Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2015 / 05 / 09 / Petrobras quer o dinheiro da Lava Jato de volta

Petrobras quer o dinheiro da Lava Jato de volta

Petrobras se alia ao Ministério Público.
publicado 09/05/2015
Comments

 

 

Depois de livrar a Petrobras das garras do Moro e da Globo, o presidente Bendine quer que as componentes do cartel devolvam o que tiverem desfalcado da empresa.


Petrobras vai à Justiça buscar ressarcimento contra executivos e empreiteiras citadas na Lava Jato



A Petrobras entrou como coautora do Ministério Público Federal nas ações de improbidade administrativa contra as empreiteiras e os executivos apontados como responsáveis por irregularidades no âmbito da Operação Lava Jato.

As ações somam-se a um conjunto de medidas que estão sendo adotadas para garantir o ressarcimento integral dos prejuízos sofridos pela companhia, inclusive aqueles relacionados à sua reputação.

Nesta primeira etapa, são duas ações – uma protocolada no dia 30 de abril e outra nesta sexta-feira (8) – referentes a pagamentos indevidos relacionados a contratos das empresas Engevix e Mendes Júnior com a Diretoria de Abastecimento. O valor total é de cerca de R$ 452 milhões, considerando reparos por danos materiais e multa, além de pedido de indenização por danos morais, cujos valores serão quantificados no decorrer do processo.

Nas próximas semanas, a Petrobras ingressará, também como coautora, em outras três ações. Os processos envolverão contratos com as empresas Camargo Corrêa, OAS e Galvão Engenharia, totalizando pedido de reembolso de aproximadamente R$ 826 milhões. Assim como no primeiro bloco, o montante é composto por danos materiais, acrescidos de multa – equivalente ao triplo do prejuízo material -, além dos danos morais a serem quantificados no decorrer do processo.

Ao acompanhar as ações já propostas e futuras, a companhia reforça sua cooperação com as investigações e busca o ressarcimento pelos prejuízos causados pelo esquema de pagamentos indevidos.