Não me calarão

Você está aqui: Página Inicial / Não me calarão / 2011 / 08 / 08 / PHA vence outra na Justiça. A imprensa vigia a imprensa

PHA vence outra na Justiça. A imprensa vigia a imprensa

Os advogados de PHA acabam de obter importante vitória judicial, numa ação movida por um repórter da Globo.
publicado 08/08/2011
Comments

Os advogados Maria Elizabeth Queijo e Eduardo M. Zynger acabam de obter para este ansioso blogueiro importante vitória judicial, numa ação movida por um repórter da Globo.

Como se vê, o Promotor de Justiça Paulo Sérgio de Castilho invocou Alberto Silva Franco: ... “não age dolosamente quem é impelido pela vontade de relatar irregularidades que supõe existentes”.

E decisão do Supremo Tribunal Federal: “ ...(o propósito de ofender) não se realiza se a manifestação dita ofensiva foi feita com o propósito de informar ou narrar ... ou de debater ou criticar...”

O Juiz José Zoéga Coelho introduz um princípio que deve fazer meditar jornalistas e órgãos de imprensa que se considerem acima do Bem, do Mal – e das Leis.

Diz o Juiz Zóega Coelho: numa democracia a imprensa deve ser passível de crítica:

“Outro não poderia ser o controle da sociedade sobre a atividade da imprensa – já que censura prévia não há – senão expor-se ao debate e às contestações, por todos os demais veículos de disseminação de ideias existentes... É do próprio embate natural de idéias, não raro contrapostas, que se depurem a verdade das informações e a credibilidade dos órgãos de comunicação de massa”.

A imprensa é a única forma de vigiar a imprensa.

Essa também a tese do Ministro Ayres Britto do Supremo.

Ou seja, até estrelas da Globo podem ser criticadas, não é isso, amigo navegante ?

Da Globo !


Paulo Henrique Amorim