Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 11 / 27 / Levy: metas garantem políticas sociais

Levy: metas garantem políticas sociais

Inflação de 4,5 e superávit de 2%, em três anos
publicado 27/11/2014
Comments

 

O Conversa Afiada reproduz do Blog do Planalto:

 

 

Cumprimento das metas garante investimento, crescimento e políticas sociais, diz Joaquim Levy

 

O próximo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, indicado nesta quinta-feira (27) pela presidenta Dilma Rousseff, afirmou em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto que a prioridade de seu trabalho à frente da pasta será garantir a segurança fiscal do governo nos próximos anos. Isso porque, segundo ele, é a segurança fiscal, “o atingimento das metas [estabelecidas] que realmente garantem a capacidade do governo de cumprir suas obrigações e suas políticas públicas”.

 

É muito importante o cumprimento dessas metas, disse ele, “porque ter a nossa dívida se estabilizando, diminuindo, cria confiança para o crescimento, para a atividade econômica. Com isso, há geração de recursos que permitem ao governo continuar as suas políticas públicas, em particular as de inclusão social, as políticas sociais”.

 

O economista destacou a manutenção dessas políticas. “Todo esse processo que vem vindo nos últimos anos, vai continuar. Ele tem que ir, obviamente, no passo adequado com a capacidade da economia”, ressalvou.

E reafirmou que a meta necessária para a estabilização da dívida pública é de 1 a 2% do Produto Interno Bruto (PIB), “considerando que não haja transferências para bancos públicos e outras fontes de crescimento da dívida bruta”.

 

Levy lembrou por fim, que, devido ao baixo crescimento deste ano de 2014 e ao tempo que a economia exigirá para voltar a acelerar, no primeiro ano, em 2015, a meta de superávit primário do governo deve ser de 1,2% do PIB. “Nos anos seguintes ela subirá para 2%. Vamos alcançar isso com todas as medidas e a disciplina que forem necessárias”, enfatizou.


Leia mais:

SEM DESEMPREGO E SEM ARROCHO. LEVY, BARBOSA E TOMBINI

 

SUPERÁVIT DE 2% E INFLAÇÃO DE 4,5%. NÃO ESTAMOS EM CRISE, DISSE LEVY!