Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 05 / 19 / Os BRICS - conheça mais !

Os BRICS - conheça mais !

Entenda o que veio depois do fracasso do neoliberalismo !
publicado 19/05/2014
Comments

“Conferência BRICS no Século XXI” traz ao Rio especialistas de China, Rússia, África do Sul e Índia para debater megatendências na Política e na Economia

Intelectuais e especialistas renomados de Rússia, Índia, China, África do Sul e Brasil estarão no Rio de Janeiro, entre 20 e 23 de maio, reunidos na “Conferência BRICS no Século XXI” para debater os grandes temas contemporâneos da economia política, da geopolítica, do meio ambiente e da ética na Ciência.

O objetivo principal da Conferência é discutir e propor novos  paradigmas para estes campos do conhecimento humano, superando os paradigmas do neoliberalismo que entraram em colapso sobretudo a partir da crise financeira iniciada em 2008 e que ainda persiste nos países industrializados avançados.

Os grandes pensadores dos BRICS estarão propondo alternativas para a gestão da economia política e da geopolítica fora dos padrões do neoliberalismo e questionando o princípio da guerra como instrumento de solução de conflitos dentro e entre as nações em face de um mundo nuclearizado.

Também será discutido o risco ambiental frente as aceleradas mudanças climáticas, assim como a necessidade de um código de ética universal para o desenvolvimento da Ciência genética sem por em risco a dignidade da espécie humana. A Conferência abordará ainda as megatendências no campo da energia, da segurança alimentar, das finanças e da nanotecnologia.

A intenção dos organizadores – o Intersul (Instituto de Estudos Estratégicos para a Integração da América do Sul) – é transformar a Conferência no núcleo inicial de um think tank permanente dos países emergentes, que se reúna anualmente acompanhando as reuniões de cúpula dos BRICS e que reflita seus interesses e preocupações com o intuito de ajudar os governos a responder aos grandes desafios estratégicos contemporâneos.

O evento, gratuito, será aberto pelo Prefeito do Rio de Janeiro e pelos presidentes do BNDES e da Caixa e contará com a presença de representantes do Itamaraty e de vários Embaixadores. Os interessados em participar devem encaminhar uma mensagem para o e-mail [email protected].

A cerimônia de abertura será realizada no Auditório da CAIXA, na Av. Almirante Barroso, nº 25 e os debates e conferências no auditório da Coppe/UFRJ, no CT2– Ilha do Fundão. O encerramento, com apresentação do site da Conferência e entrevista coletiva, será no Hotel Novo Mundo, na Praia do Flamengo, 20.  Maiores informações no site www.brics21.com.br.