PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2012 / 05 / 29 / Gilmar sua, se enrola e desmente a Veja

Gilmar sua, se enrola e desmente a Veja

A entrevista do Gilmar à Globo de Manaus não convence nem seus consultores jurídicos.
publicado 29/05/2012
Comments

Depois de assistir à vacilante defensiva entrevista de Gilmar à Globo, amigos navegantes comentaram:

Luciano Mendonça


Agora sim. Gilmar foi convincente numa entrevIsta pra “Grobo” em Manaus. Não tenho dúvidas. Gilmar é um inventor de “causos”. Agora acredito que ele está enrascado de vez. O jatinho está taxeando na pista.


joão


Gilmar Mendes desmentiu a Veja; apavorou-se com CPI; e não devia debater ‘mensalão’

Depois de ver a entrevista de Gilmar Mendes na TV Globonews contando a “sua versão” do encontro de Lula, a história já mudou completamente de figura.

Na sua narrativa, ele simplesmente desmentiu a revista Veja, e mostrou-se inseguro com a CPI do Cachoeira.

A repórter pergunta: – Em algum momento [houve] a situação realmente de oferecer uma blindagem em relação às investigações que ocorrem no caso Carlinhos Cachoeira?

Gilmar desmente a Veja: – NÃO! A questão não se coloca dessa forma…

Com isso a versão de Jobim, a nota de Lula e até mesmo esta entrevista de Gilmar, confirmam que não houve proposta indecorosa nenhuma, e a revista Veja mentiu (ainda que Mendes tenha deixado a mentira correr solta durante o fim de semana, alimentando boatos).

Gilmar continuou contando sua versão na TV, mostrando que Lula conversava sobre a CPI como assunto político do momento, e do jeito que ele (Gilmar) falou, foi ele mesmo quem vestiu a carapuça e se meteu a dar explicações sobre seu relacionamento com Demóstenes e Cachoeira, por conta própria. Eis a transcrição da entrevista do ministro do STF:

- A rigor o presidente tocou várias vezes na questão da CPMI… no domínio que o governo tinha sobre a CPMI…e aí eu entendi… Eu depreendi, que ele estava inferindo que eu tinha a dever nessa matéria de CPMI, então eu disse a ele com toda franqueza: presidente, deixe eu lhe dizer uma coisa, parece que o senhor está com alguma informação confusa ou o senhor não está devidamente informado. Eu não tenho nenhum relação, a não ser relação de conhecimento, e trabalho funcional com o senador Demóstenes… E aí ele, um pouco ficou assustado, e disse: Mas não tem? E essa viagem de Berlim? Aí então eu esclareci essa viagem de Berlim, que era uma viagem que eu fizera, a partir de uma atividade acadêmica que eu tivera na Universidade de Granada, me encontrara com o senador em Praga, isso foi agendado previamente, ele tinha também uma viagem para Praga, então nos deslocamos até Berlim, onde mora a minha filha. Até brinquei, eu vou um pouco a Berlim, como o senhor vai a São Bernardo.

No Jornal Nacional, a versão sobre pedido para adiamento do mensalão, também é desmentida:

- Não houve nenhum pedido específico do presidente em relação ao mensalão. Manifestou um desejo, eu disse da dificuldade que o tribunal teria. Ele não pediu a mim diretamente. Disse: ‘O ideal era que isso não fosse julgado’. Então eu disse: ‘Não, vamos torcer para que haja um julgamento, e é tudo que o tribunal quer, e essa é a minha posição em matéria penal, é muito conhecida.”

Navalha

Aos 3'28'' dessa fita, Gilmar Dantas (*) comete um ato falho e diz que a referência de Lula à viagem a Berlim “me pareceu absolutamente adequado e revelador de qualquer outra intenção”.

A frase não tem nexo.

Tem nexo dizer que pareceu “absolutamente adequado” o Presidente Lula “chantageá-lo” com a viagem a Berlim, na companhia do Senador Demóstenes ?

(Com quem, aliás, Gilmar diz ter apenas relação de “conhecimento e trabalho funcional”, em Praga !)

O Conversa Afiada não tem a proficiência daquele analista de mexericos do Globo, que percebeu uma inveracidade na entonação de voz do Johnbim ao telefone.

Longe do Conversa Afiada dispor desses recursos intelectuais ou a expertise de um fonoaudiólogo.

Mas, convenhamos, amigo navegante, essa entrevista do Gilmar à Globo de Manaus (ou as perguntas teriam sido sopradas pelo Ali Kamel ?) foi um tiro no pé.

Não convence nem seus consultores jurídicos.

Gilmar precisa urgentemente de uma assessoria de imprensa.

O Daniel Dantas pode recomendar.

 




Paulo Henrique Amorim


(*) Clique aqui para ver como um eminente colonista do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista da GloboNews e da CBN se refere a Ele.