Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

Publicado em 09/06/2012

UNE desmente Globo. Cadê a UNE nas ruas ?

A UNE é uma das “ideias fixas” da Globo. O Cerra também é uma ideia fixa da Globo.

Saiu no site da UNE:

NOTA OFICIAL DA UNE SOBRE A MATÉRIA DO JORNAL O GLOBO DO DIA 8 DE JUNHO DE 2012

Não nos causa espanto o ataque arquitetado por parte da imprensa conservadora contra a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o conjunto dos movimentos sociais. Primeiro, foi a revista Veja. Agora, é pelas páginas do jornal O Globo que a microfonia da mídia golpista tenta nos atingir. A UNE é alvo porque participa da luta democrática para romper o monopólio que meia dúzia de famílias exerce sobre a comunicação no Brasil. A UNE está na mira porque demonstra a necessidade de imediata regulação das responsabilidades dos meios de comunicação.

É importante deixar claro, em respeito a todos os que acompanham a nossa trajetória de 75 anos de vida, que a UNE não cometeu irregularidades e não é alvo de investigações de nenhum tribunal de contas. Se, o pedido de investigação feito pelo procurador do ministério público junto ao TCU apontar qualquer equívoco em nossa prestação de contas, – não há provas de que tenha ocorrido- será fruto de imperícia técnica, mas nunca de má fé.

Sobre um ponto da matéria publicada nesta sexta-feira, dia 8 de junho, pelo jornal O Globo, cobramos responsabilidade na veiculação e análise das informações e esclarecemos que a compra de alguns itens de vestuário foram feitas para a construção de instalações (artes visuais) e para o figurino de peças de teatro, atividades da Bienal da UNE, o maior festival estudantil da América Latina.

Sobre a compra de bebidas alcóolicas é necessário esclarecer que os valores referentes a estes itens constavam em algumas notas fiscais, mas não foram contabilizados como parte dos gastos com o dinheiro público. Ou seja, a UNE não usou dinheiro público para pagar esses itens. A montagem de camarins e uma intervenção artística sobre  a religiosidade afro-brasileira no qual se utilizava cachaça, búzios e velas foram comprada com o dinheiro privado da entidade.

Quanto a existência de notas fiscais supostamente irregulares, a UNE esclarece que o processo de contratação foi feito via pregão eletrônico, por meio da empresa “Terceiro Pregão”, especializada em licitações para o terceiro setor. A UNE cumpriu a sua parte contratual. Caso tenha ocorrido qualquer irregularidade por parte das empresas contratadas, a UNE apoia a  investigação do ocorrido e a adoção de medidas legais cabíveis.

A União Nacional dos Estudantes participa das políticas de financiamento público a atividades culturais, esportivas e educacionais desde 1999, sempre cumprindo todas as exigências técnicas de seus convênios. Parte das nossas prestações de contas já estão aprovadas, sendo que algumas se encontram ainda em análise pelos órgãos responsáveis. A UNE reafirma seu compromisso de zelo com os recursos públicos e, se comprovado qualquer tipo de imperícia técnica em qualquer prestação de contas, compromete-se a saná-las de acordo com o que lei determina, inclusive, se for o caso, com a devolução de recursos. Dessa forma, a UNE reafirma também o seu compromisso com o Erário, honrando seus 75 anos de vida.

Infelizmente, para as poucas famílias que exercem o monopólio da comunicação no Brasil, ser verdade ou não é apenas um detalhe. O que importa, para eles, é a versão, sempre comprometida com os interesses das elites dominantes. A UNE já enfrentou batalhas piores contra estes mesmos personagens, por exemplo,  durante a ditadura civil-militar. Esperamos que a Comissão da Verdade revele os responsáveis destas empresas pela cooperação com a tortura, o assassinato e outros crimes bárbaros cometidos pelo regime de exceção, assim como a luta contra a corrupção no Brasil revele as relações mantidas entre corruptores, como o bicheiro Carlinhos Cachoeira e os donos destas mesmas empresas.

Como não nos intimidamos no passado, não nos intimidaremos agora. Pelo contrário, ampliaremos nossa luta pela democratização da mídia, por uma educação para todos e por um Brasil mais justo.

União Nacional dos Estudantes

08 de junho de 2012

Navalha

A UNE é uma das “ideias fixas” da Globo.

Petrobrás, Getúlio, Jango, Brizola, Lula, Dilma, mensalão – são algumas outras.

O Cerra também é uma ideia fixa da Globo – ou talvez seja o contrário: servir à Globo é que é a ideia fixa do Cerra.

O ansioso blogueiro, porém, tem um problema com a UNE.

Exposto no Congresso da Juventude Socialista – clique aqui para ler “Contra o ‘remendão”, a Constituição”.

O ansioso blogueiro gostaria de ver a UNE nas ruas com o pessoal do Esculacho.

Na porta do Robert(o) Civita e do Policarpo – porque jornalista bandido bandido é.

Na porta do Benardo do “remendão”, com a Constituição na mão.

Na porta do Cerra, depois que ele voltar de Nova York, a distribuir exemplares da edição popular do Privataria Tucana.

Na porta do Gilmar Dantas (*), com a palavra de ordem: “Rua ! Rua ! Rua !”

Parece que a UNE ganhou “estabilidade”.

E tem medo da rua.

 




Paulo Henrique Amorim


(*) Clique aqui para ver como eminente colonista do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista da GloboNews e da CBN se refere a Ele. E não é que o Noblat insiste  em chamar Gilmar Mendes de Gilmar Dantas (*) ? Aí, já não é ato falho: é perseguição, mesmo. Isso dá processo…”



Comentários

  • carl

    95% dos jovens brasileiros não estão nem aí para o que acontece no país, eles não lêem jornais, não assiste noticiario da tv, o negocio deles é estar 24 horas plugado no computador nas salas de bate papo, e esses bate papo não levam a lugar nenhum em termos de informação do que acontece no Brasil e no mundo, os jovens brasileiros, estão cada vez mais “analfabetos”, mesmos cursando cursos universitarios, eles agem que nem “burros de carroça”, só enxerga celular, computador e novelas da globo, pergunte a eles o que acontecerá com tal personagem da novela, que eles de cor a salteado, agora pergunte sobre a “CPMI DO CACHOEIRA”, que eles não sabem responder o que significa a palavra “CPMI”, essa “geração movida a celular”, é “BURRA”, torra dezenas de reais semanalmente e fazem a alegria dos donos das empresas de telefonias, eles não se comunicam, apenas “torram dinheiro” com verdadeiras “abrobrinhas”, bate papo que poderiam ser feito ao vivo e a cores, mas, é tanta besteira que eles falam, que ficam com medo de falar em publico, daí, a utilização de celular sem a minima necessidade, pura “futilidade”.

  • nilcemar

    Gostaria que eles enfrentassem o MST, maior movimento social do mundo. Aí sim, haveria um confronto de gigantes. No auge da propagação do suposto mensalão, quando o PIG clamou aos “caras pintadas” para irem às ruas impeachmizar Lula, quem sustentou o presidente foram movimentos como o MST, e a CUT também. No contexto atual, bem menos pode-se esperar da UNE, mesmo porque ela não tem mais a importância que teve no passado. Na luta contra a ditadura ainda não haviam os “movimentos sociais”: os tempos são bem outros … muita gente não consegue perceber isso.

  • ROGERIO

    A UNE virou uma pelegada depois que o PT entrou no governo federal. O mesmo se diga de CUT e Fetraf. A UBES sumiu, não sei nem o que andam fazendo, mas estive num congresso da entidade, por volta de 95…já naquela época a unica preocupação era “com quem ficará a emissão de carteiras estudantis”. Lamentável.

  • Wilson Recifense

    Esqueçam a UNE.

    A UNE, há tempos, esqueceu dos estudantes.

  • Yarus

    “ONG da Globo garfou R$ 2,9 milhões dos cofres públicos às custas da UNE

    O jornalão O Globo critica convênios e patrocínios à UNE (União Nacional dos Estudantes) bem acima do tom.

    Mas o que o jornalão não conta, é que a ONG da Globo, Fundação Roberto Marinho, usando da lei de incentivo à cultura, garfou R$ 2,9 milhões do dinheiro público dos impostos, para fazer a “Memória da UNE” (Ver PRONAC nº 030926 no Ministério da Cultura), quando queria melhorar um pouco sua imagem de empresa filhote da ditadura…”
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/06/ong-da-globo-garfou-r-29-milhoes-dos.html

  • lauro oliveira

    PHA, concordo que a UNE-UMES estão sob ataque midiático em conluio com procurador do TCU. Penso entretanto que estudantes na rua só para campanhas de grande interesse nacional tipo “Petróleo é nosso” ou “Diretas já”

  • jose marcos

    A UNE é covarde, só faz festinhas e vende carterinhas. As vezes publica uma notinha de protesto e voltam para as festas.

  • maria maria

    Ph, aproveite a ideia do “anonimo” e faça um barulho ensurdecedor a respeito da greve dos dócentes das IFES, que a gente e a torcida do flamengo ta querendo saber.

  • Heitor

    A única coisa que a UNE tem para se envergonhar é já ter tido um infiltrado (Serra) na sua direção. Quando o Brasil precisou da UNE, no Golpe de 64, o Serra pulou fora. Agora chegou a vez da UNE dar o troco. E aí, vão se calar?

  • maria maria

    meu comentario, cortado, nao dizia nem sequer um terço do que a une deixa de fazer e que urge fazer e das criticas feitas aqui por nos..
    A UNE nao representa mesmo os estudantes. Estas açoes ludicas, do tipo apresentada na UFSC, seriam maravilhosas como complemento.
    O que interessa agora é ver o que o pig fez.
    O mais importante agora é que a UNE veja como foi usada, foi exposta pelo pig a todas essa criticas. Reaja pra fazer jus ao que o governo lula fez por ela. Va a luta!!! De voz aos nossos clamores e aja.
    Revejam o quanto ela foi importante na ditadura e agora, na democracia, com mais liberdade, lutem por um pais melhor que nasce tambem nas universidades e nao esmureçam diante de tantas criticas negativas, aproveite-as para crescer pra nao mais ter que assistir a tudo isso e pra, ativamente, ajudar os estudantes.

  • jd

    Está posto o desafio à UNE.

    • Lua

      Não existe desafio aos mortos. A UNE morreu e já faz um tempo. mas o movimento estudantil esta se reorganizando em uma nova entidade, só que agora de luta, se puderem procurem saber mais. ANEL Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre. conheça o verdadeiro movimento estudantil!

  • J.Claro

    PHA

    Tem mais: A tempos que a PM Paulista entrou no radar da Globo. Não sei qual a motivação, mas, é nítido o empenho da globo, para enfraquecer vez por outra, a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Se depender de mim, a audiência da Globo chega a zero.

  • ANTÓNIO CARLOS RODRIGUES

    Acho que a UNE deveria começar sua atuação (já começou? não percebi.) reivindicando do governo social do PT uma verdadeira escola fundamental pública para todos, passando por cima da escola privada, sem piedade.

  • Ferreira

    Esta UNE não serve para nada , não faz nada, não fazem passeatas contra o que está errdo , etc….
    É uma entidade inútel .

  • Rose SP

    PHA, estou me perguntando , para que serve afinal a UNE,?Eu mesma dou a resposta, para nada! Não se movimentam para nada. É bom que o PIG esculache com uma entendida que parece não ter serventia nenhuma.Achou ruim UNE, vai à luta, meu!

  • Henrique

    A UNE não é unanimidade nem entre os estudantes. A recepção que eles tiveram na UFSC mostra a representatividade deles:
    http://www.youtube.com/watch?v=LYDGWJ15yGE

  • Costa

    E hoje eu sei
    Que quem me deu a idéia
    De uma nova consciência
    E juventude
    Está em casa
    Guardado por Deus
    Contando seus metais…

  • Julio Lopes

    Ainda que haja correção nos atos, a UNE é mais oportunidade de emprego para jovens classe média, anarquistas na primeira infância.

  • ZÉ COCO

    Eu não acredito nesse estudantes de hoje, para eles o maior ato de bravura hoje é formar comprar carro e casa e ir para balada mostrar as aquisições.
    Hoje nem bula de remédio eles não lêem mais ,já esqueceram que uma nação é feita de homens e livros com uma boa pitada de idéias e ousadia.

  • bene nadal

    A UNE já fez história no passado, até peitando os golpistas armados da ditadura.
    Hoje está um tanto apagada, talvez até mesmo sem saber direito seu papel, não acredito que esteja fomentando a “greve política das UF’s, não acredito que estejam dando matéria para o PIG, para usar contra eles próprios.
    Aliás acho que a hora é própria para começarem a agir de verdade, no sentido de fortalecer a nossa democracia, tão ameaçada pela imprensa, que agora tenta amedrontar a própria UNE, para tirar proveito.
    Muito boa a nota da UNE, esculachando esses lacaios da imprensa, e muito boa a reportagem do Caf.
    Acredito até que seria o grande momento de unir forças com os blogueiros progressistas e internautas, que estão praticamente sozinhos nessa luta ferrenha, contra a oligarquia das comunicações no Brasil.
    Faço um apelo a você PHA; junte-se aos demais “monstros sagrados da blogosfera”, para atuar junto à nossa presidenta, para trazer de volta o Franklin, caso ele queira, para retomar o processo de regulamentação da mídia.
    NÃO DEIXEMOS SOZINHOS NOSSOS IRMÃOS QUE SAÍRAM NA FRENTE NESSA LUTA, COMO: EQUADOR, VENEZUELA, ARGENTINA, pois é exatamente o que os PIG’s de toda a América latina querem, nos acovardar, para facilitar o trabalho deles de dizimar esses três guerreiros que saíram na frente. GRANDE ABRAÇO E BOA SORTE!

  • Cunha

    A UNE se assemelha à maior parte dos jovens de hoje, mas, não tenho idéia se ficam só no on-line, tipo UNE no Facebook, UNE no twitter , G+ ou o quê . Lembro-me lá dos 80 , do evento na sede fechada na Praia do Flamengo,quando os estudantes foram rechaçados à bala , fazendo a galera correr para a Cidade das Crianças. Naquela época o twitaço era nariz à nariz, cara à cara! Hoje, ouvem da mídia de sempre e respondem somente em “nota oficial”. Ora, saiam de suas home pages e respondam. Sejam a UNE!

  • Rubens Santana

    A UNE tem duas opções,sair às ruas ou a omissão, a hora é agora.

  • João Brasileiro

    E cá entre nós: por que o governo federal não investe mais na tv pública desse país ??? Com o que gastam em anúncios na globo e na veja, dava pra contratar gente do nível do Wagner Moura pra montar UMA SUPER TV PÚBLICA !!!
    E antes que apareça algum cara-de-pau, como aquele presidente da SKY (PIG), pra dizer que isso é “sovietização da mídia”, vamos lembrar que a melhor tv do mundo ocidental é feita pela BBC(estatal)…
    O pessoal podia ir pras ruas pedir isso também…

  • Nilson Fernandes

    É mias fácil a tartaruga escapar do que ver a UNE nas ruas. Se apertar esta mininada corre para o Chile do Pinheda como o Padim Pade Cerra correu para o Chile do Allende e quando Pinochet deu o golpe ele saiu de fininho para a embaixada dos EUA. e lá fico até a poeira abaixar !

  • Eugênio L. da Costa

    A respeito do art do MINO: É preciso entender que jornalismo da Globo faz, quando era o campeão de audiencia ser denominado “Show de noticias”, ai começava a ficção do jornalismo “global”. Como disse noutra parte, a XUXA neste jornalismo poderia ser a editora de jornalismo, “vida é doce, é mel…”. É preciso perceber que o jornalismo da Rede Globo é todo voltado para alienar as pessoas, como o Show da Xuxa é para alienar as crianças. Até a presença do Pe Marcelo é uma grande forma de alienar os catolicos, infelizmente.

  • Lula Gov SP 2014

    A unica mancha da UNE foi ter permitido que “o mais preparado” fosse seu presidente… Aliás, o unico presidente fujão!!! Recomendo!!! José Serra: não cumpriu mandato nem de Pres. da UNE! http://www.youtube.com/watch?v=w45RosZRfO8

  • flaino...

    UNE, o caminho; PIG, o pedágio.

  • souza

    este é um chamamento a une.
    une, a luta continua.

  • isaac

    quando leio alguns comentários que responsabilizam as entidades pelo visível refluxo no movimento social eu fico preocupado. Passa-se a falsa idéia de que é o dirigente que determina a ação da base, quando na verdade é justamente o contrário: a base determina a ação do dirigente. Ainda assim cabe a pergunta: que movimento social tem mais atuação que o movimento estudantil?

  • Manuel Henrique

    A UNE tem que mostrar quantos contratos teve com o governo federal (FHC!)de 1999 a 2003. E óbvio que o objetivo do PIG é bater no Lula, só querem isso, esse é o alvo deles, por absoluto temor. Então, é preciso desconstruir a tese de que a UNE começou a ser “aparelhada” em 2003, que só depois de Lula começou a receber verbas federais. Isso é mentira, mas eles estão tentando plantar isso há anos. Não podemos deixar!
    A UNE também tem que assumir que tem, sim, mais identidade ideológica com o governo Lula, cujo projeto reduziu a enorme divida do social do Brasil. Ela não deixou de ser combativa; apenas reconhece os avanços do governo.
    E mais: desde quando o globo defende a combatividade da UNE? desde quando o globo defende a UNE? Olhem a vida pregressa desse folhetim!E olhem os seus comentaristas! A maior parte agrediu a UNE e suas lideranças durante toda vida.

  • Caio

    Voce PHC, como jornalista de talento, está incitando gente que ainda pensa que estamos na época da revolução (Fazem 10 anos de governo do PT), a ir para as ruas, tem uma responsabilidade muito grande. Essa turma que só sabe fazer palavras de ordem, comandadas por alguém, e querem se beneficiar do dinheiro do contribuinte que trabalha honestamente, acreditando que o Estado é para prover a tudo e a todos, sem levar em consideração os méritos e esforços de cada um, pode provocar o caos que em minha opinião interessa a alguns poucos……

  • Sávio

    Muito bom PHA!!!

  • Adelice Feitosa

    A UNE que eu vejo hoje é a que eu vi nos anos sessenta quando era ainda estudante do segundo grau, que reclamava, protestava, lutava, se expunha, levando bandeiras de liberdade, de protesto contra os horrores da ditadura. Vejo-a assim, hoje, quando se revolta e não se cala diante dessa imprensa vinculada à elite perversa que ajudou ao golpe, que doou joias e fez passeatas da ” família com Deus, etc etc, etc. Fico até emocionada quando leio um artigo de repulsa como este que a UNE fez contra esse jornaleco engajado no que há de mais reacionário, mais elitista e preconceituoso do país.

  • Pensador

    Juventude pautada por partido político, é isso que a UNE é! Quando a militância popular é pasteurizada por um partido político, a mesma enfraquece como entidade representante do povo e de suas aspirações democráticas, foi o que aconteceu com a UNE. Carterinha de idiota para todos aqueles que acreditam que a juventude brasileira está sendo representada por alguma entidade em nossa sociedade! Puro jogo de interesses políticos nada mais!

  • Lenir Vicente

    Apoiado Paulinho!A UNE tem que ir para os Esculacho tb. Deve defender a reputação dela com a arma mais democrática de todas: o ESCULACHO.Ley dos Medios já!

  • Fabricio K

    Desde quando uma entidade, que de fato não é representativa de ninguém, tem o direito de receber recursos públicos? Dinheiro tomado a força dos nossos bolsos e vão parar nas festinhas de meia duzia de estudantes profissionais embaladas a bebidas alcoolicas e sabe-se lá o que mais…

  • Fred Azevedo

    Enquanto a globo ataca a UNE no Brasil, Cerra (o preferido do Ali Kamel) assiste ao vivo, o jogo da “Seleção” em NY… Além de tudo, é pé frio!

    Sim… descobriram Cerra nos EUA! A informação é do Burburinho, e está no Luis Nassif. Cerra e o atual presidente da CBF, o Marin, juntos em NY assistindo Messi destruir a defesa brasileira…

  • Mandei algumas mensaggens para a UNE sugerindo posicionamento, especialmente com relação à Privataria Tucana. Não vi nenhum movimento. Mas ainda há tempo de agir.

  • Eduardo Raio X

    Já passou da hora da UNE manifestar mais claramente sobre os rumos do Brasil! Por o bloco na rua e partir para cima dessa cambada de malandro do black Tie do BraZiL Zil Zil Zil, chega de ficar pelos cantos dos campos universitários dialogando sobre o sexo dos anjos?!?! Enquanto os DEMônios anda a solto e faz ainda do BraSil um grande Pu….! A UNE perdeu a muito tempo seu sentido de fazer barulho e incomodar a quem deve!

  • Luiz Shigunov

    Participei recentemente do protesto contra o aumento abusivo das Barcas aqui em Niteroi. A UNE estava lá? NÃO! Uma pena…

  • Vera Billie Jean

    primeiro foi a UNE, depois os Sindicatos e agora é a vez dos Blogs Sujos/Internet

  • Hélio Pereira

    A UNE de volta as RUAS,voltando as suas tradições de Luta,esta ai uma bôa idéia!

  • Arlene

    UNE? Morreu faz tempo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Cil

    Jura que a UNE comprou material que seria pago com duas rúbricas diferentes, dinheiro público e dinheiro da empresa promotora do evento, e veio tudo na mesma nota fiscal??? Isso não existe! Notas fiscais de itens comprados com dinheiro público só podem conter os itens que foram de fato comprados e pagos com dinheiro público. Outros itens tem que vie em nota fiscal separada! E é pra gente achar que não há fundo de verdade na reportagem da Globboza… kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Maria fátima

    A UNE agora é das patricinhas e playboyzinhos; Pensou que o PIG estava do lado deles. Agora que recebeu uma crítica piguista resolveu se manisfestar. Oia, dantas, gurguel, cachoeiras rolam livremente e UNE nem toma conhecimento, ai de nós se não são os sujinhos!

  • José Ayres Lopes

    Boa, PHA! Concordo inteiramente! A UNE tem de estar nas ruas!

  • lucio de souza

    pha povo do bem unido jamais sera vencido o pig nao pode ficar dando as cartas nao a red lixo eo giumu tem o mesmo sobrenome mente

  • Marcos AC Lopes

    Gostei PHA. A UNE tem que ir às ruas. Mas muitos estudantes estão fomentando a greve nas Universidades Federais, fazendo o jogo da direita golpista, dando margem a que se use isso para desestabilizar o governo Dilma, influenciar nas eleições e esconder a bandidagem que está sugindo das ” cachoeiras”, no lugar de ir á porta do STF, da Globo, da Veja, do Bernardo e exigir que se apure tudo, que se puna os envolvidos e se vote uma ley dos medios de vergonha.

    • maria maria

      perfeito, marcos. Se nao fosse assim aquele lá nao teria dito que a culpa é de hadadd. porque o psdb se meteu a dar pitaco nessa greve?

  • Urubolino Pigão

    Por quê a UNE deixa o Eduardo Guimarães ir sizinho prá frente da Folha protestar?

  • Anonimo

    Sou esquerda, votei em Dilma, e nao entendo como um blog que fala tanto sobre liberdade de imprensa faz um silencio ensurdecedor sobre a greve nas universidades federais, coisa que vai muito mais alem de um simples aumente de salario, mais toda uma questao de estrutura, como o caso de muitos campus abertos no reuni e que nao oferecem o minimo de estrutura para os cursos continuarem.
    Gosto muito do seu blog PHA, mas isso e algo que deixa muito desapontado.

    • maria maria

      parece que voce tem saudade da universidade na era fhc. Tava sucateada, nao havia obras nem sequer pra reformar que dira pra ampliar, bebedouros, instalaçoes, tudo funcionando precariamente. Home qua sio me deixe!!!

    • Andrade, Amaury

      Onde esta acontecendo tudo isso cara Pálida?
      Aponte um nome onde o que acaba de relatar não funciona, diz localidade tambem.
      Nunca foi foi de esquerda, esquerdas tem nomes.

    • Ivanir

      Então mostre o seu nome, anonimo.

    • jacinto

      Ô sr anônimo (isso é a cara dessa gente!),
      Vê se aí do seu lado, nessa esquerda em que vc se posiciona, não está o Agripino, o Demóstenes, o ACMNeto, o Álvaro Dias, o Cerra, a Patrícia Amorim (que MANDOU os jogadores do Flamengo – coitados, constrangidos – entrarem ontem no engenhão carregando faixa de apoio ao movimento (político do PSDB) que fazem os médicos e professores(?). Parece que vc é tão de esquerda quanto o Ronaldo Caiado.

  • manoel rodrigues

    As Organizações (Deus sabe do quê) Globo falando de moralidade e dinheiro público. Só pode ser piada de mau gosto. Que moral tem essa família marinho??? Basta dá uma lida na sua história. Num país sério, os marinhos, os civitas e os frias, teriam o mesmo destino que os Murdochs da Grã Bretanha.

    • Marcos Chaves

      Pessoal, também sou um assíduo frequentador deste site “sujo”.

      Temos, todos, a responsabilidade com a transparência e efetivamente não sermos “chapa branca” nem atuar como o PIG que se utiliza de subterfúgios vários para desinformar e manter o seu monopólio.

      O Blogueiro “sujo Anonimo” não está falando nenhum trololó, apenas citando um FATO real que precisa de um posicionamento de nós, que queremos mudar o status quo da Informação e dos desgovernos.

      Cito então as instituições em greve desde 17 de maio de 2012 e as suas reivindicações:
      (UNIFEI, EFVJM, UFLA, UFV, UFU, UFOP, EFJF, UFTM, UFSJ e CEFET-MG);
      Pedem a reestruturação da carreira, com carreira única com a incorporação dos 13 níveis remuneratórios; Variação de 5% entre os níveis de carreira; percentuais de acréscimo por Titulação e ao regime de trabalho; Valorização e melhoria nas condições de trabalhos dos docentes nas Universidade e nos Institutos Federais e atendimento às reivindicações específicas de cada instituição, a partir das pautas elaboradas localmente.

      Vamos nos informar melhor, investigar, ler mais, e não somente comentar.

      Att,

  • Fernando

    a UNE deveria acampar na frente da grobo e de todas as suas principais afiliadas e transformar a vida desses golpistas num inferno!!!

  • Fred Azevedo

    A UNE tem medo das ruas?! Não é possível…para as ruas, todos nós, já!

    “…quem sabe faz a hora, não espera acontecer…”.

  • Marcos Antônio

    Que Presidente do Brasil não daria você, PHA!
    Seria a rendenção final…

  • roberto

    Quando fui às ruas por causa do Collor nem sabia que a UNE existia.

  • EFerraz

    Pra que serve a UNE, mesmo ??

  • Eugênio

    “A liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade.”

    É MUITA HIPOCRISIA!!!!!!!!

  • silver

    A UNE também está hibernada?

  • JOÃO CARLOS

    Minha geração lutou contra a ditadura militar, correndo todos os riscos, que todos sabem quais eram. Os jovens estudantes de hoje, com internet e tudo, não tem coragem de lutar contra esta ditadura midiática. São uns bananas mesmo. Se depender deles, nada muda.

  • Urbano

    Atualmente, a UNE, o MST, o PT, o Eterno Presidente Lula e a Presidenta Dilma são as principais entidades que os bandidos da oposição ao Brasil mais ojerizam. E isso com o devido beneplácito dos eternos cretinos, da claque ou não.

  • Ronaldo

    a UNE ainda existe !? Nem percebi.

  • Lopes

    A UNE tem que relembrar o tempo dos caras-pintadas e fazer uma passeata em frente a Globo e Veja.

  • Diferentemente da sua opinião, não vejo a UNE com medo das ruas. Acompanho a concreta luta dela e da UBES pela educação em todas as frentes. O que eles não são mais é inconsequentes e têm coragem de refutar a covarde greve da ANDES. Lutam pelo financiamento da educação com 10 % do PIB na contrução de um PNE adequado. Foram às ruas em 2005 por Lula e não pelo conluio Délis Ortiz/Glogo/PSTU na passeata do dia seguinte. Não pintaram as jovens caras com as cores da globo. Mais do que outros movimentos populares, a UNE e a UBES, foram o antídoto ao mensalão forjado. Não se engane: eles irão continuar com Lula e detonar o Serra.

    José Ivan Mayer de Aquino
    Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

    • maria maria

      Jose,onde eu posso ler sobre a une refutando a covarde greve da andes?

      • Maria, não sei se escreveram em algum lugar. Na UnB, onde estudo Gestão em Saúde Coletiva, nem o DCE e muito menos a UNE apoiaram a greve decretada por 156 pessoas para uma comunidade de mais de 20.000 estudantes. Foi verbalizado. Como estudante do ensino superior, me considero da base da UNE, caso ninguém tenha escrito aproveito para escrever aqui: a greve da ANDES é covarde e oportunista. Um despropósito de irresponsáveis com a educação brasileira no momento em que ela começa a sair da estagnação da era fhc. Covarde pois sem nexo com as negociações em curso e contando com apoio da mídia golpista. Não eram da UNE os infiltrados que quebraram a fachada do MEC – onde trabalho -na movimentação do dia 4/06/2012.
        José Ivan Mayer de Aquino
        Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

        • maria maria

          boa explicaçao, José, estao tentando envolver a UNE, tambem, nesta maldita greve que so faz atrapalhar quem estuda e impede de trabalhar os docentes que acreditam que lula fez o maximo pela universidade, apesar de nunca ter estudado nela Mas agora é doutor honoris causa, gostem ou nao. Nao é aleluia?
          Vimos tambem que uma boa parte dos docentes esta do lado de lá, na direita conservadora..

  • Yarus

    #aUNEsomosNos TUITAÇO, hoje, (09/06) às 18 HORAS.

  • Osvaldo T. Higa

    Bem lembrado, Marianne (Serrote), essa belíssima canção da Violeta Parra. Agora, imagine a Mercedes Sosa cantando essa música, de graça, na USP em 1976, a convite do DCE-Livre “Alexandre Vanuchi Leme”?
    No ano seguinte (77), saímos às ruas em passeatas; fugimos dos cassetetes da tropa de choque do aloprado Erasmo Dias e, em 1979, reconstruímos a UNE na garra e na marra. É chato ler o que está nos comentários acima, porque é verdadeiro?
    Cadê a rebeldia juvenil? Por que não pegar megafones e fazer manifestações em frente da Globo, da Abril. Dirigentes da UNE não são mais jovens???

  • Bruce Guimarães

    A UNE existe ainda???

  • hugo

    A UNE é uma sombra pálida do seu passado. Hoje vive de vender carteirinhas e só. Em nenhuma mobilização estudantil a UNE está presente. NENHUMA. E isso vem desde a época do FHC quando eu era estudante. A maior decepção que tive foi ver Marconi Perillo (ele mesmo)dividindo o microfone com a liderança da UNE num congresso em Goiania. Depois disso, UNE nunca mais.

  • Waldomiro

    No Portal da Transparencia a UNE aparece como inadimplente, quem esta errado a UNE ou o Portal.

  • rodrigo

    BRASILEIROS: todos querem que os outros façam a tal da revoluçao! sempre acomodados e pontuais às 21H na frente da TV! rsrs

  • Waldomiro

    A UNE amarelou pq deve.

  • Romu

    Lamentavelmente, faz muito tempo que a UNE perdeu a capacidade de liderar os estudantes. Aliás, o conjunto das entidades estudantis (participei do mov. est. na década de 80 e sei do que estou falando). O “caras-pintadas”, apesar da maior visibilidade que teve devido ao seu caráter festivo, foi um mero espasmo a reboque de um processo que eclodiu das denúncias da Isto É e das ações do movimento sindical. Quanto a “denúncia” da g”r”obo, essa resvala ao ridículo: chamar de desvio de recurso público vinho vagabundo de calourada. Putz, não paga uma muda de grama do PRO”Jack” – esse sim, um grande estripador (e estuprador) do erário.

  • Lourival Filho

    “Quando a Liberdade eclode no espírito de um homem, dez não podem nada contra esse um”. (Jean-Paul Sartre).

    A UNE bem que podia fazer jus ao seu passado e liderar a Primavera Brasileira.

  • Genésio

    É muito poder e irresponsabilidade. Juntando os dois ninguém pode. Apenas o povo poderá enfrentar a mídia que há décadas impõe atraso ao povo brasileiro. Porque Dilma não tem disposição. Lula não teve coragem.
    Armam-se de mentiras e comportamentos teatrais para destilar suas derrotas e raivas contra o sucesso do governo voltado para a classe média, os pobres. São Catanhêdes que diante de suas câmeras se esforçam para serem equilibrados, mas, em suas salas perdidas de labirintos destilam ódios com babas de raiva que saem das bocas. Aliás, a última de Eliana Catanhêde é semear a discórdia de Marta Suplicy com o PT, como se a Senadora fosse uma Marina ou Heloísa. Esta é muito escolada. Inventa outra, Catanhêde.

  • Falcão

    A UNE amarelou! Agora… tem cadeira cativa, dinheiro na conta…sai na foto junto com as principais lideranças do país… prá que por tudo isso a perder? Antes ela forjava líderes capazes… hoje… muito mal se ouve falar de suas ações, se é que tem alguma. Despertai UNE…!

  • Marta

    Os estudantes têm que ir às ruas já.

  • Lourival Filho

    Lembrando que hoje haverá um tuitaço às 18hs #AUneSomosnos em resposta a mais essa chantagem do PIG

  • cleverson

    A UNE agora é uma espécie de sindicato, daqueles bem acomodados.Nao querem saber de problemas, o único que importa a eles, sao os repasses. Seja do governo, ou seja através das carteirinhas de estudantes.
    PHA, nao mexa com quem está quietinho. Deixe eles descansando em paz, em berço esplêndido.
    Afinal, quem precisa de estudantes ativos, lutadores,guerreiros. Quem?!!!

  • João Brasileiro

    No meu tempo não era assim…
    TODOS NA RUA, JÁ !!!

  • O Globo (e a Globo) é a treva e o Ali Kamel é o mestre dos tinhosos.

  • é isso mesmo PHA. É a juventude na rua. A UNE precisa fazer jus à memória de tantos que tombaram na luta contra a ditadura. É preciso sim lutar nas ruas junto com os jovens do esculacho. É preciso sim dar exemplo á juventude que está carente de sentimento de conflito. Indo para as ruas dá exemplo e os outros entram no bloco. O movimento estudantil precisa chegar às escolas da periferia e nao ficar somente nos ambientes estudantis da classe média. Precisa se unir a movimentos populares e os nascentes movimentos surgidos na periferia como o movimento HIP HOP.

    • Rubens Santana

      Será que a internet (e as redes sociais), no que diz respeito à mobilização, aquí no Brasil teve efeito contrário, prendendo definitivamente nossos jovens na frente dos computadores?

Deixe seu comentário

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Conversa Afiada."

  •