PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2013 / 04 / 23 / WikiLeaks: Cerra, Mainardi, Ataulfo e Traak

WikiLeaks: Cerra, Mainardi, Ataulfo e Traak

Quem trouxe Yoani Sanchéz, a amiga do Suplicy, ao Brasil ?
publicado 23/04/2013
Comments




Eis o que diz o amigo navegante Gilson, em mensagem desta segunda-feira, 22 de abril (o Conversa Afiada suprimiu algumas expressões e as substituiu por ...):


Documentos da diplomacia norte-americana divulgados pelo portal Wikileaks recentemente revelaram a estreita ligação da imprensa capitalista brasileira com o imperialismo.
Os jornalistas Diogo Mainardi, da revista Veja, e Ataulfo Merval de Paiva (*) , do jornal O Globo, foram (…) do cônsul dos Estados Unidos durante as eleições de 2010. Ambos ajudaram o governo norte-americano a (...) no processo eleitoral brasileiro para eleger o candidato pró-imperialista José Serra (PSDB).
O telegrama “10RIODEJANEIRO32” relata que Ataulfo Merval de Paiva (*) reuniu-se com o cônsul no dia 21 de janeiro de 2010 para falar sobre a conversa que teve com Aécio Neves e buscar seu compromisso para a campanha de Serra.
Os documentos revelam ainda a relação desses jornalistas com o PSDB, o que era óbvio pela (…)  que realizam contra o governo do PT pela direita.
Diogo Mainardi reuniu-se em almoço privado no dia 12 de janeiro de 2010 com o cônsul dos EUA no Rio de Janeiro para (…)  a formação da chapa da direita nas eleições presidenciais durante a qual revelou sua (...) ao PSDB.
O documento relava que a “recente coluna [de Mainard], na qual propõe o nome de Marina Silva como vice-presidente na chapa de Serra, foi baseada em conversa entre Serra e Mainardi, na qual Serra dissera que Marina Silva seria a ‘companheira de chapa de seus sonhos’ (…). Naquela conversa com Mainardi, Serra expôs as mesmas vantagens que, depois, Mainardi listou em sua coluna: a história de vida de Marina e as impecáveis credenciais de militante da esquerda, que contrabalançariam a atração pessoal que Lula exerce sobre os pobres no Brasil, e poriam Dilma Rousseff (PT) em desvantagem na esquerda, ao mesmo tempo em que ajudariam Serra a superar o peso da associação com o governo de Fernando Henrique Cardoso que Dilma espera usar como ponta de lança de ataque em sua campanha”.
Essa descrição da conversa, presente no documento, revela também a vinculação dos jornalistas da imprensa capitalista brasileira com a direita pró-imperialista. Em sua coluna, Mainardi escreve o que o PSDB e o governo dos EUA (...) que ele escreva.
Documentos mais antigos divulgados pelo portal revelaram que o jornalista William Traak (**), apresentador do “Jornal da Globo”, também (...) do governo norte-americano. Além do nome do jornalista são citados nos documentos o diretor de redação da revista Época, Helio Gurovitz, e os jornais Valor Econômico e O Globo, a respeito das reportagens sobre as eleições presidenciais de 2010.
O governo norte-americano tem uma série de “consultores” e “informantes” em todos os países do globo. No Brasil, seus representantes são, principalmente, o PSDB, a revista Veja, as organizações Globo, além dos recém-criados institutos Millenium, von Mises e outros que visam reorganizar a direita brasileira e são financiados pelo imperialismo.
Uma série de iniciativas da direita pró-imperialista mostra a tentativa desse setor de retomar o governo do estado, seja por meio das eleições, seja por métodos extraparlamentares.
A visita da blogueira Yoani Sanchéz, (...) do PSDB, no Brasil  foi uma dessas iniciativas para continuar a campanha permanente contra Cuba. A blogueira agora é uma das associadas do instituto Millenium, organização da direita que conta com dezenas de jornalistas dos principais órgãos de comunicação do País e de representantes da direita pró-imperialista.


(*) Até agora, Ataulfo de Paiva era o mais medíocre dos imortais da história da Academia Brasileira de Letras. Tão mediocre, que, ao assumir, o sucessor, José Lins do Rego, rompeu a tradição e, em lugar de exaltar as virtudes do morto, espinafrou sua notoria mediocridade.


(**) Traack é forma carinhosa de amiga navegante do Conversa Afiada de Serra Talhada/PE referir-se ao apresentador da Globo – PHA

O Conversa Afiada sugere também a leitura de outra revelação do WikiLeaks: Cerra prometeu à Chevron entregar o pré-sal - PHA