PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2012 / 03 / 14 / Beltrame comemora condenação de bicheiros. Como fica a Globo ?

Beltrame comemora condenação de bicheiros. Como fica a Globo ?

Saiu no Globo: Beltrame comemora sentença que condenou cúpula do Bicho.
publicado 14/03/2012
Comments

Saiu no Globo: 

Beltrame comemora sentença que condenou cúpula do Bicho


DOHA (Qatar) - O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Belltrame, comemorou nesta quarta-feira a sentença da juíza federal Ana Paula Viera de Carvalho que condenou 23 pessoas ligadas à máfia do jogo do bicho do Rio. Os acusados foram investigados pela operação Hurricane da Polícia Federal. Entre os condenados estão três contraventores que já cumpriram pena na década de 90 devido à ligação com o bicho: Aniz Abrahão David, o Anísio; Airton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães; e Antonio Petrus Kalil, o Turcão. Os três foram condenados a mais de 48 anos de prisão cada um e a pagarem juntos R$ 33 milhões em multas.


— Essa é uma pena exemplar, que vinha sendo cobrada pela sociedade. A sentença mostra que a sociedade não deseja o criminoso perto dela. Foi uma investigação federal que resultou nessa condenação, mas isso ajuda na nossa política de combater qualquer tipo de organização criminosa: seja tráfico, milícias ou o bicho — disse Beltrame.


O secretário voltou a defender mudanças na legislação para que o jogo do bicho passe a ser considerado crime e não uma contravenção. O secretário disse que seria desejável que os contraventores cumprissem pena fora do Rio de Janeiro, mas destacou que essa é uma decisão que caberá à Justiça Federal.


Beltrame está em Doha, onde participa de um congresso sobre segurança em grandes eventos esportivos organizado pelo International Centre For Sports Security.


A decisão tomada pela juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Criminal Federal, acontece 19 anos depois de outra juíza, Denise Frossard, ficar conhecida nacionalmente por condenar e mandar prender 14 contraventores, integrantes da cúpula do bicho, em 1993 — incluindo Anísio, Guimarães e Turcão. Na decisão de agora, a juíza Ana Paula condenou 23 integrantes da máfia do jogo e determinou a prisão de dez pessoas. Além de Guimarães, Anísio e Turcão, foram presos Júlio César Guimarães Sobreira, Jaime Garcia Dias, Marcos Antônio dos Santos Bretas, Nagib Teixeira Suaid e João Oliveira de Farias. Dois mandados ainda não foram cumpridos: o de José Renato Granado Ferreira, que está viajando com autorização judicial, e o de Marcelo Calil Petrus, filho de Turcão, que ainda não foi localizado e é considerado foragido pela Polícia Federal.


A decisão da Justiça Federal é consequência da Operação Hurricane, desencadeada pela Polícia Federal no dia 13 de abril de 2007 e realizada em três etapas, depois de uma investigação que durou um ano e três meses.


(…)


O advogado Nélio Machado, que defende Capitão Guimarães, de 70 anos, disse que já entrou com um pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal em favor de seu cliente, preso na manhã de terça. O bicheiro foi condenado por formação de quadrilha e corrupção. Machado também entrou com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal contra a juíza Ana Paula. O advogado alega que o STF decidiu, em 2007, que todos os réus do processo aberto com base na Operação Hurricane deveriam responder em liberdade.


(...)

Em tempo: Nélio Machado foi por muito tempo advogado de Daniel Dantas.

Navalha

Como se sabe, a Globo fez duas parcerias estratégicas que definem o senso comercial e o caráter de sua Organização.

Primeiro, com a CBF e a FIFA, o que lhe garantiu os direitos de exclusividade sobre a Copa do Mundo, o Brasileirinho e os campeonatos regionais.

Mesmo que o concorrente oferecesse mais dinheiro.

Nesta quarta-feira, no Estadão, na seção de Esportes, há quem ouse dizer que o Mr. Ricardo Teixeira não passava de “laranja” do sogro, João Havelange, esse grande herói das Organizaçoes Globo !

Onde já se viu dizer uma coisa dessas … laranja do sogro !

Que absurdo !

Outra parceria fundamental para a estratégia da Globo foi com os bicheiros das escolas de samba.

O que lhe deu a exclusividade para transmitir os desfiles no Rio e em São Paulo – embora, segundo o PiG (*) paulista, não existam bicheiros e qualquer outro tipo de contraventor em São Paulo.

Com os bicheiros do Rio na cadeia, como fica o business plan da Globo para o Carnaval.

Ainda mais que o Carnaval passou a ser um “derrubador de Ibope “.

Com o Capitão Guimarães na cadeia, quem banca aquele Cirque du Soleil que a Globo chama de desfile das escolas de samba ?

 




Paulo Henrique Amorim


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.