Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2011 / 09 / 21 / Gilmar pede aumento e acusa Dilma de promover o caos

Gilmar pede aumento e acusa Dilma de promover o caos

Ministro do STF diz que recursos humanos do governo estão um caos
publicado 21/09/2011
Comments

O Conversa Afiada reproduz texto da FolhaOnline:

Ministro do STF diz que recursos humanos do governo estão um caos

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

Ao defender o reajuste do Judiciário, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes criticou nesta quarta-feira o governo e disse que não encaminhar a proposta ao Congresso "seria inconstitucional".

Mendes disse que há um "caos" na área de recursos humanos da Esplanada e cobrou uma discussão envolvendo os Três Poderes para tentar resolver a "assimetria" nos salários das diversas categorias.

Juízes e procuradores cercam prédio do STF por reajuste
Ministros do Supremo consideram que reajuste é reposição
Líder do governo descarta possibilidade de aumento no Judiciário

Ao enviar ao Congresso as previsões de receitas e gastos para 2012, o governo havia deixado de fora as propostas de reajustes da Justiça, que causam impacto de R$ 7,7 bilhões nos cofres públicos.

Pressionado pelo STF e pelo Ministério Público Federal, o Planalto foi obrigado a recuar e a rever sua proposta orçamentária.

A presidente Dilma Rousseff, então, enviou uma mensagem ao Congresso com os reajustes pedidos pelo Judiciário e criticando a proposta.

"Chegou o momento de conversarmos. Não é possível encerrar o diálogo ou não encaminhar as propostas submetidas pelo Judiciário porque esse tipo de ação é inconstitucional", disse Mendes.

Ex-presidente do STF, Mendes afirmou que até os supersalários de servidores da Câmara e do Senado, acima do teto do funcionalismo, atualmente em R$26,7 mil, é provocado por essa desorganização.

O ministro reconheceu que há excesso de funções comissionadas em alguns tribunais.

"Precisamos colocar ordem nesse caos que está imperando na área de recursos humanos. Vocês estão vendo servidores buscando liminar na Justiça e se são tantos os servidores que estão ultrapassando o teto, há algo de errado nesse contexto."

 

Navalha

Se há alguém desprendido, alguém generoso e que pensa no Brasil é o ex Supremo Presidente Supremo do Supremo

Se há alguém que não se preocupa com a indexação, a realimentação inflacionária e a desvalorização do salário do trabalhador esse alguém é o ex Supremo Presidente Supremo do Supremo

Trata-se de um brasileiro altruista.

O Brasil deve ao Farol de Alexandria a transformação do ex Supremo Presidente Supremo do Supremo num Herói da Pátria!

Obrigado!

Paulo Henrique Amorim