Sábado, 25 de Maio de 2013

Publicado em 06/03/2012

Neri, quem é o pai da Classe C ?

Neri é uma espécie de Embaixador na Classe C.

Neri: o lado brihante é o trabalhador brasileiro, mesmo

No programa Entrevista Record Atualidade que foi ao ar na Record News, Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV-Rio, tratou do lançamento de seu livro “A Nova Classe Média – o lado brilhante da base da pirâmide”, nesta quarta-feira, na Bolsa de São Paulo (não pode ser na Bolsa do Rio, porque Naji Nahas a fechou.)

Neri é uma espécie de Embaixador na Classe C.

Desde o fim do século passado, Neri estuda o Crediamigo, do Banco do Nordeste.

Um sistema de micro crédito, de cobertura urbana, em que o tomador tem que levar amigos como “avalistas” – é o esquema do “um por todos, todos por um” , descreve Neri.

62% dos tomadores são micro empresárias mulheres.

O programa tem lucro de R$ 50,00 ao ano por cliente e confere um aumento médio de lucro ao cliente de 14%.

O Banco do Brasil e a Caixa vão para o micro-crédito, inspirados no Crediamigo.

Desde aí, Neri percebeu que o gigante ia acordar.

Nascia uma Classe C.

A Classe C tem renda que fica acima da metade mais pobre da população e um pouco abaixo dos 10% mais ricos.

Isso significa que família da Classe C é a que tem renda mensal entre R$ 1.200 e R$ 5.174.

Em 1992, a Classe C detinha 33% da renda total da sociedade.

Em 2011, ela pulou para 55%.

(Esse Nunca Dantes …-PHA.)

Entre 2003 e 2012, 42 milhões de brasileiros – uma Argentina – ascenderam à Classe C.

11 milhões chegaram às Classes A e B.

Ou seja, uma Espanha subiu na vida.

No período, a renda dos 50% mais pobres da população subiu 580% mais rápido do que a dos 50% mais ricos.

Quem subiu mais foram os do Nordeste e os que vivem no campo.

Logo, a desigualdade de renda diminuiu.

Na verdade, a desigualdade diminuiu de 2001 até agora, ininterruptamente, “de forma espetacular”, diz Neri.

(Esse Nunca Dantes … – PHA.)

Nos últimos doze meses, como já mostrou este ansioso blog, no Ano I do Governo Dilma, a queda na desigualdade continuou a ser impressionante.

Percebe-se um suave deslocamento dos pesos regionais na Economia brasileira.

Em oito anos, o Nordeste cresceu chinesmente, 42%.

Sergipe, é o que mais cresce: 58%.

São Paulo, 7%.

(Quando os paulistas descobrirem, vão botar esses tucanos para correr – PHA.)

Em 1970, explica Neri, a mulher brasileira tinha seis filhos.

Hoje, menos de dois.

Ela pode cuidar melhor dos filhos.

Toda criança entre 7 e 14 anos vai à escola.

Tem cursos técnicos.

A qualidade da educação é ainda baixa, mas melhorou muito.

O jovem foi ao mercado, trabalha com carteira assinada.

“Classe C é consumo, carro, computador, TV a cabo, crédito, casa própria, mas é tambem carteira assinada”, diz Neri.

Esse é o que Neri chama de “o lado brilhante da base da pirâmide” – o povo brasileiro.

Que foi à luta, estudou e subiu na vida.

As políticas sociais e a boa gestão da economia ajudam, claro.

E a educação associada à queda da desigualdade são o principal indício de que esse fenômeno da ascensão social da Classe C não é uma bolha: veio para ficar.

Porque o brasileiro ficou mais formiga do que cigarra, ele diz.

Através da Educação, do Crédito e do Empreendedorismo ele se define melhor, hoje, como Produtor que Consumidor.

O ansioso blogueiro perguntou a Neri quem era o Pai sa Classe C.

Ele respondeu: o Fernando Henrique é o avô, por causa da estabilidade. O Lula é o pai, porque percebeu a relevância da questão.”

E a Dilma, perguntou ?

“A Dilma é a neta da Classe C”, respondeu Neri.


Paulo Henrique Amorim











Comentários

  • yasser hassan

    Estava eu num boteco quando percebi um amigo das antigas:_que pinga é essa?perguntei já que o liquido era amarelo,e,pinga boa é branca(límpida).Respondeu:_ é uisque.Tou tomando um uisquinho! (nota:ele é carpinteiro-ganha 170reais dia com carteira assinada,PODE!?) VIVA O LULA! Graças à DEUS!!!

  • MARIA GORETTI-BH

    …se tem avô DA CLASSE C…este é o PRESIDENTE ITAMAR FRANCO.VERDADEIRO SENADOR DE MINAS-MINEIRO DE VERDADE,brasileiro de alma e espirito e preocupado com o povo brasileiro.O FHC ,É CARONEIRO DESSA HISTÓRIA. MUITO MENOS “AVÔ” DA CLASSE C….LULA É O PAI.ASSUMIDO. DA CLASSE TRABALHADORA E SOFRIDA.

  • Eugênio L. da Costa

    Um livro desses é um documento, porque marca a passagem do Brasil acaico dos tucanos, falsos liberais, para o Brasil criado por LULA, dos 40 milhões que passaram para a Classe Média.

  • São Leopoldo

    FHC não serve de avô nem para os netos dele. De uma coisa pode ter certeza: Ele é bisavô, avô e pai da Privataria.

  • Roselly

    Não podemos deixar que Itamar Franco seja ignorado.
    A Historia do Brasil merece reconhecer o valor do Itamar.
    Penso que devemos nos empenhar pra isto acontecer.
    Não concordo com a inclusão do FHC na família classeC
    .Ele foi só um fantasma que nos assombrou por cinzentos dias.

  • João Felipe

    Enquanto isso no “país das maravilhas” pintado por
    partidários do governo, jovens estudantes não recebem seus livros didáticos, salas de aula possuem ventiladores quebrados, professores com nível superior ganham “mil e pouco”… Sociedade brasileira finge que valoriza a educação…

  • Teresa Barbosa

    Com certeza não é FHC, pois ele não é pai nem do filho que reconheceu

  • renato

    AVOHAI, era bonito de escutar, e ainda é, mas era melhor quando ficava só no imaginário, ATÉ que meu ídolo (obvio Zé Ramalho), resolveu contar o que AVOHAI representava.
    Lindo, perfeito, mas não preciso mais imaginar. Acho que perdi algo….
    Penso que as vezes a verdade, transforma tudo em mentira.

  • Milton Freitas

    E o Itamar perdeu lugar para FHC

  • Eduardo Raio X

    No tempo do desgovernado FHC houve sim avanços o pobre podia comer frango a 1,99 o quilo todo final de semana?!?! E no anos do governo Lula pobre deixou de ser pobre e passou a ter valor e foi descoberto e ai meus irmãos eles tiveram condições de comprar casa, carro, viajar de avião, ir ao dentista, abrir seu próprio negócio, estudar os filhos e aparecer no mapa do BRASSSSSSIL com S! Este PSDBraZil fica delirando pensando em ser o messias do país, aliás do país Sum Pauluuussssss, ninguém cai mais em suas falas de araque já foi o tempo de levar o povo no gogo! FHC é o avô do filho sem pai!!!

  • Apolônio

    Pergunto: E o Itamar? Itamar, sim, foi o criador do plano real, que foi o plano de estabilização. No governo dele de curto período, tivemos três ministros da fazenda. Itamar criou e bancou o plano real. Negar isso é tentar falsificar a história. Como também foi no governo dele que foi criado os genéricos, é só ver a lei. Quanto a estabilidade de FHC, eu não sei que estabilidade é essa, pois estávamos com uma inflação de 1% ao mês, isto é, 12% ao ano. Sem contar o dólar nas alturas e o dobro de juros que temos agora, Como também sucessivos défices na balança comercial.

  • maria aparecida da silva

    PH, este domingo lembrei de vc, fui almoçar em um restaurante aki em Natal, onde um prato p/ 2 pessoas custa em média R$ 70,00, e tivemos q esperar em torno de 30 min na fila para conseguirmos uma mesa… coisas q não se via na era FHC. Imaginei e comentei com os parentes vc descrevendo a cena: “onde já se viu fila de espera em restaurante classe média? Esse Nunca Dantes… Agora o farol corta os pulsos.”
    Um abraço.
    Cida.

  • salete arruda

    O pai é do real é o governo ITAMAR.
    Já o pai da CLASSE C que pela primeira vez no Brasil se torna visível é com certeza LULA/DILMA. Eu tenho 56 anos e trabalhei por mais de 40 com gente tão pobre quanto era a minha família. Todos nós só MUDAMOS de situação financeira e tivemos acesso a melhor educação, lazer e cultura no GOVERNO LULA/DILMA/PT E ALIADOS. Essa é a verdade. O PSDB/FHC querem assumir um filho que não lhes pertence. Simples assim.

  • Urbano

    Mas o fred henrique flintstones salieri, o moiteiro, é pai da classe A, de abstrato, do que não é real, verdadeiro, pra valer mesmo.

  • Antônio

    Embora odiado por todos, foi o ex-presidente Fernando Collor quem preparou o caminho para a grande mudança. Uma revolução sem armas…
    Em dois anos ele mudou a face do Brasil, trocou o dinheiro de mãos, tirando da especulação para a produção; desafiou os donos do poder: o PIG, a Federação da Indústria de SP, o congresso, as montadoras, as indústrias de cimento, os sindicatos; derrubou, na calada da noite, uma inflação mensal de 60%…
    Pena que ele não cumpriu o resto do plano: deslocar o poder do eixo Rio/SP, por 10 anos, para a República das Alagoas; criar uma TV maior que a Globo; e montar uma companhia aérea maior que a Vasp da época. Não deu tempo!!! Que pena!!!

    • Fred Azevedo

      Collor??? Revolução sem armas?!

      Como todo o respeito, quem fez a verdadeira revolução (sem armas e sem disparar um único tiro) foi o Lula, meu caro Antônio.

    • Márcio Martins

      Até hoje tem collorido delirando! Não tem saudosos do regime militar? Todo mundo tem direito, uai!

    • Scan

      É. Trocou o dinheiro de mãos…
      Sem dúvida. Foi tudo para as mãos dele e dos amigos.
      Como pode ter gente tão tapada a ponto de escrever uma idiotice dessas?
      Sujeito, que você tenha votado no Collor a gente até perdoa (mais ou menos), mas querer defender sua estupidez 20 anos depois, mostra que você continua uma toupeira: não aprendeu nada…
      Se for paulista, adivinhem em quem esse cara vota desde o fim do Collor?

  • Cardoso Neto

    PH, avisa ao Sr. Neri que o fhc não é pai nem do filho que ele imaginou que fosse, e que rendeu um ‘exílio’ à cuidadosa mamãe’.

  • Fred Azevedo

    Não concordo quando diz que FHC é o avô…nada a ver!!!

    No final do governo de FHC o plano real corria riscos de naufragar diante da política privatista dos tucanos, da ausência de investimentos do Estado, da desigualdade social que só aumentava. Quem não se lembra? Os juros subindo, o dólar disparando e a recessão aumentando – junto com a pressão inflacionária. O risco país era astronômico, a dívida pública interna e externa só cresciam, quebraram o país por três vezes… Não concordo, mesmo!!!
    Obviamente, todos ganharam muito com o governo Lula. Desde aqueles que não tinham nada, até os mais ricos…
    Lula é o Pai, o avô e a Mãe da classe C – tudo junto – e ponto final!!!

  • Celso Junqueira

    O Plano Real, logo a estabilidade da moeda é obra de Itamar Franco, Rubens Ricúpero e Ciro Gomes. E claro, os técnicos do Banco Central. FHC foi na garupa.

  • Paulo J D F

    Para o PIG tudo o que é bom é de paternidade do PSDB, tudo o que é de ruim é do PT, ponto final e viva Çerra prefeito da Capital.

  • ELIAS LOPES

    O neri é um dos nossos.ele odeia a globo.

  • Luiz Penna Cortez

    Eu acho que esse Neri (do jeito que fala do FHC), estava torcendo para o Cerra ser presidente. Acho ele um tucano enrustido. Como pode elogiar toda vez o desgoverno FHC?
    Viu ele falar sobre o salário minimo? A mesma ideologia dos tucanos.

  • daniel coelho

    é por essas e outras que sou otimista.

    Dia desses SP terá uma ADM desse NIVEL (nunca dantes).

    AMEM!

  • jose carlos de moraes

    Falando em economia, a presidenta deu uma entrevista coletiva á imprensa brasileira na Alemanha, e no final um repórter da folha pergunta se a quarentena seria uma alternativa para o Brasil na questão cambial, veja a bela resposta de Dilma.

    http://www.youtube.com/watch?v=sJFlJxLB6sQ

  • Lendo essas notícias eu sou grata por algumas coisas. Por ser viva e ter votado no Nunca Dantes e presenciar o Brasil se modificando. Para ver a primeira mulher eleita presidanta e o Brasil continuar melhorando.
    E continuar lendo PHA e ainda ter um pouquinho de fé no jornalismo.
    Sugiro que leiam o Projeto Nacional. O Fernando Brito segue dando lições e antecipando notícias pq bom jornalista vê além…
    http://blogprojetonacional.com.br/o-mercado-nao-assessora-o-mercado-ganha-dinheiro/

  • José do Ceará

    Acho que o Neri não deve ter consultado as previsões da urubóloga.O Nordeste cresce a taxas bem superiores ao do país e isso vai repercutir nas eleições de 2014.Mas o pig acha que relevante é a candidatura do cerra à prefeitura de são paulo.fazer o quê ?,deixem-nos viajar na maionese…

  • antonio carlos martins

    PHA!! assisti sua belissima entrevista, com o embaixador da classe C.como sempre a rede Record..pestando serviços a informação como prioridade!! Parabens.*

  • Tulio Aquino

    Vem ai o exudus de paulistanos para o Nordeste

  • Washington

    A estabilidade só não trumbicou por causa do Ciro, que abriu os portos do Brasil às nações amigas e liquidou com a promiscuidade entre governo e empresários chantagistas e incompetentes. Não fosse isso, o caos teria sido pior que hoje na Grécia.

  • Jorge graciano

    E tem gente que ainda é contra.Tem classe que fica fomentando discórdia,acalentando interesses estrangeiros.
    Quando da privataria ninguém se manifestou,ninguém correu lista contrário a roubalhira.Tem consul que está atuando a todo vapor por ai.Brasileiros,atenção.

  • IVAN NOGUEIRA DE MORAIS

    Olá PHA :
    É muito importante compreender que o nosso Brasil passou a ser, na era LULA, um país de todos. Afinal, todos somos filhos de DEUS e é justo que a Nação proporcione vida plena a todos. É claro que precisamos, ainda, melhorar o nível de vida de todos e de cada um. Eu acredito no BRASIL !!! Eu acredito na DEMOCRACIA !!!
    Respeitosamente,
    Ivan Nogueira de Morais.

  • Paulo

    O Farol é o pai do terror. O Pirata o que mais assombra.

  • Vianey

    Este é o Brasil maravilhoso que tanto sonhei!

  • Edvard

    A estabilidade é do Itamar e o único crédito do farol é ter aumantado a classe C por meio do rebaixamento da renda da classe B. Em compensação, muita gente foi para a classe A via privataria. (muitos amigos, é claro).

    • jose carlos de moraes

      Isso é uma verdade, poucos lembram de dizer que foi Itamar que autorizou a mudança da moeda em 1994. Ou seja, ele seria o bisavô da classe C. FHC era ministro do planejamento, mas quem dizia se podia ou não era o Itamar.

    • Ary

      Corretíssimo, Edvard. A espanha de FFHH desceu e a Espanha de Lula subiu.

  • Jacques A. de Melo

    Com esses dados irrefutáveis o que a “turma do contra” vai falar??.
    Quando há subjetivismo nas coisas você sempre encontra uma forma de contestar. Agora quando você trabalha com dados (alguns que saltam aos olhos) concretos, como você vai contestar?? Somente da forma usual utilizada pelo PIG e seus asseclas, ou seja, MENTINDO.

  • Sandro Paulino

    Quando as pessoas, de direita, claro, vão entender que o estadista é aquele que não para o que o antecessor começou e sim melhora o que já foi feito.

    Diferente de um “jenio” que para tudo o que o antecessor fez, não se importa nem se é do mesmo partido.

    Estranho povo de São Paulo…

  • Francy Granjeiro

    Isso mesmo PH, Quando os paulistas descobrirem, vão botar esses tucanos para correr)
    Aliás, já estão se arribando….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Hamilton

    FHC não é nem pai de seu filho, muito menos avô de qualquer coisa.

  • Roberto Martins

    Pô, Graças a Deus eu li algo com que concordei aqui nesse blog!!!!

    • Duda

      Não entendi, Roberto. O que v. leu agora é o que este blog mostra rotineiramente desde sua criação: os avanços ocorridos no governo Lula, que o PIG esconde vergonhosamente para não magoar seus sócios demotucanos.

      • Roberto Martins

        Essa parte é a que me refiro.

        “Ele respondeu: o Fernando Henrique é o avô, por causa da estabilidade. O Lula é o pai, porque percebeu a relevância da questão.”

  • Carlos Siqueira

    A atuação de Itamar Franco na moralização da gestão pública e na sustentação do Plano Real não são a verdadeira base do crescimento econômico do Brasil?
    Por que esses acadêmicos insistem em criar a ilusão de que o governo Itamar Franco não existiu?

  • jaciara

    Dilma é a mãe, porque esteve o tempo todo ao lado do pai ajudando a implementar as políticas e dar um interrelacionamento entre elas. Essa mulher é brilhante e o melhor de tudo humanista. O próprio lula sabe da importância dela para o seu governo, fato que ficou bastante claro com a saída de José Dirceu. Não atoa ele a escolheu para substituir ele e afirmou que ela é muito melhor que ele! Por isso ele é muito bom, porque é preciso ser muito humilde para dizer que uma pessoa é melhor que você.

    • eca

      Jaciara, a Dilma é uma capacidade em pessoa. Antes de Dilma, o orcamento da Uniäo era usado de uma forma meio desorganizada. Mas antes de Lula entäo nem se fala, a distribuicäo do orcamento da uniäo para os Estados e Municipios eram feitos assim: me puxe o saco que eu te libero a grana.
      Entäo veio Lula e as coisas já comecaram a mudar, depois chegou Dilma na Casa Civil e disse: Näo näo näo !!! as coisas näo podem ser assim. Vamos elaborar programas e dentro destes programas vamos liberar os recursos orcamentário. Entäo o Brasil é isso hoje. Os recursos do orcamento bem distribuidos, bem acompanhados. Essa é a verdadeira forma de fazer um país seguir avante. Viva Lula , viva Dilma.

  • Armando S Marangoni

    Sei que é um sonho dos impossíveis, mas imagina só se o FHC descesse da torre e virasse gente.

    Se ele conseguisse – ou pudesse – ajudar a abrir os olhos da sociedade brasileira, como queria fazer quando escreveu o que hoje nos manda esquecer.

    Ninguém duvida que ele é o pai da estabilização. O que ele poderia fazer é contar para seus (ainda) compatriotas o custo de acalmar as feras que alimentavam o caos e não permitiam que o Brasil começasse a sair de sua condição de colônia e seus políticos da condição de mercenários.

    Se o FHC resolvesse abrir a boca eu até apoiaria uma anistia para ele. De verdade.

    • Yacov

      Ninguém INGÊNUO ou MAL-INTENCIONADO duvida que fhhc é o pai da estabilidade nacional. PELAMOR… O que o fhhc fez com o Brasil foi crime de lesa-pátria e não estabilização. A estabilizadade que ele nos deu foi a de um doente terminal entubado na UTI. Ele deu nosso patrimônio, aumentou nossa dívida, jogou o povo na recessão e desemprego, criando um país de sacoleiros e camelôs e o ainda tem quem incense esse criminoso?! Esse carcamano devia estar na cadeia com todos os seus sequazes tucanos. ABSURDO!! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ!!

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

  • Carlos Siqueira

    Correção importante, prezado PHA:
    A bolsa do Rio foi fechada por Fernando Henrique Cardoso, em mais uma de suas manobras no sentido de centralizar ainda mais a economia no estado que lhe dá sustentação, São Paulo.

  • Almerindo

    O Fernando é o avô????????? Será que esse cara se esqueceu de que o real surgiu no governo do Itamar, ANTES do Fernandinho assumir a pasta da economia??? E será que ele TAMBÉM se esqueceu de que o Fernando e sua equipe quebraram o país 3 vezes???

    FRANCAMENTE…

  • Thomas

    A Classe C veio para ficar!!! e o Vampiro da Moca que fique longe dela se possível lá na Transilvânia junto com seu irmão o Conde Drácula.

  • O PAI DA CRIANÇA

    Quem é o pai da classe C? Essa é fácil. Está no nome: é FH-C.

    E o Lula? O Lula? Bem, o Lula apenas adotou, depois de crescidinho e viçoso, o rebento que ele mesmo rejeitou e quis abortar quando ainda estava em gestação. E agora, de quebra, vive proclamando que é o pai da criança.

    Quanto à Dilma, ela não tem nada a ver com “os peixe”. Ou melhor, ela está se fartando com “os peixe”, quase tanto quanto o seu antececessor.

    O resto é conversa fiada.

    • Yacov

      Não liguem, não. De vez em quando os detritos de maré baixa do blog do tio rey se espalham pela blogosfera…

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

    • Ary

      Lucas, informe ao Marcelo Neri, da FGV. Ele deve ter se enganado.

    • lenilton

      Crescido sim mais viçoso não,pois não quis estudar,desobedecia aos pais,brigava na rua estava indo pro lado das drogas.Graças a Deus apareceu um bom homem chamado Luis Inácio junto com sua mulher que mudou a vida desse jovem,caso contrario estaria no PCC ou teria morrido pelos homens do BOPE ou estaria no P S D B fazendo maldade pro seu semelhante.

    • Clóvis

      Verdade Lucas. Tem até foto do FFGAGÁ ao lado de Deus, quando, juntos, criaram o Universo….

      Os “tunganos” fizeram tudo, são onipresentes, capazes, os mais preparados!!!

      Vade retro!!!!

  • J Ferreira

    Este avô torturou muito os netos. Normalmente os avós são mais carinhosos e mais atenciosos com os netos do que os próprios pais. Mas, neste caso, nosso paizão LULA foi Dilmais.

    Vida longa ao Lula e para Dilma.

    FHC, boa viagem. Pode partir para França.

  • Mauricio Nascimento

    A Dilma é a irmã da classe “C”, é ela quem vai acompanhar o desenvolvimento até a maturidade e a independência.

  • abel

    Neri, FGVRIO – C a Nova Classe Média -esse Nunca dantes

    criecimento , crialegria , criatrabalho , criarenda , criaestudo

    cria este novo BRASIL que poucos conhecem

    BRASIL mostra a tua raça

  • juin

    E os tucanos aplicam o adjetivo brilhante ao Daniel Dantas.

  • Zé Renato

    É isso ai, meu caro, à Cesar o que é de Cesar…

  • E eu pergunto, o que é Cerra para classe C? Eu respondo: O EXTERMINADOR!

  • Panambi

    Longe de mim um avô destes…

  • Walmir Chaves

    Discordo do Marcelo Neri. Itamar Franco é o avô da classe C. O FHC foi, é e sempre será apenas o rufião em qualquer cenário em que estiver. Nunca faz parte do ato principal. É o bobo que ri de si mesmo.

  • Zhungarian Alatau

    FHC é o avô? Discordo. O preço da tal “estabilidade” foi desemprego e venda do patrimônio público, além do total desprezo pelas classes C e D.

    Incluir FHC no sucesso das políticas públicas de Lula e Dilma é puro oportunismo.

    FHC não é lembrado nem pelos seus pares, na Sorbonne.

    • lia vinhas

      Tipico desse Neri. É querer ficar bem com todo mundo. FHC foi exterminador do passado e só não foi do futuro do país, porque Lula passou uma boa rasteira naqueles tucanos vendilhões da pátria.

  • CAFE DO BODE

    Agora temos o nordeste maravilha!!!!
    Viva Lula!!!
    Viva Dilma!!!
    Viva o Brasil!!

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •