Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 03 / 10 / Emprego é mais importante que baixar inflação, diz Lula

Emprego é mais importante que baixar inflação, diz Lula

Nunca Dantes deu entrevista ao jornal italiano La Reppublica.
publicado 10/03/2014
Comments

 

 

Saiu no Estadão:


Emprego deve ter prioridade sobre inflação, diz Lula



FERNANDO NAKAGAWA, CORRESPONDENTE - Agência Estado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a criação de empregos deve ser a prioridade na economia em detrimento de outros temas, como o controle da inflação. Em entrevista ao jornal italiano La Reppublica publicada no domingo, o ex-presidente reafirmou apoio à reeleição de Dilma Rousseff em 2014. Sobre a disputa presidencial seguinte, disse que política é "imprevisível". Apesar disso, Lula diz que a natureza é implacável e ele estará com 72 anos na eleição presidencial de 2018.

Ao jornal italiano, Lula diz que "críticos gostariam que diminuíssemos o emprego para reduzir a inflação". "Mas para nós a defesa do emprego é mais importante que a inflação", disse. Lula comentou que foram criados 21 milhões de empregos nos últimos 11 anos (oito do governo Lula e três de Dilma Rousseff) e 42 milhões de brasileiros entraram na classe média. Na entrevista publicada, Lula não citou números da inflação.

Sobre as eleições presidenciais, Lula foi questionado sobre eventual volta para tentar a disputa de 2014. "Não. Eu vou apoiar minha companheira Dilma Rousseff", disse. Sobre 2018, Lula diz que a política é "imprevisível". "Mas a natureza é implacável: em 2018, para a eleição seguinte, eu terei 72 anos".

(...).


Em tempo:
Saiu no Instituto Lula:

Notícias

Nota sobre entrevista ao La Repubblica

Mar 10, 2014


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não afirmou que “a defesa do emprego é mais importante que a inflação”, como foi atribuído a ele pelo jornal italiano La Repubblica. A declaração do ex-presidente Lula ao jornal foi a seguinte:

“Nossos críticos querem que tenha um pouco de desemprego para poder melhorar a inflação. Eu não quero que tenha desemprego para melhorar a inflação. Eu quero melhorar a inflação com pleno emprego.”

Segue abaixo a gravação do trecho da entrevista: