Redação Conversa Afiada

RedaçãoConversa Afiada

Jobim, o traíra: ele quer uma base americana no Rio

    Publicado em 03/12/2010
  • Salve e compartilhe
  • | Imprimir Imprima |
  • Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+37)



Publicado no Conversa Afiada em 10/04/2010:

Conviria ao ministro Nelson Jobim poupar-se de outro escolho biográfico


O Conversa Afiada reproduz o artigo de Mauro Santayana:

Um tratado indesejável


08/04/2010 – 23:06 | Enviado por: Mauro Santayana

Por Mauro Santayana


Com todas as explicações, incluídas as do Itamaraty, em nota oficial, é inconveniente o Acordo Militar que o Brasil está pronto a assinar com os Estados Unidos. Podemos firmar acordos semelhantes com países que podem comparar-se ao nosso, mas não com aquela república. É lamentável que esse tratado seja negociado pelo atual governo.


Segundo a imprensa internacional, prevê-se a instalação de uma base norte-americana no Brasil. A última base americana em nosso chão se limitava ao acompanhamento dos primeiros satélites artificiais, em Fernando Noronha. Ela foi discretamente fechada em 1961, por iniciativa de Tancredo que, como primeiro-ministro, negou-se a prorrogar o convênio, sob o argumento de que ainda não obtivera a opinião das Forças Armadas. Geisel, em 1977, em pleno regime ditatorial, denunciou o Tratado Militar que tínhamos com Washington, e fora renovado em 1952, por iniciativa de João Neves da Fontoura, contra a opinião do ministro da Guerra de então, o general Estillac Leal – que se demitiu como protesto. É da restauração paulatina desse antigo Tratado que se trata.


Antes houve a base de Natal, no esforço comum da guerra contra a Alemanha nazista. Terminado o conflito, em 1945, Getúlio agradeceu muito a contribuição norte-americana e, mesmo com as pressões ianques a fim de manter o enclave militar, dispensou-os desse cuidado. Não havia necessidade de tanto dispêndio para a nossa hipotética proteção.


O fato é que as negociações para a instalação de uma base norte-americana no Brasil, para o combate às drogas, foram anunciadas, em Quito, pelo subsecretário de Estado para o Hemisfério Ocidental, Arturo Valenzuela, e repercutiram no exterior, em que pesem os desmentidos do Brasil. Apesar de sua cuidadosa linguagem diplomática, a nota oficial do Itamaraty não é suficiente para afastar as dúvidas: trata, em termos vagos e genéricos da “cooperação em assuntos da defesa” e intercâmbio no treinamento militar. Nós conhecemos essa antiga canção, que nos remete ao centro de doutrinamento ideológico do Panamá. Ali muitos de nossos oficiais foram moldados para a submissão aos interesses norte-americanos, em nome da divisão do mundo entre os bons (os ianques) e os maus (quaisquer outros que contestassem a sua hegemonia). Foram alguns deles, com Castello Branco, Lincoln Gordon, Vernon Walters, a Quarta Frota e a CIA, que fizeram o golpe de 1964.


Os vizinhos sul-americanos – e os parceiros do Bric – se inquietam, e com razão. Eles têm contado com a firmeza do Brasil em defender a soberania de nossos países contra qualquer presença militar estrangeira no continente, como ocorreu no caso da Colômbia. A mesma firmeza deveremos ter se, amanhã, a Venezuela aceitar bases russas em seu território, ainda que a pretexto de se defender de ameaça na fronteira.


Acordos dessa natureza devem ser discutidos, previamente, com a sociedade e com o Congresso. Doutor Rosinha, deputado do PT do Paraná, membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, estranha que seu órgão não tenha sido informado do andamento do processo de negociações, cuja iniciativa é debitada ao Ministério da Defesa.


Conviria ao ministro Nelson Jobim poupar-se de outro escolho biográfico – ele que deles anda bem servido – e explicar sua posição no episódio. A reação, no Congresso, é de perplexidade. É quase certo que o Poder Legislativo negue ratificação ao Tratado. Quando se estabelecem acordos de cooperação de defesa militar, pressupõe-se que haja inimigos comuns, a serem eventualmente combatidos. Não sabemos de que inimigos se trata. Certamente não serão a China, a Índia, nem a Rússia, nossos aliados estratégicos no Bric, e tampouco a Bolívia ou a Venezuela, bons vizinhos. É inadmissível pensar que venha a ser o distante Irã. Provavelmente, um dos interesses seja sabotar os nossos entendimentos com os parceiros do Bric, e da Unasul, que nos fortalecem no mundo.


Esse Tratado compromete o futuro do país e tem um motivo estratégico maior por parte de Washington, ainda que bem dissimulado e a prazo mais longo: o controle da Amazônia e a reconquista do poder colonial sobre o continente.



O Conversa Afiada reproduz o artigo enviado pelo amigo navegante fonjic:

Enviado em 09/04/2010 às 2:27


Paulo Henrique,


olha só isso, o serrista Jobim não pretende trair só o Lula, está traindo o país todo:


Brazil agrees to host US military base


Brazil has shocked its Latin American neighbours by admitting that Defence Minister Nelson Jobim was negotiating an agreement with the Pentagon to open a US military base near Rio de Janeiro.


US Secretary of State for the Western Hemisphere Arturo Valenzuela confirmed that a “security agreement” between Brazil and the US was being worked out by Mr Jobim and the Pentagon’s Latin America operations chief Major Douglas Fraser.


The base, which would permit US planes and warships to patrol the South Atlantic to “combat drug trafficking,” will be sited near Brazil’s former capital on the country’s south-east coast.


Brazil is a member of the Union of South American Nations which voted overwhelmingly last year to reject the installation of seven US military bases in Colombia as an affront to Latin American independence.


But Mr Valenzula declared that the US believed the presence of foreign troops in Latin America had now been “accepted by the region.”


“I think that everyone understands that the Colombian deal was a bilateral agreement with no intention of extraterritoriality,” he claimed.


http://www.morningstaronline.co.uk/index.php/news/content/view/full/88816


O Mauro Santayana já escreveu um artigo sobre isso, perfeito, como sempre.






Artigos Relacionados

  • Ricardo disse:

    Eu votei em Dilma, e apesar de Jobim ter uma relação com Serra, não posso deixar de lado o fato q ele foi o primeiro ministro da defesa a efetivamente olhar as forças armadas como deveria ser, e ao contrario desta nota, Jobim por inumeras vezes atacou os EUA, tanto q deve escolher o caça Frances, não vamos deixar politica se misturar com a realidade, Jobim foi um dos melhores ministro q tivemos e graças a ele estamos novamente investindo em nossa defesa. Não acho certo julgar alguem apenas pelo voto q ele deu, ele é um bom profissional e merece sim ficar no cargo.

    • I.F.Neto disse:

      O tempo mostrou outra coisa, amigo Ricardo. Uma coisa é defender a classe militar. Outra é fazer o que ele fez, indo contra o próprio governo que o acolheu como ministro, a pedifdo do Dr.³³ Lulla Nunca Dantes… Penso que nossas forças armadas precisam sim, de apoio. Não de um oputro país nos ensinando como devemos nos defender. Elles fizeram isso após 1964 e não gostamos. Pergunta se eles querem uma base brasileira em NY, digamos. Não creio. A reciprocidade não é o frte dos americanos…

  • m.fóerbah disse:

    É possível que ele tenha na sala um poster do ” Sam”, tio dele,
    e que passe as tardes de domingo, fitando-o, demoradamente,
    e sonhando com uma parceria com o gen.Custer

  • Luiz Augusto Barroso disse:

    O novo nome do espião, segundo a Folha: CONTATO HABITUAL. http://www1.folha.uol.com.br/mundo/840936-china-teria-ordenado-ataque-ao-google-por-violar-censura-estatal-revela-wikileaks.shtml
    Se vai à Posse da Dilma, grite bem alto: FORA JOHNBIM !

  • Pablo disse:

    O que pode-se dizer dum traira e vende patria que a estas alturas deve estar celebrando com os yanquis o tão sonhado agrement! um domingo ensolarado, as ondas acariciando as rochas e nos a pensar, como é possivel que um governo tão Brasilis e tão Popular, tenha caido nessa armadilha, e pór uma das suas maoires riquezas encontradas, em perigo? como?
    o Pre-Sal corre serio perigo de não ser mais Brasileiro! é dum desánimo total.

  • Daniel Marques disse:

    Eu acredito nas redes sociais, vamos nos mobilizar para tirar esse ministro-judas do governo federal.
    EScrevam para a Dilma….

  • m.fóerbah disse:

    Ainda bem que resultou 56×44

  • claudio vianna disse:

    Uma base americana, perto do Rio de Janeiro, para permitir que aviões e navios de guerra patrulhem o Atlântico Sul no combate ao tráfico de drogas. Será que Mister Johnbin não sugeriu aos nossos “amigos do Norte” que vigiem o nosso Pré-Sal, também?

  • Silva disse:

    Quando é que vão dispensar esse lambe-botas Nelson “Babá” Jobim?

  • João disse:

    Como diria Lula: “o que é isso companheiro?”

    Acordos na calada na noite, maracutaias, isso tem nome minha gente: É CAMBALACHO!

  • Nivaldo disse:

    PHA, estava com muita esperança que finalmente os brasileiros iriam usufruir de um novo tempo. Do alto dos meus 65 anos, eu já assisti esse filme umas 5 vezes… quando parece qos tudo mudou, que os brasileiros finalmente entraram numa era dourada de igualdade social e desenvolvimento, eis que sem nenhum aviso, tudo vira fumaça… estamos caminhando para que isto aconteça.

  • Se permitirmos isso, eles irão nos atacar, simples assim.

  • Marcos F. Alves disse:

    Pelamordosdeuses!!!! Cadê todo mundo, sociedade civil, UNE, UBES, intelectuais, partidos, sindicatos, times de futebol etc etc, contra mais esse crime que fere a soberania nacional?PÔ, já estão em férias natalinas? Blogueiros sujos, avante! Quem já passou por isso -eu passei pois tenho 60 anos – sabe aonde vai terminar esse filme. Junto, pedir à Dilma, para ´deixar esse Jobin, fora desse governo: será cuidar da serpente em casa. Afinal, o que esse cara sabe que o PT tem tanto medo?

  • Alexander Moriarty disse:

    Uma pergunta que seria interessante saber. Como foi que o Jobin foi parar la como Ministro?

    Lula escolheu ele? Por que escolheu ele? Qual o passado dele?

  • Ralf disse:

    Me espanta o fato de que não tenha tido uma reação da Dilma em relação ao episódio do John Bean no Wikileaks.

    E agora essa… só falta esfregar na cara do governo que o John Bean é um traidor.

  • ana disse:

    Lula e Dilma não permitam isso. Não nos traiam!

  • Flavio disse:

    Sinceramente, o Brasil tem motivos de sobra para ter pouquíssimo diálogo com os EUA quando se trata de defesa territorial. Primeiro, eles sequer fazem transferência de tecnologia militar, mesmo de materiais comprados com este fim pelo Brasil. Há algum tempo atrás neste Blog o PHA postou um vídeo em que um alto escalão da Força Aérea demonstra alguns exemplos de boicote praticados pelos EUA contra o Brasil. Até mesmo venda de gato por lebre eles praticam.
    Segundo, apesar de parecer discurso de lider de DCE, os EUA são mesmo imperialistas, é o país mais belicoso do mundo e se julgam o bem contra o mal (entenda mal qualquer um que se oponha às idéias e comportamentos propostos pelos EUA). É quase que “dormir com o inimigo”.
    No mais, tive surpresas desagradáveis com o grupo ministerial proposto para o próximo governo.

  • Flavia disse:

    O pior é que se tudo isso for comprovado, ele não passa a impressão de que terá a humildade suficiente para se demitir.

  • Flavia disse:

    Esse cara está brincando né?… confesso que começo a ficar preocupada com as intenções do johnbin.

  • Paulo Cézar de Azevedo Silveira disse:

    PHA, isto é de uma gravidade extrema.
    Depois das denúncias da Wikileaks, isto agora!
    Isto é um absurdo, é o mesmo que dar a chave da porta do galinheiro para os lobos.
    Que m… , esse Johnbim parece mesmo um traídor da pátria.

  • Maísa Paranhos disse:

    É totalmente inadmissível que acordos que ferem não só a nossa soberania, mas a de todo o Continente latino-americano, estejam sendo aventados pelo governo de Lula e o de Dilma, justo no momento em que a direita norte-americana está retomando suas investidas na América do Sul. Depois de todo o diferencial em relação ao PSDB, o Pré-Sal “nacional “, apresenta-se uma caixa de surpresa: Jobim e as bases americanas !!! O que é isso ? É brincadeira? Vernon Walters vai aonde os EUA acreditam ser pontos estratégicos para sua política expansionista imperial.

  • Wellington disse:

    Eu diria que esta base é apenas um meio de chegar ao Pré-Sal

  • Wellington disse:

    Por uma lado esse tratado nos deixam pelo menos com uma parceria até que nada mal, porém eu diria que só estão aceitando por estarem de olho no PRÉ-SAL, O QUÊ VCS ACHAM?

  • Nelson Jobim, ministro da Defesa do Brasil, foi pego servindo de informante da Embaixada dos Estados Unidos. Isso depois de Lula ter consolidado, à custa de enorme esforço do Itamaraty e da diplomacia brasileira, uma imagem internacional independente e corajosa, justamente em contraponto à política anterior, formalizada no governo FHC, de absoluta subserviência aos interesses dos EUA.

    […]

    o ministro da Defesa, Nelson Jobim, costumava almoçar com o ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil Clifford Sobel para falar mal da diplomacia brasileira e passar informes variados. Para agradar o interlocutor e se mostrar como aliado preferencial dentro do governo Lula, Jobim, ministro de Estado, menosprezava o Itamaraty, apresentado como cidadela antiamericana, e denunciava um colega de governo, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, como militante antiyankee. Segundo o relato produzido por Clifford Sobel, divulgado pelo Wikileaks, Jobim disse que Guimarães “odeia os EUA” e trabalha para “criar problemas” na relação entre os dois países.

    http://pt.globalvoicesonline.org/2010/12/02/brasil-blogosfera-brasileira-reage-ao-wikileaks/

  • aparecida maciel disse:

    Está bem estranho este assunto.
    Desde quando “um” ministro, sozinho pode tomar uma decisão destas?
    O Jobim devia ser dispensado pela Dilma. Traidor.
    E O Lula nos deve explicações a respeito.
    Sou contra.

  • Nádia disse:

    Base americana no Brasil????NEM PENSAR!Nunca!Jamais!Fora Johnbin!

  • Juracy Lins disse:

    Não só a amazônia, os urubus estão de olho no nosso pré-sal. Não precisamos deles bye bye ianques forever!!

  • Robert - PR disse:

    É bom que o governo explique melhor esse acordo, se não, vamos começar a pensar que alguém caiu no “grampo”, está com o “rabo” preso com esses ianques.

  • Marta disse:

    O fisiologismo tem um preço. Para assumir o Ministério da Defesa Jobim renunciou a sua candidatura à presidência do PMDB.
    O partido do vice da Dilma, do presidente do Senado José Sarney, que Lula tanto defende.
    Aliás, Lula chama de preconceituoso quem acha que no Maranhão existe a oligarquia Sarney.

  • Helena disse:

    Assim não dá. Ainda nem descansamos dessa campanha imunda do PSDB e já temos que nos preocupar com Jhonbim?
    A Dilma deve isso aos que lutaram com ela.
    Não queremos um psdebista cos sonhos inconfessáveis de presidente militar do Brasil entregando nossa dignidade e nosso território a quem quer que seja.
    Fora quem é de fora.

  • Antonio disse:

    Nós não podemos aceitar bases ianques no Brasil. Para nada. Temos que pressionar o Governo petista a recuar. Temos que nos manifestar veementemente contra.

  • elber disse:

    obs:( erro de digitaçao)
    …viva o Brasil!!!

  • eder araçatuba disse:

    Tá dificil o Serra queria entregar tudo aos ianques, agora a velha senhora dilma coloca um traíra no ministério da defesa. Assim fica dificil, tem que haver uma terceira via nacionalista que não mantenha o Johnbim no poder. Tá dificil assim com nossa elite querendo dar o buda para os americanos.

  • Adilson disse:

    Vou fazer minha parte, enviar email para todos os políticos do PT e da base aliada dizendo que se eles permitirem isso NUNCA MAIS dou meu voto para eles e também não perderei mais minhas noites de sono ajudando-os a ganhar votos. Ao contrário, passarei a ser um ferrenho crítico do PT se ele permitir essa traição do Serrista Jobim. Já não basta ter o PSDB e o DEM traíras do Brasil, agora a Dilma mal começou já nos decepciona permitindo que esse pseudo americano (Jobim) continue a nos trair. Já está difícil engolir o Palocci na Casa Civil permitindo que o PIG tenha munição contra o governo e a Dilma sabendo que o Jobim não é confiável permite isso. Realmente, não dá para confiar em políticos nesse país. Que os frequentadores desse Blog pressione o PT e o PMDB também.

    • simas disse:

      Ontem, eu havia feito um comentário, contendo um detalhe desse “acordo”. Seria o fato de possibilitar àquele retorno, qual seja o de se enviar militares, pra “reciclagem” nos EEUU… Isso, essa possibilidade existe, sim, e deve estar repercutindo, favoravelmente, no seio das classes armadas.
      Gente, eu não consigo avaliar o problema Jobim, separadamente dos cuidados q merecem nossos militares, agora, no momento… Pra se ter uma idéia, eu pediria, aqui, ao vivo, q o PHA publicasse – não apenas essa jóia de pensamento, de expressão de Brasilidade, como é, o artigo do nosso Satayana; então, q publicasse, tbm, o manifesto assinado pelo general presidente do clube militar, no Rio, de cerca de um ano atrás, produto de uma assembléia, acontecida naquele clube, sempre, sempre de penosas lembranças…
      O Pres Lula, em seus dois períodos de governo, fez q não ouvia os rumores oriundos da parte dos militares, os quartéis… Fingiu q não soube de críticas, pesadas, ao seu governo e pessoa. Só faltou parabenizar o general heleno, por declarações à imprensa, maldita – tamanha, q passou a ser olhado, admirado, como um líder militar, com opinião política… Acho, isso, tudo, um perígo, um risco verdadeiro; q a Presidência deixa repercutir, sem qq reação ou, mesmo, atitude, legal.

    • simas disse:

      Continuando… Gostaria de acrescentar, q faz dois ou três dias, assisti a esse general heleno, no meu entender, um indisciplinado… q deveria ser colocado num armário, guardado, até completar o tempo… o assisti, falei, dando uma entrevista, fardado, na rede – mafiosa, globo. Aproveitou-se, acho, o momento em q militares assumiam papel de meganhas, correndo atrás de traficantes, tal e qual os EEUU desejam, pra colocá-lo, falei, a deitar suas “opiniões”… Confesso q não dei ouvidos, usando o controle-remoto; mas, minha observação ficou marcada e acrescentada às preocupações de meu espírito…
      Obrigado

    • Maísa Paranhos disse:

      Prezado Adilson, compartilho com vc de sua revolta. Não dá para aceitar o Jobim, e como disse uma internauta acima, o Lula deve explicações à Nação sobre o que supostamente esteja ocorrendo. Temos que convocar todos os movimentos de cunho nacionalista para primeiro confirmarem a veracidade do Tratado e se assim o for, pressionar por todos os meios possíveis para impedir essas bases.

    • Agostinho Neto disse:

      É isso aí, temos que pressionar o novo governo a honrar nossa soberania. Depois, não adianta chorar. Fora Jobim – você já mostrou a quem serve! Levadas às últimas consequências, as últimas notícias sobre Jobim justificam um julgamento por traição!

  • Vilson João Batista disse:

    Acho que a tal base dos ianques pode ser colocada em SP, e
    aproveitar para transferir o ministro com prazo de validade vencida para lá também, afinal eles são pregadores do “apartheid”, e assim, ficam todos concentrados num único território!!!

  • Ricardo Seixas disse:

    E nós, vamos ficar de braços cruzados assistindo essa invasão, é?

  • Marcus Vinícius disse:

    Pois é, ordinário blogueiro… Tropa da Elite IV vai sair em inglês

  • Eason Nascimento disse:

    Se eu entendi esta lambança toda, ou este cara, Johnbim está mandando e desmandando no país ou Lula concorda com este projeto. Qualquer das duas opções o resultado é desastroso. Me custa crer nesta loucura. Estou perplexo.
    http://easonfn.wordpress.com

    • Augusto Soares disse:

      O fazer-política junto aos militares é uma arte. Lula é dos bons nessa relação dialética do respeito/detesto: homem de esquerda, dois mandatos ininterruptos completos, republicano do séc. XXI e amigo da Constituição que ajudou a redigir.

      Cita mais um com esse perfil.

      • simas disse:

        Olha, aqui, meu caro, fazer política junto aos militares não é atitude artística, coisa alguma: é demonstração, velada, de como se propagar indisciplina.
        Lugar de militar é dentro dos quartéis, dando ou fazendo ordem unida… mto, ininterruptamente, pra ficar bem fixada a resposta à voz de comando…
        Esse negócio, essa idéia de se colocar as Classes Armadas combatendo a criminalidade é desejo dos inimigos da nacionalidade. Esses, por exemplo, detestam a idéia de se ter um exército, esperto, em guerra na selva… como o nosso, na Amazônia. E qdo nossos militares de colocam a treinar seus semelhantes, nesse míster, como no momento se tenta fazer; isso, é visto com mto temor, pelos verdadeiros inimigos… E a Venezuela, o Peru, o Equador e a Colômbia não são nossos inimigos… Nem as Farc’s. Obrigado

  • Eduardo Caldas disse:

    É PHA,
    Infelizmente, parece que a gente só serve pra fazer campanha mesmo.
    O PIG é criticado na campanha e ouvido depois dela. O Palocci (a paixão do PIG) acaba de ser confirmado hoje na Casa Civil.
    Isso por mais que a militância seja contrária. Militância, só serve pra pedir votos MESMO. Na hora de nomear ministérios, o PIG ainda tem poder.

  • Vera Billie Jean disse:

    Ora eles não querem porque são a favor da desigualdade,afinal como eles eles se sentiriam superiores?

  • Lenir Vicente disse:

    A Dilma tá no escuro?Não posso acreditar que o Lula tenha permitido isso, o Lula não!Agora esse Ministro que gosta de se fantasias de soldado sempre foi foi muito afoito e muito amigo dos gringos.O Congresso , os brasileiros que ainda estão no Congresso, têm que fazer alguma coisa.Não queremos gringos no nosso território.Eles que vão acender suas fogueiras em outras praias, não nas nossa.Alguém avise a Dilma ai, por favor!

  • Marcio disse:

    Pode não ser certeza mas é possível. Agora curioso é que todos culpam o Jobim mas, e o Lula não sabe de nada? Não autorizou? e a Dilma não concorda? Quanta ingenuidade.

  • Lourival Filho disse:

    Dilma, Faça um favor à todos os Brasileiro, (Exceto a elite branca separatista) mande esse Hoplias malabaricus tirar uma férias na Disney.

  • Claudinete Sergipe disse:

    Não podemos de forma alguma aceitar esse acordo. Lula, acorda e tira logo esse ministro de circulação. O Brasil é o Brasil, nada dos Estados Unidos com base aqui. Acordam senhores parlamentares.

  • Carioca da Penha no MPU, desafiando a Tropa DA elite de Brasília - Fiz o Enem 2005. Ahhh moleque! disse:

    Eu acho que certas coisas inexplicáveis têm que ter alguma explicação.
    O Presidente que tinha medo parece que continua com medinho.
    Seria medo de um novo causaério? Capaz de nos tirar a copa de 2014 e/ou capaz de ter derrubado a Dilma e levado o Cerra ao topo das Torres gêmeas? Ahhh não! Elas foram eliminadas do mapa. Esqueci. Por causa delas tiveram que buscar óleo preto em outros territórios soberanos.
    Seria medo da dentadura militar?
    Os militares, parece que nunca se contentaram com um único ministério, civil, cuidando deles todos juntos.
    Traga o Waldir Pires de volta, Dilma!
    Só sei que a Dilma tem que abrir os olhos. Os blogs sujos já estão de olhos bem abertos. E parte do povo também. Vamos acompanhar os próximos capítulos.

    • simas disse:

      … risos Os cariocas não são fáceis. Adorei!…
      Mas, eu já acho, q o Ministério da Defesa poderia ser ocupado por civil. Mas, não se tem de pedir licença a alguém, pra nomear a pessoa, com perfil ideal, não. E essa pessoa tem de ter moral, pra chegar no quartel… e comandar uma ordem unida, real. Nada de se inverter a autoridade, não… Se a gente olhar, ao redor, iremos encontrar uma coleção de pessoas, nomes interessantes.

  • Josimar Pena disse:

    Calma pessoal!!!!!!!!!!!!!!
    Esse debate é importante, porém, antes de tirar conclusões precipitadas pesquisem, verifiquem mais informações.
    Consultem:
    “Nota nº 175-Brasil-EUA – acordo sobre cooperação em defesa” no sitio http://www.itamaraty.gov.br/search?SearchableText=ACORDO+BRASIL-EUA.
    Sobre o referido Acordo:
    1 – Passa primeiro pelo Congresso;
    2 – Está em consonância com as resoluções do UNASUL;
    3 – Não tem nenhuma relação com instalação de Base Militar dos EUA em território brasileiro;
    4 – O governo atual vem demonstrando autonomia, independência e soberania nas Relações Internacionais; etc.

    O debate, a mobilização e a pressão são instrumentos importantes e legítimos que a sociedade dispõe para a construção de uma grande nação!

    Sobre o referido Ministro: A sua data de validade está vecida!

  • Willyan disse:

    Afff, como anda a situacao de tal acordo hoje em dia Pha?
    Isto seria suicidio diplomatico talvez em relacao a grandes parceiras como a Russia, a China e todo o Mercosul, q isto nao ocorra.

  • vinicius disse:

    PHA, já te estranho há alguns anos, confirme primeiro a noticia para depois jogá-la no ventilador.
    Não haja como o PIG.

  • Emília Possídio disse:

    Não compreendo como a Dilma irá manter o Jobim. Uma decepção para quem votou na Dilma, ter o desprazer de aturar Jobim. Fora!!!!! O povo não o aceita na defesa!!!!!

  • Tô de Olho na oPósição disse:

    O golpe está a caminho com Jobim à frente. Ainda não perceberam?

  • guilesp disse:

    O LULA trai o Brasil, caramba!!!!!

    • elber disse:

      guilesp,
      Não creio que o Lula venha a trair o Brasil, justamente para bajular os EUA, justamente ele que sentiu no “lombo” os cacetetes da ditadura apoiada pelos ianques contra os brasileiros…não ele! e ainda menaos a Dilma, pode esperar que aina haverá alguma reviravolta neste caso…

  • Carioca da Penha no MPU, desafiando a Tropa DA elite de Brasília - Fiz o Enem 2005. Ahhh moleque! disse:

    Bem, só por isso eu votarei no Serra.

    Em 2062!!!

  • Urbano disse:

    Todo e qualquer acordo que se faça com os ianques é sempre um acordo CARACU. É como se botássemos o mais sanguinário inimigo na sala de nossa própria casa. Por que só agora estamos sabendo dessa bósnia? Para fazer esse tipo de acordo o padim pade cerra também serviria e mais, faria bem melhor, para os americanos, claro.

  • Juliano disse:

    e tem mais, esse país (USA) só tem fama. tá igual os marginais do rio, quando viram a coisa feia, fugiram. assim é o USA, só tem fama de potencia bélica. só fazem terrorismo e os demais países cedem as suas chantagens. pq eles não tem coragem de peitar determinados paises? pq só ficam nas ameaças? pq não ameaçam a China? a Russia, ou outras potencias bélicas? pq sabem que não são imortais, pq não são tudo isso que comentam por aí, ainda mais agora que estão arruinados financeiramente. é só papo furado. estão mais pra cão bravo, é só bater o pé q eles saem correndo, então vamos bater o pé, o pré-sal é nosso e ninguém tasca.

  • TUDO É MENTIRA disse:

    Gostaria de dizer ao TOMÉ às 09.25 que tanto o PIG quanto os blogueiros que se dizem progressistas, apenas manipulam as consciências incautas do povão. As matérias aqui ou lá colocadas são apenas para desviar a atenção do Real.

    Vc não encontrará nenhuma matéria sobre como é explorada nossas riquezas minerais, de Norte a Sul isso é secreto, quanto se ganha, quem ganha, por que a maior parte é entregue ainda in natura, quanto disso reverte-se de forma direta ao bolso do cidadão.

    O Brasil é riquíssimo, mas o povo paupérrimo, acho que deve haver transferência direta aos brasileiros, para que construir prédios fabulosos para os TRTs se os cidadãos não poderão entrar pois estão de bermuda e chinelo.

    Acorda povão!

  • Sérgio Luiz disse:

    Campanha para expulsao do traidor Johnbim e repúdio à “possibilidade” de uma base americana (nao vou deixar, nem por cima do meu cadáver!):
    Presidente Lula
    http://www.presidencia.gov.br/presidente/falecom/
    Presidente Dilma
    http://www.dilma.com.br/conteudo/main/
    PT Nacional
    http://www.pt.org.br/portalpt/
    PT-SP
    http://www.pt-sp.org.br/

  • Antonio Celso disse:

    Devemos começar uma campanha, na internet, blogs, twitter e outros # JOBIM-não; #DILMAsimJOBIMnão

  • Beto Filho disse:

    O que está faltando para tirarem este TRAÍRA do governo?

    Ele pode mais que a Presidente?

    Eu não votei neste infeliz para nenhum cargo, portanto solicito a nossa Presidente, na qual acreditei e fiz campanha; que destitua esse cretino o quanto antes!

  • IVAN disse:

    Pessoal, vamos continuar VOTANDO NO PHA, no site:

    OBS, Pode repetir o voto varias vezes no intervalo de 1 hora entre os votos.

    Falta menos de mil votos para ultrapassarmos o Boris. Outra coisa, no ranking mundial o PH é o que tem conseguido mais voto por dia.
    http://www.vanraz.wordpress.com

  • edv disse:

    Pelo jeito, estão tentando baratear os custos de cercar o pré-sal pelas beiradas, bisbilhotar e influir no varejo e atacado, dentre outras.

  • Christiane disse:

    base militar para ajudar ao combate do trafico de drogas como na Colombia? Ora que eu saiba os maiores consumidores de coca sao os USA, logo, dinheiro entra para combate, dinheiro sai com a venda de drogas, nao vejo a logica na estratégia. Mas vejo muito bem o interesse do projeto que é outro, so cego nao vê! Recursos Naturais!!! Petroleo, gaz, agua! Veja os movimentos das associaçoes europeias sobre o sujeito e podera compreender o “porque” das bases. Droga é fachada, o interesse é outro.
    Base militar americana no Rio para combater o trafico? Mentira, a base americana serviria para o Pre-sal!
    Se Chavez compra tecnologia militar na Russia é porque os USA recusam de vendê-la à Chavez! Acorda… Se nao fosse a Russia, seria a França que venderia, deixemos de ser ingênuos e Chavez tem todo direito de se defender das bases americanas da Colombia!

  • Geísa Menezes disse:

    Alguém me explica por que esse Johnbim ainda está aí??? e pior: ele vai continuar sendo ministro da defesa?????????????

    • Alex disse:

      Também tenho dúvida do porque ele ainda está ministro. Mas não posso em sã consciência admitir que nossa Presidente vá mantê-lo. Dilma é gente.

  • Vivian Agnoletto disse:

    Impressionante!Depois de tudo que sabemos e conhecemos,não é possível sequer imaginar que oi Brasil permitirá que os traíras,sanguessugas,colonialistas dos americanos,construam uma base aqui!!!!!!!!!!!!!
    Lula,acorda!Não permita que esse X9 continue na Defesa.Defesa de quem?Nossa é que não é!!!!
    Se realmente os EUA tentarem pisar e fundar uma base aqui,temos que pensar em uma maneira de combatê-los desde agora,já.Eles não virão para nos proteger,nem tampouco pelos nossos lindos olhos.São sugadores,escravagistas,dominadores e hipócritas.
    Salvem o Brasil!!!!!!!
    Americanos ,ianques,matadores profissionais,GO HOME!HELL!

  • marta disse:

    ESTE ACORDO NÂO FOI ASSINADO.Acho, PHA , que em nome da verdade, deverias procurar os FATOS antes de publicar qualquer notícia, se não a coisa vai ficar que nem o PIG: queremos queimar alguém , lançamos notícias sem comprovação e pronto! A pessoa que se vire prá desmentir.

  • Marcos Martins disse:

    O que diz o Lula e a Dilma sobre esses fatos do ministro jobim???

  • Ricardo disse:

    Realmente se eles pensam que vão colocar em risco a soberania nacional sem discutir com o povo eles estão completamente enganados, governo nenhum se sustenta no poder se isto vier a acontecer , nem o de LULA , prefiro acreditar que isto seja uma bobagem sem fundamento , o BRASIL não merece isto.

  • jackson disse:

    Eles querem uma base militar convenientemente localizada próxima ao pré-sal…

  • Juliano disse:

    como assim, ele quer? ele não quer nada! ele é apenas um traíra, um homem só. somos quase 200 milhões de brasileiros, será que um homem só faz o que quer e não quer nesse país? os brasileiros também precisam reagir, 200 milhões contra um é uma desvantagem e tanta não acham? e o Lula hein? pelo amor de Deus Presidente, o senhor disse que sairá com a cabeça mais erguida do que qdo entrou, então por favor vamos tirar esse sujeito do Ministério, deixa a Dilma aproveitar q está entrando e mandar esse individuo ir lamber sabão nos USA.

  • Cézar (Ponta Grossa- PR) disse:

    Estou passado. Não sei nem o que dizer. Com a palavra o presidente Lula.

  • selma disse:

    Por falta de conhecimento aprofundado do assunto e quando o caso é deveras complicado pelas nuances as quais desconheço, prefiro confiar em quem votei e desejar que acerte nisso tambem e, se nao, o aprovo tambem nos erros. Juntos,no onus e no bonus.

  • Rakel disse:

    Estou horrorizada com isso. Perplexa.
    Seria uma contradição terrível ao governo Lula.
    Inadmissível.

  • Thiago disse:

    Valterlei,

    Desculpe discordar. pesar de não concordar com a política externa americana, eu não suporto do presidente venezuelano. Se tem uma única verdade naquilo que o Jobim falou quando traiu a sua própria nação é que o Hugo Chaves é louco.

    • claudio disse:

      Não naum… Chaves não é louco não… Ele pode ser um fanfarrão e um tolo… Mas ele faz as coisas certas e porisso o PIG mundial fez a caveira dele para o resto do mundo … Procure ler mais sobre os golpes e sobre a verdadeira história de chaves e vc vai mudar sua opinião.

    • Camilo Junqueira disse:

      Chávez não é louco. Só que ele não se curva à Casa Branca. Então, é satanizado. O mesmo ocorre com aquele moço do Irã, Ahmed Ahmadinejad. Jobim é um quinta-coluna, moleque de recados dos E.Unidos. Ele até tentou acabar com nosso limite territorial no Atlântico. É evidente que uma base dos EU perto do Rio teria como objetivo o controle sobre o pré-sal. E a Amazônia também. Não é preciso ser um gênio em estratégia para concluir isso. Lula e Dilma estão pisando na bola…

    • Vera é Dilma disse:

      “Loucos” são os papagaios de pirata do PIG que acreditam que o Chavez é um louco! Chavez é um presidente nacionalista que, diferentemente dos tunganos, não permite que as riquezas minerais dos venezuelanos sejam apropriadas pelos EUA!

  • Vera é Dilma disse:

    É triste! Mas não dá pra entender por que o presidente Lula ainda conserva esse traidor como ministro da defesa (?!)!!!

    • mineirim disse:

      acabei de me lembrar de um filme do saudoso Leslie Nielsen, paródia do Drácula de Bram Stoker.

      qdo soltam o assecla dele, é só segui-lo para saber onde está o mestre.
      vai daí q a manutenção do JohnBean (Mr. Bean original: me desculpe a comparação) deve ter o propósito de denunciar onde estão seus senhores!!

      • selma disse:

        Aprovar a permanencia daqueles que a gente julga nao ser correta, tem lá o seu sentido. Aguardemos o desenrolar dos fatos. Afinal de contas confiamos ou nao?
        Acho mineirim que voce ta certo, se cortar o fio, como saber onde ele acaba e o que tem no final. Vamos procurar pelo menos entender. Lula já mostrou a sua sagacidade ao precisar conviver com gregos e troianos. O erro para acertar é valido, vamos aprovar.

  • Ricardo-Osasco disse:

    É muita bobagem e viajem na maionese numa página só.

    M. Santayana não sabe nem do que está falando,e que morningstaronline é este ai?Que merece credibilidade!

    Pelo amor de Deus, seja sério PHA, independente de odiar o Min. N. Jobim,existem vários sítios brasileiros que tratam o tema da Defesa do Brasil com credibilidade e conhecimento,inclusive este tema já foi discutido em profundidade nestes sitios e passa bem longe desse sensacionalismo ridículo destes dois textos,cuidado que nesse caminho acabará por rivalizar com o PIG que tanto critica.

    SDS.

  • Malu cpv disse:

    Caro PHA, se isso se confirmar nunca mais voto em político nenhum. Votei em Dilma e no Protógenes na esperança que fosse feita uma limpeza no nosso querido pais. O que mais queria é ficar livre de Jobin e Daniel Dantas e aqueles patetas do Senado que não se reelegeram. Estou decepcionada 1000 vezes ao quadrado.

  • Damarco disse:

    Se fizerem isso conosco, nunca mais votarei no PT.

  • BTib disse:

    Pessoal,vamos entupir o Palácio do Planalto com o pedido de demissão do Jobim, a partir do link
    http://www.presidencia.gov.br/presidente/falecom/

    Enviamos uma mensagem ao presidente para ele colocar para fora esse traíra de ministro da UDN, projeto fajuto de General Medici.
    É uma demagogia falar em soberania tendo um ministro informante.
    Se a democracia não coloca os militares na linha,os militares vão colocar a democracia na linha

    Vamos fazer barulho!

  • Valterlei disse:

    Bom mesmo seria nos juntar “As Grandes” bolívia e venezuela e confrontarmos o Grande Satã. Se estivermos levando uma surra dá pra chamar “As Democráticas” China e Rússia. Se ainda assim estiver tudo dando errado, pedimos emprestado a bomba “para fins pacíficos” do Irã.

    • mineirim disse:

      Te aconselho conhecer a Venezuela. o q o PIG escreve NÃO TEM NADA A VER COM A REALIDADE DE LÁ.

      eu fui e me surpreendi como a realidade é oposta ao q pensamos deles.

      tenho mta saudade daquele povo feliz, hospitaleiro e de bom coração.

    • Roberto SILVEIRA disse:

      Valterlei, pela primeira vez concordo com as suas palavras… sem o cinismo é lógico. Muda logo prá Porto Rico seu tonto, lá vc finge que é americano e pronto. O BraZil, está com os dias contados. Deus é grande!

  • Um zé disse:

    Não vamos deixar o wikileaks morrer. O site principal está down porque hackers a serviço da CIA estão organizando ataques DDOS. Mas existe uma lista de mirrors, com todos os mirrors do site principal. Divulguem, Twittem, não vamos deixar a CIA do Babama e da Bitchllary vencer essa guerra… A lista de mirrors está em http://wikileaks.info/

  • Leonardo disse:

    Isso já está se tornando ridículo. A coisa é tão sem-noção que eu já começo a acreditar que estão tentando é sacanear o Jobim.

    Não é possível…

  • Carlos J.Ribeiro disse:

    Não é possível que nas FFAA não exista um general, um brigadeiro ou um almirante, NACIONALISTA(nem todos o são), capaz de assumir o Min. da Defesa. Alguém que siga a cartilha de um Gen. Andrada Serpa(já falecido), de um Brigadeiro Ferolla ou de um Alm. Gama e Silva. Não é possível que nossa Defesa seja comandada por um jurista, que entende de estratégia de defesa tanto quanto eu entendo de física quântica. E pior: um fofoqueiro da pior espécie, um Silvério dos Reis de bombachas. Lamentável.

  • Eugenia disse:

    É uma temeridade contar com USA nos “proteger”, pura hipocrisia e cara de pau. Esse ministro é um engodo. Talvez seja proposital. Ele se auto distroe. Mas até aí ele instalou quinquilhões de bases dos USA. Tenha santa paciência!

  • Dionísio disse:

    É a droga do pre-sal !!

  • Carlos Alberto Carvalho da Silva disse:

    Esse Jobim tem que cair fora, ou seja, dar as mãos ao Henrique Meireles e Tchau…

  • José Ferreira disse:

    Os americanos não estão nem aí para os nossos traficantes. O que eles querem mesmo é o controle do Pré-Sal e da Amazônia.
    Alguém duvida ?

  • paulo rafael pizarro disse:

    o PSDB/DEM/Serra/FHC perdm as eleições e ainda temos uqe conviver com práticas entreguistas no governo Dilma, o povo brasileiro não merece. Lula faça o que disse extirpe esses crápulas da face da terra política.

  • Paulo Villas disse:

    Bem , podia ser pior. Já imaginaram a desenvoltura do Johnbim num hipotético governo Serra?

  • tatiana disse:

    Nunca mais voto no PT.

  • jerri adriani mendes disse:

    PHA,
    A Presidenta DILMA tem que tomar muito cuidado com o ministro Estadounidense Nelson Jobim.

  • Marcos Martins disse:

    Se essa história se confirmar vamos pedir é a cabeça da Dilma também!!! Seria um desastre!!!

  • SIRLEI disse:

    sr pha!!! o americano aquele dos estados unidos é acostumado a invadir a casa alheia , simplismente entra e não sai , se apodera !!! vamos abrir o olho!!! eles que tentem pois aqui o povo tem sangue nas veias , e sangue bom!!! então queria ver os que sao chamados de petralhas e tucanada , se unirem contra o invasor , sabe que seria até bom, dai o povo brasileiro seria um só!!!! tá na hora de deixar a politicagem de lado e nos unirmos , mostrar aos que se acham que aqui estarão perdidos!!!! viva nosso brasil nosso ….nosso!!!!!Pha!!!! obrigada por existir….sangue bom!!!!

  • EDNEY disse:

    Se isso tudo for verdade é lamentavel a posição do presidente Lula e da presidente eleita Dilma inacreditavel ver os dois apoiarem isso se isso de fato se concretizar eu não voto mais em ninguem,e a linda biografia de Lula ficará maculada ao entreguismo,sou petista desde de criança mas se Lula e Dilma deixarem os EUA se instalarem aqui pra mim acabou,porque seu Jobim está sendo avalizado por eles seria muita ingenuidade achar que Lula e Dilma são vitimas de seu Jobim.

  • Rosângela disse:

    Bom dia PH,
    Não podemos permitir.
    O povo brasileiro… Lembram? …”O povo unido, jamais será vencido!”…
    Pois é,
    É o mínimo que podemos fazer…
    Abraços

  • Anine disse:

    PHA,

    Bem que o Celso Amorim podia ser o proximo Ministro da Defesa.

  • bene nadal disse:

    Se aceitarmos essa tal base militar estadunidense no Brasil… Aí já não temos mais honra, nem respeito, podemos abrir as nossas porteiras e entragar tudo a eles, a Amazônia, o pré-sal, todas as nossas riquezas… Nossas calças… Pois já não teremos mais um país, nem honra…(#@+*_*&¨?|>@\<$&!).

  • Luis Rodrigues disse:

    Base gringa no RJ? As prostitutas e os traficas de Copa vão adorar!

  • Luciano Piquet disse:

    Mas o Celso Amorim não sabe dessa traição do ministro serrista? O Lula não sabe dessa traição? E a Dilma, também não sabe?

  • Luiz Oliveira disse:

    Pede para sair, Jobim !!!!!!!!!!

  • Sereno disse:

    Quem precisa dos United Snakes no quintal?

  • Walfredo disse:

    Não vejo mal algum em um acordo militar com os americanos, desde que seja possível enchegar com claridade solar que eles mudaram de posição e não estão buscando stabelecer uma nova colônia, mas sim, reconhecendo a importância estratégica do país, estabelecendo uma parceria de alto nível. Para ser mais claro, uma parceria que traduza em acesso e transferência da mais alta tecnologia em armamentos, em níveis até superiores a que eles possuem com inglesses e israelenses. Fora disso, é enganação.

  • Anderson Barbosa disse:

    Por que raios esse cara não se candidatou à presidência da República ao invés de tentar mais este golpe contra a soberania nacional? Ao meu ver, esse é o seu maior intento. Até que ele se parece com um cara que acaba de perder as eleições, novamente, pra variar. Acho que essa é a sua maior ambição. Não passa disso, é apenas ambição.

  • hammer disse:

    Espero que a Dilma se lembre dos tempos antigos no qual ele lutou pela liberdade do Brasil.

    Fora yanks, chega de palpites em nossa nação, quero saber se vocês deixam o Brasil fazer uma base ai em Miami?

  • bene nadal disse:

    Meu caro PHA, li logo aí nos comentários dessa mesma matéria, sobre um fato que me incomoda bastante; os EUA sempre estão sempre trabalhando a longo prazo, inserindo uma coisinha aqui, outra coisinha ali, em nossa cultura, e a maioria de nós nem percebe, é o mesmo estilo das novelas do plim plim. Me refiro ao fato de nós brasileiros chamarmos os “estadunidenses” de americanos, eles fazem isso porque “querem que pensemos que todo o continente americano é deles”, mas isso não é verdade e temos que deixar bem claro, devemos chamá-los de “estadunidenses”, assim como fazem os outros latino-americanos. Já é hora de fazermos alguma coisa. Porque não começamos nós dessa grande rede do Conversa Afiada, assim como sugere um comentário dessa matéria??????

  • Vamos votar no PHA disse:

    Peço a ajuda de todos vocês, caros companheiros deste blog, para fazermos de PHA o maior jornalista deste país, pois ele é merecedor. Continuem votando no link http://www.whopopular.com/Journalists. Valeu…

  • Henrique disse:

    Por favor alguem explique melhor: “…o Acordo Militar que o Brasil está pronto a assinar com os Estados Unidos.”
    A nota de abril!! Isso ja foi assinado?? Se ja foi, quando? Ainda esta em negociação? Acho que ta faltando mais esclarecimento e sem duvida que é inaceitavel esse acordo, se é que ja nao foi aprovado.

  • Eduardo Oliveira disse:

    O Jobim não pode assinar tratado algum. Só o Presidente, Lula ou Dilma, e depois tem que ser ratificado pelo COngresso. Ou seja, não adianta culpar Jobim. Ele é do segundo escalão. Culpem o Lula ou a Dilma.

  • Anderson Barbosa disse:

    É realmente uma coisa pra inglês ver. E o que dirão os nossos pretensos defensores? Assistirão a mais esse episódio burro da história do nosso país? É lamentável não poder fazer nada quando nem mesmo aqueles que, por nós eleitos, não se prontificam a explicar tal desatino deste rapaz chamado JhonBin. Espero que fique apenas no desatino e não avance para mais longe do que já chegou.

    Abraços

  • Darcy Brasil Rodrigues da Silva disse:

    Concordo com a Simone:a subistuição de “americana” por “estadunidense” já vem se consagrando nos textos de esquerda,com o propósito de acentuar que, se americanos existem, eles ocorrem do Canadá à Terra do Fogo,não podendo os “estadunidenses” usupar-nos,além das riquezas, também o adjetivo designativo dos que nasceram ou das coisas que se fazem no “Novo Mundo”,para,de forma propotente, convertê-lo em adjetivo pátrio dos que nasceram nos EUA,estabelecendo relações sociais,políticas e econômicas de exploraração e opressão da maior parte dos que nasceram e vivem, neste Novo Mundo, ao sul do Rio Grande,e que são genericamente conhecidos por latino-americanos.Pode parecer uma bobagem,mas a luta ideológica encontra nas palavras ,isoladas ou em combinação,uma de suas mais mais fortes e incisivas expressões.

  • Nelson Alves disse:

    Base Americana..? já temos uma , na casa do Jobim !!!

  • tonicco disse:

    Vamos divulgar, gente!!!! Temos que acordar esse povo que se acha bem informado (pelo PiG) e discutir os assuntos que realmente nos interessam:pré-sal, ingerência externa, traidores da pátria, defesa, social, mídia… Vamos trabalhar neste sentido.Vamos tirar este povo dessa letargia.

  • Meninos, Imagine o que o Celso Amorim deve estar achando disso tudo!

  • DUDU disse:

    O alemão, Guido Westerwele, pego na mesma situação do jobim, RENUNCIOU!
    O jobim, se tiver um mínimo de dignidade, de honradez, de respeito ao povo brasileiro, TERIA QUE RENUNCIAR IMEDIATAMENTE
    Presidente Dilma, já pensou tarbalhar com uma pessoa que não merece a menor confiança?
    O Ministério da Defesa deve ser entregue a um brasileiro que ame este país e não a esse canalha, traidor, entreguista, jobin.

  • Pedro Lima disse:

    Se isso for verdade, perdi o meu voto e a minha vontade de discutir política.
    É um absurdo!
    Lula vai sair livrando a cara de Daniel “Mendes” Dantas; Permitindo Jonhbim como ministro e um acordo para os americanos terem uma base no Rio de Janeiro?
    Seria ruim demais para ser verdade. Penso que é hora de iniciarmos uma campanha, via twiter, para tirar o Johnbim.

  • Paulo Cesar disse:

    MAS VEJAM O QUE DIZ O BLOG AMIGOS DO PRESIDENTE LULA:
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
    Wikileaks: até agora o vexame é estadunidense
    “…Quem lê o relatório, vê Jobim como ele é. Aliás, é justamente por isso que o presidente Lula o colocou no ministério, e que Dilma o está mantendo. Não é por suas semelhanças com o presidente e com a presidenta eleita. É por suas diferenças. É PARTE DA COTA DE CONSERVADORISMO NECESSÁRIA À GOVERNABILIDADE, E A EVITAR CRISES. O presidente Lula é um hábil negociador e conciliador, e essa história dos EUA verem Jobim “como uma contraposição ao Itamaraty”, parece bastante conveniente e interessante para o governo Lula.”
    Ora, EVITAR CRISES ?????
    ESTA DESCULPA É MUITO ESFARRAPADA

  • Marcelo Sant'Anna disse:

    Esse Jobim é o verdadeiro inimigo íntimo, que a sabedoria cerque Dilma contra esse senhor.

  • Marcos de Almeida disse:

    Por acaso alguêm se lembra quando Nelson Jobim era deputado na constituinte, que ele incluiu alguns artigos que não haviam sido votado, por essas e outras que acho não deveria ficar num cargo de extrema importância no governo.Ele representa interesses yanques.Como diz o jargão o que é bom para os EUA não é bom para o Brasil e o mundo.

  • Demócritus disse:

    Ei John Grandom, já nos basta o PIG externo, e agora com você na nossa cozinha…Que chamem o Cardozão para desratizar esta cozinha.

  • José disse:

    Começo a pensar que o Lula não é realmente o que pensamos que ele seja. Será que o Plinio de Arruda Sampaio (afe) tinha razão?

  • Julio Silveira disse:

    Que o Jobim é isso ai já sabiamos, mas a minha grande decepção neste momento é com o Lula.
    Nada indica que ele não soubesse disso, o fato de sabermos tudo isso sobre o Jobim e mante-lo demonstra cabalmente que é parceiro desta iniciativa.
    O Fato de inidicar esta cobra para a Dilma é outra decepção.
    Será que o Lula se configuraria no maior blefe da história do Brasil?

  • Alexandre Rocha disse:

    O Blog do Passarinho Pentelhão publica post sobre a disputa entre os estados pela riqueza do pré-sal intitulado:

    “Míriam Leitão quer tacar fogo no Brasil e tenta botar a tocha na mão do Lula”

    A “incendiária” também é contra o modelo de partilha que impede que nossa riqueza fique na mão das petrolíferas estrangeiras.

    http://passarinhopentelhao.zip.net

  • hamilton.s.soares disse:

    falar em base de outro pais no territorio brasileiro parace uma piada. e dos EUA eh piada de mau gosto. primeiro que hoje em dia existe o relacionamento necessario entre Brasil e EUA para que as coisas caminhem normalmente. segundo que os EUA já possuem uma base volante no Brasil: Johnbin!

  • maria do ceará disse:

    A especialidade belica dos States é colocar irmão contra irmão. Eles querem trazer para cá suas guerras sujas e fazer do nosso país o quartel general. Não se conformam com todas as oportunidades que já perderam e querem agora, justamente com a Dilma, recuperar o que consideram perdido.Johnbim será machista e acha que a Presidente não o chutará?

  • Mariazinha disse:

    Fora Jobim. Uma banana para os americanos!
    Quem é mais americanalhado? O Johnbim ou o Gilmar?
    O sonho não pode acabar.

  • Lara Croft disse:

    comentar? já foi bastante dificil ler… vou tentar digerir no café caso contrário vai azedar meu dia…

  • Nivaldo disse:

    Se realmente os EUA instalarem uma base no Rio de Janeiro, o ministro Nelson Jobim passará para o história do Brasil, como o Joaquim Silvério dos Reis do século XXI.

    Não vai demorar muito tempo para ele perceber, que sua esposa, seus filhos, neto e familiares, terão grande constrangimento em dizer que são seus parentes.

  • wagner disse:

    Iankes go home ! Now ! Não admitiremos de forma alguma nenhuma base militar estranha aos brasileiros, muito menos dos imperialistas dos EUA. Se acontecer, Dilma irá enfrentar o nosso levante popular imediato !

    O Brasil livre !

  • Gerolimich disse:

    JonhBim é duro na queda. Serviu no governo FHC e no de Lula. Muito estranho…..!!! Será que ele é o coringa ??

  • Carlitos disse:

    E querer convencer o povão de que o Brasil está evoluindo…é brincadeira!! A dita evolução só pode ser no que tange a situação do estado de colônia não oficial para a de colônia oficial…

  • Tori disse:

    Há dias postei comentário usando o termo traidor para designar o nosso ilustre ministro da defesa e o ex-presidente FHC e o tive impugnado pelo blog.
    Reconheço que às vezes extrapolo, tanto por deficiências no conhecimento da língua, quanto por comentar a partir de conhecimento parcial e tendencioso dos assuntos abordados.
    No caso em pauta, vejo que matérias atuais dão conta, para nossa surpresa, de que o caso é muito mais grave do que se acreditava.
    O ministro Jobim, à luz de novas informações, parece muito mais comprometido com a traição do que parecia bem há pouco.
    E não é só por denuncias no WikiLeakes, que trata no presente caso, apenas de indiscrições, mas por ações urdidas à revelia do próprio Congresso Nacional.
    Ele é sim, um traidor e claro, não está sozinho.
    Mas, o mais dramático é que o chanceler Celso Amorim e até o presidente Lula podem sair chamuscados de toda essa sordidez.
    Como faz falta o Brizola!

  • Estela disse:

    Que vergonha… Mas, agora que as máscaras cairam, vamos aguarda o posicionamento do nosso atual Governo.
    Os Americanos, já provaram que são os verdadeiros terrorista, amam a guerra e são os maiores fabricantes de armas. A maioria das armas encontradas no morro do alemão era americana, logo quem produz também é responsável pelo seu produto, poderíamos exigir a LOGÍSTICA REVERSA, cada arma de origem americana encontra de forma irregular em nosso país os seus fabricantes deveriam reembolsar o Estado e indenizar as famílias mortas por essas armas. Isso sim seria a responsabilidade social empresarial dessa indústria tão idiota.

  • Carlitos disse:

    Ah tá! E o Lula/Dilma ficarão assistindo esse episódio como não pudessem fazer nada? Se o Jobim toma essas iniciativas é pq tem espaço para tanto!!!!!

  • Marcos disse:

    Johnbim, pede prá sair!!!

  • Marcos Antonio disse:

    Fica quieto jobim!
    Dá sossego…

  • ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO disse:

    Está na hora de DILMA se pronunciar.
    Há momentos na vida política nacional que qualquer demora pode ser fatal e comprometer o que já conquistamos.

  • Simone Rasche disse:

    Olá Paulo

    Gostaria de reforçar a idéia de modificarmos a nomenclatura quando tratamos assuntos estadunidenses utilizando o termo “americano”.
    É uma contrução, como tudo mais que fazemos a cada dia.
    Conto com tua valiosa contribuição.

  • manoelito guedes maia disse:

    Não VAMOS PERMITIR BASE AMERICANA NO bRASIL

  • Francisco Antonio da Silva disse:

    Vocês jornalistas compromissados com o bem do Brasil, deveriam marcar uma entrevista com o Lula e Dilma , e pedir esclarecimentos sobre este tema e sobre este traidor Johnbin. Acho que este seria o caminho para clarear este assunto. Ficar malhando em blogs ou jornalões não vai adiantar.

    • Penha Souza disse:

      Concordo. Na entrevista aos blogs, por que ninguém se lembrou de pedir esclarecimentos sobre isso? O olha que o Santayana escreveu esse artigo em abril!

  • Sergio Ribeiro disse:

    Não se pode entender o porque da Dilma manter , no seu futuro governo, a permanência desse Jobim. Seria uma exigência americana ?

  • Marcos - da periferia de SP disse:

    PHA
    Esse tipo de decisão sobre uma base militar “gringa” no Brasil não deveria passar por um plebiscito popular ? Como foi feito com a ALCA ?
    Ou melhor… todo tipo de decisão que fere os interesses do Brasil não deveriam passar por um plebiscito popular ?
    Nem quero imaginar o que aconteceria se o Santo Çérra ganhasse…

  • padruga disse:

    O acordo militar com os Estados Unidos tem que ir para o Legislativo para aprovação. Ainda resta uma esperança. Há outro acordo que foi assinado pelo atual Governo e que, em exame pelo Legislativo, mereceria atenção detida: o acordo com a Santa Sé. Este último, especialmente depois dos pitacos que o papa, indevidamernte, deu durante a campanha eleitoral. O primeiro acordo atentaria contra a soberania nacional; o segundo, contra a natureza laica do Estado brasileiro. Legislativo, não basta dizer que vocês, Deputados e Senadores, deveriam ter sido consultados quando da negociação desses instumentos. Não transfiram reponsabilidade. Como reza a Constituição, vocês estão sendo consultados, ao examinarem agora os dois acordos para aprovação, e, se não estão satisfeitos, podem reverter a decisão.

  • Jorge Graciano disse:

    Espero que a partir desta informação as forças armadas,o congresso e a população se levante contra este tratado.Blogueiros,que foram fundamentais para Dilma,começem a discutir este assunto.
    Qual o motivo da instalação da base?
    Muito me admira o Sr. Lula e Dona Dilma estarem de acordo com isso.
    A sociedade precisa debater.Para mim é um absurdo.

  • augustinho disse:

    Nao se pode assinar zorra nenhuma. Vou me opor duramente como cidadão a qualquer um que tenha o rabo sujo preso a fazer isso. Qualquer um.

  • luiz antonio disse:

    PHA, complementando: Mr JoBean podia despir-se de uma vez de sua máscara de “tucano enrustido” e ir se juntar ao Padim Padre Çerra no “cast” de pensadores derrotados, já que este é o local exato onde se reúnem os seus iguais.

  • Bruno Vaz disse:

    É isso que dá confiar em tucanos yankees.

  • Ary disse:

    Bem, se a premissa é o combate às drogas, me parece que o governo já está dando mostras que os americanos são dispensáveis.

  • Pablo disse:

    Quando eu disse que o Petróleo do Pré-Sal iria para os EUA, muita gente aqui no site ficou “tirando onda” comigo. E agora o que é que voces tem a dizer ?

  • luiz antonio disse:

    PHA,
    fico imaginando se ainda falta alguma coisa mais, alguma trapalhada mais de Mr. JoBean, para que Dona Dilma Vana Roussef aplique um espetacular “pé na bunda” deste traíra.
    Go out JoBean, go out….

  • Leonel Paulo do Amaral disse:

    Isso parece surreal…

  • yacov disse:

    Mas o Jonh-bim fez um acordo por conta própria vom oos EUA??!? Que guri desprendido não!!! Porque é que, por conta própria também, ele não monta num foguete e se manda para o Cosmo, com passagem só de ida, para se “desprender” prá sempre?!?!? Tirem esse alienígena do governo, minha gente!!! Esse trolha vai fazer desandar a nossa maionese, escutem o que estamos falando… Õ DILMa, vc não lê o CaF, não!?!? Esse mané tá pensando que o Brasil é a Colômbia… Me poupe!!!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na gLoBO é um braZil para TOLOS”

  • José Filho disse:

    Com essa matéria comprova-se que ele, o Jobim, é o Ministro da Defesa dos interesses dos EUA, no Brasil. Demitam o traíra antes que faça caca. Uma base imperialista no Brasil seria um retrocesso inaceitável.

  • Filogrilo disse:

    Que absurdo é esse?

    Lula ficou maluco, no final de seu mandato?

  • Sérgio F. Castro disse:

    Boato! As forças armadas jamais aceitariam uma base militar Norte Americana em qualquer lugar do Brasil, quanto mais perto do Rio, olha a falta de objetividade gente!
    Jobim é um canalha, mas não é o dono do governo nem tem poderes telepaticos para controlar as mentes, vamos com calma.

  • Saulo Assis disse:

    PHA, este video abaixo
    http://video.google.com/videoplay?docid=8821722553380185546&hl=pt-BR#
    mostra uma realidade que muita gente não conhece: Nelson Jobim se juntou com FHC para detonar a Petrobras !
    Muito pior, Nelson Jobim liderou um Lobby (com certeza lobby americano – brasileiro é que não era) para extinguir a lei que criou a mar territorial de 200 milhas. FHC perto de Jobim é fichinha !
    Minha dúvida é a seguinte: Será que o Jobim é uma imposição do Governo americano ? Eu acho que sim !
    A primeira coisa que eu achei estranho no Jobim, foi ao mesmo tempo em que o Brasil atraves de LULA liderava a criação da UNUSAL, na contra-mão, aparece o ministro Nelson Jobim restaurando o acordo militar Brasil x EUA que o general Geisel rompeu em 1977, pois se fosse BOM para o Brasil, nunca que Geisel teria rompido.
    PHA, quem será o Dono dessa Raposa ? Vamos tirar ela do galinheiro e levá-la para o zoológico, pode ser que assim conheçamos o seu dono.

  • Zem disse:

    Caso isso venha ocorrer, eu quero ver a população indo as ruas e protestando contra tal fato… Inadimissível o Brasil de Dilma e Lula aceitarem que os EUA venha instalar alguma base em nosso território. A vitória de Dilma é a garantia de uma América do Sul livre de tropas americanas… O Brasil não precisa desta suposta ajuda.. Fora malditos YANKES…

  • Jose da Silva disse:

    A notícia é de 09.04.2010, acho que o acordo não foi assinado, gostaria que alguém me confirmasse.

    O conversa afiada poderia mencionar a política equivocada do Jobim, e também tecer algum comentário.

    Quando a notícia é jogada assim no site gera desinformação.

    Gosto muito do site, mas às vezes, penso que poderia ser um pouco mais consistente na informação.
    Grato.
    José da Silva.

  • José Carlos de Moraes Pires disse:

    Depois de ver o documentário ”Zeitgeist 2 Addendum, dá pra entender o que está por trás das manobras americanas.
    Você já viu esse documentário PHA ????

    Mesmo sabendo dessa história, Lula e Dilma ainda querem o Johnbin na Defesa ????
    Como eu tinha dito, Johnbin é do clube dos We Loves The USA Governament

  • Luiz Fernando disse:

    O Cara (Jobim) tem uma cara de pau muito grande, é acusado de ser amigo do embaixador americano e sai com uma dessa, ESSE CARA TEM QUE SER DEMITIDO POR TELEFONE assim: Olha passe lá na sessão de pessoal e traga sua carteira de trabalho e fica quieto se não é justa causa e cadeia!

  • marx portella disse:

    Forçando a porta da Colombia
    com uma hipocrisia que vicia
    o intelecto de Brasília
    e outras capitais
    estreladas deixando a bandeira
    de fardas
    que segue na arrogância
    independente de quem for.

    ninguém regula a América
    nobody fucks with America

  • alvarom disse:

    A campanha anti-jobim deve ser potencializada.Até agora evidentemente contra, a jornalista Nassif e o PHA.É pouco, é preciso mais jornalistas contra esse lambe botas servil.Não se votou no PT para esse conciliábulo, mal resolvido.

  • Miguel disse:

    Estou indo para a posse da companheira Dilma Rousseff e não gostaria de vê-la junto com esse salafrário e fiel “sinistro da Defesa”.

    Miguel (Arapiraca/Alagoas)

  • Thiago disse:

    Se depender não só do Jobim, mas para a elite separatista paulistana e o PIG, o Brasil deveria ser o quintal dos EUA.
    Lementavél!

  • Jorge Rodrigues disse:

    O Lula já disse para Dilma que nos momentos difíceis, procure o povo; disse também que se dessem o golpe, ele sairia à rua com o povo; agora chegou a vez desse povo dizer em auto e bom som, se esse ou qualquer outro governo por uma base americana em solo brasileiro, o povo vai à rua, e não será seu aliado.

  • José Flávio coutinho disse:

    Com a palavra, o sr. Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido mundialmente como “LULA”. vai capitular ou não?.

  • Fábio Noé disse:

    Fora Jobim.E logo, para ontem.

  • Fred Azevedo disse:

    Base ianque no Brasil!? Isto só pode ser piada.
    Se querem combater narcotraficantes, porque não acabaram com o tráfico de cocaína na Colombia? Americano do Norte não cheira cocaína?!
    Não haverá nenhum benefício para o Brasil e muito menos para a democracia e liberdade dos paises sulamericanos, muitísssimo pelo contrário. O complexo de vira-latas não nos cabe mais, já foi o tempo. Não aceitaremos bases norte americanas no Brasil. Não somos colônia. Se ianque fosse coisa boa, o mundo não estaria do jeito que está.
    Fora Jobim, você não nos representa!!!
    Nosso grande presidente Lula não pode deixar uma loucura dessa natureza acontecer…aqui não, violão!!!

  • Thiago Viana disse:

    Era só essa que faltava…

  • TOMÉ disse:

    Se realmente isso for verdade, é o fim da nossa soberania, e o fim da minha ideologia politica.

  • José Medeiros disse:

    Trata-se de um enclave de espionagem no coração do Brasil, Rio de Janeiro, a porta para o pré-sal. Alguém lembra do que José Serra (Padim Pade Cerra segundo PHA), o prezado amigo do Johnbim (conforme PHA) – este que disse aos americanos que seria ministro da defesa em qualquer dos governos – foi fazer no clube da aeronáutica, pouco tempo antes das eleições? Estes Jonhbim, FHC e Cerra têm preço? A elite escravista e predadora, frívola e lambe-botinas de americanos esfrega as mãos de contentamento. Com esta tal base encravada no Rio de Janeiro eles terão a quem recorrer toda vez que um líder popular se levantar contra o colonialismo espoliador, interno ou externo, para defender a emancipação da nossa gente. Que vergonha, que traição deslavada. Esta tal base será uma fábrica de golpes de estado, de intervenções exclusivamente dentro da nossa pátria. É a teoria nefasta efeagacista de dependência (total e irrestrita) ao norte (USA). É a entrega do nosso patrimônio em troca da manutençao dos privilégios de uma elite que não enche dois campos de futebol. Geisel foi muio mais nacionalista do que esta trinca de malfeitores e espiões plantados pela CIA e que permanece grudada nas entranhas do poder desta nação.

  • BTib disse:

    o próprio lula será um traíra se fizer isso…

  • cristina chaves disse:

    Olá PH,

    Tá bom encomendar um cordel.

    Lá vai o mote (de pé quebrado, mas o cordelista arruma):
    “Se sai de gaiola ou aquário,
    disso não tenho certeza.
    Só sei que é uma cruza estranha de traíra e papagaio”.

    P.S. ( Achei genial a tradução do nome: Jonhbim)

  • Se Lula não tirar Jobim já ,ele vai deixar uma hrança maldita para Dilma!!!!!!!!!!!

  • Rodrigo Sidney disse:

    Interessante. Os EUA só querem patrulhar o Atlântico Sul contra o tráfico de drogas.

    Onde é mesmo que fica o Pré-sal?

    • Demócritus disse:

      No mínimo colocarão 50% da frota de seus submarinos atômicos por alí circulando. Se não ajudam ninguém em nada, esses ” parceiros amigos ” do Brasil, na certa tentarão colocar empecilhos materiais na exploração do pré-sal. O johnbim responderá que eles estarão nesta área para trazer segurança aos países da América do Sul.

  • Binah Ire disse:

    Não aceitaremos bases yankees em nosso território, sr. Johnbin.
    Não somos uma republiqueta dependente, somos uma nação soberana.
    Até quando vamos viver num mundo de disputas e miséria (tanto material qnto espiritual)?
    Saco cheio pessoal.

  • André Mattana disse:

    Como assim o ministério da defesa está fazendo um acordo com os EUA para uma base estrangeira no Rio???
    Espero que nem o Legislativo, nem a futura presidenta Dilma nem o Itamarity apoiem essa iniciativa espúria.

  • Marco disse:

    Fora Jobim!! Já passa da hora!

  • Edemar Motta disse:

    Um Ministro, seja de que pasta for, age sem conhecimento, sem apoio do Presidente? Penso que não.

    Nauseia-me pensar que Lula, ao final de seu belo governo, aumente ainda a obrada de reatar o tal tratado militar com os Eua.

    Os gringos defendem seus interesses. Combatiam o ‘comunismo’, depois o ‘terrorismo’ (não cola por aqui), agora o ‘trafiquismo’. Tudo pretextos para guerras e ocupações lucrativas para suas empresas.

    Se não querem tráfico de drogas, por que simplesmente não aspiram menos pó?

    Profundamente lamentável que Lula permita esse enclave. Já de Jobim, é o mínimo a se esperar.

  • RaulCesar disse:

    Acho que estou tendo um pesadelo. Será que depois de tanta luta morreremos na praia. Acho que devemos mandar mensagens para os twiters de LULA, DILMA e JOHNBIN pedindo explicações. EU NÃO ACREDITO!!!!!!!

  • Júnior disse:

    Bom Dia Paulo Henrique Amorim.
    Não seria agora a hora de criarmos a OTAS – Organização do Tratado do Atlântico SUL (Contra ponto a OTAN)
    Forças organizadas pelos países da América do Sul para defesa de seus territórios e suas riquezas?
    Um abraço.

  • Gilson Raslan disse:

    Jobim está se tornando o perigo para o Brasil.
    Não sei onde Lula estava com a cabeça, quando indicou o nome desse traíra para continuar na Pasta da Defesa.
    A Presidente Dilma não pode ter esse sujeitinho no seu governo.

  • jose vicente firme disse:

    Fora com o jobim agora….!

  • cristina chaves disse:

    Olá PHA
    Está imperdível a chage “Nelson Jobim, o tucano que virou papagaio” , no blogo do saraiva.

  • sergio disse:

    Que sujeito asqueroso esse Jobim.

  • alex, o baixinho voador disse:

    estou pasmo!
    faz uma reportagem no domingo espetacular (coma devida divulgação prévia) PHA!

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •