Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2013 / 03 / 27 / IPEA: começa a recuperação. Emprego é o destaque

IPEA: começa a recuperação. Emprego é o destaque

"Não há hipótese de o Brasil não dar certo", Nunca Dantes.
publicado 27/03/2013
Comments


Saiu no site do IPEA, Instituto de Pesquisas Econômicas: 


Carta de Conjuntura mostra recuperação da economia



Síntese do documento foi divulgada nesta terça-feira, 26, no Rio de Janeiro

A Carta de Conjuntura do Ipea indica uma recuperação moderada da economia nacional. A síntese do documento foi divulgada nesta terça-feira, 26, no Rio de Janeiro, pelo coordenador do Grupo de Estudos de Conjuntura (Gecon), Fernando Ribeiro, e pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas, Claudio Hamilton.

De acordo com o estudo, após um período de desaceleração econômica, iniciado em 2010, registrou-se melhora a partir do segundo trimestre de 2012. A Carta aponta que o atual ciclo econômico brasileiro difere, em muitos aspectos, daqueles observados em outros momentos da história recente do país, pois não se originou de crises externas, nem de medidas de aperto monetário.

O mercado de trabalho destaca-se neste cenário por manter-se aquecido, com uma taxa de desemprego de 5,4% em janeiro deste ano, além do crescimento expressivo da população ocupada e da população economicamente ativa (PEA).

Apesar da observada recuperação econômica, o setor da indústria teve um mau desempenho no ano passado, com redução de 0,8%. Problemas na concorrência e na demanda são dois fatores que podem ter influenciado na queda. O Produto Interno Bruto (PIB) de 2012 foi sustentado pelo setor de serviços, que cresceu 1,7%. A agropecuária sofreu retração de 2,3%.

De acordo com o documento, a política econômica tem hoje três objetivos principais. O primeiro é impulsionar o ritmo de crescimento, o segundo, mitigar os riscos relacionados à inflação e, por fim, preservar o bom momento do mercado de trabalho.

“A economia encontra-se em um momento de recuperação gradual, moderada, porém importante. Fazer com que essa recuperação se mantenha em curso, não é algo trivial, esse é um assunto que requer muita atenção e cuidado”, comentou Ribeiro.



Clique aqui para ler “Lula: a prioridade é eleger a Dilma”.

E aqui para ler “Eduardo foi ao cassino e apostou no vermelho 36: o fracasso da Dilma”.