Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Publicado em 01/03/2014

A resposta que a Veja
e a Globo merecem

Professora se recusa a dar entrevista ao detrito sólido. O Plim-Plim deu …

Como se sabe, o Ministro Plim-Plim deu aquela histórica entrevista ao detrito sólido, e torpe, em que lava as mãos em relação ao Dirceu.

Na mesma entrevista, disse sobre a Ley de Medios o que a Globo Overseas gosta de ouvir.

O ministro Plim-Plim, segundo o Mino Carta – ou será Trim-Trim ? – poderia aprender com a professora Silvia Viana, segundo o navegante Peixoto:


Peixoto-Pres.Prudente/SP

“Veja” isso, um verdadeiro tapa na cara do pessoal da Veja:
A socióloga Sílvia Viana é doutora pela USP e autora do livro “Rituais de sofrimento”. Procurada pela Veja para conceder uma entrevista sobre o BBB 14, ela negou o pedido. Mas não foi um simples não, foi uma aula, curta e rápida, do que é a “coisa feita em papel couché”.

Leia abaixo sua resposta à solicitação de Veja enviada por e-mail ao jornalista encarregado da tarefa de convidá-la.

“Respondo seu e-mail pelo respeito que tenho por sua profissão, bem como pela compreensão das condições precárias às quais o trabalho do jornalista está submetido. Contudo, considero a ‘Veja’ uma revista muito mais que tendenciosa, considero-a torpe. Trata-se de uma publicação que estimula o reacionarismo ressentido, paranoico e feroz que temos visto se alastrar pela sociedade; uma revista que aplaude o estado de exceção permanente, cada vez mais escancarado em nossa “democracia”; uma revista que mente, distorce, inverte, omite, acusa, julga, condena e pune quem não compartilha de suas infâmias – e faz tudo isso descaradamente; por fim, uma revista que desestimula o próprio pensamento ao ignorar a argumentação, baseando suas suposições delirantes em meras ofensas.

Sendo assim, qualquer forma de participação nessa publicação significa a eliminação do debate (nesse caso, nem se poderia falar em empobrecimento do debate, pois na ‘Veja’ a linguagem nasce morta) – e isso ainda que a revista respeitasse a integridade das palavras de seus entrevistados e opositores, coisa que não faz, exceto quando tais palavras já tem a forma do vírus.

Dito isso, minha resposta é: Preferiria não.

Atenciosamente, Sílvia Viana”

Navalha

E se os ministros da Presidenta Dilma se recusassem a dar entrevista à GloboNews ?

E se o Palácio do Planalto, todo dia, refutasse as mentiras dos telejornais (sic) do Gilberto Freire com “ï” (*)?

Ah, professora Silvia, dá um pulinho ao Palácio do Planalto …

Que saudades do Brizola … (clique aqui para ver que a Globo dizia que o sambódromo ia cair ) !

 

Paulo Henrique Amorim

 




(*) Ali Kamel, o mais poderoso diretor de jornalismo da história da Globo (o ansioso blogueiro trabalhou com os outros três), deu-se de antropólogo e sociólogo com o livro “Não somos racistas”, onde propõe que o Brasil não tem maioria negra. Por isso, aqui, é conhecido como o Gilberto Freire com ï”. Conta-se que, um dia, D. Madalena, em Apipucos, admoestou o Mestre: Gilberto, essa carta está há muito tempo em cima da tua mesa e você não abre. Não é para mim, Madalena, respondeu o Mestre, carinhosamente. É para um Gilberto Freire com “i”.

Comentários

  • Felipe Morais Valois

    Decisão firme e corajosa da professora! Fez muito bem em recusar o convite e, dessa forma, expor seu nome nas páginas amarelas do detrito de maré baixa, assim como fez o ator Wagner Moura!

  • Wilson Garcia

    Alias o governo deveria ter um um parlamentamento com gente só para infernizar a mídia todos os dias, com processos, seja la o que for, não deixar eles simplismente falarem o que quer, sem resposta. a altura. esculacha-los pertuba-los, como eles fazem com o governo. porque não aprovam logo na camará o projeto do Requinhao do direito de resposta imediato que já foi aprovado no senado. com certeza o festival de denuncismo e calunias sem provas vai diminuir muito por parte do pig.

  • Pedro Rolim

    Em poucas palavra: Parabens!

  • Jota Maués

    Parabéns, professora Sílvia. “Não” a essas porcarias do PIG.

  • Kelsen

    Precisamos da conversa como um todo, ou seja: o suposto convite da revista e a resposta da professora original.
    Não podemos atribuir um juízo de valor sem ouvir a parte contrária que neste caso é o suposto convite.

  • Edvaldo

    Digo coisas parecidas toda vez que uma moça da veja me liga para oferecer a revistas, ainda que seja por um período “gratis”, como ela diz, e eu respondo, nem se me pagar eu leio veja.

  • Creuza

    Revistinha senvergonha não?
    Isso é o retrato fiel de alguns grupos que tomaram conta dos meios de comunicação no Brasil, com todos esses prededicados instados pela professora Silvia Viana.
    Chegam aqui com o fito exclusivo de implantar desgraças que nunca fez parte de nossa cultura.
    CANALHADA!!!

  • Carlos Roberto

    O mundo acadêmico passou a desprezar a manipuladora Veja.

  • VETTORACI

    POR ESSAS E OUTRAS QUE, HÁ MUITO , DIGO : “” DA MÍDIA SÓ QUERO A NOTÍCIA; A OPINIÃO É SEMPRE MINHA”".

  • RICARDO

    PHA,
    Contudo, considero a ‘Veja’ uma revista muito mais que tendenciosa, considero-a torpe. T(…); uma revista que mente, distorce, inverte, omite, acusa, julga, condena e pune quem não compartilha de suas infâmias’”
    Mas que já derrubou alguns castelos. Ah, isso já.
    Lembram daquela autoridade qu comprou um apto com seu mísero salário de ministro? E aquele outro que empregou um advogado para elaborar parecer instalado na Av. Paulista?
    Esse PIG não toma jeito mesmo!!

  • CAFÉ DO BODE

    Bem que a professora Silvia Viana poderia ser a indicada pelo PT para o lugar da Sra. Helena Chagas.
    Porque não foi?

  • alves silva

    A professora SILVIA VIANA acaba de mostrar ao Brasil que ainda neste país tem gente honrada e que não cai no conto da sereia .
    Estou de alma lavada pela resposta dela à VEJA.
    parabéns prof.ª SILVIA VIANA !!!!!!!

  • sergio

    Pena que os Ministros da Dilma e os senadores do PT não leram isto e se leram nada aprenderam.

  • Carlos Araújo

    Eu quero ser aluno dessa professora! Se os zumbis da Globo/Veja fossem mesmos egoístas o país seria melhor.

  • alessandro

    agora a conversa voltou a ser afiada

  • Fernando

    Essa revistinha de quinta categoria tenta semanalmente para que meu filho renova a assinatura que ele tinha feito, e minha resposta é um sonoro não, e não é somente um não, faço como a professora Silvia, mostro as razões que uma pessoa não deve ler esse “LIXO” toxico, e mando as pessoas procurar outro emprego afim de se “DESCONTAMINAR”, essa revistinha, bem como os produtos da plin plin não entram na minha casa, não tenho sequer assinatura de tv por assinatura, porque não sou “IDIOTA” de comprar “LIXO”, se o cidadão tivesso opção de escolha, ainda o faria, mas como não tem, não vou me “CONTAMINAR” com “DETRITOS e LIXO TOXICO”.

  • Gustavo

    Caros internautas, há alguns anos atras, quando trabalhava em uma empresa estatal, durante a epoca do “DESGOVERNO do FHC”, fui encaminhado (obrigado) a assistir a uma palestra de uma assistente social, acusaram-se de não ter “BOM RELACIONAMENTO SOCIAL” para com os colegas, e a “JUSTIFICATIVA” era “AUSENCIA” da minha pessoa nas “FESTAS” de confraternização na empresa, eu questionei com a assistente social quem fora que disseram que eu não tinha bom comportamento social, pedi a ela que mostrasse em alguma norma da empresa onde eu era obrigado a participar, e para fechar com chave de ouro, eu disse que jamais me sentaria em uma mesma mesa, fosse em uma festa na empresa ou em quaisquer outro lugar com pessoas “HIPOCRITAS e TRAIRAS”, que durante o ano todo só queria me “FERRAR”, a “TRAIRAGEM” era enorme, até ameaça de agressão eu sofria por não compactuar com os “MAUS FEITOS”, e tempos depois veio à tona, só assim, entenderam que eu estava certo.

  • Professora, muito obrigada por sua lucidez, quem sabe a senhora não se candidate o a Senadora pelo PT. Meu voto é seu.

  • Maria fátima

    Salve professora Silvia Viana, é de gente como a senhora que o Brasil precisa.

  • Ricardo Morais

    EXTRA! EXTRA! Edição Extraordinária da ÓIA, impressa em papel higiênico pela urgência do momento de inspiração – CAPA “Professora Socióloga Doutora pela USP não poderia ter recebido diploma”

    Na mesma noite em horário “nobre” – Um Super Repórter recebe gravação de ligação de celular onde a hoje Doutora recebeu respostas da prova de matemática que estava fazendo no 4º ano do primário (pelo teor da informação parece ser tabuada), fato esse que a impediria de passar de ano.
    O repórter não forneceu o nome da fonte, mas jura que teve autorização judicial para o grampo!

    “Verdade no Fato” pra que? Já foi inventado o “Domínio dos Fatos” KKKK!

  • Pablo

    A Nação Continental Brasilis hoje, graças a essa Democracia lutada, sacrificada, quase moribunda, mas com um Povo que soube manter-la em pé, hoje tem seus filhos que ja não se calam e sabem dar a resposta com a mesma força com que ela é atacada, punho a punho, tapa a tapa, Letra a Letra, palavra a palavra e isso enche de orgulho ao mais simples cidadão Brasilis, quando a exma. professora diz, que o detrito sólido da maré, o faz descaradamente, ela o pronuncia em nome dos 180 milhões de Brasilis ansiosos para se livrar desse detrito
    parabens professora Silvia Viana. A Lei de Médios é uma imposição.

  • luisa

    Dra Silvia para Ministra das Comunicações!!!!

  • O JUIZ

    Seu comentário foi perfeito, ansioso Blogueiro.
    Enquanto nosso Governo morre de mêdo do PIG, o povo mostra sua coragem e determinação.
    E o PT tira vantagem disso o tempo todo.
    Quanto vemos intelectuais do nível da Professora Silvia, se manifestar dessa forma, ficamos cheios de esperança e acreditamos ainda que, um dia, o PIG será jogado ao lixo em definitivo.
    Como já foi na Argentina.

  • renato

    Quem disse que PROFESSORA ou PROFESSOR,
    não faz a diferença….
    Um beijo e um abraço para os meus…

  • Pelika

    Meu Deus!…. Como diria Caê: Foi lindoôô.

  • Syk4Ryo pede ajuda ao Chico Buarque

    Só o Chico Buarque para nos explicar o que leva uma mulher linda, culta, corajosa e forte como Gleisi Hoffman se apaixonar por alguém como Paulo Bernardo.

    Sozinho, eu não consigo entender! É demais prá mim! :D

  • Morais

    Nossa massacrou a revista e com certeza o jornalista a partir desta resposta sentiu vergonha de trabalhar nesta revistinha medíocre, aquela que a gente não lê em consultório médico pois faz mal á saúde.

  • revenger

    O que tinha de gente no PiG torcendo pra plataforma que inclinou inacreditáveis 3,5 graus afundasse!

  • Santi

    O PT/LULA/DILMA estão usando a velha sabedoria Nordestina “O bom cabrito não berra” mas quem vê fica indignado com tanta injustiça e começa a falar e pensar, como entender e mudar a situação, assim começa a aparecer a Professora Silvia a senadora Gleysi os Blogues Sujos e junto o debate politico do Brasil, não é suficiente melhorar a situação econômica das pessoas sem estimular o debate para compreender o que quer de verdade cada um dos lados, só assim a Democracia permanecera viva, forte e dando inveja aos IANQUES que falam o tempo todo em democracia e vivem uma Ditadura de Estado com apoio da Midia.

    • veronica

      É isso aí Santi! Você fala em “democracia viva” e a professora Silvia fala que na Veja a linguagem já “nasce morta”. Fui ver um pouco a quantas anda O Pacotão, um bloco aqui de Brasília que já foi porta-voz das causas libertárias. Que decepção! Uma foto do Joaquim Barbosa no alto do trio elétrico e algumas pessoas com fantasia de presidiário para protestar, segundo falou uma delas, contra os juízes que votaram a favor dos petistas. E o Pacotão, sem vida, como tudo o que se move por causas que nascem mortas, subindo a W3 na contramão, desta vez, na contramão da história viva também!

  • Rubens Santana

    O picolé de chuchu vai mandar demitir a professora, afinal o governo de São Paulo gasta uma fortuna com a (IN)veja para fazer o jogo sujo da oposição contra o governo Dilma.

  • CHICO PEDRA

    Podemos, então fazer uma analogia do detrito de maré baixa, com o j b: ambos não toleram oposto.
    Quanto a ler o detrito ou assistir a dona do pig, em minha casa há muito não o fazemos.

  • marcos

    essa professora é fiel ao nobre proposito de sua profissão; a maioria ia logo aproveitar seus minutos de “fama” ainda que nesse lixo. parabens.

  • é dia e hora

    A professora deu uma aula magna a um aluno pífio.

  • Ozzy Gasosa

    Silvia Viana, para a SECOM já!!!!!

  • Parabéns à professora, falou toda a verdade!

    Sobre a pergunta porque ele não faz uma reportagem sobre o repórter da Globo destratando e humilhando um cidadão que disse que o BBB e toda a programação da Globo não presta!

    Veja o link: http://www.youtube.com/watch?v=epYx_uTQMp4

    Essa é a atitude que deveriam ter todos os parlamentares do Brasil e o restante do povo!

  • roberto

    Quando não existia ainda a Internet, a veja, mentia, acusava, inventava e distorcia.
    Agora, com o mundo interligado, fora das redes viciadas de rádios,TVs,revistas e jornais, a veja apanha, mostra sua cara reacionária e perde 95% dos leitores dos “bons tempos”.

  • Zhungarian Alatau

    Wishful Thinking: toda essa tralha midiática que nos assola com baboseiras se esquece de que, ao contrário do que alardeiam, o Brasil vai muito bem, obrigado.

    A cada ano, melhor.

  • Jairo Moraes Junior

    Texto espetacular, me senti representado, parabéns professora Silvia.

  • Beta

    Presidenta Dilma, pedimos a V. Exa. um informativo televisivo diário, por favor!

  • Adilson Mendes

    Convidar alguém do nipe desta professora pra falar sobre o BBB é pedir pra levar na cara, gostei da resposta!!!

  • Beta

    Realmente falta um informativo diário das acoes do governo federal para o povo.

  • Atila José

    Um K.O de primeira…

    • Marçal

      Merecedora de apalusos, de pé, a atitude desta professora, que teve coragem de falar o que todos sabemos e muitos não têm espaço nem oportunidade, como a que se apresentou à ela; Professora as suas palavras, tenha certeza, são as de muitos brasileiros conscientes do que a mídia vendida e manipuladora fazem com nosso país.
      A senhora é um exemplo a ser seguido.

  • PHA,

    Gravei Professora. Parabéns pela aula….
    …uma revista que:
    1- mente
    2- distorce
    3- inverte
    4- omite
    5- acusa
    6- julga
    7- condena
    8- pune quem não compartilha de suas infâmias…ignora argumentações…

    • helcio dias de sa

      Repetindo: Sabe como voçê distrai um leitor da VEJA por varias horas:
      -Escreva “LEIA O OUTRO LADO” nos dois lados de um papel e dê a ele.

    • João do Sertão

      Sem exageros, todos as atribuições pinçadas pela Professora (com P maiúsculo, devido a sua posição crítica), são os pontos que definem o NAZIFASCISMO.

  • João do Sertão

    Foi um direto no estômago e um tapa na cara da revista NAZIFASCISTA VEJA. Que maravilha, um belo texto.

  • Jorge leite Pinto

    Professora com P maiúsculo!
    Genial…

  • Marcos Maurílio de Oliveira

    Simplesmente fantástica a resposta que a Professora Sílvia Viana encaminhou à REVISTA VEJA, em que declina do convite para ser entrevistada pela referida publicação! As suas justificativas são mais do que claras quanto a sua recusa, pois ela apontou as razões que a levaram a tomar essa decisão, que estão embasadas nos princípios da Ética, da Moral e dos Bons Costumes, que são frequentemente solapados por tal Revista! Sua atitude vem ao encontro da opinião entretida por milhares de pessoas, que esposam o mesmo ponto de vista, em relação as mentirarias que são frequentemente divulgadas por esse arremedo de imprensa séria, que tem o prazer mórbido de difamar as pessoas sem o menor pudor!!!

  • Edir

    A mídia tá levando uma bordoada atrás da outra.

  • John

    GLEISI para Presidente.
    SILVIA VIANA para Ministra da Casa Civil
    Precisamos de gente com coragem e que respondam
    à altura sobre tudo que não é honesto e verdadeiro.
    Terão meu voto.

    • renato

      Depois da Dilma, querido Jonh.!
      Gleise vai ser Governadora do Paraná pelo PT.
      Requião vai se candidatar a Presidente, (tá tudo
      certo),
      Mas Para Ministério da Educação, esta Professora
      tem o meu sim …SIM….
      valeu a Homenagem..

  • José Neto

    Estou de alma lavada, com alegria no coração, esta é uma PROESSORA de verdade, pois não perde a oportunidade de ensinar.

  • Marcos

    Isto sim é uma pessoa que merece ser chamada de professora!!! Já veja merece ser chamada de detrito sólido de maré baixa.

  • Parabéns pelo envio da matéria, Peixoto, meu conterrâneo e para a Professora Silvia, um primor de argumento.

  • arnaldo a neto

    Sociólogo comunista que não leu Ludwig Von Mises e ignora o holocausto soviético é normal que diga estas impropriedades. Não conhecemos a história e seremos arrastados a repeti-la.

    • Marcelo Marques Costa

      A guerra fria acabou faz tempo meu camarada, os tempos são outros.

    • Marcelo Marques Costa

      Quem vê pensa que o conservadorismo e o reacionarismo não foram responsáveis pelo nazismo.

    • Marcelo Marques Costa

      Esse Von Mises é um loucão, pra ele tudo deveria ser privado. A polícia, a rua em que moramos… Tudo deveria ter um dono, pois ele “saberia” gerir o sua “propriedade”. Procura sobre o manifesto do Instituto Oswaldo Cruz contra o lobby que as empresas estrangeiras vêem fazendo para “flexibilizar” a autorização de uso de agrotóxicos aqui no Brasil. Elas não estão nem aí com a “eficiência” da saúde do brasileiro, querem é vender o seu produto.

  • Lucas/PORTO ALEGRE

    Isso do Palácio do Planalto refutar as mentiras diárias veiculadas nas mídias do PIG, é sonho de Ícaro. O governo e também os parlamentares, amarelam o tempo todo com medo dessa alcatéia de lobos sanguinários que está nas grandes (e também em algumas pequenas) mídias brasileiras. Quem sabe agora, depois do corajoso exemplo dado pelos 6 ministros que desnudaram o mentirão, os medrosos se tomem de coragem e afrontem o PIG. Isso é póssivel. Espera-se que seja entendido.

  • Jeova

    Com poucas palavras a Profª Silvia colocou a revista Veja (detrito de luxo) de joelhos. A Profª mostrou a que veio. Parabéns, Professora. Merece o nosso respeito e admiração

  • Rubens Antônio Ronchi

    Professora a Sra. e NOTA 10. Parabéns por tudo que escreveu. O meu sábado ficou maravilhoso graças a sua coragem e lucidez. Não importa qual o partido que a Sra. gosta ou vota. Importa a verdade dita de forma clara a esse detrito sólido da maré baixa. Respeitou o jornalista , porém não tem como respeitar os donos que fazem desse lixo de revista danos irreparáveis ao Brasil.

  • José Antônio

    Case comigo ? Rrsrs

  • Jerry Santos

    PHA,
    Esta socióloga foi muito educada com estes dois lixos.

  • Roberto de Paulo

    A se o senador suplicy,e demais senadores do pt,tirando a senadora,que deu uma lição no tucano aloisio mentira,fossem igual a professora,enfim nunca é tarde para mudar.

  • Carla

    Mas me admiro a Veja querer entrevistar um “sociólogo”. 99% deles são alienados ao marxismo. Muito óbvio! E ninguém que lê veja gostaria de ouvir as bobagens que essa gente tem pra falar. É a mesma coisa que ler Branca de Neve e os Sete Anões, não, espere, ainda seria melhor. kkk

    • Francisco S. Alencar

      É o estereótipo de quem ler veja.

    • Alexandre Mattos

      A fala da fulana acima é típico daqueles desesperados que estão no vácuo do naufrágio da Veja. Só pode dar nisso… quem mandou acreditar na Veja e no PiG?!?! kkkkkkkkkkkk

    • Ximene

      Sim é mais pura verdade, descrita aqui pela prototípica leitora da Veja… vocês não gostam de ler/ ouvir ” as bobagens que essa gente tem pra falar”… afinal vocês têm aqueles magníficos colunistas ( ou calunistas) – não vou citar nomes pra não dar cartaz- que já leram tudo e vomitam tudo bem explicadinho para os leitores limítrofes… qual filhotes de passarinhos, o leitor infantilizado da publicação da Abril fica confortável no ninho, só esperando a refeição / informação entregue já bem digerida ( formatada) ao nível de suas capacidades intelectuais.

  • José Carlos G. Soares

    Concordo plenamente e aplaudo a Professora Sílvia Viana.
    A globo, sozinha, já não tem mais a força que ela e os políticos imaginam que ela tenha.

  • Instruções para a bancada do PT: Ctrl+C seguido por Ctrl+V.

  • VJ

    na ‘Veja’ a linguagem nasce morta – esta frase já é o suficiente para colocar o PIG no lugar do qual eles nunca deveriam ter saído.
    Parabéns professora Silvia. Brasileiros como a senhora são nossa maior fonte de orgulho!
    Ai, se tivéssemos uma professora Silvia na SECOM…

  • thiago cardoso

    que bela resposta ao detrito de maré baixa,prof,sílvia,meus parabéns,respondeu com maestria e tenacidade.

  • amiltopotrich

    A professora Silvia nao deixou nenhum adjetivo fora, parabens.

  • Martins

    Parabéns à Professora Silvia pela precisa argumentação usada para declinar da entrevista. Em poucas palavras, ela soube bem definir o que é aquele detrito semanal dirigido à uma elite perniciosa.

  • Getúlio V. Argas

    Que saudades do “Caudilho” !!!

  • Maurílio de Carvalho

    Parabéns professora Sílvia. Siga o conselho do PHA e dê um pulinho em Brasília para ensinar alguns ministros do governo.
    Que saudades do Brizola.

  • Pois é, ela é professora, está ai para ensinar.

    Então, aprendamos.

    Muito obrigado Professora Silvia Viana.

  • GABRIEL

    A podridão não deixa de exalar;

  • Messias Franca de Macedo

    … ‘[O tíbio] PT da Governança’ parece acreditar que contestar ignomínias é coisa de ‘governo Bolivariano sem Lei dos Meios’!… Depois, não venha culpar ‘a opinião publicada da classe média sem política’!…

  • Bel

    Sugestão de enquete: quem é o porta-bandeiras do Bloco do PIG no carnaval? E a máscara? Quem será o homenageado?

  • Orlando Bernardes

    Aplausos de pé para esta professora. Se o PT e o governo tivessem a honradez e a coragem desta professora, o Brasil seria muito melhor.

    • renato

      Estou me levantando….
      clap..clap..clap………….
      Bela homenagem..
      que temos visto se alastrar por Toda a Sociedade.
      Quem acha que o Brasil inteiro esta com eles, estão
      enganados, eles só estão com o microfone na mão…
      só isto…

    • Marcos LULA da Silva

      Essa professora sim, deveria ser uma Senadora do PT.

      • m.foerbah

        em cena o discurso da servidão voluntária do La Boétie;

        basta não dar ao tirano pig o que ele pede e ele desmorona.

        a resposta da professora Silvia Viana nasceu clássica.

Deixe seu comentário

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Conversa Afiada."

  •