Redação Conversa Afiada

RedaçãoConversa Afiada

ABIN identifica as ONGs estrangeiras que boicotam Belo Monte

    Publicado em 05/07/2011
  • Salve e compartilhe
  • | Imprimir Imprima |
  • Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+56)

(clique na imagem para ampliar)

 

(clique na imagem para ampliar)

(clique na imagem para ampliar)

(clique na imagem para ampliar)

O relatório de inteligência no. 251/82260, de 9 de maio de 2011, da Agência Brasileira de Inteligência, a ABIN, identifica, uma por uma, as organizações estrangeiras que boicotam a construção da Usina de Belo Monte.

Como se sabe, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, que não vai alagar uma única moradia, um puxadinho, uma lavoura de indígena brasileiro.

E significará um passo decisivo na estratégia para o Brasil assegurar uma matriz energética limpa, renovável – e genuinamente nacional.

Essas organizações identificadas pela ABIN mantêm uma relação de afinidade ideológica estrutural com os grupos “verdistas” que se opõem, por exemplo, ao Código Florestal.

O Código, da mesma forma, cria o marco regulatório que preserva a integridade patrimonial do pequeno agricultor e assegura a expansão do grande empreendedor agrícola genuinamente brasileiro.

Atacar Belo Monte e acusar o Código de “perdoar o desmatador”e Belo Monte de “monstro” que vai “destruir a floresta” são a cara e a coroa dos mesmos interesses não-brasileiros.

O “verde” é a nova ideologia Metropolitana.

Não é à toa que a Bláblárina, desde sempre, foi a candidata que seguia a linha auxiliar do Cerra.

Porque o “verdismo” é uma nova forma de neoliberalismo.

Por falar nisso, interessante que o PT tenha tanta dificuldade de defender o “interesse nacional”.

O PT parece precisar, sempre, do aval dos Estados Unidos.

Da Metrópole.

Para não parecer bicho papão.

Enquanto estava na Casa Civil (como se sabe, ele foi embora pra não identificar os fregueses), Tony Palocci pressionou para que o Código  Florestal respeitasse a pressão dos estrangeiros.

O PT parece intimidado diante das ONGs americanas que boicotam Belo Monte e o Código.

(Os trabalhistas ingleses também são assim. Não querem dar a impressão de que defendem o interesse nacional inglês, contra os Estados Unidos. Foi numa dessas que o Tony Blair se enfiou no Iraque com o George Bush.)

O relatório da ABIN tem esse valor.

Dá nome aos bois.

Dos estrangeiros.

Dos brasileiros a gente, aos poucos, identifica por aqui.


Paulo Henrique Amorim


Artigos Relacionados

  • thiago disse:

    Este relatório é falso! Se tivesse ou não apoio do “estrangeiros” não apoiaria a construção desta usina. Dados sérios, inclusive do próprio governo ja destacam a desgraça que estará por acontecer….

  • Não e’ de hoje que a populacão brasileira chama a atenção das autoridades constituidas deste pais quando a falta de defesa da “SOBERANIA NACIONAL”. Quem estara por trãs de tudo isso!
    Reportagens rescentes vimos o PIG(Rede Globo) camuflando reportagens contra a construção de BELO MONTE!
    Quem e’ contra ou a favor da SOBERANIA NACIONAL, vai ter que mostrar a cara, isso se o Ministério Pu’blico reagir e tomar as devidas providências.

    Todos esses paises cujas ongs pertencem, nunca preservaram seus próprios meioambiente, todos eles, sem excessão, destruiram tudo que diz respeito a natureza. Haja vista campanha recente para por fim a poluiçao no mundo – tratado de hoio, o primeiro a ser contra foram os Estados Unidos – BUSH -dentre outros!

    PARA A POPULAÇAO BRASILEIRA FICA A CURIOSIDADE – QUEM ESTÃ POR TRÃS DE TUDO ISSO! O INTERESSE LÃ FORA EXISTE, TODO MUNDO SABE DISSO. E AQUI DENTRO, QUEM E’ OU QUEM SÃO OS INIMIGOS DO BRASIL!!!

  • Agente X disse:

    Para finalizar, atentem para o estilo textual usado no suposto relatório: “A organização tal foi fundada em 19XX, tem como missão XXX e promoveu o evento XXX”. São descrições típicas de seções “Institucional” ou “Quem somos”, presentes em páginas eletrônicas de toda e qualquer organização ou agremiação que se preze. Por outro lado, mais alguém aí sentiu falta de uma análise mais apurada quanto aos financiadores de cada organização? ou o posicionamento político destas organizações? Bom, falei até demais, talvez.

  • Agente X disse:

    Os relatórios da Abin normalmente não tem tem a baixa densidade informacional, nem interpretam dados públicos, como fez o relatório em questão. Fora o fato de que não está no formato convencional dos relatórios da Agência (faltam elementos), além de não traz as informações de cadastramento da peça no sistema de trâmite de arquivos, típico de todo órgão público. Isto foi forjado ou no mínimo adulterado.

    • Agente X disse:

      Além disso, observem a extensão minúscula do suposto relatório: 3 páginas. Quem entende um mínimo de inteligência, sabe que com 3 páginas não se consegue assessorar a Presidenta nem quanto ao tipo de café que ela deve tomar de manhã quando chega ao Palácio, quanto mais no que diz respeito à questão de Belo Monte. Sinceramente, se quiseram chamar o povo brasileiro de idiota, escolheram a pior forma.

  • Célio Lira disse:

    O “X’ da questão sempre foi e sempre vai ser o princípio da soberania americana. Eles nunca vão aceitar que o quintal vire jardim.

  • Paulo disse:

    Puxa realmente as informações que estão nesse documento são altamente confidenciais, coisa que ninguém alem da ABIN conseguiria…fala sério isso é no máximo uma pesquisa de google. Depois, claro que a maioria do financiamento das ONGs vem de fora, são internacionais e os investimentos em meio ambiente no Brasil são muito baixos. Mas claro que existe um certo extremismo do exterior sobre proteger o que é nosso para produzir no país deles. Mas nós devemos direcionar a utilização dos recursos, nem todas as ONGs são de fachada e a maioria inclusive da preferencia por projetos comandados por brasileiros. É só pensar um pouco mais…

  • Érico disse:

    Quem ai é a favor de apagão???
    Eu sou a favor da usina!!!

  • clracsons wilians disse:

    Suo o distribuidor de recursos para as ongs. Carrego dolares ate nas cuecas, meias, bolas etc…quanto maior o desempenho das ongs maior o investimento internacional. Parem de faler bobageira, temos que deixar tudo sob o controle dos grandes exemplos como:EUa, Inglaterra, Alemanha etc.., pois onde eles se metem tudo fica maravilhoso,Ex: Iraque, Viaetna, Hiroshima, Malvinas, Siria, Libia etc.. a amazonia tem que ser deles.

  • Alexandre disse:

    É uma pena que o PHA não faça mais jornalismo… Apesar de ter votado no PT inúmeras vezes, e de ainda votar, de ter votado na dilma, por entender as diferenças sutis entre os governos, bastou algumas leituras para saber que belo monte é um absurdo sem tamanho. Melhor que ficar fazendo panfleto em apoio ao governo é fazer um jornalismo investigativo, mais preocupado com a exposição dos fatos. Uma pena.

  • Anderson disse:

    Sou a favor de Belo Monte, pois a destruição é pequena comparando ao benefício. Porém, quanto ao novo código, só deixo a reflexão de que 60% das áreas desmatadas da Amazônia se tornam pecuária extensiva de baixíssima produtividade. O lucro então, se resume na venda da madeira, extraída, uma única vez. Este “progresso”, o Brasil já conhece. Além deste, qual “vantagem” mais o novo código vai nos trazer?

  • Ronaldo Leite disse:

    Só acrescentando: precisamos deixar de ter alma de colonizado. E ter sentimento de inferioridade em relação ao que dizem e ao que fazem os estrangeiros.

    Estrangeiros são tão humanos, cheios de interesses, defeitos e qualidades quanto a média de qualquer cidadão brasileiro.

    Enquanto me considerarem brasileiro quero as fronteiras do meu país intactas. E suas riquezas servindo ao futuro de nosso povo.

  • Paulo disse:

    Após ler todas as diferentes e mesmo controvertidas manifestações a respeito de Belo Monte, a triste conclusão a que cheguei é que não cheguei a conclusão alguma…

  • rafael disse:

    Fala serio!

    Fica difícil acreditar que esse documento tenha sido feito pela ABIN. Sinceramente espero que essas paginas publicadas sejam apenas a introdução ao assunto.

    Em relação a UHE sou contra pelo simples fato da VASTIDÃO do território Brasileiro onde possibilita a construção em uma outra localidade. Isso não precisa ser gênio para saber.

    Acha feio? Nem me diga!

  • Rogério Marques disse:

    Alguém acha que as ONGs americanas, James Cameron, Bill Clinton, Arnaldo e Swasnegas estão preocupadas com os índios?
    Estão preocupados com os interesses americanos. Esses interesses estão no subsolo.

  • frederico mayer disse:

    Esse relatório retrata muito bem aquilo que deve ser o verdadeiro papel da ABIN.
    É isso aí, toda força à ABIN!

  • alessa disse:

    PH, Sou totalmente a favor de Belo Monte. Já sobre o Código Florestal sou contra a anistia, pois vai beneficiar muitos safados. A Istoé deu nome aos bois na edição de 11 de maio, nº 2165, sob o título “Porque um grupo de políticos quer mudar o código florestal”.
    E a criação do estado do Tapajós? Vamos debater?

  • Dárcio Argento disse:

    Não são só as ONG´s internacionais que boicotam o código e Belo Monte tem muita gente boa, que sabe o que diz, e não dá pra colocar todos no mesmo saco. E outra, o que difere o capitalismo destrutivo internacional do nacional ? qume falou que defender o o desenvolvimentismo capitalista nacional é interesse popular ? Como falar em desenvolvimento nacionbal se o Capital é todo finacista, não tem fronteiras e se alça acima da política ? Porque esse keynisianismo nacional requentado se a única saída possível hje em dia é a saída radical ?

  • daniel disse:

    concordo e acredito que tenha sim interesses internacionais de impedir dificutar ou outra interesse obscuso de impedir a construção da usina porém o novo coodigo florestal de Audo rabelho é um retrocesso, não precisamos de mais terras para plantar e sim de organizar e planejar melhor o espaço agrário produtivo. o novo coodigo florestal e um retrocesso e da anistia a que cometeu crimes ambientais.

  • Dinha disse:

    Olha PH, o governo da Dilma está parecendo a casa da mãe Joana: não tem que mande. É ministro chamando os outros de idiota, é privatização do programa aero-espacial, é ong mandando na Amazônia…
    Onde está a autoridade dela?
    Por que o Jonh ainda está lá?
    O que o exército anda fazendo na Amazônia?
    Funai? Piada né?
    Estou ficando chateada com a falta de ação da presidenta.

  • Hirlan disse:

    sim, Paulo henrique, Agora a Dilma tem que expulsar essas ONG’s. Vamos ver se ela tem coragem. Vamos ver…….

  • José C. Filho disse:

    Basta nosso governo fazer o que fez Hugo Chavez na Venezuela: Expulsar do país todas as ONGS internacionais, ou pelo menos aquelas identificadas pela ABIN. Os estrangeiros, que dizimaram seus recursos naturais, só irão entender que a AMAZÔNIA é Brasileira e dos Brasileiros quando defendermos a questão com absoluta firmeza.

  • Vivian Agnoletto disse:

    Devemos pesquisar mais a fundo o que são,o que fazem,o que propõem… e principalmente,por que todo esse interesse pelas nossas florestas. É óbvio que há um processo de colonização em andamento,com caquetização de índios,compra de terras,principalmente se há minério.

  • djalma Oliveira disse:

    Se a CIA descobrisse que ONGs Brasileiras estavam a tramar contra um plano energético estratégico dos EUA, o que aconteceria. Simples, dificultaria a vida e arenovação dos registros de tais ONGS. ONGs internacionais que estão a atentar contra os interesses e a soberania “go home”. Oh Yes, ONGS Go Home. O resto é frouxidão diplomática ou medo do PiG Time Life. Go Home shit!

  • ..... disse:

    Moderação é minha benga, posta aí o comentário por favor. Não coloco o meu nome ou e-mail por razões pessoais e familiares bem sensíveis. E não, não sou da abin….ainda kkkkkk

  • Antonio Almeida disse:

    Mais uma vez gasto de dinheiro público com o óbvio…. Esses arapongas não perdem a mania de criar documentos esdrúxulos….

    Será que não está mais do que óbvio que os “assaltantes” são essas empreiteiras corruptas… que querem construir a qualquer custo esse megaempreendimento inviável de todos os pontos de vista….

    e outra para favorecer algumas mineradoras que vão entregar todo o “ouro” aí sim para os estrangeiros…. basta ver de fato quem vai ser beneficiado com essa obra….. qualquer brasileiro que tiver paciência de ler o contrato do consórcio vai saber….

  • pedravila disse:

    Será que não foi aquele premio que blablabla recebeu entre as 50 pessoas do mundo que poderia salvar a Amazônia. Creio que por isto que agora ela esta com este olhar palmeirense para as coisas brasileiras, foi picado pelo bichinho das ongs estrangeiras, ummmmm isto não cheira bem, quem será por nos? Será que só chapolin colorado.

  • timoteo disse:

    toda a grana doada a estas ONG’s convertendo diretamente o valor em árvores, daria para ter plantado lá na terra deles algo em torne de 8 Amazonias..
    O mundo teria 8 amazonias a mais em pleno desenvolvimento se o dinheiro aplicado para impedir o desenvolvimento do Brasil, da América Latina e da África fosse diretamente aplicado para o plantio e desenvolvimento de florestas nos países doadores e financiadores destas ONG’, Fundações e Associações.

    Então tem caroço nesse angú nesse degócio de botar pra cima do Brasil contra seus projetos de desenvolvimento exemplar e sustentável!!!

    Seria ótimo ver o Artur Vigílio com toda aquela fúria indo pra cima destas ong’s

  • Nelson Menezes disse:

    A Abin fez um bom trabalho,agora o governo não tem desculpas tem que colocar o exercito no lugar das Ongs e exota-las de nosso territorio,percebe-se que em nenhum país admite ingerencia estrangeiras em seus territórios,principalmente os EUA,temos que agir rapido,o tempo urgi depois que perdemos não adianta chorar o leite derramado.

  • Ricardo disse:

    Onde estão as florestas dos Estados Unidos e da Europa? Não passam de alguns parques! 98 a 99% das florestas se foram. Este discurso do primeiro mundo criminalizando o terceiro mundo é pura hipocrisia.

  • Nonato Pereira disse:

    O problema não é a Abin, o problema são as Ongs esses Leviatâs que deveriam ser enxotadas daqui. Defendem que meio ambiente? Onde elas estavam quando a BP derramou petróleo à vontade no Golfo do México? O que elas dizem dos poluidores reais da atmosfera, os mais de um bilhão de veículos? Nada. Por que essa corja não vai reflorestar seus países de origem e os que eles destruíram ao redor do mundo? Por que essa corja nada diz do lixo que seus países despacham para os países pobres como se estes fossem lixeiros?

  • Fátima Mattos disse:

    Vamos lá Dilma,não deixa essa gente querer mandar no que é nosso,bota essa gente nos seus devidos lugares.

  • Matias disse:

    Excelente matéria

    • jan z. volens disse:

      Observador de fora Brasil: Parabens, ao fim, o povo brasileiro comeca a luta contra os agentes-de-fato geopoliticos do “Norte” que paralisam o desenvolvimento e a independencia do Brasil e atuam para ferir a soberania e unidade nacional.

      • Cristina Daher disse:

        Estou chegando à triste conclusão que so vemos a realidade brasileira quando moramos longe. Esta claro que a questão é bem mais “embaixo”. Soberania nacional ontem !!!! Sejam rapidos, enquanto ficarem manifestando contra Belo Monte em vêz de apresentarem outras fontes mais viaveis a Dilma não vai ceder à pressões de OEA, ONU, Avatar e I’ll be back. Ainda bem. Resta saber se os manifestantes ingenuos estão prefererindo uma linda usina nuclear no meio da Amazônia. O acordo de construir 8 usinas ainda esta de pé entre a França e o Brasil…

  • Paulo Junqueira disse:

    A visão desenvolvimentista a todo custo, que cega caminhos possíveis para um mundo melhor leva a sabe-se o que. Basta ver a situação dos ditos centros desenvolvidos: muita riqueza e mais miséria ainda. O ethos urbano de cidadania predominante não entende a importancia da amazonia. Pena que de quebra sobra preconceito com quem presta um grande serviço a um mundo melhor. Nenhum esforço de separar joio e trigo na crítica atual. Parabéns às ONGs, as estrangeiras e as nacionais.

    • César disse:

      Coitado, tão inútil sua argumentação.

      Precisa trabalhar como lavrador para que possamos ver até onde vai a sua doce opinião.

      Os brasileiros sofrem por causa de pessoas como você.

  • de paula disse:

    De nada serve termos posse da Amazonia se não pudermos fazer nada com ela.

  • Cláudio Medeiros de Andrade disse:

    Para mim está claro. Quando o Estado brasileiro constroi e com isso cria condições de desenvolvimento, está, de fato, tomando posse da região norte para o Brasil. E é disso que os governos estrangeiros têm medo pois estão todos “de olho” na Amazônia — água, biodiversidade (se bem que esta tem sido roubada com relativa facilidade), metais preciosos, petróleo, …

  • Andre G disse:

    Interessante leitura sobre o assunto: máfia verde de Larouche…

  • Fontana disse:

    Abaixo o verdismo do atraso e do subdesenvimento. Verdismo sim, mas para preservação da vida com prioridades ao reflorestamento, e de combate ao efeito estufa provocado pelas poluições industriais e de automóveis.

  • Peter disse:

    esse pessoal de ONGs são tão hipócritas quanto VEGANs…

  • Daniel disse:

    ONGs?

    Aquelas Organizações Não Governamentais, que no BRASIL, vivem a sombra de partidos?

    Não me surpreende

  • José Paulo Neto disse:

    Como se sabe, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, que não vai alagar uma única moradia, um puxadinho, uma lavoura de indígena brasileiro.
    ——
    Quem que sabe isso??? q coisa bizarra!! esse trem tah no meio do parque indígena do xingu, a única ilha de preservação cercada por um mar de devastação, de agronegócio e etc(procurem no google maps pra entenderem do q eu to falando)… o q esse trem vai fazer é destruir o unico ecossistema da área preservada pelos povos indígenas da região!!

    Essa galera tah lá pq foi o q restou de direito e dignidade da ocupação branca no brasil. E agora, como é uma área barata, vai ser mais uma a ser destruída pelo q chamamos de progresso.

    Ainda, esse nacionalismo imbecil q prefere a nação do que a dignidade humana, prefere essa figura genérica do “crescimento do país” do que o respeito por diferentes modos de vida me dá nojo!!!

  • ALLEN CARVALHO disse:

    Tudo bem gente, tudo bem, também concordo com muita coisa que disseram aqui, mas não generalizo como a maioria. Entendo a ira de voces, mas essa ira está consumindo voces. Não é um certo que vai compensar um errado. Não é só porque as ongs são supostamente fraudulentas que está correto destruir a Amazônia. Se eu fosse voces deixaria a visão capitalista um pouco de lado antes de dar uma opinião final. Se voce não se importa com 75000 pessoas sendo despejadas de suas casas sem terem para onde ir e conseguem chamar isso de progresso, não tem muito mais que eu possa falar para convencer ninguém aqui. Acho que todos tem pai, mãe, irmão , filhos e etc, e sabem entender o que é ver um deles passando uma situação insustentavel. Voces querem desenvolvimento ou paz de espirito? O seu discurso vai ajudar a matar muita gente. Pense melhor antes de atacar os indios e toda a população ribeirinha, é seu dever constitucional zelar pelos seus compatriotas e pelo bem estar social do seu país, não só da SUA familia.

  • WOW, eles leram os relatórios anuais das ONGs, parabéns ABIN, espero que tenham aprendido algo.

    Deviam agora auditar os relatórios do Greenpeace e do WWF pra perceberem que o Brasil realmente tem alternativas energéticas melhores do que a construção de Belo Monte.

    A verdade, meu caro Amorim, é que Belo Monte só interessa a um conjunto de empreiteiras, que não tem nem coragem de sequer assumir o risco da usina.

    E quem vai pagar a conta novamente é o contribuinte brasileiro…

    • Saulo disse:

      Prezados Gustavo Tosello Pinheiro,

      A Abin fez a sua parte. Detectou para o governo o que vem atrapalhando os planos de construção da usina. Se vc olhar o relatório da agência, verá que foi bastante imparcial. Demonstrando fatos concretos que é o seu papel. Não há nenhum cunho ideológico.

  • Luiz Carlos disse:

    O PT precisa voltar urgentemente as suas origens refundando os nucleos de base debater com o povão temas mais importantes saude e educação principalmente.

  • Pedro Reis disse:

    O Brasil é um país soberano e independente. É inaceitável a ingerência dessas “Organizações”. Enquanto Português, repudio tudo quanto seja instituição e organização que não a da nossa família. Por exemplo, estranho que Portugal esteja na “União Europeia”, uma organização que financia inclusivamente essas ONG’s conforme consta desse relatório… É uma vergonha para Portugal e para os portugueses não podermos estar, por enquanto, de corpo e alma na defesa do Brasil. Mas eu creio que o Brasil pode e deve expulsar esses grupos de anárquicos, para defesa da sua dignidade, para proteção da sua soberania. Não cedam às pressões dos países que os apoiam. Abraço luso-brasileiro! Por favor ajudem Portugal a sair da UE e do Euro. Obrigado!

  • fecalijuri disse:

    Temos que investir e povoar toda a Amazônia para acabar com qualquer possibilidade de intervenção externa, e tem que ser rápido. Eles querem uma desculpa para tomá-la só não vê quem não quer. Veja Iraque, Líbia, etc.. Esses falsos ambientalistas devem retornar a seus países e protestar contra a extinção das florestas de lá, replantá-las, onde 80% das casas são de madeira. Falta a todos os governos até aqui personalidade, atitude e patriotismo. Falta talvez um pouco de Chaves na veia.

    • Fred Azevedo disse:

      Sem mencionar o fato, de que os gringos, criaram patentes de remédios e, outros produtos naturais da Amazônia. O lucro é deles…o produto é nosso!
      It’s beautiful!!!

    • Bastos disse:

      Entendo que nosso país tenha que se desenvolver mas precisamos ter desenvolvimento dentro de princípios éticos e ambientais. Não acredito que seja viável a reforma do código florestal. De quem vocês acham que são as grandes propriedades rurais do Brasil? Pelo menos na minha região, as usinas de cana-de-açúcar são, em sua maioria, de capital estrangeiro. Quando não são, tais empresas fazem acordos com fazendeiros locais de uso de terra, sendo assim de seu total interesse essa reforma. Será que não está havendo uma inversão de interesses?

  • fecalijuri disse:

    Tudo bem, mas me desculpe esse relatório da Abin eu fazia brincado. Parece trabalho de escola ou de militar da época da ditadura. Como dizia o Farol, assim não pode, assim não dá…

  • Flavio disse:

    Então é isto que faz a ABIN? Este relatório é ridículo pois todas as informações estão na Internet, seria útil se informassem quem são os financiadores da thurma!

  • Eugenia disse:

    Essa conduta estrangeira, é desde 1500. Esses urubus estão comendo carne aqui em nosso país, porque nós somos um país de pessoas corruptas sem caráter.

  • Aurelio Amado disse:

    Até quando o Brasil vai tolerar a presença dessas organizações, que trabalham contra o interesse nacional, em nosso solo pátrio.
    EXPULSÃO JÁ!!!

  • maria do ceará disse:

    Documento de primordial interesse da Nação, trabalho valoroso da ABIN, que dá nome aos bois e mostra com clareza os objetivos e interesses de cada uma dessas Ong’s estrangeiras. O que essas organizações fazem – militam- nos seus proprios paises? Por acaso não têm florestas, aguas, populações nativas e mil outros problemas? por que essa interferência no nosso País, como se não tivessemos Governo? Tem muita coisa por trás disso… olho vivo, Presidenta!

  • Sandro Moraes disse:

    Gringo tem dinheiro de sobra pra dar pra índio e ambientalista brasileiro lutar contra Belo Monte, mas pra ajudar os desabrigados e desempregados da Grécia, de Portugal e dos Estados Unidos, deixa eles se virarem, são apenas números nas estatísticas…

  • Fred Azevedo disse:

    Por que os verdes não vão proteger as florestas da Holanda ou dos EUA?!

  • Mário disse:

    Já que estamos em fase de crítica de frase….

    “Os verdes não acreditam mais no capitalistmo, que destrói o mundo sem freios, como se não houvesse amanhã.”

    Interessante! Porque será então que aceitam (procuram, né?) e se servem prodigamente do financiamento originário principalmente do grande capital para as suas acções?
    Ou conhece alguma organização ambiental com alguma influência que sobreviva exclusivamente dos fundos do seus membros fundadores e/ou dos seus simpatizantes?

    Tem alguma explicação para esta contradição em termos, Caro Joaquim?

  • Ricardo Fuampa disse:

    Primeira vez que vejo a ABIN do lado de cá. Continuem assim. Os interesses ambientais não podem se restringir aos emergentes e terceiro mundo. Vamos criar uma ONG para implantar a Reserva Legal na Europa.
    Arrocha!

  • Daniel disse:

    Hidrelétricas precisam de chuva para funcionar bem. E as florestas tropicais são as grandes reguladoras das chuvas na região (além de outro fenômenos meteorológicos), portanto construir um hidrelétrica é marcar um compromisso com a preservação da floresta, mesmo que precise inundar uma pequeníssima parte dela.

  • Emília disse:

    Eu já sabia!!!!!!!!! Esses gringos estão sempre se metendo na vida e na casa alheia, como se eles fossem o suprasumo da inteligência e nós, do chamado “terceiro mundo” fôssemos idiotas. O Brasil é o país que mais utiliza energia limpa no mundo, além se se preocupar com o meio ambiente, mas esses gringos, disfarçados de ongs, não admitem que o “terceiro mundo” se torne “primeiro mundo”, pois assim eles perdem o poder que eles acham que tem. Vão cuidar da casa de vocês e deixe o Brasil que nós, brasileiros, cuidamos e, do nosso jeito.

  • Edelmar disse:

    Por que as florestas norte-americanas – arrazadas – não despertam tanto interesse nas ONGs norte-americanas?
    Por que os indios norte-americanos – praticamente exterminados – não recebem tanto esforço por parte das ONGs norte-americanas?
    Quanto resta da cobertura natural da Europa e o que estas ONGs europeias fazem pra proteger o que sobrou?
    Todas estas ONGs tem o mesmo tipo de preocupação com a degradação ambiental na Africa e na Asia?
    Tem algo em especial a respeito do Brasil e da america do sul que ninguem comenta?

  • Urbano disse:

    Os gringos estão comendo a região Norte pelas beiradas, assim como se come papa quente.

  • flaino... disse:

    Sr. PHA; foi em 1971, um músico dos EUA fez a letra, música e interpretou: proteção à natureza?

    Ou qualquer coisa do genêro; lembra-se?

    Era muito tocada em “nossos bailinhos”.

    E hoje, os pais de coisa alguma, erguem a bandeira do ineditismo e proteção do nada.

  • Marcus Krush Oliveira disse:

    O problema de Belo Monte são algumas condicionantes ambientais que ainda não estão plenamente atendidas. Fico preocupado com a atuação das ONG´s estrangeiras no Brasil com certeza. Mas o próprio MPF ( Ministério Público Federal) afirmou que tal obra está sendo desenvolvida no ” limite da irresponsabilidade” ( em termos de medidas de minimização do impacto ambiental, conforme pode ser vista – http://www.fase.org.br/v2/pagina.php?id=3544).. Precisamos ter desenvolvimento econômico , mas dentro de princípios éticos e ambientais.

  • Enildo disse:

    Não é só PT não. A turma do PSOL aproveita essa onda Verdista e embarca nessa canoa furada. A agenda ambientalóide é uma agenda importada. Querem enfiá-la goela abaixo de uma nação que os países do Capitalismo central ainda consideram como seu “backyard”. De repente o Imperialismo ficou esverdeado.

  • Marcus Krush Oliveira disse:

    Sobre esse relatório, gostaria de ter mais informações sobre quem está por trás do financiamento das mesmas, principalmente a WWF, Amigos da Terra e a Clinton Conservancy. Venho acompanhando as discussões sobre o Código Florestal e Belo Monte e acredito que sobre o primeiro meramente visa favorecer o agronegócio em favor de grupos multinacionais muito mais nebulosos do que tais ONG´s estrabneiras ( vide Cargil, Bunge, ADM, Monsanto)..Esses ai realmente me dão calafrios..principalmente porque estão aliados a grupos nacionais ( Cosan, São Martinho, Guarani, Amaggi etc.) em prol da ampliação das áreas degradadas e a destruição ambiental. Ainda assim , contam com recursos estrangeiros de Bancos de desenvolvimento (nacionais como o nosso BNDES) e internacionais ( IFC/ Banco Mundial)…

  • ninguém merece disse:

    Belo Monte é uma coisa: a presença do Estado onde já deveria estar há muito tempo.
    Desmatamento é outra coisa: o interesse privado, o Bolsa Agrobusiness pelo financiamentos do Banco do Brasil e a socialização dos prejuízos ambientais.
    Agora andam até pagando para quem não destruir nascentes, por exemplo. Ou seja, uma nascente que estava lá, veio de graça com a terra que o camarada comprou, mas que, se ninguém lhe pagar nada, ele vai destruí-la. É ruim hein?

  • Fernando disse:

    brasileiros que participam ou apoiam essas ongs não passam de traidores da soberania nacional!!!

    paredão neles!!!!

  • Ricléo G.Borgmann disse:

    PHA, eu quero novidades!
    O que tem de índio falando “ingrês” na Amazônia, não é fácil…..
    A gringalhada está deitando e rolando em nosso “berço esplêndido”, pois continuamos “deitados eternamente”!

    Acho que tanto Lula quanto Dilma, não tem um despertador…

    • ismario m. alves disse:

      isso não é nenhuma novidade indio falar ingles e espanhol. um general visitando as selvas amazonicas a alguns anos atras defrontou-se com uma quadrilha de aventureiros ex-militares americanos e ficou surpreso , poís o chefe deles era nada menos do que um general da ativa americana. e ficou isso por aquilo e não deu em nada

  • Morgana Dávila disse:

    * pertenço.

  • Marco Mota disse:

    Putz!! os caras gastando dinheiro público para fazer relatórios com informações publicas. isso sim é efici~encia a serviço da industria barrageira. Sinceramente eu esperava mais do PHA.

  • Éder Danilo Bezerra disse:

    PHA,

    Mas se é confidencial, por que foi revelado? Meio preocupante isso.

    Mas enfim, eu penso que é preciso o país estar atento a esses movimentos estrangeiros que buscam se apoderar do que existe de patrimônio natural em nosso país. Está na hora de o governo publicamente defender a soberania do Brasil e também dar nome aos bois.

  • Charlesmagne disse:

    Vale a pena ver este programa sobre as ONGs e os links delas com o grande capital e governos estrangeiros

    Conservations Dirty Secrets os links podem serem obtidos no:

    http://www.watchseries-online.com/2011/06/dispatches-conservations-dirty-secrets.html

    Esta em ingles mais diz um pouco destas ONGs e seus segredos sujos.

    Abs

  • Diego Rafael - DF disse:

    Dá-lhe ABIN! Está na hora da gente enquadrar essas supostas ONGs…

  • Angela Liuti disse:

    PHA me desculpe, esta questão da crimininalização de ongs e entidades comunitarias é proprio de governos ditatoriais. O Governo Dima mostra a sua face, ao invés do dialogo, amplo, aberto, levando em conta estudos tecnicos, prefere descredilizar aqueles que pensam diferente.Como militante de entidade comunitaria, que sofre perseguição de grupos empresariais por casudanossa defesa às leis e ao meio ambiente, deploro esta sua materia, deploro, deploro que um governo que ajudeia eleger tenha atitudes autoritarias . espero ques seja publicado pq este é um depoimento honesto de quem vive na lida diaria de um movimento social de base e é perseguida por expressar opinião. Conflitos se resolvem pelo diálogo e não no abuso de poder, como se vê na publicação deste relatório da ABIN.O que o governo Dilma vai conseguir com isto é afastar cada vez mais setores preservacionistas expressivos, uma força politica,e que que devem ser ouvidos e não detratados ou ingnorados que se voltarão contra seu governo.

  • Janes Rodriguez disse:

    Belo Monte é afirmação da soberania nacional. Do Brasil para os brasileiros. coisa que os yankess detestam. Por isso a Agencia USAID está na jogada, como governos estrangeiros também. Já pensaram o escândalo que o PIG faria se o governo brasileiro financiasse ações de interesse brasileiro em países do hemisfério norte? Se o governo brasileiro interferisse e financiasse organizações para atuarem contra projetos de governos dos países patrões do PIG?

  • PEDRO HOLANDA disse:

    PHA, põe o Luiz Molion neste espaço. Faz uma entrevista com ele, e aí a verdade aparecerá.

  • Campanha I: ONGS atuem em seus países de origem. Fora do Brasil !

    Campanha II–Não queremos que deem dinheiro público para ONGS

    • Souza disse:

      Porquê os americanos e europeus não reflorestam seus países, cuida do seu meio ambiente, e nos deixem em paz? querem o mundo somente para eles? Veja só a farsa do aquecimento global inventada pela Margaret Tacher e confirmada pelos americanos para congelar o crescimento dos países emergentes como os BIC. Aqui no sul está tão frio que já se pode pensar em costruir estação de esqui.

  • yacov disse:

    Belo Monte é imprescindível para dar suporte ao desenvolvimento sustentável do BRASIL, sou totalmente a favor, já o Novo Código Florestal me parece muito condescendente com desmatadores e desmatamento, sou completamente contra.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

  • ´Lenir Vicente disse:

    Elas podem chiar, berrar,comprar os amestradso do PIG, colocar cartazes na lua, mandar até seus integrantes se imolarem, tocando fogo nas vestes em frente ao Planalto, mas Belo Monte vai ser construída.E viva a Dilma, nossa JK de saias!E sem essa de amiguinha do Farol.Todos viram o papelão de papagaio de pirata que ele fez no velório do Itamar.Alías, fizeram, a tucanalha toda.O que acontece é que a Dilma éstá se saindo uma grande estadista, tb.Só me dá orgulho.

  • Camarada... disse:

    Separatistas uní-vos! Serra para presidente de São Paulo!
    http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=43941

  • Eduardo Raio X disse:

    A hora da verdadeira luta chegou, ricos metidos a verde diz muitas bobagens por ai afora, uma pergunta sempre tem que ser feita a eles de onde sai a energia que mantem o conforto de seus condomínios fechados????? Energia solar? Ventos? Marés?
    O Brasil com S não curvará diante desses intrometidos, e se essa turma querer briga vai ter porque aqui o bicho pega pesado. Yankees lembra se do Álamo! Irmãos brasileiros é hora de vivermos nossa liberdade e conduzir o Brasil para o grande destino que lhe aguarda ser uma nação plenamente desenvolvida! VIVA O BRASIL!

  • Alder Oliveira L. e Silva disse:

    Essa ABIN é uma grande piada. Menos mal que tenha feito essa identificação das Ongs que atuam de forma completamente diferente do que em seus países de origem.
    Mas a Abin prestaria um grande serviço a nação se identificasse a antecipasse à presidência da república os suscessivos escândalos de corrupção. Seria melhor, o governo contratar os “seviços de informação” da SUJÍSSIMA Veja, da Folha, Estadão, etc, eles são muito mais eficientes do que o pessoal da Abin.

    • Fernando disse:

      Acho que a agência está certa, e está conseguindo se desvincular da pecha que o sni deixou de herança. Que era de uma agência que vigiava o próprio povo. Esse trabalho a coloca no mesmo patamar das agências estrangeiras. Que cuidam do interesse interno vigiando o externo. Pra fazer o serviço interno temos a PF que efetuou um considerável numero de prisões. Não podemos nos esquecer que quem vem soltando são alguns membros do judiciario, em especial um senhor nomeado pelo fhc pro supremo.

    • Lucas Andrade disse:

      Alder: piada ou não, você está totalmente equivocado. Se um órgão de inteligência do executivo se dedicar a assuntos policiais, principalmente crime de colarinho branco, estará dando a oportunidade para que essas informações sejam utilizadas politicamente pelo governo da situação. Afinal, se a presidência é PT e a ela a ABIN está diretamente ligada, como utilizariam de forma imparcial informações sobre corrupção da, por exemplo, oposição???? Fora de questão amigo, polícia secreta não é inteligência não. Seu problema é clássico. Naqueles wikileaks, o embaixador americano definiu muito bem o problema do Brasil (e dos brasileiros) em termos de Defesa e Inteligência: temos um problema de percepção quanto ao que ameaça ou não o País. Ou somos cepalistas, ou somos xenófobos. As duas percepções são infantis.

      • Alder Oliveira L. e Silva disse:

        Meu caro Lucas, a função da Abin é subsidiar a Presidência da República com informações estratégicas para melhor tomada de decisões.Entre suas funções, está a de prover à presidência da república com informações precisas sobre o currículo e atividades de seus auxiliares. Deveria ser uma OBRIGAÇÃO da Abin, estar atenta a esses sucessivos escândalos em ministérios.Lembremos que Putin só conseguiu estancar a roubalheira na Russia usando a KGB contra membros do governo e os oligarcas, alguns grandes foram presos ou processados.
        Um Governo digno desse nome não pode ser surpreendido por escandalos quase que semanais, por bandalheiras em licitações, etc , etc.

        • Lucas disse:

          E Alder, concordo com você quanto aos escândalos. Mas quando a inteligência de um país se mete a fiscalizar seus políticos e seu serviço público a única coisa que você vai conseguir é mais Escândalo – com E maiúsculo. E um escândalo desse tamanho significa uma coisa para qualquer governo: praticamente um impeachment. Sim, tchau Dilminha! Não há como eu provar as “boas intenções” da intromissão da inteligência na vida política de um país. A vítima desse disparate é SEMPRE o governo, pq a inteligência está vinculada ao Executivo.

          Estude o caso recente das “Chiuzadas” na Colômbia, que quase levaram o Uribe. Watergate tb diz um bocado.

  • Flávio disse:

    100% Lobão

  • Marcio disse:

    PHA

    A página do Esmael foi retirada do ar novamente, aparece que a página não existe. Foram os mesmos hackers da “Dilma”? Estão eles a serviço “de quem”? A resposta a esta pergunta pode responder mais outras.

  • gabriel disse:

    é isso aí, paulo!

    brasil: ame-o ou deixe-o! vamo q vamo, rumo ao progresso! iupiiiiii!

  • Hélio Jacinto Pereira disse:

    Infelizmente no PT tem mais gente preocupada em não melindrar os EUA,do que em defender Brasil.

  • Zé Arcabuz disse:

    ONG’s: Organizações Neo Golpistas. Pau nelas!

  • Luiz disse:

    O que os políticos do PT têm medo é do PIG, principalmente da Globo. Como se suspeita, a Globo é dos americanos (ou do Carlos Slim?). Daí, eles de bico fechado para ter, quem sabe, chance de aparecerem na telinha. É o que eles mais adoram, como as peruas, e posando de lado, com uma leve flexão na cintura, completa o figurino.

  • Antonio Lopes disse:

    Vamos cortar a energia elétrica da cobertura do Pena lá na vila madalena e vamos ver se ele é contra a belo monte !!!!!

    • Marco Mota disse:

      A energia de Belo Monmte não vai servir nem para a cobertura do Pena e nem pra casa da dona Maria. Ela vai para as multinacionais eletrointensivas. Isso sim é vender a amazônia para os gringos.
      Saudações

  • Fred Azevedo disse:

    Amorim;

    Posso mudar de assunto?!

    Câmara de Sampa aprova aumento de salário para Prefeito e secretários.
    O salário do prefeito de Sampa dobra a partir de 2012. Já, o salário dos secretários, obteve aumento de 250%…Assim vocês matam os professores de inveja!!!
    Será que Kassab tem certeza que Cerra será eleito prefeito, em 2012?! Isso é que é companheirismo!!!
    Afinal, Padim está desempregado e precisa recuperar o dinheiro perdido…
    Pano rapidíssimo

  • Mauro Vilela disse:

    Não dá para acreditar que o discursso ambientalista virou ferramenta da direita no mundo todo. Isso é bizarro.
    Como a esquerda perdeu o contexto deste assunto. O jogo virou, parece que a esquerda, no mundo todo, é poluidora. Sendo que as nações capitalistas desenvolvidas é que o fizeram.

  • Leônidas Costa Andrade disse:

    Que os americanos e europeus (grandes potências) há muito tramam nos tomar a amazônia não é mais segredo pra ninguém, que são as ONGs que defendem estes interesses que estão por trás de todas as manifestações o Brasil todo já sabe, o que falta esclarecer agora é o que verdadeiramente desperta este interesse, qual é o tamanho da riqueza que o solo amazônico esconde, qual é o tamanho das reservas que tanta cobiça lhes provoca, senão fica parecendo que eles apenas querem nos proteger de nós mesmos.

  • Cris disse:

    Sabe-se que os verdadeiros interesses dos estrangeiros são apropriar-se das terras brasileiras, assim como, explorar a selva amazônica, buscando produzir novos produtos de consumo mundial, tudo mascarado pela manjada narrativa de preservação da natureza para o controle mundial do clima e dos direitos indígenas, etc.

  • Luiz Henrique disse:

    Estas ongs deveriam cuidar das atividades de seus países.
    Por trás de seus objetivos estão outros bem maiores que é o domínio da reserva florestal amazônica.
    Fora ONG!!!

  • Alfredo Lanz disse:

    Puxa, que massa esse relatorio da ABIN. Eu pensava que eles eram uns encostados. Que isso!!! muito bom saber que apesar de a gente nao saber realmente o que estão fazendo, estão trabalhando e assessorando de forma positiva a presidencia!

    • Raimundo disse:

      Alfredo, ABIN não trabalha para informar o povo brasileiro. A missão dela é fornecer todas as informações possíveis para a Presidência da Republica.

    • Daniel disse:

      A Abin funciona. E como é uma agência de inteligência, não tem a necessidade de ficar procurando holofote, coisa de desinteligente. Ou você acha que a CIA dos gringos e o Mosshad de Israel ia ficar pondo cara na mídia o tempo todo…

      Claro, tem colonistas em vários jornais brasil afora que dizem que a a abin é agência brasileira de inutilidades… Mas estes colonistas não servem de padrão nem pra mal-exemplo..

    • Tomas disse:

      hahahaha busca no google q vai ter mais informações do q o relatório!!

  • osmar disse:

    Não sei não…! Misturar belo monte com aprovação do codigo florestal(?.) …..Hummm! Não sei não…! Sinceramente,Sr. Paulo Henrique Amorim porque o Sr. não faz no seu blog um artigo bem didático mostrando ao povo, os prós e os contra do código florestal ( convidando pessoas para o contraditório). Assim o Sr. ajudaria muito o povo brasileiro.

  • Se este país fosse mais sério, instalava-se uma grande base militar em Altamira.

  • Tomas disse:

    hahaha, uma simples busca no google, e um parágrafo sobre cada ONG, são o máximo q a nossa CIA fazem??
    Qualquer pesquisa escolar tem mais infos do q esse “documento confidencial”…
    Agora PHA, vou te ajudar: quer o nome dos “bois” brasileiros? MST, ANA, SBPC, diversas organizações científicas…
    E essa xenofobia hein? Tá pegando mal já…
    Mas diga aí, qual o objetivo real dessa monstruosa aliança Ruralistas-PCdoB?
    #vetaDilma
    (Aldo ficou bravinho qnd recebeu a notícia q a Dilma achava todo aquele relatório um absurdo… O q seus financiadores do agronegócio paulista vão pensar…)

  • Valdir disse:

    Prezado PHA:A amazon Watch citada no relatório da ABIN está me parecendo nada mais na menos do que a continuação da CAM=Central American Mission, fundada por Cyrus Scofield, antigo caçador de indios do texas.Em 1933 L.L.Legters da CAM já dizia ” a amazônia cobre 5,5 milhões de kmquadrados e deve haver haver tribos de indios por toda parte.A CAM é ligada ao SIL(instituto summer de linguistica) cujo objetivo é catequizar indios para adquirir suas terras para as empresas americanas, principalmente as de petróleo e mineração(méxico,venezuela, equador,Brasil,guatemala.Isto isto é ligado à CIA e ao departamento de estado americano.No brasil seu grande defensor era Roberto Campos.Os gringos nunca deixarão a amazonia, a não ser pelas balas dos povos sul americanos.leia Seja feita a vossa vontade, de gerard Colby, tá tudo lá.

    • ismario m. alves disse:

      em poucas palavras valdir voce falou tudo e por que tanto interesse em defender as terras dos indios. e não é so o indio. os viventes de 30 , 40 , 50 anos naquelas areas, estão perdendo ou sendo tomadas pelos maiores interessados que são esses que voce mencionou.

  • waldir ferreira disse:

    Se fosse ao contrario estas “ongs” seriam expulsas de qualquer nação civilizada.

  • mauricio augusto martins disse:

    O que me preocupa, não são as ongs-pig, pois nunca conseguirão, o que obscuramente pretendem, não vão roubar nem saquear nosso país, como fizeram no passado, na infeliz era tucanalha, não irão roubar nosso petróleo, nem nos invadir, não conseguirão, derrubar a soberania nacional, que com muito custo foi finalmente estabelecida, o que preocupa é gente que acredita nisto, e torce pro quanto pior, melhor, é uma espécie de vira-latas, e em todas as classes, que não merecem ter nascido neste país, que por inveja de um operário metalúrgico, que mudou o rumo do Mundo, e nos fez reavaliar toda a vida acadêmica, bem como ciência e tecnologia, artes, literatura e tudo que perfuma a alma humana, estamos aqui, antes e agora, e estaremos enquanto forças, tivermos, pois o caminho foi longo, mas chegamos ao nosso lugar…maumau

    • ismario m. alves disse:

      no dia que esses perfumados não usarem mais os perfumes estrangeiros, sentiremos fedor de merda a kilometros de distancia.

  • Cris disse:

    Diego, sempre que uma agência de inteligência aparece demais, me arrepiam os cabelinhos da nuca.

  • Lino Amorim disse:

    PHA, estes “verdes” que estamos falando são ATIVISTAS DO MEIO AMBIENTE OU EUATIVISTAS DO MEIO AMBIENTE.

    Ai é tudo farinho do mesmo saco, o Farol, o Gênio, a Blablárina e o PIG.

    • Marcos disse:

      Os verdes são, na verdade, um grande balcão de negócios. Se vc se encontrar num vértice do triângulo e, nos outros dois, estiverem os verdes e os “neoliberais” (sei lá, qq coisa q se identifique com o seu necro-ideário), verá q os dois se assemelham aos porcos, tal qual a revolução dos bichos…

  • Celso Dias disse:

    O que falta aos dirigentes brasileiros é ter um pensamento como têm os políticos estrangeiros:
    - EM PRIMEIRO LUGAR, OS INTERESSES DO MEU PAÍS!!!
    Inclusive as ONGs aqui do Brasil!!!

  • sergio disse:

    Belo Monte tem que gerar riqueza para o Brasil, essas ongs estrangeiras são verdadeiros biopiratas, só querem sugar e tumultuar o ambiente no Brasil.

  • Edson disse:

    A coisa é muito simples, reúne todos os representantes destas ongs numa sala. Coloca tudo preto no branco, e como se diz aqui na minha terra (Caxias do sul) ‘Qua comando mi’ (aqui quem manda sou eu), em seguida convida a todos a se retirarem do Brasil. Estes verdes traíras infiltrados por gringos mal intencionados devem ser tratados como inimigos da pátria.

  • Clovis disse:

    Só um alerta!!! O PIG esta tentando afastar a imagem do Lula da Dilma e encaixando o FHC no meio. Isso é golpe de imagem isso pode colar no povão!!! Muito alerta!!!!

    • ismario m. alves disse:

      é clovis, tambem venho pensando nisso. é tão verdade que a midia tirou a dilma do ar. e tambem o lula. agora só estamos vendo o tal fernando caridoso nas telinhas.

  • Joaquim Moura disse:

    Só não entendi uma frase do artigo do PHA, mas é uma frase tão importante que sua crítica derruba todo o resto:
    “o verdismo é uma nova forma de neoliberalismo”. Como pode? Se o ambientalismo quer proibir tudo que é prejudicial ao ambiente, à natureza e às gerações futuras, como pode ser liberal, que quer permitir tudo??? Em última análise, o ambientalismo não acredita nem no capitalismo nem mesmo no industrialismo, pois ambas visões não consideram os limites do planeta nem consideram que nossos descendentes, daqui a 50 ou 500 anos (chegaremos lá?) também precisarão de um ambiente natural, saudável e produtivo. Às vezes lembro da frase ótima do Oscar Niemeyer: “o PT parece que quer consertar o capitalismo”. Os verdes não acreditam mais no capitalistmo, que destrói o mundo sem freios, como se não houvesse amanhã.

    • Joaquim Moura disse:

      E para aprofundar mais um pouco, lembro que até 2003 o PT era o partido mais ecológico, muito à frente do PV. Quando pensávamos em organizar uma manifestação contra a usina nuclear de Angra, era o PT local que nos ajudava. Também era o PT o partido mais à frente na luta contra a adulteração genética dos alimentos, que, desde 2003, foi aprovada com a bênção do mesmo partido. O que terá acontecido, alguém aqui sabe dizer?
      E a ABIN deixou de denunciar outra nação que luta contra Belo Monte: a nação txucarramae – veja seu líder, o grande cacique Raoni, chorando ao saber que o governo insiste em agredir a floresta e o rio sagrados para garantir o estilo de vida urbano industrial consumista de fôlego curto (mas a destruição causada por ele é para sempre).

  • padruga disse:

    Essas ONGs são instrumentos do neoliberalismo, da globalização. Pensam atuar no lugar dos Estados, na crença (neoliberal) de que o Estado deve ser mínimo…e tudo isso travestido de defesa dos grandes ideiais da humanidade. Elas têm muita grana e, em países como o Brasil (na China, não; na Rússia, não; na Índia, não), contratam como “militantes” ou “conselheiros”, com um alto salário, mais viagens internacionais com escalas em Paris, Londres ou NY, jovens recém egressos das universidades, os quais, na nossa época neolibertal (anos noventa), não encontravam emprego decente porque a economia estava em crise permanente…É um empregão ser militante de ONG…mesmo que isso signifique contribuir para entregar o país.

  • Mauricio disse:

    Realmente, um trabalho excepcional da ABIN: levantar os nomes e os históricos das ONGs que estão manifestando-se contra Belo Monte. Até estagiário de jornalismo seria capas de fazer isso em algumas horas de trabalho pela internet.

  • Pedro disse:

    Esperemos que os EUA ratifiquem o protocolo de Kioto.

  • Rodrigo disse:

    A retórica verdista é um pretexto para tentar brecar o crescimento das nações em desenvolvimento, especialmente Brasil, India e China. A Europa e os Estado Unidos que não possuem autoridade moral e política, para servirem de paradguima de sustentabilidade, e lançam mão mão destas estratégias sentimentalistas.
    O pv é a fina flor da direita brasileira, com direito até a gravata amarela estilo tucanalha.

  • joseevando disse:

    A ABIN levou todo este tempo(mais de 30 anos), para saber que são as ONG’s que estão por trás destes movimentos contra a construção da UHE de Belo Monte ?

  • Mário José Costa disse:

    Vale a pena ler. Não adianta, tem que ser CRTL C CRTL V.

    “Durante debate recente em uma Universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do Distrito Federal (Brasil), CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia. Um jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro.”
    http://www.eurooscar.com/artig/amazonia1.htm

    • Leônidas Costa Andrade disse:

      Mário José Costa,
      Obrigado pelo link, uma verdadeira pérola.

    • Daniel disse:

      Resta saber se Buarque disse mesmo isso.

    • ismario m. alves disse:

      mario esta pérola impresa é uma grande peça , que devemos passar para todos os estudantes de nosso brasil. estou distribuindo na minha região cópias do relatório resposta do nosso senador cristovam buarque, em 2001, inclusive nas escolas publicas. vamos fazer o mesmo em todo o brasil. só assim mostraremos ao povo brasileiro o que pensam os estrangeiros, principalmente os americanos da gente.

  • Alisson Z. disse:

    Esperava mais deste relatório.
    Nao informa nada.

  • Marcelo disse:

    O relatorio da ABIN está bem fraco, pois não mensiona muitas outras organizações estrangeiras e sobretudo a infinidade de organizações nacionais na luta contra Belo Monte. Também está fraco, pois não consegue classificar os diferentes interesses pelos quais as organizaçoes são movidas. Algumas delas são movidas por um NÃO ideológico, mas muitas por absurdos do processo com o não julgamento de mais de 10 ações civis públicas apontando graves irregularidades em diversas fases do processo… Enfim, tem que entender um pouco mais sobre o processo e sobre o que está acontecendo de fato na região de Altamira e outras regiões amazônicas para entender que os problemas reais passam muito longe das presença ou não de ONGs internacionais nessas áreas e sim pela falta de estado, assassinato de lidenraças, de ordenamento fundiário (que permite por exemplo diversos grupos do agronegócio nacional e internacional sem o mínimo compromisso com florestas e com populações locais), etc …. para reflexão!

  • Celso disse:

    Ao ver esse vídeo, vi registrada o papel da nossa imprensa que narra uma história única. Vejam o que isso representa aos olhos de uma africana, que, inevitavelmente, nos leva a refletir sobre nós.
    http://www.ted.com/talks/lang/por_pt/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html

    • José Sabino disse:

      Celso,

      Quão grande é esta contadora de história! E quanta verdade encerra o seu discurso!

      É tudo o que o pig nos prova!

      Fiquei emocionado com a profundeza e a clareza da nigeriana. Parabéns a ela.

      Abraços
      José Sabino
      O pueril

  • Luiz Alberto disse:

    A ABIN citou o Greenpeace porém, não citou seus financiadores, apenas fez um breve relato de seu histórico. Gostaria que a ABIN desse nome aos bois em relação, especificamente, a esta ONG. Tem um forte cheiro de generalização nesse documento. Fui questionado pela AVAAZ.ORG em relação a Belo Monte e respondi tratar-se de um mal necessário diante das premências energéticas que o Brasil necessitará no curto e médio prazos e que não participaria de sua campanha. Dentre todas as citadas eu acredito na AVAAZ e no Greenpeace, pois acompanho de perto o trabalho dessas ONGs. Agora, a 350.org, WWF etc, tô fora, estas não merecem crédito mesmo.

  • Henrique Paulo disse:

    Brasileiras e brasileiros. O que está acontecendo com o Brasil?
    O que vislumbra a inteligência nacional? Os endinheirados internacionais só querem a riqueza e lucro daqui. Os pobres deste país não têm como saber o que deve ser preservado como estratégico para o futuro. Porque os ricos têm. Quando a França colonizou o Haiti, ele era um país prospero. Mas ela não teve clemência e o deixou na situação em que se encontra. Parece que chegou a “vez” do Brasil. O PT não pode errar. O Brasil está em plena revolução e oxalá que a dor do parto não seja a consequência para as futuras gerações.

  • Ricardo L disse:

    PHA tu é demais!

  • V disse:

    Adoro este site. Devidamente copiado e vai para o mural da repartição.

  • Kleber Carvalho - MG disse:

    Intão ozeuropeu e usamaericano que mandá no Brasil, vamu botá eci povu prá correr.

  • jack disse:

    A questão não é acordar e sim ter mandato legal para agir e recursos humanos e financeiros correspondentes. O orçamento da ABIN para atuar no Brasil todo é de menos de 150 milhões de reais. Atualmente os serviços de inteligência da Argentina, Venezuela e Chile são maiores que o brasileiro.

  • julio disse:

    É… ONGs defendendo o interesse estrangeiro, os quais querem um Brasil subserviente, escravo e de 3o mundo…

  • José Roberto-SP disse:

    Estas ONGs são contra tudo: usina nuclear corre risco de radiação; termoelétrica polui o ar. O quê eles querem? O Brasil não pode crescer muito porque vai ter apagão, precisamos de mais energia elétrica. Belo Monte e outras, já, URGENTE.

  • Rafael disse:

    Puxa, PHA!
    Desqualificar os opositores ao seu pensamento é conduta tão peculiar ao José Moto-Serra.
    Surpreendente isso vindo de vc…

  • Carlos Magno Barbosa disse:

    Excelente, factual e definitiva, p/ comprovar a 5a. coluna verdista que trabalha contra o progresso do país.

  • Robin disse:

    É interessante ver o Greenpeace nesta lista. Enquanto a BP vazava oleo sem parar no Golfo do Mexico não se viu um só barquinho desses caras por lá.

  • Cristiana Castro disse:

    Mandou bem, PHA.Hoje os ambientalistas correram do debate no Brasilianas do Nassif. Os outros dois convidados conseguiram acomodar suas agendas mas o verde não conseguiu. Deve estar mesmo muito ocupado. A cara de pau é tão grande que conseguem não comparecer aos debates que antecedem a aprovação do CF que tanto criticam. Eles só querem monologar na Globo. Nem adianta chamar para debate que eles correm e, qdo aparecem é com aquele papo ” O Código ( antigo,atual decreto ),é muito bom mas não foi feito por ambientalistas ” – Marina Silva – Roda Viva. Um outro, acho que da USP, no Brasiliana de hoje, referindo-se a expansão do agronegócio: ” somos contra pq não precisa… ” A coisa é nesse nível. Dá pra entender pq não querem encarar um debate com o Aldo Rebelo. Eu sugiro que vc convoque um ambientalista para um debate, só pra gente fazer um teste. Tá tudo quieto, no dia da votação é aquele evento ongueiro, cheio de balões e marmanjo de perna cabeluda,vestido de árvore, etc… Faz um debate,PHA!

  • Dionísio disse:

    Se eu fosse presidente, construiria 10 usinas !!

  • Dulcirom G. disse:

    O brasil e o gigante adormecido que acordou!!!!! e eles sabiam e sabem disso, ate a oito anos atras eles davam as ordens diretamente aos seus empregados governantes,mas depois de nunca dantes eles perderam o controle e agora usam a sigla ongs para fazer a mesma acoisa que faziam no passado segurar o brasil e seu povo no tempo. ninguem segura mais este pais, os destino dele daqui pra frente esta traçado la pelo invisivel, rumo a potencia e liderança as custas da paz e da solidariedade e nao das armas. eles continuarao a tentar impedir o avanço deste continente mas nao conseguirao.

  • Chico Cerrito disse:

    Deveria ser simplesmente proibida a atuação de ONGs estrangeiras, seus escritórios, subsidiárias e ONGs por elas financiadas no Brasil.
    Deveriam ser fechadas e expulsas sumariamente.
    Qual a representatividade desses estrangeiros e seus robôs locais para interferir em nosso desenvolvimento, quem os elegeu ou os nomeou, esse agentes contra nosso desenvolvimento?
    Dinheiro e interesses externos, propagados por nossa própria imprensa, pelos deslumbrados e cooptados.
    PHA poderia tomar a iniciativa de fazermos um abaixo assinado nesse sentido de um projeto ao congresso nacional.

  • Eduardo Raio X disse:

    Já chegou a hora do povo brasileiro começar a por essa turma toda pra correr, seja eles quem forem não temos que dar satisfação de nosso desenvolvimento para essa cambada. E tem mais eles são o inimigo que precisa ser combatido e se precisar de usar da força e energia é de bom conselho! FORA DAQUI BANDIDOS YANQUES!

  • Oliveira disse:

    PH,
    Faltou citar a principal ONG brasileira, travestida de partido político, também envolvida no boicote: O PV.

  • Edinho disse:

    Esse relatória é inválido! A ABIN não pode fazer isso! Essa não é sua atribuição legal!
    Esse relatório é coisa de “estado policialesco”. Gilmar e STJ, parem a Belo Monte antes o estado brasileiro seja dominado pela ditadura das empreiteiras!

  • Márcio Martins disse:

    Relatório chinfrim! Nenhuma novidade! Me desculpe, PHA!

  • LUIZ ANTONIO BARBOSA disse:

    O governo brasileiro deveria parar de enfiar dinheiro em organismos não governamentais, sem excessão, pois se são ONG’s, vão arranjar dinheiro para bancar suas aspirações em outra freguesia. Não se faz oposição com cortezia publica, o MP deveria investigar todas essas instituições, desde às de caridades Pilantropicas às de defesa de sabe-se lá de que, passando por cultura etc e tal. Vamos construir belo monte…

  • Washington disse:

    Parece que o Gilmar Dantas não conseguiu acabar com a Abin.

  • eder disse:

    Como já foi dito aqui na blogosfera pelo deputado ALDO rebelo A questão toda é economica e nao ambiental.Somos o unico pais do mundo com 60% de resrva lega preservada, o que nao ocorre nos estados unidos e nem na europa, apos a aprovaçao dessa balburdia que se chama codigo florestal, o brasil vai se confirmar com a legislaçao ambiental mais rigorosa do planeta;isso ja somos mesmo sem esse codigo florestal.Como ja foi postado no blog democracia & politica, estudo feito por um orgao do governo americano com o seguinte titulo: Fazendas aqui, florestas lá, nos da a dimençao dessa concorrencia imoral.IMAGINEM voces os lucros obtidos pelos felizardos do norte com o bloqueio da nossa agricultura.Como já disse aqui nesse blog,nao sou contra o movimento ambientalista;mas sou contra toda essa falacia ambiental que pretende colocar toda a nossa agricultura na ilegalidade,taxando todos como desmatadores;seja grande agricultor,medio ou pequeno.Como brasileiro,sou um nacionalista e defendo a soberania nescessaria para desenvolvermos nosso pais,de forma democratica e responsavel é claro.Essa é a minha posiçao e com certeza de muitos brasileiros.O que pra min nao esta claro até agora sao as pretençoes das ongs ambientais.Quem financia as ongs como: greempeace,www.f,imazon e cia ltda?; o interresse é so ambiental? Se é,porque aquilo que é cobrado do nosso pais,nao é cobrado la fora? Como o brasil,assin como este blog é democratico, deixo a palavra para as ongs e seus propensos para nos trazer ‘A LUZ da verdade,MESMO PORQUE AFINAL DE CONTAS É ELA QUE PREVALECE!!!! ABRAÇO A TODOS!!!!!!!!!!!!!

    • Augusto Soares disse:

      Onde é que estavam estas ONGs durante o vazamento de petróleo no Golfo do México ? Aliás, a água, a flora e fauna da região já voltaram a normalidade ?

  • Jorge Pereira disse:

    O deputado Aldo Rebelo deu um show de conhecimento no Roda Viva. Se o PT não se cuidar , logo logo o PCdoB vai ser o maior PARTIDO de ESQUERDA AQUI NO BRASIL!!!

  • Damarco disse:

    Por que essas ongs não vão a China?

    • Cristiana Castro disse:

      pq lá não tem Globo e pq assombração sabe a quem aparece….

    • André Pasqualini disse:

      Elas estão lá também… O problema é que as ongs estrangeiras apoiam ambientalistas locais. Mas na China o governo mata ambientalistas locais e fica difícil cooptar ambientalistas. Ah, aqui isso também acontece, principalmente no Pará, mas pelo menos não é o governo que mata (diretamente)

  • Luis Henrique - SP disse:

    Chamar a oposição a construção da usina de Belo Monte de verdentreguista eu acredito que tem fundamento, profundo! Mas chamar a população, movimentos sociais (ex:MST), meio acadêmico e professores renomados na defesa dos interesses nacionais (Professor Arioval Umbelino por ex. e muitos outros) de verdentreguistas por que são contrários ao #CodigoFlorestal é um absurdo! Falta trabalho investigativo meu caro Watson!

  • elvis gimenes disse:

    sempre perguntei a estas ongs, especialmente a avaaz, qual a altgernativa para geração de energia elétrica que compensaria belo monte, não souberem me i nformar, então vi que não eram sérios, pois são contra por ser, não tem alternativas. quem não tem plano b, não pode falar do plano a.

  • Tiozão disse:

    Finalmente, a Abin está fazendo algo útil: espionar ONG.
    As que não são financiadas pelo PT, felizmente…

  • Calves disse:

    VALE A PENA VER DE NOVO: deputado Aldo Rebelo no Roda Viva fala sobre o Código Florestal, interesses estrangeiros, Governo Dilma e PCdoB. Está em 4 partes numeradas no Vermelho: http://www.vermelho.org.br/tvvermelho/noticia.php?id_noticia=157439&id_secao=29

  • Tiozão disse:

    Minha proposta: vamos fazer uma grande reunião com todos os moradores e membros de ONGs que não concordem com a obra em Belo Monte. Daí inundamos tudo e acabamos com a oposição, reestabelecendo a democracia.

  • Eugênio disse:

    Cara, você lembra disso??

    18/08/2010: INCÔMODAS VERDADES SOBRE AS ONG’S. ESCLAREÇAM, SE POSSÍVEL.

    E o Golfo do México???? Onde estavam as milhares de ONGs e seus “cegos fiéis”? Cadê a WWF e o Greenpeace?? Cadê os Amigos da Terra e o SOS Mata Atlântica e tantas outras “preocupadas” com o etanol, a soja, a carne brasileira? Com a devastação da Amazônia com a construção de Belo Monte??? Cadê o Cameron do Avatar?? Cadê o Sting e a Marina???

    http://caetanoaltamira.blogspot.com/2010_08_18_archive.html

    • Luiz Alberto disse:

      Eugênio, no caso do Golfo do México, o Greenpeace foi quem teve a maior atuação dentre todas as ONG’s que você e referiu. Inclusive continua com forte campanha contra a prospecção de petróleo em águas profundas no Mar do Norte e no Ártico, foco de grandes empresas europeias, russas e estadunidenses. Quanto a Belo Monte, sua campanha te sido bem tímida perto de outras que estão em aberto. Pesquise.

    • José Ricardo Romero disse:

      Muito bem! aprovado, é isso aí.

    • Thiago Rodrigo da Silva disse:

      Apoiado.

  • joão disse:

    PHA
    Creio que “I” de ABIN é inteligência e não informação.

  • Erik disse:

    Se esse operador de “xerox” ganhasse 1 real por torcicolo, estaria milionário hehehe

  • David junior disse:

    Uma usina enorme e só Brasileira,independência que poucos estrangeiros querem.

  • JOrge Martins disse:

    Belo Monte no Xingu vai ser um programa de Indio. Ou melhor Os indios vào perder o programa. Não vai demorar muito pra sair flechada naquele fervo. E o Brasilzão com esse papo de matriz limpa…. Quer fazer matriz limpa? Quero ver bancar a industria de placas fotovoltaicas pra ter um sistema descentralizado, inteligente e ainda por cima limpo!! isso sim seria um bom plano!

    • Claudio disse:

      a indústria de células fotovoltaicas não é tão limpa assim. Depois que a coisa está pronta… aí sim temos “energia limpa”…

  • Luis Henrique - SP disse:

    PHA me ajuda vai! Vocês misturaram tudo. Achei o máximo este post, até o momento que você colocou o código florestal no mesmo saco! Vocês ainda não entenderam a debate sobre o código, apesar de sim, haver aspectos aqui elencados no debate do código também. Mas o cerne no código está relacionado com o poder histórico das oligarquias rurais que em parte se alinhou ao capital mundializado! O buraco é bem mais em baixo!!!

  • leonardo-pe disse:

    e o PiG defende essas ongs estrangeiras ao invés do Brasil Propriamente dito!

  • Eugênio disse:

    PHA, você leu isso???

    “…Risco de terceirização e privatização do Programa Espacial Brasileiro ameaça a soberania nacional e completa quadro de desmonte do setor sofrido na década de 1990.”

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=10&id_noticia=157912

    Entende agora porque Rogério Santanna foi demitido??

    As peças se mexem… O “peão” nunca vai chegar a oitava casa. O “peão” nunca vai se consagrar. O “peão” NUNCA vai ser outra peça no tabuleiro. Esta “rainha” está demais!!!

    Eu devia ter votado no Serra!!!

    • Mauricio disse:

      Eugênio, já comentei em outro post que Dilma esta se transformando em FHC e retornando ao período de 2002. Também estou enfurecido por ter desperdiçado meu voto nela. E como disse meu pai: “na política atual, cada partido defende sua corrupção!”, nada mais além disso.

    • Almerindo disse:

      PERAÍ!!! Ter votado no Padim Pade Cerra teria sido MUITO PIOR, cara-pálida!!! Vê se te liga!!!

  • Diego Duarte disse:

    Noto que a ABIN tem aparecido muito ultimamente… Será que CIA tupiniquim finalmente acordou?

    Se sim, viva nois…

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •