Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014

Publicado em 21/01/2013

Seca no Nordeste
é culpa da Dilma

43% das obras do rio São Francisco estão prontas. E você é quem paga a exploração do espectro eletro-magnético pela Globo.


Saiu no Fantástico, da seção “quem paga é você”:

TCU vê R$ 734 mi em irregularidades na obra do Rio São Francisco


O Fantástico mostra uma investigação especial sobre a maior obra de infraestrutura do Brasil: a Transposição do Rio São Francisco. O projeto já se arrasta há cinco anos e deveria levar água para a região que enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos.

O canteiro de obras mais ativo fica em Salgueiro, Pernambuco. No local está sendo construído um grande reservatório de onde a água vai ser bombeada para o ponto mais alto da transposição. Em cima, a água vai passar 180 metros acima do leito do São Francisco. Dali em diante, só com a força da gravidade vai percorrer mais de 100 quilômetros.
(Que horror !- PHA)

Disse o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra:

“O projeto básico foi concluído em 2001 (governo FHC – PHA). Esse projeto básico serviu de base para licitações. E os projetos executivos foram desenvolvidos ao longo da obra. Ocorreu uma grande discrepância entre o projeto básico e o projeto executivo da realidade encontrada em campo. Nos relatórios até aqui existe sim, há indícios de sobrepreço, de superfaturamento”.

Navalha

Primeiro, o que é a transposição do rio São Francisco ?

A obra prevê a construção de mais de 600 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio.

Ao longo do caminho, o projeto prevê a construção de nove estações de bombeamento de água.

Não se trata, portanto, de um puxadinho na sede da Globo em São Paulo, aquele terreno grilado que o Cerra transferiu aos filhos do Roberto Marinho – eles não tem nome próprio.

Agora, vamos ouvir o “outro lado”, como costuma fazer a hipocrisia pigueana (*):

Em audiência pública no Senado nesta terça-feira (11/XII/2012), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse que a transposição do Rio São Francisco deverá estar concluída em 2015. Ele reconheceu que o projeto “não se encontra no ritmo em que deveria estar”, mas ressaltou que 43% da obra já foram executados e que 33 contratos encontram-se em execução.

Entre as principais dificuldades enfrentadas pelo projeto, que prevê custo total de R$ 8,2 bilhões, Fernando Bezerra citou falhas no projeto básico da obra, iniciado em 1999; o abandono da obra por algumas empresas; a fragmentação da obra entre 90 construtoras; a inexistência de titularidade de terras; a burocracia ligada às desapropriações; e a necessidade de incrementos e adição de serviços novos, que culminaram na paralisação de lotes da obra em 2009 e 2010.

- A negociação de cada um desses contratos é uma dificuldade infernal, em função daquilo que encontramos, fruto de decisões [anteriores] tomadas com amparo legal, pela dimensão e pela complexidade da obra – afirmou.

Ou seja:

1) a obra, esse “puxadinho”, está 43% concluída;

2) a lambança foi feita pelo iluminado Governo do Farol de Alexandria, cujo projeto inicial deu os problemas que agora se conhecem;

3) o superfaturamento e o sobre-preço foram cancelados nos Governos Lula e Dilma e novas licitações, feitas;

4) apesar da incomparável fotografia de Paulo Zero desta “reportagem” “fantástica”, a Dilma não tem culpa na seca do Nordeste;

5) e sobre o espectro eletromagnético que a Globo explora, “quem paga é você”, amigo navegante.

6) levante-se da cadeira e lute por uma Ley de Medios, para enfrentar o poder desses Gilbertos Freires com ï” (**)

 



Em tempo: sobre a transposição das águas do São Francisco, recomenda-se ir aos links:

http://www.pac.gov.br/agua-e-luz-para-todos/recursos-hidricos

http://www.pac.gov.br/obra/4244

http://www.pac.gov.br/obra/8058

http://www.pac.gov.br/obra/15346


Paulo Henrique Amorim


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**) Ali Kamel, o mais poderoso diretor de jornalismo da história da Globo (o ansioso blogueiro trabalhou com os outros três), deu-se de antropólogo e sociólogo com o livro “Não somos racistas”, onde propõe que o Brasil não tem maioria negra. Por isso, aqui, é conhecido como o Gilberto Freire com ï”. Conta-se que, um dia, D. Madalena, em Apipucos, admoestou o Mestre: Gilberto, essa carta está há muito tempo em cima da tua mesa e você não abre. Não é para mim, Madalena, respondeu o Mestre, carinhosamente. É para um Gilberto Freire com “i”.

Comentários

  • Luís Vasconcelos

    Sou nordestino. Essa obra será a nossa redenção. Que o povo brasileiro reeleja Dilma que é a certeza da conclusão desse grande projeto. Um Çerra qualquer, Aécin e outros o que farão: é no Nordeste, manda parar, não é prioridade nacional. Lembro que somos 28% da população brasileira e temos apenas 3% na água.

  • Fernando Carvalho

    Embora muitos de nós que temos opinião séria e bem fundada sobre os problemas e as consequentes soluções denunciados pela mídia de Nosso Brasil afora, lamento que o desprezo e desinteresse são dominantes. É impressionante que os políticos tem uma maneira toda particular de demonstrar que não há espaço para reconhecimento e perdão. Creio que no “Grande e Glorioso Dia do Senhor” estas pessoas terão a culpa de seus pecados julgados pelo Grande Juiz. “O Senhor”.

  • Ivanildo Pereira Dantas

    Ao meu ver, as obras de transposição das águas do São Francisco, se concluídas, vão trazer para o Nordeste desenvolvimento, geração de renda e emprego e autonomia nos cidadães que habitam e vivem no polígamo da seca. Em relação aos estádios da Copa do Mundo/2014, vão trazer misérias, desemprego, fome , elefantes branco e uma crise já mais vista no Brasil.
    Ivanildo Pereira Dantas – é poeta, escritor e técnico agrícola. Já escreveu dezenas de livros relacionados à agricultura familiar

    • jeremias

      Grande Ivanildo,

      Com relação a conclusão das obras da transposição do Rio S. Francisco acredito que poderá sim. Se os crápulas que governam os estados do Nordeste darem as mãos e ajudarem Dilma a concretizar esse grande projeto de D. Pedro II, que em 1999, FHC começou a estudar tais projetos e abandonou não fazendo conta dos nordestino que aqui vivem. Não, antes todos quem fazer nomes em cima dessa grande desgraça que o povo sofre. Quanto aos estados, não vejo porque tanto desespero, se todos os países constroem os mesmos estádios para copas e olimpíadas e depois usam esporadicamente e não tem problema algum se ficam ou não parados, acho que depois dos eventos, cabe a nossa criatividade de continua gerando emprego e renda. O que vejo é a oposição colocando chifre na cabeça de cavalo e desestabilizando o país.

  • Luiz Carlos Gonçalves

    Sobre seca fome o ser humano, sempre que achar um culpado
    Deveria esquecer um pouco os valores materialistas e procurar ajuda direta.
    Quanto tem, por exemplo, os maiores afortunados do Brazil,Bilhões.
    Se cada um envia-se 10 caminhões pipas para estas regiões mais afetadas seria de grande ajuda. Ver a tristeza nos olhos dos animais, não sensibiliza as pessoas.
    O Ser humano, capitalista tende a ser insensível as tragédias.
    Quando o Mundo será melhor, ignorando as criticas e tomando atitudes.

  • Nádia

    A culpa da seca não é da Dilma, é do clima seco e árido, a culpa do que acontece há muitas décadas DEVE ser solucionada pelo governo, desde muito tempo atrás, tenho 46 anos e desde que me conheço por gente, este problema assola esta população tão sofrida e EXPLORADA por TODOS os políticos, não somente a DILMA. Acredito que ela também deveria se deslocar, como fez na tragédia do sul do país e tentar uma solução imediata, tem povo sofrendo e animais morrendo. ELES PRECISAM DE AJUDA ENQUANTO AINDA VIVEM!!!!

  • roberto

    Mas afinal o mentor da transposição foi FHC?! Assim como vários cases de sucesso do Lula?!

    • Luiz Santos

      Roberto, ser “mentor” e não colocar um tostão é fácil. Afinal, o PSDB é especialista em projetos pilotos. Daí a executá-los, é uma grande diferença, meu chapa!

  • Marcio - SSA - BA

    PHA, e aquele cano que o Çerra fez do Sergipe ao Ceará, será que não dá conta do problema? rs

  • Ricardo

    A seca no nordeste é a pior das últimas décadas.
    Na época do FHC, quando a situação ficava muito feia, com o povo morrendo de fome, ele mandava umas cestas básicas.
    Era tempo de fome e saques.

  • flaino...

    Por que o JN não divulga aquele índice: risco Brasil?

  • Christiano Almeida

    Tiveram a cara de pau em VOCIFERAR que o açude Boqueirão (de nome Epitácio Pessoa, localizado no Município de Boqueirão, PB.) estava com a capacidade estimada em 17%. Que grandississima MENTIRA! Caso assim fosse estariamos em pleno racionamento, não só em nossa Cidade (Campina Grande, PB. que possui cerca de 400 mil habitantes), como tambem uma plêiade de cidades que dependem daquele reservatório para sua subsistência.

  • Ricardo

    O logotipo da emissora parece um enorme globo ocular arregalado, um olho bem grande e gordo.
    Ela NUNCA noticia obras do PAC, a não ser para criticar, atacar, distorcer e “secar”, com seu olho grande.
    É isso que o PIG faz: sabotagem contra todas as medidas do governo federal.
    A maior obra de infraestrutura em andamento e nunca mostram o que já foi feito, as famílias beneficiadas. Somente fazem críticas destrutivas.
    A pior seca dos últimos 40 anos e o povo sobrevivendo muito melhor do que em secas bem menos rigorosas de outros tempos, pois hoje há bolsa família, cisternas, transposição do S.Francisco. Mas o PIG não mostra nada disso, somente “seca” o Brasil.

  • Clarissa

    Apoio o Governo de Dilma e apoiei o do Lula, mas não posso deixar de fazer uma critica grave ao projeto. Nós temos graves problemas de logística. Me diga PHA, como é que ninguém do Governo, principalmente do Ministério dos Transportes, não pensou em transformar o canal da transposição em uma hidrovia? 600 km de estrada, já “pavimentada”, a custo R$ 0,00. A forma do canal, como a metade de um hexágono, não permite a navegação de barcaças, que possuem o fundo quadrado, diferente do navio. É de uma inteligencia fora do normal! Sou profissional da área de logística, tenho essa visão, mas e os profissionais do Ministério dos Transportes? Planejamento? Ainda está em tempo de corrigir o erro, restam 57% das obras! Lança essa questão para o seu passarinho PHA!

    • Andre T. C.

      Que idéia sensacional!! Parabéns… envie para o PHA como email, deve haver algum contato ou para outros blogueiros “sujos”. Essa ideia tem q ser ouvida e discutida. Vc precisa q amplifiquem sua voz para esta ideia ser discutida. Abracos

    • Ricardo

      As dimensões de um canal para servir como hidrovia provavelmente teriam custos bem acima dos R$ 8 bilhões orçados. Para comportar embarcações é necessário maior largura e profundidade e, em pontos de desnível, a construção de eclusas. Se fazer uma obra para matar a sede da população já foi aquela dificuldade toda, protestos, oposição, etc., é muito improvável que o governo conseguisse levar a frente um projeto que tivesse outras finalidades além da atual.

  • Fernando Fernandes

    Minha gente, ontem no Fantastico uma reporter querendo ensinar como se faz para baratear a obra da TRansposição do Rio São Francisco, de onde ela te a inspiração para achar que ela ou Globo entendem alguma coisa de projetos dessa envergadura, creio que eles estão achando que o Brasileiro parou na decadas de 60 e 70, olhas graças a Deus hoje nós Brasileiros temos muito mais acesso a informação não dependemos mais totalmente do Monopólio, temos a nossa Internete onde podemos falar aquilo que nos aflige e não temos onde falar principalmento nós do interior o nosso nível cultural teve um aumento nunca imaginavel por governos passados e com tudo isso, nós Brasileiros não caimos mais numa reportágem lastimável como a de ontem no Fantastico, a Globo acha realmente que tudo que falaram ontem, nós brasileiros acreditamos, é por essas e outras que alguns no Brasil merecem o Farol de Alezandria.

  • Ednaldo Barbosa

    Em meio a notícias de lentidão ou paralisação das obras do governo federal para a transposição do rio São Francisco, a presidenta Dilma Rousseff deverá vir a Alagoas inaugurar, no próximo dia 31, os primeiros 65km de Canal do Sertão, que levará água para milhares de sertanejos.

    A obra foi iniciada durante o governo do ex-presidente Fernando Collor e permaneceu paralisada durante todo o governo FHC, quando o atual governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, era o presidente nacional do PSDB.

    A obra somente foi retomada durante o governo Lula, a pedido do hoje senador Fernando Collor PTB-AL), que a conseguiu inscrever entre os investimento do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, durante seu período na presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado.
    Não acredita veja fotos.
    http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=332261&e=2

  • Célio Pinto

    Extrema competência na execução da obra. Nenhum cidadão morto ou ferido em serviço, inclusive com o desabamento de um bueiro. Apenas algumas reses mortas, em uma única fazenda, por não estarem concluídos os trabalhos. A equipe da Globo esteve lá, com todo seu equipamento, más, a Prefeitura Local foi incapaz de mandar um carro pipa ao local, certamente por não ter sido solicitado. Acorda, mané…, inventa outra…

  • Spok da Silva

    Da mesma forma que a AP 470 fugiu aos padrões do próprio STF, a matéria da Globo ficou longe do padrão de qualquer emissora que se preze. Foram intermináveis minutos no curral de um agricultor mostrando suas vacas magras e repassando um mentira: 12 milhões de animais mortos! Só se foi na década e ainda acho muito. Uma matéria apelativa, com claro viés político e fugindo de um número que derruba tudo: 43% da obra estão prontos! A Globo a cada dia nos envergonha mais!

  • souza

    uma imensa obra.
    os benefícios ao povo nordestino serão enorme.
    mesmo com a resistencia de alguns a obra avança.
    os que não gostariam de ve-la concluída alardeiam.
    avante brasil.

  • Morais

    O PIG está desesperado porque a água vai chegar no nordeste exatamente durante a campanha da Dilma, ai o povo nordestino vai apoiá-la em peso, não vai dar para aécio never tirar nem 2% lá.
    O povo que vê globo também já é um povo alienado as reportagens mentirosas dela não angaria eleitor pois eles já não votam no PT.

  • mauricio augusto martins

    O preocupante ainda é a retirada de Madeira ilegal de Nossas Matas, ontem na Record esta cobertura Jornalística, com o intuito de chamar a atenção das Autoridades e portanto um serviço de concessão Pública para informar, faz lembrar de como importante o Governo Local, no caso as Prefeituras, que não promovem o Cooperativismo para que as Famílias possam trabalhar e daí tirarem seu sustento, e que algo precisa urgentemente ser feito, porque os grileiros de outros lugares, vão para estes “Paraísos” com know how de exploração de mão-de-obra, agora grobo? pig?, elles mesmos estão dizendo “do original” lembro na campanha o boca de sovaco torrou uma nota preta, com “aççeççoria” desta que para o populismo bocassoquense não passava de “arrecadação de fundos” para os tucanalhas, era uma obra eleitoreira, mas LULA tirou do papel e está finalmente depois de 300 anos de exploração da seca do Nordeste, sendo concluída pelo PAC da Presidenta Dilma…maumau

  • roberto

    Será que alguém ainda assiste a esse carcomido Fantástico? O programa tem 40 anos,tem a mesma vinheta defasada,mesmas reportagens,mesma abordagem sem graça e mudou só duas vezes de apresentadores ,que praticamente morrem de velhos no ar, suas imagens continuam em baixa definição com aquele desgastado e ultrapassado ar solene do início dos anos 70, quando a ditadura já tinha 10 anos e a globo achava tudo muito natural.
    Se existe alguma coisa no mundo mais antiquada que esse programa ridículo, me mostrem ,pois eu não conheço.

  • Leônidas Costa Andrade

    É uma pena que a obra esteja tão atrasada, afinal, cada dia naquela miséria é uma eternidade, mas, aquele povo sofrido aprendeu a ter resistência (diria até resiliência) e hoje sabe que pelo menos há esperança, coisa que há pouco tempo eles não tinham, não vai ser uma materiazinha chinfrim do PIG que vai desmoroná-los, não, triste foi ver o repórter tentando fazer um pecuarista que estava perdendo o rebanho chorar diante das câmaras para sensibilizar o público, mas, o “cabra” resistiu firme e forte como é de se esperar do Nordestino “acima de tudo um forte”.

    • Elthon

      Vejo que não es do nordeste para falar essas bobagens. Quem sofre sabe o que esta sofrendo. Eu sei o que é ver gado morrer aqui e ali e pecuaristas perderem tudo o que possuiam em poucos meses e sei que não é facil ver tais cenas que o fantastico mostrou. Por favor não digam que aquelas cenas são falsas e que aquele gado não estava morto né? sejamos menos cegos e vamos ver as falcatruas esse governo. somos fortes mas não somos DE FERRO.

  • dorival

    Estão achincalhando de tudo e qualquer forma, existe munição para isso. Não existe mais espaço para as falhas de governar, ou atrasar obras. É deprimente ver quanto a sociedade sertaneja nordestina está sofrendo. Possuem as maiores bancadas na representação do legislativo nas duas câmaras; sendo que deveriam estar atentos ao andamento das respectivas obras, procurando apoiar e fiscalizar de perto. Dificuldades existem em obras complexas. É um desafio grande para tentar resolver parte do problema da seca.

  • paulo roberto

    Pela seca ela não tem culpa, mas pelo modo com que as 5 “famiglias” utilizam a mídia para tentar sabotar o crescimento do Brasil ela tem, sim. Antes de qualquer brasileiro, é ela quem deveria levantar a b… da cadeira, meter o pé na b… do Zé e do Hibernardo e lutar por uma lei de mídias.

  • J.Costa

    Enchente em São Paulo… culpa do MALUF, agora é do povo que segundo o PIG é porco.
    Falta de metros… culpa do MALUF, agora é do governo federal que não manda verba.
    Pedagios… culpa do MALUF, agora é para manter as estradas arrumadas.
    Falta de onibus… culpa do MALUF, agora é devido os altos custos para subsidialos..
    Favelas…culpa do MALUF, agora a culpa é dos nordestinos que vem para São Paulo.
    Fabricas de multas… culpa do MALUF, agora é o povo que não respeitam as leis do transitos.
    Resumo: Antigamente era melhor, pq tudo era culpa do MALUF, agora ficou ruim, pq tudo é nossa culpa(O POVO).
    Pensando bem, acho que a culpa da seca do nordeste tambem era do MALUF.

  • jcm

    Com a palavra, na Globlo, como direito de resposta, a excelentissima presidenta do Brasil, a qual nós pagamos o salário.

  • internauta

    Vamos aproveitar e levantar da cadeira para lutar também por uma AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA !!
    Em MG encontrou-se um erro de 2 Bi na dívida desse estado com a União!!
    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/12/26/interna_politica,339354/erro-em-aliquota-de-taxacao-dos-juros-queima-um-ano-de-investimentos.shtml

  • JC Tavares

    Engraçado como o PIG trata “uma coisa como uma coisa, e outra coisa como outra coisa” traduzindo: as obras encalhadas como o “RoboAnel” do PSDB em sampa já está indo pra 20 anos, com materiais superfaturados de 5a. categoria, e pior, aonde iria 5 vigas, colocavam apenas tres. Tudo já havia sido denunciado pelo M.P. quando caiu um viaduto atingindo vários carros e matando um motorista. Mesmo assim tudo foi ignorado.Pergunto: Alguém já viu alguma crítica pelo imprensalão golpista???????? Eu nunca vi, se alguém viu por favor que me desminta e pedirei perdão.

    • J.Costa

      Tem um detalhe, o RODOANEL deve ter muitos erros de projetos, porque sempre tem caminhão tombado na pista em lugar de pouca curva. Sera que os egenheiros tambem são de 5ª categoria???

  • Benjamin Eurico Malucelli

    Desde D. Pedro já existia um projeto para a transposição do Rio São Francisco. Desde então, obviamente, como sabemos, NENHUM outro governo, como exceção do Lula, preocupou-se, efetivamente, como o problema. Nordestinos passando fome e sede e migrando e animais morrendo de fome e sede sempre foi um problema crônico do nordeste. Mas, bastou Lula iniciar as obras, para a imprensa oposicionista cair de pau por conta da demora em finalizá-la. Onde estava essa mesma imprensa quando não havia essa obra grandiosa?

  • Marcos Antônio

    No princípio foi padre e sua greve de fome…
    O PIG ficava o quê? como? Onde?
    E o Padre lá morrendo…
    Hoje que o padre saiu, o PIG mostra a FOME IMPOSTA PELA FALTA D’ÁGUA!
    Antes não defenderam a obra, era conveniente deixar o padre falando, morrendo…
    Hoje as empreiteiras querem aumento nos preços, vamos a gritaria de sempre…

  • neopartisan

    O Suástico é sórdido em sua agit prop reacionária e merece repúdio por sua narrativa desprovida de caráter e verdade.

  • Marcos Lima

    Enquanto isso, aqui na cidade dos tucanos…Neste começo de ano, a cidade de São Paulo é apontada como insegura para 91% dos moradores, segundo pesquisa feita pela Rede Nossa São Paulo e divulgada na semana passada.

    E eis que surge novamente o governador tucano na mídia. E a desculpa não é diferente daquela que ele usou em 2012. No sábado (19), o governador de São Paulo afirmou: “A sensação de insegurança é normal”. Leiam http://www.redebrasilatual.com.br/blog/helena/geraldo-alckmin-quer-convencer-populacao-de-que-sensacao-de-inseguranca-e-normal

  • Jbmartins

    A Globo e seus pigs amestrados estão preparando o golpe de 2014

  • Quinzinho Baboseira

    A indústria da seca é a única indústria que deu certo no gov. fhc. Muitos políticos bizarros, incluindo o Farol, foram eleitos enganando o povo nordestino. O fhc, inclusive, por época da reeleição, e de olho no voto dos nordestinos – que segundo o PIG é o que decide a eleição – foi ao Nordeste, montou em jegue, comeu buchada (cuspiu depois, discretamente) e a Globo lá, filmando tudo, mostrando o fhc como se fosse o próprio padim Padre Ciço. Claro que quando ganhou a eleição, fhc foi comemorar bebendo champanhe na Sorbonne, em Paris. Sim, sobre transposição do Rio São Francisco, o PIG colocou até um padre pra fazer greve de fome contra a obra, depois que terminou a greve, o padre foi correndo pra SP, dormir nos braços do psdb.

  • flavio lula da silva

    deu nojo de ver…………..como a globo é raivosa!!!
    viva Lula e viva Dilma!!

  • flaino...

    Hoje, tudo é culpa da Dilma, exceto a Dilma, porque a Dilma é culpa do Lula.

  • leonardo-pe

    enquanto esse país continuar endeusando essa gente q só apresenta problema e NUNCA uma solução,quem paga a conta somos nós!me refiro a nossa”grande imprensa”.

  • Presidenta Dilma , nós aqui leitores do Conversa Afiada, comandado por PHA, já pedimos varias vezes a regulamentação da mídia. Sabemos que a senhora , não chamou o Franklin Martins até agora, porque se regulamentasse a mídia, eles derrubariam no supremo, com esta composição atual.Quando mudarem os quantum, quanta, a conversa aritmética muda de figura. Mas não leve a mal , presidenta Dilma, SERÁ QUE POR ENQUANTO NÃO DÁ PARA CORTAR AS VERBAS PUBLICITÁRIAS?Sabe porque, presidenta, sem dinheiro, eles não vão ter combustível para o JN no ar decolar…

  • TFBastos

    Onde está a secretaria de comunicação do Governo? O PIG e seu agrupamento político declararam guerra e não vão parar de atacar, isto é, cotinuarão enganando, mentindo, caluniando e difamando. Mas, infelizmente, a nossa Presidenta aprecia esse “barulho”. LEY DOS MEDIOS, JÁ!

  • A Causa

    Leiam o artigo de Michael Hudson no Carta Maior.

    Ou nos damos as mãos para enfrentar os crápulas também no Brasil ou estaremos mortos. Basta de desunião da esquerda e de tirar pequenos proveitos eleitorais. Estejamos atentos contra a corja.

  • José reinaldo

    O governo tem uma comunicação péssima e poucas pessoas sabem o que esta acontecendo no Piaui e outros estados onde o governo têm investido pesado em construções de barragens e cistenas e com outras ações que têm aliviado os problemas da maior estiagem dos ultimos anos.
    http://www.mi.gov.br/pdf/Pac_164_179.pdf

  • Antonio

    Os governos trabalhistas foram e são republicanos demais. Falham na Comunicação. Ninguém fica sabendo das obras dos PACs. Ainda mais com a ajuda do PIG.

  • francisco pereira neto

    Já é mais do que sabido que o governo FHC não assentou um tijolo nos oito anos de mandato. Mas em compensação o projeto foi feito e superfaturado. Essa é a lógica dos tucanos. Rouba e não faz.

  • O “puxadinho” do Kimin vai sair MAIS caro, por KM, que o “rabicho” inter-estadual da dupla LuDilma.
    Não, não deu na Globo.
    Aliás, como Kimin consegue manter-se governador?

  • Urbano

    A groubonoma deveria se pronunciar sobre as irregularidades da distribuição das publicidades do Governo com a grande mídia, na qual ela abocanha a bagatela de sessenta e cinco por cento do bolo. Também poderia criticar as grilagens constantes de terrenos urbanos nas grandes cidades brasileiras, que são perpetrados pelos poderosos da própria mídia.

  • Johnny

    Existe seca no Nordeste há centenas de milhares de anos e só agora a Globo descobre isso ?

  • São Leopoldo

    Até parece que a seca do Nordeste começou ontem. Por isso a culpa é do PT.

  • Ferdnand

    Eu que moro em Alagoas, perto da foz do São Francisco, fiquei na dúvida se a reportagem do Fantástico foi contra ou a favor do governo Dilma/PT… A matéria mostrou a obra como a suloção do problema da seca no Nordeste, e isso é uma mentira criada pelo… PT. OU seja, a matéria alimenta a ilusão de que a transposição precisa ser terminada o mais rápido possível, para que o pobre nordestino não sofra mais com a seca… Os donas das empreiteiras e os plantadores de soja adoraram. Ah, o povo também. O povo tem o coração mole…

    • Leônidas Costa Andrade

      Numa região pobre, que sofre com a falta de emprego decente até a irrigação de latifúndios pode ser benéfica, mas nós moramos num país democrático, é impossível fazer uma obra tão grande e impedir que a agroindústria também se beneficie, acho bom para o Nordeste que seja assim, afinal, nem só de água vive o homem.

  • Francisco Cavalcante Souto

    Sônia Bridi e Paulo Zero, excelentes profissionais, serem obrigados a realizar uma matéria sobre a transposição do Rio São Francisco, mas dando ênfase na dramática seca que aflige o nordeste brasileiro. Que não é culpa do Governo Federal (Dilma Roussef), mas dos problemas climáticos que afeta o planeta. A exploração das imagens de animais morrendo, é um horror. E ainda forçando os entrevistados a mostrarem a desesperança. Não tenho nem palavras para expor meu sentimento de tristeza. É lamentável a matéria distorcendo os verdadeiros fatos do atraso nas obras.
    A conclusão da obra em 2015, é uma esperança para os milhões de brasileiros que vivem na região e serão beneficiados pela água que será levada para mais próximo de suas comunidades. Isso é que deveria ser ressaltado na reportagem. E não o drama das pessoas.

  • salete cesconeto de arruda

    A globo vê o nordeste e NUNCA viu o sofrimento dos moradores do morro onde ela pretendia tomar o prédio da CIDADANIA salvo pelo Brizola para a comunidade do Cantagalo, Pavão, Pavaozinho.

  • Eliane SP

    E nessa “investigação” do programa global, os repórteres quase imploraram que alguém falasse mal do governo, não encontraram ninguém, apesar de martelarem na cabeça dos populares entrevistados os “horrores” pelos quais estavam passando.
    A situação apresentada é triste sim. Mas, se a gente se interessar mais pelo que dizem as pessoas que vivem a situação do que o que dizem os jornalistas, deu para perceber que já foi pior.

  • José Glairton Oliveira

    PERRUCHO.
    Assim que chove a água com terra cobre o pouco de capim seco, que apodrece, adubando a terra, soltando a semente, que só vai germinar após alguns dias.
    Só tem rama depois de um tempo, Equanto isso tem que alimentar o gado com ração, o governo fez um programa para vender milho a saca de 60 Kg por 18,00, quando no comercio custa 52,00. Só que esse milho não chega ao agricultor pela burocracia, pouca quantidade e ainda tem desvio no caminho.

  • Diniz

    No Brasil os mais bem informados são os analfabetos. Eles não correm o menor “risco” de ler um jornal …

  • Julio Calaça

    Aos obras mais adiantadas estão localizas no Estado do Ex-presidente Lula, onde o Eduardo Campos pega caronabdo Governo Federal e se promove pra 2014. O PT criou uma lebre pensando ser um coelho. Como fazer então,esquecer o povo?. E agora, “se Correr o bicho pega se ficar o bicho come”. Se prepare Dilma essa reportagem do Fantastico é só uma amostra gratis do PIG, a dose maior vai ser dividida nos meses que antecedem a eleição.

  • Luiz OtávioL

    Bons eram os tempos de FHC onde não havia nenhuma política preocupada em com este problema e voltada a população do sertão nordestino. A própria Rede Globo já noticiou os trabalhos do Governo Federal no combate a seca.

    Aqui a reportagem :

    http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/v/tanques-de-pedra-auxiliam-armazenamento-de-agua-das-chuvas-na-paraiba/2175196/

    E aqui o close na placa com o logotipo do Governo Federal (já que na reportagem tentaram omitir):

    http://www.coopacne.com.br/images/noticias/1325/image/TANQUEJOSEFELICIANO.JPG

  • A Causa

    Ouçam as rádios. Goebels é o patrono. Mentir e repetir.

    Ontem na rádio estadão, houve uma espécie de reprise de uma série sobre APAGÃO. E da janela eu via a chuva caindo. Goebels não se importa com o ridiculo. O que importa é a repetição contra Dilma.

  • Vander Ferreira Salles

    Esse projeto de ” transposição” das águas do Rio São Francisco, antes da revitalização do rio, que em várias partes do seu percurso está assoreado, sem falar em esgoto jogado em seu leito sem nenhum tratamento, é um crime. Eles vão acabar de matar o ” velho chico”. O tempo dirá quem tem razão.

  • José Glairton Oliveira

    Há muito tempo já se faz transposição de águas do rio Nilo para irrigação do deserto, só aqui no Brasil tem forte oposição dos próprios brasileiros, enologistas internacionais, políticos regionais, se não for para sua região são contra.
    Enquanto se discute a preservação de animais, esquece que o Homem primariamente é um animal e está sendo extinto do sertão que vira deserto, morre seus animais domestico. Hoje quase todas casas do sertão estão abandonadas, seus donos já foram engrossar as favelas das grandes cidades, criando um problema urbano.
    Na China e Europa, estão inaugurando o trem bala a suspensão eletromagnética, aqui no Brasil se tenta construir a Transnordestina, trem com roda de ferro, e os enologistas e opositores entram com mandatos judiciais para Paralizar obra, quando o TCU também entra com embargo de paralização, encarecendo ainda mais, são uns tentando construir e outros querendo destruir.
    Quando seremos uma só Nação unidos pelo nosso desenvolvimento.

  • heraldo souza

    Quer dizer que US$10.000.000.000 que THC torrou em uma das “crises da bolsas” dava para pagar duas transposições, em valores de hoje, à vista?

  • Reinaldo José Mercador Dantas

    O pig continua a sua cruzada de enquadrar o governo Dilma.

  • lucio PB

    Continua o mesmo lenga-lenga de mentiras, tal qual o acidente da TAM foi culpa do Lula. Morreu gente de frio em Paris essa semana e a culpa é da Dilma. LEY DE MÉDIOS JÁ !!!!

  • Mauricio

    PHA,

    Por favor gostaria que você fizesse uma matéria sobre esse tal “movimento 31 de julho”, que criou uma ridícula premiação da personalidade mais corrupta de 2012. E o pior é que O Globo deu divulgação a essa eleição patética, cujo resultado foi a escolha do Lula como o mais corrupto. E o pior é que eles ainda se dizem apartidários, uma piada. Esse ódio das elites ao Lula me faz lembrar capítulos passados da nossa história, é preciso estarmos atentos e não menosprezarmos esses movimentos reacionários.

    abs

  • Pet Oliva

    No semi arido nordestino,exceto na Bahia que as chuvas vieram a tempo de não perder o gado de maneira geral.
    Não ocorreu em outros Estados onde a seca foi devastadora….
    E a mortandade de reses foram dos pequenos,criadores pois,não houve recursos financeiros,para compra de ração,por tempo prolongado!
    Grande latifundio não existe,para criação de gado no semiarido,pois só é viavel criação em areas pequenas e como se fosse de confinamento,mas não há politica para isso….
    Quanto a transposição ….quem manda….fazer copa.

    • Pet Oliva

      O gado não morreu de sede,morreu de fome,como se sabe o gado é uma reserva,é como uma poupança para quem pratica agricultura familiar.
      E a perda do gado significa falênçia.
      Existe a seca no nordeste mais no resto do país não,então o que faltou?se existe muito farelo de milho e soja e caroço de algodão!
      Faltou preparo do ministério da agricultura em amparar,essas pessoas,e isso não tem nada a ver com transposição,mesmo que tivesse concluída,não evitaria a mortandade do gado!

  • Rasec

    E sábado houve mais liberação de dinheiro para a obra, ou seja, o negócio tá funcionando.
    O PIG não tem voto!

  • Carlos Barbosa

    Notícia na UOL (escondida ao pé da página):

    16/01/2013 – 18h11
    “71% das empresas brasileiras pretendem contratar funcionários em 2013″

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1215854-71-das-empresas-brasileiras-pretendem-contratar-funcionarios-em-2013.shtml

    Entre as maiores economias do mundo, o Brasil é a que mais deve aumentar o quadro de funcionários em 2013, segundo pesquisa da CareerBuilder com mais de 6.000 profissionais de RH.

  • aecio

    a dilma tinha que fazer igual ao serra , um maquete e inaugural essa obra logo e pronto, o serra ja fez isso com uma ponte em santos e ninguem falou nada,depois e so dizer tai .vao pro sifo

  • Johnny

    Precisamos de outras transposições. Rio Parnaíba, Rio Tocantins.

    O Nordeste é viável.

  • Vera Billie Jean

    O Povo Não É Bobo
    Vem 2014 veeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem

  • Joaquim Machado

    Engraçaco, o José Bolinha de Papel Serra, PSDB, entregou um trecho do Rouboanel de apenas 60 km ao custo de R$ 5 BILHÕES e a sua parceira Rede Globo, achou tudo nornal, legal e correto. Para uma obra gigantesca da Transposição do São Francisco, de mais de 600 km, custar R$ 8,2 BILHÕES, leva a crer que o superfaturamento está na obra dos tucanos de São Paulo.
    Me preocupou muito o estado emocional da reporter da Rede Globo, banhada de tristeza, diante da vaca morta.

  • Ronaldo

    Quer saber? Bem feito para o governo!
    Continue preferindo o barulho da imprensa,mesmo que mentirosa!

  • ANTONIO CARLOS MARTINS

    o grande TRABALHO DE IRRIGAÇAO QUE ESTA OCORRENDO o pig…..não mostrou…….chega de lorotas…….42 por cento desta obra idealizada por D, Perdo II que queria vender as joias da coroa para faze la……CHEGA DE MENTIRAS!!!!!!!

  • Deborah neves

    PHA
    assisti a essa reportagem ontem. O sensacionalismo beirou a galhofa. Mas uma coisa é verdade: estive em dezembro no Rio Grande do Norte e viajei poco mais de 160 quilometros pela RN-160, que corta o sertão do estado. A coisa por lá está terrível, tudo seco. Muita gente vivendo naquele lugar triste, cenário de morte. Algumas vacas mortas pelo caminho, e não, não são de latifundiários. Por alguns momentos, vi pequenas propriedades verdes, estavam se abastecendo de uma pequena reserva que talvez eles mesmos tenham feito. Confesso que quando vi a situação daquele sertanejo que está perdendo seu pequeno rebanho (ele estava longe de ser um latifundiário), eu chorei. Porque me lembrei do cenário que vi mês passado, porque ninguém, nem mesmo os animais merecem morrer de sede. E eu me pergunto: enquanto a chuva não vem e a transposição (obra tão polêmica que nem sei se é boa ou não), será que não há uma maneira de minimizar essa tragédia? Ainda que emergencialmente enviar uns poucos caminhões pipa e tentar regular o preço da ração pros animais?
    Além disso, a matéria não mostrou os verdadeiros latifundiários, que roubam água das empresas de saneamento no Pernambuco e estão com suas propriedades tinindo… típico de quem quer fazer o povo acreditar que quem não gosta mesmo de pobre, é o governo…francamente… Abraços!

  • Bruce Guimarães

    É muita, mas muita mesmo, incompetência na gestão dessa obra do Rio São Francisco. Sinceramente, eu não acredito que isso vai dá certo!!!

    • BETO

      Como já explanado no texto, a LAMBANÇA foi feita NO PROJETO BÁSICO , em 2001 – ou seja, no governo dos TUCANALHAS – Lula teve que corrigir a lambança e por isso “apenas” 43% da obra está concluída.

      Mas não se preocupe, ela será concluída até 2015, cumprindo o cronograma.
      Quanto a vc não crer que “isso vai dar certo”, não nos surpreende, pq tucano é assim, mesmo: pessimista, e com complexo de inferioridade.

  • Muitos fusquinhas como o do atentado do Rio-Centro estão, estarão nas ruas agora, dirigidos a atropelar (e matar) Governo e PT e Democracia no Brasil. Levam bombas modernas, que se dão a forma de reportagem, revista, jornal.

  • Zé Coveiro

    A Globo nos trata como participantes do BBBurros.

  • joserainha juniur

    pha, temos que ficar com o poeta ” e o rio são francisco vai para no meio do mar….
    deixe a iprocrisia falar 2014 vem ai e dilma continuara estas e tantas outras obras para os pobres…..

  • Perrucho

    Peraí, PHA. Canindé do São Francisco em Sergipe é Nordeste, e a chuva tá chegando… e “di cum força” (como lá se diz).

    http://www.atalaiaagora.com.br/conteudo.php?c=32544&sb=1&t=CHUVAS+PROVOCAM+PREJUIZOS+NO+MUNICIPIO+DE+CANINDE+DO+SAO+FRANCISCO

  • Marcos LULA da Silva

    Acorda PT, acorda DILMA, chega das mentiras do PiG. Ley de Medios JÁ !!!!

  • walter rodrigues

    Leva-se a uma conclusão. O PIG não entende que, se falta chuva no nordeste, é óbvio que falta àgua para fazer a massa de cimento e aí a obra pára.

    • A Causa

      Pensando bem: acho que devemos instituir a falta de chuvas, esporádica, seca esporádica e sazonal, como uma justificativa para não se fazer novas usinas. ois não compensa o estrago e o custo se é sazonal. As fábricas que parem, a exportação que pare, o chuveiro que desligue, pois o custo ambiental de se fazer uma usina não compensa.

      Temos que enfrentar o PIG ridicularizando-o e acuando.

  • Fernando

    Mas o Serra já não tinha solucionado este problema?
    Ele fez um aquaduto do Sertão do Sergipe ao interior do Ceará!

  • Fernando Spíndola

    PHA, sou geográfo e tecnicamente contrário à transposição. No entanto fico triste em ver o casal Paulo Zero e Sônia Bridi (que são muito bons, apesar da Globo) ser porta-voz da catástrofe. O curioso é que o grave é a morte de 12 milhões de cabeças de gado (dos latifundiários do sertão) e não a morte de crianças pelo flagelo da seca. Mais uma vez a globo é a porta-voz da casa grande.

    • Julio Calaça

      Bem colocado amigo, como ficam as crianças do Sertão? Tudo bem se elas esperarem pelo Criança Esperança versão nordestida. Leio sempre seus comentarios neste Blog e gosto do que escreve.

  • parece que não há sombra de geógrafo no cancro platinado, fantasticamente d’esperto: quando sabe-se que no Nor-deste há, também, um processo de desertificação. ágora, o ódio mesmo da “elite” do Brasil, é este decreto do Lula: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm
    é a explicação para a expiação de José Dirceu. onde começa o desmantelar da casa branca, quer dizer, casa grande…

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •