Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2012 / 01 / 12 / Brasileiro adora comprar. PSDB tem nova jenia

Brasileiro adora comprar. PSDB tem nova jenia

O ansioso blogueiro leu entrevista com aquela que, aparentemente, se tornou a nova jenia tucana.
publicado 12/01/2012
Comments

Saiu na newsletter do Bradesco:

O volume de vendas do comércio varejista  restrito (que não inclui  as vendas de veículos e motos, partes e peças e de material de construção) registrou crescimento de 1,3% em novembro, comparativamente ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje pelo IBGE.


Esse resultado ficou bem acima do esperado por nós (+0,3%) e pelo mercado (+0,4%). Na comparação com o mesmo período de 2010, houve alta de 6,8%. O indicador ampliado (que inclui todas as atividades), por sua vez, registrou alta de 1,5% ante outubro (alta interanual de 3,2%), abaixo do esperado pelo Depec/Bradesco (2,0%) mas um pouco acima das expectativas do mercado (1,2%).


Uma análise mais desagregada revela que houve recuperação em 9 das 10 atividades cobertas pela PMC ampliada, com destaque para o setor de jornais, livros, revistas e papelaria, com crescimento de 8,6% na margem, equipamentos de escritório, informática e comunicação (6,0%), veículos e motos, partes e peças (4,6%) e combustíveis e lubrificantes (1,6%).


Por outro lado, as vendas tecidos, vestuários e calçados apresentaram queda de 0,5% ante outubro.

Um horror !, não, amigo navegante ?

Navalha

O ansioso blogueiro deu-se ao trabalho de ler uma página inteira do jornal Valor com uma copiosa entrevista com aquela que, aparentemente, se tornou a nova jenia tucana.

Trata-se de Monica de Bolle, da consultoria Galanto, e diretora da “Casa das Garças”, um templo neolibelês instalado num ponto bucólico do Rio, com a finalidade de prover alguma ideia original aos tucanos.

Inútil.

De onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada, dizia o Barão de Itararé.

A nova sumidade parece lamentar que a Presidenta Dilma dê prioridade ao crescimento.

Que horror !

Provavelmente, porque prefira o não-crescimento que vigorou no Governo Cerra/FHC.

Ou talvez porque preferisse um aperto grego contra a inflação.

Não se sabe.

Ela lamenta também que o Banco Central tenha cometido um crime de morte: mudou a política monetária e reduziu os juros sem avisar os bancos (nem as consultoras): “perdeu-se credibilidade sem necessidade”, diz ela.

“Perdeu a credibilidade” com quem ?

Só se for com a Urubóloga, que tambném se sentiu traída pelo Tombini.

“Seria preciso complementar esse afrouxamento (sic) monetário com uma restrição fiscal mais forte” - é sentença que nenhum outro neolibelês tinha enunciado, antes.

D Monica acha que o Tombini detonou a política de metas inflacionarias – e, portanto, não leu a excelente entrevista do professor Nakano na Carta Capital.

Ela prevê que a Presidente terá dificuldades homéricas com o aumento do salário mínimo !

E a conclusão é de fazer chorar lágrimas de sangue: “se fecharmos o ano com crescimento de 3% e inflação de 6%, num quadro externo extremamente adverso, vai ficar muito difícil dizer que o governo brasileiro errou.”

Amigo navegante, os tucanos já tiveram pensadores melhores.

Dessa casa de garças …

À falta de alternativa, com as melhores intenções, o ansioso blogueiro sugere que o PSDB mantenha a Elena Landau e a Urubóloga como centros propulsores de ideias.

Se depender da D. Monica, os tucanos vão submergir numa barragem de Furnas.

 




Paulo Henrique Amorim