PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2011 / 09 / 29 / Estadão frauda para constranger Lula. E volta ao local do crime

Estadão frauda para constranger Lula. E volta ao local do crime

O Conversa Afiada reproduz o que leu no Viomundo: O outro lado da foto do estudante que “atacou” Lula na Bahia.
publicado 29/09/2011
Comments

O Conversa Afiada reproduz o que leu no Viomundo, do Azenha:

O outro lado da foto do estudante que “atacou” Lula na Bahia

por Conceição Lemes


Terça-feira, 27 de setembro, do meio da tarde ao  início da noite. Durante todo esse período o Estadão on-line  não destacou  na capa nenhuma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebendo   o título de doutor honoris causa do respeitadíssimo Instituto de Estudos Políticos de Paris – o Sciences-po. É a primeira vez que a instituição pela qual passou parte da elite francesa concede o título a um latino-americano. É sua sétima condecoração.


Diferentemente de terceira-feira passada, 20 de setembro, quando Lula recebeu o honoris causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Estadão on-line manteve na capa, do início da tarde ao final da noite, esta foto:



Afinal de contas, o que aconteceu? Estudantes ligados ao Diretório Central dos Estudos (DCE) da UFBA resolveram “brigar” com Lula? Ele até fechou os olhos com “medo de apanhar” de um mais “exaltado?


Nada disso. Mais uma demonstração de que a mídia corporativa está mais ligada em fazer política do que em noticiar e a escolha das fotos e manchetes “faz parte”.


O competente jornalista Fernando Brito, conhecedor profundo dos desejos mais sombrios da imprensa brasileira (foi por 20 anos assessor de Leonel Brizola e hoje está com Brizola Neto), denunciou a foto no excelente Tijolaço:


A capa do Estadão on-line é uma incrível expressão de um desejo mal contido de nossa grande imprensa. Olhem aí ao lado, como Lula sofre o “ataque” de um manifestante que participava do “protesto” que “tumultou” a cerimônia de entrega do título de “Doutor Honoris Causa” ao ex-presidente na Universidade Federal da Bahia.


O jornal transforma reivindicação – 10% do PIB para a Educação, algo mais do que justo que se peça numa Universidade – em protesto e o sucesso do ato em tumulto. É só ler como são descritos o “protesto” e o “tumulto” pelo próprio jornal, lá na matéria:


Como não havia espaço no salão onde ocorria o evento, os estudantes tiveram de ficar do lado de fora. Depois, conseguiram entrar no salão, onde acompanharam o fim das homenagens a Lula e voltaram a gritar palavras de ordem – enquanto pegavam autógrafos do ex-presidente nos próprios cartazes nos quais estavam escritas as reivindicações.


Afinal, quem era o “agressor”? Depois de uma porção de ligações para Salvador acabei chegando a Tâmara Terso, estudante de Comunicação e coordenadora-geral  do DCE da UFBA.


– Tâmara, você sabe quem é o aluno que queria “bater” no Lula?


– kkkkkkkkk É o Maltez, o Fernando Maltez, do setor de comunicação do DCE.


– Vocês foram à reitoria protestar contra o Lula?


– Nãããããããããããããããããããããããããããããããão! O que aconteceu foi o seguinte. Nós estávamos fazendo uma manifestação na UFBA, pedindo mais dinheiro para a saúde, para a educação… Aí ficamos sabendo que Lula estava na reitoria, recebendo o honoris causa. Fomos pra lá. Além de conhecer o Lula pessoalmente,  queríamos que ele posasse com o nosso cartaz, pedindo 10% do PIB para Educação.


– E a foto com Fernando “partindo pra cima” do Lula?


–  Na hora, o Maltez correu, agarrou a mão de Lula. Todos nós caímos na risada.


Fernando Maltez tem 24 anos, é torcedor do Bahia (como Tâmara) e está no último semestre do curso de Direito.


– Fernando, conta a verdade, você queria “descer o braço” no Lula?


– De jeito nenhum. Sou o maior fã. Admiro a história de vida de Lula, tenho consciência do bem que ele fez para o Brasil. É um exemplo para nós brasileiros, é um exemplo para o mundo.


–  E o que aconteceu?


– Na hora, todo mundo queria autógrafo de Lula. Teve aluno que pediu pra Lula autografar até no cartaz que carregava.


– Ele autografou?


– Claro. Só que eu não tinha caneta, papel, nada na mão. Aí, disse: “Lula, não tenho, papel, caneta, então me dá um abraço?!”


– Ele deu?


– Claro! Foi o dia mais emocionante da minha vida.


– E a foto do Estadão?


– Já ri muito. Estou famoso (rsr). Agora, pense bem, companheira: “Eu sou da Juventude do PT, você acha que eu iria bater em Lula? Nunca! Pode perguntar pro próprio Lula, se não foi isso o que aconteceu.


Em tempo. Finalmente, há pouco, o Estadão on-line colocou na capa a foto de Lula com o honoris causa do Sciences-po.  Só diferentemente da semana passada, quando a foto do “ataque” na  Bahia foi inserida no texto, ficando numa posição fixa, a dessa terça estava no slide show com mais cinco imagens, que se alternavam na tela.


Clique aqui para ver que o Estadão voltou ao local do crime: já tinha inventado que o Lula beijou uma fã na boca.