela historia ja os membros do stf,irão para o lixo da historia sei que escrevo errado mas gostaria de te dizer que o povo brasileiro vive melhor hoje graça a homens como seu pai

  • Thomaz

    Dona Miruna merece toda solidariedade dada aos familiares dos condenados. Mas não é direito esperar de todos acharem que o pai não cometeu crime. Cometeu sim e em bando. Tente a senhora, com toda consideração que goza, levantar alguns milhões num banco como seu pai fez. Se conseuir, espere vencer várias vezes e renove o papagaio, sem lastro. Seu pai pode ser um santo, mas andava e assinava com meliantes. Como não a vi escrevendo que ele não sabia, aproveito para lhe sugerir que não faça isso. Porque aí ele fica pior ainda, igual ao Lula.

  • Dan Moche Schneider

    Miruna, canto escrevo oro inspirado e para o espírito guerreiro de sua família:

    Óh grandioso Sol, Sol central
    Óh grandioso Sol, Sol central
    Ilumina, ilumina, ilumina, ilumina
    Óh grandiosa Lua no céu, Óh grandiosa Lua no céu,
    ilumina, ilumina, ilumina, ilumina
    Óh grandiosa estrela no céu, Óh grandiosa estrela no céu,
    ilumina, ilumina, ilumina, ilumina
    Óh grandiosa rainha da floresta, Óh grandiosa rainha da floresta
    ilumina, ilumina, ilumina, ilumina

    Em coração.

    • marco souza

      essa poesia é de lascar!!Acho que voce cheirou cola. Seu conhecimento de palavras é bem reduzido.Leia mais.Oito vezes a palavra grandiosa,16 vezes ilumina, 4 ceus, 8 Óh. Em 61 palvras do verso de pé quebrado, 36 reptidas;Desista da piesia e compre um carrinho de cachorro quente porque na poesia vai morrer de fome.

  • Charles

    Não se preocupe com a multa Miruna…………eles não querem dinheiro.

    O que eles queriam , eles já conseguiram…………..condenar sem provas e colocar pessoas dignas atrás das grades.

    Se o seu pai fosse um homem covarde , coisa que não é……………erá só se desfiliar do PT e logo em seguida se filiar ao PSDB , e com certeza teria um novo julgamento e seria considerado inocente de todas as acusações.

    Infelizes esses que se deliciam com a desgraça de uma pessoa honesta , apenas por não partilharem da mesma opinião politica.

    Que Deus tenha piedade desses infelizes , porque o capeta não terá.

  • Rosa Maria

    Miruna, solidarizo-me com vocês e sei da dor que devem estar sentindo pela injustiça cometida por quem se sente a cima do bem e do mal e deslumbrado com os holofotes joga para a plateia. Ignorou-se os princípios básicos da justiça para condenar sem provas mas para satisfazer a midia golpista que delira com o resultado obtido. Eu confio em Deus e na sua justiça por isso tenho certeza de que, em algum tribunal deste mundo, seu pai será absolvido de um crime que não cometeu. Força, Coragem, embora saiba que isso nunca faltou à sua família. Estou com vocês nessa luta.

  • Rodrigo

    Miruna, seu pai escolheu defender as minorias contra o poder da burguesia. Inimigos tão poderosos usarão sempre todas as armas possíveis para destruir esse projeto. Infelizmente, é com muita dor que a esquerda brasileira aprende mais essa lição. Mas isso não vai nos derrubar. Seguiremos em frente, guiados pelo sonho de criarmos um mundo mais humano e mais digno, sempre.

  • Genoino heroi nacional.
    Ser condenado pelo STF que ai esta eh um atestado de honestidade.
    Miruna, a historia dira a reacao que a condenacao de seu pai vai operar nos brasileiros. Estamos com Genoino. Estamos olhando. Estamos percebendo tudo.
    O verdadeiro heroi nao teme. Se atira na luta.
    Se todos tivessem a felicidade de ter um pai como o seu…

  • odilon

    O JB criou uma teoria nova, apoiada na teoria do Klaus Roxin, e baseada nos ensinamentos de Brizola….a teoria do domínio dos factóides.
    Parabéns Ministro, os teóricos do Direito Penal agradecem

  • Sergio Navas

    Tenho absoluta certeza que os canalhas de Toga que usaram de meios tortuosos para punir injustamente homens de biografia de imensurável valor, jamais receberão homenagem de seus filhos, como as proporcionadas pelos filhos desses dois grandes brasileiros, receberão sim o desprezo e a vergonha.
    Parabens Miruna, Parabens Zeca Dirceu.

  • eca

    Como os valores estäo invertidos na nossa sociedade e no nosso judiciário também. Quando comeco a comparar me bate um desanimo danado.
    Quem conheceu Orestes Quércia, um político que comecou do nada e morreu sem nunca ser incomodado pelo Tribunal de Contas quando Governou Säo Paulo. Um pobre rapaz quando comecou na política e deixou um patrimonio de mais de meio milhäo de reais para a familia. Paulo Salim Maluf, pintou e bordou com o herário público, anda por aí livre leve e solto ele e toda familia. Quem näo conhece a história da malandragem da familia Serra no caso da privataria, e por aí vaí, säo tantos nomes que näo tenho espaco aqui para dizer todos. Entäo a gentre vê a condenacäo do Jose Genuíno, e comeca a pensar, o que vale a pena nesta vida ? Ser honesto ou desonesto. Ah ! Barbosa, Mellos, Gilmar, Fox, Brito, e os demais Ministros do nosso STF, como voces me decepcionaram,. Fecham os olhos para tantas mazelas que estäo acontecendo no Brasil e agem como lobos num julgamento covarde.

  • Edu

    Miruna

    Tenho ainda a camiseta de quando o seu pai foi candidato a governador. Vou usá-la de novo! E com orgulho. Alguém usaria, mesmo em condições melhores que essa, uma camiseta com a foto do FHC ou do Serra?

    Força e grande abraço. Gostei da ideia de você se candidatar. Se as coisas não mudarem, em breve seu pai também irá se candidatar e, desta vez, vai ganhar.

    Força e abraços

  • Sérgio Pestana

    Miruna,

    receba meu total apoio e de minha família ao grande brasileiro JOSÉ GENOINO. A tristeza nos traz lágrimas aos olhos, mas a esperança nos traz a certeza de que vamos vencer.

  • Gilson

    Ainda quero ter a honra de votar em Miruna e José Genoino.
    Brasileiros que nos orgulham. Não é um grupelho de ministros desonrados e de jornalistas sem escrúpulos que mancharão a verdadeira História de Genoino.

  • sergio conforti

    Miruna,
    O que me tranquiliza é saber que você tem toda a certeza de que o teu pai é bem maior do que aquela corriola toda reunida.
    E você já viu também que tem muita gente boa com ele.
    Deus a abençõe.

  • Maria - Ba

    Cara Miruna,

    Receba o apoio emocionado desta nordestina (assim como seu pai).

    Espero do fundo do meu coração que a retratação para o Grande José Genoíno chegue em breve.

    Embora essa passagem negra da nossa História jamais possa ser esquecida, ela servirá para nos manter indignados e essa indignação evitará que tomemos o caminho do conformismo.

    Abraços para seu pai, você e toda sua família!

    Maria José Andrade

  • Saraiva

    Miruna, tenha certeza de que esses golpistas serão derrotados. O povo brasileiro, que tem a Justiça no coração, não admitirá passivamente que pessoas sejam condenadas e apenadas por um tribunal de exceção, que afrontou todos mais básicos princípios do Direito. O STF não buscava fazer justiça, mas condenar o PT e o governo Lula, preparando um golpe contra a Democracia. O PT tem que reagir, e eu quero ser o primeiro a atender ao chamado de ir para as ruas lutar contra esse golpe.

  • J. V. Fortuna

    Quando militei no Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais, tive a honra de estar com esse grande homem, José Genoíno, poder perceber a sua simplicidade, honestidade, homem íntegro, com um desejo muito grande de mudança em nosso país em favor dos pobres…. Com certeza hoje Genoíno dorme tranquilo, mesmo “condenado”, mas será que aqueles que o condenaram, o PIG, os juízes, a elite… tem esse mesmo privilégio: de colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo?
    Força Genuíno, a vc e sua família.

  • Geraldo Chaves

    Para quem realmente procura conhecer os fatos e viveu o período negro de nosso país, deve ter muito orgulho o exemplo desses dois BRASILEIROS, os “Josés” – Genoíno e Dirceu.
    Agora depois dessa luta contra a outra “ditadura”, serão lembrados duplamente como heróis.

  • RICARDO

    PHA,
    Eu também quero prisões descente.

  • eca

    Näo conheci seu pai pessoalmente, mas em duas campanhas para o Senado, eu näo só votei nele, como pedi votos para ele. Näo me arrependo e nem tenho hoje vergonha por isso. Acredito na seriedade dele e continuo o defendendo quando falo com as pessoas sobre esse julgamento. Isso foi a maior vergonha para o nosso país. Confesso que se pudesse, sairia do Brasil, pois näo vale a pena viver aqui. Näo temos uma justica honesta, näo temos um TSF justo, portante näo tenho mais esperanca.

  • monge scéptico

    VIVA GENOÍNO. VIVA O BRASIL. LUTE DIRCEU.

    LULA aparece para dizer alguma coisa sobre o mensalão. Se sabia,
    enfrente como um guerreiro. Senão sabia defenda-se, antes que a
    maré podre do PIG/cerrafhc/globolixiCIA chegue a seus pés.
    CORAGEM!!

  • Marcos

    Miruna, candidate-se a deputada federal. Submeta a imprensa golpista e o STF ao poder do povo. Tens totais condições de ajudar este país a avançar ainda mais. Com apreço. Marcos

  • Nisio

    Miruna,

    Para o bravo guerreiro Genaoíno mais uma grande injustica sofrida não é uma derrota da vida. Sua conduta, seu ideal e seus bens materiais são caminhos e luz para milhões de brasileiros. O stf e a “grande imprensa” não podem enganar muita gente por muito tempo. Quando lemos que o ministro joaquim barbosa se exibe em entrevista, afirmando que compra seus ternos em lojas de grife de Paris e Los Angeles, se torna um verme diante da personalidade de Genoíno com seu exemplo de honradez.
    Apesar de não conhecer pessoalemnte o Genoíno, vou a São Paulo para este fim.

  • ricardo silveira

    Total solidariedade a Genoíno e sua família que sofrem as consequências da insensatez de juízes capazes de condenar sem provas.

  • Realmente Miruna deve ser muito dificil passar pelo que voces estão passando.. eu que sou apenas eleitor e simpatizante do partido nem consigo ver os telejornais e as radios de noticias ,, porque me deprimo ao ver com que elegria e prazer eles noticiam sobre a condenção de seu Pai , assim como o Zé e o Delubio.. twitter e facebook nem pensar em ver as pessoas não tem medidas para expor o coração maldoso que possuem, mas aqueles jizes que usaram de cor partidária para condenar o teu pai .. não só isto eles tem ódio peo que seu pai e o PT representam, um dia há de doer na conciencia da cada um deles .. que condenram enocentes para agradar uma elite perversa.. um grande abraço e muita força para a familia… o tempo vai repor a verdade.

  • Duda

    Sugestões ao PT:
    1- fazer manifestações e montar um acampamento em frente ao STF exigindo que sejam apresentadas as provas da culpabilidade de Dirceu e Genoino.
    2- protestar em foros internacionais contra a condenação em foro único e sem provas de Dirceu e Genoino.

  • souza

    a verdade é soberana.
    a jurisprudencia do stf contempla recurso.
    é por aí o caminho da vitória.

  • Fábio Lúcio

    Me solidarizo com Miruna e sua família. Que saibamos todos buscar a verdade e fazê-la prevalecer. Não vejo os meios (ainda), mas me solidarizarei com todas as tentativas. O país não pode ser desinformado por estereótipos militantes, como tem sido.

  • helio

    Como vota o Ministro Fux…,como vota o Ministro Marco Aurélio…,como vota o Ministro Celso de Mello…,como vota a revista Veja…, como vota a Folha de São Paulo… , como vota a rede globo…,como vota o Estadão….,como vota o PSDB…,como vota o DEM.

  • Washington

    Miruna, seu Pai foi um dos homens mais extraordinários que conheci. O brilho da esperança nunca abandonava seus olhos, enquanto tudo ao redor parecia uma eternidade sombria. Esta estupidez tardia não deve ter e não terá o poder de tirar uma gota sequer de todo o mar de felicidade que voces merecem.

  • La Fontaine

    Olá Miruna,
    Já cheguei aos 70 anos e, nesta idade, tornei-me emotivo, emotivo até demais. Virei um chorão.
    Quando li sua primeira carta, chorei da primeira até a última palavra. Chorei ao ler as mensagens de apoio que também me emocionaram. Novamente chorei junto com o Senador Suplicy quando de seu emocionado pronunciamento. E agora voltei a derramar copiosamente minhas lágrimas lendo a sua segunda carta e os comentários de apoio.
    É muito sofrimento ver a maldade de que é capaz o ser humano, ferindo inocentes e os que tiveram a coragem de ir à luta pela restauração da democracia em nosso País. E quem comete isso são os mesmos que se colocam a serviço daqueles que matam civis inocentes em todo o mundo, torturam os que resistem em Guantânamo, Abu Ghraib e outros centros de horror. Em troca de quê? Nós sabemos a resposta.
    Força, José Genoino, estamos com você, sua família e com essa filha maravilhosa que é a Miruna.

  • joao neto

    Conheci Genoino ainda estudante sempre na luta à frente das grandes conquistas na época da ditadura militar. Tenho na memória a sua participação e liderança nas passeatas pelas ruas de Fortaleza, nunca se deixando abater pelas adversidades. Voltei a vê-lo anos mais tarde como prisioneiro por sua participação na guerrilha do Araguaia numa prisão do Exército aqui em Fortaleza e nos encorajando a permanecer com a chama do ideal revolucionário sempre acesa. Fui para São Paulo e novamente lá estava Genoino dando suas aulinhas de História para garantir a sobrevivência. Depois de tantos anos corridos, fico pasmo ao vê-lo injustamente condenado. CORAGEM CABOCLO DO SERTÃO DE QUIXERAMOBIM!!! VOCÊ VENCERÁ MAIS ESSA. ESTAMOS COM VOCÊ!!!

  • Assim como escrevi para o José Dirceu, escrevo do Genoíno: não abaixe a cabeça para meia dúzia de pessoas sem biografias. Siga em frente, unidos venceremos. Vamos acabar com a teoria do domínio dos ratos….. que atende unicamente aos interesses do PIG.

  • Ivana Franca

    Com muita emoção desejo força, saúde e paz pra toda família Genoíno.

  • Getulio

    A história não se repetirá, pois o pensamento único midiático não engana a todos. Os indignados resistirão ao autoritarismo aqui e acolá e a verdade triunfa, o tempo e seu mais nobre aliado. Mas não esqueçamos que a ditadura tem várias cabeças, quando menos se espera ela surge para nos amedrontar.

  • Moacir Nobrega Alves

    Cara Miruna: estamos todos orgulhosos, por você, pelo Genoino, enfim pela bela família que vocês formam; o slogan nunca foi tão atual: A LUTA CONTINUA.

  • Mayra Capelossi

    Mimi querida!!! Q difícil falar nessas horas tão delicadas. E vc mais do q ninguém escreve, desabafa, explicita e conforta mtos coraões lindamente com tuas palavras. Essa maré vai passar e seu pai vai se fortalecer a cada dia. Uma família incrível ele já tem! orgulho d vcs todos tb!!! Amor e carinho d conhecidos e desconhecidos tb!!!! Fique tranqüila!!! Estamos c vc!!!!! Bj gde!!!

  • Fernando Lamanna

    Em vez de fazer qualquer discurso, a presidenta Dilma tem que ler essa carta na cerimônia de posse do Joaquim Barbosa na presidência do STF.

  • Daniel - morte a gLobo

    Protestos, passeatas, abaixo a ditadura, diretas já. Esmorecer nunca, caro Genoino, sou sua testemunha. Seja no Vale do Anhangabaú, Pça da Sé e caminhadas, muitas delas, sempre o Zé G. Nobre e exemplar companheiro.

    ESMORECER NUNCA. Estamos contigo e Parabéns pela família.

    Daniel – morte a gLobo

  • Jacó do B

    Tantas personalidades importantes do Brasil se solidarizando com o Genoino…..porém em OFF! Covardes, mostrem a cara e detonem esses golpistas!

  • cybelle cardozo

    Miruna…

    Toda força a você e sua família!! Nossos corações e mentes estão procurando formas de ajudarmos nossos companheiros e suas famílias…Nossa luta é coletiva, estas punições são muito injustas e as sofremos todos e todas que amamos a liberdade e a democracia… Força sempre!!!
    Abraços carinhosos…

  • Vaberlene Soares

    Miruna, estamos aqui na fé de que algo vai acontecer para desfazer toda essa farsa que estão tramando e executando contra os maiores líderes políticos deste país, José Genoíno é um deles. Sabemos que estão tentando acabar com o PT, seus maiores líderes, para depois chegar ao Lula. Eles não suportam a rejeição e, se não ganham no voto, partem para o golpe. Coisa de gente que não sabe perder. Estamos esperando a CUT, a UNE, o PT e outros liderarem uma grande manifestação para sairmos às ruas. Não cabemos em nós de tanta indignação.

  • Morais

    Nós conhecemos muito bem os ministros so supremo e sabemos que eles são capacitados e conhecem muito bem a lei, a tal ponto de saber como burlar esta lei e atender a interesses da imprensa, pois quando não deixou desmembrar o processo é porque sabiam que em instância inferiores sem provas os réus seriam inocentados.
    Julgando os réus no supremo eles abusaram do poder que têm e condenaram sem provas e os acusados nem podem recorrer, isto é muito triste.

  • Asta

    PHA,
    Desculpa, mas não resisto: que defesa faria a outra filha… daquele que se declara impedido porque o genro é advogado do réu que ele julgaria, então, sai de cena porque o genro vai receber milhões…tudo isso “com muito amor e alegria”…fala sério!
    Força Genoíno! Força Miruna! A sua determinação e coragem é um consolo diante do silêncio vergonhoso de figuras ilustres do PT. Um silêncio que o Genoíno jamais se permitiria se algum militante estivesse precisando.

  • Idalma

    As palavras de Waldemar Costa Neto, que nem é do PT, e nem tinha a obrigação de defendê-lo, numa coletiva em alto e bom som afirmou “O GENOINO? ESSE NEM SABE O QUE É DINHEIRO”, foram ignoradas pela mídia=PIG e muito menos pelo seu subordinado, o STF. Porém, nós que acompanhamos a trajetória do seu valoroso pai, sabemos quem está com a verdade, e ainda temos certeza que ela prevalecerá, pois a dos homens falha, mas a divina, jamais.

  • Notarc

    O Golpe dado
    por STF + PGR + Veja
    é mais escroto do que aquele dado no Paraguay
    Envergonha o país.

  • maria olimpia

    Miruna,
    mais uma vez, todo o meu apoio e solidariedade a você, familiares e ao MELHOR PARLAMENTAR e ao GRANDE pai que você tem. É uma honra ter um pai como o seu.
    Abraços.

  • vinicius

    Força, Miruna!

  • LUCIO DE SOUZA

    faz muita falta pessoas do calibre do dirceu e jenuino que nao tinha e nao tem medo de falar quando e provocado ,nao tem ninguem no pt que brigue pra valer contra esta midia golpista este pessoal que esta ai ta todos dormindo ou com medo da clobo da folha da veja e outros mais que faz parte desta midia suja ,parabens Miruna teu pai e um heroi

  • sougenuino

    Miruna, o que te dizer neste momento de enorme injustiça… posso lhe dizer que não foi a primeira e talvez não seja a última que honestas pessoas sofrem e sofrerão. Nos dias de hoje, política se discute como se fosse religião; há os que acreditam e os que não acreditam nos fatos, por pura fé (com o perdão do uso inadequado). Os fatos, a realidade não está importando, que pena. Posso dizer que, nada melhor do que um dia após o outro e se hoje estamos tristes amanhã a verdade aparecerá e nos confortará. Força, não desanime e tome seu pai como exemplo. Forte abraço.

