Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 02 / 17 / A paranoia dos Urubólogos

A paranoia dos Urubólogos

"Paranoia" - teu outro nome é Golpe ! - PHA
publicado 17/02/2014
Comments

Do artigo de Delfim Netto, “O triunfo da paranoia”, na Carta Capital desta semana, onde Mauricio Dias lembra que Dilma “escolhe quem enfrentar”:


(…)

Criou-se um clima de paranoia quase inacreditável tentando convencer o mundo de que o Brasil está próximo de um desastre, apesar da falsidade evidente das comparações. Temos dificuldades, como quase todos os países do mundo, hã circunstâncias desagradáveis, perspectivas ameaçadoras desde que o sistema financeiro mundial entrou em erupção por conta do excesso de patifarias cometidas nos mercados financeiros, cujo epicentro foi Wall Street. As dificuldades persistem desde 2008 e 2009, nas políticas fiscal e monetária dos países grandes, médios e pequenos, praticamente sem exceção. Apenas na política cambial o mercado fez a correção.

Não existem no Brasil desequilíbrios profundos a curto e a longo prazo. Estamos muito longe de apresentar o padrão de vulnerabilidade externa que tomou conta de algumas economias emergentes com suas dificuldades próprias de relacionamento nos mercados financeiros do resto do mundo.

(...)


0 Brasil desde há muito tempo superou aquelas dificuldades apontadas pelo mercado em relação a outros emergentes, listados no grupo dos mais vulneráveis.

(...)


Clique aqui para ler
" A Urubóloga pensa que rio é pia"