Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2013 / 05 / 02 / “Entregar” é o coelho da cartola do PSDB. O único

“Entregar” é o coelho da cartola do PSDB. O único

Os tucanos rodam, rodam, rodam e esbarram na Petrobrax !
publicado 02/05/2013
Comments

 

 

 



Saiu nas páginas F6 e F7 do Valor (o PiG (*) cheiroso) desta quinta-feira revelador debate.

“Luiz Gonzaga Belluzzo e Edmar Bacha analisam o fraco desempenho do PIB brasileiro: para economistas, país ficou defasado (sic) do cenário global”.

Belluzzo ajudou a fazer o Plano Cruzado e hoje é da Carta Capital.

Edmar Bacha é um dos arquitetos do Plano Real e hoje trabalha em banco – como a maioria absoluta dos economistas do Real.

“Nesse momento, a política fiscal é o elemento mais importante para que as outras políticas possam ser levados a cabo”, diz Belluzzo.

“Está totalmente equivocada essa política de conteúdo nacional. Vamos produzir aqui todos os componentes de todos os bens ? É essa concepção ?,” se pergunta Bacha.

Como se sabe, a então ministra Dilma Rousseff e sua assistente Graça Forster montaram a política de conteúdo nacional da Petrobras, um dos dínamos da industria brasileira.

(Perceba, amigo navegante, que os tucanos rodam, rodam, rodam, e esbarram a Petrobrax...)

Como se sabe, um dos últimos atos da campanha presidencial de 2002 foi o Presidente Lula, nos estaleiros da Verolme, em Angra, anunciar aos trabalhadores que ia rasgar a encomenda tucana de uma plataforma em Cingapura.

Lula reconstruiu a industria naval brasileira em cima das compras da Petrobras, e, em três anos, a indústria naval vai empregar o mesmo número de trabalhadores da indústria automobilística.

(Os tucanos são a favor de criar empregos em Cingapura.)

Belluzzo, em resumo, diz a Bacha que o problema da indústria brasileira é mais embaixo …

Não se resolve com câmbio, taxa de juros.

O problema é que o Brasil desmanchou as estruturas e instituições que permitiam a sinergia entre o público e o privado.

(FHC ia fatiar a Petrobrax para facilitar a venda; ia vender o Banco do Brasil, a Caixa, e transformar o BNDES num banco de investimentos. Vendeu a ferrovia do Nordeste ao Benjamin Steinbruch por um abatimento no Imposto de Renda. E o porto de Santos a Daniel Dantas sabe-se lá como ou por quanto. O Amaury Ribeiro Junior deve esclarecer no Privataria – II)

Bacha prefere soltar o câmbio e a taxa de juros (quando os bancos ganhariam na “arbitragem”), sentir a “volatilidade” e ver quem sobrevive do outro lado do tiroteio.

Darwin se sobrepõe, aí, a Adam Smith.

Mas, o tucano Bacha (que nem sempre foi assim, neolibelês (**) explícito) não tem outro coelho na cartola: a indústria nacional só tem jeito de se encaixar no sistema global.

Atrelar-se à globalização.

Ou, como diz o patriarca do neolibelismo (**) tupiniquim, o Fernando Henrique: surfar na globalização.

Belluzzo prefere articular a indústria privada com os investimentos públicos - e  a política fiscal.

Como se fez e faz na Coreia, no Japão, na Alemanha, na China – e nos Estados Unidos, que devem mais a Alexander Hamilton do que a todos os Friedmans da vida.

(Recomenda-se a leitura de “Land of Promise”, de Michael Lind, 2012, Harper Collins, “uma historia econômica dos Estado Unidos”.)

É a apologia da política de proteção às nascentes manufaturas americanas, em oposição a Thomas Jefferson e os que pregavam “a subserviência ao comércio com a Grã-Bretanha”,  ou seja, os tucanos brasileiros de hoje.)

Bacha lembra muito o professor Gudin, que, nos anos 40, também combateu a construção de uma indústria brasileira – ou “ o conteúdo nacional”, como diz hoje o professor Bacha.

Onde está Belluzzo hoje, o combate se travava com Roberto Simonsen, que, exaustivamente, demonstrou que as ideias de Gudin devolveriam o Brasil à idade da treva.

Como as de Bacha, hoje.

Nos devolveriam a um ponto pior que a treva.

Ao Governo Fernando Henrique !

Roberto Simonsen tinha a companhia de Vargas, que fundou a indústria brasileira.

Belluzzo, as de Dilma e Lula.

A história sepultou Gudin, que, hoje, é mais conhecido pelas anedotas do que pelas ideias.

Os tucanos e seus filhotes – como o Eduardo Campriles, autor de notável carta - não foram capazes de produzir nada de novo.

Vira e mexe e eles querem vender a Petrobras, como fez Aécio Never no discurso de lançamento de sua derrotada candidatura.

Para eles, o Brasil não tem competência para extrair, refinar ou vender petróleo.

É melhor se concentrar no tomate.

Na passagem do Governo Figueiredo para o Collor, bem que Bacha frequentava outros autores.

E era discriminado pelo pensamento hegemônico: Mario Henrique Simonsen disse, certa vez, ao ansioso blogueiro, que Bacha escrevia muito bem, falava muito bem, mas era um economista de segundo time.

O ansioso blogueiro discorda.

Considera Bacha um economista de primeiro time.

Só que ele trocou de liga.

Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**) “Neolibelê” é uma singela homenagem deste ansioso blogueiro aos neoliberais brasileiros. Ao mesmo tempo, um reconhecimento sincero ao papel que a “Libelu” trotskista desempenhou na formação de quadros conservadores (e golpistas) de inigualável tenacidade. A Urubóloga Miriam Leitão é o maior expoente brasileiro da Teologia Neolibelê.