Quinta-feira, 20 de Junho de 2013

Publicado em 23/06/2012

Golpe de Estado em 30 horas.
Quem sabe fazer isso ?

A resposta a essa pergunta é: a CIA.

Stroessner e (Federico) Franco: quem presidirá a Unasul ?

A resposta a essa pergunta é: a CIA.

O Mauro Santayana, autor de artigo primoroso  sobre a queda de Lugo, talvez concorde.

Assim foi em Honduras.

Assim seria na Venezuela de Chávez, no Equador de Correa e assim será em outros países latino-americanos, onde se pratica a chamada “democracia formal”.

Assim pode ser no Brasil, onde a “democracia formal” convive com o PiG (*) e anistia torturadores pela mão do Supremo Tribunal Federal e o Congresso.

O Golpe de 30 horas no quadro de uma “democracia formal” pode ser uma nova contribuição da Direita Latino Americana à História Universal.

O que espanta na suave saída do Presidente Lugo – ah, que saudades do Brizola ! – foi a singeleza com que cedeu ao Golpe de Estado.

Foi como se tivesse sido transferido de paróquia.

E elogiar o PiG (*) no momento em que sobe ao cadafalso, francamente.

Agora, cabe esperar pelos outros presidentes da Unasul.

Vamos ver se eles aceitam ser presididos pelo sucessor de Stroessner.

Em tempo: saiu na Carta Maior:

LUGO: EXCEÇÃO OU O  GOLPISMO LATEJA NA AL?

O Senado paraguaio concluiu nesta sexta-feira o enredo do golpe iniciado no dia anterior e aprovou, por 39 votos a favor e quatro contra, o impeachment do presidente da República, Fernando Lugo. De olho nas eleições de abril de 2013, a oligarquia, a Igreja e a mídia (…)queriam a destituição do ex-bispo eleito em 2008, cuja base de apoio é maior no interior (40% da população vive no campo), sendo porém pouco organizada e pobre (30% está  abaixo da linha da pobreza). A pressa evidenciada no rito sumário da votação, questionável até do ponto de vista jurídico, tinha como objetivo impedir a mobilização desses contingentes dispersos, pouco contemplados por um Estado fraco e acossado por interesses poderosos. O torniquete  histórico que levou à destituição de Lugo ainda expressa a realidade estrutural de boa parte da América Latina.


Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Comentários

  • Saladino

    deve esta sendo dificil pros EUA perceber que ja nao e tao facil controlarem o mundo conforme seus interesses…

  • Eugenia

    Base aérea na Colômbia, agora em Iguaçu, falta derrubar Cristina Kirtchner(?) e o do Uruguai. Doutrina Monroe para a América do Sul. Assim se faz. Eta país de cabra safados!

  • Raí Nascimento

    Infelizmente o brasileiro acha que a CIA só existe nos filmes americanos de ação.

  • LeandroS

    Se olharmos o que está acontecendo até no mundo como um todo, não só no Brasil, basta dar uma procurada e dar uma lida nos Protocolos dos Sábios de Sião. Verão que muito do que está acontecendo estava escrito há muito tempo atrás, mera coincidência?! Está em inglês neste link:

    http://www.biblebelievers.org.au/przion1.htm

  • Rubens Santana

    A urubóloga, Miriam Leitão, em seu programa na Globo N(EUA)S, fez de tudo para igualar o governo legítimo de Chaves na Venezuela – que não permite que concessionário de canal de TV seja partido político – com o golpe branco no Paraguai. Realmente existe muita semelhança: ambos foram orquestrados pela CIA, só que lá na Venezuela, Chaves voltou nos braços do povo, para tristeza dos pretensos “xerifes” do mundo.Aliás, seria interessante que essa protagonista de filme de terror, desse uma pesquisada para saber quem são esses “brasiguaios” que estão apoiando o golpe no vizinho país, tudo indica que seja um braço da UDR no Paraguai.

  • Talita

    vídeo sobre o golpe no Paraguai, com entrevista do Senador Roberto Requião, ex-governador por 2 vezes do Estado do Paraná,que faz fronteira com o Paraguai na cidade de Foz do Iguaçu, onde está a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Por essas razões ,Requião acompanha e conhece bem a situação política e econômica do Paraguai:

    http://www.youtube.com/watch?v=5mq7nHXIO3I

    site da Resistência Paraguaia ao Golpe,com notícias atualizadas,debates, comentários etc
    http://paraguayresiste

  • Carlos Barbosa

    Via de regra tais golpes de estado são gestados muito antes do fato final, pela classe dominante que não abre mão do poder que é exercido, há séculos, em favor dessa minoria de privilegiados ás custas da miséria da maioria.

    Basta ver o que aconteceu num passado recente de golpes e autoritarismos na AL, em má CIA de certa potência estrangeira.

  • Marcus

    Tem que ameaçar construir um muro na fronteira com o Paraguai.

  • Salvem a professorinha!

    Quem também sabe fazer um impeachment miojo é o PIG… Lembra do farsalão? Já virou uma crise, um caos, e pediram o impeachment do Lula e o caramba… Só não deu certo porque a CIA não quis; eles são baixos, mais até pra eles há um limite, né, já pro PIG…

  • Carlos

    Os piguentos estão em diversos setores financiando corrupção, principalmente no estado de SP, enquanto não for desenraizados não teremos justiça. São “escravagistas” natos, gostam de explorar, de levar vantagem sobre os mais fracos, e se vangloriar desa mesquinharia. Para que sejam removidos teremos um trabalho árduo e de alguns anos, mas antes de saírem causaram mais um dano consideravel ao país, mas sem isso não teremos jsutiça nunca.

  • Geraldo Simões Amorim

    Pode ser que no Brasil não se consiga fazer Golpe de Estado em 30 horas (tomara que não), mas aqui se consegue dar 2 habeas corpus a bandido, em 48 horas.

  • Andreza

    O golpe era: Brasil apoia Paraguai e fica em maus lençois com os vizinhos esse era o tiro que saiu pela culatra.

    • Antônio Jorge

      Andreza, seu comentário tem uma certa lógica!… A intenção do império do mal sempre foi implodir o Mercosul.

      Colocaram o Brasil numa sinuca: estavam em jogo a energia de Itaipú, os brasiguaios golpistas, a demonização dos sem terra de lá pela imprensa brasileira….

      Mesmo com o apoio vergonhoso e explícito do Vaticano e as atuação nefasta do império do mal, esses gangsteres ficaram expostos.

  • Vamos nos juntar ao Governo Paralelo do Paraguay:

    http://paraguayresiste.com/

    José an Mayer de Aquino
    Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

  • Angélica

    Tá aí os golpistas mostrando a que vieram. Se eu fosse o governo brasileiro, agora é que eu retaliava mesmo…Vamos ver quem precisa mais de quem, se é o governo brasileiro que precisa do Paraguai ou vice versa.

    Paraguai muda diretor de Itaipu ameaçando diminuir venda de energia

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1110513-paraguai-muda-diretor-de-itaipu-ameacando-diminuir-venda-de-energia.shtml

  • Maria

    Para levantar o ânimo e encorajar o papo-cabeça, aqui as palavras de um mestre, o escritor Ariano Suassuna:
    “Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza e até a morte: o riso a cavalo e o galope dos sonhos. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver”.
    Tá na hora de utilizarmos o cordel e a cena farsesca (lá da Comedia del’Arte) e até a paródia de nossas chanchadas para combatermos a tática da tal ‘democracia formal’, inventada pelos espíritos golpistas insuflados pelos ventos da bruxa do Norte(dos EEUU) para reduzir o valor do voto, arma legítima de uma democracia.

  • Sergio

    Se esse golpe do Paraguai, apoiado pelos EUA, realmente vingar, espero que o Partido Republicano que representa a extrema direita raivosa americana, faça a mesma coisa com Obama. Afinal, pimenta nos olhos dos outros não arde, né não?

  • Roberto

    PHA,

    Quer dizer que se o episódio de Eldorado dos Carajás houvesse ocorrido no Paraguay eles teriam deposto o FHC deles??
    Acho que devemos fechar a ponte e deixar as lojas e contrabandistas deles sem ter o que fazer. Isso sim derruba presidente!

  • Made in Chorrochó

    A exemplo dos golpes de estado,que aconteceram na América do Sul,nos anos 60 e 70,todos patrocinados e apoiados por tio San,são se surpreendam com a repetição do filme.Eles estão insatisfeitos com a atuação do Mercosul e com a Unasul,que restringem as anbições comerciais do império americano.
    Parabenizo Hugo Chavez,que teve coragem de mostrar a cara e dizer de que lado está.

  • Valdir

    Realmente PHA, ah que saudades do Brizola, pois a Donzela de cá como sempre ficou em cima do muro, “vamos esperar uma decisão conjunta da Unasul e do Mercosul”, afinal tem um vice que é do partido ônibus que fica sempre no corredor do meio.
    Que inveja da Argentina. Aqui o Bolsonaro tem espaço na TV de concessão pública para expor os ideias do golpe civil-militar.
    Brincadeira

  • O Paraguai já foi – a bola da vez é a Bolívia de Evo Morales – A Argentina de Cristina Kirchner que se cuide – Os saqueadores estão montando os canhões na Ameria do Sul…

  • luciano 2014? NÃO!

    O Paraguai tá aqui do lado… Sei não, viu!

  • Para àqueles que leram o livro do jornalista Gerald Colby “Seja feita a vossa vontade” (Editora Recorde), pode ter uma lição de guerrilha capitalista na América Latina. Onde “eles” entraram e ainda continuam entrando por meio de instituições escusas e ONGs picaretas principalmente na Amazônia Brasileira. O Exército sabe disso e não toma nenhuma atitute inteligente e nem de autoridade do estado brasileiro. O que ocorreu no Paraguai tem mandatário. Afinal um país que tem Geoge Bush como fazendeiro na divisa deles para com o Brasil, aí pode-se desconfiar de tudo. De tudo mesmo. Mais uma fez a história vai começar pelo mais fraco, e se a América Latina Unida não resolver essa situação já, cosas boas não virão.

  • Lourival Filho

    Com todo respeito ao povo Paraguaio, Para quem faz Whisky 12 anos em horas esse Impeachment é fichinha!

  • Armando

    São vergonhosas as decisões da cúpula do nosso judiciário quando se trata de assuntos que envolvem os interesses dos militares.
    Os militares bajulam sistematicamente os integrantes do judiciário.
    É constrangedor que magistrados sejam condecorados nos dias atuais com as mesmas comendas oferecidas a criminosos torturadores do passado.

  • pall kunkanen

    O Brasil poderia começar leiloando os aptos a beira mar em Balneário Camboriu e Florianópolis dos deputados e senadores paraguaios. Sem praia teriam que ir a Miami.

  • Marco Antonio Alves da Silva

    Está explicado por que Obama não pode participar da RIO +20: estava muito ocupado com a CIA em atividades ultra-secretas…

  • Silvano Pereira

    O golpista paraguaio Franco também tem seu bispo de Guarulhos.
    Deu o golpe e no mesmo dia foi à missa!
    Na primeira fotó aparece com o nuncio, cão de guarda de Ratzinger.
    Os métodos e atores de lá são os mesmos de cá e em qualquer outro lugar da América Latina.

  • Eduardo

    O Lugo pouco podia fazer, cercado de ultradireitistas ferrenhos por todos os lados: o seu vice, o Senado, a Câmara de Deputados e o Judiciário.
    O movimento camponês’era o seu maior apoio. Mas são muitas as facções e o clientelismo campeia, explorando a situação de extrema miséria de grande parte da população. É hoje o país mais pobres da América do Sul, já que Bolívia e Equador estão melhorando suas economias nos governos de Evo e Correa.
    Solicito à equipe do CA o retorno ao layout anterior. As letras enormes das matérias iniciais não cabem na tela, dificultam a leitura. Era muito melhor. Voltem à forma anterior. Conselho de entusiasta pelo CA !

  • Antônio Carlos

    Não acredito que a CIA seja tão poderosa assim – como já foi no passado. Haveria, certamente, coisas mais importantes a serem feitas por ela, se assim o fosse. Aliás, a américa Latina parece não precisar de nenhum inimigo externo, pois seus próprios governanters “terceiro-mundistas” do calibre de Chavez, Moralez e Kirchner se encarregam de relegar seus povos ao atraso de seus preconceitos anti-capitalistas e vez ou outra com viés anti-democrático.

  • José Bonaparte

    Precisa-se ter cuidado com acontecimentos como esse onde um golpe foi tramado e executado através de impeachement sumário, num tempo recorde, parecido até com os HC’s cangurus. As vezes um Fogo de Munturo passa despercebido e quando se vê tudo está em chamas. Será que querem desestabilizar a América do SUL ?

  • Apolônio

    Volto a dizer, a América Latina está vivendo um momento crucial. Quanto ao que aconteceu no Paraguai, foi uma coisa muito estranha. Derrubaram o presidente em 24 horas. Atropelaram todo um processo que é dar todas as condições de defesa a quem está acusando. Foi tudo muito rápido. Digo, que o governo brasileiro tem que ser firme, mas, porém cauteloso. Não adianta todos isolarem o Paraguai. SE o fizermos, alguém vai ocupar esse espaço vazio. Nós sabemos quem vai ocupar. Tudo isso é como um jogo de xadrez. Temos que jogar bem. Ser firmes, porém cautelosos. Já estamos passando da hora de reaparelharmos nossas forças armadas. Um país do tamanho do Brasil e da sua grandeza, graças ao presidente Lula, tem responsabilidades, não podemos compactuar com o que aconteceu com o nosso vizinho Não podemos agir de cabeça quente. Temos que tirar lição do que ocorreu. Só assim vamos compreender e fabricar um antídoto para que não venhamos a contrair alguma moléstia que venha adoecer e matar nossa democracia. Inclusive, se houver eleição livre ano que vem no Paraguai, Lugo , ou outro qualquer de seu partido pode ter grande êxito na próxima eleição. As oligarquias podem ter dado um tiro no pé. Aí sim, a OEA e a Unasul, com Brasil poderá de comum acordo fiscalizar as eleições ano que vem no Paraguai, fazendo valer as chamadas cláusulas democráticas. Firmeza e sabedoria! Eis a questão!

  • Tomas antonio andriotti

    Como a democracia ainda é frágil! Golpe em 30 horas…parece lema de banco! tipo saque em 30 horas….
    Incrível como muitos ainda defendem isto…onde nao ha ampla defesa, há barbarie ! É isso que queremos , barbarie ?!
    Incrível é ter que discutir com amigos e ver que muita gente ainda defende este sistema feudal de julgamento…

  • Ronaldo Irion Dalmolin

    Os EUA continuam os mesmo, só mais insidiosos… A única solução é: CIDADÃOS DE BEM, BOICOTE AO IMPÉRIO! (antes que seja muito tarde…)

  • Yarus

    Chávez botando pra lascar nos golpistas.

    “Chávez corta provisión de petróleo

    El primer mandatario, Hugo Chávez, informó que ordenó el retiro del embajador de Venezuela en Paraguay, José Francisco Javier Arrué, tras la destitución de Fernando Lugo, también anunció que suspendió el envío de petróleo al país…”
    http://www.ultimahora.com/notas/539652-Chavez-corta-provision-de-petroleo

  • Rosivaldo Alves Pereira

    O ensaio para o golpe formal congressista ocorreu com a criação do mensalão, ão obtiveram êxito e o plicaram com sucesso em Honduras, agora no Paraguai, a resposta tímida do nosso governo demonstra que perceberam a periculosidade da situação.

    Que saudades sinto do Celso Amorim.

    Rosivaldo

  • Eduardo

    Caro PHA, me corrija se estiver errado, mas segundo me consta um outro golpe que durou aproximadamente 24hs foi o da proclamação da nossa república. Na época o imperador D. Pedro II também não ofereceu resistência. Você podia contar mais sobre essa passagem histórica e fazer um paralelo com a situação ocorrida agora no Paraguai. Parece-me que os herdeiros da Casa Grande, na época da proclamação da República e agora no espisódio do Paraguai, com o golpismo em seus DNAs não dormem no ponto. Houve complacência midiática e apoio externo nos dois episódios?
    Abçs

    Eduardo

  • Eugênio C. Rebelo

    Dilma/Lula/Celso Amorim, agora chega de incentivar a compra de carros e motos, pois as ruas já estão congestionadas. É hora (até já passou da hora) de reduzir o IPI dos aviões de caça, helicópteros, blindados, navios de guerra, submarinos e outros artefatos militares. Ou voces vão esperar o próximo “golpe”?

    • gerson albuquerque

      Eugênio, entendo sua revolta,porém hoje não há armamentos disponíveis para compra no mercado internacional,que façam diferença em um enfrentamento com o império, só podemos é minar a econômia dele como a China tem feito.

      Um abraço.

  • Não sou muito fanático por partriotismo, não. Penso que a nossa “Pátria” é o Planeta Terra. Que, infelizmente, encontra-se à beira da morte. Sendo ainda mais incisivo, Hoje só há um lugar no mundo onde eu detestaria ter nascido; preferia morrer a morar lá, e me arrependo até de ter viajado pra lá uma vez: o Paraguai!

    • Mário SF Alves

      Planeta à beira da morte? Só se for nos alfarrábios do neo-liberalismo. Tenha certeza, o planeta se refaz rapidinho. O problema é com o Homo sapiens, que, no mínimo, e na melhor das hipóteses, só reapareceria depois de alguns bilhões de anos. Sim, estamos falando desse mesmo Homo (nem sempre) sapiens talhado para conquistar o Cosmos e que, segundo consta, poderia ter todos os seus 6.5 bilhões de representantes reunidos lado a lado num espaço de nada mais que 50 mil Km².

  • Antônio Jorge

    Agora só nos resta uma conta ofensiva nos mesmos moldes da tática de “soft power” utilizada inteligentemente pela CIA para esse tipo de golpe branco. Primeiramente o Mercosul deve caçar o direito de voto do Paraguai, com base nas cláusulas democráticas do tratado, que deve durar até a reconsolidação da democracia naquele país; e nesse meio tempo aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul. Só assim estaremos fazendo do limão americano uma limonada !!!

    • Mário Cesar Serafim

      Concordo contigo. È hora de fazer com o limão uma limonada e, além da venezuela, incluir no <ercosul toda a América do Sul, menos o Paraguai. A Dilma e o governo brasileiro não podem ficar dormindo, pois os EUA estão bem acordados para aplicação de seus golpes de sempre! A América do sul tem que se unir para sobreviver!

  • Dulcirom Wilson Garcia

    Quem manda se ter na contituiçao de um pais, golpe se o presidente for incompetente, quer dizer numa republica como o Paraguay, onde se tem tao poucos políticos no senado , nao e difícil para os americanos tramar a compra de mais da metade deles para votarem a favor, esta e uma republiqueta na America do sul, sem mexer na contituiçao deles haverá sempre um golpe a vista neste pais.

  • Elizabete Oliveira

    Precisamos nos unir para proteger o governo popular de Lula-Dilma. Essa onda golpista visa o Brasil.
    Gostaria de ter confirmado se a Nadia Campeão é mesmo a vice de Haddad como anuncia o Correio do Brasil.
    Se for, parabéns ao Haddad.
    “O PT anuncia, neste domingo, em São Paulo, a comunista Nádia Campeão como vice na chapa de Fernando Haddad.”

  • Silva

    O Brasil ainda não é um país totalmente desenvolvido devido às mentes manipuladas pelo PIG e seus colunistas. Esses brasileiros precisam(urgentemente)voltarem à razão. Desde o fracasso do desgoverno de FHC e com a ascensão do povo ao poder, através de Lula, o país deu um salto de qualidade, mas os tolos que leêm (e acreditam) no PIG não conseguem enxergar isso. Libertem-se!Muita coisa precisa mudar, é claro, no entanto, com essa oposição, o Brasil não passaria de uma colônia dos Estados Unidos! Avante Brasil!

  • Silva

    O Brasil ainda não é um país totalmente desenvolvido devido às mentes manipuladas pelo PIG e seus colunistas. Esses brasileiros precisam(urgentemente)voltarem à razão. Desde o fracasso do desgoverno de FHC e com a ascensão do povo ao poder, através de Lula, o país deu um salto de qualidade, mas os tolos que leêm (e acreditam) no PIG não conseguem enxergar isso. Libertem-se!Muita coisa precisa mudar, é claro, no entanto, com essa oposição, o Brasil não passaria de uma colônia dos Estados Unidos!

  • Jerri adriani mendes

    Começou o Franquismo na Republica do Paraguai….!!! Vai pra rua LUGO….

  • Francisco

    O PIG que era acostumado a eleger e derrubar presidentes no Brasil deve está morrendo de inveja dos golpistas do paraguai….

  • C. Paoliello

    Com a TOTAL colaboração do PIG de lá, com toda a certeza e a comemoração do PIG de cá, o original, que já estão chamando o golpista paraguaio de “novo líder paraguaio”, já repararam?

    Não demora e o nosso PIG, o autêntico, começará a citar o Paraguai como um exemplo a ser seguido pelo Brasil, Venezuel, Equador, Uruguai, etc.
    É preciso que seja relembrado, repetidamente, o golpe perpetrado pelo PIG venezuelano em 2002 que de tão “democrático” logo dissolveu o Parlamento, a Corte Suprema e todas as garantias constitucionais. Para alívio do mundo democrático os militares venezuelanos, que não são manipulados pela CIA e nem pelo PIG de lá, restituíram ao poder o Presidente democraticamente eleito.

    • Doris Gibson

      Paoliello, o nosso PIG já fez o elogio do golpe paraguaio na pessoa do arnaldo jabor(minúsculas, por favor, revisão). Você não viu no JN de ontem (23/06)?

  • Beto

    O Paraguai é, por sua posição geográfica central, estrategicamente perfeito para uma base de drones imperiais! O pentágono deve estar exultante, haja visto as manifestações dos seus colonistas amestrados aqui no Brasil.
    Fiquemos de olhos bem abertos!
    http://www.desdeparaguay.com/tvpublica

    • Wladimir

      É, Beto, temos que ter uma conversinha com o Ahmadinejad, para aprender como se derruba esses “brinquedinhos não tripulados” do Tio Sam, como fez o Irã quando derrubou um drone americano no final de 2011.

  • Ferreira

    Dentre os grandes paises que integram os BRICs, o Brasil é o único que não tem bomba atòmica…
    Os páíses que tem arcenal nuclear, tem a sua soberania respeitada.
    Com pre´- sal, amazonia, as maiores reservas de agua doce do mundo, etc… o Brasil tem que fortalecer as defesas militares, incluindo uma bomba atômica. As grandes potências mundiais que estão atravessando uma crise a muito tempo, estão de olho nas riquezas do Brasil, peincipalmente os “esteites”, temos que ficar de olho aberto.
    Este golpe tem influencia direta dos Estados Unidos, as grandes empresas multinacionais americanas do agronegocio : Monsanto, Cargill, incentivaram o Golpe para poder explorar o território agicola paraguaio

    • Mário Cesar Serafim

      A bomba atômica brasileira é uma necessidade urgente. E o foguete para lançá-la, também. Quem voces acham que derrubou a bese de Alcântara? Será que nesse país ainda existem seres tão idiotas a ponto de acreditarem que foi mero acidente?

      • carlos gomes nogueira

        antes da “bomba” é bom terminar a transposição do rio são francisco!! nossos irmãos ( os que elegeram o lula e a dilma) não aguentam mais! é a seca irmão!

  • Isidoro Guedes

    Faltou pouco para o cineasta fracassado e colonista do do Jornal da Globo tecer loas ao golpe de Estado no Paraguai. Mas ficou claro que ele não considera o Brasil (de Lula e Dilma), a A Argentina (do casal Kirchner), o Equador (de Correa), a Bolívia (de Morales) e (principalmente) a Venezuela (de Chavez) como países democráticos. Considera-os governados por “populistas” (jargão da direita para desqualificar líderes de esquerda) e tiranetes. Talvez o cineasta fracassado esteja com saudade de grandes democratas, como Emílio Médici e os outros gorilas de 1964 que prendiam e arrebentavam para “preservar a democracia” e os direitos (de torturar, matar e trogloditar). Viva o Brasil (e também o Paraguay)? Viva nuestra Latinoamérica e seus ridículos tiranos cantados por Caetano (vixe!!!)

  • zepgalo

    Para o PiG, é o “impeachment relâmpago”!

    Cara de pau sem limites.

  • Zé Perequeté

    Os americanos ainda vão acabar experimentando seu próprio veneno. Não bastou 11 de setembro.

    • Sergio

      Zé, voce leu meu pensamento.

      Já imaginou, Obama sendo a próxima vítima?

      Eu garanto que, se a moda pega, o Partido Republicano não vai deixar um democrata sequer ficar no poder nos EUAs.

      Essa luta é de todos os democratas contra a extrema direita raivosa.

      O atual governo dos EUAs deveria cair a ficha. Esse povo não tem nenhuma inteligencia emocional.Credo…

  • Marcos Antônio

    Os EUA ja reconheceram o NUEVO governo?

  • LUIZ CLAUDIO PONTES

    Os golpes de hoje não são feitos por fuzis ou canhões, mas por câmeras e microfones. A grande imprensa financiada por grandes grupos nacionais e estrangeiros é o maior perigo enfrentado pelas nações em desenvolvimento que tentam consolidar suas democracias. Nossa sorte é que as guerrilhas também trocaram fuzis pela comunicação e contra-atacam os poderosos através da rede
    … mas não por muito tempo, pois já começam a ocorrer aqui e acolá fortes movimentos de censura na internet. Nossa “Sierra Maestra” já começa a ser bombardeada. Todo cuidado é pouco.

  • Henri

    O leitor Apolônio está certo. Se o Paraguai for expulso da UNASUL e do MERCOSUL, usará o pretexto de pedir ajuda comercial e militar à ditadura dos EUA. É tudo o que não queremos. A saída é diplomática e deve ser realista. Lugo não teve força e foi golpe. Mas é preciso ver além e usar da REALPOLITIK, pois ao contrário teremos o pior dos mundos: bases militares dos EUA no vizinho Paraguai. Mas cá entre nós, a diplomacia brasileira foi incompetente e vacilou feio. Hora de trocar de chanceler. Saudades do Amorim!!!!

    • Mário SF Alves

      Como vacilou? Ela, a diplomacia brasileira, estava inteiramente envolvida com a Rio+20. E quer coisa mais importante?

    • Sergio

      Henri,

      O Brasil e nenhum país deve se curvar aos EUA. O governo paraguaio é ilegítimo e deve ser retaliado pelo bem da democracia mundial. Se os EUAs vierem, como voce está dizendo, a América Latina pensa no que fazer depois que isso acontecer.Esse negócio das nações, salvo exceções, deixarem de fazer o que lhes convém por medo do EUAs já era para ter acabado. È por isso que eles usam e abusam. Afinal, todo o mundo os temem..

  • Carlos Barbosa

    E o PIG continua apoiando o golpismo e os latifundiários, como a Folia tentando influenciar a Dilma:

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2012/06/24/brasiguaios-temem-retaliacao-de-dilma-ao-paraguai.htm

  • vera

    Caro PHA,

    Essa entrevista explica bem os métodos que foram aplicados nesse golpe no Paraguai (e em tantos outros países). É importante sua difusão.

    http://www.youtube.com/watch?v=spcNZ2seh_Y

    http://www.youtube.com/watch?feature=iv&v=oVkBcaRWm4w&src_vid=spcNZ2seh_Y&annotation_id=annotation_981028

    um abraço,
    Vera

  • Marcus

    Já vimos esse filme antes. Dilma cuidado!!!

  • Marcelino

    O pessoal que matou sem terras em Carajás até hojé sem cadeia! Ofhcento, não foi nem a missa de sétimo dia, e a direita brasielira falando que o que ocorreu no Paraguay é resultado de democracia. No olho dos outros é refresco.

  • Paulo Figueira

    Sexta feira li no VI O MUNDO uma entrevista com o presidente do Equador Rafael Correa, estão lá narradas na entrevistas todas as peocupações dos governos de esquerda com as intenções golpistas, os atores são os mesmos de sempre, oligarquias nacionais aliadas de grandes corporações, mídia atuando no sentido de fabricar crises e desgastar governos eleitos, e interesses Norte Americanos regendo a orquestra.

  • Eurico

    O novo ditador do Paraguai, Franco, já disse que ficará bem “distante” da Venezuela e que reativará “aproximação” com os EUA.

    Já disse a que veio, portanto:

    Se cuida Dilma!
    Se cuida Brasil!

    Vamos construir a bomba, já!
    Pelo menos não seremos mais importunados por impérios ocidentais decadentes.

  • anac

    O Brasil tem duas riquezas que interessam demais ao imperio USA: agua e o petroleo do pré-sal.
    E, ao contrario do oriente médio, toda essa riqueza esta ali no quintal dos USA, que tem como aliados o PiG e os politicos brasileiros da direita dispostos a entregar tudo como sempre fizeram. Para conquistar as riquezas, basta o imperio usar a força, como sempre fez, com a cumplicidade dos traidores da pátria, PiG, psdb, dem, etc.

  • Luiz Che

    Vamos dar um tranco
    Nesse Franco.

    Paraguai de Franco, no!

  • anac

    O imperio não esta nada satisfeito de ter perdido o dominio do seu quintal.
    O golpe, contra Lugo é a nova modalidade latino americana: golpe branco do legslativo com ressonancia na midia vendida, o PiG. Mas a esquerda corroborou com o golpe contra Collor, criatura que contrariou os interesses do seu criador. Esqueceu a esquerda que estava alimentando a serpente que poderia eclodir do ovo contra um presidente de esquerda, como Lula e Dilma, que foram vitimas dos mesmos metodos golpistas que retiraram Collor. Entretanto, salvos por Deus que prova que é brasilerio. Collor foi defenestrado com o poderoso PiG como aliado fazendo a lavagem cerebral do povo. No final todos bateram palmas, menos Brizola, a raposa da politica que via longe.

  • Carlos Henrique

    É claro que a CIA está por trás desse golpe, é a comandante suprema das ações em associação com o PIG; os latifundiários, as multinacionais, os capitalistas locais, os políticos de direita e a Igreja. Essa ação não é isolada, da mesma forma que não o foi em Honduras, corresponde a uma tática “nova” da direita lationo-americana(na verdade uma repaginada do velho golpismo, dessa vez não mais militar, mas político-jurídico)e iniciou-se pelos países “menores”; como Honduras e Paraguai; onde as instituições e as forças populares são ainda mais fracas e menos organizadas que nos países mais importantes. Todavia, o êxito nessas nações levará o golpismo, já fortificado pelo sucesso, a partir para os países centrais do continente, como Brasil, Argentina e Uruguai. É mais do que urgente que reajamos a esse processo, coisa que o Governo Dilma tem que que fazer, não através da havbitual coivardia do PT, mas partindo para cima, através da UNASUL, como também usando o apoio dos outros países do continente para revertê-lo imediatamente.

  • Afonso

    O golpe lá começou bem. Censura à TV Pública…e invasão. Vejam o vídeo.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7D6gk8U05zA
    Pobres paraguaios. O PIG daqui está feliz da vida. É tudo o que eles sonham. E que se Deus quiser não vão conseguir.

  • Sérgio Ruiz

    Acorda PT.

  • sdfr

    Dilmá não reagiu… mais um erro em seu desastroso governo… o PIG deve ter ficado com uma inveja… e deve ter se sentido estimulado a fazer isso aqui…

  • CAFÉ DO BODE

    Os demônios subordinados a satanás.

  • Altair Ibn La Ahad

    abre o olho dilma…

  • Jorge Camera

    Esse golpe, com certeza, vai entrar no livro dos records. Vai p´ro Guines.

  • Eduardo

    Caro PHA,
    A derrubada de Lupo foi,no meu entendimento, apesar do “processo está amparado em lei” foi um golpe. Mostra que a democracia na America Latina é muito vulnerável, ou seja, se o presidente eleito pelo povo não tiver, também, a maioria no congresso, está fado a ser derrubado de uma hora para outra e olha que nem precisa de fatos concretos,basta haver conjecturas, agregadas com o apoio da imprensa e demais parlamentares para instituir o golpe. Ora, se o governo é eleito pelo povo, somente o povo, e aí sim, através de plebiscito pode confirmar ou retirar um mandado e não uma centena de deputados ou senadores. No caso do Paraguai se fosse através de plebiscito, Lupo seria cassado?
    Portanto, Brasil, em especial a presidenta Dilma e demais homens sérios. Instituir, com a devida urgência, a retirada desse poder do Congresso e repassando para o povo, através plesbicito, o verdadeiro poder de dar continuidade ou não a um governo eleito legitimamente, seja ele do PT, do PSDB, do DEM, não importa, o que importa é que a vontade de um povo, de uma nação, não seja extirpado por um grupo de pessoas.

  • ABDON BESTENE

    O Globo dá golpe todo santo dia e espalha o terror.
    Fala que estamos em crise, que o desemprego aumenta peor estudos “aprofundados” que só eles fazem.
    A desgraça é total, o caos é bem a gostos dos Falsos, Hipócritas e Calhordas.
    Mas do MAIOR ROUBO QUE SOFREU O BRASIL pela privataria tucana, disso silenciam.

  • Erik

    Já temos as bases americanas na Colombia, 4ª frota no atlântico e não dou 1 ano para Bases americanas no Paraguai…

  • Nedi

    A lua de mel do poder com a America LaTRIna, acabou.
    Onde será dado o próximo golpe em nome da “demo-CRÁcia”?
    Talvez seja prá cima da Cristina.

  • monge scéptico

    Héhéhéhéhéhé. Ou derrotamos o PIG ou, o PIG entregará o BRASIL de bandeija para a USA(mais do que já está).
    É preciso rever o histórico de nossas relações(EPA!!), com o monstro
    assassino do norte. O resto é falança para tapear BOIS!!.

    Corta revisor(a)!!!

  • Renato­®

    Segundo alguns ANAListas: nem tudo que é certo é justo e nem tudo que é justo é certo.
    A Direita já vislumbra o seu fim iminente e melancólico no cenário político, não só da América Latina mas do mundo inteiro também.
    É por isso que ultimamente temos percebido as brechas que ela escava, baseadas em argumentos supostamente constitucionais, para se manter ainda viva nesse cenário contemporâneo de eleições, legitimamente democráticas, a que os países ditos democráticos se submetem.
    O que ela, a Direita, ainda não se apercebeu é que esses recursos a que ela recorre, em seus últimos e agonizantes dias, pode ser, nesse futuro incerto, um tiro no próprio pé.

  • Vinicius

    PH, houve uma pane no avião presidencial, com Dilma a bordo. Acho que isto merece mais atenção!!! Por favor, já que estamos a tratar da CIA…

  • marcio rosal

    Quantos Brizolas temos ainda no Brasil?
    Devemos amolar os facões, e as foices, e tudo o mais?
    É esse o caso?

  • Marta

    Aqui, em terras tupiniquins, os métodos são mais sutis. A não ser, é claro, quando dá m…
    Aí, muito a contragosto dos poderosos, afloram “aloprados”.

  • Pafúncio Brasileiro

    PHA
    Ouví ontem o comentário do Merval. O sujeito é de um escapismo safado. Se contorceu para não demonstrar claramente o que os patrões (família Marinho e embaixada americana) mandaram. Mas de forma dissimulada não desaprovou o golpe lá. O Reinaldo Cabeção, um dos pitbulls da Óia, já “decretou” que lá foi tudo legal e constitucional. Este Cabeção acha que todos somos imbecis. Não dá nem mais para comentar o que estes dois colocam para seus séquito de seguidores . Acordem Pafúncios !

  • Bertin

    Forma branda de trair a vontade popular é usar a democracia e seus instrumentos na sofisticada manobra que a elite (elite?) paraguaia tão bem soube planejar. Incrível a reação do povo paraguaio. Incrível a reação adotada pelas democracias do mundo. Foi um golpe habilidoso. Que nos sirva de lição. Fiquemos alertas.

  • valdo

    PHA, enquato o portal terra, ainda tinha noticias de que nao havia nada no paraguai, e que o povo estava quieto. A tv publica mostrava ao vivo milhares na rua. Como podem ser tao maquiavelicos. Ainda pensam que se vive na idade media.

    http://www.desdeparaguay.com/tvpublica

  • jbmartins

    É o neocolonialismo americano, agora faminto pelo controle direto ou indireto das riquezas do século 21: petróleo, terras, água doce, biodiversidade.

  • jd

    Mas o governo brasileiro está dizendo que não vai fazer nada que prejudique o povo irmão paraguaio. Francamente….Que os países membros tenham a lucidez de expulsar o Paraguai da Unasul e do Mercosul. Infelizmente o Paraguai não é mais confiável.

    • Renato

      Expulsar o Paraguai contraria a lógica.
      Primeiro, ficando isolado na América Latina, será obrigado a aliar-se com os EUA. OS EUA construirá bases no Paraguai.
      Segundo, os EUA conseguirá colocar bases militares em uma posição estratégica na américa latina. Região das três fronteiras.

      Agora não é hora de expulsar o Paraguai do Mercosul.

  • maria maria

    pergunta-se: Onde estao planejando fazer depois? Pra que estao se mobilizando aqui? Estas greves tendem a que?Provar que o governo nao esta sabendo administrar suas crises? Lá foi um tipo de conflito, aqui podem querer fazer diferente. Vamos cuidar pra que a democracia dos usa e cia nao vire ditadura aqui.

  • Antonio Pereira

    Não causou estranheza o imediato reconhecimento dos golpistas por parte dos EUA, isto confirma o fracasso do Obama e tanto faz que se eleja um republicano, são todos inimigos de qualquer povo da Terra. Está na hora do povo norte americano repensar sua forma de se relacionar respeitosamente com os demais povos e, rever seus conceitos de democracia.
    Vamos cerrar fileiras em torno do governo Dilma!!

  • Leno Lindo do Amor Divino

    O Brasil n é nenhum Paraguay…logo,podemos ficar descansados.Zerá?!

    • salete arruda

      Leno
      Quando o Serra era candidato à presidência e se reunia com os do pijama sujo de sangue, os religiosos do aborto e toda a elite burra e sacana que não queria O BRASIL BONITO DE TODOS – confesso que andei me preocupada.
      Depois nos REUNIMOS lá no TEATRO e mudamos tudo.
      Mas agora que Serra tenta São Paulo novamente confesso que fico com medo dos que trabalharam em SILÊNCIO feito BANDIDOS – lá no Paraguai. Melhor ficarmos atentos
      SEM MEDO mas sempre ATENTOS!
      FELIZES mas sempre ATENTOS!

    • Valdeci Elias

      Pergunta a Collor . Ele ficou descansado, e antes de sofrer impeachmente.

  • Alexandre Mattos

    Quais “compadres” no parlamento brasileiro já vangloriam o golpe de Estado paraguaio?! O “Alvim Botox”?! E por falar em golpe de Estado, o bispo de Guarulhos deve ter dado saltos de alegria e telefonado para os bicudos! Imaginem só!!! Golpe de Estado do conluio da direita política, igreja e CIA ainda em andamento na América Latina! Sábio e precavido foi Hugo Chaves! Ah, que inveja desse Chavez estrategista e visionário!!!

  • Apolônio

    Temos que ter muito equilíbrio e muita serenidade, com o que ocorreu com o Paraguay, principalmente o governo brasileiro. Naturalmente foi um processo que correu muito rápido. Não adianta todos os países da América do Sul, principalmente o Brasil, isolar o Paraguay. Se o fizermos, alguma potência ocupará nosso lugar. Sabemos que na política, não existe espaço vazio. Espaço vazio, alguém ocupa. O que o governo brasileiro tem que fazer, é mostrar de maneira clara, sua contrariedade. Deixando alguns acordos em banho maria. Vejo também, que em dez meses de gestão, o sucessor, pouca coisa vai poder fazer. Acho o que aconteceu, fortalece o partido de Lugo, que poderá nas próximas eleições sair vitorioso, com apoio, inclusive dele. É só saber explorar isso nas vindouras eleições.

    • Alfredin

      mude para lá apolonio, vai ter muita terra para brasileiros plantar soja, viva a monsanto e cargiil…. COUP CARGILL-PARAGUAY

    • Sergio Santos

      Apolônio, golpes de estado como esse aconteceram conforme o chamado “efeito dominó” por toda a América Latina na década de 60, patrocinados pela CIA. O Brasil deve ser firme e não reconhecer governos ditatoriais e antidemocráticos. O primeiro ovo da serpente chocou; não deixemos que os demais tenham êxito. Isso só me faz deplorar, ainda mais, a aproximação do PT com o Maluf. Não existe inimigo inofensivo.

    • Jorge Leite Pinto

      Concordo plenamente. Acho que esse tiro pode sair pela culatra no ano que vem. Esperemos.

  • Carl

    É preciso ficarmos em alerta máximo. O PIG e toda sua corja com toda certeza está tramando como nunca antes, pois com a possível vitória do Haddad como prefeito de SP enfraquece muito essa corja e isso significa que eles estão desesperados.
    Erundina, é pena que a senhora não entendeu o plano estratégico do Nunca Dantes. A senhora vai se arrepender amargamente. A senhora está sendo a minha maior decepção política.

  • Ansogo

    O nosso ministro de Relações Exteriores é muito americanizado. Que falta faz o Celso Amorim.

  • Adriana Citino

    Vade retrum! Aqui não. Chega.

  • Furrupa

    Vergonha…Lugo devia se.postar feito Allende ate a morte…..Dilma cade vc?

  • Maria Lucia

    Em menos de 48 horas votaram o impeachment de um presidente em legítimo exercício de suas funções, sem que tivesse havido sequer uma investigação séria sobre os fatos que, no dizer dos golpistas, exigia o impedimento de Lugo e o seu apeamento do poder. É muita desfaçatez !

    Até agora, as informações que me parecem mais confiáveis sobre as características e causas do “Golpe Expresss”, como vem sendo chamado esse modelito paraguaio de golpe, são as contidas nos artigos do sociólogo e politólogo argentino Atílio Borón:

    http://www.atilioboron.com.ar/2012/06/por-que-derrocaron-lugo.html

    e

    http://www.atilioboron.com.ar/2012/06/lugo-y-la-conexion-del-agronegocios.html

  • Edmar Lima

    Pessoal, se o Presidente Lugo aceitou e saiu rindo e pedindo q. não houvesse resitência; se o povo hoje já aceitou; se esse laranja de latifunciários vai “governar” por apenas um ano, cabeça fria. Quem pode mudar essa situação é o povo paraguaio nas eleições do ano que vem. Ao governo brasileiro e à Unasul, cabe dar uma gelada nesse “presidente”, exigindo apenas que ele respeite os compromissos com o nosso sub continente e não nos venda ao pessoal do Obama, virando base militar ou base para invasão econômica. Já basta os produtos “maquiados” q. temos comprado dessas “elites” paraguaia. É urgente q. se estabeleça rigor nas fiscalizações dos produtos importados do Paraguai, pra q. esse governo não seja instrumentalizado pelos estadunidenses e europeus pra “fraudar” as normas do Mercosul quanto a componentes regionais dos produtos. Sem complacência econômica. Politicamente, apoiar as ações da sociedade civil paraguaia.

  • roberto correia matos

    De bordoada em bordoada os gringos vão varrendo o seu antigo quintal. E não ficar por aí. O quintal é rico em recursos naturais e lixo político. Deixaram a China fazer pic-nic nele e os gringos acabou pic-nicando-o.

  • C. Roberto

    O Brasil é um prato cheio para um golpe: a esquerda não existe mais, o pig faz o que quer, políticos rapinando e a justiça; bem a justiça todo mundo já sabe. Resta o povo! Esse só briga se acabarem com cerveja, futebol e mulher!! Fora isso podem derrubar governo, pintar e bordar que ninguém está aí…

  • otacilio das neves

    o BRASIL deve tirar proveito desse golpe paraguaio e nao deixar os EUA posar de raposa que toma conta do galinheiro.ou entao corta a energia do paraguaio ate a volta do padre lugo kkk..outra ideia é expulsa o paraguaio da unasul,e substitui pela venezuela que voi vetada por esse congresso golpista.a venezuela tem mais petroleo do que a arabia saudita.a venezuela fica.o chavez passa.nao esqueça unasul.mais pragmatismo e menos ingenuidade.

  • Luiz

    A pergunta que não quer calar é:
    “Quanto custa um Paraguai?”
    U$ 10 ou 20 bi podem não significar nada,
    Se a geopolítica valer a pena.

  • Walter Cesar

    Aquí é melhor ainda com pré-sal para animar a festa.

  • heitor viterbo

    ontem a tarde e a noite, todos os canais em espanhol (venezuelanos, argentinos, paraguaios, bolivianos, colombianos) do satelite amazonas não estavam sendo transmitido, apenas a cnn espanhol estava no ar. O satelite amazonas pertence a espanha. Precisa dizer mais.

  • Marcelo Pedro

    E ainda tem gente que é contra os acordos políticos, hora, nossa democracia é frágil, não entendem que um presidente radical abre muitas portas pra um golpe de estado. O que temos nas mãos é uma fatia do bolo, com o poder do PIG não se brinca…se guerreia! Força Dilma!

  • Vera Billie Jean

    Palmério Dória: “Quarteto Fantástico deu o golpe no Paraguai: Igreja, Mídia, Elite e Forças Armadas”
    Vade retroooooooooooooooooooooooooooooo

  • Eugênio L. Sarmento

    Interessante como os golpes de estado sempre partem da direita, que efetivamente só gosta de democracia quando ela vence as eleições. Como é um golpe da direita, não adianta esperar condenações dos EUA, da Inglaterra e outros países similares. Pelo menos os países comprometidos com a real democracia deveriam dar uma resposta dura ao que ocorreu no Paraguai. Considerando o histórico recente, esse é o segundo golpe de estado aqui na América Latina executado com sucesso, fora os que não vingaram, como foi o caso da venezuela e do Equador. Passar batido pelo que ocorreu será uma forma de incentivar outras ações do gênero. Os golpistas estão a nossa volta. Basta olhar com atenção para identificá-los.

  • Luiz Alves

    A batata está assando na AL, e tem o dedo, a mão, o braço e outros membros por parte da CIA.

  • mariza

    Parece-me que, no Brasil, a concessão de 2 HCs num espaço de tempo semelhante provocou muitas indagações. É possível examinar com profundidade uma petição ou um processo importante e grave em tão pouco tempo?

  • Morus

    Triste, decepcionante, frustrante e por aí vai.
    Vai começar tudo de novo.
    Voltamos à década de sessenta.

  • roubrdario diniz valerio

    Santaiana matou a cobra e mostrou o pau: golpe constitucional. A forças de esquerda ficam muto preocupada, e mobilizam toda a força, para atingir o poder executivo e negligencial o poder legislativo, onde, em ultima instancia esta o verdadeiro Poder. o Paraguai deve servir de exemplo: uma base sólida no congresso deve ser almejada. disse sólida e não esse saco de gatos que é nossa “base governista” que, pode ter certeza, na hora da onça beber água vai deixar o PT sozinho

  • José do Ceará

    Em uma entrevista especial concedida à Carta Maior e aos jornais Página/12, da Argentina, e La Jornada, do México, o presidente do Equador, Rafael Correa analisa o que considera ser um dos principais problemas do mundo hoje: o poder das grandes corporações de mídia que agem como um verdadeiro partido político contra governos que não rezam pela sua cartilha. “Essa é a luta, não há luta maior. Estamos diante de uma guerra não convencional, mas guerra, de conspiração, desestabilização e desgaste”.

  • João-PR

    Lembrou muito bem PHA: Honduras e Venezuela. Só que na Venezuela o tiro saiu pela culatra (assistam no youtube ao vídeo “a revolução não será televisionada (http://www.youtube.com/results?search_query=a+revolu%C3%A7%C3%A3o+n%C3%A3o+ser%C3%A1+televisionada+&oq=a+revolu%C3%A7%C3%A3o+nao+&aq=0&aqi=g1&aql=&gs_l=youtube.1.0.0.211.13574.0.16102.17.13.1.3.3.0.244.1821.5j5j3.13.0…0.0.Wyt5qceZ5N8) e verão o que foi o golpe que tentaram dar no Chavez.
    Esperemos por coisas piores, pois o Tio Sam perdeu no Iraque, perdeu no Afeganistão, não deve ter ganhado na Lìbia, perdeu no Egito, enfim, perdeu demais para suportar democracias que se preocupam com o povo na América Latina. Esperemos, pois deve vir mais chumbo grosso por aí. QUe os países da Unasul se unam, execrem o golpe de estado dado no Paraguai, e digam: aqui não!

  • Bira

    Eu fiz uma leitura diferente da passividade do Lugo. Primeiro, acho que ele apostou na revolta popular; segundo, acho que ele ( o seu partido) está pensando na resposta das urnas, nas próximas eleições: utilizar o golpe como suporte para sua propaganda política. Esperemos, pois só o tempo é senhor da verdade. Quanto à rapidez do golpe, talvez mereça uma enquete sobre o que foi mais rápido: o golpe ou os habeas corpus canguru do Gilmar.

  • Evento em frente à Embaixada do Paraguai em favor dos Paraguayos. Estou sobre o caminhão, de microfone em punho, a espalhar sementes:
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-23/em-brasilia-grupo-protesta-contra-impeachment-de-lugo-em-frente-embaixada-do-paraguai

    José Ivan Mayer de Aquino
    Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

  • Rose SP

    Isso é o poder do imperialismo com aval dos traidores, aproveitadores da própria nação, que pensam ” pobres que se explodam”. CUIDADO, o Brasil que coloque suas barbas de molho.

  • Roberto Ribeiro

    Não estou na pele de Fernando Lugo, mas tava aí, “a chance de um homem morrer por uma causa que valha a pena”, como teria dito Tancredo. Eu diria: “que me tirem daqui à força!” Mas a pele é dele e Lugo sabe onde ela lhe dói. Não é todo dia que nascem (ou morrem) Getúlio Vargas e Salvador Allende na América Latina!

  • Hélio Pereira

    Sem duvida neste golpe estão as digitais Norte americanas.
    O Brasil em minha opinião deveria fechar as Fronteiras com o Paraguai e proibir qualquer tipo de comércio com este país até que a situação se normalize,deveria também retirar seu embaixador de Assunção e pedir pra que o embaixador Paraguaio se retire de Brasilia até que seja feita uma “avaliação” deste Golpe Parlamentar!
    Também todos os países do Mercosul deveriam se posicionar no mesmo sentido,alem de expulsar o Paraguai deste Grupo.

  • leitura sugerida: “legado de cinzas: uma história da cia” de Tim Weiner… conseguimos entender o que acontece no egito e na américa latina.

  • Fabio

    A Dilma até agora nada, nenhuma condenação forte sobre este golpe paraguaio.
    Será que estamos voltando aos velhos tempos daquela diplomacia que ficava sempre em cima do muro?

  • monge scéptico

    Vamos montar uma linha maginot ao longo da fronteira com o paraguai ririririririririririri(frouxo de riso)(quáquáquáquáquá(outro frouxo de riso ou froucho )héheéhéhéaiaiaiaiai e, outra nas demais fronteiras terrestres.
    Petrobrás! aumente a produção de vaselina!!!!!.
    Outra providência: organizar uma parada gay na fronteira. Talvez os
    ianques adiram e nos deixem em paz. Outra providência: CORRER!!
    MUUUUUUUUUUUUUITTTTTTTTTTTTTTOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!FUIII!!!!

  • Gerson Carneiro

    Hillary aproveitou o intervalo do golpe no Paraguai para dar um pulinho na Rio+20.

    • vitor gomes

      Oi, Gerson. Também fiquei pensando no ‘fora de contexto’ daquele pronunciamento vazio da Clinton (fora a defesa dos ‘direitos reprodutivos das mulheres’, se é que existiu mesmo) e ‘naquele banco 30 horas com você’ que se fundiu a outro e continua com as duas caras cínicas de sempre ( não é tão confiável assim, mas vá lá: http://brasil247.com/pt/247/economia/65838/As-duas-caras-do-Ita%C3%BA-duas-caras-Ita%C3%BA.htm). Além disso, passa-me pela cabeça há horas um certo déja vu dos golpes em série na América Latina…

    • João Brasileiro

      Gostei da camiseta com o logo da editora 1º de abril…

    • claudio ildefonso

      Ufa! enfim, alguem mais commentou este “coincidência” infeliz. Ppensei, até, que estava sendo preconceituoso ao notar o modus operanti do staff maidi em usa e abusa…
      1] esvaziar o encontro da esquerda verde do planeta e os discursos indesejáveis de Chaves, Evo, do “terrorista iraniano”, etc, etc.
      2)Dar uma “rasteira” nos Brics, minando o quintal do Brasil
      3)Botar o Padre alemão, travestido de papa e a Sapatão do tubinho verde abacate: Angela paz e amor, como boi de piranha, para legitimar o vergonhoso GOLPE ARMADO de teatralidade do Paraguaio.
      TAMBÉM QUERIAMOS O QUE? ME DIZ UMA COISA AÍ QUE PRESTA VINDA DO PARAGUAI? (EXCETO O ROMERITO E A GOSTOSINHA)

  • Wolf

    Reunião imediata do Mercosul. Exclusão do Paraguai e boas vindas para a Venezuela. Bloqueio das fronteiras e dos voos. bloqueio das contas bancarias de todos os golpistas e proibição de entrada no país.

  • Edison

    O golpe contra Collor levou seis meses.

  • Ronaldo Pacheco

    Estão vendo ? É assim que se faz !
    Do pig brasileiro para a aposição, não a paraguaya, é claro.

  • André Nertan

    Hoje o Paraguai, depois Argentina e em breve quem sabe o Brasil, assim atolamos o MERCOSUL na lama, os estadunidenses ressuscitam a ALCA e voltaremos a ser colônia, mas desta vez dos EUA.

  • Ronaldo Pacheco

    Estão vendo

  • ODEMAR LEOTTI

    É isso que o PIG irá fazer aqui se puderem

    • Eles tentarão soltar os bandidos presos(advogados e seus comparsas) craques em bandidagem planejada para criar um clima de instabilidade e insegurança no país, e depois dar um golpe de forma moderna neste país. Eles vêm chegando pelos fundos. Olho vivo. Acabar com a criminalidade sim, mas dentro do regime de democracia. Olho vivo.

  • PHA estou na luta a favor do povo paraguaio e já estou em contato direto com dois paraguaios e através deles e do link que é de lá consegui esse vídeo que gostaria que denunciasse por favor. É a invasão por ordem do novo ministro das comunicações para que o canal estatal parasse de transmitir imagens das manifestações. Veaja vc mesmo
    http://www.acercandonaciones.com/news/paraguay-el-nuevo-gobierno-irrumpio-en-la-tv-publica-y-dispuso-su-intervencion.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=paraguay-el-nuevo-gobierno-irrumpio-en-la-tv-publica-y-dispuso-su-intervencion

  • João Sal

    Como diria o grande filósofo “Faustus” de uma empresa brasileira especialista em golpes:
    Se vira nos Trinta.

  • Lucas

    Lugo não quis ou não conseguiu se aliar aos Sarneys, Collors e Malufs paraguaios. Não o tendo feito, resolveu enfrentar os interesses dos equivalentes paraguaios. Daí o golpe. Coisa que não acontecerá no Brasil. Golpe aqui é conversa fiada de partido político disposto a qualquer coisa para manter o poder. Vale tudo para manter a militância ativa. E a turma acredita nesse conto da carochinha. Se tivéssemos alguém no comando com o perfil, ideias e práticas de Chavez, Kirchner ou Correa, aí sim. A elite se articularia com a CIA para o tal golpe. Mas, no contexto atual, nada me garante que o próprio governo não seja o aliado da CIA.

    • Mário SF Alves

      Uau! Quixotesco, caro Lucas. E não é que faz sentido? Bom, a não ser pelo massa específica e peso (des)atômico do Brasil, no mais, o resto seria isso mesmo.

  • Carlos J.Ribeiro

    Para um país que faz um uísque doze anos em doze horas, um golpe de Estado em trinta horas é moleza…

  • italo

    O silêncio do PIG é a concentração do plano b: Uma historia razoavelmente fácil de digerir para não provocar comoção popular e os meios para tornar tudo juridicamente perfeito. Já vimos esse filme, já é sabido quem serão os sucessores e qualquer outro cenário será estancado no princípio, os heróis aparecerão na tv. Se a massa exigir uma cabeça, lhes será dado, chamarão isso de sucessão. Começa vida nova, esperança renovada e quase sempre os cofres públicos saqueados de pronto e comprometidos por décadas.

  • maria do ceará

    Não gostei da despedida paz e amor do Lugo. A emoção não condizia com a perda do mandato que lhe foi conferido pelo povo. Assim fica dificil!

  • Cleber Altivo

    O impeachment do Fernando Lugo parece com a morte do Osama Bin Laden:rápida e com o mesmo mandante.

  • José Ricardo Romero

    É preciso não vacilar. A situação é muito perigosa para o Brasil e a AL. Pelos tratados da Unasul e do Mercosul, o Paraguai deve cair fora, seu atual governo não pode ser aceito. Sendo assim, deverá ser fortemente prejudicado o fornecimento de energia elétrica vinda de Itaipú porque o Brasil não deve continuar a ampliar a rede de transmição até a capital e outros locais. Ficará bastante prejudicada a exportação de soja via corredor paranaense e porto de Paranaguá. Os pecuaristas brasilguaios golpistas não conseguirão vender seu gado. O espaço aéreo, não sei bem de que jeito, mas certamente será prejudicado também. Nada de saída para o mar: nem Atlântico e tampouco Pacífico. Já não basta? Quanto tempo dura um governo submetido a essas sanções absolutamente legítimas?

    • Washington

      Vacilo foi o do Brasil. Esse patriota com ar de desligado…! Vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo, vacilo do Brasil!!!!!

  • Se o povo paraguaio realmente for contra esta destituição, ele deve se rebelar e fazer valer a democracia no país”.Vale-tudo” na manutenção dos ‘direitos’ do povo paraguaio… Allez enfants!!!

    • andrauss

      O aviao Airbus da Predidenta Dilma sofreu PANE no Rio esta sexta e ela teve de voltar em outro…. Se Dilma sofresse um “acidente” aereo, Michel Temer assumiria consumando a pedra fundamental de um efeito domino’ da volta da direita ao poder sem necessidade de votos… DILMA… OLHO VIVO!!!

  • andrauss

    O’tima ooortunidade essa saida inesperada de Lugo semlutar como Zelaia (o que so’ uniria mais as direitas escravocratas e NAO o trariam devolta ao seu combalido poder… Saiu comovitima e abriu caminho para no.s da Unasul (Brasil, Argentina, Uruguai et all) debelarmos exemplar punicao fechando as fronteiras e sitiando esse governo golpista e de quebra aceitando a Venezuela de vez no Merco-Sul e suspendendo o Paraguai …. Cavalo selado… Mata-se a cobra yankee do golpe e ditaduras na America Latina NO NINHO…!

  • salete arruda

    Espero que se peça logo o embargo.
    Opa!
    O embargo só vai prejudicar os mais pobres como já acontece em Cuba.
    E agora?
    Tenho que admitir: BOMBA ATÔMICA é a saída!
    Não?

  • OSKAR

    Tem coisa por aí, greve de caminhoneiros na Argentina, de policiais na Bolívia, Paraguai. Silenciosamente, quando a gente pensa que estes ianques cretinos tinham desistido da AL , eles voltam a tramar. Resistencia já dentro do Mercosul!!

  • Heleno

    Críticas ao que ocorreu devem sim invadir o noticiário, contudo cabe ao Brasil, como maior e mais importante pais da região, ter frieza no trato dessa questão, em primeiro lugar garantindo que esse processo não reforce a perseguição a Brasileiros residentes na fronteira, os “Brasiguaios”, segundo garantir a segurança da usina de Itaipu, terceiro moderar o tom de crítica e não seguir adiante com a exclusão do Paraguai do Mercosul, isso só prejudicaria o povo Paraguaio, quarto respeitar a soberania do Paraguai e a vontade de seu povo, somento o povo pode obrigar a reversão desse processo, indo às ruas e manifestando sua vontade, se houver repressão armada por parte do governo cabe á ONU determinar medidas e ai sim, com respaldo da ONU o Brasil poderia intervir diplomaticamente, jamais por meio de armas e tropas.

    • valter maldanis

      Concordo, em numero, genero e grau.

    • maria ribeiro

      Então, tá.

    • izaias almada

      Parece um manual do Departamento de Estado dos EUA, ou seja, uma vez consolidado o golpe de estado não se faz absolutamente nada.

    • Edson

      kkkkkkkkkkkkkk eleno!

      o certo é expulsar o Paraguai do Mercosul e fechar as fronteiras, mais sofrido que esta o povo Paraguaio não vai ficar, que vai sofre e a oligarquia com estas medidas básicas

    • José

      Tem três problemas no raciocínio: 1 ) como fica a “cláusula democrática” do Mercosul e da Unasul ? Se isso não é ruptura intitucional, ou literalmente golpe, não sei mais o que é. 2) O que impede ou intimida outros incidentes dessa natureza em outros países se não existir o isolamento, ainda que temporário e suas penas decorrentes ? 3) Se precisar da ONU pra resolver algo desse tipo diplomaticamente, pra quê Unasul ?

    • José

      Há, tem outros dois problemas. 1 ) Os brasiguaios não vão ser perseguidos por conta desse processo. Na realidade vão ser beneficiados, pois são proprietários de terras, como os golpistas. Quem vai ser perseguido, pra variar, é o sem terra paraguaio. 2) Quem tem que se preocupar com o povo paraguaio são os políticos paraguaios e o próprio povo paraguaio. Pensassem nisso antes de atirar no ventilador. Não é tratando os vizinhos como incapazes que se constrói responsabilidade política. O Brasil tem que se preocupar com ele e com o povo brasileiro, e mesmo disso não tem dado conta ultimamente. Não é se acovardando em cima do muro e tolerando absurdos desse tipo que vai conseguir construir a estabilidade e o progesso que tanto deseja e precisa na região.

    • Quem lutou firmemente pela democracia não deve de forma alguma ser flexível com esse atentado a vontado do voto popular. Pois caso contrário esse vírus vota a assombrar a AL e principalmente o Brasil. A maioria do eleitor que é menos politizado sempre se espelha na figura do presidente e não do legislativo o deixando vulnerável. O governo brasileiro tem que ser duro com o Paraguai. Só assim o povo paraguaio e outros da AL saberam que esse tipo de atentado, terrorismo, praticado por ditadores disfarçados de legisladores ou juristas como em Honduras, saberam que pelo menos o MercoSul não aceitará esse tipo de atraso.

    • Antônio Jorge

      A ONU só faz o que os EUA manda

  • Carlos Cota

    Eu reparo o Golpe pelo ênfase e a proteção que o PIG(GLOBO) dá aos fatos. Está mais do que claro que foi um golpe, basta ver a reação do PIG.

  • Ronaldo

    Li que a CNBB agora quer ocupar uma cadeira no STF para julgar o mensalão. Pelo que li, não aceitm outro resultado senão a condenação do dirceu e outros 38 politicos.
    Essa igreja católica está voltando aos bons tempos dos golpes contra o comunismo.
    É importante estrmos atentos.

  • Santos

    Chefia, o Paraguai foi só um balão de ensaio. Foi apenas um teste pra sentir a repercussão. Pra ver como reagiria a vizinhança. E tinha q ser mesmo bem coladinho do Brasil. Só pra avaliar a tal da nossa liderança no continente. Acho q os verdadeiros donos do golpe ficaram satisfeitos: os poderosos daqui (do nosso país) aprovaram. Na verdade, os poderosos daqui estão numa felicidade quase que desmedida. Caminho aberto pra derrubada da nossa “democracia”.

  • monge scéptico

    Vazo(s?) ruim não quebra; aí está o globo para provar.
    Vamos invadir o paraguai e repor LUGO no
    poder!!!!quuáquáquáquáquáririririririririririiiiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrrrrrrrr!!

    E ai revisor? V. conhece o amigo da onça?ririririririquá!!!!

  • monge scéptico

    Pode ser que uma hora dessas consigam!

  • monge scéptico

    O globo sabe fazer!! São especialistas em tentar derrubar o governo.

  • Carl

    Presidenta Dilma fica de olho, pois AL (principalmente o Brasil) está incomodando os EUA. Eu defendo mais do que nuca o Brasil ter sua bomba atômica e isso é urgente. E o Brasil está demorando muito para comprar os caças.

    Os movimentos sociais também tem que já entrar em alerta, pois esse golpe é um ensaio para os próximos golpes na AL.

    • Antonio Nogueira

      Eu concordo contigo Carl, pois com a crise na Europa e os Estados Unidos mal das pernas economicamente, estão querendo aumentar as remessas de lucro das Empresas instaladas aqui no Brasil. Como se dizia antigamente, “A Souza Cruz que não é do Sr. Souza e nem do Sr. Cruz”…) (era proibido dizer ou escrever esta frase. Quem dizia ou escrevia eram rotulados de Comunistas). Penso que este bom desempenho de nossa economia frente aos Países em crise e a busca de novas parcerias comerciais com outros Países que não os Europeus e/ou os Estados Unidos, tem preocupado os donos do poder Mundial… Daí o perigo de Golpes cujos laranjas seriam os membros do PIG.

    • Lula quase passou por isso na reeleição em 2008.
      Dilma está mais segura porque em ambos os casos a coalizão de siglas garante a maioria do governo nas duas casas.
      Porem considerando que o PMDB é um verdadeiro camaleao, ele poder a qualquer momento ficar da cor que mais lhe agrade e deixar o governo com a broxa na mão.
      Portanto este golpe “democratico” no Paraguai é um sinal para ficarmos +alertas!

    • Carl, o risco para o Brasil, é que o Sr. Frederico Franco e a Imprensa Golpista, vão querer usar os Brasiguaios como instrumento de pressão contra o Brasil e contra a Presidenta Dilma.

  • maria do ceará

    Será que o Paraguai terceirizou o William Waack? golpe vapt-vupt made in USA? te cuida Dilma!

  • Alexandre

    O próprio Lugo fez sua cova ignorando a aliança que o levou ao poder. Digamos que ele continuasse presidente, o que ele faria com 5 deputados à seu favor? Acho gozado quando se usa como exemplo justamente os governantes que não seguiram um caminho mais democrático como o PT fez aqui, para governar tem que ceder meu caro…

  • Luis Fernando

    Dima deveria imediatamente fechar a ponte da amizade e colocar centenas de agentes da PF e RF na fronteira e para TODOS os carros que entrassem no Brasil, mesmo que isso provocasse uma fila de 30 quilômetros na fronteira. Chamar o embaixador brasileiro em assumção de volta ao país para consultas. Romper contratos comerciais com o paraguai (embora a única coisa que importamos de lá é muamba).
    E isso deve ser seguido por todos os membros da Unasul. Exigir Lugo de volta em 48 horas. Essa é a resposta à ditadura e ao atentado à democracia na América Latina. É a 4ª frota colocando em prática seus objetivos geopolíticos na nossa região. Basta com tudo isso.

  • At

    Que tristeza esse País!!!!

    O pior é que estamos pendurados a eles por um fio que da vida ao centro-sul do Brasil!

    Bobagem!!

    O Pararguai… ah bobagem, um pais insignificante não…?

    …e uma base Yanke bem ali do outro lado do Rio e a maior hidrlétrica do mundo nas mãos desses… sei lá.

  • Alice e Silva

    O Brasil e os demais países latinos não podem aceitar esse golpe calados. O povo latino tem que se posicionar e ir para as ruas contra o golpe e sua direita nefasta. Aposto que os tucanos estão pensando: “Não é tão difícil aplicar este golpe aqui e com certeza estão com o pires nas mãos, pedindo ajuda a CIA.

  • MARCO

    Olha, o que assisti foi um ex-presidente, sorrindo, se despedindo e agradecendo…nunca tinha visto isso antes em minha vida!! Ele é deposto do cargo e faz discurso sorrindo?? algum psicólogo poderia me expricar isto? por favor…..

    • Psicologo?
      Acho que ele deve ter recebido algum por fora para facilitar as coisas.
      Realmente lamentavel a figura patetica de Lugo sorrindo (de que?), enquanto o povo nas ruas aguardava uma reação do lider que não haveria!

  • Roberto Rubem

    Infelizmente o Brasil não está longe disso.
    Nosso Legislativo e Judiciário não são virtuosos.
    A Imprensa brasileira concentra poderes como nenhum outro país possui. A concentração do poder econômico idem.
    Se a Dilma cutucar o leão com a vara curta podemos virar um Paraguai.
    Como dizia o Brizola, esses poderes tem que ser exterminados que nem se come um mingau quente. Pelas beiradas…
    A Dilma poderia começar esse processo…
    Vamos lá Dilma!!!
    Pelas beiradas!!!!

  • valdo

    O Brasil e Argentina, tem força poder , por enquanto , e podem , devem fechar as fronteiras com o paraguaia. Os ladrones e nossos carros agora assume a governo de novo…

  • emilton xavier

    PHA, os textos dos colunistas da Veja e Globo apoiando o golpe, quer dizer o impeachment, tem muita similaridade. A ponto de desconfiar-mos que foram escritos pelos quatros na mesma sala e no mesmo momento. Jabor, Merval, Nunes e Azevedo, estão escrevendo seus artigos juntos? Nossa, que nojo!

  • Ary

    Embora o golpe tenha sido desfechado em 24 horas, é de se perguntar se o ex-presidente dele não sabia desde há muito tempo. O desfecho foi fulminante mas a orquestração deve ter levado alguns meses. Impossível o ex-presidente não saber o que o Congresso estava tramando. Até seus aliados votaram pelo impeachment. Lugo saiu resmungando, apenas. Pouco indignado. Saiu conformado. Um sujeito maldoso poderia insinuar que ele negociou o final de seu mandado. Até o PiG foi pego de surpresa.

  • José Antero Silvério

    Quando eu soube que o Lugo foi um bispo, eu disse pra mim mesmo: Ele faz parte do golpe. Foi por isso que ele não incitou as comunidades que o apoiam, deixando-as órfãos. Ao contrario de Hugo Chaves que sempre está ao lado do povo.

  • Urbano

    O faz isso até demorou… quatro anos para retomar.

  • mariza

    A Lei que destituiu o Presidente Lugo tem o “tamanho” da Lei do Gilmar: 24 horas.

  • sergio a b

    39X4 no Senado. 78×1 na Câmara. Pobre e despreparado Lugo, como governar com este Legislativo?

  • Henrique

    Por que os EUA colocaram uma base militar no aquifero guarani no Paraguai?

    Será que foi para proteger a água doce!?

  • José de Carvalho Tana

    PIG? É cada falso, com certeza.

  • JOÃO CARLOS

    Paraguay: Presidente Pirata

  • Marcelo

    Aqui em SP vivemos numa ditadura moderna, sempre na moda! Agora a sensação é arrastão em restaurante, já foi arrastão em condomínios, aqui se renova! morram de inveja seus esquerdistas!

  • Porra_Serra_

    Nessa velocidade? Talvez o Gilmar Dantas

  • ANTONIO CARLOS MARTINS

    Somente o Paraguay sabe faze-lo!!!!

  • Sérgio José de Andrade

    Lugo não reagiu…o Paraguai pode se tornar um espaço norte americano na América do Sul. Que o países do Mercosul não acatem tão rapidamente, como foi o golpe, este governo que não foi eleito nas urnas. Acorda PT…Lei dos Médios…Já. Mas o Lugo não reagiu, alguém pode me responder o porquê desta atitude?

  • Pereira

    Tudo é um horror, parece clima de 1964 com cia e o exercito brasileiro a enxotar um governo legitimamente eleito. Os golpistas são isso: acima de tudo egoístas e assassinos!!!

  • Magali a linda nos EUA

    Tem uma corja golpista na ( grande imprensa), blogs fascistas que incitam o ódio! O cão da Veja é bom pra rosnar, mas se o bicho pegasse iria se exilar em Veneza com seu único amigo! Meu Deussssss!

  • Afinal, qual foi a acusação “formal” para o Impedimento do presidente?
    A invasão das terras do sr. Riquelme?
    E a não reação do sr. Lugo não seria um “…eles sabem o que fazem!”
    Não sei não! Está muito ruim essa história toda.

  • JOÃO CARLOS

    Eu sabia da existência de relógios, wisks, cigarros e eletrônicos falsificados, mas agora a elite paraguaia já está falsificando até presidente legal #presidentePirata#

    • Isaac

      Vocês do sul vão pagar a compra de votos DELES, a grana de ITAIPU, do acordo do LUGO-LULA, vai para isso em 2013… aprenderam com a N/MORTE ENERGIA da DILMA e sua compra de caciques em ALTAMIRA… enquanto o povo quer eleger presidente os CACHOEIRAS criam seus legisladores…. AQUI e no PIRATA…

  • Luiz Oliveira

    Que canalhice…Um golpe só aplaudido pelos anormais do pig…….Que o Paraguai desses canalhas seja expulso do Mercosul, ou se devolva o país a normalidade com Lugo presidente

  • Jonne Vidal

    Cometeu o mesmo erro do Jango (guardando as devidas proporções),…… porque não lutar?….vai morrer gente? ora todos os dias morrem (fome, miséria……), pelo menos seria pra defender a democracia. A direita não hesitaria……

    • Antonio -SC

      Concordo contigo Jonne. É nisso que dá votar em presidente cagão. Tentaram com o Chaves e se deram mal. Este tem culhão rocho (opa!)

    • pperez

      Pior do que o golpe foi a covardia de Lugo!
      Não pode haver maior decepção do povo que ver seu presidente eleito fugir do embate para defender a si e quem representa!
      Lugo foi fraco até o final comprovando sua leniencia com as forças que comandam o País!

    • o problema do Brasil...

      sugiro ao amigo navegante assistir (se ainda não o fez) ao documentário da TV BRASIL, “O dia que durou 21 anos” para entender os motivos pelos quais Jango não resistiu ao golpe. Havia uma esquadra yankee a poucas milhas de Santos-SP pronta para prestar apoio aos homens do sr embaixador dos EUA… meus caros muito cuidado neste momento. vale lembrar que Itaipu pode se tornar um serio problema para o Brasil.

  • Essa foi demais, já estão se articulando, nós que tomemos cuidado, isso nada mais é do que a preparação para se apossar das riquezas latinos americanos, o Brasil é que se cuide, tudo serve de desculpa, e se juntando com o PiG, que toda vida viveu de golpes, nada mais estranha.

  • sergio

    A direita canalha paraguaia vive. As ruas amanheceram vazias, nem parece o mesmo povo que lutou bravamente contra Brasil, Argentina e Uruguai juntos.

  • Zé de Boituva

    Golpe, é o grande sonho do PIG. Por enquanto a Dilma tá patrocinando pesadelo.

  • Marcelo Rodrigues

    O senado paraguaio impediu a entrada da Venezuela no Mercosul. Com o o golpe devem ocorrer as seguintes conseqüências:
    1. O Paraguai não pode permanecer nesta entidade.
    2. Foz do Iguaçu não pode mais ser a festa que é para contrabandistas.
    3. Venezuela automaticamente está dentro do Mercosul, pois os outros países já a aceitaram.

  • Antonio Passos

    É hora de pragmatismo, creio eu. Para o MERCOSUL os golpistas podem ter feito um grande favor: ADEUS PARAGUAI, BENVINDA VENEZUELA.

  • Misael B.S.Filho

    A democracia paraguaia se mostrou tão falsa quanto a fiscalização do contrabando na ponte da amizade….agora…ITAIPÚ é uma realidade que o Brasil não pode desprezar…é uma hidroelétrica estratégica para o Brasil, os amaricanos não podem ter o dominio sobre nossa soberania…as forças do mal estão voltando para a america do sul….

  • Rogerio

    Saiu suave porque quer estar vivo.

  • pires

    Não é tão simples assim… basta ver o silêncio do Brasil. Cheira a uma negociação, assim como a eleição de S. Paulo…

  • oziel f. de albuquerque

    Os presidentes democratas da america do sul, tem que tomaram uma atitude contra o Paraguai. Até porque, os proximos são eles.

  • cimon vilela

    Presidenta Dilma, com golpistas não tem conversa. Vamos agir, para começar:

    1 feche as fronteiras com o Paraguai,

    2 suspenda os pagamentos dos royalties de Itaipu,

    3 suspenda a participação do Paraguai no Mercosul e Unasul;

    4 corte as relações diplomáticas e econômicas com este governo golpista,

    5 deixe de prontidão máxima as Forças Armadas para eventual ocupação de Itaipu

  • Silvano

    E é claro, a passividade bovina das esquerdas (?) não tem nenhuma responsabilidade, né mesmo?
    Vejam o exemplo pronto no Brasil=CPI-cachoeira

  • Maria Thereza

    Com os comparsas certos, o “golpe express” fica fácil. Por aqui, cada um está cumprindo direitinho seu papel, com o auxílio luxuoso do judiciário e a colaboração de erundinas e assmelhados.

  • yacov

    Que piada… Penso que o Paraguay devia ser defenestrado do Mercosul e a Venezuela admitida IMEDIATAMENTE.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

  • Pois é PH, mais um golpe que será defendido pelo PIG afirmando ser legítimo por ter sido exercido pelo legislativo do país. Da mesma forma que defendeu o golpe exercido pelo judiciário contra Manuel Zelaya em Honduras.
    Poderíamos então pedir a cabeça do governador incompetente que manipula dados de violência em SP. Que novamente, na verdade em maior escala, o PCC que a imprensa paulista defensora do direito de expressão tenta esconder, volta a aterrorizar o estado de SP. Nesta madrugada meu amigo e cabo da PM Cabral, pai de família, foi assassinado quando voltava de mais uma noite de trabalho. Pêsames a família e muita indignação. Pois será mais um nas extatísticas que será manipulado pelo nosso queridíssimo Governador. Faroeste caboclo na Chuíça!

  • isaias

    Honduras agora o Paraguai ,essa é a nova forma de golpe da direita ,e coincidentemente ,quando os países em desenvolvimento recusaram a proposta indecente ,dos países desenvolvidos a bancar os déficits desses através de uma esdruxulo pagamento de royaltes dos produtos produzidos com nossos recursos naturais .

  • nicola

    Que maravilha! O Paraguai ensinando o que é democracia para America Latina. Te cuida PT. Ou vai aceitar o golpe tipo Lugo?

  • Paulo ETV

    A UNasul agora tem que fazer POLÍTICA a fim de neutralizar os escritórios de serviços “MERCENÁRIOS DA ELITE(atenção : não é DE e DA) “‘,que existe desde que a sociedade foi criada,sem dramas.

  • Paulo Erivan

    A exemplo da ditabranda, “golpe democrático” transforma o Paraguai em paraíso do pig, dos cansados e cheirosos; ambiente ideal para preservação da tucanalha.

  • Cadê nosso órgão de inteligência, foi defenestrado pelo ex-Supremo Presidente do STF, Gilmar Mendes.

    Não pode o Brasil ter o disparate de ver os americanos deitando e rolando em nossos territórios e dos vizinhos e orquestrarem sabotagens em nossas nações.

    É necessário proteger a nossa democracia e dos países vizinhos!

  • Aemiguel

    O golpe não foi só contra a democracia paraguaia. Foi contra a frágil democracia latino-americana.O Paraguai demostrou que o golpe ainda é possível na AL. Basta adotar o “modus-operandi” adequado. Com certeza animou muita gente do lado de baixo do equador. E de cima também.

  • Carlos N Mendes

    “…questionável até do ponto de vista jurídico,” Como? O homem pediu 18 dias para formular a defesa, e não deram nem 5 horas! Golpe Estado, visto que não foi concedido NENHUM direito de defesa. O fantasma, sempre o fantasma da direita…

  • Flávio

    Como se diz o ditado:em Washington não tem golpe de estado porque não há embaixada americana.

  • Junior

    Esses regimes onde o presidente governa com a faca no pescoço, sempre acaba dando nisso. O congresso não pode ter o poder de derrubar um presidente, a população é que deve decidir por um referendo popular, mediante proposta do congresso.

  • Luiz Che

    O Cachoeira deve sentir-se envergonhado. Quando se livrar das grades irá ao Paraguai fazer especialização em golpes. Tive que rir ao ler esta expressão sobre a passividade do bispo Lugo: “Foi como se tivesse sido transferido de paróquia”.

    Tratou-se de um Golpe Assistido, que lembra a invasão do Iraque. Pobre povo paraguaio…

  • Roberto Ribeiro

    Para a Folha foi, um… digamos…um “golpebrando”, …. digamos… outra “ditabranda”, “ditogolpe”…
    “A Folha diz o que diz, porque o dono é quem é”.

  • Johnny

    Sem maioria no congresso, não governa. Como bem disse o Lula: Se Jesus Cristo fosse brasileiro, teria de abraçar Judas para governar. Infelizmente é assim. Já que está no inferno, o jeito é abraçar o capeta.

  • Laila

    E a nossa presidenta, até agora não se manifestou, está com medo de desgradar a globo, por quem vem sendo pautada?

  • jair

    Do jeito que a direita brasileira está indócil com o retumbante fracasso dos seus lideres políticos nos últimos anos, não demorará pra querer importar o modelo paraguaio pra cá. Afinal a receita cabe perfeitamente no Brasil: governante eleito pela população mais pobre e desmobilizada politicamente, oligarquias insatisfeitas, imprensa golpista, congresso volúvel(pra ser benevolente)e vice do PMDB. Nesse ingrediente só falta a expertise imperial.
    Fiquemos atentos!!!!

  • Nádia

    Esse golpe é inaceitável. Direita BANDIDA não tem o menor escrúpulo para dar o golpe. Vemos isso aqui no Brasil, com a mídia golpista, bandida e sem vergonha tentando esse golpe desde que Lula assumiu a presidência e continuam até hoje com Dilma. ACORDA BERNARDO. Onde está a regulação dos meios. Estamos achando que você faz parte dessa podridão que é a direita.

  • Jbmartins = Fora RBostaS de SC

    É a demagogia americana, impondo o imperio no continente, mais 500 milhões de manipulados.

  • Jbmartins = Fora RBostaS de SC

    A repostas disto, so teremos daqui a 20 anos, quando abrirem o livro da CIA e estará la, os EUA queriam a base da quarta frota no paraguai, por isto colocamnos no poder alguem que facilitara e pagara a instalação da base.

  • souza

    a america latina cada vez mais forte contra o inimigo.

  • Podemos fazer as seguintes associações:
    CNA + PSDB + PCC + CIA = Mortes no campo paraguaio na fronteira com o Brasil + Votações no Congresso Paraguaio + Memórias do ensaio hondurenho contra Zelaya + posições da igreja católica nos 3 episódios + terror pré-eleitoral em SP(PCC + PSDB) + revolta dos policiais bolivianos + greve dos caminhoneiros na argentina + posições do governo espanhol + silêncio de Hillary na Rio + 20 + associação da Rio + 20 a fracasso: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,bandidos-queimam-onibus-e-tentar-atacar-base-movel-da-pm-em-diadema,890457,0.htm

    José Ivan Mayer de Aquino http://www.viomundo.com.br/politica/somos-tods-paraguai.html
    Ação d Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

  • Ivonei

    O Paraguai é o país campeão mundial de concentração de terras (o vice campeão é o Brasil) nas mãos de poucos donos. Confesso não ter dados quanto à origem dos congressistas paraguaios, mas imagino que, como no Brasil, a quais interesses defendem. Há aquele ditado popular que diz que ao ver a barba do vizinho pegar fogo é preciso por nossa de molho. Portanto…

  • Vera Lucia Prisco da Cunha

    Coronel Ramiro Bastos e seus discípulos.

  • Giovanni

    PHA:
    Este golpe é um laboratório para o que ocorrerá nos outros paises de governos democráticos e populares. Não existe coincidência neste golpe e a reunião dos países do Pacífico. Em dias já estará sendo autorizada uma base americana no Paraguai. É a eminência de mais uma época de trevas para América Latina.

  • Francisco Antonio da Silva

    Se o Rio Ipiranga ainda existe, vamos lá, de novo, gritar “Independencia ou Morte!

  • Francisco Antonio da Silva

    O que você quer? Agora temos a rainha da motosserra, Katia Abreu, como colonista de outro depósito de detritos de maré baixa, a Folha de São Paulo.

  • Ivan Arruda

    Cada vez que um governante ou representante dos bandidos unidos está no Brasil, alguma coisa acontece. Foi daqui que houve um telefonema para bombardear velhos, crianças, casas e hospitais. Mas, a exemplo do que faz o PIG, terroristas são os outros.
    As bases da paz estão se exercitando para a grande batalha. O perigo é quando os sindicatos argentinos cantarem o hino Deus salve a américa. Junto com o PIG.

  • Nelson Menezes

    Estou achando que o EX Presidente Lugo obedeceu as ordens do Vaticano.

  • Bley

    A nova tecnologia do golpe mostra a sua lógica. Uni-vos, povos da América Latina!

  • joão sal

    É como diria o grande filósofo Faustão, representante de uma empresa especialista em golpes:
    “Se vira nos trinta”

  • Altair Ibn La Ahad

    excelente matéria…

  • Johnny

    Quando os golpistas destituíram Hugo Chávez do cargo, com um golpe, o povo foi às ruas e o recolocaram no cargo, para a tristeza dos EUA e da oposição golpista, assim como da igreja.

    Vejam o documentário: A Revolução Não Será Televisionada.

  • Preocupado com a nossa jovem democracia e hoje li numa certa imprensa que acham normal o que aconteceu no Paraguai. Acessem e leiam: http://www.bernardoalerta.blogspot.com.br/2012/06/mumuitas-nuvens-e-excesso-de-coerencia.html

  • Luiz

    Se a PF não tivesse pego o Cachoeira, o Demó e a Veja, seríamos nós a sofrermos o Golpe. Estava tudo encaminhado, era questão de tempo.

    O Civita já avisou que vai derrubar a Dilma.
    E o Bernardo continua dormindo a mando da Dilma.

  • Kid Prado

    Pulverize aquele pozinho e depois passe um pincel ou esponja suavemente no locais adequados. Então, com uma lupa descubra que lá estão as “impressões vegetais” do autor. Adivinhem o seu nome!
    O bondoleiro ou gandoleiro de Veneza este estar esfregando as mãozinhas de contentamento e vai exultar lá naquele programa dos colonistas especializados em falar mal do Brasil.

  • Eliana

    Foi um golpe vergonhoso.
    O Brasil e os demais países da UNASUL têm que condenar
    o golpismo da oposição paraguaia,e, virar as costas para o Paraguai
    até que a normalidade democrática seja restaurada.
    Abre o olho Dilma
    Hoje é o Lugo, amanhão pode ser vc.
    Há de se condenar de forma veemente , este atentado contra a democracia.

  • Antonio Passos

    É hora de pragmatismo, creio eu. Para o MERCOSUL os golpistas podem ter feito um grande favor: ADEUS PARAGUAI, BENVINDA VENEZUELA.

  • http://pdba.georgetown.edu/constitutions/paraguay/para1992.html
    paulo henrique, o artigo 225 trata do que se chama de julgamento político. achei a constituição paraguaia permeável a qualquer tipo de golpe de estado. à presidenta, caberá o não reconhecimento do que se chama lá de juízo político: não há de reconhecer o novo (old) governo. a nossa constituição (rígida e prolixa) não se coaduna com tamanha permissibilidade da constitução do paraguay. o interessante é que a constituição é de 1992, após o impeachment do ex-presidente collor.
    américa aos latinos!
    revolución!

  • Edson Sampaio

    É a “casa grande” se movimentando, utilizando os mesmos artifícios da ditadura implantada na América Latina pela CIA. Os movimentos populares precisam se articular. O mundo mudou e a relação patrão escravo também.

  • Regina Braga

    A operação Canvas tbém…Empresa que assessora o EUA contra os países hostis(Wikileaks ).Golpe Constitucional bem articulado.Que o Governo Paraguaio não seja reconhecido pelos vizinhos.

  • Paulo Villas

    O Paraguai , quem diria , acaba de criar a democracia paraguaia , tão verdadeira quanto o constrangimento da diplomacia norte americana e a base de argumentação do Merval.

  • Lair

    Lugo não reagiu, que estranho…

    • Jbmartins = Fora RBostaS de SC

      Aqui tivemos um Presidente que renuciou dizendo, “renucio por que das foprças ocultas”, seria a Força da CIA & Cia.

    • Eduardo Vieira

      Acho que é do perfil do Lugo não reagir. Teria feito uso do mandamento cristão de “oferecer o outro lado da face”.

      Apesar de ele não ter reagido (talvez por falta de tempo), achei digna a saída dele.

    • AlvaroTadeu

      Lugo poderia ter montado um exército só com os filhos que fez quando era padre e bispo. Aceitou a destituição bovinamente. Isso é péssimo para a América do Sul, temos um histórico de golpes no século XX capaz de envergonhar ditadores africanos.

    • Alísio

      É verdade, meu caro. Existe muita coisa mal esclarecida nisso. A imprensa nem noticiou o que é que os representantes da UNASUL disseram ou fizeram quando chegaram a Assunção.

    • Isaac

      DILMA não reagiu ainda! Que estranho, não quer perder apoio dos RURALISTAS!

    • Ronaldo Borges

      Ele não reagiu porque foi covarde igual o João Goulart, que tinha o apoio do primeiro exercito e de muitos generais legalistas, mas preferiu fugir para o Paraguai.

  • jorge sousa

    É PHA, no Brasil o sonho do PIG é esse. E olhe que nos jornais do PIG eles acham o acontecimento algo natural. A quebra do regime democrático, o golpe de direita, para eles é naturalissimo.
    Se cuida Dilma, Vamos tomar as atitudes antes que o pig siga a carta da Cia.
    Alô Ibernando, o povo está de olho nesses golpistas.

    • MURILO

      Que nada amigo jorge sousa a nossa presidenta já disse “Eu prefiro o barulho da imprensa livre (PIG)…”, disse também que o povo dispõe de uma arma infalível contra golpes que é o CONTROLE REMOTO. Lembre-se que ela é assessorada pelo especialista em comunicação ibernando cabral e outros de seu naípe… além disso a nossa valorosa imprensa, gardiã da democracia e seus princípios, será um bastião contra qualquer tentativa neste sentido. O meu problema é que NÃO acredito em nada disso.

  • Luiz Octávio

    É por isso que o povo deve ao eleger um candidato à presidente, também eleger os parlamentares de sua coligação, caso contrário fica difícil governar e os golpes são mais facilitados.

  • madeira

    Foi um teatro e o mais triste foi a passividade de Lugo que foi defenestrado do poder fazendo um discurso de padre com direito a sorrisos no final.

    Certamento, o Brasil não vai reconhecer essa farsa.

  • Roberto

    Este golpe foi bem melhor. Acho que vão repetir a fórmula. Assim fica parecendo dentro da normalidade democrática. Talvez tenham achado a fórmula, nova, para dar golpes. É só esperar para ver quem será o próximo.

  • Julio Lopes

    Acho interessante PH é a rapidez com que o PIG já chama o golpista de presidente. Vejo como uma clara intimidação para as possiveis reações contrárias do estado brasileiro mesmo legais, conforme a norma dos participantes do mercosul. Lembra Honduras quando o PIG agiu de forma a constranger o governo Brasileiro tomando partido dos golpistas, mais uma vez demonstrando profunda identidade com os principios yankes. Acredito que temos a imprensa mais traidora dentre os países. Se há governo popular essa midia e seus donos são contra.

  • Chico Nunes

    Fernando Lugo, o Fraco!

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •