Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2013 / 02 / 27 / Salário de domésticas é o que mais sobe. Que horror !

Salário de domésticas é o que mais sobe. Que horror !

Vai faltar cozinheira na casa da madame !
publicado 27/02/2013
Comments


Saiu no Globo:


Salário das domésticas foi o que mais subiu em janeiro: 6%



Aumento veio acompanhado de queda de 5,9% nos empregos do setor, na comparação com dezembro. Taxa de desemprego ficou em 5,4%

RIO – O serviço doméstico está mais caro. No mês passado, foi o setor da economia com maior aumento real de salário na comparação com o mesmo período de 2012. A alta de 6% supera o resultado da indústria, de 1,5%, e do comércio, de 4%. Já a construção civil registrou queda de 0,9%. Os salários dos trabalhadores das seis maiores regiões metropolitanas do país, cobertas pela Pesquisa Mensal de Empregos (PME), divulgada nesta terça-feira pelo IBGE, tiveram uma alta real média de 2,4%. E o aumento da remuneração do trabalhador doméstico veio acompanhado de uma queda de 5,9% nos empregos do setor na comparação com dezembro. Só em janeiro, 88 mil domésticos desapareceram do mercado em Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte.

— Nenhum outro grupo de trabalhador teve um ganho de renda maior do que os domésticos. A alta chegou a 6,6% no Rio e a 7,8% em São Paulo — disse Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

A série histórica da PME mostra que, desde 2003, a parcela de domésticos na população ocupada cai. Naquele ano, eles representavam 7,6% desses trabalhadores. Hoje, são 6,1%. No mesmo período, os rendimentos da categoria acumularam alta de 53,2%, quase o dobro da média geral dos trabalhadores, que foi de 27,2%. Mesmo assim, o salário das domésticas chega a 40% da média de todos os trabalhadores.

(...)