Sábado, 25 de Outubro de 2014

Publicado em 27/12/2013

BR-040 sai com pedágio
61% mais barato

Invepar venceu outros sete grupos que participaram de leilão de trecho da rodovia, entre o DF e MG.

Ministro César Borges: "Essa etapa de 2013 foi sem sombra de dúvida um sucesso"



Saiu no Blog do Planalto:


Trecho da BR-040 entre o Distrito Federal e Minas Gerais é arrematado com desconto de 61% no pedágio



O consórcio Investimentos e Participações em Infraestrutura (Invepar) venceu o leilão pela concessão de trecho da BR-040, entre o Distrito Federal e Minas Gerais, por um período de 30 anos. Com a oferta de R$ 3,22 para cada praça de pedágio, o valor representa um deságio de 61,13% em relação ao valor máximo estipulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que era de R$ 8,30 para cada 78 quilômetros. Oito grupos participaram do leilão, realizado nesta sexta-feira (27), em São Paulo.

O edital do último leilão de concessão de 2013 prevê a execução dos serviços de duplicação, recuperação, manutenção, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade de 936,8 quilômetros da rodovia que passa pelo DF, por Goiás e termina em Juiz de Fora (MG). Em 30 anos, os investimentos na BR-040 estão estimados em R$ 7,92 bilhões. O ministro dos Transportes, César Borges, destacou a melhora no valor de deságio, que foi de 52% nos últimos leilões e subiu para 61%.

“O governo considera que essa etapa de 2013 foi sem sombra de dúvida um sucesso. Queremos destacar a confiança das empresas no processo, e que o processo é diferente porque no contrato impõe a duplicação em 5 anos. Isso dá confiança ao usuário que em 5 anos terá rodovia duplicada. E por fim, a modicidade tarifária, e isso temos obtido graças à concorrência. O sucesso se deve à competitividade (…) Isso estimula o governo a continuar nesse trabalho de concessões rodoviárias, para resolver os problemas de gargalo de logística, principalmente no modal rodoviário, principal modal brasileiro”, disse o ministro.



Clique aqui para ler “BR-163 sai com pedágio 50% mais barato”.

Aqui para ler “BR-163, o Brasil que cala o PiG”.

E aqui para ler “Leilão de aeroportos: um su-ces-so ! Urubóloga pisa no tomate”.

Comentários

  • roney vasconcelos

    Nada justifica pagarmos pedágios tão caros em são paulo e ninguém fala nada. É um absurdo.

  • EVALDO

    Os pedágios de SP são caríssimos, mas por outro lado as melhores e mais seguras estradas do país estão aqui. Darei o braço a torcer para o governo quando essas estradas que estão sendo privatizadas estiverem no mesmo nível das de SP e cobrando menos de pedágio. Por enquanto não tem nada feito, assim como a Transposição do São Francisco, o Trem Bala, os 800 aeroportos…

  • Ozzy Gasosa

    Em São Paulo você paga para adentrar nas cidades.,
    Paga os pedágios mais caros do mundo nas estradas e ainda paga para entrar nos feudos.
    O paulista (que se orgulha em sua arrogância de votar “consciente” rs…rs…rs…) merece !!!!!!!!!!!!!!!!
    em tempo: o consciente do paulista é ler o PIG e o piro acreditar que com aquilo está bem “informado”.
    Mas diria “enformado”.

  • Marcos Doniseti

    PHA, olha o que o Presidente da Riachuelo (Flávio Rocha) disse, em entrevista concedida ao ‘Brasil Econômico’: “Vai ser a década do varejo”. E ele continua, dizendo que “Inauguramos em dezembro a 43ª loja (obs: só em 2013). Mas, na verdade, construímos 45. Duas estão prontas dentro de shoppings, mas ainda não foram inauguradas. Mantida essa média já seriam 180 novas lojas. Para 2014 já temos 40 contratos assinados.’. Além disso, ele disse que 2013 ‘foi o melhor da história para a empresa, em todos os aspectos. Foi o de maior crescimento de vendas, além de maior crescimento físico’. Sobre as vendas no Norte e Nordeste, ele afirmou que ‘As vendas estão muito bem. No Sul também.’. Ele também falou que a Riachuelo investirá R$ 2 bilhões entre 2013-2016. Como se percebe, ele não acredita na Miriam Leitão. Link: http://brasileconomico.ig.com.br/noticias/vai-ser-a-decada-do-varejo_137942.html

  • souza

    respeito pela coisa pública.
    isto não entra na cabeça dos tucanalhas.
    avante brasil.

  • vilso

    são paulo…… continuem elegendo TUCANOS……..vcs. vão continuar pagando os pedágios mais caros do BRASIL…..o transporte metroviário mais caro e ineficiente…..quem se beneficia são os politos eleitos democraticamente….como é o estado mais rico, podem pagar e manter os coruptos…….o povo nem sente a falta destes valores, paga com prazer ganham bem……….

  • Apavorado por Vírus e Bactérias

    São os jeitos estranhos de governar. O PSDB cobra R$ 2,60 a cada 20 ou 30 km nas rodovias de São Paulo.

  • No estado do paraná (tudo minúsculo mesmo), e fui de São José do Rio Preto para Foz do Iguaçu e paguei R$8.70 a cada 30 Km, um verdadeiro roubo. Acorda Paraná……

    • nassifucusfobética

      Bom exemplo. Mas dizer que o petismo vai deixar de gastar com bolsa para financiar rodovia para que elite que tem passear não é verdade, nessas concessões todo o dinheiro será do bolso dos empresário e nenhum centavo do BNDES

  • pereira

    Não vejo motivos pra comemorar, já vi esse filme antes, somos obrigados a pagar pedágios, não temos vias alternativas e boas para circular, que tal diminuir o ipva ? Na verdade, continuamos entregando nosso patrimônio para os “empreendedores ” encherem as burras de dinheiro, daqui ha cinco anos esse pedágio já estará passando dos R$10,00, podem apostar. A diferença entre a doação do patrimônio público pelos tunganos e a concessão pelo governo PT é tênue como as provas que condenaram Dirceu.

    • Alísio

      Existe um equívoco antigo e generalizado sobre o IPVA. Esse imposto não tem nada a ver com conservação, adequação ou construção de rodovias federais. Ele é um imposto que vai para os cofres do estado e do município onde o veículo é emplacado. E por lei, apenas uma pequena parte delé é reservada para se fazer alguma coisa em estradas estaduais ou municipais

  • Maimoni

    CPI para os pedágios de São Paulo! O MP tem de investigar o que foi feito das estradas em São Paulo.
    A Rodovia dos Bandeirantes está sendo ampliada, colocada a quinta faixa, e tem placa dizendo que é um investimento do governo do estado. Como pode o governo investir numa rodovia privatizada???????
    CPI já!!

  • João Batista - SC cade o Darf

    Os Paulista pagam os pedagios mais caros do Mundo, coisa de Tucano preocupado com seu proprinão.

    • Syk4Ryo, Os Pedágios e o Brasil

      Pudera, o governo paga a construtora para fazer a estrada;
      A mesma construtora cria uma empresa de concessão rodoviária e recebe a rodovia de graça;
      Coloca a cancela/barreira, e começa a cobrar o pedágio sem ser importunado por ninguém.
      A ANTT, que devia fiscalizar e punir o mal atendimento, é omissa e aparelhada desde sua fundação, pelo PSDB.
      São Paulo precisa voltar urgentemente a fazer parte do Brasil.

  • Rubens Antônio Ronchi

    Sem dúvida a Pres. Dilma e um JK de saia. Chora pig.

  • Rubens Antônio Ronchi

    Anotem por favor: Jau (SP) até Bauru (SP) são exatos 50 km para ir e 50 km para voltar. Pago 8,70 de ida e 8,70 de volta. Total : 17,40
    Agora leio 3,22 para rodar 100 km.
    Fala sério….esse governo do psdb aqui no estado de São Paulo e uma piada .

    • paulo

      Os paulistas deveriam ir ao STF contra os pedágios…

    • Odarp Notielc

      Meu caro Rubens, eu pago R$ 10,50 para ir até Indaiatuba ( 16 Km ) de Campinas e mais R$ 10,50 para voltar de lá, R$ 21,00 para percorrer 32 Km. E agora o governo está implantando o pedágio ponto a ponto, para sair de Campinas até a rodovia Bandeirantes já tem uma praça de pedágio se for até Viracopos, pago outra vez, até Indaiatuba, vou ter pagar mais uma vez. Ou seja para rodar 16 Km vou pagar três pedágios.

  • roubrdario diniz valerio

    Essa é pra matar todo urubuologo de raiva.

  • Paulo

    Alguém poderia verificar e comparar esses valores com os cobrados nas rodovias estaduais paulista. Acredito que daria um belo gráfico.

  • Newton Gomide

    Com todo o respeito: Será que o governo não considerou o pedágio do restante da rodovia, entre Juiz de Fora e Rio, que é de R$8,00 a cada 60 km (trecho de 180 km com 3 praças) como base para pedir R$8,30 a cada 78? Isso sem contar que o trecho já licitado foi entregue praticamente (mais de 90%) duplicado!!
    Vai ser é difícil explicar pro cidadão que veio rodando de Brasília pagando R$3,22 a cada 78 km rodado que, a partir de JF, pra chegar ao Rio, ela vai passar a pagar R$8,00 a cada 60! Tem uma diferença enorme aí!

  • Perere

    O grande golpe nas eleições de 2014 se dará na contagem dos votos !!!!
    Nossos irmãos do norte usarão sua expertising em informática para invadir e alterar os votos depositados nas nossas urnas eletrônicas. Penso que desta vez deveríamos ter o comprovante em papel….

  • Kaká

    Dilma, PelamordeDeus, pegue as estradas BR’s do Paraná de volta, não ceda a possíveis apelos do Richa (psdb) que o que ele quer é advogar em nome próprio e das concessionárias que há muito tempo “mamam” de braçadas nos pedágios do Paraná… uma vergonha da era FHC/psdb e Jaime Lerner, governador pelo PFL. Pegue de volta as estradas e faça uma licitação decente para o bem do Paraná.

  • Eu quero ver como os tucanalhas vão explicar o valor absurdo do pedágio da Rodovia dos Imigrantes. Acorda São Paulo….

  • Convenhamos também que os valores do governo estavam altos. Esse deságio deixa mais evidente a falta de capacidade da turma do ministro de fazer cálculos. Se analizarmos pela ótica do governo, o “pobre coitado” do vencedor vai levar prejuizo.

    • Francisco Nogueira

      Numa avaliação, que depende de diversos fatores, deve ser levado em conta o que está acontecendo no mercado. Considerando os valores dos pedágios atuais o valor acaba sendo inflado. Com estes novos valores, obtidos nos leilões em curso, as próximas avaliações deverão ter seus valores reduzidos. E não adiante colocar o valor lá embaixo, pois isto pode acarretar em um leilão deserto. A disputa, no final das contas, é quem fixa o valor apropriado. Por fim, não adiantará um vencer um valor extremamente baixo e ele vir a ser inexequível. Assim, não acredito em falta de capacidade dos técnicos (e não dos ministros, se não me levará ao conceito em voga do STF).

    • Jorge

      Desculpe-me, mas não podemos falar nada se não conhecermos a questão da taxa interna de retorno, fator que delimitará ou não a descisão do investimento. A empresa tem que reaver suas aplicações, de forma ter lucro. E isso depende da quantidade pagantes, que por sua vez…..

      • nassifucusfobética

        [ A empresa tem que reaver suas aplicações, ] Na privataria a empresa tem que lucrar sempre, mas na concessão nem sempre, nem precisa, pois o mais importante é satisfazer o interesse do povo

  • Alessandro

    Dilma vai pavimentando sua reeleição!

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