Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 06 / 06 / Dilma: Pronatec vai ser para sempre

Dilma: Pronatec vai ser para sempre

No Governo FHC, o fantasma, ele proibiu o ensino técnico
publicado 06/06/2014
Comments

 


Na formatura de dois mil alunos de baixa renda do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que ocorreu nesta sexta-feira (6), em Florianópolis (SC), a Presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da educação técnica para o desenvolvimento do país, além de manifestar a intenção de transformar o programa em política de Estado.

Na semana que vem vamos lançar o que o ministro [da Educação] Henrique Paim chama de Pronatec 2.0. É a segunda etapa do Pronatec, com mais vagas. Meu compromisso é que o Pronatec seja permanente. Nessa [etapa] nós estamos fazendo 8 milhões [de matrículas], na próxima, nós vamos fazer mais que 8 milhões", disse.

Criado em 2011, e com investimento de R$ 14 bilhões,  o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. Já foram 7,3 milhões de brasileiros beneficiados.

São três tipos de cursos: o técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano; o técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano; e a Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.

Eles são divididos em dez áreas e os mais populares e que oferecem mais vagas são os de Controle e Processos Industriais, que compreendem tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos, como eletricista naval, ajustador mecânico e montador de veículos automotores.

Há também os de Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

“Nós sabemos da importância da educação para o desenvolvimento [do País], e o Pronatec terá um papel decisivo, ofertando mais de oito milhões de matriculas até o final de 2014”, afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim, presente no evento.

Nos cursos, oferecidos gratuitamente  em  escolas públicas e privadas, além das unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, as mulheres representam 60,37% das matrículas. Jovens entre 15 e 29 anos ocupam 67,27% das vagas ofertadas.

“Queríamos um programa gratuito que não excluísse ninguém e que garantisse a cada um o direito de realizar diversos cursos profissionalizantes”, enfatizou Dilma, e relembrou que
"o Pronatec é um instrumento fundamental para que as pessoas tenham uma perspectiva cada vez melhor na vida, em que estudantes se tornam sujeitos da sua própria história.”

Pelo facebook, a Presidenta confirmou que, na segunda etapa do programa, o governo incluirá cursos para melhorar a gestão de microempreendedores individuais e pequenos empresários. "O aumento da produtividade no Brasil requer a adoção de melhorias em processos e produtos. Para isso, a formação profissional é um elemento fundamental”.

Ela disse ainda que o Pronatec, juntamente com  o Ciência sem Fronteiras e a Alfabetização na Idade Certa, serão "um dos principais legados que nós deixaremos".

No site do programa há informações sobre inscrições, datas e cursos.

 

Clique aqui para ler "Erick, o medalhista de ouro da educação no Brasil"

Aqui para "Sisu bate outro record. Que Horror ! "

E aqui para "O rolê da Dilma: Sisu, ProUni, FIES, Enem"