Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2012 / 02 / 09 / O plano secreto de Lula/Dilma: a Transnordestina

O plano secreto de Lula/Dilma: a Transnordestina

Qual o plano secreto da dupla Lula/Dilma ?
publicado 09/02/2012
Comments

 

 

Saiu no Blog do Planalto:

Transnordestina será caminho de desenvolvimento, diz presidenta em visita às obras

Na visita às obras de construção da Ferrovia Transnordestina, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (9), na cidade de Parnamirim (PE), que o governo federal vai trabalhar para que o empreendimento seja feito sem interrupções. Os prazos, disse, devem ser cumpridos para que a Transnordestina esteja concluída em 2014. Para isso, governo e empresas privadas terão uma reunião para avaliar o andamento das obras.

Vamos acertar os nossos parafusos para que haja uma solução mais rápida, porque ela é de imenso interesse para a região. A Transnodestina funciona como um caminho de desenvolvimento. Onde tem ferrovia tem transporte acessível e barato, afirmou a presidenta em entrevista coletiva.

Além disso, segundo Dilma Rousseff, a Transnordestina vai impactar o transporte de grãos e minérios.

Queremos garantir que o interior do Brasil se ligue aos portos. Isso significa maior capacidade de comercializar a produção e explorar o potencial da região.

 

 

Navalha

Qual o plano secreto da dupla Lula/Dilma ?

Acelerar o desenvolvimento fora do eixo Vargas-JK: o Sudeste e o Sul.

Dar músculo ao Nordeste e ao Norte.

Três ferrovias são centrais nesse plano.

Como diz a Presidenta, a Norte-Sul (que São Paulo boicotou no Governo Sarney) cortará o Brasil de "ponta a ponta".

Ela se ligará, lá em cima, à Transnordestina, que sai de Eliseu Martins no Piaui, vai até Salgueiro em Pernambuco.

De Salgueiro, ela sobe em direção ao Norte, até Pecém, no Ceará.

E segue em frente em direção a Suape, em Pernambuco.

Estuda-se um ramal até Natal, ou melhor, até o grande aeroporto de São Gonçalo do Amarante, um gigantesco hub de carga, o ponto mais próximo do Brasil da África e de Miami.

Mais ao Sul, paralela à Transnordestina, correrá a Ferrovia Leste-Oeste, na Bahia.

Ela sai de Ilhéus, no litoral, vai para dentro a Luis Eduardo Magalhães e Caitité, no Oeste da Bahia.

Se o Ministerio dos Transportes tivesse um mínimo de imaginação, chamava essa Leste-Oeste de "Ferrovia da Gabriela", com um ponto terminal no Bar Vesúvio, em Ilhéus ...

A Presidenta prometeu concluir a Transnordestina em 2014.

Vai ficar de olho com o rigor que anunciou aos empreiteiros da transposição do rio São Francisco.

Quando os tucanos de São Paulo abrirem os olhos, o trem da Dilma já terá passado.

(Por falar em tucanos de São Paulo, os únicos que dão bola ao PiG (*), veja que os brasileiros nunca estiveram tão confiantes)

Paulo Henrique Amorim

 

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.