PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2014 / 08 / 14 / PT questiona exclusão de Padilha na Globo

PT questiona exclusão de Padilha na Globo

"Cúpula da campanha pede que a rede reformule seus critérios de cobertura dos candidatos na disputa estadual"
publicado 14/08/2014
Comments


Do Blog do Dirceu:


PT pede a Globo cobertura diária para Padilha



Por incrível que pareça, mas vocês podem acredita, o comando da campanha do candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PT, o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT) precisou questionar a TV Globo sobre a exclusão do petista da cobertura diária no Estado. No questionamento, a cúpula da campanha de Padilha pede que a rede reformule seus critérios de cobertura dos candidatos na disputa estadual.

A Rede Globo justifica a exclusão do candidato do PT – apesar dele ser o 3º colocado na disputa – com o fato dela ter decidido que só concederá espaço na cobertura aos postulantes com mais de 6% das intenções de voto. A cobertura do candidato petista só é feita semanalmente por ele ter 5% das intenções de voto, segundo o último IBOPE divulgado semana passada.

O pedido do comando da campanha reforçou carta enviada pelo presidente estadual do PT, Emídio Souza, para a emissora na última semana. Nela o petista lembra que no último Datafolha Padilha registrou 4% das intenções de voto e que se consideradas as margens de erro o candidato chegaria a 6% nas pesquisas, o que o torna apto para a cobertura diária.

Em sua defesa a Globo argumenta que os “critérios de cobertura das eleições nacional e de São Paulo são absolutamente os mesmos das eleições de 2010″. Além disso, informa que “por ter um número menor de candidatos em São Paulo, em vez de Padilha ter apenas uma cobertura semanal, tem duas”.


Leia na integra a carta de Emídio de Souza, presidente estadual do PT-SP:

PT – PARTIDOS DOS TRABALHADORES

Caros senhores, boa tarde.

Foi com surpresa e perplexidade que recebi informações sobre as regras para a cobertura jornalística das eleições 2014 da Rede Globo no Estado de São Paulo, que irá retirar do noticiário diário a cobertura das atividades e da campanha de Alexandre Padilha (PT-SP).

Ciente de que a emissora obedece critérios de isonomia e oferece oportunidade para a participação de todos os candidatos, em sintonia com o processo democrático e que deve ser sempre celebrado, me posiciono fortemente contra as regras enviadas, pois avalio que as mesmas vão de encontro à premissa apresentada.

Primeiramente por saber do poder de comunicação da emissora e do impacto que a retirada das atividades e das propostas do Alexandre Padilha do noticiário diário podem provocar junto aos eleitores, que como revelam pesquisas de intenção de votos, querem mudanças e necessitam de informações para fazer suas escolhas.

Em seguida, por propor a reflexão de que se não houve por parte do STF a criação da cláusula de barreira, não cabe a um veículo de comunicação definir critérios tão intangíveis para impedir que a televisão leve aos eleitores paulistas informações relevantes para o Estado e para as eleições, como as propostas dos postulantes.

Solicito ainda que a direção avalie que, em se levando em consideração os critérios dos institutos de pesquisa, que esclarecem a cada pesquisa que existe uma margem de erro em suas medições de 2 a 3 pontos para mais ou para menos, o candidato Alexandre Padilha pode ter registro de intenções e voto da ordem de até 8%.

Diante disso, solicito a essa emissora que reavalie sua posição, visto que tais critérios podem incorrer em injustiça com o candidato em questão, bem como prejudicar o processo democrático da eleição e o direito assegurado aos cidadãos pela Constituição de garantia de informações de forma transparente e igualitária.

Ciente de sua compreensão, reitero meus votos de estima e aguardo manifestação sobre o tema.

Emidio de Souza, presidente estadual PT-SP



Clique aqui para ler "Lula cita Manchetômetro contra Globo"

Aqui para "Manchetômetro: jn surra Dilma por 82 a 3"

E aqui para "Manchetômetro: PiG lincha a Dilma !"