Redação Conversa Afiada

RedaçãoConversa Afiada

Safatle: Serra fundou o Partido da Direita Cristã. O Tea Party

    Publicado em 05/11/2010
  • Salve e compartilhe
  • | Imprimir Imprima |
  • Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+43)

Na foto, José Serra, o herói da Direita Cristã



Numa entrevista ao Caderno ‘Sexta-Feira e Fim de Semana’, do jornal Valor Econômico, o professor e filósofo Vladimir Safatle, da USP, mostrou de forma brilhante o sinistro legado que José Serra deixou para a política brasileira: a criação de uma corrente de diretia radical que, nos EUA, se chama de Direita Cristã e, no momento, paralisa o sistema político americano com o movimento Tea Party.

O sinistro do legado da campanha calhorda – como diria o Ciro Gomes – do aborto é, segundo o Safatle, que Serra destampou um monstro que a habilidade política brasileira escondia no armário.

Irresponsavelmente, Serra abriu o armário e trouxe esse segmento político para a cena brasileira e, de lá, ela não vai sair.

Serra fez o papel que George Bush desempenhou nos EUA: transformou cristãos católicos de direta em personagens irremovíveis do sistema político.

É isso o que ele representa.

É essa a sua única obra.

Leia o professor Safatle:


- A candidatura Serra, durante todo o primeiro turno, nunca empolgou eleitoralmente. Não cresceu. Começou a crescer de verdade quando o Serra resolveu flertar com setores conservadores da sociedade brasileira, ou seja, os setores mais conservadores da igreja – teve votação expressiva no chamado cinturão do agronegócio – e também com a fina flor do pensamento conservador. Isso poderia parecer uma estratégia eleitoral. De fato, mostrou uma coisa que a gente não sabia: existe um pensamento conservador forte no Brasil e esse pensamento tem voto. Pode ser mobilizado por questões relativas à modernização dos costumes. Um exemplo, ainda no governo Fernando Henrique, quando José Gregori era secretário dos Direitos Humanos, aprovaram o PNDH 2 [Programa Nacional de Direitos Humanos], em 2002. E se você for ver, por exemplo, no capítulo sobre o aborto, ele é idêntico, fora uma ou duas palavras, ao PNDH 3, que foi criticado durante a campanha eleitoral. Parece que foi um processo deliberado, problemático, que coloca questões sobre o que vai ser sua candidatura daqui para a frente. Terminou prometendo que seria contra a lei da homofobia em encontro com pastores evangélicos. Com isso, Serra destampou uma franja eleitoral que estará presente no debate nos próximos quatro anos. Esse tipo de pauta não vai desaparecer. Vai voltar em vários momentos. A primeira questão é saber como isso vai se configurar. Até porque existe uma tendência mundial de construir um pensamento conservador que tem forte densidade eleitoral. A gente vê isso nos EUA, na Europa, e vai ver no Brasil de uma maneira ou de outra.


- A questão do aborto foi um dos pontos mais baixos da história recente da política brasileira. Discordo terminantemente de que tenha sido um movimento espontâneo da sociedade civil. Ao que tudo indica, e a própria imprensa investigou isso, o candidato da oposição disparou por meio da central de boatos da internet toda essa questão. Existia um acordo tácito entre os dois grandes partidos políticos brasileiros, PT e PSDB, de que essa questão não seria posta em debate, porque vem de aspectos dos mais arcaicos da sociedade brasileira, e nenhum dos partidos queria jogar isso contra o outro justamente por esse arcaísmo. Quando o papa João Paulo II veio ao Brasil, houve um desconforto porque Ruth Cardoso [ex-primeira-dama] tinha se declarado a favor da legalização do aborto. E de repente temos a mulher do candidato da oposição [Monica Serra] dizendo que Dilma é a favor de matar criancinhas!


- De fato meu lado perdeu, com muita clareza. Não sou filiado ao PT nem a partido algum. Todos aqueles para quem a modernização dos costumes é fundamental no interior do desenvolvimento das sociedades democráticas perderam. Não foi simplesmente uma questão ligada ao aborto. Foi uma maneira que o pensamento conservador encontrou de pautar a agenda do debate político neste país. Mostraram que têm força, têm voto e conseguem bloquear a discussão. E agora não vão sair, vão ficar. Havia uma espécie de ilusão de que não havia espaço para um partido que conseguisse mobilizar o pensamento conservador no Brasil. Isso não é verdade, eles demonstraram que têm força. Quando Serra colocou essa questão no debate, com clareza e todas as palavras, cobrando da adversária que ela se posicionasse, ele criou uma situação que, daqui por diante, é uma questão da política brasileira e todos vão ter de se posicionar a respeito.


Artigos Relacionados

  • Raphael disse:

    A questão é que as igrejas estão cada vez mais mandando os “seus” para se candidatarem, e cada vez mais o peso delas nas eleições tem aumentado, tenho medo de um dia o ideal de estado laico venha por sumir deste país. Que nos tornemos como os EUA, um a país de xenófobos, extremistas, pessoas intolerantes. Questões de fé e crenças deviam ser deixadas de lado nessa questão tão importante tratada nessas eleições como foi o aborto.

  • Imay disse:

    PHA,
    Depois dessa história toda, me fica uma sensação angustiante diante da possibilidade de termos uns 46 milhões de indivíduos, prontos para aceitar e apoiar um golpe, como o que tivemos em 1964.
    O PiG prepara perigosamente esse caminho. É alarmante!

  • [...] tempo: durante a campanha, Serra trouxe o vaso sanitário para a sala de jantar. Clique aquipara ler “Serra funda a Direita Cristã e o Tea Party do Brasil: a extrema [...]

  • Patricia disse:

    A propaganda do Serra era odiosa, ver bispos, pastores, imagens sagradas e sua careca brilhante era de dar náuseas. Ele perdeu, mas não consigo ficar tranquila. Essa eleição foi uma piada de mau gosto. Todos que votaram a favor dele e todos que votaram nulo a favor de uma Marina que quer defender os valores cristãos ainda me fazem ter pesadelos. Não sou PT, sou a favor de uma discussão política que envolva o direito igual de todos nós, do homossexual ateu ao padre católico, da mulher que aborta a freira e não uma discussão religiosa. Os tempos, as conversas, os termos vão mudar. A unica coisa que me anima um pouco é que o PIG começa também a dar seus tiros no pé, me divertem.

  • Romualdo disse:

    Parece tragédia grega: sempre tem um desajustado para abrir a caixa de Pandora. Vejam só, PHA e demais: estava passando pela praça 7 em BH e tinha um transtornado, fazendo papel de pastor, com a bíblia em punho e aos berros dizendo que Serra e sua mulher iriam queimar no fogo do inferno por terem “assassinado a carne de sua carne” (sic). Como dizia minha avó: “um imbecil de bom caráter, dá para administrar. Um inteligente de mal caráter, também, dá para administrar. Entretanto, um imbecil de mal caráter, é inadministrável”. Parece que o Serra conseguiu reunir os atributos que finalizam a sentença de minha avó: a caixa de Pandora está aberta!

  • Luciana disse:

    Eta, caramba! Essa turma não tem mesmo amor-proprio! Tea party: a coisa MAIS, MAIS, MAIS canhestra depois da careca do Serra que existe no mundo!

  • luiz disse:

    leva o tema como o abordo em um corrida eleitoral é muito perigoso, é assunto de candidato sem programa de governo, que busca ganha voto eleitorado conservador, que esta presente em todas classe social.

  • Lilica disse:

    Cuidado Brasil com as colocações sobre religião e poder, cada coisa no seu lugar, colocar todo mundo como farinha do mesmo saco de ignorância e mentiras não é o caminho certo, é preciso refletir bem sobre essa baixaria despertada pelos desesperados derrotados desta eleição, espero encontrar pessoas capazes de boas discussões sobre o assunto sem discursos inflamados defendendo a igreja seja católica ou evangélica, a fé consciente é muito maior que essa lama que nos foi jogada, não se deixe enganar e toda proteção ao futuro governo Dilma…

    • Daisy disse:

      Lilica, sempre fomos vistos como um Brasil em que várias religiões convivem em perfeita harmonia, mas infelizmente, assim como você, temo muito que deixemos de assim ser. Temos muito o que refletir sobre para onde o este conservadorismo, eternamente retrógrado nos leva, sobre qual seu real objetivo, que desde os primórdios, é conservar o poder nas mãos de poucos, bem poucos.
      Tenho um colega de trabalho, de certa opção religiosa, que diz que somente é possível conhecer à Deus, lendo (literalmente) e bíblia… Hum… E àqueles que não sabem ler? Não tem acesso à Deus??? E aquelas tantas pessoas tão humildes que já conheci, que não conhecem uma só letra e amam à Deus verdadeiramente???

  • Urbano disse:

    A especialidade do zé contra-rampa, o mitômano, certamente que não é fundar, mas afundar. Para competir com ele só mesmo o fred henrique flitstones salieri, o moiteiro, que conseguiu afundar a P-36, já na expectativa de levar o Brasil a reboque.

  • Aline disse:

    Agora que acabou a campanha eleitoral, bem que os blogueiros progressistas poderiam convidar a Sheila Canevacci Ribeiro,a genial coreógrafa que desmascarou a Grande Hipocrisia, a falar sobre cidadania, democracia e assuntos correlatos.
    Muito devemos à decência e coragem que ela demonstrou para colocar as coisas em pratos limpos!
    Volta Sheila! Abre o bom debate sobre o que é cidadania!
    Oxigena,ensina o Brasil a curar as feridas deixadas por uma campanha sórdida, que jogou brasileiros contra brasileiros mobilizando o que há de mais sombrio no inconsciente de cada ser humano!

  • Fábio Fernando disse:

    Quase que Marina entra no jogo sujo de $erra. Mandei uma carta para seu comitê alertando-a do perigo.
    Marina Abandona os Grandes Temas
    Salvador 15 Out 2010
    Exageradamente preocupada, até infantil, com os dogmas religiosos, a candidata do primeiro turno a presidente – A grande Marina – abandona a discussão dos importantes temas que realmente interessam e mudam o Brasil. É de preocupar! Pauta o debate e descompromete os candidatos a presidência e todos os outros parlamentares a assumirem compromisso com as profundas reformas estruturais de bases que tanto a nação e o nosso povo precisam…
    continua.

  • RUBEM disse:

    Serra na “TV” tentava passar a imagem candidato do “bem” ,porem, surdina, na internet, em panfletos distribuidos em igrejas e em favelas e atraves de “telemarketing do mal” espalhava pré conceito, ódio, mentiras e terror, que produziu em mentes “vazias” e em desinformados” os estragos que estao vindo a tona agora.
    Serra perdeu a eleição e perdeu tambem todo senso de compostura e ética.

    • Daisy disse:

      Mas no seu primeiro discurso, após a derrota, ele disse: “…a luta continua…”, nós que prezamos pelo bem, pela paz, pela igualdade social, que amamos na prática o nosso próximo, temos de orar muito pelo sucesso do governo de Dilma.
      Que luta é essa? Separar o Brasil?

  • Jose de Almeida Bispo disse:

    E a Folha de São Paulo:
    Receita cresceu duas CPMFs, mas verba não foi para a saúde (http://www1.folha.uol.com.br/poder/826394-receita-cresceu-duas-cpmfs-mas-verba-nao-foi-para-a-saude.shtml)
    A elite branca e separatista de São Paulo representada pela Folha de São Paulo acha salário mínimo um desperdício. Um horror.
    Na justificativa canhestra da Folha eles esquecem que a arrecadação cresceu porque o PIB, que não é o dos tempos de governo tucano, cresceu e muito. E toca a bomba no Salário Mínimo. No fundo estão com medo de novamente ficarem expostos ao fisco e às incoerências percebidas nas declarações de Imposto de Renda. Como se justificaria pagar 100 mil num imposto de 0,5 por cento e apenas dez mil num imposto de 25,0?

  • Andre disse:

    O erro principal do Serra, foi querer dividir o mais sagrado de todas as coisas.Caiu do cavalo!!!

  • Claudio Gress disse:

    PHA , seria ótimo se vc pudesse postar toda o debate publicado pelo Valor , que considero o único jornal que está a permitir a pluralidade de opiniões entre seus textos . O último trecho que vc destacou do referido professor mostra uma resposta dele a uma outra professora que participava do debate , nitidamente conservadora e anti – popular .
    O Brasil ainda tem jeito.

  • SérgioFerraz disse:

    A extrema-direita e seus fascistinhas sempre estiveram aí, simplesmente o jênio conseguiu a façanha de reuní-los em um partido.
    O bom é que agora, com nome e sobrenome, fica mais fácil combaté-los.

  • Jorge disse:

    Acho que podem dar vários nome ao que O safado do SErra fez…, mas acho que ele foi derrotado…
    e isso é o que importa! Pré frente Brasilllllllllllllll!

  • Paulo Lago disse:

    PHA, em resposta ao “São Paulo só para paulistas”, lançamos via “Limpinho & Cheiroso” o manifesto “Vixe, sou paulista,mas não sou idiota. São Paulo para todos”. O link do abaixo-assinado é
    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7419
    Obrigado.

  • Silvio disse:

    PHA:
    Serra quase com seguridade, se vai a lançar a prefeito de São Paulo. Eu proponho que se trate de convencer a Erundina, para ser candidata também. Ai Eu vou a alugar um terraço, para ver!

  • CC Bregamim disse:

    não gosto e não concordo com o derrotismo.
    o azenha publicou um texto da ivana bentes
    dizendo que se o debate foi posto então nós temos que tomá-lo na unha e vencer a direita atrasada.
    sim vamos modernizar nossas leis
    descriminalizar o aborto e legalizar o casamento de homossexuais
    sim!

    http://www.viomundo.com.br/politica/ivana-bentes-da-importancia-do-contradiscurso.html

    • Daisy disse:

      Aborto é assunto de quem já precisou pensar nisso, pois de alguma maneira tinha uma gravidez indesejada, de quem tem o respeito e a coerência de se colocar no lugar do outro, antes de colocar o dedo no nariz do outro e sair fazendo discurso hipócrita, de quem respeita a vida, os princípios, a história, a saúde, o futuro de cada um.
      O tema aborto, precisa ser profundamente discutido, pois com certeza, a maioria das mulheres que precisa pensar em aborto, são aquelas que não tem acesso a quase nada ou a nada. Nem à saúde nem à educação nem a dignidade de ser mulher…
      As mulheres que, tiveram acesso à tudo, dificilmente engravidam, sem que seja por opção e se houver o “acidente”, com certeza vão à clínicas e profissionais “qualificados”, que resolvem o assunto em menos de 30 minutos.
      Qualquer tipo de violência é contra a paz, contra a dignidade do ser humano.

  • Marcos Kim disse:

    A extrema direita sempre existiu no Brasil, enquanto a chamada Democracia formal na afetava e até mesmo a beneficiava eles a defendia. Não guardemos ilusão se eles sentirem que estão fortes utilizarão os velhos métodos do golpismo como quase aconteceu na Venezuela e Equador. Devemos estar alerta e ocuparmos os espaços para aprofundar a nossa Democracia e cerrarmos as fileiras em torno de nossa Presidenta Dilma Roussef. Também devemos criarmos um antídoto contra esse movimento de direito, do tipo de uma Liga ou Aliança Laica.

  • Leonardo disse:

    Não sejam condescendentes com a blá-blá-rina, que acusou a Dilma de ter mudado de posição sobre o aborto, no dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a “verde” (de inveja do Lula) afirmou: “Eu não faço discurso de conveniência.” Como não? De ambientalismo, não ouvimos nada da candidata, só denuncismo e tergiversação. Foi Marina, com seu cabelo preso e ar de beata, que introduziu o elemento religioso nas eleições. Quer dar uma de moderna, mas é a candidata mais arcaica.

  • Mario Penna disse:

    Serra copiou o Bush, no método de implantar o terrorismo.
    Tudo era terrorismo. E a sua campanha foi igual à americana.

    Serra, aqui, precisará dessa turma conservadora e dependente das crenças religiosas.
    Entao, quando voltar, defenderá o criacionismo.
    Dirá que Charles Darwin inspirou o PT.
    Que o PT é contra Deus.
    Só por aí ele terá algum caminho. Talvez vire pastor.

    Pois quando fala de Economia, recebe logo um “porque não cala a boca?”.
    Aqui, na França e, daqui a pouco, no resto do mundo por onde passar.

    ——

  • Plínio Paulos disse:

    Gostaria de registrar o meu descontentamento por ter sido censurado pela administração do blog em meu comentário anterior. Salientei o fato de que os católicos nos EUA são minoria e não podem ser relacionados à direita Tea Party. Mencionei os Kennedy como exemplo de católicos democratas. Obama é protestante e não é republicano tampouco. Fui censurado por ter citado a Igreja Universal. Quem não deve não teme. Não gostaria de ter que deixar de ler diariamente o Conversa Afiada, que expõe de maneira bem-humorada e arguta a política do país.

  • Paulo Almeida disse:

    Serra, vc já foi Senador,Governador,já foi muita coisa. Foi até Professor, Economista,Engenheiro, veja só!
    Com tudo isso e mais o que vc fala que já foi e que já fez, porque não pega um avião e vai curtir seu final de vida em uma ilha paradisíaca, tipo Ilhas Caymman, assim numa boa, e deixa o povo brasileiro viver em paz.
    Nós aqui, estamos cada vez melhor. O preconceito, cada vez menor. A concentração de riquezas, cada vez menor. A pobreza, cada vez menor. A produção aumentando. Os brasileiros, cada vez mais irmanados.
    Nunca, nós brasileiros, nos sentimos tão felizes e orgulhosos! Vai Serra, vai, deixa a Gente Ser Feliz!

  • Ozeias Souza disse:

    Vou corrigir… José Serra não criou esta corrente (ele nunca criou nada, nem genéricos). Ele aproveitou a existencia dela, assim como um dia aproveitou a existência do neoliberalismo.

    Cá nos trópicos, o Tea Party tupiniquim se chama “Sao Paulo para os Paulistas” ou “Acabem com o Bolsa-Esmola”.

    Tea Party está se espalhando pelo mundo, mas logo passará.. Como cólica intestinal

    • Sonielson disse:

      De fato, o José Serra apenas aproveitou um tema que, certamente, tem existência curta e não representa, verdadeiramente, os interesses políticos do país. Isso é típico de candidato que apela para o tudo ou nada…

    • Ozéias Souza, você está rigorosamente certo! Nosferatu não criou e não cria nada além de intrigas e pedágios. É morfético por natureza. Arrumaram diploma pra ele na terra de seus patrões ianques e ele se julga estrela (talvez mais uma daquelas da bandeira que defende: a das estrelas pálidas e listras ensanguentadas). Tea-party é o período menstrual da burguesia ignata internacional, vai passar, mas pode voltar. Porém, como já está na menopausa do capitalismo, deve desaparecer junto com ele!

    • HENPHOT disse:

      Ozeas, O seu conmentário foi perfeito. A colica intestinal é terrível. Pois eles estão a critar tanto. Quando passar, eles ficarão aliviados.

  • Lúcia disse:

    Esse alerta do professor Safatle é importantíssimo: que todos nós nos posicionemos: universidades, partidos políticos (PT/PSB/PCdoB), igreja progressista. Vamos nos reunir. Realizar fóruns, debates, encontros. TODOS DE OLHOS BEM ABERTOS!

    • Temos que estar de olhos bem abertos mesmo, mas para as tentativas golpistas dessa oligaquia mesquinha, antipatriota e entreguista que vive conspirando o tempo todo. E, só mostram os dentes porque tem seu amo do norte como suporte e financiador!

  • Alan Azov disse:

    Uma correção. Tendo convocado o apoio da “peste emocional” que anima a direita patriarcaica medieval inquisitória no Brasil, o legado do sicofanta José Serra para a política brasileira obviamente não foi sinistro, foi destro.

    • Alan Azov, magnífica sua qualificação de nosferatu & famiglia!
      Depois que ele virou coroínha, podemos colocá-lo sob as saias de algum desses pedófilos da igreja. Que tal o don Luíz Gonzaga de Guarulhos? Os dois parece combinar bem (acho, até, que é daí que vem o slogan da campanha dele: “do bem”.

  • Paulo disse:

    Não há nada de sinistro nisso, professor! Sinistro mesmo é o legado que Lula da Silva deixou para a política brasileira: o seu rebaixamento a um nível que nunca havia sido atingido antes na história deste país!

  • Francisco disse:

    Se o PFL, ao invés de adotar o nome “Democratas”, adotasse o nome “Conservador” estaríamos fritos. Há muitos conservadores no Brasil e eles têm dinheiro, muito dinheiro. A questão do financiamento público de campanha não é uma opção é um imperativo, ou faz ou mergulhamos na TFP.

    É absolutamente critico evitar que religiões virem partidos politicos. Partidos politicos operam, bem ou mal, na faixa da razão. Religiões operam na faixa da emoção, da paixão, da visão, do “Deus falou comigo” e por aí vai.

    José Serra não ama o Brasil, ama o cargo de presidente. Ele é um que não sentiria o menor constrangimento de governar sobre escombros…

    • Paulo Almeida disse:

      Concordo plenamente com você.

    • Silvio disse:

      Francisco- Serra, além de amar se muito, a presidência, e uma objeção. Ele não ama Brasil, ama aos EUA, desde quando se dizia comunista, Maoísta, leninista marxista trocista o seja de uma esquerda raivosa, para enganar os estudantes, da época. E bom lembrar seu discurso na Central do Brasil, junto a Jango.Vai para Chile, e depois com essa ficha, entra nos EUA. Ai tem gato encerrado.

    • e sofre de síndrome de entreguismo-contumaz…
      ele quer o cargo, a qualquer custo como determinou o Instituto Millenium, para satisfazer as necessidades de seus amos do império do norte…

  • [...] Clique aqui para ler “Safatle: Serra fundou o Partido da Direita Cristã. O Tea Party”. [...]

  • Elizeu disse:

    A “americanização” da política no Brasil vem desde 1994, quando então apenas candidatos de dois partidos disputam a presidencia do país com chances de vitória.

    Com o “Tea Party” tirado do sarcófago aqui no Brasil por Serra o método foi maximizado. A situação ficou super sinistra. A direita cristã não incomoda de ver metade da nação morrendo de fome para satisfazer seus ideais. Nos E.U.A um certo pastor eletrônico recomendou o assassinato de Hugo Chaves. Aqui no Brasil tem um pastor eletrônico cheio de ódio, raiva, ira, ganância, soberba, avareza e luxúria. É o Malafaia, ele estava ao lado de Serra.

  • arlindo disse:

    Nao se preocupem. Os hipocritas sempre tem um esqueleto no armario, como vimos nessa campanha. Ve-los serem desmascarados. eh sempre um prazer.

  • santos disse:

    O que acho mais interessante é que esse pensamento ganha mais respaldo entre os que tem um grau de instrução maior.

  • Edvard disse:

    Com relação ao Tea Party, quanto tempo vai demorar para começar a pressão pró criacionismo?

  • Edvard disse:

    “Porque não te calas?
    O Zé pequeno, vulgo melhor ministro da denge consegue se superar. Acabei de postar o seguinte no Jornal do Brasil:
    Endosso o “porque não te calas”.
    O que este senhor diz covardemente (covardemente porque o acusado não tem chance de defesa) é falacioso.
    Não teve tempo de dizer na campanha?
    Desindustrialização? (só se for em São Paulo sob seu governo).
    Populista de direita?
    Por acaso o senhor estava se referindo a si próprio e errou o nome?
    Porque não disse isso por aqui?
    Que triste ver um político nesta situação!!

    PHA porque voce não abre um tópico com a notícia?

  • Marco disse:

    Por que não te calas Serra????? A piada do ano na França!!
    hahahahahahahahahahahaha…..

    http://www.jb.com.br/pais/noticias/2010/11/05/serra-critica-lula-na-franca-e-ouve-por-que-nao-te-calas/

  • Rodrigo Fre disse:

    Vamos ver até que ponto o Serra apenas usou o conservadorismo de forma eleitoreira, oportunista ou realmente continuará daqui para frente sendo porta-voz desta turma.

  • Márcia disse:

    Estou começando a ficar com medo. Não imaginava que o pensamento ultra direitista e fascista fosse tão forte no Brasil. Sempre achei a nossa classe média muito burra, mas hoje percebo que não é burrice, não. O voto no Serra foi um voto de classe, bem consciente de um projeto de Brasil baseado na exclusão, no preconceito e em tudo que pode existir de mais atrasado no mundo contemporâneo. Tenho medo dessa gente porque são pautados pelo ódio, o que ficou muito claro nesta que foi a campanha mais suja e nojenta que eu já vi. E olha que eu pensei que nada poderia ser pior do que associar de forma forjada, militantes do PT ao sequestro do Abílio Diniz ou afirmar, sem prova alguma, que a campanha do Lula recebia dinheiro das Farc. Mas a extrema direita sempre nos ensina alguma coisa e desta vez nos ensinou que sempre dá pra ser pior.

    • bem, a classe média mesmo, aquela que pensa ter o rei na barriga, foi empurrada pela gang de fhc pra baixo, mas, como dizia Marx, não tem ideologia própria, vive na ilusão de virar burguês endinheirado, é burra mesmo e fascista, seguindo a ideologia de seus ícones. Mas, temos que tê-los sob controle.
      O perigo mesmo, vem das elites oligárquicas e seus financiadores do império do norte.

  • Luis Fernando disse:

    O Pit Bull tem fama de ser um animal violento. Porém, quando um tratador incentiva a violência, o animal se torna mais agressivo. Quero dizer que os Pit Bulls serristas estão com sua índole reservada. Mas quando o tratador mídia incentivar tal violência, pode-se perder o controle de seus ataques. Vamos ver se a mídia conservadora brasileira já chegou ao fundo do poço ou se ainda possui terra para cavar.

  • Coyotte disse:

    Não tem preço:

    Serra critica Lula na França e ouve: “Por que não te calas?”

    http://www.jb.com.br/pais/noticias/2010/11/05/serra-critica-lula-na-franca-e-ouve-por-que-nao-te-calas/

    kuakuakuakuakuakuakauka

  • rodolfo andrade disse:

    PHA, porque é que todo reacionário tem uma coluna na Veja, será que é imunidade das letras? Quanta fedentina. Bom para pescador, as minhocas lá são ativas.

  • Marco disse:

    PHA, parece que a racista Mayara Petruso fez escola no jornalismo mineiro!! Eu disse mineiro!! (de Minas Gerais!!!).
    Olha isso aqui!! Publicado em uma coluna do jornal “O Tempo”

    http://www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdColunaEdicao=13346&busca=walter%20navarro&pagina=1

    • Gersier disse:

      Esse pasquim pertence a Vittorio Medioli deputado que foi tucanalha e com certeza para se reeleger filiou-se ao PV do gabeira.
      Filiações Partidárias:
      PSDB, 1989-2005; PV, 2005-.
      Atividades Partidárias:
      Membro, Executiva Regional do PSDB, MG, 1990-1992; Vice-Presidente da Executiva Estadual do PSDB em Minas Gerais, 2003-.

  • Julio Silveira disse:

    Vejo esse comportamento como uma chaga que sempre esteve subcutanea, escondida e agora aflora. Como toda doença a partir do momento de sua exposição é que se pode buscar a cura. Nosso País, foi, como costumo dizer, o ultimo a libertar oficialmente os escravos. Na sua sociedade arcaica ainda se encontram elementos que escravisam, agora ilegalmente, seres humanos, e São Paulo sempre esteve na vanguarda desses atrasos. Não temos um sociedade coesa, somos vulneraveis aos encantos dos predadores de cima, aqui nossa história foi deturpada, reconhecemos por bom tempo criminosos de herois, para alguns ainda são. Demonstramos diuturnamente que desconhecemos o conceito de cidadania.
    No Brasil o espirito colono foi plantado, e a erradicação desse sintoma, da sociedade, demandará que enfrentemos, sem temor, cada minuscula celula que ecloda com a capacidade de ferir a verdadeira vocação de nossa sociedade plural e democrática, ou será a barbárie.

  • Roger Oliveira disse:

    Nessas eleições, Serra se tornou o fundador do nosso Tea Party, composta por: PSDB; Demôniocratas; Igreja Católica; TFP; Opus Dei; Igreja Mundial (do “Pastor Pingaiada” Waldomiro Santiago); Igreja Vitória em Cristo (do Silas Salafrária); a Primeira Igreja Batista de Curitiba (do Pastor Piragine) e outras igrejas evangélicas; latifundiários; boyzinhos e pattys alienadas; enfim, só “a nata da sociedade brasileira”!

    Esse Zé Vampiro é um fanfarrão mesmo!!!

  • João disse:

    O Zé Serróquio é patético. Ele consegue ser mais atrasado e retrógado que os candidatos da década de 50. Só gente preconceituosa que vota nesse crápula.

  • Lampião disse:

    Serra está do lado de lá, e Dilma do lado de cá como canta Chimarruts. Ponto final.

  • Luis Rodrigues disse:

    Pago a passagem de ida para o Serra fugir para o Texas.

  • Octavio disse:

    É preciso repensar a forma de se fazer política partidária e atuar na política. A chamada “oposição” vai atacar de maneira vil e sórdida. E isso já foi demonstrado. Vão querer tirar a Dilma como já tentaram tirar o Lula. Lembram-se do “CANSEI”…Ele está vivo e ativo. Como não conseguiram ser oposição “propositária” vão ser oposição de “guerra” ou melhor, de “guerrilha”. E acusaram a Dilma de guerrilheira para fazer uma cortina de fumaça na atuação da oposição. Eles não tem competência para fazer oposição programática, ideológica, prática e ética. Estejamos preparados.

  • mauro hage disse:

    O moleque mais queridinho da Rocinha,Indio da Costa, não foi colocado como vice em vão. Suas declarações tinham o único intuito de jogar lama no ventilador e preservar o cabeça de chapa protofascista, Serra. Acho bom que a direitona reaça ponha seus tentáculos de fora para que, daqui por diante, saibamos em que terreno iremos pisar.Eles podem vir quente que nós estamos fervendo.

    • padruga45 disse:

      Boa lembrança, Mauro. Aliás, há um nome que eu não tenho visto nos comentários, mas que é também mentor de toda esse triste estória racista-nazi-fascista: o Cesar Maia, o “padrinho” do Índio.

  • nilo walter disse:

    Serra plantou, agora aguarda a hora de colher.

    No VI O Mundo tem um artigo sobre fome/ EUA. Os famintos estão apelando para o Estado. É o Bolsa Família americana . E agora Monica Serra e asseclas ?

  • Evandro Marcos disse:

    O nordestino é maravilhoso, convive com um preconceito covarde por parte dos paulistas e de seus políticos de direita, sofrem como se não fizessem parte do Brasil, mas, aí vem as eleições e o troco é dado … simples assim.

  • vipissima disse:

    Soa generoso: Não sou PT e nem sou ligada a partido algum….blablabla. Se não era, é melhor começar a rever seus valores….
    Tem que se ter coragem.

    Safatle:”…mostrou uma coisa que a gente não sabia: existe um pensamento conservador forte no Brasil e esse pensamento tem voto”.
    Bancada ruralista?
    Quem não sabia? Não sabia o quê?
    Que o Brasil é o maior país católico do mundo justamente porque tem tantas terras que têm palmeiras, onde cantam os sabiás?
    Que, ninguém nos escute, mas, na Idade Média, aonde muitos, ainda vivem: “Terra = Poder”.
    Vamos repetir para a mídia feia, má e boba: Estamos no sec. XXI, deixe-nos em paz.
    E de mais a mais, não fomos nós que enfernizamos a vida alheia por causa do plantio de chá. Façam a mea culpa e nos deixem em PAZ.

  • alexandre disse:

    Ele é o pior dos piores. Inaugurou a política do canalhismo hipócrita.

  • Cristiano disse:

    O problema da elite é que são minoria, mas têm complexo de maioria.

  • João disse:

    Só que essa jogada do Serra trouxe a tona o aborto de D. Mônica e numa eventual nova candidatura ele deve ser cobrado por isso.

  • Carlos disse:

    os Governadores estão fazendo pressão pela volta da CPMF Link -> http://migre.me/1Xo6p e o Serra… viu ser afundada sua chance de ser presidente em meio as intromissões no meio Socio/Religioso. Se deu mal…..

  • maria do ceará disse:

    Declaração de Monica Serra desembarcando em Paris:
    “J’ai pratiqué l’avortement, mais c’est Dilma qui aime tuer les petits enfants!” Tradução: “Pratiquei o aborto, mas é a Dilma que gosta de matar criancinhas!”. Bravo!

  • terezinha disse:

    Toda minha familia de 12 pessoas votou na Dilma,com exceção da minha irmã,somente ela é evangélica.Minha irmã é uma pessoa ignorante,porque não assiste horário político,não sabia nada de Dilma e sabia um pouco do serra,afinal ele já fora candidato outra vez.Mas minha irmã votou no serra porque o pastor da igreja dela mandou que votassem e se o pastor mandou, como homem de Deus na opinião dela, era o melhor candidato.O pastor disse que Dilma era terrorista e que não era cristã.Minha irmã é classe C,é pobre, e foi com isso que serra jogou:com a ignorancia e a religiosidade das pessoas,muito mais acentuada nas classes mais baixas.E na crença ingenua que pastores e padres representam Jesus na terra.O voto dela não foi dela,foi mais um do seu pastor.

  • Carlos Barbosa MG disse:

    Ku Klux Klan:

    Seu objetivo era impedir a integração social dos negros recém-libertados, adquirir terras, ter direitos concedidos aos outros cidadãos, como votar.

    Seus integrantes usavam capuz branco e roupão para esconder a identidade e aterrorizar suas vitimas.

    Mas a partir deste momento sua doutrina não era unicamente o racismo, agora se estendia á xenofobia (aversão a estrangeiros). O símbolo da nova organização era uma cruz em chamas. A organização existe até os dias atuais.

  • weiland disse:

    tea party é um lixo… um atraso na vida de qualquer país do mundo.

  • eduardo cunha barbosa disse:

    PHA Poderiamos fazer uma oposição a este movimento do tipo não compre de são paulo compre do Rio ou compre da China, Rússia,A rgentina , Europa menos de São Paulo, desse modo são paulo vai perceber o quanto ele precisa dos outros estados.

  • Admilson disse:

    Bendito segundo turno. Fez a máscara cair….

  • Fesga Brasil disse:

    Desprendimentos, PHC, de FHC assinando a ficha do PT abonado por Lula; Serra reorganizando o partido cristão de Montoro; Geraldo refundando o MDB dentro do PMDB; Aécio estruturando o PSB por dentro; e remanescentes acatando o novo nome da sigla: ARENA.

  • Hamiton disse:

    Tudo que o Brasil não precisava…”Nós”, como sempre, imitando o pior dos EUA: Fanáticos fundamentalistas protestantes se unindo a capitalistas elitistas com paranóia anti-esquerda. Só faltam a xenofobia, o racismo militante e a imposição de costumes religiosos ,mesmo a quem não é religioso.É o fim!

  • lucia disse:

    perfeito o texto, um pouco depois do 1º turno, quando a “crise do aborto” estava na auge escrevi sobre o assunto em meu blog pessoal, pautar questoes como essa numa eleição impede o pais de se modernizar por mais 4 anos, quiçá algumas décadas

  • urbano disse:

    O professor tocou no ponto que esta preocupando a todos aqueles que pensam a sociedade de forma responsavel.
    O inacreditavel é que o Serra – herdeiro da AP progressita seja o responsavel maior tomar essa posição canalha na sua sede de poder. Monica Serra na campanha parecia filha de Pinochet com a imagem de N. Sra da Aparecida em punho. E um vice como esse tal de Indio da Costa pensa como um brucutu de academia de luta livre do Leblon ( com o perdão dos esportistas) Inacreditavel Mas temos a responsabilidade de chamar a todos os progressitas de todas as cores partidarias. Essa é mais uma divida que a sociedade brasileira tem em haver com o PSDB.

    • Reinaldo disse:

      Quando vc tem Plinio50 dizendo que gostaria que o serra tivesse ganho, faz uma campanha totalmente fora da realidade, querendo um posicionamento suicida da esquerda, enxergamos que a direita tem bons aliados para chegar ao poder.

  • Juninho disse:

    PH, boa tarde,
    Será que um dos maiores monumentos do mundo, a Estátua da Liberdade de Nova York se transformou no mais novo: The Condominium of Vampires. Vigi Maria…

  • Raymundo Junior disse:

    Não sou a favor do aborto, mas sim ao direito da mulher decidir sobre o seu corpo, sobre oq é melhor p ela.

  • Sonia disse:

    Belo texto, obrigado Professor.

  • sergio disse:

    Ciro Gomes vaticinou: Serra na política é baixaria na certa, dizer mais o quê?

  • Rui disse:

    O Serrágio fez um estrago grande no Brasil, criou a guerra santa tupiniquim, despertou a xenofobia, a homofobia. Daqui a 4 anos se esse pessoal da extrema direita ganhar vai ser uma ameaça a democracia, a liberdade religiosa, a liberdade sexual e política.

  • zhungarian disse:

    Serra chocou o ovo da serpente que estava latente em parte de nossa sociedade reacionária: http://www.youtube.com/watch?v=D0vRQ0y08is

  • André beli disse:

    Quem sabe a gente não manda o Serra pro ALASKA? Fazer dupla com a Vice derrotada. Aí, na turma, se endireita!

  • Sr. Rodriguez disse:

    Esqueça do Serra!! Ele nem merece considerações! É um nada que só merece ser ignorado.. Aliás, ignorar é bem mais cruel!

  • Victor disse:

    Vale a pena assistir ao discurso do presidente Lula na solenidade de formatura dos novos diplomatas. Fez duras críticas aos embaixadores de pijama, que falam mal do Brasil mas comparecem todo dia primeiro pra receber o dindin (do Brasil). E em um a cada dois dias estão na Globonews, discutindo política externa com a Monica Waldvogel, numa profundidade submarina. São uns jênios. Ah, o Serra foi dar palestra na França. Deve falar francês tão fluente quanto o Farol fala inglês.

  • Luiz Fabiano disse:

    Senhores bye bye Serra não se aplica mais.

    Agora é bye bye Aécio. Afinal, tucano nem pensar.

    2014 é Lula de Novo Com a Força do Povo.

    Fabiano
    Feira-BA

  • Sérgio Luiz disse:

    Como venho dizendo à tempos, serra é um cancer para o país, do mais agressivo e letal. Daqueles que mesmo sobrevivendo à ele, o paciente fica com graves sequelas.
    Agora, com empenho de todos, conseguiremos no máximo controlá-las…
    Triste é ver jovens, principalmente em SP, votando e apoiando todo tipo de perversidade por ele praticada e pior, ele sair ileso, como se nao tivesse feito nada. Merece cadeia por crime contra a humanidade!

  • Zarkus Bittencourt disse:

    Todos deveriam acessar este blog. Fala sobre alternância de poder. Muito importante!!

    http://metalcadente.blogspot.com/

    Abs,

  • César Augusto de Oliveira disse:

    Leia a História Eclesiástica , de Eusébio de Cesaréia , e verá que o Catolicismo é outra fraude.

    []´s

  • O Prof.VladimirSafatle, infelizmente, está com toda razão, pois o que Serra gerou , se não for combatido no nascedouro se espalha de maneira devastadora.Temos é que agradecer, e tempo dará razão, a Paulo Henrique Amorim e Equipe Conversa Afiada de trazer a tona a discussão dos malefícios que a família Serra, e seus aliados não consanguineos , trouxeram a sociedade brasileira. Serra, não até logo, ADEUS!

  • mauricio disse:

    enquanto a gente discute uma coisa que n tem nada a ver, o governo ano q vem já vão tentar recriar a CPMF, de vez de fazer uma reforma tributária vão aumentar os impostos. q beleza!!!

  • Maísa Paranhos disse:

    PHA, tenho a impressão de que a única forma de enfrentar um conservadorismo político e cultural,é a de colocá-lo na roda prá, inclusive, combatê-lo. Os silêncios são mais perigosos, nos pegam de surpresa. Foi o que aconteceu na camapanha presidencial .Caberia, creio eu, ao governo Dilma, a discussão aprofundada sobre os Direitos Humanos, pautada pelo PNDH3. Primeiro porque é legítimo e necessário; segundo, estaria à frente de uma ideologia neofascista, que é o que se coloca. Não teríamos surpresas e a sociedade não iria atrás do exitismo eleitoreiro e perigoso, já teria uma discussão amadurecida.

  • Juninho disse:

    Acordei e gritei, mamãeeeê socorro, eu sonhei que um deputado brasileiro de Minas queria morder o meu pescocinho, e beber o meu tão delicado sanguinho. Ele me falou no sonho que quer me amarrar na minha caminha e fechar a minha boquinha. Assim eu vou chorar. Annnhhhhhhnnnn. será agora que até Minas já tem vampiro tucano?

  • JUNIOR disse:

    Em certo momento politico brasileiro,Serra convocou uma assembleia da UNE,e fugiu…..Desta vez ele convocou todas as forças da direita ,mais conservadora e ,mais uma vez,FUGIU,viajou para PARIS.Bem que o Ze de Abreu tinha avisado….
    E o governador Alberto Goldmann que,pelo sobrenome deve ser judeu,um povo que sofreu na pele todo tipo de preconceito e discriminação.O Governador não vai falar nada,tomar nenhuma posição quanto ao nascimento desse movimento Sao Paulo para paulistas?Vai esperar o circo pegar fogo?Ou vai deicxar a bomba cair no colo do Geraldo Opus Alckmim Dei?

    • padruga45 disse:

      Não apenas o governador Goldman. Os políticos em geral, que se arvoram em líderes, governistas e sobretudo da Oposição, já que esse movimento fascista brotou da campanha da Oposição. O que os políticos do Nordeste que apoiaram o Serra – Jarbas, Sergio Guerra, Tasso, ACM Neto, Agripino etc. – têm a dizer sobre essa ira racista contra seus conterrâneos? Nada? Quem cala consente.

  • César Augusto de Oliveira disse:

    Partido da Direita Católica.

    Cristão é bem diferente de Católico.

  • RICARDO disse:

    PHA,
    Mais uma ousarei discordar de seu posicionamento.
    A divisão do País entre pobres e ricos; quilombolas, indídenas e “estrangeiros” nascidos no Brasil; estudante de escola pública e particular; afro-descendentes cotistas e um zé-ninguém; sulistas e nortistas, é fruto de um populismo barato que nasceu bem antes destas eleições.
    Por outro lado os temas sobre aborto, porte de arma, jogo de azar, taxa de juros, eutanásia, pena de morte, menoridade penal etc etc. não devem ser tratado em campanhas eleitorais de candidadtos á presidência da República, considerando a federação em que vivemos, onde mais devem ser discutidos?

    • Paulo Moraes disse:

      É impressionante como se fala em “unir” o país ou “dividir” o país. Falam que Lula “divide” ricos de pobres como se os primeiros não fossem ricos justamente porque os segundos são pobres. Como se não houvesse uma diferença gritante entre a economia e as oportunidades do Sul/Sudeste e do Norte/Nordeste. É por acaso qie a maioria dos negros é pobre e vive no Nordeste?

      Eu sou a favor da união, sim. Mas de uma união que minimize essas diferenças, que enfrente esses problemas. União, do jeito que está, tem outro nome: submissão. E o povo historicamente excluído deste país tem dado provas de que não quer mais se submeter!

  • selma disse:

    Sugiro o de sempre, todo dia um pouquinho de esclarecimento sobre o que significa TFP,onde a gente estiver, muita gente nem sequer sabia o que era e que ainda existe. Estava adormecido, agindo só nos bastidores e esta eleiçao nos jogou na cara. Acho que devemos rever e atacar este assunto e peço a voce ph que nos ajude a ajudar o Brasil a se livrar deste retrocesso imposto por essa forma tradicional e arcaica de fazer politica. Nos informe sempre sobre o que fizeram lá em mil novecentos e antigamente e o que fazem hoje, para que nao deixemos que isso aconteça mais, amanhã. Vamos funcionar como multiplicadores de informaçao. Todo dia, onde a gente estiver e da melhr forma possivel.

  • yacov disse:

    E, assim caminha a “humanidade”… Quando alguém ameaça “tirar o povo da merda”, logo é diabolizado e defenestrado pelo pensamento conservador das elites, que se beneficiam da miséria da maioria. Então se não houver miséria como eles poderão se sentir milionários, superiores, merecedores de suas fortunas??? Estaremos destinados a produzir e reproduzir ilhas de riqueza rodeadas de oceanos de miséria pelo mundo todo???? Parece que é isso que as “zelites” mundiais desejam, nem que tenham de viver emcondomínios fechados de segurança máxima. Que tolos… “A burguesia fede”.

    “O BRASIL PARA TODOS não pasas na gLOBo – O que passa na gLoBo é um braZil para TOLOS”

  • Michael Braga disse:

    A campanha do Serra, mesmo derrotada, deixou consequências maléficas. Já imaginaram este senhor vencendo.http://averdadedosfatos.zip.net/

  • Marilda Harmuch disse:

    Bomba! Extra! Bomba! França concede Asilo Político à Estátua da Liberdade da cidade de Nova York, visando recuperá-la de um ataque vampiro ontem de madrugada.

  • Carlos Barbosa MG disse:

    Agora imaginem se esse sujeito fosse eleito presidente, o que aprontaria com o poder nas mãos…

    Mas, ao contrário do que afirma o artigo acima, as forças reacionárias foram derrotadas fragorosamente, tanto no Congresso como na Presidência do país.

    É verdade que continuam aí, o PIG, a Opus Dei, TFP, TFM, UDR, etc, mas com muito pouca credibilidade, como o seu porta-voz que despencou Serra abaixo…

  • Airton disse:

    Serra tem uma cartilha a seguir, vencendo ou não as eleições, existe uma dívida a ser paga.

    http://metalcadente.blogspot.com/2010/11/dois-pesos-e-duas-bebidas.html

  • Evandro Marcos disse:

    No facebook daquela infeliz da Mayara Petruso, vocês deram uma boa olhada na carinha dela … bom, deixa pra lá.

  • Vinicius Garcia disse:

    O PSDB foi empurrado para esse lado da política. Não teria condições de competir com os Demos, o PMDB e o PPS o mesmo espaço, triste sina para um partido que começou se rotulando de centro-esquerda, acaba como um de extrema-direita.

  • Jose de Almeida Bispo disse:

    Aqui não é Tea Party; está mais pro Prayer Party, ou, se fores saudosista, pro Rosário de Nossa Senhora, como nos velhos tempos do início dos 60.

  • Danilo disse:

    Esta eleição deu nomes aos bois, as coisas ficaram muito claras (pra quem quer enxergar), mostrou claramente em quem devemos ou não confiar daqui para frente. A vitória de Dilma foi uma lição para todos os golpistas que devem estar agora revendo seus conceitos e preparando suas artimanhas, para que na próxima vez eles voltem bem disfarçados, para que o povo não os reconheça

  • Pedro disse:

    A KKK, tupiniquim. um mostrengo que estava em gestação, mas que poderia ser abortado, se o candidato da oposição não tivesse levantado as questões do aborto, e da educação, culpando os nordestinos. Deus ilumine ilumine os chamados cristãos, e que os homens de bom senso estejam sempre alertas,para que alas radicais não nos transforme em um Afeguinistão Irã e outras coisas mais. Política e religião dois cabos de alta tensão vive paralelamente, mas não podem encostar.

  • Marilda Harmuch disse:

    PH, Boa tarde,
    Eu não acredito no que estou vendo aí em cima da página. A foto é do Bush pai ou Bush filho? Não está dando para identificar direito, mas de qualquer forma o Bush com os seus caninos dentuços estrangulou o pescoço de nossa liberdade monitorada. Já temos tão pouco dela, e agora ele ainda ranca-lhe mais um grande quinhão de nós povo. Nesta mordida aí ele bebeu mais de um litro de nosso precioso sangue, não? Não se pode dar tréguas a estes vampirões.

  • francisco pereira neto disse:

    Não concordo com essa opinião.
    Esses temas evaporarão com o tempo.
    O Brasil ainda é um país a ser construido.

  • Serra é do time da Boutique Party. Despertou um conservadorismo, cujos ataques de adultos e jovens já começou a ser visto pela rede aí afora! Petruso, Campagnollo são alguns sobrenomes dos que proliferam ódio e preconceito contra os nordestinos.

    Como vc mostrou PHA: os bolivianos serão os primeiros.

  • Thol disse:

    01,02,03 ( 03 derrotas seguidas dos tucanos)

    E até agora, pensam que NÃO foram nocauteados !

  • Moises Jovino disse:

    O Pastor Sílas Malafaia Lide das Assembléia de Deus Vitória em Cristo, caiu no golpe do vigário, ao Acreditar na Promessa do José Serra que se o Apoiasse para Presidente ele iria ganhar uma concessão de TV.

    Coitado dele, Ainda cai da cama e chora.

    Bem feito!

    Quem mandou acredita no diabo.

  • Marilda Harmuch disse:

    Se o aborto atinge tanto o mais pobre quanto o mais rico no Brasil, o que o congresso não aprova é uma lei para todos, porque assim o país teria que arcar com as despesas hopitalares dos pobres, já que o rico resolve o seu caso em clínicas luxuosas. Quanto ao fato da igreja católica ser contra o aborto, pelo fato de tirar uma vida em formação, atinge a maioria da população, já que a nação é na sua maioria católica(tabu religioso), e aí não se obtém o consenso sobre o aborto e tudo é engavetado novamente. A discussão do assunto passa pelo povo, pela boa vontade política de se resolver o assunto através de lei, pelos doutores nesta área da medicina, e finalmente pelo tabu da igreja católica. Aí entra o caso a caso, de como se deu a fecundação: defeitos ou doenças congênitas de fertilização “In Vitro”, idade da melher, se atingiu a maioridade civil ou não, se foi ato sexual permitido ou estupro, crime hediondo, o tempo de gestação incluindo os riscos do aborto mês a mês do feto e da mãe, ou até dos riscos de morte de mãe e criança juntas. O solução do assunto aborto então passa pelo triunvirato: Congresso e representantes da medicina sobre o assunto, representantes da igreja católica e o povo. Com um pouco de boa vontade, o assunto aborto se transformará em lei em pouco tempo.

    • Aureliano Braz disse:

      Há alguns tempos atrás a separação de casais era intolerável pela sociedade conservadora. Depois aprovaram em lei, e a seguir veio o divórcio e surgiram os mesmos impasses da igreja e sociedade,mas, finalmente virou lei que foi se aprimorando, e hoje pode-se casar no domingo e separar-se na segunda-feira. Acredito que o tabu do aborto seguirá um caminho parecido com o divórcio.

  • Moises Jovino disse:

    O Pastor Sílas Malafaia caiu no golpe do vigário, ao Acreditar na Promessa do José Serra que se o Apoiasse para Presidente ele iria ganhar uma concessão de TV.

    Coitado do Silas Malafaia, Ainda cai da cama e chora.

    Bem feito!

    Quem mandou acredita no diabo.

  • juarez j j disse:

    Precisamos levar em consideraçao que se o serra espalhar que o Professor Vladimir Safatle eh um notavel medico, o proprio professor pode desmentir publicamente. Se, ao contrario, o professor Vladimir passar a confirmar que eh medico e ainda dizer-se o verdadeiro inventor do xarope pra tosse, ficamos em duvida quanto aos interesses dele! Classificariamos o professor como um Safatle ou um Safado? Portanto, precisamos de maiores consideraçoes/informaçoes do professor a respeito dos safados! do serra jah temos vazando pelos ladroes!

  • Moises Jovino disse:

    O Pastor Sílas Malafaia caiu no golpe do vigário, ao Acreditar na Promessa do José Serra que se o Apoiasse para Presidente ele iria ganhar uma concessão de TV.

    Coitado do Silas Malafaia, Ainda cai da cama e chora.

    Bem feito!

    Quem mandou acredita no diabo.

  • Maria disse:

    GENTE OLHEM ISTO!!!!

    http://anaispoliticos.blogspot.com/2010/11/demo-quer-matar-o-vice.html

    Cansados de tentar derrubar o Presidente, agora os demos querem derrubar o vice. Talvez assim, consigam arrombar a porta dos fundos e chegar na sala de uma maneira mais sorrateira.

    Dilma q se cuide!!! ela corre sério risco, de vida!!!

  • Cris disse:

    Pode ser que Obama não fez o que prometeu por questões sinistras. Como implícito no texto, na realidade, o que está por trás do denominado “pensamento conservador” é a manutenção da hegemonia e do poder das classes dominantes em prejuízo ao restante da sociedade. Retrógrado e ultrapassado na medida em que a distribuição da renda aquece a economia e gera consumo e riqueza a todos os setores da sociedade.

  • Evandro Marcos disse:

    O LULA resumiu tudo isso : ” nessa eleição o serra vai sair menor do que entrou “.

  • sérgio pecci disse:

    PHA,

    Muito obrigado pelo Jornalismo Cidadão!
    Deixo-lhe uma lembrança da campanha :
    http://noticias.r7.com/blogs/eleicoes-2010/2010/10/31/boca-de-urna-nao/
    Abraço do amigo navegante & sobrevivente de Ibiúna.
    sérgio pecci @MundosemGlobope @1964NuncaMais

  • Airton disse:

    Serra jogou o Brasil em um caminho extremamente perigoso.
    Nada separa mas os povos que as religiões.

    http://metalcadente.blogspot.com/2010/11/educacao-terceirizada.html

  • Paulo Palavra disse:

    Só um detalhe! A oposição oficial não tem partido, quem é partido, mesmo não sendo constitucional é o PIG.

  • Eason Nascimento disse:

    Este ódio que estava latente e que a campanha de Serra ajudou a trazê-lo à superfície trará com certeza muitos problemas para a vida cotidiana brasileira. Os primeiros passos já foram dados, oriundos de uma juventude fruto desse meio direitista que veio à tona. A violência é o primeiro passo a ser mostrado por esta gente. E agora Serra? O que fazer para desfazer este mal que você fez aflorar? A responsabilidade é sua.
    http;//easonfn.wordpress.com

  • Cardoso Neto disse:

    “Porque às elites que se julgam superiores não basta terem tudo o que têm e até ter mais do que já têm. Para serem superiores, precisam de massas “inferiores”. Para serem inimigas de um processo político que mal não lhes faz, basta que faça o bem aos contingentes imensos da população cuja miséria e embrutecimento fica sendo o testemunho de suas posses e falso refinamento”.

    Brizola Neto, no http://www.tijolaço.com

  • Ane disse:

    Tenho uma triste constatação: o Serra é o novo Maluf!
    Só que piorado! Má administração, corrupção, obras porcamente executadas (metrô, Marginal Tietê e Robanel), educação no lixo, cacetete em professores…
    E agora, papa-óstia!
    E os paulistas adoram!

    Quero ir pro Nordeste já!

  • Vivian Agnoletto disse:

    Sabendo-se sem propostas e sendo um medíocre,Serra atirou -se ao aborto como tábua de salvação,esquecendo-se do passado dele e de sua com-sem-sorte.Foi desmascarado.
    Serra flertou com a Direita Cristã,com os Evangélicos.Como Serra faria,se eleito,para conciliar essas duas correntes distintas?Nem todo o cristão e evangélico são hipócritas como o “berrão”,que deve ser autuado na forma da lei,dado seu preconceito explícito contra os gays.Ainda espero uma movimentação da OAB nesse sentido.Mexam-se!
    A Direita Cristã aí está,agonizando,perdendo mais e mais fiéis,dado ao posicionamento dessa igreja ante os problemas do controle da natalidade,AIDS,abandono de menores.
    Abriram um caminho que leva a nada e lá colocaram seus guardas mais fortes.Como diz Fitzgerald:Serra é o nada.

  • R Godinho disse:

    Serra é um “sem noção” mesmo.
    Achar que poderia liberar esses demônios e depois cavalgá-los é o supra sumo da bobagem.
    De modo geral, as pessoas que se vinculam a esse direitismo rasteiro não se contentam com líderes ao estilo Serra. Querem um líder sanguíneo, falastrão, capaz de prende-los só pelas palavras, não um sujeito que toda vez que aparece na TV tenta parecer o velho professorzinho, didático, bondoso, condescendente com a nossa ignorância. Querem um Mussolini, um Hitler, um Regan.
    Mas tenhamos esperança. Nós somos os tais, o povinho sem juízo, que avacalha tudo. Tenho fé que o Povo Brasileiro, com sua sabedoria, logo, logo vai começar a avacalhar essa ordem.

  • José dos Santos Sobrinho disse:

    De repente me lembrei do movimento CANSEI.

  • Jalon disse:

    Investigação em cima deles por parte da Procuradoria Geral da Republica e aqueles que são charlatões, que evadem divisas e que usam da boa fé popular que vão para a cadeia.
    Enfim, o Estado Brasileiro tem de ser laico. Pena que o homem da Opus Dei (vulgo, Alckmin) tenha ganhado um mandato de 4 anos.

  • Dionísio disse:

    É o Te Parte ! Bye ,bye forever,Serra !!

  • Vera Billie Jean disse:

    vai ter que comungar todo domingo!
    Ano que vem vou tá de olho nele no dia 12/10.

  • pedro disse:

    E qual é o problema do “pensamento conservador”? Ou vivemos numa “ditadura da esquerda soft” agora?
    A pluralidade de idéias é o que configura a liberdade e a democracia.
    Outra: dizer que o “tea party” está “paralizando os EUA” é mostrar que não conhece nada de politica.
    Os EUA estão paralizados porque o Senhor Obama se elegeu prometendo reformas radicais (fechamento de guantanamo, saída do Iraque, maior liberdade, apoio a causa palestina, pra começar) e nada fez até agora. Ele, Obama, desmobilizou sua base ao “abraçar o establishment” e “tocar com a barriga” o comando da América.
    “Guantanamo…deixa pra lá; Iraque…ah, sabe como é; palestina? ah, mas e nossos amigos sionistas?”
    Tivesse fechado Guantanamo e saído do Iraque já no primeiro minuto de seu mandato (tal qual prometido) e não teria de lidar agora com o descontentamento da sociedade.
    Lá não tem jeito, se o politico não faz o que se propõe os caras votam no outro, é batata!
    Isso que deveria ser aprendido aqui, para ambos os lados, politico que não cumpre o prometido tem que ser abandonado.

    • Juba disse:

      Hitler era conservador!

    • João Nilton Birnfeld disse:

      Interessante a tua colocação, só que os EEUU não estão onde estão, e nem votaram contra, pelo que colocastes, mas sim porque estão no fundo do poço com sua economia, que vem de há muito tempo. Injetaram trilhões de U$ e agora mais 600 bilhões para tentar sair do buraco. Não irão conseguir tão cedo. Pois é um povo totalmente perdulário, esbanjador e descompromissado com os outros.

    • JORGE LEITE PINTO disse:

      Oi Pedro.
      Concordo (em parte) com seu comentário. Qualquer corrente de pensamento deve ser respeitada e tem o direito de participar.
      Mas discordo no que diz respeito à paralização. Esta introdução desses temas religiosos no debate desloca o foco dos principais temas políticos para assuntos que acarretam discussões infindáveis e entram no terreno teológico.
      Gasta-se tempo com polêmicas estéreis e em que o estado não deveria se meter (na minha opinião).

    • augustinho disse:

      Isso. Nao faz o q propoe, vota no outro.(desde q nos usa o outro seja pro-lobby israelense)
      Se Monica serra NAO FAZ, o que propoe… vota no outro, ora! Foi exatamente o caso..
      Qual “é o problema do pensamento conservador”? Voce quer que amanha voce mesmo possa se divorciar, numa boa? Ou que algum de seus entes queridos o possa, sr pedro? Entao… é esse o problema do pensamento conservador: por ele voce nao teria LEI do divorcio ate hoje e teu casamente taria na roça. So isso. E O senador nelson carneiro,seria um da ditadura da “esquerda soft”, não é exato?
      Eu sou da esquerda, por vezes soft, e quero que a sociedade progrida. E se depender de mim o pensamento conservador tea party e seus parentes, vão la pro alaska fazer cia e comida dos ursos da sra. Palin.

    • Felipe disse:

      O pensamento conservador e, no caso da campanha do Serra, oportunista, se atrelou a questões anti-democráticas, como por exemplo a assinatura de um documento no qual o candidato se comprometia em não abrir o debate a respeito da união entre gays e da questão do aborto. Isso é anti-democrático. Se ele é um presidente, um executivo, ele não pode passar por cima de um debate que insurge de demandas sociais. Além disso, um estado laico não pode se submeter a uma discussão religiosa como foi feito pelo candidato. Ele puxou o nível do debate eleitoral pra baixo. Para o legislativo já é uma situação controversa. Para o executivo, é ainda mais grave. Algumas das idéias conservadoras propagadas durante a campanha presidencial resultaram nas manifestações absurdas ocorridas no twitter. Para os desavisados ou hipócritas ou ambos, é uma mera coincidência. Mas, no fundo, todos sabemos que não é.

    • Cláudio disse:

      Pedro, a questão não é o “Pensamento Conservador”, mas sim a sede pelo poder; fazer qualquer coisa pelo poder. Homens e mulheres íntegros buscam conquistar o votos dos demais através de propostas, sejam elas de esquerda, centro ou direita. O que nós vimos nesta eleição foi um grupo que tem sede de poder, tentando conquistá-lo pelo uso da calúnia, difamação, mentiras e pelo desenfreado uso do poder econômico, através da grande mídia, retroalimentando factoídes diariamente.
      Este é que é o grande problema meu caro.

    • R Godinho disse:

      Pedro, nada contra a existência de pensamento de qualquer lado, mas convenhamos, apelar à religião, depois de três séculos de lutas para separar o Estado dela, é o elogio do Irã e do Talibã.
      E talvez vc devesse acompanhar um pouco mais de perto a política americana… se Obama tivesse cumprido a agenda que vc mesmo enumera, o “Tea Party” (que bem poderia ser traduzido com Te Parto), seria hoje maioria no país.
      A desilusão do americano está muito mais ligada a lenta recuperação da economia, com aumento do desemprego e da inflação do que com a agenda política do presidente. E tb a uma campanha sem trégua por um ultra liberalismo econômico e uma pregação do fim do Estado que vem sendo conduzida pela extrema direita americana desde o primeiro segundo após a vitória de Obama.

  • rita lelis disse:

    comentário apenas perfeito. como vamos contra-atacar? na eleição, os blogs foram fundamentais. nós, modestíssimos acompanhantes, ajudamos um pouquinho, fico orgulhosa disso. mas, e agora, pha? a questão é muito mais profunda do que a minha vã filosofia poderia imaginar. atraso, homofobia, xenofobia, preconceito, religião/estado… anos e anos de luta para avançar e um imbecil que quer ser presidente a todo custo, acompanhado pelo pig, é capaz de trazer tanto retrocesso. socorro!!!

  • Marcos Antonio disse:

    É assim que preparamos a 4ª Guerra Mundial!
    A intolerância em cada pais emergindo contra uma sociedade absurdamente sem regras.
    De um mundo sem regras para um mundo de regras absurdas!
    Emergem dentro de seus estados!
    E ai seremos uns contra os outros!
    O ódio cega…
    E o ódio no poder mata!
    Simples assim…
    Talvez seja uma forma de regular o volume de gente no mundo!
    Populações de animais se regulam entre a excassez e o excesso de alimentos.
    Quem sabe estamos caminhando para isso?
    Mas vemos isso andando por ai no mundo!
    Por isso precisamos de mais amor e menos ódio!
    mais perdão e menos vingança!
    Precisamos de mais mulheres no poder…

  • Marcos disse:

    Serra parece entender que ainda há tempo para ele, mas acredito que as lideranças mais jovens da oposição não o quererão mais, por maior que seja o jogo de cena. A vez dele, ao que tudo indica.

    Tomara que as novas lideranças de oposição sejam de alto nível e contribuam, efetivamente, para enviar os fantasmas que Serra despertou às catacumbas onde dormiam, embora isso não seja fácil, mas é possível.

    E que pena que o desejo de ganhar a todo o custo (inclusive expondo a própria família) tenham sido a tônica de Serra nessa campanha. É muito triste para a biografia do mesmo.

  • Prof. Inácio disse:

    Conforme um comentário que eu já vi:

    Serra criou a versão brasileira o “Coffee Party”!

  • FabioT disse:

    É o PSDCB – partido da social democracia cristã brasileira

  • luka disse:

    O que a Dilma vai ter que fazer é fazer essas reformas para que não sejam plataforma daqui para a frente.

    A militancia das esquerdas não podera dormir.

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •