Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2011 / 07 / 28 / Derivativos: o Brasil não é a casa da mãe Joana

Derivativos: o Brasil não é a casa da mãe Joana

Saiu no Valor: CMN vira regulador dos derivativos e terá visão global, diz Barbosa.
publicado 28/07/2011
Comments

Saiu no Valor, pág. C2:

Conselho Monetário Nacional vira regulador dos derivativos e terá visão global, diz Nelson Barbosa, secretário executivo do Ministério da Fazenda.


"Agora o CMN poderá intervir se e quando achar necessário. Intervenção na forma de resolução, especificando limites, compulsórios, e nas próprias características dos contratos de derivativos. Vai poder avaliar se eles trazem riscos sistêmicos, aprovar a criação de contratos novos, analisar os existentes. Enfim, o CMN vai ser o regulador do mercado de derivativos", disse.


Até agora, cabia à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) cuidar das exposições cambiais das empresas abertas, o Banco Central regulava o sistema financeiro e a Receita Federal via os negócios pelo lado tributário. "Mas dentro do espírito do que foram as conclusões do pós-crise de 2008, tem que ter supervisão, regulação, padronização e transparência", completou.


"Consideramos que uma apreciação adicional do real teria mais efeitos negativos do que positivos para a economia brasileira. Grande parte da apreciação do real decorre das operações de derivativos, que constroem apostas na valorização da moeda altamente alavancadas", comentou o secretário.

Navalha

O Brasil aprendeu a lição da crise americana de 2008, quando quebrou o banco Lehman.

O Brasil decidiu regular o mercado de “derivativos”, aquela operação financeira que o Warren Buffet não conseguiu entender.

É a especulação dentro da especulação, a partir de uma especulação especulada.

O presidente Clinton desmontou o sistema de regulação que havia nos Estados Unidos, desde Franklin Roosevelt, para impedir essa farra.

Deu no que deu.

O Brasil é o imã do investimento estrangeiro.

Não poderia entregar essa bomba relógio à Comissão de Valores Mobiliários, notoriamente avessa a combater excessos (e, às vezes, a combater irregularidades, como prova sua leniência com as operações do “banco” Opportunity do passador de bola apanhado no ato de passar bola – clique aqui para ver o vídeo do jornal nacional sobre a passagem de bola e que o Gilmar Dantas (*) ignorou.)

O “mercado” considera a medida difícil de ser implementada (sic) - é o que diz o mesmo Valor.

Outros acham que vai levar o mercado de derivativos para fora do Brasil.

Tomara !

Definitivamente, amigo navegante, não tente entender as medidas que o Ministro Mantega tomou nesta quarta-feira com as explicações da urubóloga.

Este ansioso blogueiro foi submetido à tortura intelectual de ter que ouvir a CBN, a rádio que troca a notícia.

Por dez intermináveis minutos – tratamento de canal é mais agradável – a urubóloga explicava a um suposto âncora o que o Mantega tinha acabado de anunciar.

Submetida a explicação a um professor de português, uma banda de matemáticos do INPE e a três prêmios Nobel de Economia, seria considerada incompreensível.

Este ansioso blogueiro gosta muito quando ela diz assim “a economia brasileira” ...

E a economia americana ?

E a economia mundial ?

 




Paulo Henrique Amorim


(*) Clique aqui para ver como um eminente colonista do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista da GloboNews e da CBN se refere a Ele.