Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 04 / 17 / Graça repete: em 2005 era um bom negócio

Graça repete: em 2005 era um bom negócio

Gerdau, Haddad, Fábio: como é que não viram que o Lehmann ia quebrar ? Tem coisa aí ...
publicado 17/04/2014
Comments

De uma nota oficial da Petrobras para esclarecer a compra da refinaria de Pasadena:


(...)

A presidente apresentou uma cronologia das negociações. Graça Foster explicou que o Conselho de Administração da Petrobras aprovou em 2006 a compra de 50% de participação em Pasadena, pelo valor de US$ 359 milhões, e que a análise dos dados na época demonstrava que tratava-se de um bom negócio, alinhado ao planejamento estratégico vigente. Graça Foster acrescentou que as margens de refino naquele momento eram altas e que processar petróleo pesado do campo de Marlim e transformá-lo em derivados (produtos de maior valor agregado) permitiria à companhia capturar melhores margens, estratégia respaldada por duas consultorias de renome. “Pasadena é uma refinaria de 100 mil barris por dia, está localizada num dos principais hubs de petróleo e derivados nos Estados Unidos, um dos maiores mercados mundiais de derivados, está num local onde varias refinarias têm um conjunto de operações, favorecendo essa movimentação de carga e a parceria entre refinadores”, ressaltou.

(…)

Desde 2006, ressalvou a presidente, houve diversas alterações no cenário econômico e do mercado de petróleo, tanto brasileiro quanto mundial, como a crise econômica de 2008, que reduziu as margens de refino e o consumo de derivados, e a descoberta do pré-sal, levando a companhia a rever suas prioridades. Assim, o negócio originalmente concebido transformou-se em um empreendimento de baixo retorno sobre o capital investido, que totalizou US$ 1.249 milhões.

Navalha

Como ninguém foi capaz de prever a crise de 2008 – o Alan Greenspan, presidente do Banco Central americano - , o Jorge Gerdau Johannpeter, o Claudio Haddad e o Fabio Barbosa, do Conselho de Administração da Petrobras, também não.

E, por isso, por unanimidade, aprovaram a compra de Pasadena.

Nem a Urubóloga previu !

Imperdoável !

Portanto, o Conversa Afiada recomenda enfaticamente a criação de uma CPI específica para comprovar a roubalheira deslavada na Petrobras, o super-faturamento trensalânico – com a cumplicidade de seu insigne Conselho.

Como é que não previram que o Banco Lehmann ia quebrar ?

São uns gatunos !

Todos eles !

Viva o Brasil !

Clique aqui para ler “a Tele Montecarlo também foi um bom negócio”.

 




Paulo Henrique Amorim