  • Pablo

    Nunca e jamais calaram a boca dos bravos e valentes Brasilis que lutam pelo seu Povo e sua grande e bela Nação Continental Brasilis nós guerrilleros tinhamos, razão os trairas e vende patria mancomunados com os bandidos de colarinho branco, jamais vão dar tregua e não deixam que a plena Democracia seja de todo o Povo Brasilis tem nada não, sabemos e pensamos a importancia do grande José Genoino e seu exemplo, e deves ser uma filha orgulhosa de o ter como Pai, corajoso, valente e acima de tudo um Patriota. Parabens nosso pensamento é de Vcs. A lei de Medios é uma imposição, avante Povo Brasilis.

  • antonio ermano lessa

    Miruna li o seu texto, só digo uma coisa prá você: tenho inveja do
    seu pai, por ter uma filha como você.

  • Sávio

    Força e Coragem… a Luta continua, vcs podem ter perdido a batalha mas não a Guerra!!!

  • Vania Cury

    Eu, que adorava o meu pai e tinha nele total confiança, fico me perguntando como me sentiria diante de uma coisa dessas. Acho que deve ser mesmo avassalador para uma filha ver seu pai assim condenado, de forma tão injusta. Gostaria de transmitir a Miruna minha solidariedade nessa hora dramática e dolorosa, desejando que todos os seus tenham a força e a coragem necessárias para atravessar a tormenta. Um dia, tudo isso será passado a limpo.

  • wagner

    Tenho orgulho de estar ao lado de pessoas de tal envergadura!!
    Meu apreços.
    Att.
    Wagner Ferraz

  • Regina

    Um abraço a voce Miruna, com muito afeto. E ao seu pai, Genoino, força. Voce não está sozinho.

  • bira

    Espero que essa moça, um dia, siga o caminho do pai. O Brasil precisa dessa gente. Nós precisamos. A mim caberá dar curso ao seu protesto, enviando a todos os meus contatos, esse desabafo, que por e-mail, pelo facebook ou pelo twitter.
    Boa sorte Genoino

  • Luiza Carioca

    De coração Miruna, torço muito por vocês. Fico feliz que tenham sido importantes os recados, até aqui mesmo, pois lhes mandei um recado de apoio e na minha cabeça ele foi lido e lhes fez bem. A Veja já está tendo o que merece, sendo ridicularizada nas redes sociais. Perdeu os antigos leitores e a geração na casa dos 20 a despreza. Já Dirceu e Genoino se tornaram heróis para sempre, torturados e condendos pela ditradura da mídia.

  • Manoel Pinheiro

    O Cearense é antes de tudo um FORTE. Viva Zé Genoíno, viva o Brasil!

  • Miruna.
    Seu texto nos comove a todos. Todos, que mesmo não sendo do PT, nem de esquerda, tem uma formação humanista. Tenha certeza de que seu pai é uma pessoa digna. Um patriota e, agora, um injustiçado. Também me sinto sentenciado pela pena que atingiu seu pai e José Dirceu. RESISTIREMOS!!! lembre-se dos versos de Cecília Meireles: “Pelos caminhos do mundo, nenhum destino se perde / Há os grandes sonhos dos homens e a estranha força dos vermes.”
    Seu pai está entre os sonhadores.

  • Mauricio Nascimento

    Miruna e família Genoíno, eu tenho certeza que as coisas irão melhorar e que essa sentença de execução será cancelada ou corrigida. Não sei como mas tenho fé que algo acontecerá e revelará toda essa palhaçada que os juízes do STF aprontaram com esse julgamento mentiroso.
    Força pra todos vocês, a história não é mais escrita apenas pelas canetas da mídia marrom, fique tranquila que a história do seu pai e da sua família está registrada nos mais difíceis mas nos mais patrióticos momentos da história do Brasil.
    Abraços a todos :)

  • T. Rangel

    Um dia Genoino se afastou do marxismo , hoje está aí para quem quizer ver , e principalmente para ele mesmo , quem são seus inimigos . Que fique claro que com essa gente não tem acôrdo , espero que o Genoino entenda isso de uma vez por todas . É com muito desgosto e raiva mesmo , que vejo esse nobre cidadão em situação tão constrangedora . A biografia do Genoino não merece isso .Genoino seguiu caminhos errados se voltando para a direita e está pagando um preço alto por isso , mas sua honradez e decência são inabaláveis !

  • Raquel

    Sonho muito, com a tal da “justiça”. E, por mais que os fatos contradigam minhas esperanças, não deixo de acreditar. E eu nem sei pq.
    Lendo este texto, percebo que, não sou a única. E me acalma, de alguma forma.
    Me sinto mal por escrever assim mas, tua dor me acalenta, no sentido de que, não estou sozinha, não sou utópica. Não só.
    Abraço.

  • Urbano

    Salvaguardando-se integrantes sóbrios, mas a salvação de tarados e fraudadores é expert mesmo é em dosimentira, principalmente contra os adversários dos seus parelhos.

  • Marly

    Miruna, enquanto os almofadinhas de ontem, curtiam a vida e, alguns se locupletando com a ditadura , se pai dava a cara a tapas, lutando contra a nefasta ditadura, e, lutando por todos nós brasileiros! Orgulhe-se dele! Os brasileiros que realmente têm conhecimento de tudo que aconteceu naquela época, sabem que seu pai já faz parte da história desse país como um bravo que não temeu a morte para nos defender a todos!!!
    BRAVO !!!! JOSÉ GENUINO!!!! Nós nos orgulhamos de você! As filhas dos que te condenaram, provavelmente não têm motivos para tão belas palavras aos seus pais!!!

  • Ceiça Araújo

    ” Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”
    Abraços, família Genoíno.

  • ALMIR DO ROSARIO TELES

    Miruna,
    Como pai, gostaria de tê-la como filha!Um grande Homem como o GENOINO,concebeu uma filha maravilhosa!! Receba toda a minha solidariedade e apoio, extensiva a toda familia desse Homem honrado, tão injustiçado neste macabro e encomendado julgamento! E conte comigo, cara Miruna, para contribuir no pagto da multa fixada. Reunirei minha familia e amigos e nos cotizaremos p/enviar o que for possivel enviar.

  • Alex

    Miruna Genoíno, filha de Homem pobre, condenado politicamente!
    Veronica Serra, filha de “homem” rico as custas do erário público, inimputável!

  • lima

    miruna
    Quando eu era estudante e líder estudantil de cidade do interior, seu pai lutava por mim, quando meus filhos nasceram ele lutou por eles, agora tenho um netinho, e juntando toda a família agora lutaremos por ele. seja aqui, seja na rua, nas faculdades, em qualquer parte, nossas vozes o defenderão. Quem passou pelo arbítrio da década de sessenta não esmorecerá jamais aos incautos julgadores dos holofotes. Tenha certeza, seu pai e amigos, nos deram o Brasil de hoje, que tem esperança e olha pelos seus filhos.

  • nona fernandes

    Nesses momentos, Miruna, eu fico tão emocionada por você, por seu pai, por toda a sua família, que não consigo escrever nada do que está travado no meu peito. No dia da condenação de José Genoino e de José Dirceu, eu não consegui dormir. Sinto uma imensa vontade de estar com a sua família, e abraçar forte a José Genoino, um abraçio cheio de palavras de amor e conforto. Amo vocês. Esse carinho e solidariedade também é dedicado a José Dirceu.

  • Miruna, seu pai é um grande homem.
    A você e a ele, muita paz, serenidade até a Vitória.

  • Ralph Panzutti

    Cara Miruna e Genoino. Estou indignado, como muitos. O Ministro Ricardo Lewandowski, revisor em seu voto alertou. “….Não há uma razão, a meu ver, para se aplicar a teoria do domínio do fato. Não há, porque nós não estamos em uma situação excepcional, nós não estamos em guerra, felizmente. Então, Senhor Presidente, eu termino dizendo que não há provas e que essa teoria do domínio do fato, (E ACRESCENTOU) nem mesmo se chamássemos Roxin, poderia ser aplicada ao caso presente”. Tenha força como seu pai, que sempre foi um homem honrado, honesto.
    Se você me permitir estendo a mesmíssima confiança em José Dirceu. Abraços Fraternos
    Ralph Panzutti

  • FRANCISCO M. CARVALHO

    Como disse ao grande Genoino, a verdade só pode estar de um lado, não existem duas verdades.
    Parabéns por estar do lado da verdade, parabéns por ter o pai que tem!
    Cara Miruna, por de trás de toda essa tormenta, você e seu pai mais do que nínguém, sabe que existe uma familia unida que motiva amigos, parentes e desconhecidos a lutar junto com vocês! Estaremos sempre juntos!

  • Grace LULA DA SILVA

    Querida Miruna,
    Estou tão indignada, e a única coisa que posso dizer: SEU PAI NÃO MERECIA TER NASCIDO NESSE PAÍS!

  • nancy lima

    orgulho de ser Brasileiro e ter lutado por um Pais Democrático,o Zé Genoino tem a felicidade de ser p pai de uma cidadã com todas as qualidades de uma grande mulher:sensível,corajosa,avante Zé vale muito lutar por vc e sua familia!

    • joao batista oliveira

      ~jose e jose pena joaquim nao ter sido jose,ser marionete e mais comodo,pobre brasil,onde todos os valores sao invertidos um lindo hino para muitos imbecis.

    • LuizCarlosDias

      Acima dessa lama podre que é o julgamento de Dirceu,
      Genoino e outros, florece flores, cheiros, luzes, belezas,
      dignidades, fe e esperanças como nas palavras da filha queridissima de Geno.Não deixe de escrever, queremos
      ouvir e nos colocar ao lado de voces, é muito bonito.
      Viva Lula e o povo oprimido do nosso Brasil.

