Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2012 / 09 / 14 / Lula já ganhou a eleição. Com o fim de Cerra/FHC

Lula já ganhou a eleição. Com o fim de Cerra/FHC

O PiG (*) passa a se debater com a dúvida cruel: quem apoiar contra a Dilma em 2014?
publicado 14/09/2012
Comments

 

 


Saiu no Globo:

Análise de especialista: ‘Eleição 2012: prévia para 2014?’


De Marcus Figueiredo
Professor e pesquisador do Iesp/Uerj

“As eleições municipais sempre são referidas como prévias para a eleição presidencial que se aproxima, notadamente nas capitais. Dentre estas destaca-se o desempenho dos partidos no Triângulo das Bermudas: São Paulo, Rio e Belo Horizonte, tanto pelos respectivos pesos políticos quanto eleitorais.

A 15 dias das eleições, as prévias de intenções de voto projetam a quebra do duopólio PSDB-PT. Mais do que isso, a fragmentação: o retorno da direita populista, de caráter janista-malufista, com Celso Russomanno em São Paulo; a consolidação do velho PMDB autêntico-pragmático, com Eduardo Paes, em dobradinha com Sérgio Cabral, finalmente agora em aliança preferencial com o PT carioca e nacional; em Belo Horizonte, a notável aliança de tucanos, petistas e socialistas, vitoriosos em 2008, não resistiu ao vislumbre do sucesso petista em 2014.

Uma coisa já está certa. O PSDB paulista não será mais o mesmo. A queda de Serra, projetando a sua derrota eleitoral, e o crescimento de Haddad, com sua provável ida para o segundo turno, abre uma avenida para Dilma, bem pavimentada. Se a intenção de Lula era partir a espinha do tucanato paulistano, ele já conseguiu, com, pasmem, a ajuda do próprio Serra. Ele, hoje, é protagonista de um fenômeno eleitoral inusitado: é o primeiro governante que padece de “desgaste de material” sem ter cumprido seus mandatos! Talvez, exatamente por isso.

(…)

Este cenário político-eleitoral no Triângulo das Bermudas nos deixa numa situação inteiramente nova: com esvaziamento político dos tucanos paulistas, a ascensão de Aécio, o bom governo de Dilma e as reservas estratégicas do PMDB e do PSB, o embate PSDB-PT possivelmente persistirá, mas teremos uma mudança drástica no eixo político do país, onde o tucanato paulista estará fora.

Se este é o desejo, escondido, de Lula, creio que ele está a caminho.”

Navalha

Este ansioso blog sempre sustentou que o Padim Pade Cerra é o Jim Jones do PSDB de São Paulo.

Da mesma forma, o ansioso blog sempre sustentou que, não fosse o PiG (*), o PSDB de São Paulo não passava de Resende/Pinheirinho.

Com o deslocamento do eixo tucano para Minas – onde Dilma ganhou a eleição em 2010 – a elite de São Paulo (por definição, separatista) fica, provisoriamente, sem rumo – como o Cerra.

Este ansioso blog sempre sustentou que o Nunca Dantes tinha um plano estratégico secreto – o “desejo escondido”, como observa o professor Figueiredo.

Retirar o centro do jogo político do Brasil de São Paulo.

Assim como os oito anos de Governo Cerra/FHC foram uma tentativa de São Paulo ocupar o Brasil, já que não era possível São Paulo separar-se do Brasil, o “plano secreto” do Nunca Dantes foi tirar São Paulo do centro.

Devolver São Paulo ao que sempre foi, no jogo político: uma província.

Conclui-se que, com a vitória do Nunca Dantes e da Dilma nas eleições de 2014, o PiG passa a se debater com a dúvida cruel: quem apoiar contra a Dilma ?

Luciano Hulk ou Aécio Never ?

 



Em tempo: como se sabe, o Eduardo Campos vem a São Paulo dar apoio a Haddad. E o Eduardo Campos já disse 985 vezes, como dirá agora, de novo, que está com a Dilma em 2014, apesar de o PiG (*) insistir em separá-los. Clique aqui para ler !


Paulo Henrique Amorim


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Conteúdo relacionado
Por que Campos quer reeleger a Dilma