Mundo

Você está aqui: Página Inicial / Mundo / 2011 / 04 / 12 / China apóia entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

China apóia entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Estadão: "China dá passo adiante na defesa do Brasil no Conselho de Segurança da ONU"
publicado 12/04/2011
Comments

Saiu no Estadão:

China dá passo adiante na defesa do Brasil no Conselho de Segurança da ONU


Em visita de Dilma Rousseff ao país asiático, comunicado conjunto trata pleito nacional por assento permanente como 'prioridade'


Vera Rosa, enviada especial, e Cláudia Trevisan, correspondente em Pequim


PEQUIM - Na visita da presidente Dilma Rousseff à China, o país asiático deu um passo adiante ao tratar da defesa do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. No comunicado conjunto assinado pelos dois países, a China se posicionou ao lado do Brasil ao assinalar que a representação das nações em desenvolvimento, naquele fórum, é agora uma "prioridade".


"A China atribui alta importância à influência e ao papel que o Brasil, como maior país em desenvolvimento do hemisfério ocidental, tem desempenhado nos assuntos regionais e internacionais, e compreende e apoia a aspiração brasileira de vir a desempenhar papel mais proeminente nas Nações Unidas", diz um trecho do comunicado.


Embora o país de Hu Jintao já tenha, em outras ocasiões, declarado apoio à pretensão brasileira de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, na prática tudo ficou na retórica. Motivo: a China, membro permanente, não quer ajudar o Japão, com quem o Brasil se associa nesse projeto, ao lado da Índia e da Alemanha, o grupo do G-4.


Questionada se a China havia adotado tom mais incisivo do que os Estados Unidos, que declarou ter "apreço" pela entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, Dilma evitou ser taxativa. "Não acho que dê para fazer uma comparação assim", afirmou.


Clique aqui para ler: Obama diz ter apreço pela aspiração do Brasil de ter assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Clique aqui para ler “JK de saias e China estão lá na frente: na tecnologia de ponta”.

E aqui para ler “Dilma na China não mia como gato, mas ruge como onça”.

Clique aqui para ler “FHC procura classe média no Facebook e diz que o povo se exploda”.