    • Geraldo

      Miruna, Já vivi várias dezenas de anos, e sempre ouvi dos juristas do nosso País : “O que não está nos autos, não está no mundo” ; “Indicio não é prova”. E agora!!! o que vou dizer pra os meus netos!!!…
      Conheço o trabalho de Genoino e compartilho a sua indignação.

  • Lana

    Pode ser que não seja tão dificil ANULAR esse julgamento.
    Na matéria que segue, o jurista aponta dos vicios no julgamento da AP 470.
    Se somarem a esses dois vicios, a fraude da tese do Dominio do Fato, aí é que se anula mesmo.

    PHA, vale a leitura:

    Julgamento do STF do suposto “mensalão” será anulado, diz Luiz Flávio Gomes

    http://blogdotarso.com/2012/11/14/julgamento-do-stf-do-suposto-mensalao-sera-anulado-diz-luiz-flavio-gomes/

  • Somos todos e todas Miruna. Serei solidário com nosso querido e guerreiro José Genoíno e cumprirei a pena junto. Ajudarei a pagar a multa e lavrarei a terra numa horta comunitária.

    José Ivan Mayer de Aquino
    Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

  • Eunice

    Querida Miruna, de alma tão delicada ….Através de suas palavras percebo também que és uma menina valente, forte. Sabes que tem como missão apoiar seu pai nessa caminhada tão difícil. Lembre-se sempre, que vocês não estão sozinhos. Segure firme essa onda. AINDA VAMOS VENCER! EU ACREDITO!
    Com carinho,

    Eunice

  • Parvo

    Sinônimo de genuíno: autêntico, estreme, fidedigno, puro, real, verdadeiro e verídico.
    Genuíno,estou com “vocês” e não abro…eles não passarão…

  • kalifa

    Como por ora não posso votar em genuino gostaria que a miruma fosse candidata a deputada pois lavar minha alma!

  • antonio carlos coelho

    É um fato genuino o q eu vi por ai…
    Joaquim Sivério do Reis Barbosa traiu TIRADENTES … etc.

  • marilamar

    Ainda bem que Ayres de Brito, vai juntar-se ao Peluso para esperar a pior motte possivel, cheia de sofrimentos fisicos e mentais, pois eles merecem isto e muito mais do POVO BRASILEIRO!!! Na despedida de mais um bandido de toga, esta é minha homenagem!!! que seja estendida ao FUX, CELSO DE MELO, GILMAR DANTAS, MARCO AURELIO, JOAQUIM BARBOSA????

  • ilo

    Gostaria de contribuir com algum valor para o pagamento da multa absurda imposta pelo tribunal dos ricos contra Genoíno.

    Tenho muita admiração por seu pai pois ele foi e é um verdadeiro herói do povo brasileiro que lutou contra a ditadura militar expondo a própria vida.

  • Livia

    “Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.”

    Che Guevara

  • Eder

    Miruna,

    Compartilho de sua indignacao.
    O Brasil de todos precisa urgentemente reagir contra o Brasil de poucos!

  • Marcus Vinicius

    Somente o Senado pode “tentar” arrumar a casa do Supremo que também me desonrou.
    Nunca me sentí tão humilhado vendo a sigla PT ser tão injuriada pela mais alta corte, em canal de TV aberta p/ minha vó se assustar com o PT.
    Mas, só lamentar não vai ajudar.
    ” O pai de vocês não tem riqueza, mas tem honra e dignidade e vocês jamais terão vergonha dele.”

  • Rui

    Parabéns pela família linda, unidade pelos mais elevados princípios.
    Seu pai certamente estara nas páginas da história do Brasil como alguém que lutou pela liberdade e pela justiça social. Ele se tornará um martir, vitimado por uma elite e imprensa atasada, cruel, corrupta e insana. Força e nunca se esqueça do exemplo de seu pai.

  • Celso

    “É que ainda não existe um Maudsley para as loucuras e os crimes das nacionalidades…”

    Euclides da Cunha – Os Sertões

  • Miruna,

    É admirável e comovente a tua reação e de teu pai Genoino diante desta situação de injustiça e perseguição política em plena Democracia e Estado de Direito. Só os justos e os inocentes conseguem manter esta altivez. Não tenho dúvidas de que, Genoino é capaz de olhar dentro dos olhos de cada um dos seus carrascos sem pestanejar; ao passo que nenhum deles poderia fazer o mesmo.
    O Povo Brasileiro conhece muito bem seus opressores. Um Tribunal movido pelos holofotes da mídia; que enxovalhou a Constituição derrogou o Principio do Devido Processo Legal, rasgou o Código Penal e fraudou a Teoria do Domínio de Fato, do jurista alemão Claus Roxin para condenar sem provas, se transformou num tribunal de exceção que envergonha o Povo Brasileiro e denigre o Brasil perante o resto do Mundo.
    Fronte erguida, Miruna e Genoino!
    Cabisbaixo perante o Povo e o Mundo deve estar os vorazes serviçais da Casa Grande diante da derrota esmagadora que o Povo Brasileiro lhes impôs nas urnas nas eleições deste ano.
    Força! Coragem! A batalha está recém começando.
    Recebam com respeito e carinho a solidariedade da Família Hertz.

  • Mauch

    A canalha teve a devida resposta nas urnas. Votou PT e vai votar novamente, não importando as calúnias do PIG e a perseguição política dos “ilibados” e “impolutos” serviçais da direita.

  • Bruna

    Isso mesmo Miruna!!!! Vocês são guerreiros, são fortes!!!

    Eu sei que é fácil pra mim que não tive meu pai condenado dizer essas coisas, mas esse mundo é atrasado e os bons e revolucionários sofrem mesmo, mas a recompensa virá!

    Encha seu pai de todo o amor e alegria por nós, gostaria de poder ajudá-los e acredito que lutar por uma lei de meios é a melhor forma de fazer justiça a ele.

    Deus está com vcs!

  • Miguel

    Miruna, é com um nó na garganta que mando meus desejos de que a verdadeira justiça se manifeste em breve e você e sua família, e por consequência nós brasileiros sãos, possam desfrutar do futuro pleno que merecem.

  • Reg

    Quem patrocina o linchamento de seu pai e de todos os petistas, é o PIG, não o povo.
    O povo não acredita no STF, no PIG, tampouco no Batman de araque.
    Batman de araque que não é aprovado nas redes sociais, tanto que seus mêmes produzidos pelo PIG não recebem mais os “curtir”, “compartilhar”.
    No Twitter só o PIG se manifesta, viu ontem? Só dava ele, o povo não.
    O povo não vê seu pai como bandido, é o sentimento extraído das eleições, como também do silêncio nas redes sociais.
    Muita paz para você, menina e lembre-se que o silêncio se transforma em solidariedade.
    É a sabedoria popular silenciosa, reprovando as cindenações.

  • Enoja-me assistir à cobertura que a inimiga imprensa do PT está dando a esse filme de terror, cujo ator principal é Joaquim Barbosa.
    José Genoíno tem a minha admiração, o meu respeito e os meus agradecimentos por ele ser o grande homem que é.
    Esse calvário faz parte da tragetória de lutas do herói que se fortalece, quanto mais tentam matá-lo.
    Parabéns, Genoíno!

  • Adriano Émile Zola Filho

    Eu acuso a Revista Veja de ter sido a artífice diabólica do erro judiciário
    Eu acuso o ministro Fux de ter-se mostrado cúmplice, ao menos por fraqueza de espírito, de uma das maiores injustiças do século.
    Eu acuso o ministro Joaquim Barbosa de ter tido nas suas mãos as provas certas da inocência de Genoino e Dirceu e de tê-las abafado, de se tornar culpado deste crime de lesa-humanidade com um objetivo político e para salvar a Oposição Conservadora do Brasil.
    Eu acuso os Ministros do STF de serem cúmplices do mesmo crime, um sem dúvida por razão umbilical, outro por razão poética, e os outros talvez devido a esse espírito corporativista que torna os gabinetes do STF em arcas santas, inatacáveis.
    Eu acuso o procurador Gurgel de ter liderado na imprensa, particularmente na Revista Veja e no restante do PIG, uma campanha abominável para distrair a opinião e cobrir seu erro (da acusação).
    Eu acuso enfim o Supremo Tribunal Federal de ter violado a lei ao condenar um acusado apoiado em uma peça de acusação inócua, e acuso, também, os eleitores tucanos de terem encoberto esta ilegalidade, sob ódio de classe, cometendo também o crime jurídico
    de culpar sabidamente um inocente.

    por Émile Zola , 13 de janeiro de 1898

  • JC Tavares

    Miruna, o seu pai já é um vencedor. A sua luta incansável por toda uma vida, não irá ser apagada, muito menos por quem nunca fez nada por esse nosso povo. Se no Brasil houvessem somente políticos do quilate de um Jose Genoíno, o nosso país estaria em um estágio superior, coerente e mais humano há décadas. Obrigado por vc existir.

  • Marisa

    Miruna,
    O nome Genoíno está inscrito na história brasileira como um dos heróis na luta pelo retorno à democracia e os nomes dos ministros que o condenaram injustamente, estarão relegados a um período obscurantista em que setores da elite econômica tentaram dar mais um golpe. Portanto, à luta José Genoíno!

  • malu r. pinto

    Parabéns minha filha! pela sua luta contra tudo e contra todos que estão fazendo essa injustiça com seu pai e outros inocentes, vivi na época da ditadura e sei como foi a luta do PT, hoje os que estão julgando deveriam lembrar daquela época em que os jornais saiam com páginas em branco, poque ninguém podia falar nem escrever nada. Mas a vida é assim mesmo, os que estão julgando hoje, amanhã serão serão julgados, nem que seja pela justiça DIVINA. Continue escrevendo e lutando para provar a inocência do seu papai. Bjsss… O povo está com vocês!!

    escrever nada. Mas a vida é assim mesmo, mas o que hoje estão julgando, amanhã serão julgados, nem que seja pela justiça DIVINA. Continue escrevendo, e lutando para provar a inocência do seu papai. Bjsss…

  • Euzimar Anchieta

    O que dizer? É inacreditável que um pequeno grupo se ache no direito de tripudiar , de achincalhar sobre a dignidade de pessoas que dedicaram toda a sua vida para a construção de um país melhor.
    Miruna, Genoíno e família, uma imensidão de brasileiros estão/são solidários a todos vocês
    Abraços,
    Euzimar Anchieta

  • Misael

    Miruna, tenho a dimensão exata do que passa e sente sua família, pois também tive meu pai preso pela ditadura militar e perseguições das mais variadas, hoje seu pai José Genuino é uma vítima da mídia facista e de um judiciário que faz o jogo da elite podre desse pais, ainda não temos uma Democracia plena, pois aqueles que perderam o poder central não se conformam e lutam por todos os meios para acabar com a reputação de lideres do PT e de todos aquele que se colocam no seu caminho, José Genuino e José Dirceu lutaram com risco da propria vida para que tenhamos as liberdades de hoje, e esse sistema jurídico arcaico e pautado pela mídia golpista que condena heróis nacionais ficaram marcados na história por suas decisões estapafurdias que condena sem provas, baseamos apenas no indício ou no achismo.

    FORÇA MIRUNA…FORÇA GENUINO..

  • evandro

    Guerreira, grande guerreira é o que voce é. O ditado ja diz: “Filho de peixe, peixinho é”. Eu nõ tenho mais palavras pra dizer de incentivo a voce, pois elas serão pequeninas diante da sua grandeza!

  • BACAMARTE

    Cara Miruna suas palavras me lembram um tempo onde a letra de João Bosco para o Bebado e o equilibrista na eterna voz de Elis, simbolizava a resistencia a um dos periodos mais negros da nossa história politica.
    Pensava que com Lula e Dilma no poder este cadaver insepulto da ditadura finalmente seria enterrado.
    Ledo engano.
    Genoino, assim como Dirceu e Delubio foram solenemente entregues aos caes, e aqueles que poderiam utilizar a voz como poderosa arma da democracia vigente, se omitiram covardemente.,
    Creio até que alguns destes que vc nominou em sua nota como solidarios são principais agentes deste triste ato.
    Mas estamos contigo e tenho fé que o Brasil ainda vai passar isto a limpo!
    Segura nas maos de Deus e vá!

  • vania maria

    Genoino guerreiro do povo brasileiro!!!!

  • Cachoeiras esquecidas

    Não é possível que nós, brasileiros, vamos deixar que a elite mate novamente todos aqueles que lutem para nos dar dias melhores. Já mataram Filipe dos Santos, Tiradentes, Frei Caneca , os jovens estudantes na época da Ditadura, e mais tantos outros anônimos que deram o sangue e a vida, lutando contra a exploração dos mais ricos, da dominação dos mais fortes sobre os mais fracos. Che Guevara morreu lutando pelos pobres da América, Lugo acaba de ser deposto pela elite e pelo PIG paraguaio, já deram o golpe em cima de Hugo Chavez, tentam desmoralizar Rafael Correia, Cristina Kirchner e Evo Morales. Chega! Chega de golpismo! Não podemos admitir que o sangue derramado de tantos tenha sido em vão! Nossa elite continua a mesma, perversa, cínica, maquiavélica, exploradora, manipuladora, nada mudou. Mas nós mudamos. Não somos mais manipuláveis pelas artimanhas do PIG ou dos juízes que usam seu poder para tomar o poder a qualquer preço. E nossa elite só tem poder quando o povo permite isso. Vamos começar a escrever pra Globo, Veja, STF , reclamando desta postura bastante golpista. Sem platéia, Globo , Veja, Barbosa etc nada são.

  • Henrique

    Miruna, seu pai é forte! Fracos são esses juízes que o condenaram. A história se encarregará deles, mas não só a História, também a Comissão de Justiça da OEA! Logo estarão aqui ensinanbdo a esse juízes mequetrefes do STF como se aplica a Lei; o que é caixa 2; o que é domínio do fato; que juiz que investiaga não pode julgar nem ser relator; que todos tem direito a duas instâncias; que quem acusa é quem tem de provar; que para condenar somente com provas robustas jamais provas tênues; indícios e deduções não provam, etc, etc. Foi tão escandaloso esse julgamento que fico pensando se não será totalmente anulado antes que os réus comecem a cumprir pena. Foi por demais escandaloso. Se fosse numa primeira Vara de uma cidade prá de Deu memlivre se entenderia, mas no STF? Para acontecer no STF temos de ter Juízes tendenciosos na condenação. Uma vergonha nacional essa Corte Suprema atual, me desculpe o grandioso Ministro Ricardo Lewandowski.

  • Rubens Santana

    Querida Miruna tenho visto e ouvido, com que prazer, prá não dizer sadismo, “colunista” e “repórteres” do Partido da Imprensa Golpista -PIG procuram propalar que os réus da ação 470, não terão direito a celas especiais. Esses(as) lacaios dos barões da mídia, hipócritas e mercenários, não sabem que para cada líder popular que for aprisionado, surgirão dezenas, centenas, milhares de outras lideranças para defenderem os interesses do povo brasileiro e enfrentar os hipócritas, dessa elite preconceituosa e ressentida. Esses urubus travestidos de pavão(ressalve-se esse herói verdadeiro chamado Ricardo Lewandowski) podem injustamente encarcerar as pessoas jamais as suas idéias. Coragem e fé ao seu pai e a toda sua família, parabéns pelas suas sábias palavras.

  • Paulo Silveira

    PHA, vejam como o preconceito pode fazer com os que pertencem aos que que tem o sangue “vermelho” correndo nas veias. Vejam como é nefasta ainformação de quem detém o poder da informação. Aos detentores de suposto sangue azul, quando à dúvido, o mesmo é inocente e esta imprensa hipócrita, mal(u) intencionada, faz qualquer mentira virar verdade. Agora podemos incluir também (antes só os P..P.. e P..) eram condenados (como ocorre ainda) o quarto P, o de Petista para ser julgado e antecipadamente condenado.
    É de dar nojo esta imprensa brasileira.
    Será que veremos acontecer o mesmo com o Serra e tantos outros que pertencem aos hipócritas sendo julgados pelo STF?
    Eu não acredito!

  • sEDENTO POR JUSTIÇA

    Seu pai Miruna, é e será sempre para nós brasileiros verdadeiramente democratas, cujos ideias são apenas ver um Brasil melhor, o nosso heroi ! Aos que hoje se regozijam pelo fato de ter participado ou mesmo aqueles quer malignamente tanto aplaudiram, um dia isso passará ,aí nem os vermes dos esgotos se lembrarão deles. Porém Jose Genuino , por mais mais que esteje junto de sua familia sofrendo por conta do ódio de classes, e vaidades pessoais por quem nunca seria alguém se não tivesse nomes como os de seu pai e Dirceu, com certeza ficarão na históra para sempre, não só como os injustiçados de hoje, mais pelo que replesentam para uma geração de brasileiros que como eu aprendemos a admira-los. Força !! nós ainda somo os revulucionários, que não usamos o fusil, mais sim a palavra em espaços como este do conversa afiada! Viva José Genuino, Viva Dirceu!!

  • Dias

    Essa carta é pura poesia, que certamente “Carlin do PT” jamais entenderá.
    Manda Quintana novamente para cima deles, bravo Genoíno, da brava Miruna.

    “Todos estes que aí estão
    Atravancando o meu caminho,
    Eles passarão.
    Eu passarinho!”

  • Paulo Floripa

    Miruna e familiares, contém com a minha solidariedade. E da minha família tbm.
    Força e fé.
    Abraços

  • Massuelos de S Campos

    Palavras de quem realmente está passando pelo pior momento da sua vida.Me orgulho de ser um dos que se indignam com esta farsa montada pelas grandes corporações midiáticas do nosso país.Vejo como uma vingança esta manobra monstruosa encabeçada por estes grupos que nos anos da ditadura estavam a apoiar os horrores nos calabouços, enquanto Zé Dirceu,Genoíno e outros lutavam pelo fim da ditadura.Infelizmente nosso STF foi infeliz em sua decisão, salvo um ou outro ministro daquele órgão que percebeu com mais clarividência o que de fato ocorreu…um julgamento político…Como disse um deles:se é assim,pode fechar a República! Qualquer um que saísse da superfície do que era ditado por essa midia golpista,perceberia perfeitamente o que de fato estava ocorrendo,alías, está ocorrendo ainda, que é uma bem orquestrada tentativa de minar de forma definitiva o PT do poder e seus principais nomes…. para assim abrir espaço para a volta da velha direita carcomida ao poder. Mas a voz das urnas disse não para esse “golpe disfarçado”! E deu no que deu, o partido que eles odeiam foi o que mais cresceu novamente. Mas voltando ao tema da sua carta, resta-nos continuar lutando para que a Justiça prevaleça e que sua voz, a do seu pai e de todos nós que não somos “manobrados” por essa elite midiática, rogamos a todos que não fiquem calados, que continuem a lutar dentro de suas limitações, escrevendo, reclamando,boicotando esses grupos que se escondem por trás da Justiça.Pois não nos devemos enganar que eles vão ficar por aí…Miruna, tenha fé e dê força , estimule para que ele sempre possa escrever e assim desabafar essa tremenda injustiça que foi feita.

  • silvestre barcelos

    Força, Genoíno; os brasileiros de bom senso sabem de sua luta pelo bem deste país; não deixe que este ato insano de ministros mau intencionados do STF – para mim os verdadeiros “bandidos de toga” a quem se refere a ex-presidente do CNJ – Eliana calmon – manchem sua luta; siga em frente, pois a história ainda vai fazer justiça aos injustiçados; continuemos na luta, companheiro!

  • Geremias Meira

    Querida se você topar nós iremos para Brasilia e vamos protestar em frente ao congresso ao Judiciário e quantos dias for preciso e levantaremos uma multidão de pessoas que fariam o mesmo pois sabemos que Genoíno é homem serio e por ele e alguns outros protesto ate morrer

    • Maria Lez

      Precisamos começar a fazer algo urgente!!!
      Nos organizarmos pelas redes sociais.
      Protestar contra esse absurdo julgamento ou vamos ver Lula e Dilma na cadeia muito em breve.
      Força Genoíno, aqui em Campinas tem uma família inteira que lhe dá apoio.

    • Cássio

      Apóio totalmente, chega de ficarmos acuados pelo PIG/STF.

  • Miruna, força e coragem, cabeça erguida sempre!!
    Seu pai, meu amigo e companheiro de muitas jornadas aí em São Paulo, sempre lutou e deverá continuar lutando por Democracia, Justiça Social e o verdadeiro exercício da Justiça. A luta contínua e me coloco a disposição de seu pai e sua família!! Conte Comigo!1
    Jorge Rosado – Curitiba/PR

  • cida

    Só choro nesse momento ! Que Deus dê a toda família a força necessária para superar toda essa dor fruto de tão garnde injustiça

  • flaino...

    MIRUNA GENOINO, muita vez, recorro à versificação, e, com o auxílio das palavras procuro suavizar minhas intermináveis angústias.
    Não tenho como comunicar-me com a tua família, exceto em emoção, então, abaixo segue o que sinto.

    Punidor.
    Douto? Excelência: vênia!
    É o sentimento angustiado
    É o senso insaciado,
    Que o ser cidadão condena!

    Dizem: “tudo vale a pena”;
    Não suporto o concordar!
    Tu, Justiça, tão pequena;
    Em não ver alma a chorar!

    Conluio! O que perseveras?
    Abraças somente os teus?
    Ora, excelência, deveras!
    Crês enxergar mais que Deus?

  • Sérgio José de Andrade

    Miruna, seu pai está na história do Brasil pela luta contra a Ditadura, pela criação de um partido político que emancipou milhões de brasilieros que estavam na extrema pobreza. Ele está no coração de quem não se deixou manipular pela imprensa golpista. O STJ errou, pois condenou seu pai e o Dirceu pelo “Domínio do Fato” algo tão subjetivo que envergonha a postura do que deveria ser a corte maior do país. Isto pode ser usado contra qualquer um, a lei neste caso careceu de objetividade e se todo juiz for julgar na subjetividade o risco de errar é muito maior do que o de acertar. Muitos infelismente acham que todos políticos não prestam, por ler e ouvir isto cotidianamente nos jornais, rádios e tv…mas seu pai foi, é e será sempre um grande político que serviu ao seu povo. Cabeça erguida, o tempo não para e os sonhos que ele ajudou a plantar, justiça e igualdade de direitos sociais, são eternos. Um abraço.

  • Devarte Tonini

    Miruna vc deve ser candidata a deputada federal nas proximas eleições vai ter meu voto e um trabalho intenso de minha parte pela sua candidatura….Miruna deputada federal…

    • Gilmar Lula da Silva

      Apoio sua candidatura também. Estão calando por certo tempo a voz do pai. MAS VIRÁ A VOZ DA FILHA E A VOZ DA DEMOCRACIA GRITARÁ BEM ALTO : “JAMAIS NOS CALARÃO POIS SOMOS A VOZ DA LIBERDADE E DA CORAGEM”. Neste curral em que vivem esses falsos juristas o esterco predomina.

    • ze eduardo

      Quero Fazer CAMPANHA, Sou filiado no PT e vice-presidente do diretório da minha cidade. Vamos a LUTA.

  • Elisa

    Não calarão a sua voz, Genoino! Muita força e serenidade!!!

  • Antônio

    O ministro Ayres Britto disse, no seu discurso de despedida da presidência da corte, que o STF e seus pares são os guardiões da Constituição. Mas como ele pode dizer isso se na sua gestão do STF foi cometdio o maior absurdo jurídico que se tem notícia no Brasil? Data vênia! A condenação sem provas e a invenção “a brasileira” do “tal domínio do fato”. Aposentar-se com tal discurso e com tal tranquilidade é de deixar pasmo qualquer cidadão de bem.

    • ana amelia

      E ainda dizer com a mais tranquilidade que no julgamento em questão não houve açodamento , tudo foi feito normalmente , como deveria ser.
      Esquece-se o ministro de quantas sessões extras houve para que tudo ficasse pronto antes das eleições? De quantos votos foram resumidíssimos para que não alterassem o cronograma? De quantas vezes Carmem Lucia e Marco Aurélio sairam antes que a sessão acabasse, por conta de outro trabalho no TSE, muito mais importante dadas as eleições? De quantas vezes vimos ministros dormindo de cansaço , tal a furia de se terminar logo o julamento?
      Oxalá tudo isso traga uma benesse: daqui pra diante todos os julgamentos serão a tempo e a hora. não haverá mais esperas de 12 anos como o mensalão dos tucanos …

  • pretextato

    Miruna, aqui segue o meu abraço emocionado ao seu pai. Sou um modesto conterrâneo do José Genoíno e agora derramo minhas lágrimas ao imaginar que os seus familiares daí de São Paulo estão sofrendo. Aqui em Quixeramobim todos os seus parentes com certeza estão passando pelo mesmo drama, o mesmo sofrimento. Vamos pedir a Deus que todos superem esse sofrimento, essa injustiça contra o José Genoíno, seu pai.

  • Antonio Lyra

    Miruna, me solidarizo com você e seu pai. Seu pai só está sofrendo este injustiça por ser do PT. Caso tivesse mudando de partido, hoje a sua família não estaria passado por tanto sofrimento. Cabeça erguida, a maioria dos brasileiros estão ao lado do seu pai. Sei que isto não consola, mas ajuda neste momento.

  • Eliana/ Juiz de Fora/MG

    Miruna,
    Minha solidariedade ao grande homem Genuino.
    Porém ,precisamos fazer mais.
    Um ato político de masssas, com o objetivo de denunciarmos este julgamento injusto e politiqueiro .
    O próprio Roxin ,desautorizou este STF mediático e de Exceção.
    Temos que ir á luta de fato.
    Protestar, Protestar, Protestar.
    É só o PT e o Lula convocar, e o povo irá para a rua.
    Abraços!
    Força!
    A luta continua!

  • É vergonhoso morar num país onde são criados tribunais de exceção que se prestam à perseguição política pela minoria inconformada com os resultados das eleições.

    • Aristides B. Novaes

      C. Paoliello, seu comentário é oportuno e correto. Apenas faço um parecer quanto a não se tratar apenas de eleição, mas sim, a de não admitir que o povo sofrido e honesto desse país tenha mais dignidade, pois vem adquirindo os bens antes impossível. Me lembro bem que o FHC fazia propaganda de que o salario mínimo chegaria a cem dólares, o que equivale hoje a pouco mais de R$ 200,00/mês. É essa melhora na classe mais pobre que vem desnorteando a elite, a grande mídia conservadora. O PT é governo, está com a caneta na mão através da presidenta e é o grande vencedor das eleições municipais, por isso, vivenciamos a vitória do Genoíno e outros que, mesmo condenados, são os grandes vitoriosos neste jogo sujo que lhes impuseram.
      Esperamos reações mais contundentes por parte dos políticos que se acovardam e não mostram a cara!

  • Arnaldo Costa

    Perdi o post que estava escrevendo mais, rascunhado, é mais ou menos isso:

    Venho prestar também minha sincera solidariedade e demonstrar meu sentimento de profunda indignação pela presepada que se tornou esse julgamento. Tenho certeza que a maioria da sociedade sente o mesmo. Os que comemoram as sentenças, os Home Simpsons da mídia, fazem isso por ignorância ou desconhecimento ou mesmo por compactuarem com os grandes corruptos de nosso país. Como Tiradentes e outros que lutaram pela nossa sociedade, seu pai e alguns outros agora pagam por estarem do lado do povo, do lado da igualdade e da fraternidade. O grande egoísmo e individualismo de alguns, aliados à ganância e à perversidade, ocasionam essas injustiças. Existe um grupo de mafiosos tentando inverter a história do nosso país. Mas nós que acompanhamos os eventos há mais tempo, sabemos separar claramente os heróis dos grandes mentecaptos da nação, hoje abrigados na coligação demotucana e sendo paparicados por essa mesma imprensa que os condenam. Um abraço e continue com força e equilíbrio para conduzir mais essa perseguição que está sofrendo.

  • Ângelo

    Miruna, seu pai sairá dessa, certamente bem mais fortalecido porque Deus não desampara as pessoas e nem julga por “domínio do fato” e ele mais que ninguém sabe que seu pai não merece isso. Apesar de só conhece-lo pela TV, sempre o adimirei pelos seus feitos na política Nacional. Deus vai ajudar vcs sairem dessa… muita fé e saibam que a minha torcida é a mesma de todos que desaprovam esse jutgamento “politiqueiro”. um abraço e que Deus ajude vcs a suportarem tudo isso. Antõnio Ângelo – Araripe – Ce.

  • Motta

    Menina,a muito tempo venho acompanhando o lixamento midiático contra seu pai e demais membros do partido que foram acusados (injustamente) deste suposto esquema,sei que pela historia de luta dele pela democracia,jamais cometeria tais atos e seria incapaz de qualquer coisa que manchasse sua luta.
    Estamos com ele,no pensamento,na militância e principalmente na luta para que esta injustiça não fique sem resposta.
    Para você e sua família recebam o meu abraço e de minha família(tenho uma filha + ou – da sua idade e sei o quanto ela sofreria se fosse eu nesta situação.
    QUE DEUS ILUMINE A TODOS VOCÊS.

  • vania da rosa

    cheguei às lágrimas. quanto honra, quanto caráter desta filha em defesa do pai e família. parabéns José Genoíno, as pessoas de fibra são as que caem de pé; têm força moral para vencer todos os canalhas pela frente! eis um HOMEM!
    os medíocres, os imbecis, os zumbis globais vão se diminundo a cada dia mais como homens.
    obrigado, Genoíno, por me dar esperança no ser humano.

  • Neco

    Conte com com meus votos em 2014, 2018… quando for…

  • Juvenal

    Este assunto (“mensalões”, privatarias, etc. e tal) está apenas começando.
    Ainda vai passar muita, e bota muita nisso, água debaixo da ponte.
    O BRASIL precisa passar a limpo tudo isto, por uma questão de sobrevivência como Nação Independente.

  • luiz celso

    Oi Miruna. Como se comparar uma vida de luta, inclusive para preservar o STF a palavras de jornalistas que espumam, exalando o mau cheiro do odio fetido, ou com elucubraçoes de Doutos Juizes que vem a publico defender o golpe militar que colocou de joelhos a Justiça neste pais? Volto a registrar, como cidadão a ponta de inveja que tenho de seu pai e trocaria de pronto a condição de “prisioneiro” com ele. Mas a minha biografia?… não se compara. Os Doutos não aceitariam. O que eles querem, nos sabemos. Bata no peito, “ORGULHO”, pense neles “VERGONHA”. Voce(s) não esta sozinha. Sou apenas um pai de familia (não filiado a nenhum partido). Só isso.

  • teo

    gentee isso é revoltante! é um golpe escancarado e o mais revoltante é o silencio do PT e aliados, que fica com medo dessa midia que esta lhe engolindo aos poucos e o proximo alvo do golpe é Lula pode escrever 2013 sera o ano de caça ao operario!! o partido precisa tomar atitude e organizar uma frente ampla das esquerdas com artistas, intelectuias, cut mst, une e etc e contra golpear essa mafia que se tornou a midia com o judiciario! sera que so o collor e o requião tem colhoes pra isso??? nos militantes e simpatizantes estamos prontos pra ajudar nessa empreitada. abre um processo contra o gurgel, cria uma cpi de furnas, seja dura na cpi do cahoeira. alem disso tem a farra das ambulancias do serra, tem o paulo preto. porra temos munição de montao so precisam de coragem e atitude. chega de frouxidão PT estamos aqui pra ajudar a conter esse golpe paraguaio porem alguem tem que liderar esse processo!! acordaaaaaaaaaaaa PT #ficoputo

    • joao neto

      Teo, é isso aí. O PT não pode se encolher diante de tão absurda condenação. Por que o valerioduto tucano não sai? O processo está nas mãos do Barbosa, o relator casca grossa.

  • ilma carvalho

    Miruna, mandei mensagem apos sua carta anterior n\sei se recebeu.Novamente me solidarizo c\vocês indignada por toda essa injustiça. Desde o primeiro mandato de Lula, eu peço a Deus p\todos aqueles q\ participaram das mudanças no Brasil. Tanto Lula ,qto J. Dirceu e J. genoíno estão todos os dias em minhas orações. Creio q\Deus há de ouvi-las e dará força, saúde e sabedoria a todos voces. Aguardem c\fé! Vejam q\já aparecem luzes ao final do túnel! Estou fazendo tudo q\me é possível, porém gostaria de fazer mais. Peço p\favor q\entre em contato comigo p\me dizer como poderei mandar um livro q\será muito útil nesse momento. Deus ilumine a todos !

  • Manoel R.Mello Jr

    Prezada Miruna,
    O seu comentario é irretocável, sobre a situação de seu Pai,conte com nosso apoio nessa Luta.A Verdade e a Justiça há de Prevalecer sobre estes desmandos da Midia e de Nossa Justiça.

  • É Lamentavel, este S T F,que vergonha para o pais?ABRA OS OLHOS POVO.

  • Ademir

    Cara Miruna, todos nos brasileiros que conhecemos a historia de lutas de teu pai, Jose Genuino, seu carater, sua retidão na luta politica, o grande BRASILEIRO que ele é, estamos todos indignados com este julgamento e a pena imposta sem no mínimo haver uma prova se quer que aponte envolvimento com qualquer ato ilícito.

  • WílSON BARRETO

    Neste momento solidarizo-me com a dor da família Genoíno e, desejo, que essa farsa seja devidamente esclarecida.

  • Marcos Rousseff Lula da Silva

    Parabéns Miruna Genoino, vc, com certeza, honra, e muito, seu Pai !!!!

  • simonebh

    Ao Genuíno, à Miruna e a todos os familiares, minha admiração, meu respeito e minha solidariedade.
    Simone

  • sergio mario

    Miruna, o nome do teu pai está escrito na história da democracia no Brasil. Os nomes dos ministros que o condenaram jamais serão registrados nessa mesma história e, na verdade, passarão ao esquecimento sem nenhuma glória.

  • flaino...

    Pai de Duda, morto, “em confronto com a policia”. Vencido: medo!
    A imprensa noticiou: “pai de Duda, morto “em confronto” com a policia, pretende não procurar por Justiça porque tem medo.”
    O Estado de direito, as instituições, a democracia, após esse depoimento do pai de Duda, deveriam refletir, e, após longa reflexão, pegarem os seus chapéus e darem o fora.
    O depoimento merece a excelência duma reflexão mundial sobre os direitos humanos.
    A que situação nos encontramos: um cidadão com medo da justiça?
    ” O direito não socorre quem dorme?”
    Senhores mandatários da República do Brasil: que vergonha!
    Senhor, pai de Duda, compreendo-o e contigo choro!

  • Levy Santos

    Toda vêz que leio algum texto desta menina, a cada frase escrita por ela, é inevitável…as lágrimas descem. Estou com os petistas covarde e ardilosamente acusados e julgados, até o fim.

  • paulo pavaneli

    Sua carta é comovente e verdadeira. Também tenho a certeza de que José Genoíno não merecia tal injustiça. Lembro Darcy Ribeiro, que se estivesse aqui, estaria também indignado, repetindo, em homenagem a Genoíno, que não trocaria suas derrotas por nenhuma vitória de seus algozes.

  • Piragibe Silva Borges

    Nesse momento, em que estamos catatônicos a observar uma reinterpretação de valores morais, sociais e legais, saiba, querida Miruna, que os valores pelos quais tantas pessoas pereceram, tantas pessoas foram torturadas, estão a clamar no seio de toda nossa nação por um rasgo de serenidade, de verdadeira justiça. Mesmo oposicionistas ideológicos dotados de caráter estão indignados com o que ocorre. A Constituição, as leis, não estão aí para serem “reinterpretadas”. A ordem de uma nação advém da confiança em sua Constituição e em suas leis. Indivíduos dotados de um poder político cuja missão é preservar as leis de nosso país estão a nos inclinar perigosamente para a anarquia, para o salve-se quem puder. Lembremo-nos de um assessor presidencial do tempo do AI-5 que disse, mais ou menos, que sua preocupação não era para a efetividade do Ato Institucional para o fim a que se destinava, mas preocupava-se sobremaneira quando o AI começasse a ser utilizado pelo guarda de trânsito. É isso querida Miruna, estão a justiciar petistas pelo sucesso estrondoso, mundial, da administração do PT. Enquanto isso ignoram o(s) financiador(es) do caixa 2; ignoram a privataria, ignoram a CC5; ignoram a compra de votos de um congresso inteiro para a aprovação do instituto da reeleição; ignoram a mesada constante e continuada para comprar votos e aprovar projetos de seus interesses no governo FFHHCC(não seria essa a definição de mensalão?). Clamemos por um rasgo de serenidade: Política é política, justiça é justiça.

  • paula-mg

    Após ler um desabafo tão profundo, um protesto tão justo, só me resta dizer que, no momento da condenação do Genoino, eu assistia à Sessão Plenária e não tive essa emoção tão angustiada que a Miruna expõe. Eu senti raiva…

  • Solange

    Realmente emocionante sua carta!
    Não é uma carta sofrida e submissa, pelo contrário é uma carta com muita garra e vigor. Estamos muito indignados não só pelo seu papai, mas pelos seus companheiros que igual a ele, sempre pensaram num Brasil livre, e hoje pagam um preço alto por ousarem querer isto para os Brasileiros.
    Os Ministros do STF fizeram uma injustiça gritante neste julgamento e abriram precedentes altamente nocivos à todos cidadãos e cidadães neste País. Espero e tenho certeza disso que colherão o que estão plantando. Não estou lhes desejando mal, eles mesmo estão fazendo isso a si próprios.
    Tenha fé que esse pesadelo irá terminar, nem os sofrimentos físicos fizeram seu pai desistir, de cabeça erguida continuou e continuará sempre.
    Que Deus abençoe você e sua família.

  • mercia vasconcelos

    Caríssima Miruna,

    Vocês não estão sós!

    Grande abraço à toda família.

    Mércia, cruzeirense de BH

  • ANTONIO CARLOS MARTINS

    Miruna para deputada federal em 2014!!!! cade as provas?????I!!!!

  • J Ferreira

    Prezada Miruna Genoino, Teu pai mesmo atras de centenas de grades é um homem mais livre do que aqueles que o condenaram. Quem condenou seu pai, são uns pobres coitados presos pela necessidade de aparecer. Preso pelo próprio egoismo. Preso pela estupidez de condenar para aparecer nos meios de comunicações.
    Genoino, estamos contigo.

    • Wilson D.Resende

      Miruna, imagino sua angustia! Pois a cada leitura que faço na midia fico revoltado com tanta impotencia de nossa parte! Quero crer que o PT, o Lula (com toda sua sapiencia) e a Dilma estejam aguardando a hora certa pra agir. Nao sou filiado ao PT, faço do meu voto uma micelania(voto nas pessoas nao em partidos-Pelo carater), mas diante desse fogo da Midia e do STF cada dia me simpatizo com o PT. Se estao atacando tanto este partido , querendo dizimalo é pq esta incomodando a Elite.
      J.Ferreira, faço minhas as tuas palavras. Tb penso assim.

  • Alexandre Lopes

    Prezada,
    Receba o afeto e carinho meu e da minha família. Sou de Cabo Frio, RJ.
    Mas sempre fui um admirador do seu pai. Grande Guerreiro, que tanto lutou pela democracia e contra os canalhas da ditadura. O mesmo STF que anistiou os assassinos da Ditadura, agora injustamente apena o seu pai que tanto lutou pelo Brasil que hoje podemos viver.

  • PEDRO HOLANDA

    Menina. sou um moço-velho de 57 anos e onde nasci vi a palha da cana entrando pela janela das casas destinadas aos moradores/camponeses desde meu querido Nordeste, aqui em Pernambuco a luta foi braba, mas, vencemos.
    Hoje, vejo um dos lutadores, teu pai e outro não menos lutador Zé Dirceu ser condenado SEM PROVAS por um Tribunal que não teve a responsabilidade que deveria ter. Não os conheço pessoalmente, mais saiba que aqui tem um cidadão envergonhado com esta decisão . Força e vamos a luta!!!
    Pedro Holanda

  • Tatiana

    Seu pai é um homem honrado e digno que faz parte da história e do coração do Brasil.

  • Ana Gomes de Sales Pires

    Se a justiça dos homens ñ foi capaz de ser feita por interesses os mais diferentes possíveis, a divina ñ falhará e vcs, certamente, encontrarão a justiça e a paz.

  • Zeza Lima

    Minha, nossa e de todos que amam seu pai,Miruna conte também com
    meu apoio ,em quantas campanhas,e plenárias estive bem próxima de
    seu pai.Estou no aguardo de um levante em prol de todos que estão
    sendo massacrados por um STF que pessoas íntegras não reconhecem.

  • cezar

    Episódio nefasto e vergonhoso da história deste país, esse “julgamento”. Mas serviu, tenho certeza, para que seu pai te conhecesse melhor e te admirasse mais ainda, Miruna.

  • VLO

    Minha total solidariedade a Miruna e a toda a família Genoíno. Excelente texto. Muitos sabem que esse julgamento foi político e orquestrado pela mídia piguenta.

  • Somente uma palavra: APLAUSOS para você Genoíno, corajoso, guerreiro de muitas lutas e vitórias, não é essa condenação que vai tirar o teu brio, manchar a tua história. Aplausos, também, para Miruna pelo seu amor grandioso pelo seu pai herói, e hoje, herói de toda uma nação.
    Que Deus os console e dê forças para suportar toda essa injustiça.

  • Marinheiro de 1a Viagem

    Miruna,

    Minha solidariedade à você, seu pai, sua família. Contem comigo para o auxílio de que necessitem. Passaremos por mais esta rumo ao futuro melhor.

    Abc,

  • gilberto

    Prezada filha de José Jenoino, lembre-se que infelismente Tiradentes Hoje heroi precisou morrer para ser reconhecido.

    Tenha certeza que José Jenoino já é um heroi nacioanal, martir que será lembrado por muitos seculos e seculos.

    Os Silverio dos Reis, hoje festejados, serão esquecidos.

  • O VISIONÁRIO

    Miruna fique tranquila que o capitão do mato e os capatazes dos barões, se encontrarão com seus pífios destinos como todos os outros medíocres.
    Eles virão aqui pra fora onde o mundo acontece de verdade e o nosso povo irá mostrar o que acha deles.

  • Receba deste senhor, médico de 66anos bem vividos com a humildade de simples mortal que sou a minha mais inteira confiança em senhor seu pai.
    Se você me permitir estendo a mesmíssima confiança em José Dirceu.
    Eu sei que quando exponho minha idéias , sem nunca usar pseudônimo, eu perco uma série de pseudoamigos que deixam de ser meus pacientes.
    A estes desejo muita saúde , mas nunca vou poder olhar no espelho se não disser a verdade dos fatos.

  • Silva/Pernambuco

    Tô contigo e não abro, parabéns Miruna, o Genoino já passou por coisas piores, não é um STF midiático que vai calar a sua voz.

  • Wladimir

    O que dizer à Miruna depois desse desabafo contra tamanha injustiça cometida contra seu pai?!? As palavras nos faltam; somente podemos dizer a ela e ao guerreiro José Genoíno: Força companheiro, pois a honra e a dignidade não existe quem nos possa tirar! Neste momento me vem à mente palavras do ilustre Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

  • Jorge Rodrigues

    Genoíno e Zé Dirceu, sem sobra de dúvida, não são réus de crimes comuns, mas perseguidos políticos.
    Podem até entregarem seus passaportes, mas tem legitimidade para requererem a qualquer nação democrática o necessário asilo político e, assim, além de terem a oportunidade de provar sua inocência, poderão expor as vísceras do verdadeiro crime que está ocorrendo no Brasil, ou seja, um golpe de estado a conta gotas, cujo único objetivo é levar ao poder aquele que o sufrágio popular não referenda.

    • Achei pífia a nota do Presidente Nacional do PT prestando solidariedade ao Zé Dirceu, Genuíno e ao Delubio. Ora, se não houve dinheiro público e compra de votos para aprovar as reformas como afirma o Presidente do PT, Não seria este o momento de se fazer um movimento Nacional pela exceção da verdade para que tudo seja esclarecido?

  • sergio a b

    Miruna, tenho como certo que Genoino jamais será vencido. Receio não poder dizer o mesmo de todos os brasileiros. Fomos atingidos, e nem todos entendem o por que.A dor inexplicável, sem razão, sem motivo é maior.

  • Michell

    Emocionado e às lágrimas, mas dignificado com a história de luta desse GENOÍNO nordestino, homem honrado e de luta que glorifica a história do Brasil. À luta companheiro, esta é a marca da tua vida, a nós, somente resta agradecer por termos sido contemporâneos de um BRAVO BRASILEIRO.

    OBRIGADO GENOÍNO, QUE DEUS E AFORÇA DOS JUSTOS SEMPRE ESTEJAM COM VOCÊ.

    VIVA O POVO, VIVA O POVO BRASILEIRO!

  • Maria de Fátima

    Parabéns filha!

  • Zé de Boituva

    Genuino foi punido por ser do PT e ser Homem de bom carater.
    “O Tempo é o Senhor da Razão”.

  • valdir mg

    Não sou ninguém.
    Sou um simples cidadão brasileiro.
    Mas pode ter certeza, Miruna, estou do lado de seu pai. Do lado de José Dirceu. Do lado de Lula. Do lado de Dilma. Do lado daqueles que querem um Brasil mais igual, mais justo, mais democrático.
    O PIG jamais vai me enganar.
    As decisões do STF não me convencem.
    De todo este politico e global julgamento do dito mensalão, tirei uma única frase: a do Ministro Revisor Doutor Lewandowski:
    Prestem atenção senhores Ministros, nós não temos provas, nos autos, para condenar ninguém. Por isto firmo o meu voto pele absolvição.

  • Socorro Cavalcante Martins

    Miruna, estou indignada por ver o STF julgar essa ação tão diferente de outras matérias e mesmo de outros “mensalões”. Mas seu Pai vai vencer mais essa tortura e todos nós, seus admiradores vamos ajudá-lo, seja em orações, ou em atitudes mais concretas. Vc é uma guerreira, como foi seu pai e isso deve ter sido muito importante para ele!!

  • Kleiner Michiles

    Força querida Miruna! Queria dizer que admiro muito sua atitude guerreira destemida e filha muito honrada . Pode ter certeza que que tudo isso passará mais rápido do que você imagina e que de alguma forma se fará justiça ao seu pai. Acredite nisso! E não sei se você acredita em Deus mas, lembre-se que alguém que não tinha pecado algum um dia também padeceu na cruz para dar salvação a todos aqueles que cressem no seu sacrifício! Um grande abraço, muita força e tudo de bom!!

  • renato

    Sinta-se honrada por seu pai!
    Porque seu pai com certeza de quem o é
    sente-se HONRADO por ter amigos, familia
    desconhecidos e acima de tudo uma grande
    filha.
    Parabens, e para acalentar o seu coração:
    “Só o Senhor conheçe seus caminhos!!”
    O que posso pedir é que ele abençoe o seu!
    No mais, como meros espectadores da vida
    afirmamos que estamos atentos! Você entende!

  • Leleco

    ” …Na verdade, somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas isso não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que venceram nessas batalhas”. Darcy Ribeiro.
    No mais , é manter a mente quieta , a espinha ereta e o coração tranquilo.

  • ozz

    Após ter lido Compartilho e repasso

  • MariaC

    Miruna, menina, eu li você viu, segunda vez, aprendi muito. Grata.

  • Leonardo

    Torno a repetir: Me parece que Dilma quer se credenciar a nova cara da Direita. Uma cara mais, digamos, “humana”. Como se isso fosse possível, levando-se em consideração que a Direita é perversa, excludente, maquiavélica, golpista, escravocrata.

    Dilma se cala; não faz uma ley de medios, sequer convoca rede nacional de radio e tv para denunciar as mentiras do pig ao seu (nosso) governo; acha que controle remoto (e não a consciência crítica) é a forma de escolher o canal de tv – concessão pública! -; se afasta dos movimentos sociais, etc.

    Acho que ela e Lula não caminham junto por muito mais tempo. Estará, em breve, recebendo aplausos da direita que irá golpeá-la. Pelo jeito, ela adorou a tortura.

  • flavio lula da silva

    Miruna, prenderão seu pai, e Zé Dirceu, mas não conseguirão colocar grilhões nos seus ideais de liberdade, democracia e justiça social.
    Depois de Zé Genoíno virão Mirunas, o filho do Zé Dirceu, e outros da mesma cepa……………a luta continua.
    Muita força…………a verdade triunfará.

  • Ele sempre terá o meu respeito, pois quando eu ainda era um bebezinho lá em Baturité, no interior do Ceará. Ele com a força e a fé, que é natural da juventude. Enfrentavas os homens que não gostavam do diálogo, pois não amavam a democracia.

    Nunca me iludi com o discurso falso e vazio da burguésia, sempre acreditei ser possível um mundo onde realmente importante e especial são as pessoas e não as coisas.

    Assis Barros.

  • Maria Helena

    Eu diria mais: meros indícios nunca poderão ser suficientes para destruir a vida de um ser humano.

Deixe seu comentário

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Conversa Afiada."

  •