PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2012 / 03 / 13 / Quem faz a cabeça da Globo. Não somos racistas. Nem brancos

Quem faz a cabeça da Globo. Não somos racistas. Nem brancos

Kamel continua sua pregação: não há racismo no Brasil.
publicado 13/03/2012
Comments

Com o nobre objetivo de contribuir para a História do PiG (*), o Conversa Afiada incumbiu um entre dezenas de editores que compõem nosso brioso quadro de profissionais de compulsar o blog (aparentemente adormecido numa obscura página da blogosfera) do Ali Kamel, o mais poderoso Diretor de Jornalismo da História da Globo (o ansioso blogueiro trabalhou com os outros três).

Na verdade, o ansioso blogueiro seguiu a sugestão de um blogueiro sujo com quem se encontrou na festa de inauguração da sede do Instituto Barão de Itararé (clique aqui para ler “Dirceu a PHA: você fez um ‘empate’ ”), uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de cultuar e preservar a obra de Kamel e congêneres.

Abrimos esta “Antologia da Treva” com um texto sobre o Bolsa Família, uma das fixações do referido ideólogo.

Acompanhe as explicações do editor do Conversa Afiada:

O portal http://www.alikamel.com.br não é bem um blog.


É um mausoléu com o acervo produzido pelo ideólogo da Globo, seu Ratzinger.


O portal  promove os livros escritos pelo Kamel – verdadeiros best-sellers, à la Paulo Coelho – , e contém uma seleta de artigos publicados por ele em o Globo entre 1997 e 2009.


Passei a limpo todos os artigos postados no sítio entre 2001 e 2009.


São 152 peças.


Selecionei as mais conservadoras, anti-democráticas, retrógradas, elitistas.


No conjunto, consolidam o status quo da desigualdade, da exclusão social e acabam por justificar e dar conteudo doutrinário a políticas que levam água para o moinho do racismo.


Aquelas que melhor definem a ideologia que a Globo propaga através de um bem público – o espectro eletromagnético -, e que se confunde com o pensamento da extrema direita brasileira.


Kamel é o Rush Limbaugh brasileiro: ele faz cabeça da extrema direita e por ela se faz.


Kamel deve imaginar que é antropologo, cientista social (um oximoro ?)  – o nosso Gilberto Freyre.


Porém, na opinião deste ansioso blogueiro, ele não passa de um Gilberto Freire com “i”.


(Conta-se que, em Apipucos, D. Madalena, um dia, ralhou com o marido: Gilberto, essa carta está há um tempão em cima da sua mesa e você não abre. Nao posso abrir, querida, retrucou o Mestre. É para um Gilberto Freire, com “i”. Não sou eu.)


São 39 artigos, que seguem linkados e acompanhados de breves comentários meus.


Serão todos aqui exibidos.


Para que o amigo navegante conheça quem faz a cabeça da Globo.

Reproduzimos a seguir o item “14” dessa “Antologia da Treva”.


O Globo - 15/06/2004 - http://www.alikamel.com.br/upload/data/2004.06.15.pdf

Kamel continua sua pregação: não há racismo no Brasil.  “Há uma semana, o IBGE divulgou pesquisa sobre emprego e raça, e os jornais concluíram que os dados 'comprovavam' que os negros são discriminados [...]” ; “A pesquisa revelou que os negros — a soma de pretos e pardos — são a maioria dos desempregados, têm as piores ocupações e ganham a metade do salário dos brancos (essa ficção, quem é branco no Brasil?). Mas nada no estudo permitia dizer que os negros estão nessa condição porque o Brasil é racista ou porque os brancos são racistas ou porque os empregadores discriminam os negros.” Nada, além do fato em si. E outra observação estapafúrdia: no Brasil não há brancos. O que vai levar, mais adiante, à tese de que Brasil também não tem negros. Logo, não precisa de cotas. Na mestiçagem, fica fica o está...


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.