Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2010 / 07 / 22 / Itamar desmascara Serra. Haddad foi quem fez os genéricos

Itamar desmascara Serra. Haddad foi quem fez os genéricos

Saiu no Amigos do Presidente Lula: Haddad é mentor dos genéricos, diz Itamar Franco desmentindo Serra
publicado 22/07/2010
Comments



Saiu no Amigos do Presidente Lula:


Haddad é mentor dos genéricos, diz Itamar Franco desmentindo Serra

Mineiramente, o ex-presidente Itamar Franco (PPS) entrou na polêmica sobre a paternidade dos medicamentos genéricos no Brasil. Em seu Twitter, o candidato ao Senado pela coligação "Somos Minas Gerais" postou: "presidenciáveis discutindo genéricos me trazem saudades de Jamil Haddad, amigo e guerreiro que criou o Decreto 793, em 5/04/93".

Haddad foi ministro da Saúde da gestão Itamar Franco (dezembro 1992 a janeiro de 1995) e responsável pela publicação do decreto citado pelo ex-presidente. A colocação do político mineiro apimenta a discussão que já mobilizou os três principais candidatos à Presidência da República. O ex-governador José Serra (PSDB) traz para si a paternidade do programa, que abriu o mercado de produção de medicamentos, com a quebra de patentes, e consequente barateamento de preços.

Já a petista Dilma Rousseff, em consonância com Itamar, defende que Haddad foi o responsável pela criação do projeto. A última a entrar na discussão foi Marina Silva (PV). Para a presidenciável verde, anterior ao decreto de 1993 e à gestão de Serra no Ministério da Saúde (1998 a 2002) de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi o então deputado Eduardo Jorge o autor da Lei dos Genéricos, em 1991.

Itamar manda recados velados, ao querer "fazer jus" ao trabalho do ex-ministro Haddad. Aliados do ex-presidente entendem que ele não irá polemizar com o candidato tucano, mesmo não tendo ainda saído em campo para pedir votos para Serra. Apesar de estremecidos, os dois estão no mesmo barco, já que o PPS de Itamar e o PSDB são aliados nas disputas estaduais e ao Palácio do Planalto.

Navalha
Conta-se que os paulistas pressionaram muito Itamar Franco para que Serra fosse seu Ministro da Fazenda.

Isso foi logo após a queda de Collor.

Pressionaram, pressionaram, até que Itamar resolveu receber Serra no Palácio.

Os repórteres do lado de fora, serristas como hoje, deram como certo que Serra seria o Ministro.

A porta se abriu e Itamar recebeu os jornalistas.

Os repórteres perguntaram, mesmo que já soubessem a resposta: então, o Senhor já tem um Ministro da Fazenda, não é isso ?

- Não, respondeu o Itamar. Acabei de receber uma pessoa que não queria ser Ministro da Fazenda. Ele queria o meu lugar.


Paulo Henrique Amorim