Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2010 / 10 / 06 / Dilma monta central para enfrentar baixaria na internet

Dilma monta central para enfrentar baixaria na internet

Extraído do Jornal do Brasil: Campanha de Dilma vai fortalecer central antiboatos na web
publicado 06/10/2010
Comments

 

 

Extraído do Jornal do Brasil:

Campanha de Dilma vai fortalecer central antiboatos na web


A campanha de Dilma Rousseff vai reforçar uma "central antiboatos" para frear correntes contra a candidata petista na internet. Na avaliação dos governadores eleitos e do comando político, houve lentidão na resposta aos boatos dirigidos aos evangélicos. A tarefa de reagir a e-mails com notícias falsas estava a cargo do grupo da Pepper Comunicação, em parceria com a empresa americana Blue State.


Segundo o Terra apurou, essa função deve ser transferida para a equipe de Marcelo Branco, responsável pela mobilização da campanha nas redes sociais e nos blogs, além da transmissão ao vivo dos comícios.


Entre os motivos para justificar a perda de votos de Dilma, aponta-se uma mensagem com uma falsa declaração da petista em Minas Gerais, de que "nem Cristo" tiraria dela a vitória no primeiro turno. Outras correntes atacavam as convicções da presidenciável sobre o aborto. Num nível abaixo da cintura, alguns e-mails traziam relatos inverídicos sobre a sua vida íntima.


O comando da campanha deve montar uma estrutura mais apropriada à velocidade da disseminação dos boatos. A equipe coordenada por Branco, que realiza diagnósticos diários da rede, estaria afiada para esse trabalho.


No esboço original, a Pepper responderia pelo disparo de e-mails e de sms. Os reveses da campanha sugeriram deficiência na comunicação com os internautas e na desmontagem de ataques a Dilma. Desde o início, o site oficial e o Twitter da candidata estão sob responsabilidade da equipe de jornalismo.


Procurado pelo Terra, Marcelo Branco prefere não comentar a estrutura da campanha na web nem falar sobre os erros anteriores ao primeiro turno. Ele expõe: "A estratégia é reforçar e estruturar a central anti-boatos, para mobilizar uma reação mais rápida".



Durante a campanha à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama teve de enfrentar os boateiros de plantão.

Para isso ele também criou uma central antiboatos, ativa até hoje. Clique aqui para conhecer.

Clique aqui para saber como se proteger dos e-mails falsos que ajudam o Serra.