Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2011 / 04 / 20 / Diminuiu o êxodo para São Paulo. Esse Nunca Dantes ...

Diminuiu o êxodo para São Paulo. Esse Nunca Dantes ...

Saiu na Agência Brasil: Nos últimos dez anos, mais pessoas saíram do que chegaram à Grande SP.
publicado 20/04/2011
Comments

Saiu na Agência Brasil:

Nos últimos dez anos, mais pessoas saíram do que chegaram à Grande SP


Entre 2000 e 2010, região metropolitana teve êxodo migratório: -30,3 mil pessoas por ano


Agência Brasil


SÃO PAULO - Tradicional centro de atração de migrantes, a região metropolitana de São Paulo registrou um êxodo migratório na primeira década deste século. De 2000 a 2010, o número de pessoas que saíram da Grande São Paulo é maior do que o das que chegaram. Nesse período, deixaram a região 303 mil pessoas a mais do que o total das que se estabeleceram, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 19, pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).


A pesquisa SP Demográfico cruza taxas de natalidade e mortalidade com os primeiros dados do Censo 2010, já disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir desses números, já é possível saber se a população de alguns locais do país cresceu e se esse crescimento foi causado pelo nascimento de pessoas ou pela chegada de migrantes.


Na região metropolitana de São Paulo, a população cresceu 0,98% de 2000 a 2010, segundo a pesquisa. Isso foi causado pelo crescimento vegetativo da população (diferença entre os nascimentos e as mortes), já que o saldo migratório desse período foi negativo para a região: -30,3 mil pessoas por ano.


Esse número corresponde a uma taxa de migração de -1,62 para cada mil habitantes da Grande São Paulo. No caso da capital paulista, mais especificamente, a taxa de migração é ainda mais baixa: -3,03.


O resultado da Grande São Paulo impactou também no fluxo migratório de todo o estado de São Paulo. Na primeira década do século 21, apesar de o saldo de migrantes ter sido positivo no estado, ele caiu 67% na comparação com o registrado de 1991 a 2000.


De 2000 a 2010 chegaram no estado, por ano, 47,9 mil pessoas a mais do que saíram. Já de 1991 a 2000, o saldo migratório anual foi de 147 mil.

Navalha

Nenhum Presidente fez mais pela mobilidade vertical que o Nunca Dantes: a passagem das Classes “D” e “E” à Classe “C” – que, agora, o Farol de Alexandria prefere ao povão.

Nenhum presidente fez mais pela mobilidade horizontal que o Nunca Dantes.

Ele tirou a motor da economia do eixo do Sudeste, e da hegemonia que o mineiro JK conferiu a SP.

Com o Nunca Dantes, o Nordeste, o patinho feio, cresceu a taxas chinesas.

A Classe C engordou mais no Nordeste.

E o Rio, com o pré-sal, o Comperj e a indústria naval tira, enfim, a barriga da miséria, desde que JK levou a capital para Brasília, e o jenio do Golbery fez a fusão (sem dinheiro) com o Estado do Rio.

Tudo para não deixar o Brizola ser Governador.

E ele foi, duas vezes, contra o Golbery e a Rede Globo.

O Nunca Dantes abriu o mapa do Brasil.

Se ele voltasse atrás 50 anos na máquina do tempo, em lugar de vir para São Paulo ia ser torneiro mecânico em Suape, num estaleiro - onde se realiza uma revolução e onde Eduardo Campos dá de 10 a 0 no Padim Pade Cerra.

Como diz o professor Wanderley Guilherme dos Santos, na Carta Capital, o Nunca Dantes alterou paradigmas deste país.

Talvez por isso o Farol esteja tão nervoso.

Ele começa a vislumbrar a nota de pé de página que lhe caberá na História do Brasil.

Ou porque o relatório da PF que a Época esconde (e revela singularidades de “Dantas, Cerra, FHC e Gilmar”) um dia apareça num blog sujo.

Quem sabe ?

Ou, talvez, porque a Presidenta vá assinar Lei que permitirá descobrir como se deu a concorrência para o Sivam (clique aqui para ler “Pinheiro: Presidenta vai abrir a porta do passado (militar)”.

O Príncipe está aflito.

Esse Nunca Dantes ...

 




Paulo Henrique Amorim