PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2010 / 05 / 06 / O PiG (*) venceu: EUA não cassam brevê dos pilotos do Legacy

O PiG (*) venceu: EUA não cassam brevê dos pilotos do Legacy

publicado 06/05/2010
Comments


Era o que o PiG (*) mais queria.

Inocentar os pilotos do Legacy e depositar a culpa na porta do presidente Lula – o pai do “caosaéreo”.

Conseguiu.

É o que percebeu o nosso exímio colaborador Stanley Burburinho, que entende muito de transponder (ligado e desligado).

E por que o EUA não cassam o brevê ?

Porque o Brasil foi incapaz de indiciá-los e condená-los.

Se a Justiça americana não investigou, por que cassar o brevê ?

Viva o Brasil !,

VOO 1907

Governo dos EUA nega pedido de cassação de brevê de pilotos do Legacy envolvidos em acidente da Gol

Publicada em 05/05/2010 às 14h26m

O Globo

SÃO PAULO - A Administração da Aviação Federal (FAA) do governo dos Estados Unidos informou à Associação das Famílias das Vítimas do Voo 1907 da Gol que não vê indícios suficientes para abrir processo administrativo para cassar o brevê dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paladino. Eles pilotavam o jato Legacy que colidiu com o Boeing 737 da Gol, em 29 de setembro de 2006, no Brasil. As 154 pessoas a bordo do boeing morreram. A ponta da asa do jato executivo Legacy, que havia saído de São José dos Campos, em São Paulo, em direção a Manaus, bateu no avião da Gol no norte de Mato Grosso.

O pedido foi feito à FAA, órgão que controla a aviação nos Estados Unidos, em 13 de abril.

- A resposta negativa, pura e simples, como foi feita, é uma afronta aos brasileiros e às famílias das vítimas. Não enfrentaram as questões técnicas levantadas e apresentadas por nós. Questões essas que, no Brasil, inclusive, motivam um segundo processo criminal contra os pilotos. A resposta foi lacônica, sem fundamento - disse Dante D'Aquino, advogado da associação e assistente de acusação nos processos criminais no Brasil.

Segundo o advogado, já houve casos de pilotos americanos que perderam seus brevês por terem cometido atos menos graves.

- Vemos neste caso que não existe uma política igualitária. Por menos, pilotos americanos perderam seus brevês nos Estados Unidos, em casos ocorridos no ano passado, mas como o acidente foi no Brasil, o governo americano e as entidades responsáveis não querem rever sua postura - afirmou o advogado.

O pedido foi fundamentado em precedente da própria FAA, que cassou o brevê de dois pilotos norte-americanos, um deles, por ter ficado com o equipamento de comunicação desligado por 90 minutos e outro por suspeita de embriaguez.

Agora, a Associação das Famílias das Vítimas do Voo 1907 pretende levar o caso à Corte Interamericana de Justiça, pedindo uma revisão da decisão da FAA, pois entende que houve desrespeito ao princípio da igualdade de tratamento e reciprocidade, em relação ao Brasil. A associação quer também que a Corte acompanhe dois processos criminais a que os pilotos Joseph Lepore e Jan Paladino respondem na Justiça brasileira.

Um dos processos tramita na Subseção da Justiça Federal de Sinop desde maio de 2007. Depois de o Tribunal Regional Federal da 1ª Região ter derrubado decisão do juiz da subseção, Murilo Mendes, que absolvia os dois pilotos da acusação de negligência na adoção de procedimentos de emergência e falha de comunicação com o Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo, o caso voltou a ser analisado pelo juiz Mendes.

Já o segundo processo criminal contra os americanos foi iniciado depois que um perito em acidentes aéreos demonstrou outros erros cometidos pelos pilotos, como o não acionamento do equipamento anticolisão de segurança de voo

 

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.