Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2011 / 11 / 28 / Dilma e BRICs a Obama: não meta a mão no Irã

Dilma e BRICs a Obama: não meta a mão no Irã

Para os que achavam que a política externa da Dilma ia refazer ao Nunca Dantes/Celso Amorim ...
publicado 28/11/2011
Comments

 

O Conversa Afiada recebeu o seguinte e-mail do amigo navegante Otávio:

É impressionante o boicote da nossa imprensa a esse documento:

http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/comunicado-conjunto-por-ocasiao-da-reuniao-de-vice-ministros-de-relacoes-exteriores-do-brics-sobre-a-situacao-no-oriente-medio-e-no-norte-da-africa-2013-moscou-24-de-novembro-de-2011

BRICs bloqueiam americanos no Oriente Médio


25/11/2011, MK Bhadrakumar, Indian Punchline


http://blogs.rediff.com/mkbhadrakumar/2011/11/25/brics-blocks-the-us-on-middle-east/


Traduzido, em parte, pelo Coletivo Vila Vudu


A reunião dos vice-ministros de Relações Exteriores dos países BRICS em Moscou, ontem, sobre a situação no Oriente Médio e Norte da África é evento de grande importância, como se vê pelo Comunicado Conjunto. Os principais elementos do Comunicado são:


a) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) assumiram posição comum sobre o que hoje se conhece como “Primavera Árabe”. O foco deve ser diálogo nacional pacífico; nada justifica qualquer tipo de intervenção estrangeira; o papel central nas decisões compete ao Conselho de Segurança da ONU.


b) Os BRICS adotaram posição comum sobre a Síria. A frase chave do Comunicado é “Fica excluída qualquer tipo de interferência externa nos assuntos da Síria, que não esteja conforme o que determina a Carta das Nações Unidas.”


c) Os BRICS exigiram “revisão completa” para avaliar a adequação [orig. appropriateness] da intervenção da OTAN na Líbia; e sugeriram que se crie missão especial da ONU em Trípoli para conduzir o processo de transição em curso; dessa comissão deve participar, especificadamente, a União Africana.


d) Os BRICS rejeitaram a ameaça de força contra o Irã e exigiram negociações e diálogo continuados. Os BRICS criticaram as ações de EUA e União Europeia de impor novas sanções ao Irã, chamando-as de medidas “contraproducentes” que só “exacerbarão” a situação.


e) Os BRICS saudaram a iniciativa do Conselho de Cooperação do Golfo, que encontrou saída negociada para o Iêmen, como exemplo a ser seguido.


f) Os BRICs apóiam a entrada da Palestina na ONU e um Estado Palestino viável e continuo, que respeite as fronteiras anteriores a 1967.

 

Clique aqui para ler "Alunos da Unicamp consideram prof. Cerra persona non grata".

E aqui para ler "Faustino é amigo do Cerra há 50 anos. Será ele o Marcos Valério II ?".

Navalha

Para os que achavam que a política externa da Dilma ia refazer ao Nunca Dantes/Celso Amorim ...

E o Cerra, que, na vitoriosa campanha de 2010, só faltou invadir a Bolívia e o Irã ?

“Eles falam grosso com a Bolívia e fininho com os Estados Unidos.”

 

Paulo Henrique Amorim