Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Publicado em 30/04/2010

Michael Moore elogia Lula e cita o Bolsa Família

O Conversa Afiada reproduz post do Vermelho, que traduziu o texto do documentarista americano Michael Moore para justificar a indicação [...]

Por que o Obama não faz um Bolsa Família ? O Bloomberg vai fazer em NY


O Conversa Afiada reproduz post do Vermelho, que traduziu o texto do documentarista americano Michael Moore para justificar a indicação de Lula ao título de um dos mais influentes líderes do mundo, segundo a Time (o FHC, aparentemente, não foi).

29 de Abril de 2010 – 17h55

Michael Moore: o que Lula tem a ensinar para os Estados Unidos

Quando os brasileiros elegeram Luiz Inácio Lula da Silva presidente pela primeira vez, em 2002, os capitalistas selvagens do país checaram, nervosos, os medidores de combustível de seus jatos particulares. Eles tinham transformado o Brasil em um dos lugares mais desiguais do planeta e agora parecia que tinha chegado a hora da revanche.

Por Michael Moore*, na revista Time

Lula, 64 anos, era um verdadeiro filho das classes trabalhadoras da América Latina — na verdade, um dos membros fundadores do Partido dos Trabalhadores — que já havia sido preso por liderar uma greve.

Quando Lula finalmente conquistou a Presidência, após três tentativas frustradas, já era uma figura conhecida na vida nacional brasileira. Mas o que o levou à política, em primeiro lugar? Foi sua experiência pessoal de como os brasileiros têm que trabalhar duro para sobreviver? Foi ter sido forçado a abandonar a escola depois da quinta série para sustentar sua família? Foi ter trabalhado como engraxate? Foi ter perdido parte de um dedo em um acidente de trabalho?

Não. Foi quando, aos 25 anos, viu sua esposa, Maria, morrer durante o oitavo mês de gravidez, junto com o filho, porque não podiam arcar com cuidados médicos decentes.

Há uma lição aqui para os bilionários do mundo: deem ao povo boa assistência médica, e ele causará muito menos problemas.

E aqui está uma lição para o resto de nós: a grande ironia da Presidência de Lula — ele foi eleito para um segundo mandato em 2006, que se encerra no final deste ano — é que, enquanto ele tenta levar o Brasil ao Primeiro Mundo, com programas sociais como o Fome Zero, que visa acabar com a fome, e com planos para melhorar a educação oferecida aos membros da classe trabalhadora do Brasil, os Estados Unidos se parecem cada vez mais com o antigo Terceiro Mundo.

O que Lula quer para o Brasil é o que costumávamos chamar de sonho americano. Nós, nos Estados Unidos, em compensação, onde o 1% mais rico possui mais do que os 95% mais pobres somados, estamos vivendo em uma sociedade que está rapidamente se tornando mais parecida com o Brasil.

* Michael Moore é cineasta. Dirigiu Tiros em Columbine, Fahrenheit 11 de Setembro e Sicko — $O$ Saúde, entre outros filmes.

 

Em tempo: o que dirão os notáveis chanceleres da GloboNews ?

Comentários

  • Paulo Henrique Amorim, Michael Moore e Lula. Que feijoada. Bom esses homens tem nossa credibilidade, pelo que fazem, dizem e lutam. Com eles estamos seguros que não vão deixar barato o que os fortes fazem de mal com os fracos, nos espelhamos neles e lutamos…

  • rafael

    É com tristeza que leio comentários desse gênero, pessoal acorda! Dilma só é candidata a presidencia porque livrou Lula de um impeachment, que seria causado caso a falcatrua que aconteceu no palácio do planalto, onde Dilma mandou apagar as fitas e depois eu uma entrevista dizendo que a cada 30 dias elas são apagadas. Acorda Brasil! Lula foi um excelente presidente, reconheço, mas essa mulher não vai levar esse país a lugar algum. Não voto nem nela nem em Serra, sou Marineiro com muito orgulho, de votar em uma pessoa que deixou o posto de ministra pra não entrar em esquemas de corrupção e desmatamento deliberado. Isso sim é uma mulher de valor, Marina presidente! Eu acredito.
    http://mesquita.blog.br/fitas-de-video-do-palacio-do-planalto-sao-apagadas-a-cada-30-dias http://www.manoreporter.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=628:seguranca-do-planalto-tem-fita-que-prova-que-dilma-mentiu&catid=48:noticias-do-brasil&Itemid=61

    • Michael Moore………uma pessoa formidavel,,,,,,pensa e luta,,,contra as grandes corporações maliciosas,,,,,e daninhas ao homem…..Quanto ao elogio ao Lula….e fato que o Brasil melhorou muito em oito anos de governo,,,,,,,A politica de inserção social…saiu do papel e foi para pratica,,,,,,,fato que nunca ocorreu na história do Brasil…….

  • Marco

    Concordo com a Marta. Infelizmente, ainda se confunde cargo e pessoa. Tem coisas que um presidente DEVE fazer, independente de quem seja ou que partido seja filiado. Aliás, os partidos, na minha opinião, são uma doença a ser tratada antes que surja um sistema político verdadeiramente democrático.

  • Marta Ordoñez

    Michael Moore está sendo pessimista em relação ao presidente Barack Obama. Herdar e consertar os erros dos governos passados não é fácil. É preciso aceitar o período de transição, assim como está ocorrendo no Brasil.
    FHC não estabilizou a economia brasileira? O Lula continuou o projeto e o Brasil, aos poucos, está colhendo os frutos. Obama também está buscando reorganizar os EUA.
    Outra coisa: está mais do que na hora de mudarmos de paradigma dentro da política. Essa visão de que um projeto realizado por um partido não pode ser continuado por outro, é absurda.
    Política serve para resolver os problemas da sociedade. Todos os bons projetos realizados por um partido que chegou ao poder significa apenas que se cumpriu uma obrigação para com a sociedade.

  • Michael é um verdadeiro heroi americano denunciando os erros da politica de seu proprio pais.

    Vindo dele este comentário é muito importante.
    é importante desmascarar a NOM, ou Nova Ordem Mundial que não respeita o terceiro mundo.

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=19771491

  • sonia lacerda

    O que me deixa triste é ver a Paraíba, mas preciamente a Capital João Pessoa, sair de uma aliança com o Presidente LULA para se juntar ao DEM E PSDB, o Ricardo Cunha Lima, ex-Ricardo Coutinho perdeu o trem da história.

  • Fernandinho boca mole e poliglota ( FHC), vai suicidar-se por dentro se é que tem coragem. A única coisa que ele e sua turma do DEMO fez, foi vender nossas riquezas. Vai LULA, vc merece, por isso: Dilma 2010.

  • Sandra Andrade

    Olá, Paulo Henrique:

    Eu adoro o Lula, e minha admiração só cresce a cada dia. E não se trata da “adoração” que um fiel devota aos seus santos, representados por imagens, nas igrejas. Ou ao seu deus. Não.
    Quando digo que “adoro” o Lula, esclareço que tal adoração é aquela que se pode dedicar a um homem de carne e osso, trabalhador como todos nós, seu povo, que tinha um trabalho (imenso) a fazer, como Presidente de seu país, foi lá e…fez!
    Só isso! Quer coisa mais simples e mais digna de louvor!?
    E, se é necessário, vai aí o “meu credo”: creio, sim, que junto com ele, vamos eleger sua ex-ministra Dilma Presidente do Brasil. Porque ele acredita que ela vai poder continuar sua obra e, com mais tempo (e folga, já que o trabalho já foi lindamente alavancado), acrescentar muitas outras realizações às inúmeras que o Brasil já vem presenciando. E nós acreditamos nele.
    Abraços, PH.

  • Alexandre

    Bolsa familia que é criacao do govrno FHC, que o lula mudou de nome e disse que eh criacao dele…

  • Henry

    Adoro Lula!!! O PIG vai dizer agora que o grande cineasta Michel Moore é Petista!!!
    Kakkaakkaakaka!
    Chora demotucanalhas!!! Chora PIG!!!

  • eliane ressurreição

    ver a cara desesperada da tucanada e dos demônios, não tem preço! o Bonner nem apareceu ontem no JN, ia ser um sacrifício muito grande falar na matéria da TIME… , acho que agora as súditas fiéis do PIG(as mal amadas, MIRIAN LEITÃO E LÚCIA HIPÓLITO) VÃO SURTAR DE VEZ!KKKK valeu sapo barbudo, mostra para essa gentalha que você é o CARA!!!! eliane rj

  • pereira

    Só temos uma coisa a comentar é que o demo agora esta só, na lata do lixo que é seu lugar, o serra biruta é um vampiro e um escorpião ao mesmo tempo, quem não li serve mais vai para o lixo.

  • ligia maria

    Agora o FHC,vai ter um piripaque. Dá-lhe grande LULA. Só para não perder o costume DILMA 2010.

  • Guilherme

    Ei, PIG, chama a Sigourney Weaver (é assim que se escreve?) para dar uma entrevista no wow-rá-tim-pum-tá-rá-tá Jô Soares, o Jam Session Man.

  • Vinicius Alves

    Eh PHA… ateh cego ve… mas a oposicao nao eh cega: eh ACEFALA! Cada um com o artista que merece… o Lula (e a Dilma) tem o apoio de Michael Moore, premiado internacionalmente, reconhecido por sua luta contra Bush (ateh na cerimonia do Oscar protestou!)… e o PSDB (Jose Serra)… bom… Regina Duarte. Tirando a propaganda do Fusca, nao me lembro de nada relevante (em nenhum aspecto) que esta idosa “atriz” tenha feito.

  • Digger

    O PIG e os demo-tucanos, estão cheios de inveja devido ao título importantíssimo que o presidente Lula recebeu da revista Time.
    Ontem, a crítica mais emblemática veio do deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC):
    “– Ou a revista ficou louca ou ganhou um patrocínio de uma estatal brasileira.”
    Quanto preconceito dessa gente! Eles julgam os outros por si próprios. São acostumados a praticarem o toma lá dá cá e imaginam que os outros fazem a mesma coisa.

  • Eduardo Marcondes

    Hoje de manhã ouvindo a rádio Eldorado AM (grupo estado) o âncora (Caio Camargo) entrevistou uma tal de Lúcia Guimarães para falar sobre essa classificação da Time dos líderes mais influêntes. A entrevista foi uma verdadeira aula de baixaria com ambos jornalistas falando que a Time não tem credibilidade e que essa classificação é útil apenas para estrelas de hollywood. Também citaram que o Michel Moore que escreveu sobre o Lula não tem credibilidade nos EUA.
    Resumindo: um horror de jornalismo.

  • Neyde B.

    Gente, só houve esse desmentido no Brasil. Tanto o El Pais quanto o Le Monde e outros jornais intenacionais estão noticiando que Lula foi escolido o líder MAIS influente do mundo.
    Que patética essa imprensa brasiliera…
    Parabéns, presidente!

  • Marcio Palma - SSA-BA

    PHA,
    Já, já o Jabor escreve, também, um texto sobre o Zé Alagão.
    Kkkkkkk

  • fique com Michael Moore, ou com a regina duarte.
    os dois são artistas cada um com um peso no trabalho que faz
    compare!
    um elogiou
    outro ficou com medo

  • Wagner Oliveira dos Santos

    Independente da posição, saber que temos o nosso Presidente como uma das pessoas mais influentes no MUNDO nos dá orgulho. Não é o que acontece com o Farol de Alexandria, considerada a 2ª pessoa mais influente de Higienópolis, atrás dos demais candidatos!!! Até meu cachorro consegue ser mais influente do que esse VAMPIRO, conhecido como FHC. FORA, Demo-Tucanalha. Corte os pulsos, miserável!!! É Dilma 2010!!!

  • Fera

    “Quando os brasileiros elegeram Luiz Inácio Lula da Silva presidente pela primeira vez, em 2002, os capitalistas selvagens do país checaram, nervosos, os medidores de combustível de seus jatos particulares. Eles tinham transformado o Brasil em um dos lugares mais desiguais do planeta e agora parecia que tinha chegado a hora da revanche.”………….PHA……essa….doeu…………..e muito……….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Márcia Aranha

    O dia de ontem deverá ficar para a história do jornalismo como o “Dia da Lambança”…

    O PIG, constrangido, teve que dar as manchetes de que Lula foi considerado pela Time como o líder mundial mais influente. Mas não se deram por vencido…

    Apesar da forte inferência (ser o primeiro de uma lista que não está composta por ordem alfabética), conseguiram uma suposta declaração da Time de que a ordem em questão não significa colocação de mérito.

    Mas aí o estrago estava feito. Já haviam senadores oposicionistas tentando desqualificar a Time, blogueiros reacionários pondo a boca no trombone, uma histeria coletiva.

    Mas o mais engraçado foi a forma como o PIG encontrou para desmentir o “furo” que eles mesmo deram. “Ao contrário do noticiado (por eles) Lula não é o mais influente, mas apenas um dos 25 mais”…

    Que delícia…

    Só faltou uma sondagem do Datafolha dando empate técnico entre Lula e Berllusconi.

  • Rosinete-Recife

    Como me orgulho de ser brasileira, tendo um presidente como Lula, reconhecido nacionalmente (mais de 80./. de aprovação) e também internacionalmente.

    Só os maus brasileiros, preconceituosos e atrasados, se recusam a reconhecer o valor do nosso querido presidente.

  • raposo

    achei a opção mas não adiantou, eu não sei preencher o questionário. você está perdendo “ibope’, eu não sou o único a ser aporrinhado por “homers” que assistem a globo!

  • Rosilene Andrade

    Ontem no Gl, os comentários eram maioria esmagadora de elogios e parabéns ao nosso Presidente.
    Mesmo que a matéria passasse mais tempo tentando minimizar a eleição do que informando o navegante.
    Pobres coitados da ENGODO. Vão ter que rebolar (e mesmo assim não conseguirão)para apagar BRILHO do nosso primeiro Presidente “verdadeiro filho das classes trabalhadoras”.

    Prepare-se PIG, porque aí vem a primeira mulher Presidente do Brasil.
    DILMA JÁ!

  • raposo

    cadê a minha opção “email this”?!

  • Maria de Fátima

    Dava pena ver os globais terem que engolir seco para dar a notícia,e mesmo assim a desmereceram não dando importância devida à ela.Quando Michael Moore fará um filme de Lula? Quando acontecer a Globo é que corta os pulsos.

  • Vicente Busch

    Lula foi eleito contra tudo e todos em 2002, reeleito em 2006 mesmo sendo fritado impiedosamente pelas armações da direita golpista e pelas mentiras da mídia.

    Agora, em 2010, sem qualquer projeto ou mudança querem eleger Serra (o anti-candidato, o 171 da elite): sem carisma, sem conquistas sociais, sem realizações, sem histórico de defesa dos interesses da nação, e associado ao grande capital nacional e estrangeiro.

    Vão tentar, mesmo com aceitação e sucesso estrondoso de Lula. Acreditam que vão elege-lo com as mesmas estrategias sujas e desleais.

    Dilma é a candidata do presidente com 80% de aprovação no final do segundo mandato e eleito o melhor líder mundial pelos EUA e Europa de 2009.

    Dilma é a candidata do Lula, é seu braço direito, participou ativamente de todas as conquistas, e tem a firmeza necessária para consolidar o crescimento, a prosperidade social e a democracia (alternância de poder) conquistadas nos últimos oito anos, levará o Brasil a patamares políticos e de prosperidade superiores.

    Byby FH$erra. Viva Lula. Viva Dilma.

  • maria Dirce

    atual presidente foi convidado para responder às perguntas feitas pelo povo. Na época, Lula era o dirigente sindical dos metalúrgicos que lutava pelos direitos dos trabalhadores do ABC Paulista.
    Programa reexibido em 2009, na programação especial de 40 anos da TV cultura. Mas a entrevista foi em 1978 e podemos observar a coerência de Lula do discurso e o que ele faz hoje.Ao contrário de Serra que estava com Brizola e hoje com FHC.

    http://www.youtube.com/watch?v=0WxBBoejv3w

    http://www.youtube.com/watch?v=tvKqw62r2jU

  • filipe tavares

    Todos os indicadores sociais e economicos falam por si só!!!
    A obra de LULA mudou a vida de MILHÕES!!!
    Falem oque quiser, porque eu conheço uma arvore pelo fruto que ela dá.

  • Hélio

    O mundo, e 76% dos brasileiros, estão errados.

    Só o Partido da Imprensa Golpista (assumida) e seus aliados
    da oposição, PSDB,DEM ePPS(vendilhões da pátria) é que estão certos.

  • alcir rosa nunes

    Os demo-tucanos deveriam entrar com uma ação no TSE por propaganda eleitoral deste senhor a favor da candidadata Dilma. Com certeza ele deve ter recebido um patrocinio de alguma estatal brasileira. E esta Time então enlouqueceu. Isto parece conspiração internacional contra o psbd-pfl.

  • Orlando Varêda

    As vacas, os tucanos com bezeras e tudo foram parar no brejo. Tão morrendo de raiva, despeito e inveja. Tão lascados.

    Orlando

  • Ivoni

    Foi até divertido ver a cara da Fátima Bernardes no JN de ontem, utilizando alguns segundos no meio do programa, tentando desmerecer a indicação do Presidente Lula como um dos líderes mias influentes do mundo, pelo Michael Moore . Se tivesse sido o FHC ou assemelhado, teriam deticado 45 minutos para enaltecer o mesmo fato.
    Detalhe: Trata-se da revista americana “Time”, só isso! Ah, o Michael Moore não é nenhum “Arnaldo Jabor”!

  • jose rocha de oliveira

    Por uma questão de inteligência, devemos manter o atual grupo no poder, atrvés da eleição da Dilma. Caso contrário estaremos cometendo um atentado contra o nosso País!

  • Dilson

    Os advogados do PSDB não podem deixar passar esta.
    Michael Moore será denunciado por campanha antecipada no TSE.
    Deveriam contratar um cineasta independente para auditar todos os documentários que este cidadão já fez em busca de propaganda política subliminar em favor da Dilma…recomendo o Arnaldo Jabor.

    • Cristiane

      Exatamente o que eu ia sugerir! Como é que os caras ainda não fizeram isso???
      E o Artur Virgílio dizendo que “líder influente é o Obama” foi de chorar. Elementar, diria o Sherlock.

  • jose rocha de oliveira

    Nós temos, sem sombra de dúvidas, o maior presidente brasileiro de todos os tempos, além de um grande lider mundial. Um estadista!

  • Luiz Felipe

    Vão falar que o estilo do Michael Moore dá medo!

  • Rogeria

    Quem é Michael Moore ??

  • Paulo

    Se os ambiciosos barões de roubo voltarem à Presidencia,acabarão definitivamente com o Bolsa-Família. “Bolsa-esmola”, segundo um robber baron bem emplumado.

  • thiago

    Jabor não engoliu bem: tá parecendo Pato Donald fora de controle : http://bit.ly/19rnqi

    Veja, s´ó inVeja: http://bit.ly/cqf5Kf

  • fhc !!! da o troco em lula,é manchete no jornal do bairro de higienopolis,caderno 2 rodapé,na lista das pessoas mais importante do bairro ele se encontra em quadragesimo quinto lugar ,conhecidencia 45 é o numero dos tucanos,pesquisa data-falha,margem de erro 13%

  • O que o Michael Moore (o esquerdossauro que adora o capitalismo, pois ganha muito dinheiro com ele) fez foi propaganda para a reforma da saúde nos EUA. A história do Lula contada por ele é de uma falsidade tão singular que não dá nem para considerar.

    • jose rocha de oliveira

      É graças a criaturas como você, que o Brasil viveu no atraso, até o governo Lula tomar posse.

    • JB

      Deve ser muito chato o fato de não ter do que se orgulhar. Quando isso acontece, passam a atacar tudo aquilo que não os beneficia. A grandeza do Lula é inegável. O seu governo é referência no mundo, diferentemente do governo anterior, ao que – pelo jeito – você deve pertencer. Viva Lula. Dilma 2010.

    • Carol

      Sim, Edmundo, ele ganha muito dinheiro com os filmes. E tomara que continue ganhando e financiando outros, porque as pessoas precisam desse gênero cinematográfico mais do que precisam de American Pie.
      Sicko é o retrato da saúde do estado de SP [que foi ou seria parcialmente privatizada...]
      Sou fã dele.
      Amigos, assistam qualquer coisa que levar a aassinatura dele. Vocês verão como ele retrata bem o psdbismo do país dele.

    • marcia

      Tu achou falsidade?? e daí?…..falso ou não….falando bem do Lula é o q importa meu querido e ver a mídia tendo q noticiar é melhor ainda….

    • Cristiane

      Esquerdossauro????
      De onde esse povo tira essas pérolas?

      Os caras só querem é ter um SUS por lá.
      Ninguém tá falando em revolução socialista, pode ficar calmo.
      (Pelo menos, não “ainda”, hahahahaha!)

      E, pelo que me consta, a partir da crise econômica do ano passado, é o neoliberalismo que está em extinção. Não a esquerda.

    • Washington

      Edmundo, você só pensa em dinheiro. Dá prá fazer um comentário sem falar em dinheiro, grana, etc? Sentaram a pua na cabeça deste rapaz colocaram um cifrão lá dentro! Que coisa!

    • Leonardo Oliveira

      Ele deveria rasgar o dinheiro que ganhou, né?

      Esse pessoal da direita ta cada dia mais engraçado…

  • Lucifer

    GlOBO, criticou a omissão de Michael Moore, ao escândalos do PT e do envolvimento de Lula com eles.
    Tá certo. Da próxima vez o TIME convida Merval Pereira para redigir texto imparcial como habitualmente faz.

  • dalva godoy coelho

    PH que coisa boa ler estas noticias em seu site os pavorosos e nojentos de todo o PIG contando com essa oposição de safados, estão querendo morrerem, simplismente escondendo estas noticias maravilhosas do meu Presidente LULA, essa oposição é o que temos de pior neste meu querido BRASIL, grande LULA ja esta na historia como o melhor presidente e continuara para sempre, parabens presidente LULA.

  • pedro

    mas o pessoal do zé diz em alto e bom tom que isso tem que parar por ai. agora querem acabar com a internet
    http://anaispoliticos.blogspot.com/2010/04/serra-quer-acabar-com-plano-de-internet.html

  • Patriarca da Paciência

    Agora, que um norte-americano está dizendo essas coisas, é bem possível que a direita babaca do Brasil comece a dizer: “bem, deve ser certo mesmo, “eles” estão dizendo!”

  • Ronaldo Marques

    PH, a oposição já começou a cortar os pulsos, conforme publicado na Folha ontem:
    “Oposição critica escolha de Lula pela revista “Time”"
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u727852.shtml

    O que se poderia esperar deles? Aplausos?

    Parabéns pelo novo layout do site. Ficou ótimo!
    Abraço!

  • Vão dizer que o Michel Moore foi pago o dinheiro do mensalão e que foi contratado pela Dilma

Deixe seu comentário

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Conversa Afiada."

  •