Redação Conversa Afiada

RedaçãoConversa Afiada

Os nove erros do jenio em casa: no jn

    Publicado em 12/08/2010
  • Salve e compartilhe
  • | Imprimir Imprima |
  • Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+43)

Nem com a ajuda do casal vinte


O Conversa Afiada republica post do site Amigos do Presidente Lula, com a entrevista de José Serra ao jornal nacional:

Serra no JN foi um desastre: pelo menos 8 mentiras, 2 contradições e 9 erros políticos

A entrevista de José Serra (PSDB/SP) no Jornal Nacional foi um desastre.

Contamos 8 mentiras, 9 erros políticos, e Serra ainda conseguiu cair em contradição duas vezes dentro da mesma entrevista. É muita coisa para um candidato só em 12 minutos de entrevista.

Em itálico estão nossos comentários daqui do blog.


William Bonner: A entrevista vai durar 12 minutos, e o tempo começa a ser contado a partir de agora. Candidato, desde o início desta campanha, o senhor tem procurado evitar críticas ao presidente Lula. O senhor acha que… E em alguns casos fez até elogios a ele… o senhor acha que essa é a postura que o eleitor espera de um candidato da oposição?

Tal qual um lobo em pele de cordeiro, Serra quer se apresentar como candidato pós-Lula e não de oposição a Lula. A pergunta foi feita para tentar neutralizar a imagem anti-Lula.
Na pergunta, Bonner incluiu uma afirmação do interesse dos marqueteiros de Serra: “fez até elogios a Lula”… Bonner levantou a bola para Serra cortar.

Detalhe: no vídeo nota-se Serra remexendo-se na cadeira, e engolindo em seco, antes de responder.


José Serra: Olha, o Lula não é candidato a presidente. O Lula, a partir de 1º de janeiro, não vai ser mais presidente da República. Quem estiver lá vai ter de conduzir o Brasil. Não há presidente que possa governar na garupa, ouvindo terceiros ou sendo monitorado por terceiros. Eu estou focado no futuro. Hoje tem problemas e tem coisas boas. O que nós temos que fazer? Reforçar aquilo que está bem e corrigir e poder melhorar aquilo que não andou direito. É por isso que eu tenho enfatizado sempre que o Brasil precisa e que o Brasil pode mais. Onde? Na área da saúde, na área da segurança, na área da educação, inclusive do ensino profissionalizante. Meu foco não é o Lula. Ele não está concorrendo comigo.

Serra foi muito ruim… era só cortar a bola levantada… e ele errou 3 vezes:

1ª) Lula não é candidato a presidente, mas tem candidata. Querer tirar a influência do presidente no pleito é um erro. Empurra com a barriga um duelo que ele vai ter que enfrentar. É um erro enfrentar mais à frente, quando estiver mais fraco, e sem tempo para corrigir rumos.
Serra irritou o eleitor que gosta de Lula, mas ainda não tem candidato, ao querer “aposentá-lo” ou “cassá-lo” do processo político antes da hora.

2ª) Quando ele disse “não há presidente que possa governar na garupa”, ele tenta desqualificar a adversária, e com argumento bobo, em vez de mostrar suas próprias qualidades. Isso transparece inveja, fraqueza e insegurança. Não agrada aos eleitores. Além disso, a imagem de uma mulher muito inteligente e capaz, que Dilma passou em sua entrevista na segunda-feira, não combina com alguém que ficaria apenas na garupa.

3ª) Para convencer alguém a votar nele, não adianta só apontar problemas e dizer que vai melhorar. Isso todo político diz. É preciso ter credibilidade, e Serra não tem na área de segurança, nem na de educação, e na saúde só tem um pouco ainda, porque é produto de propaganda enganosa e da blindagem da imprensa, que vem sendo desmascarada graças à internet. Trataremos disso mais adiante.


William Bonner: Entendo. Agora, candidato, o senhor avalia o risco que o senhor corre de essa sua postura ser interpretada como um receio de ter que enfrentar a popularidade alta do presidente Lula?

Olha o Bonner levantando a mesma bola de novo, para ver se Serra acerta dessa vez.

José Serra: Não, não vejo por quê. Eu acho que as pessoas estão preocupadas com o futuro, né? Quem vai tocar o Brasil, quem tem mais condições de poder tocar o Brasil para a frente, que não é uma tarefa fácil. Inclusive de pegar aqueles problemas que hoje a população considera como os mais críticos e resolvê-los. Dou como exemplo, novamente, entre outros, a questão da saúde. Então, o importante agora é isso. E as pessoas estão nisso. O governo Lula fez coisas positivas, né? Outras coisas, deixou de fazer. A discussão não é o Lula. A discussão é o que vem para a frente, tá certo? Os problemas do Brasil de hoje e o que tem por diante.

Serra errou pela 4ª vez. Repetiu o terceiro erro citado acima: Para convencer alguém a votar nele, não adianta só apontar problemas e dizer que vai melhorar, porque isso todo político faz. O erro foi pior porque não foi só no conteúdo. Foi também na forma. A resposta de Serra foi um amontoado de obviedades descritas de forma pouco inteligível. Alguém entendeu o que ele quis dizer exatamente com “Dou como exemplo, novamente, entre outros, a questão da saúde. Então, o importante agora é isso. E as pessoas estão nisso”…?


Fátima Bernardes: O senhor tem insistido muito na tecla de que o eleitor deve procurar comparar as biografias dos candidatos que estarão concorrendo, que estão concorrendo nesta eleição. O senhor evita uma comparação de governos. Por exemplo, por quê, entre o governo atual e o governo anterior?

Fátima jogou pétalas para o candidato, suavizando a pergunta, que deveria ser: por que então o senhor esconde seu papel como ministro do planejamento, homem forte, e escolhido em 2002 para sucessor de FHC?

José Serra: Olha, porque são condições diferentes. Eles governaram em períodos diferentes, em circunstâncias diferentes. O governo anterior, do Fernando Henrique, fez uma… muitas contribuições ao Brasil, entre elas o Plano Real. A inflação era de 5.000% ao ano, né? E ela foi quebrada a espinha. As novas gerações nem têm boa memória disso. E várias outras coisas que o governo Lula recolheu e seguiu. O Antonio Palocci, que foi ministro da Fazenda do Lula e hoje é o principal assessor da candidata do PT, nunca parou de elogiar, por exemplo, o governo Fernando Henrique. Mas nós não estamos fazendo uma disputa sobre o passado. É como se eu ficasse discutindo, para ganhar a próxima Copa do Mundo, quem foi o melhor técnico: o Scolari ou o Parreira?

Serra falou a primeira grande mentira da noite. O plano Real foi feito no governo de Itamar Franco (será ele gostou de ser ignorado pelo Serra na TV?). FHC veio em seguida, e passou 8 anos sem dar nenhum passo adiante. Promoveu um populismo fiscal e cambial no primeiro mandato, que quebrou o país, mas ganhou a reeleição, e governou no segundo mandato remendando o país quebrado.

Fátima Bernardes: Mas…

José Serra: E o Mano Menezes, Fátima, desculpe, fosse estar preocupado em saber quem era melhor para efeito de ganhar a Copa de 14. Isso é uma coisa que os adversários fazem para tirar o foco de que o próximo presidente vai ter de governar e não pode ir na garupa. E tem que ter ideias também. Não só coisas que fez no passado, mas também ideias a respeito do futuro.

A comparação com futebol também foi falsa. Lula é um craque e sairá do governo com mais de 80% de aprovação. FHC saiu com baixíssima popularidade, está mais para o que chamam de “era Dunga” (sendo injusto com Dunga, porque ele, no futebol, é muito superior e vitorioso do que FHC, na presidência).

Fátima Bernardes: Mas, por exemplo, avaliar, analisar fracassos e sucessos não ajuda o eleitor na hora de ele decidir pelo voto dele?

Olha a Fátima levantando a mesma bola de novo, para ver se Serra acerta dessa vez.

José Serra: Por isso… E é isso o que eu estou fazendo. Por exemplo, mostro na saúde. Eu fui ministro da Saúde. Fiz os genéricos, os mutirões, a campanha contra a Aids que foi considerada a melhor campanha contra a Aids do mundo, uma série de coisas. A saúde, nos últimos anos, não andou bem. Por exemplo, queda, diminuição do número de cirurgias eletivas, aquelas que não precisa fazer de um dia para o outro, mas são muito importantes. Caiu, né? Pararam os mutirões. Muita prevenção que se fazia acabou ficando para trás. Faltam ainda hospitais nas regiões mais afastadas dos grandes centros. Tem problemas com as consultas, tem problemas de demoras. Enfim, tem um conjunto de coisas, inclusive relacionadas por exemplo com a saúde da mulher. Tudo isso precisa ser equacionado no presente. Eu estou apontando os problemas existentes.

Serra falou a segunda grande mentira da noite: Os genéricos não foi Serra quem fez. Foi Jamil Haddad no governo Itamar Franco (novamente ignorado por Serra).
Em seguida falou a terceira grande mentira: o programa da Aids não foi de Serra, foi de Lair Guerra e Adib Jatene.
Quanto às cirgurgias eletivas, foram elas ou as fraudes no SUS que diminuíram? Muitas cirurgias que não existiam eram cobradas e contabilizadas como se tivessem sido feitas. Além disso, as pessoas que subiram de classe social, e que arranjaram empregos formais, e tiveram acesso a planos de saúde, e não usaram o SUS, como entram nesta contabilidade?
Serra insiste em mutirões como solução em saúde para o SUS. Mutirão é quebra-galho, não é rede de saúde planejada, que o povo merece, e que funciona.


William Bonner: Agora, candidato, vamos ver uma questão… O senhor me permita, para a gente poder conversar melhor.

José Serra: Sim, sim, claro.

William Bonner: Uma questão política. Nesta eleição, existem contradições muito claras nas alianças formadas pelos dois partidos que têm polarizado as eleições presidenciais brasileiras aí nos últimos 16 anos, né? O PT se aliou a desafetos históricos. O seu partido, o PSDB, está ao lado do PTB, um partido envolvido no escândalo do mensalão petista, no escândalo que inclusive foi investigado e foi condenado de forma muito veemente pelo seu partido, o PSDB. Então, a pergunta é a seguinte: o PSDB errou lá atrás quando condenou o PTB ou está errando agora quando se alia a esse partido?

Bonner fingiu ser duro com Serra com perguntas incômodas, mas na verdade estava levantando a bola para Serra atacar o PT, tanto é que nem tocou no assunto “mensalão do DEM”, nem do mensalão tcano, do Eduardo Azeredo (PSDB/MG).

José Serra: William, é uma boa pergunta. O PTB, no caso de São Paulo, por exemplo, sempre esteve com o PSDB, de uma ou de outra maneira. Isso teve uma influência grande na aliança nacional. Os partidos, você sabe, são muito heterogêneos. O personagem principal… Os personagens principais do mensalão nem foram do PTB. Os personagens principais foram do PT, aliás, mediante denúncia do Roberto Jeferson, que era então líder do PTB.

Serra cortou a bola levantada para atacar o PT.

Mas errou feio (pela 5ª vez) ao defender Roberto Jefferson, dizendo que ele era denunciante. Não era apenas denunciante, Roberto Jefferson é réu e teve seu mandato cassado por falta de ética.


William Bonner: Os nomes de petebistas, todos, uma lista muito vasta, começando pelo Maurício Marinho.

Bonner insiste no assunto, para requentá-lo e manter em evidência na entrevista. Levantou de novo a bola para Serra cortar.

José Serra: Você tem 40 lá no Supremo Tribunal Federal…

Willlam Bonner: Não, exato.

José Serra: E o PT ganha disparado.

Serra cortou a bola levantada por Bonner para atacar o PT, se esquivando de explicar sua relação com Roberto Jefferson.

William Bonner: Mas não há nenhum constrangimento para o senhor pelo fato de esta aliança por parte do seu partido, o PSDB, ter sido assinada com o PTB pelas mãos do presidente do partido que teve o mandato cassado inclusive com votos de políticos do seu partido, o PSDB? Isso não provoca nenhum tipo de constrangimento?

O aparente “aperto” não passa de pautar a entrevista em torno de desgastar o PT.

José Serra: Olha, o Roberto Jefferson, é o presidente do PTB, ele não é candidato. Ele conhece muito bem o meu programa de governo, o meu estilo de governar. O PTB está conosco dentro dessa perspectiva. Eu não tenho compromisso com o erro. Aliás, nunca tive na minha vida. Tem coisa errada, as pessoas pagam, né? Quem é responsável por si é aquele que comete o erro, é ele que deve pagar. Eu não fico julgando. Mas eu não tenho compromisso com nenhum erro. Agora, quem está comigo sabe o jeito que eu trabalho. Por exemplo, eu não faço aquele loteamento de cargos. Para mim, não tem grupinho de deputados indicando diretor financeiro de uma empresa ou indicando diretor de compras de outra. Por quê? Para que que um deputado quer isso? Evidentemente não é pra ajudar a melhorar o desempenho. É para corrupção. Comigo isso não acontece. Não aconteceu na saúde, no governo de São Paulo e na prefeitura.

Serra errou (pela 6ª vez), por que caiu na 1ª contradição. A defesa que ele faz do relacionamento com Roberto Jefferson, contradiz as críticas que ele fez ao PT. O povo não é bobo.
Serra falou a quarta mentira: até político de Mato Grosso (Antero Paes de Barros) e Pernambuco (Roberto Freire), que estavam desempregados, ele arrumou uma boquinha na SABESP e na Prefeitura de São Paulo.


Fátima Bernardes: Candidato, nesta eleição, quer dizer, o senhor destaca muito a sua experiência política. Mas na hora da escolha do seu vice, houve um certo, um certo conflito com o DEM exatamente porque houve uma demora para o aparecimento desse nome. Muitos dos seus críticos atribuem essa demora ao seu perfil centralizador. O nome do deputado Índio da Costa apareceu 18 dias depois da sua oficialização, da convenção que oficializou a sua candidatura. É… O senhor considera que o deputado, em primeiro mandato, está pronto para ser o vice-presidente, uma função tão importante?

Fátima suavizou a pergunta. Ela teria que ter perguntado se José Roberto Arruda (ex-DEMos), seria o vice, caso não fosse preso no mensalão do DEM. Deveria perguntar também, sobre os problemas com Aécio, sobre a recusa em ser vice.

José Serra: Está. Fátima, deixa só eu te dizer uma coisa. Eu não sou centralizador. Eu sei que tenho a fama de centralizador. Mas no trabalho, eu delego muito. Eu sou mais um cobrador. Eu acompanho tudo.

Fátima Bernardes: Eu falei centralizador porque até no seu discurso de despedida do governo de São Paulo, o senhor mesmo explicou sobre essa fama de centralizador.

José Serra: Que eu não era centralizador. E todo muito que trabalha comigo sabe disso, eu delego muito. Agora, eu acompanho porque quem coordena, quem chefia tem que acompanhar para as coisas acontecerem. A questão da vice estava orientada numa direção. Por circunstancias políticas, acabou não acontecendo. E o Índio da Costa, que foi o escolhido, estava entre os nomes que a gente cogitava. Só que isso não tinha ido para a opinião pública porque senão é uma fofoca só. Fulano, cicrano, isso e aquilo. Ele disputou quatro eleições, é um homem de 40 anos e foi um dos líderes da aprovação do ficha limpa no Congresso. Eu acho que…

Fátima Bernardes: Mas a experiência dele é municipal, na verdade, não é? Ele teve três mandatos de vereador, o senhor acha que isso o qualifica?

José Serra: E um mandato deputado federal.

Fátima Bernardes: Que ele está exercendo pela primeira vez.

José Serra: Eu acho que isso o qualifica perfeitamente. O que vale é a experiência na vida pública. Tem livros sobre administração e eu insisto. Sua atuação no Congresso Nacional foi marcada pelo ficha limpa. Se você for pegar também outros vices, do ponto de vista da experiência pública, cada um tem suas limitações. Mas eu não estou aqui para ficar julgando os outros. Eu só sei que o meu vice, jovem, ficha limpa, preparado, com muita vontade, e do Rio de Janeiro, é um vice adequado. Eu me sinto muito bem com ele. Agora, devo dizer o seguinte…

Serra caiu na 2ª contradição. Ele defende seu vice dizendo que um deputado federal pela primeira vez, do baixo clero, é “perfeitamente qualificado”, enquanto tenta desqualificar Dilma, que já ocupou cargos muitos mais importantes e se saiu muito bem. Serra desmontou suas próprias críticas à Dilma, ao defender seu vice.


Quinta mentira: a ficha do vice está suja e lambuzada de merenda escolar, segundo uma vereadora, tucana acima de qualquer suspeita.

William Bonner: Candidato… Candidato.

José Serra: Eu tenho muito boa saúde. Ninguém está sendo vice comigo achando que eu não vou concluir o mandato.

Serra errou ao dizer isso. Falou demais, e errou duas vezes (7º e 8º erro):

1ª) Chamou atenção para algo que a maioria dos telespectadores não estava pensando, e foram induzidos a ser perguntar: E se o Serra faltar? É aquele Indio da Costa que será presidente?

2ª) Na prática, disse que o vice é de “brincadeirinha”, desqualificando-o, depois de tê-lo defendido.


William Bonner: Mas um vice não assume só nessas circunstâncias…

Fátima Bernardes: Trágicas.

Agora foi a Fátima quem, sem querer, colocou “a pulga atrás da orelha” do telespectador …

José Serra: Mas, enfim… Eu não sei até que ponto…

William Bonner: Candidato, eu gostaria de abordar um pouquinho também da sua passagem pelo governo de São Paulo. O senhor foi governo em São Paulo durante quatro anos, seu partido está no poder em São Paulo há 16 anos. Então é razoável que a gente avalie aqui algumas dessas ações. A primeira que eu colocaria em questão aqui é um hábito que o senhor mesmo tem de criticar o modelo de concessão das estradas federais. De outro lado, os usuários, muitos usuários das estradas estaduais de São Paulo que estão sob regime de concessão, se queixam muito do preço e da frequência com que são obrigados a parar para pedágio, quer dizer, uma quantidade de praças de pedágio que eles consideram excessiva. Pergunta: o senhor pretende levar para o Brasil inteiro esse modelo de concessão de estradas estaduais de São Paulo?

Bonner suavizou muito a pergunta. E a fez muito longa, dispersando a atenção do telespectador que não conheça os abusos dos pedágios paulistas.

José Serra: Olha, antes disso. No caso de São Paulo, tem uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes, um organismo independente: 75% dos usuários das estradas do Brasil acham as paulistas ótimas ou boas. 75%, um índice de aprovação altíssimo. Isso para as federais é apenas 25%. De cada dez estradas federais, sete estão esburacadas. São as rodovias da morte. Na Bahia, em Minas, BH, Belo Horizonte, Governador Valadares, em Santa Catarina. Enfim, por toda a parte. O governo federal fez um tipo de concessão que não está funcionando.

Serra falou a sexta mentira: nesta mesma pesquisa Pesquisa rodoviária da CNT quele citou, realizada em 2009, mostra em relação aos 87.552 quilômetros avaliados: Pavimentação (págs. 32 a 35, do Relatório Gerencial): 94,3% não apresentam buracos. De onde ele tirou essa mentira que 7 em cada 10 estão esburacadas?

William Bonner: Mas a que o senhor fez motivou críticas quanto ao preço. Então a questão que se impõe é a seguinte, candidato: não existe um meio termo? Ou o cidadão brasileiro tem uma estrada boa e cara ou ele tem uma estrada ruim e barata. Não tem um meio termo nessa história?

José Serra: Eu acho que pode ter uma estrada boa que não seja cara, se você trabalhar direito. Por exemplo, a concessão que eu fiz da Ayrton Senna. O pedágio anterior era cobrado pelo órgão estadual. Caiu para a metade o pedágio. É que realmente, geralmente, os exemplos bons não veem…

A rodovia  Ayrton Senna, a única que Serra cita como tendo “reduzido” o pedágio, tem apenas 48,3 Km. E os milhares de Km das outras rodovias pedagiadas de São Paulo, cujos pedágios só subiram?

Detalhe: o pedágio da Ayrton Senna só diminuiu porque ela corre paralela à via Dutra. Se o pedágio fosse mais caro do que na Dutra, quase ninguém a usaria.


William Bonner: Mas esse modelo vai ser exportado para as estradas federais?

José Serra: Esse modelo que diminuiu pode ser adotado, porque você tem critérios para ser examinados. O governo federal fez estradas pedagiadas. Só que estão, por exemplo, no caso de São Paulo, a Régis Bittencourt, que é federal, ela continua sendo a rodovia da morte. E a Fernão Dias, Minas-São Paulo, está fechada. Você percebe? Nunca o Brasil esteve com as estradas tão ruins. Agora, tem mais: em 1000 é, é, no começo de 2003 para cá, foram arrecadados R$ 65 bilhões para transportes, para estradas na Cide. É um imposto. Sabe quanto foi gasto disso pelo governo federal? Vinte e cinco. Ou seja, foram R$ 40 bilhões arrecadados dos contribuintes para investir em estradas do governo federal que não foram utilizados. A primeira coisa que eu vou fazer, William, é utilizar esses recursos para melhorar as estradas. Não é o assunto de concessão que está na ordem do dia. É gastar. É entender o seguinte: por que de cada R$ 3 que o Governo Federal arrecadou, foram 65, ele gastou um terço disso? É uma barbaridade.

Serra errou (pela 9ª vez) ao apavorar os brasileiros com a ameaça de extender o modelo de pedágios paulista, com tarifas abusivas para o resto do Brasil.
A principal diferença nos pedágios federais na era Lula é que não são onerosos e a margem de lucro é baixa (próximo da taxa selic). O resultado é uma tarifa muito baixa. Os governos demo-tucanos paulistas fazem o contrário: concessão onerosa, que são repassadas às tarifas, e margem de lucro das concessionárias acima de 20% (um absurdo).

A sétima mentira: A rodovia Fernão Dias não está fechada.

A oitava mentira: A arrecadação da CIDE não é só para estradas. Ela é usada também para infra-estrutura do transporte urbano nas cidades, projetos ambientais, e para subsidiar o preço de combustíveis, quando necessário.
O IPVA (quase R$ 9 bilhões só em São Paulo em 2009) que é estadual e Serra recolheu como governador, é que deveria ser para conservar rodovias, e não se sabe para onde vai, nem como é gasto, já que as rodovias paulistas foram privatizadas. O cidadão paulista paga um pedágio caríssimo, e ainda paga um IPVA também bastante caro.


Fátima Bernardes: Nós estamos…

José Serra: Por isso as estradas federais estão nessa situação. Desculpa, Fátima, fala.

Fátima Bernardes: Não, candidato. É que como nós temos um tempo, eu queria dar ao senhor os 30 segundos para o encerramento, para o senhor se dirigir ao…

José Serra: Já passou?!

Fátima Bernardes: Já passou, já estamos, olhe lá, Onze e quarenta e sete e os seus eleitores.

José Serra: Olha, eu vim aqui, queria, em primeiro lugar, agradecer a vocês por essa oportunidade. Eu tenho uma origem modesta, meus pais eram muito modestos. Eu acho que eles nunca sonharam que um dia eu estaria aqui no Jornal Nacional, que eles assistiam diariamente, aliás pela segunda vez, falando como candidato a presidente da República. Eu devo a eles até onde eu cheguei. Devo a eles, devo à escola pública e acabei virando professor universitário, mas também sempre ligado às questões públicas, desde que eu fui presidente da União Nacional dos Estudantes até hoje. O que eu peço hoje…

Serra ensaiou, ensaiou, ensaiou… e o que saiu foi isso aí.


William Bonner: Seu tempo, candidato.

José Serra: Para concluir é o seguinte: eu acho que o Brasil pode continuar e pode melhorar muito. O que eu queria pedir às pessoas…

William Bonner: Candidato, o senhor me obriga a interrompê-lo, me perdoe, me perdoe.

José Serra: Não posso nem falar um pouquinho?

William Bonner: É em respeito… Não posso. Porque é em respeito aos demais candidatos que estiveram aqui. E eu sei que o senhor vai compreender. E eu quero agradecer a sua presença aqui.
José Serra: Não. Eu compreendo. Obrigado.

Quem pensou que Bonner foi “durão” com Serra, não conhece o outro lado da história.

Se o tempo fosse a mais para Serra, Dilma e Marina teriam direito a voltar ao Jornal Nacional outro dia para completar o tempo igual para todos, de acordo com as leis eleitorais.

Artigos Relacionados

  • Incrível!!! Um ex-ministro da saúde dizer que multirão é resolução de problemas relativos á saúde. Em países onde ocorrem grandes tragédias como: terremotos, enchentes, maremotos… tudo bem. Agora, será que Serra levaria sua família para ser atendida em um multirão??????

  • Paulo Marques disse:

    Afinal ser vice de serra é bom, garantia de assumir seu posto logo que ele arranje coisa que julgue melhor.
    Pensando bem…..

  • João Nilton Birnfeld disse:

    É isso mesmo gente, vamos divulgar o máximo possivel, entre amigos, vizinhos, conhecidos… e comentando as atrocidades que estão tentando fazer mais uma vez no Brasil.
    Collor foi eleito, por interferência direta do ditador Roberto Marinho. E deu no que deu. Emfim, eles só pensam no $$$$$ deles, e o resto que se dane.
    Mas a hora definitiva dessa turma toda, está chegando, e será agora, já no dia 3 de outubro de 2010. Ponto

  • paulo xavier disse:

    como estamos vendo como erra o pig, faz tanta covardia com o Brasil e com os brasileiros em defesa do que é errado para o nosso brasil.Se erra tanto com 45 novesfora zero – se erra – se erram tanto que o Bonér passou vexame até prá fatimá bonér com tanto baba saquismo para nós brasileiros sentirmos a armaçao desumana.Eles estao perdendo o boné. Fora novesfora

  • Eugênio P. Lacosta disse:

    Eu descobri a bossalidade de um paulista quando estudei 2 anos no Colégio Militar, tinha colegas de vários estados, eramos da 1a. série ginásio, eu era interno. A noite ficavamos só os internos. Era se achava o melhor, era alvo, alto, rosto com espinha, se não me lembro, seu nome de guerra era Borges. Ele como um Serra sobressai na bossalidade. (memória de quase 50 anos).

  • Juliana Schwartz disse:

    “Eu tenho muito boa saúde. Ninguém está sendo vice comigo achando que eu não vou concluir o mandato.”

    A maior gravidade dessa afirmação do Zé Pedágio não é a desvalorização de seu próprio vice. É a falta de respeito com uma pessoa que enfrentou, e pelo que tudo indica, venceu o câncer. Alguém que diz que preza tanto a saúde deveria ter mais respeito e dar mais apoio a milhares de pessoas que enfrentam essa doença. Insinuar nas entrelinhas que o vice de Dilma acha que ela não vai concluir o mandato é insinuar aos doentes que eles não devem ter esperança de vida.

  • L Justin disse:

    O Bonner só faltou se ajoelhar na frente do candidato. Isso porque passou dos 12 minutos. Isso, claro, é um mero detalhe ante as contradições apontadas pelo nobre blogueiro.
    Enfim, as urnas dirão quem é o melhor para o povo – isso é DEMOCRACIA.

  • francisco almeida disse:

    Não creio que os defensores da candidatura do PT e nem do PSDB tenham moral politica pra criticar a rede globo. Em minha opinião são farinha do mesmo saco.

  • Walber disse:

    A rede Globo e o PSDB é a mesma coisa!!
    Jogam sujo,tentam manipular a sociedade.

  • Allan Erick disse:

    Curioso é o fato da matéria do Globo estampar uma análise de conteúdo fajuta(como forma de assossiar a imagem de uma Dilma dependente de Lula) contabilizando o número de vezes que a Dilma se referiu a Lula e desconsiderar esse critério nessa “entrevista”. Quantas vezes afinal Bonner, Serra e Fática falaram em Lula nessa “entrevista”?

  • alexandre carvalho mrtinis disse:

    tem que ter estomago par ver e ouvir o candidato do pig.todo mundo sabe que o Serra quando ministro recebeu uma das maiores verbas ja aplicadas no ministério da saúde para projeta-lo,todo mundo sabe que as campanhas e mutirões de saúde não passavam de marqueting politico.Agora aquela sobre a Dilma de ela tem experiência admistrativa ,mas não politica,me levou lá para 2002.Quando eles falavam – Lula tem experiecia politica, mas não admistrativa-Lembram? afinal de conta o que vale mais?Eu digo que vale mais é ser verdadeiramente brasileiro como Lula e Dilma que estam dando outra cara ao Brasil,não esses do tipo Serra e compania que venderam ate nossas identidades

  • marcio disse:

    É preciso ficar atento, pois o pig está cada vez mais apelando para diminuir os números das pesquisas a favor do trólóló. Eu vou comentar uma coisa que eu já havia reparado, porém não dei muita importância achando que estava lendo muito o blog do Nassif e este do PHA e criando uma teoria de conspiração anti-Dilma. Já repararam as imagens dos dois principais candidatos quando são publicadas no portal do ig? A foto que eles publicam do Serra é uma imagem sempre serena sorridente, em quato que a da Dilma é uma imagem de pessoa rude, mal humorada. Não sei se sou eu que estou ficando doido ou vendo coisa, pois ainda não vi, no ig, uma imagem da candidata do “CARA” mais serena e sorridente. O ig tá deixando a desejar já faz um tempinho, heim!!!

  • cardoso disse:

    Um dos temas mais interessantes do Portugal pós-Revolução dos Cravos era avaliar a conivência dos locutores da TV salazarista. Ele estavam ali só fazendo um “papel técnico”, como alegaram, em sua defesa. Ou também tinham responsabilidade no conteúdo que eles propagavam? É um bom assunto para a dupla Bonner-Bernardes pensar: até quando eles continuarão mentindo, manipulando, distorcendo? Tudo bem, quem manda é o Ali Kamel, é o Merval, mas depois não vão dizer que não tinham nada a ver com isso, né?

  • SérgioFerraz disse:

    O circo montado pela Globo teve muita marmelada, estão tentando eleger um presidente, como fizeram na eleição de Collor.

    ET: Como mente este Serra !

  • Alexandre disse:

    Assistindo o Serra no JN fiquei com vontade de pegar meu carro e correr para um pedagio de R$18,00 mais proximo da minha casa.

  • clelio luiz de Almeida disse:

    É verdade PHA, Boner quiz fazer de durão, para dar impressão que estava sendo duro com o candidato. Quanto a Fernão Dias,não está interditada, quer saber de uma coisa, Serra nem sabe onde fica a Fernão Dias. Verdade também, que exportara para o Brasil, o sistema de conceção das rodovias de São Paulo. Haja dinheiro! Como ele é o candidato do achismo; Eu tenho certeza, que ele gosta tanto de pedágio, que é por isso que é contra o Trem Bala, este não paga pedágio. Parabéns PHA. pela matéria, tenho certeza, que aqueles que tinham dúvidas, não as terão mais. FHC, Serra e seguidores, nunca mais…….Dilma, neles……Dilma.

  • Pablo disse:

    Quanta mentira quanta trairagem, o Povo assistiu e viu de perto quem é o concorrente ao maior cargo da Nação Continental, é por esse e outros motivos que será Dilma ja no primeiro turno, não vai ter choro nem vela, era de se esperar tanto mela,mela para cima do jenio ahh!. Dilma neles até a vitoria final.

  • Igor Shigueaki Tomita disse:

    Excelente matéria!
    Bem diferente de do que assistir, até pq as perguntas foram feitas de maneira muito rápida, nessa vc pode entender como as perguntas foram manipuladas, uma ensaiada sabatina,isso ficou bem evidente.
    Quero dar uma sugestão…Escrever uma matéria comparando o ataque a eleita Dilma ao rodízio de pizza do serra.

    Abraço a todos que acompanham esse site!

  • Luciano disse:

    A internet não permitirá o golpismo.

    Parabéns PHA, agora passo aqui todos os dias.

    • legalista disse:

      ‘ CALA BOCA JN’ só lavagem para porcos.
      O BRASIL DE VERDADE NÃO PASSA NA GLOBO, O QUE PASSA NA GLOBO É UM CHIQUEIRO COM LAVAGEM PARA PORCOS.

      E A BAND É IGUALZINHA A ELES ( A GLOBO )

  • claudio disse:

    Esse Serra é uma piada, junto com essa gente da globo vira uma m.
    Deus Salve e Proteja nosso Pai o Presidente Lula !!!!!!! Lula é Povo; Lula é Brasil !!! Sim,certamente o Brasil, nunca ante em sua história teve um Pai como Luiz Inacio Lula da Silva !!! Dilma 2010 a grande continuidade. Lula 2014 e reeleito até 2022 !! Esse é o nosso Brasil !!! LULA !!!!!!!!!

  • A entrevista do jn ao pedagiólo e trololólogo Serra, foi o que todos esperavam: Um jogo de cartas marcadas.A Globo manipuladora não tem jeito mesmo….

  • Odilon disse:

    O que mais impressiona é que Dilma, sendo uma principiante na política, tenha dado um banho no dinossauro politiqueiro José Erra!!! eh eh eh eh

  • Messias Franca de Macedo disse:

    O PIG PODE MAIS! MUITO MAIS!

    … Quer dizer, então, que o Mensalão do (S)erra é o mensalão do Roberto Jefferson do PT (sic)?!
    Bacana!

    República de Nós Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  • Alex Esteves da Rocha Sousa disse:

    Não assistimos à mesma entrevista.

  • Messias Franca de Macedo disse:

    … [Nas urnas] Dilma Rousseff vai imPACtar o José (S)erra!…

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

  • Arnaldo Costa disse:

    Eu já havia dito: é mais uma manobra do golpe. Até ressuscitaram, após mais de seis anos, o tal “mensalão” do PIG, o único episódio que conseguiram vender nesses oito anos e que, como nunca antes, foi tão explorado pela imprensa marrom, tirando a paciência de até o mais dos equilibrados dos monges. Só esqueceram de mencionar que ele foi criado pelos tucanos. Willian Home Simpson Bonner mostrou mais uma vez toda sua intranqüilidade, falta de profissionalismo e ausência de isenção. Não é uma cabeça pensante e sim mais um papagaio-de-pirata da corja demotucana. Ficaram faltando as perguntas sobre as privatarias, a compra de votos para a reeleição e para engavetamento de CPIs, os desmandos e a corrupção em SP, a falta de segurança e de realizações do desgoverno do Zé Limão, os 5,5% de ágil em obras, a ditadura e blindagem da imprensa, entre outros. P.S.: Quanto à saída da Marina do PT pelos problemas que enfrentaram, tudo na base de boatos e suposições e onde a minoria era integrante desse partido, se fosse dessa forma o DEM (ex-PFL,ex-PDS) e o simpatizante psdb já estariam extintos.

  • Rodrigo Sidney disse:

    Alguns criticam a Dilma por ela gaguejar.
    Eu critico o José Serra A Verdade Ao Meio por não gaguejar.
    Como alguém consegue mentir com tanta desenvoltura?

  • Mauricio disse:

    Revista Britânica Economist diz que Serra é pavoroso…

    “O problema não é de apresentação, embora Serra pareça insípido, a não ser quando sorri, aí ele parece pavoroso”, diz a Economist.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/economist+dilma+caminha+para+herdar+presidencia+de+lula/n1237746613054.html

  • divino souto disse:

    ….a entrevista do Serra foi ótima, explêndida !!! …nunca neste país se pode enxergar tão bem um mentiroso !!!!!!!!!!!

  • Eason Nascimento disse:

    Serra não está mais procurando um nome pra vice. Se estivesse William Bonner seria uma boa opção. Viram como os dois fizeram uma dobradinha afinada?
    http://easonfn.wordpress.com

  • José Carlos disse:

    Ora, todos nós já sabíamos como seria a “entrevista”. Serra poderia ter deitado e rolado, mas perdeu a oportunidade.
    Agora, pessoal, vamos deixar o “Paulo” escrever. O espaço é livre. Não é como no blog do Reinaldo Azevedo que só pode participar quem ele quer.
    Alem do mais, é tanta bobagem que chega ser engraçado.

  • Andre disse:

    Não foi sabatina e sim monólogo!!!!

  • Carlos Magno Barbosa disse:

    A Secom (Secretaria de Comunicação) do governo Lula está convidando uma dezena de jornalistas estrangeiros para acompanhar a eleição de outubro.

    Ou seja, o binômio PIG/Proconsult que se cuide…

  • Dinha disse:

    A diferença entre Lula e Serra é que Serra é chefe e Lula é lider.[2]

  • Roberto Almeida Przybylski disse:

    Excelente análise PHA, “on the money” como dizem nossos vizinhos,que equivale ao nosso “matou a pau”.
    O trágico para a Globo é que nada que eles possam fazer,vai adiantar alguma coisa pro Zé, que tem uma imagem péssima junto ao eleitor. A própria Globo é totalmente desmoralizada entre a população, que não acredita em nada do que eles falam,poderiam até fechar o depto.de jornalismo e economizar uns trocados para amortizar sua dívida inpagável com o INSS.

  • José Silva disse:

    O pedágio da Airton Senna não diminuiu não senhor!!! Era cobrado somente em um sentido e ao contrário do que foi dito, o preço foi cortado quase (eu disse quase) pela metade mas passou a ser cobrado nos dois sentidos, portanto, o pedágio da Airton Senna aumentou para quem vai por exemplo da capital para Mogi das Cruzes e depois tem que retornar à capital. Vai mentir assim no inferno, pois o povo não é bobo!!! São Paulo está sitiada pelos exploradores do suor do povo.

  • Bira disse:

    Onde está o poder? O poder está no povo. Não é preciso mais nada além disto: desliguem-se da Globo. Esqueçam o JN, as novelas e demais programas. Sem audiência a globo “já era”. Sei que é muito difícil para muita gente, mas, se quiserem alguma coisa efetiva, o caminho é esse: vamos mexer no bolso deles.

  • Ligia disse:

    Não tive tempo de ler todos os cometários; mas, para constar; a Rodovia Ayrton Senna teve o “valor reduzido” porque passou a ser cobrada também na volta. Antes se pagava R$ 4,60 em Itaquaquecetuba e o q ele fez? reduziu? Não, ele dividiu R$ 2,30 na ida e mais R$ 2,30 na volta!!!! Eu não vejo isso como redução, é pra enganar trouxa! Até pq o pessoal q mora no Alto Tietê a utiliza na ida e na volta para São Paulo.

    PS. antes q eu me esqueça, a cobrança de pedágios de moto começou na mesma data e também paga na ida e na volta!

  • Tania Gomes disse:

    12 mentiras em 12 minutos!
    O artigo é de Claudio Gonzalez. No blog do Miro:

    http://altamiroborges.blogspot.com/

  • Gorbachev disse:

    PHA, o problema principal da Rede Globo é saber que a primeira entrevista de Dilma, depois de eleita, será para uma outra emissora.

  • Roberval disse:

    Putz… Essa Globo não se emenda mesmo, hein? A despeito do Serra falar melhor na TV que Dilma – infelizmente, isso é um fato, até por ser o Serra um “político profissional”-, ficou clara a diferença de tratamentos; enquanto que Dilma foi massacrada por questões diretas e indigestas pelo “casal 20″ da TV brasileira, Serra foi tranquilamente indagado sobre questões genéricas e abstratas… Assim, qualquer um se sai bem, né?!?

  • Pedro Almodóvar disse:

    Xiiiiii, acho que PHA está do lado do Serrote… Está dando até lista de erros para ele se concertar. Xiiiiiiiiii….

    =)

    Abraços à todos!

  • Gilson disse:

    A parcialidade da Globo é marginal

  • Paulo disse:

    Não tem preço, ver a mudança de cara do apresentador do Jornal Navional: de carrasco nazista contra Dilma à de cachorro acuado pedindo perdão ao Serra.

  • [...] Conversa Afiada republica post do site Amigos do Presidente Lula, com a entrevista de José Serra ao jornal [...]

  • Wellington disse:

    PHA,
    Vcs ja viram essa, que passou na globonews entrevistando
    Alberto Carlos Almeida, cientista político e Paulo Moreira Leite, jornalista da revista. Deveria ser passado na campanha da Dilma. Vejam e’ d+.

    http://www.youtube.com/watch?v=twsJstl15GU

  • Mariana Andrade disse:

    “William Bonner: Agora, candidato, vamos ver uma questão… O senhor me permita, para a gente poder conversar melhor.”

    Vassalo!

    Quanta diferença da grosseria que foi a entrevista com a Dilma!!!

    Mas acho que o feitiço tende a se virar contra o feiticeiro, visto que as declarações da Dilma em pleno jn devem ter abalado as estruturas das organizações globo, é só dar uma espiada na quantidade de análises levadas ao ar desde terça-feira tentando desmentir o que foi dito pela candidata do PT sobre o governo FHC.

    Dá-lhe Dilma!!!

  • d+ sp esses bicudos disse:

    Caro PHA. Ele o ” serr ” não respondeu nenhuma das perguntas formuladas, só enrolou. Melhor respondeu, porque já tinha as perguntas, então jogou pra galera, falou o que sua turma esperava ouvir. Simples.

    Proponho aqui, criar um contador: Quantos dias faltam ?

  • silvia disse:

    O jenio é sobretudo hipocondriaco e o que mais?????

  • Rey disse:

    Maite deveria de fato estar na bancada do JN.

    Afinal será o Serra o macho selvagem que nos livrará da Dilma?

    Para que fundamentalismo Islamico? No governo Serra de asilo a Iraniana adultera que o Serra mostra como os machos do Brasil tratam as mulheres… Salve Maitê.

    Votem Serra presidente e Maitê para Aiatola!

  • A “IMPARCIAL” TERRA estava divulgando o Cala boca Dilma.Tentei postar meu comentário,não aceitaram.
    Segundo soube,há que se apurar isso,o cala boca “teria partido” do twiter do Ronaldo Fenômeno,porém sem que esse soubesse.Teriam usado seu nome para dar início a isso.Ronaldo estava twitando sobre o jogo.Não entendo nada sobre isso,mas parece que apagaram o histórico e usaram falsamente seu nome.
    Se foi isso,a baixaria e o jogo sujo está em pleno andamento.

  • ADNAN EL KADRI disse:

    O candidato serra, não só errou, como mentiu,pela enésima vez.
    Ele jamais acompanha ou acompanhou o seu governo.
    Foi um governador abúlico, alheio a tudo que passava em seu governo. E isso o povo já sabe e não quer que se repita no Governo Federal.
    Portanto, bye bye serra….
    DILMA vem aí. Será a 1ª Presidenta do Brasil, adeus aos entreguistas do psdb.

  • Edson Dias gomes disse:

    Hoje entrei em todos os sites para ver a repercussão da entrevista do Serra no JN e pouco ou nada vi. Se ele tivesse ido mal, certamente toda a mídia estaria comentando. Acho que esse “silêncio” é porque seu desempenho foi muito bom.

  • Edson Dias gomes disse:

    Achei que o desempenho do Serra foi quase perfeito. Tranquilo, sereno, convicto, transparente. Acho que ele é o candidato mais preparado para continuar levando nosso país para um futuro melhor. Sua comparação usando os treinadores das seleções (Felipão e Parreira) foi espetacular. Temos que ter em mente que a disputa é entre a Dilma e ele, e o Serra é mil vezes melhor do que ela.

  • Francisco Ávner disse:

    “Mas errou feio (pela 5ª vez) ao defender Roberto Jefferson, dizendo que ele era denunciante. Não era apenas denunciante, Roberto Jefferson é réu e teve seu mandato cassado por falta de ética”.

    Caro PHA,
    Bob Jefferson, não é simplesmente um réu. É o único réu confesso do processo.
    Outra coisa, o PIG é um partido muito burro. Só o PIG não enxergou que Serra não iria para lugar nenhum. Serra perdeu essa eleição de 2010, lá em 2002, e o PIG não percebeu. Enfim, a carreira cavernosa de Serra, acaba em outubro.
    DILMA NELES, NO 1º TURNO!!! (para matar o PIG, os pigueludos, tucanos e demônios de raiva. Raiva canina).

  • Digger disse:

    Foi notória a diferença de tratamento do casal global aos candidatos.
    Só não vê quem não quer…
    Faltou muita isenção e imparcialidade ao casal da Globobo. Não perguntaram nada ao Serra, sobre o mensalão tucano, cujo protagonista é o senador Eduardo Azeredo (PSDB) -, e também do mensalão do DEM em que o Arruda era um dos cogitados a ser seu vice. “Vote num careca e leve dois”.
    Muito perceptível a intenção dos entrevistadores em desqualificar e desconstruir a candidata Dilma, que por sinal saiu-se muito bem da arapuca armada.
    Usaram os dois candidatos oponentes (Serra e Marina), para responderem perguntas que atingem diretamente o PT e a candidata Dilma, sem dar-lhe o direito de resposta.
    Mas o povo não é bobo…

  • Danienne disse:

    Gostei muito de vc ter transcrito essa reportagem com os comentários!! Parabéns pelo excelente trabalho q faz ao abrir os olhos de muitos brasileiros manipulados pelo PiG e ainda enfeitiçados pelo PSDB/DEM/PSB. O q eu acho é q o Serra realmente meteu os pés pelas mãos nessa entrevista. E confirmo q Dilma pode não ter experiência em eleições mas tudo q ela assume, é muito responsável e exerce com muito talento todos os cargos que lhe são atribuídos. Ela tem ideias e convicções, ao contrário deste indivíduo q só sabe espalhar mentiras,tentar distorcer verdades e iludir o povo. O q se espera de um candidato do PSDB?! Já sabemos que não iria ser diferente. Agora, eu decidir meu voto. Se for pra anos de progressão, voto em DILMA.
    Se for para a decadência, precariedade, 4 anos de caixa 2 e mensalão (q ninguém ver e não investiga), votaria no SERRa.
    Mas como eu sou inteligente, eu voto na DILMA e fecho esse comentário. Mas uma vez Parabéns! Paulo Henrique Amorim você é um jornalista como poucos nesse Brasil.

  • Wilson Fernando Trevizam disse:

    PHA, a entrevista de Serra ao casal Bonner no Jornal Nacional é caso de polícia. Não é possível que a Justiça Eleitoral não tenha percebido a clara manipulação de perguntas em favor de José Serra. E mais, os partidos aliados da Dilma devem exigir direito de resposta contra a Globo, assim como fez Brizola no caso Pró-consult. Acho que a prepotência, a manipulação e a fábrica de mentiras da Globo deve ser imediatamente encarada.

  • Paulo Tenorio Cerqueira disse:

    Paulo
    Xará, você muito me envergonha, com certeza absoluta és um DEMOTUCANO. Aqui não tem problema nenhum assumir sua posição, mas não venha transvestido. Assuma sua posição política equivocada. Vote você no seu candidato e seja feliz.

  • Eason Nascimento disse:

    Faltou ao casal do JN ao término da entrevista, levantarem o braço do candidato e posarem para a foto que registraria o apoio oficial da candidatura tucana. No mais o desempenho de Bonner e Fátima foi dentro do esperado.
    http://easonfn.wordpress.com

  • Gomes disse:

    Curioso foi Bonner justicar o preço dos pedágios com as condições das rodovias,para quem recebe o salário dele….

  • Daniel Pires disse:

    A diferença entre Lula e Serra é que Serra é chefe e Lula é lider.

  • Gomes disse:

    Uma falsa sabatina com foco nos pontos mais críticados da administração do PSDB e o combinado foi utilizar argumentos para justificar o injustificavél.

  • Vou pedir um pouco de paciência aos meus amigos comentaristas para ajudar a decolar a campanha do simpático, leal e não centralizador Serra.
    Já que o meu querido presidente LULA participará da propaganganda eleitoral gratuita da presidenta Dilma, como sou muito sentimentalista vou sugerir ao Serra que coloque o Bonner na apresentação.Deste modo , ele pode prosseguir o trabalho já iniciado na sabatina do JN de ontem.
    Revendo as linhas acima, desculpo-me agora com o Serra, por já ter chamado a DILMA de presidenta.
    Entenda candidato Serra que os números das pesquisas, não manipuladas, não saem da minha cabeça.

  • Paulo Cesar disse:

    ENFIM,
    Todos os temas abordados
    São frutos do dedo na ferida
    Que a blogosfera tem posto na podre jestão tucana
    Em especial na do serra em São Paulo
    Nenhum destes assuntos
    São abordados pelo PIG contra o psdb, demos e serra
    O que o jn fez foi apenas tentar defender o serra
    Contra os ataques da blogosfera

  • Prof. Benê disse:

    A Rodovia Fernão Dias, que teve problema ultimamente, foi duplicada pelo FHC. Ficou mal feita.

  • DANIEL ALENCAR disse:

    Grande PH,
    Nada como conhecer o jornalismo por dentro. Estou até pensando em estudar jornalismo…
    Mas como você disse, o povo não é bobo! Falta credibilidade ao tucano: ele é mentiroso e inescrupuloso demais para passar desapercebido, mesmo com a maquiagem da grande mídia…

  • Marcos Antônio disse:

    Uma pergunta e DOIS sofismas…
    Onde foi que o PT errou?
    1 – O PT era oposição ao governo! Não dirigia a politica de miséria.
    2 – Quando assume o governo dirige as politicas, alia-se ao PT quem quer.

    Onde foi que o PSDB errou?
    1 – O PSDB não governava e desejava a queda de LULA
    2 – Aliou-se ao PTB por fisiologismo puro, disputa de tempo no horário eleitoral e compensações.

    Essa apresentador é fajuto!

  • gilberto nascimento disse:

    PHA, eles combinam, acertam tudo direitinho, o Serra leva o script pronto. Quando a camera abriu foi possível ver as folhas de papel oficio com anotações a caneta, evidenciando que ele já sabia o que seria perguntado. Mas aí vem o seu apoiador Bob Jefferson e entrega de bandeja.

  • Luciana disse:

    É preocupante assistir debate (engessado) e entrevistas supostamente combinadas, porque estes mecanismos antidemocráticos enfraquecem a já combalida política brasileira.

  • Marcos disse:

    Vejam noticia. Alunos do Bolsa-família aprovados em primeiro lugar no curso de Administração e Engenharia Agronômica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Sudeste MG

  • Dimas disse:

    2 contradições e 9 erros políticos! É muita coisa para um candidato tão “competente e preparado”. Se pelo menos a entrevista tivesse acontecido pela manhã………..
    Em relação as 8 mentiras, agora eu entendi porque a tela da TV começou a espichar externamente….Esse Serróquio!!!

  • Ronaldo disse:

    Entrevista?

    Que entrevista?

    Isso aí foi um bate-papo entre amigos.

  • Até quando? disse:

    O Presidente do TSE deve recomendar seriedade nos programas televisivos que abordam eleições.

  • IV Avatar disse:

    Tentando criar rejeição contra o PT a Globo requenteou o mensalão ainda da época do primeiro mandado de Lula, por sinal já avaliado pela população nas urnas.
    Bonner deixou de lado o recentíssimo e escandaloso mensalão do DEM que levou o vice de Serra, o Arruda, a ser preso
    Eta nois

  • Adilson disse:

    Outra mentira do Zé Pedágio é dizer que todos os Paulistas estão satisfeitos com tantos pedágios caríssimos. Já faz algum tempo que ocorrem protestos no Estado de São Paulo contra tantos pedágios abusivos. Até alguns prefeitos da base aliada do PSDB estão protestanto, pois as empresas estão acuadas em meio a tantos pedágios. As transportadoras gastam mais com pedágios do que com combustíveis. Até a própria Rede Globo de manipulação já fez matérias sobre o abuso dos pedágios. Esse mentiroso não diz que já existem vários Paulistas contra os pedágios abusivos.

  • ANTONIO CARLOS MARTINS disse:

    Ze padagio=favor dos pedagios de sampa=ptivatizaçoes!! BB BNDS Nossa Caixa Federal e Petrobax!!!! Dalhes lula e Dilma*

  • Adilson disse:

    Atenção pessoas. Boicotem os produtos anunciados durante o intervalo do Jornal Nacional. Procurem os emails das empresas anunciantes e escrevam para elas que não compram produtos anunciados no Jornal da manipulação Nacional. Vamos fazer valer nossa força de consumidor.

  • Antonio Pereira disse:

    pitaco: depois da entrevista do Serra no JN, FHC deve estar se remexendo no túmulo!

  • Alder Oliveira de L. e Silva disse:

    Meu caro PHA, acompanho esse blog desde que ele era hospedado no IG, por isso, me sinto no direito de discordar de sua análise. A Dilma, não se saiu bem nem no debate da Bandeirantes nem na entrevista ao JN, e isso, eu já ouvi de vários eleitores do PT. Nâo podemos ser cegos, fanáticos, ela não têm ideias claras, objetivas, não diz coisa com coisa. A sorte do PT é que o Serra também é muito chato, repetitivo e não passa sinceridade no que diz.
    Não reconhecer nossas deficiências é um dos piores erros de avaliação podemos fazer.

  • Evaristo disse:

    Pelo critérios do pedágio em São Paulo, uma viagem de São Paulo a Belo Horizonte em rodovia federal, tão boa quanto as paulistas, que atualmente custa R$ 8,80, sairia por R$ 78,00! Uma viagem de São Paulo a Curitiba, em rodovia federal, que atualmente se paga R$ 9,00, em rodovia em processo de recuperação e duplicação, sairia por R$55,79. Mais um motivo pro povo brasileiro eleger Dilma no primeiro turno e se livrar do custo Serra!

  • Adalberto disse:

    Se ele vai repetir o que deu certo e melhorar o que não deu certo, o programa de governo dele é o do PT. É isso mesmo?

  • Carlos disse:

    Eu acho tão engraçado quando as pessoas acham que Dilma foi uma má escolha. Foi a Dilma que governou o país enquanto Lula fazia um “social” com os governantes de outros países. Foi a Dilma que segurou no peito os principais escândalos contra o governo neste 2º mandato de Lula. No entanto, insistem em dizer que Dilma não é um bom quadro.

    Pela primeira vez temos a oportunidade de escolher uma pessoa SÉRIA para o principal cargo do país. No entanto, as pessoas ainda preferem os “quadros” à moda antiga.

  • Ronaldo Índio disse:

    PHA

    Coitado do Zé Alagão, quando ele teve que formar frases para convencer o eleitor a votar nele… Foi um desastre!Vejam o último trecho da entrevista.

    Se ele se perder ele consegue voltar pra casa?

  • Sem Rumo disse:

    O Serra joga basquete? Ontem ele deu uma “enterrada” no PSDB e na credibilidade (que já esta em baixa há muito tempo) do JN.
    Nem Roberto Jefferson levou a entrevista a sério.

  • Bia disse:

    Filme de ontem “O Pinóquio não desiste”.

  • E Agora? disse:

    Até o PIG está comentado, a entrevista/marmelada.
    Foi um escândalo a entrevista do candidato Serra feita por William Bonner e Fátima bernardes o casal 20 + 20, “Ali” teve facilidades : O aliado do candidato Serra, Roberto Jefferson afirmou no seu twitter “William Bonner e Fátima Bernnardes facilitaram para o meu candidato. Foram mais ameno com ele.Escrevo para meus leitores sem paixão.Compare a inquirição da Dilma e a de Serra. O Bonner e sua Fátima amarelaram perante o Serra.Foram violentos com Dilma e Marina.O Bonner me fez de Judas , mas não falou do Arruda”.
    O casal 20 + 20, saiu tosqueado com a falsificação de perguntas e respostas.

  • Melchíades A. Prado disse:

    Muito bem definido pelo Plínio, Serra é:
    H-I-P-O-C-O-N-D-R-Í-A-C-0.
    O cara adora falar de doenças e cirurgias; sua leitura predileta é bula de remédio; seu programa favorito é visitar parentes no hospital; não perde uma venda promocional de remédios.
    Ele nunca se preocupou com Saúde. Sua preocupação é com Doença.

  • Jonas disse:

    Cara, vc pinta um quadro muito maquiavélico e planejado. Fica difícil acreditar nos seus argumentos, embora muitas informações estejam corretas sobre os erros do Serra. Honestamente, seu artigo não faz uma crítica que busca a neutralidade, mas reflete claramente uma ilusão e um idealismo do governo Lula e da Dilma. O PT também tém sérios problemas, o que torna muito difícil apoiá-lo, e artigos como estes acabam também fugindo da realidade. Antes de criticar a globo, tente vc também ser mais imparcial.

    • Mara disse:

      Jonas,

      O fato de você achar que o autor não é imparcial, não exclui o fato de a Globo também não o ser. Nesse caso, a crítica à emissora é bastante válida, a medida que alerta o leitor/eleitor sobre a (tentativa de) manipulação por parte dessa Empresa. E considerando que a manipulação é um veneno, há que se proteger dele, seja de que lado vier. O outro ponto de seu comentário me faz lhe dá os parabéns. Você se mostrou imparcial ao concordar que muitas informações com relação aos erros do Serra são verdadeiras.

  • Wilhelm disse:

    Um produto fabricado, digamos, na Paraíba que se destine ao Rio Grande do Sul:

    Passará pelos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina quase sem pagar pedágio.

    A exceção é São Paulo, que vai querer a sua parte, dar “aquela mordida”.

    Se um produto sai do Rio Grande do sul em direção à Paraíba, a lógica é a mesma.

    E o Zezinho Trololó com seu amiguinho Afif, vem falar dos impostos altos.

  • Fátima Carozzi disse:

    Bonner já está preparado para integrar a seleção de vôlei do Brasil como levantador.

  • Viktor disse:

    Abaixo da foto, seria mais apropriado escrever:
    “Nem com a ajuda do casal quarenta e cinco”

  • Kyara disse:

    Não sei por que ainda fico impactada c o q acontece na Globo! Eu me senti lesada durante a entrevista do candidato do PSDB porque tive a sensação de q as perguntas e respostas foram produzidas balizadas na premissa de q os/as telespectadores/as não pensam! Mas… pensamos! Confesso q fui assistir ao “chat” c a crença de q ouviria propostas, projetos, idéias coerentes. Daí, vi de tudo, menos o q eu espero de alguém q se dispõe a ser escolhido p governar um país…
    Dilma, mesmo sendo interrompida ad nauseum, conseguiu produzir idéias inteligíveis. Já Marina foi punida com o carimbo q lhes colocaram de “ex-petista”. Esperemos as próximas cenas…

  • Cleverton Barros de Lima disse:

    Foi a entrevista mais patética do casal 45. Não tem credibilidade jornalistica.
    Nas outras entrevistas, eles sempre cortavam a fala de Dilma e Marina, demonstrando uma falta de educação.
    Com Serra foi diferente. Até pedido de desculpa houve.
    Mas não tem problema. O povo deixou de acredita na Globo.
    Eles perdem até para o Pânico.

  • nilo walter disse:

    Serra, é a genialidade da incompetência . Idem para casal 20.

    Minha vizinha chegou de Minas, ficou por lá 20 dias, visitando parentes na capital e interior .Tem um irmão presidente de Câmara Municipal , que disse que não vota no Anastásia de forma nenhuma. Motivo, ignorante ao extremo.Os mineiros não querem saber do Serra. H.Costa, ganha. Dilma, também .

  • Salomão disse:

    O Brasil com Lula e Dilma é a 8ª maior economia do mundo em 2009 atrás apenas dos EUA, Japão, Alemanha, China, França, Itália, Inglaterra, Brasil. Dá-lhe Dilma 2010!!! http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal

  • Eduardo disse:

    Com relação ao loteamento de cargos, acho que a maioria das pessoas não conhecem e a imprensa nunca teve interesse de noticiar. Deveriam perguntar ao José Serra como eram nomeados os cargos nas agências reguladoras. Na agência que trabalhei, havia uma divisão em diretorias e cada diretoria com os cargos em comissão eram preenchidas cada uma por um partido aliado. Eu entrei na agência já no governo do Lula, que fez concurso público para criação da carreira. Vocês sabem como antes eram preenchidos os cargos ? Todos por indicação. Uma agência com mais de 1000 funcionários todos por indicação. E o que você mais via era um clube de amigos e familiares. Tinha marido, mulher, filho, sobrinho, amigo de faculdade. Se ouvirem falar que o Serra não pratica o loteamento ou o nepotismo, pergunte para ver como ele atuava nas agências reguladoras.

  • Binah Ire disse:

    E as propostas dele quais são?
    “melhorar”???
    “fazer mais” ???
    “é isso que o povo quer” (isso o quê???)
    “mutirões” (se funcionasse direitinho não precisaria de mutirão, mutirão não resolve nada, só enrola, como sempre)???

    Fffffaaaallaaa ssssééério PIG! Fala sério né Çerra….

    DILMA!!!

  • lindivaldo João Pessoa disse:

    Como a Globo é repugnante! Estou indignado pela farsa que é esse jornaleco, panfleto do PSDB/DEMO!o Bonner e a Fátima no JN ajudaram escandolasamente o candidato Serra. O candidato é que é fraco, não soube aproveitar as oportunidades. Repete sempre as ladainhas de sempre…
    Fora, Globo!
    Fora, Kamel!
    Fora, Bonner!
    Ou o Brasil se livra da Globo e do resto do PIG ou seremos sempre insultados!!!!

  • Melchíades A. Prado disse:

    O Bonner e a madame alisaram, sopraram e puseram cuspe. E tanto fizeram, que se esqueceram do tempo, não dando tempo para Dr. José Chirico “abrir o bué” como estava ensaiado.
    Fica evidente a marmelada e as bolas levantadas para o candidato que, provavelmente, recebeu as perguntas antecipadamente para se preparar e ensaiar as respostas.
    Quando perguntaram à Dilma sobre más companhias, foram justamente citadas três (J. Barbalho, Collor e Sarney). Porque não foram citadas as más companhias de Serra tais como Roriz, Maluf, Yeda Crusius, Arruda, Azeredo e o próprio Bob Jeff.
    E estes bonequinhos ainda pensam que enganam a maioria das pessoas.
    Aproveito para sugerir a enquete do dia: Quem deveria ser citado como má companhia para Serra em sua campanha eleitoral: Arruda, Azeredo, Bob Jeff, Maluf, Onestes Quércia Roriz, ou Yeda Crusius?

    • Melchíades A. Prado disse:

      Corrigindo:
      Por que não foram citadas as más companhias de Serra tais como Roriz, Maluf, Yeda Crusius, Arruda, Azeredo e o próprio Bob Jeff?

  • Joaquim Machado disse:

    Sugestão para a enquete do PHA.
    Quem é mais ditador?
    1- A Rede Globo que não quer , por que não quer transmitir e não deixa ninguém transmitir na TV aberta o jogo da seleção do Brasil contra os Estados Unidos.
    2- O Presidente da Corea do Norte que só deixa transmitir o video tape dos jogos da seleção Coreana.

  • Carlos J. disse:

    Lamentável, vergonhoso. Bonner e Fátima foram servos, submissos e subservientes a Serra. Se pensam que o ajudaram, se enganam.

  • EDSON HAUTSCH disse:

    Paulo Henrique,
    Sua análise não merece retoque.
    Todo Brasil viu, e ouviu.
    Inclusive o empresariado traíra deste País, que está pensando se vai votar nessa nulidade de candidato.
    Sabem porque?
    Porque a Globo não precisa de candidato inteligente, pois é ela quem iria governar o Brasil, caso Serra fôsse eleito.
    Não será.
    E a Globo não assumirá o Planalto.
    Na foto acima, o que mais impresiona é o estado de admiração dos dois, digamos, apresentadores, ao lado do Patrão.
    É a decadência global.
    É o velho jornalismo golpista dando adeus.

  • Adriana disse:

    Caro Paulo.
    Ou você tem 16 anos ou é muito ingênuo ao achar que “mansalão”, “malas de dinheiro”, “lobbys no congresso” só começaram no governo Lula.
    Tudo isso sempre existiu independente de partido, porque o homem é ganancioso.
    Eles não são diferentes de qualquer pessoa que oferece dinheiro para o guarda não apreender o carro, ou para o fiscal liberar o laptop que veio escondido na bagagem.
    O mau caratismo é igual para os políticos ou qualquer cidadão que compactua com essas atitudes.

  • jbmartins disse:

    Pessoal vamos divulgar esta campanha http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/08/e-hora-da-mobilizacao-serra-foi.html
    estou dentro não vou comprar nada que patrocina este programa manipulador, e mais farei publicidade contra.

  • Lenir Vicente disse:

    Eu não vi a entrevista com o “Funesto”, sabia que ia ser esse “trololó” ai de cima. Os representantes -mor do PIG são mesmo repugnantes. Fiz melhor, achei num supermercado daqui de Juiz de Fora uma cópia do livro do grande Eça de Queiros- Os Maias- e comecei a reler, porque já o conhecia dos tempos de estudantes. Assim não dormi com a cabeça quente , porque sabia que o Funesto ia contar tanta, mas tanta mentira que eu podia até ter que redobrar meu medicamento contra a pressão alta. Assim, uma boa leitura me fez esquecer a pantomima apresentada pelo jn.

    • Melchíades A. Prado disse:

      Lenir
      Desculpe minha ignorância literária. Mas este livro – Os Maias – tem o César e o Rodrigo como personagens? E o Índio da Costa também é citado? Deve ter baixarias pra baralho. Este eu não pretendo ler, nunca.

  • Paulo disse:

    Quando Dilma assumir o Poder, a Globo vai pensar duas vezes antes de fabricar matérias sensacionalistas. As entrevistas do casal 45 esteve no mesmo nivel do debate Lula/Collor. As três entrevistas giraram em tôrno do enfanoso “mensalão” petista.

  • Fabiano Botelho disse:

    Cala a boca, Bonner!

  • Vera Billie Jean disse:

    Zé sim sim claro FFFFFFFFFFORA Casal20AlckminSerra

  • Antonio Carlos Silva disse:

    Não hora pra fazermos humor neste momento tão grave.
    É um crime o povo brasileiro, uma concessionária pública de radiodifusão tentar empurrar um desqualificado como Presidente da República do nosso BraSil .
    Façam como eu, boicotem produtos anunciados pela TV lixo .
    Eu, além de boicotar os produtos, ainda ligo para os SAC´s dos anunciantes protestando contra a rede lixo .
    No momento meu foco são os SAC´s (0800725250001 e 08007242822)

  • amigos do lula lança boicote..

    É hora da mobilização! Serra foi privilegiado;Boicote aos patrocinadores do Jornal Nacional

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/08/e-hora-da-mobilizacao-serra-foi.html

    ..

  • Ana disse:

    O casal 20, e o Ali Kamel, podem ser técnicos de futebol entendem tudo de armação, jogada e bola fora.

  • Lino Amorim disse:

    Essa gLOBO não se emenda, foi um “belo” picadeiro de circo. Com todo respeito ao mundo do Circo. Se continuar como esta PHA, Dilma vai ter mais de 30 pontos de frente. Pode anotar.

  • Rogério disse:

    Li tres vezes seu comentário, Paulo. JSerra não foi melhor que Dilma. Os entrevistadores JN é que foram desonestamente agressivos em perguntas e atitudes, repedindo expressões que eles querem impor guela abaixo como imagem da nossa candidata. Lula não a empurrou guela abaixo, mas a tirou do coração, banhando-a da vontade de lutar por um Brasil melhor. O mensalão não foi invenção PeTista, como tenta fazer crer a imprensa deles. Seu eixo máximo doi o carequinha amigo de tucanos, como E. Azeredo que tem pro9cesso9s por esta e outras estórias. Invenção do Lula e governo PeTista é a melhoria de vida das classes D e C, a reduplicação do salário mínimo, a queda do desemprego, o aceleraqção do crescimento e da educação, articulações nas quais Dilma consagrou sua experiência administrativa – ela tem experiência, porque experiência de campanha, que nla começa agora, não governa. A deles distorce e força a barra. – Rogério

  • Paulo Roberto da Silva disse:

    Para os envolvidos com o esquemão do PSDB pode ter sido boa a entrevista com seu candidato. Mas para quem tem memória e acompanha as ações dos governantes, sabe que o Serra não tem vergonha na cara e se contradiz(mentiroso).
    Por outro lado, é o único candidato que sorri com cara feia(falso); aliás, é muito parecido com Anthony Hopkins, ou melhor, Hannibal Lecter, do Filme “Silêncio dos Inocentes”. É a cara dele.

  • José Serra: Olha, porque são condições diferentes. Eles governaram em períodos diferentes, em circunstâncias diferentes. O governo anterior, do Fernando Henrique, fez uma… muitas contribuições ao Brasil, entre elas o Plano Real. A inflação era de 5.000% ao ano, né? E ela foi quebrada a espinha. As novas gerações nem têm boa memória disso. E várias outras coisas que o governo Lula recolheu e seguiu. O Antonio Palocci, que foi ministro da Fazenda do Lula e hoje é o principal assessor da candidata do PT, nunca parou de elogiar, por exemplo, o governo Fernando Henrique. Mas nós não estamos fazendo uma disputa sobre o passado. É como se eu ficasse discutindo, para ganhar a próxima Copa do Mundo, quem foi o melhor técnico: o Scolari ou o Parreira?

    OBRIGADO SERRA, O MINISTÉRIO PÚBLICO AGRADECE, MENTIROSO ! Mentira nessas condições é crime sabia ?

  • Antonio P. de oliveira disse:

    A entrevista não teve nada de mais interessante a mesma coisa de sempre , que SP tem as melhores rodovias do Brasil , mas também com tanto pedágio!!!!!!!!! do resto foi o tratamento dado por Bonner ao candidato , tão mal educado com as candidatas mulheres pressionando interrompendo as respostas para que elas perdecem o raciocínio e tão doce e complacente com o Serra.

  • José Roberto Augusto disse:

    Assisti duas entrevistas: Dilma e Marina; A do Serra foi só um minuto pois não aguentei, iria passar mal se continuasse. Ridiculo a hipocrisia da Globo, não foram entrevistas foram armadilhas. A mais prejudicada foi a Marina, que foi usada como uma marionete, para responder o que não tem nada a ver com projeto de sua campanha de governo, com os dois ressuscitando mensalão e etc. Deprimente. Se eu fosse uma destas candidatas, não participaria em mais nenhuma entrevista ou debate da PIG. É tempo perdido.

  • João Almeida disse:

    Serra foi muito bem na entrevista. A maior prova disso é que os petistas estão bravos pra chuchu. Se ele tivesse decepcionado, os patistas estariam exultantes! Mas é bom que os petistas pensem que o Serra está mal, para aumentarem o salto alto e cometerem mais erros durante a campanha.

    • jose marcos disse:

      Caro Sr João, é obvio que o Serra foi muito bem na entrevista,porem tem um detalhe, sem entrar nas mentiras e diferença no tratamento em relação a Dilma,ele foi tão bem que do ponto de vista do telespectador ele foi muito chato, sem vida, sem emoção, discurso fazio, bem ao jeito de voces. Portanto é otimo que voces continuem pensando assim, pois fica mais facil para a Dilma. Outra coisa os Petistas não estão com raiva, pelo contrario, pois a Globo mostrou claramente para quem torce. Um grande abraço moço!!!

  • Marcilio disse:

    Entendo que o comentário relacionando a saúde do candidato e as pretensões do seu vice tem outro viés: o problema de Dilma com o câncer que, aliás, parece estar superado. De fato, Serra desceu o nível novamente.

    José Serra: Eu tenho muito boa saúde. Ninguém está sendo vice comigo achando que eu não vou concluir o mandato.

    Ressalte-se: a escolha de vice do Serra, tradicionalmente, sempre pressupôs que estariam escolhendo o ocupante efetivo após sua renúncia ao mandato (mesmo que Serra dissesse o contrário ou até registrasse em cartório).

    Comecei o período eleitoral sabendo apenas em quem não votar e, sendo este o Serra, comecei bem.

    PS.: A imagem que ilustra o post não mostra mas, tratando-se de entrevista ao vivo, sem prévio conhecimento das perguntas, o que justificaria o fato de Serra ter anotações, à sua frente, na bancada? Anotou o quê? Era roteiro? Dicas?

  • RICARDO disse:

    PHA,
    Concordo em gênero, número e grau com Paulo 10:06.
    Também sinto e tenho essa mesma impressão, considerando que o PT tem em seus quadros pessoas bem mais gabaritada para o posto em questão

  • Serra é um mentiroso compulsivo, mesmo com ameaça na justiça ele continua dizendo criador dos genericos e pai do programa da aids ,só para citar as mais desmentidas, acredito que ele não tem nada para mostrar além dos pedagios, que segundo ele os paulistas dão nota dez. Maria

  • zcarlos disse:

    Olá PHA, tudo bem?

    Comparei as três entrevistas do JN. Reaparou que somente Serra levou e consultou o script com as respostas?
    Quem será o funcionário da Globo que vazou as perguntas para o tucano?
    Repare no link abaixo.

    Um abraço, bom trabalho e boa sorrrrte!

    http://contextolivre.blogspot.com/2010/08/farsa-da-entrevista-com-serra-no-jn.html

    • C Nunes disse:

      muito interessante essa comparação.
      para ajudar adiante o video para os tempos:
      Dilma 03:08, Marina 03:04, Serra 02:24 – bom foco da mesa na frente do entrevistado.

      é por isso que o serra insiste tanto que é o mais preparado hahahahahaha,, ele colou.

      PHA,
      pergunta para a entrevista como o Serra:
      O quando o sr. fez a sua (suposta) graduação em enconomia, o sr. colava?

  • Otaciel de Oliveira disse:

    PHA, sugiro que você reproduza o vídeo “O dia em que a Globo desnundou o Serra e a oposição”. O vídeo se encontra no blog da Dilma Presidente.

    Se este vídeo já foi exibido no seu blog, eu não vi. Se foi, desconsidere esta minha sugestão.

  • Julio Silveira disse:

    Apesar da tentativa de inflar o tucano, fica dificil acrescentar conteudo em determinados recipientes que não tem capacidade para mantê-los e sustentá-los, não há convicção. A história politica do candidato é a prova. É um carneiro errante. Antes, engajado, aderia a movimentos históricos e democraticos. Hoje alem de capitular por interesse, aos seus antigos adversários, lhes comprou o discurso. O cidadão comum quer ser ver refletido no candidato, que exemplo, não um oportunista da história.
    Não dará para convencer ninguem, fica tudo muito artificial.
    O Serra é fraco, fraquinho, dá um excelente governador para o estado de São Paulo. Estado que não é lá muito exigente com seus candidatos. Se convencem facilmente com base no poder de uma boa midia, chapa branca local financiada com recursos publicos do estado, mesmo que a realidade seja inversa.

  • Luiz disse:

    Se a propaganda na televisão e no rádio vão se basear no que vimos ontem, o serra está encrencado, ainda bem que tem saúde, pode ser que chegue em 2018 e tente de novo

  • Bar do Itararé disse:

    Pitaco da eleição:
    “Eu não tenho compromisso com o erro. Aliás, nunca tive na minha vida.” – Serra.

  • Marcelo Teixeira disse:

    Esqueci o principal!!!!
    $erra gosta de falar sobre liberdade de imprensa e encontra eco no PIG, disse que não adiantou o nome de Índio dentre os candidatos a vice por que seria a maior fofoca!!!
    O Jênio chamou os jornalistas de Fofoqueiros!!!!

  • É uma encenação com roteiro combinado. Sem surpresas. Apenas amenidades.

    Eis a equação a que chegamos. A noite da nulidade – casal 45 menos candidato 45 = Zero.

    http://ning.it/9YQ6vS

    As identidades ideológicas deles ficaram patentes.

  • VICTOR disse:

    CALA A BOCA PAULO…em que galáxia MotoSerra foi melhor?

    Sai dessa…ela vai lanças pedágios a cada 30 Km em nossas estradas.
    E pra onde vai o dinheiro od IPVA que deveria ter reduzido?

  • Alexandre Carlos Aguiar disse:

    A pantomima continua. E cada vez mais chegamos à conclusão de que Dilma, se não houver golpe, está eleita.

  • Eugênio disse:

    Eu achei “fashion” a gravatinha “vermelha” dele…

  • João Hallak Neto disse:

    Às ruas cidadãos!
    Vamos evitar que a Globo mais uma vez eleja um Presidente da República! Mergulhemos na campanha para eleger a Dilma, a preferida do povo brasileiro. Vamos deixar esta imprensa marrom boquiaberta com a nossa mobilização. Após este vergonhoso ciclo de entrevistas no JN, me deu muita vontade de vestir o vermelho e ir pras ruas!

  • Rafael Nochelli disse:

    Eu não entendo esse sotaque do Serra…

  • A L disse:

    Paulo Henrique e Equipe, as entrevistas de candidatos presidenciais e o debate realizado revelou, a decadência é o péssimo nível intelectual de alguns jornalistas, que estão cometendo o erro de não compreender que o cidadão brasileiro “constróe” sua própria informação através da Internet e, as mentiras, manipulações e suas atuações junto a oligarquia capitalista é facilmente notada.
    A armação está maior que as saias das baianas de escolas de samba.

  • Paulo César disse:

    Sugiro que os blogs PROGRESSISTAS elaborem uma lista dos produtos anunciados no Jornal Nacional, a fim de facilitar o BOICOTE pelos consumidores.

  • Fabio disse:

    O Serra mostra sua falta total de preparo para governar o Brasil.
    Olha que o demotunaco Bonner deu uma ajuda daquelas ao Serra.
    Sem duvida a Dilma foi muito melhor, porque teve que enfrentar a Globo e o Bonner.

  • Antonio disse:

    Serra foi simplesmente ridículo!!
    Se eu e minha família já estávamos decididos a votar em Dilma, depois da firmeza dela naquela inquisição no “Jornal Alienal”, não temos mais dúvidas nenhuma!

  • Carlos disse:

    Constatação pelo jn: A Dilma é realmente mais forte!

  • Cássio disse:

    Eles estão perdendo a compostura, a manipulação esta ficando cada vez mais clara.

  • Marcelo Teixeira disse:

    Viva o Lula!!
    Durante a “entrevista” ou “sabatina” (como o PIG prefere) de $erra anotei quantas vezes falaram o Nome do Melhor Presidente da História do Brasil:
    Bonner – 2 vezes
    Fátima – nenhuma vez e
    $erra…. 7 vezes!!!
    E o Jênio ainda disse: o Lula não é candidato!
    Imagine só se fosse!!!

  • Carlos Robson disse:

    Ahhh

    Dessa vez Serra não teve coragem de falar do FAT né?
    Ficou só na mentira dos genéricos e da AIDS, lembranças de quando foi ministro da dengue.

    Serra, quem pensa que você engana?
    Os tempos de ouro do PIG acabaram!

  • Outra mentira do zé monturo, “nós fizemos o real.”

  • Mario Coutinho disse:

    Patética apresentação de um candidato que se diz mais preparado.
    Mentiu, tentou enrolar, tergiversou e procurou se evadir dos problemas principais.
    Seu governo e dos seus amigos tucanos em SP tem sido um desatre e não deveria nunca servir de modelo para o país.
    Serra, deve se candidatar, no máximo, para a presidência da Associação de Verdureiros da Móoca.
    Dilma no primeiro turno.

  • Paulo disse:

    Li atentamente essa análise da entrevista do Serra, e discordo radicalmente das objeções apresentadas. Ele se saiu muito melhor do que a Dilma que, por obra e graça do casal 20, nem teve que responder sobre essa criação do governo Lula que tanto nos envergonha, que é o mensalão. Acho que atribuir ao adversário os erros que a candidata comete aos montes em nada a torna melhor. Melhor seria trocarmos de candidata. Nunca me vi na obrigação de aceitar, passivamente, a candidata que Lula enfiou goela abaixo do partido, e que, além de não ter currículo nenhum, mal consague alinhavar duas frases com um mínimo de coerência e sentido. Temos sido motivo de deboche dos adversários. Acho até que o maior castigo que pode sobrevir para Lula e o partido é justamente a eleição da candidata. Quem viver, verá.

    • Márcio Machado disse:

      Mensalão criação do PT? Onde vives?

    • Pobre demo tucano não sabe o que fala!
      DILMA é muito mais preparada!

    • Fabio disse:

      Discordo completamente das suas ponderações.
      O presidente Lula não impos a sua candidata, haja vista que se o Brasil nao esta bom para voce e era muito melhor na epoca em que FHC doou o Brasil aos americanos e xingou nossos aposentados de vagabunda, basta entao voce votar no Serra, e com certeza tera de volta aquela velha epoca entreguista.
      Porem, vai ser impossive, porque o povo brasileiro nao quer mais aquela epoca de volta e por isso vai dar Dilma, porque Dilma é a continuidade deste novo Brasil.

    • EDSON SOUZA disse:

      Mensalão de novo? O desgoverno FHC era um escândalo por semana que neem dava para fazer CPI por falta de Deputados. Tenha dó o mané!

    • Almerindo disse:

      Paulo, ONDE vc viu que o “jênio” foi melhor que a Dilma? Só mesmo na sua visão direitista, camarada! Já disse e repito:
      O lugar de direitistas é participando de sites de direita!
      Aqui se defende o PROGRESSO DO BRASIL E DOS BRASILEIROS!

    • Renato disse:

      Muito bem Paulo argumentos convincentes

    • Wladimir disse:

      Paulo, você é um tucano fingindo ser PeTista indignado! A Dilma vai dar uma surra de dar dó no seu candidato que não tem uma só idéia própria ou qualquer proposta; ao contrário tudo que anuncia, além de serem obviedades, foram iniciativas dos outros, como é o caso dos “genéricos”, do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, o programa da AIDS, e o Seguro Desemprego. Além de ser mentiroso (já foi fartamente desmentido), ainda tenta se apropriar de idéias e iniciativas de outros autores. Tá achando que somos trouxas!

    • Carlos disse:

      …”nem teve que responder sobre essa criação do governo Lula que tanto nos envergonha, que é o mensalão.” … Só por aí já pra perceber qual é a tua. Qualquer cidadão minimamente informado sabe que o termo “mensalão” é criação de RoBerto Jefferson para ser utilizado na campanha que visou impedir Lula de se reeleger; além disso, qualquer pessoa que não se deixe tapear pelos Pit Hommers e Lástimas Fenardes da vida sabe que o mensalão é invençaõ do PSDB de Minas usado para financiar a campanha de Azeredo, tucano, ex-presidente do partido,`em sua tentativa fracassada de se reeleger. Portanto esta conversinha de “nem teve que responder sobre essa criação do governo Lula que tanto nos envergonha, que é o mensalão.” não faz nada mais do que revelar que temos aqui uma vítima da lavagem cerebral que o PIG realiza todos os dias em pessoas ingênuas e de boa fé.

    • PauloR disse:

      Meu xará,
      Seu comentário é muito inteligente e eu quero comentar sua intenção (que é um juízo meu, mas quero fazer).
      Não creio que você deseje isso realmente. No seu íntimo você quer muito que Serra ganhe.
      Dima tem que ganhar. E ponto.

    • Pedro disse:

      Paulo, você e todos os brasileiros (inclusive o mundo mineral) sabem que o mensalão foi uma criação tucana, do senador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB), que foi até agora, o único político indiciado e encontra-se em processo no STF, como réu. A diferença foi o esmero do PIG em esconder os escândalos do PSDB e evidênciar os escandalos atribuídos ao PT (e continuam em relação ao mensalão do DEM-PSDB de Brasília, que culminou até na prisão de um governador – coisa inédita no país). Em resumo, se quiserem levar para o lado do banditismo, o PSDB / DEM e toda a direita brasileira é bem mais bandida, contando com a desfaçatez da imprensa.

    • Beto Magalhães disse:

      Paulo,
      Você vive no Brasil? A Dilma não sabe falar?
      Vou lhe dar um conselho: pare de ler Veja, Folha e Estadão por um dia.Navegue por vários blogueiros, de diversas matizes e tome conhecimento da realidade política do país e antes de tirar conclusões premeditadas procure entender a realidade brasileira e sua história. Ataques à pessoa são armas facilmente utilizadas pelo monopólio idiático, que graça à internet são derrubados um a um, em qualquer análise por mais superficial que seja. Acorda Paulo, estamos no século XXI e vivemos em uma democracia duramente reconquistada.

    • Paulo Roberto disse:

      Ou seja, não vote em Dilma , vote em Serra!!!!.
      Mais serrista impossível. Cara, você é como o Serra acha que cada cidadão deste pais é idiota.

    • nadja disse:

      Paulo, melhor seria vc não escrever tanta bobagem , melhor, é preciso vc nascer novamente

    • d+ sp esses bicudos disse:

      Paulo você tenha o cuidado de ler mais, leia muito mais. Azeredo te lembra o que?

    • Claudia disse:

      Acorda Paulo, pelo menos queira bem para o seu País cara, não seja como a Fatima e o Willian comprados que se esta bem para o seu bolso o País e o povo Brasileiro que se Dane.´
      Pior que tem muitos surdos cegos neste Pais que penssa como você que cai na labia de um mentiroso desses que faz tudo para ter o poder nas mãos.EU jamais dou meu voto para este cara.

    • EDSON HAUTSCH disse:

      Meu amigo Paulo,
      Deixa eu confortá-lo um pouco.
      Quando o grande LULA assumiu o Governo, eleito por 65% do eleitorado Brasileiro, não tinha a menor noção do que iria encontrar em Brasília.
      Sua grande virtude foi montar um bom time.
      O resultado aí está.
      Você acha que com DILMA será diferente?
      Deixe seu machismo de lado.
      Seremos comandador por uma Mulher com o maior orgulho.
      Grande abraço.

    • Wilhelm disse:

      Quem diria, um troll…

      TROLL-LÓ-LÓ!

    • Edson disse:

      Paulo,

      vc está desinformado…o Mensalão não foi criado no governo Lula e sim em Minas Gerais com o presidente do PSDB Eduardo Azeredo!

    • Edson disse:

      Paulo, argumentar que a Dilma não tem “currículo nenhum” é ser totalmente desinformado!!!

    • Alessandro Dantas disse:

      Está totalmente equivocado e desinformado rapaz!
      Deixe de ser alienado.

    • Tatiana disse:

      Vota no Serra então, cara. Depois não reclame que não teve aumento em 4 anos de governo ou que pra viajar você tem que pagar um monte de pedágio em euro no Brasil. O Serra fica falando muito sobre as estradas no governo Lula. Eu viajei bastante de carro na época FHC e o que eu vi foi o total descaso com as estradas. Se você quisesse ir para Cataguases (MG), tinha que dar uma volta imensa, pois a estrada foi se deteriorando até sumir! Hoje você tem estrada pra ir para a cidade.

  • Luiz Andrade disse:

    Se ele não sabia das perguntas, nem precisava porque mais tendencioso, impossível. A Globo é uma vergonha e o Bonner é um despreparado. Poderia ter armado de forma mais sútil, para não ficar tão evidente. A anta do R. Jeferson ainda termina por escancarar o que todos já sabiam.

    Mais hilária é a manchete do jornal lacerdista O Globo de hoje. Dizem que Serra estava calmo (por que será?) e destacam as supostas falhas da gestão petista. É a imprensa marrom. Hoje, quando se espreme o jornaleco dos Marinho, só sai m…

  • Zhe disse:

    Olha o Mallocci sendo bem citado pelo Zé Chirico, a Dilma deve dar um pé na bunda deste psdb enrustido como é todo o PT de São Paulo, uns traíras, por isto é que o povo de SP sempre escolhe a mesma turma, estão todos sempre juntos. Se não fosse o Lula com sua experiência ele seria esmagado pela mídia golpista, ninguém do PT paulista saia em defesa dele, só aprontam pra sujar o no me de LULA. Que esses deputados de do PT como Genoíno, José Eduardo Cardoso que jantou com Daniel Dantas fiquem bem longe de LULA.

  • Jose Hertmann disse:

    Bonner ARRASOU o Serra !! Humilhou, destruiu ! Contando com a excelente entrevsita de segunda feira, e’ Dilma na cabeca !

  • Salomão disse:

    Em qualquer lugar do mundo aonde tem muitos pobres e poucos ricos é porque alguma coisa está errada. No Nordeste do Brasil, Norte do Brasil, África, América Latina, Ásia, tem muitos pobres e poucos ricos. É a concentração da riqueza e mal distribuição de renda nessas regiões do mundo. Dá-lhe Dilma 2010!!!

  • Bia disse:

    Os dois apresentadores do Jornal Nacional na Faculdade faltaram a aula de Ética no jornalismo.

  • antoniomcm disse:

    Esse é o candidato que queremos longe do Brasil. Não tem carisma, é desagregador, mente descaradamente, não tem compromissos com o desenvolvimento social, mestre em malandragens, rasteiras e traições. Bem, esse jênio é mesmo rasteiro.

  • madeira disse:

    Globo em mais um estelionato jornalístico.

    Nenhuma surpresa!

  • Faltou o foundie disse:

    Como eleitora considerei a entrevista vazia para um candidato a Presidente da República, e os apresentadores cumpriram “meta” de apoio ao candidato da Casa.O Jornal Nacional, Fatima e William se expuseram demais.Como ontem estava frio, ficaram todos “enroladinhos”.Candidato Serra o senhor chamou o Temer de velho?

  • Vejo Rondônia disse:

    Prezado Paulo,

    Pelo amor de Deus, quem faz as indicações para o Emmy?
    Como pode o Jornal Nacional ser indicado ao Emmy 2010?

    Só pode ser na categoria MEDIOCRIDADE.

    http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/08/jornal-nacional-e-indicado-ao-emmy-2010.html

  • Augusto Soares disse:

    O Serra é muito fraco. O PIG se achava forte mas está a meio caminho das cordas (boxe). Esta, que é a eleição mais importante para a definição de toda uma geração, e que está resgatando a anterior (geração essa que já havia jogado a toalha), encamiha-se inesperadamente para um final apoteótico pela opção de uma Brasil soberano. PetrobraX? Aqui não é o México para imporem esse “X” entreguista, senhores tucanos.

  • Com o respeito imenso que eu tenho pela sua pessoa,PHA, permita-me discordar.Falta ainda mais um erro, que você pode não ter percebido :
    ficou ímplicito que Serra só fala daquilo(saúde, saúde,, saúde).
    Como tem o samba de uma nota só, ELE É O CANDIDATO DE UM TEMA SÓ !
    Em tempo, a saúde que o candidato se preocupa é a sua própria!danem-se pois , nós simples mortais brasileiros.

  • Salomão disse:

    Bonner chegou a pedir desculpas a Serra por ter interrompido o raciocínio de Serra. Quanta cordialidade com o Serra que é o candidato declarado do PIG(Partido da Imprensa Golpista).

  • Vantuil disse:

    Ficou claro nessas três entrevista; a globo está na campanha do Serra. Agora o casal Bonner e Fátima, serão conhecidos como casal 45.

  • Ana Lucia disse:

    Paulo Henrique parabéns pela análise. Eu me diverti com a entrevista, achei um ótimo programa de humor.Falsa, plastificada, mal ensaiada e hoje a Hipolito na CBN afirmando que foi uma boa entrevista.Tudo combinado.Jogo de peteca.É o jeito Ali Kamel.
    Se ele está preocupado com juventude o candidato a presidente deveria ser Aécio Neves.Porque os ventríloquos de balcão da oligarquia não perguntaram sobre a Operação Castelo de Areia?Porque não perguntaram sobre o abandono dos desabrigados na tragédia da enchente de São Luiz de Paraitinga.Eu não sei se ele falava “salsicha” ou falava “xis” para forçar um sorriso.Falta de ética: ao afirmar que tem boa saúde, ele deveria visitar hospitais públicos do Estado e lá na fila, nos corredores fazer esta afirmação olhando nos olhos do povo.Não foi entrevista foi um escândalo, um deboche.

    • Muito bem lembrado Ana Lucia: E sobre a Operação Castelo de Areia ? Eles nem tocaram no assunto porque aí (eles sabem) está a derrota da candidatura dele para presidente. A PF e o MP sabem disso, por que não calam esse cara ? Desculpem se errei a lógica, não sou advogado.

  • Antônio Nunes disse:

    Jefferson: ‘JN facilitou a vida para o meu candidato’
    http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

  • Celso disse:

    É PH O Jênio mesmo sabendo das perguntas (que chegaram antecipadamente em suas mãos) se enrolou todo.

    • Mas, o “Çerra” sem querer deu um tiro no pé em referencia ao Indio Merendeiro quando diz: tenho boa saúde etc etc. Quer dizer, o inconsciente o traiu, ele deve ter ter pensado: E se eu bater o “rabo na cerca” (morrer) quem vai asumir é o Indio (isto se fosse acontecer) então eu vou falar que tenho boa saúde etc etc!
      Pois é! Imagine se o Zé Penacova viesse a ganhar? Ainda bem que a Dilma leva no primeiro turno e bem!

  • Edson Dias gomes disse:

    Desculpe, mas não vi o menor nexo em seus comentários.

  • Faltou o Bonner perguntar como estava a mulher e os filhos e os netos do Serra…aquele papo família de compadres…

    http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/08/as-sabatinas-do-jn-sobreo-pt-parte-3.html

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •