Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 06 / 24 / Copa comprova decadência da Globo

Copa comprova decadência da Globo

A raposa (agência de publicidade) toma conta do galinheiro (anunciante).
publicado 24/06/2014
Comments

O Conversa Afiada reproduz texto de ​amigo navegante "Geração de Valor", no Face do C Af:


Em 2002, em cada 10 TVs ligadas no Brasil durante a Copa, 9,5 eram sintonizados na TV GLOBO.

Nesta Copa, até agora, a participação da GLOBO caiu para 6 em cada 10, uma queda de mais de 30%.

Em outras palavras, de lá pra cá, a GLOBO perdeu praticamente 1/3 de sua audiência.

O curioso é que a tabela de preços de publicidade na emissora nunca cai; só sobe.

Como ​o ​cliente tem preguiça de pensar e muitos diretores de marketing têm medo de sair do quadrado e de perderem o emprego, eles acabam deixando esta tarefa para as agências de publicidade que​, ​por sua vez​,​ ganham 20% sobre a veiculação, ou seja, sobre tudo que o cliente gasta com publicidade na emissora.

Este cenário representa muito bem aquela imagem de uma raposa (agência) sendo a chefe da segurança do galinheiro (cliente).

E agora, quem poderá nos salvar? Sim, é ela, a justiceira do século XXI, a única com o poder pra acabar com essa farra: a Internet.

Agora é só esperar uma nova safra, uma nova geração de profissionais de comunicação povoarem as empresas, veículos e a nova espécie mais evoluída de agências de publicidade que ainda está para surgir.

Enquanto isso, os empreendedores que tiverem uma maior visão e disposição de pensar fora da caixa vão nadar de braçada neste novo mercado carente de conteúdo e projetos que atendam ao apetite voraz dos mais de 100 milhões de usuários da internet brasileira (fonte: Ibope).


​Em tempo:
o Geração de Valor poderia ter mencionado o BV, que na Globo é casto. Além da comissão, as agências de publicidade mamam no BV da Globo, ​que representa o MAIOR faturamento das NOVENTA maiores agências de publicidade do Brasil. (Na Inglaterra, BV se chama de "kick-back.) - PHA

Em tempo2: leia também "F-1 e Felipe Massa deixam a Globo em terceiro lugar".