Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 11 / 18 / SP agora quer obras contra a seca

SP agora quer obras contra a seca

Ah, se os tucanos aprendessem com o Ceará ...
publicado 18/11/2014
Comments

Saiu no Estadão:


SP quer que o governo federal inclua sete obras contra falta d'água no PAC



por João Domingos e Eduardo Rodrigues


O governo do Estado de São Paulo pediu à presidente Dilma Rousseff que sete das oito obras para solucionar a falta de água na macrorregião de São Paulo e Campinas sejam incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Desse modo, poderíamos nos beneficiar do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para acelerar a conclusão", disse o secretário do Planejamento de São Paulo Júlio Semeghini, depois de uma reunião de três horas com as ministras do Planejamento, Miriam Belchior, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.


Poderão entrar no PAC os projetos de interligação dos reservatórios Atibainha e Jaguari, as estações de produção de água de reúso Sul de São Paulo e Barueri, a interligação dos reservatórios Jaguari com o Atibaia, poços artesianos no aquífero Guarani e interligação do Rio Grande com o Guarapiranga. De fora ficaria só a obra dos reservatórios de Pedreiras, em Campinas, e Duas Pontes, em Amparo. O conjunto deve custar R$ 3,5 bilhões, de acordo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que apresentou o pacote à presidente Dilma Rousseff no dia 10. Semeghini disse que as obras deverão ficar prontas em 12, 24 ou até 36 meses


Prazo. Depois da reunião que ocorreu em seu gabinete, em Brasília, a ministra Miriam Belchior prometeu que o governo federal tomará uma decisão, ao menos parcial, sobre a ajuda a São Paulo até a próxima semana. A ministra informou ainda que na quinta-feira técnicos do governo federal e do governo paulista vão se reunir para "destrinchar o detalhamento das propostas". Nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, serão analisadas as planilhas apresentadas por São Paulo.


(...)



Leia mais:


Falta d’água em SP? A gente desenha!