Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2011 / 07 / 19 / Dilma vai mexer no câmbio ? Delfim não é da oposição. Ainda bem !

Dilma vai mexer no câmbio ? Delfim não é da oposição. Ainda bem !

Delfim Netto, adormecido, entende mais de Economia do que todos os neoliberais reunidos num jantar no Fasano, inclusive a urubóloga
publicado 19/07/2011
Comments

O neoliberalismo que o FHC importou dos Chicago Boys do Pinochet conseguiu produzir um único pensador brasileiro notável, de curso internacional: a urubóloga.

Nenhum neoliberal brasileiro a ela se compara.

Nem o próprio FHC, que, de acordo com a platéia, vacila diante da ortodoxia neoliberal.

A urubóloga é intransigente, inflexível.

O Estado, nunca !

Tem que ficar tão pequeno que seja possível afogá-lo numa banheira, diria, em coro, com aquele ideólogo que inspirava o Ronald Reagan.

Pena que ela não consiga igualar-se a Delfim Netto, que, adormecido, entende mais de Economia do que todos os neoliberais reunidos num jantar no Fasano, inclusive a urubóloga.

E que sorte da Presidenta o Delfim não ser de oposição.

No Valor desta terça feira, sob o titulo “O Estado indutor que precisamos”, Delfim faz advertências ao Governo da Presidenta Dilma que têm mais relevância do que todos as manchetes alarmistas do PiG (*) depositadas na mesma lata de lixo.

Primeiro, ao tratar da China, Delfim enumera as “três autonomias que caracterizam as potências”: a alimentar, a energética e a militar.

(No caso do Brasil, este ansioso blogueiro considera que só falta a bomba atômica – vote no “Não e no Sim” sobre a bomba atômica - para assegurar as três autonomias.)

Vem a primeira advertência do Delfim: “os preços acabam funcionando” e “seus níveis atuais acabarão elevando a oferta mundial de todos os nossos produtos de exportação (principalmente soja e minério de ferro) com consequências sobre eles”.

Segunda advertência: “nosso modelo exportador agromineral induzido será incapaz de garantir empregos de boa qualidade para os 150 milhões de brasileiros que terão entre 15 e 65 anos em 2030. É disso que se trata.”

Delfim conclui enigmaticamente.

Depois de dizer que os trabalhadores e empresários brasileiros precisam de “condições isonômicas para exigir deles capacidade competitiva internacional”, avisa:

“É, parece, o que nos oferecerá em breve a presidente Dilma Rousseff”.

O que será ?

Proteção cambial ?

Seja o que for, Delfim acredita no papel indutor do Estado.

E por isso, talvez, a urubóloga não considere o Delfim um verdadeiro economista.

A recíproca talvez seja verdadeira.


Paulo Henrique Amorim






Conteúdo relacionado
Não e Sim com PHA