Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2015 / 05 / 18 / Safra do Nordeste é maior do que do SE

Safra do Nordeste é maior do que do SE

É por isso que o FHC e os coxinhas que o idolatram estão assim, aflitos ...​
publicado 18/05/2015
Comments

 

 

Saiu no Estadão:

 

Safra do Nordeste supera a do Sudeste pela 1ª vez em 41 anos

 

A região Nordeste deverá produzir este ano uma safra de 18,9 milhões de toneladas, um aumento de 20,0% em relação ao ano passado, segundo o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) de abril, divulgado nesta terça-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante desse desempenho, a região deve ultrapassar a produção do Sudeste pela primeira vez na história da pesquisa, realizada desde 1974.

Acréscimos nas produções de soja, milho de 1ª safra e feijão determinaram o avanço da região, principalmente na Bahia, no Piauí e no Maranhão. Só a produção de soja deve crescer de 6,6 milhões de toneladas em 2014 para 8,5 milhões de toneladas neste ano. Desse montante, 1,3 milhão de tonelada a mais virá apenas da Bahia.

No milho de 1ª safra, o acréscimo na produção na passagem do ano é de 1,1 milhão de tonelada, para 5,9 milhões de toneladas em 2015 na região Nordeste. "Enquanto isso, no Sudeste, a evolução foi muito pequena. Os preços da terra estão altos, e o espaço já é muito urbanizado. Então, há uma migração natural da agricultura", disse Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

(...)

Navalha

O Conversa Afiada reservou essa singela notícia do Estadão, que, um dia, representou a aristocracia cafeeira de São Paulo e hoje não passa de um sarcófago, para alegrar a semana dos coxinhas que idolatram o Man of the Year (não deixe de ver a paulada que o Ricardo Melo deu nele) e agridem o Padilha.

Essa região do Mapitobá a que se refere o Estadão é um dos exemplos magníficos da expansão da agricultura brasileira.

Mas, como chega a insinuar o Estadão, ela tem um micro-clima político, também.

O Mapitobá é apenas um de muitos exemplos da expansão economia - e da política - brasileira para fora de São Paulo e do triângulo claustrofóbico de Rio, São Paulo e Minas que caracterizou o desenvolvimento de JK e dos militares.

Esse foi um plano secreto do Lula, o Nunca Dantes.

Crescer para fora de São Paulo.

Como fez em Suape, onde a Dilma lançou dois petroleiros.

No super-porto de Ilhéus, na BR-163, na Norte-Sul.

E em muitos outros projetos de infra-estrutura que a Dilma prefere anunciar depois que todas as más notícias do ajuste foram devidamente trombeteadas no PiG.

O PSDB e a Casa Grande - como a Globo - estão aflitos como o FHC, que deu para xingar o Lula.

Ele perdeu os modos.

Perderam a compostura, porque São Paulo ficou menor !

E o Brasil melhora quando você sai de São Paulo.

 



Paulo Henrique Amorim