Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2011 / 06 / 15 / Risco Brasil é menor que o Risco EUA. Nunca Dantes. Que horror !

Risco Brasil é menor que o Risco EUA. Nunca Dantes. Que horror !

Extraído do blog Os Amigos da Onça: Risco EUA supera risco Brasil pela 1ª vez na história
publicado 15/06/2011
Comments

 

Extraído do blog Os Amigos da Onça:

Risco EUA supera risco Brasil pela 1ª vez na história


Pela primeira vez na história, os investidores enxergam mais risco de calote dos Estados Unidos que do Brasil. O Credit Default Swap (CDS) de um ano – instrumento de proteção contra o risco de um devedor não cumprir suas obrigações – do Brasil tem sido negociado abaixo do norte-americano.


“Ainda que circunstancial, trata-se de algo inédito na história ou mesmo um fato impensável que pudesse ocorrer em algum momento”, diz o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Octavio de Barros.


No dia de ontem, o CDS do Brasil estava em 41,2 pontos-base, enquanto o norte-americano estava em 49,7 pontos. “As dificuldades enfrentadas pela economia americana e as tensões no Congresso americano em relação ao teto para o endividamento que será atingido em julho geram incertezas nos mercados”, completou Octavio de Barros.


Fonte: Portal IG

Navalha

Como observa Octávio de Barros, diretor do Bradesco, uma das razões para este fato revolucionário é a crise americana.

Os ultra-neoliberais republicanos, leitores da urubóloga e discípulos do Farol de Alexandria, embarcaram numa política suicída de dar prioridade ao corte de gastos em prejuízo da criação de empregos.

Além disso, os republicanos querem limitar o teto de endividamento do Tesouro americano, o que pode tornar os EUA inadimplentes.

Isso explica uma parte da história.

A outra parte da história é o sucesso retumbante da política econômica do Nunca Dantes, aperfeiçoada pela JK de saias e a nova política do Banco Central.

Convém lembrar que, na eleição de 2002, o Padim Pade Cerra e o Farol de Alexandria anunciavam a "argentinização" do Brasil caso Lula se elegesse.

"Argentinização" era sinônimo de caos e aquilo que causava tanto medo na Regina Duarte.

Investir no Brasil hoje é menos arriscado do que investir nos EUA, porque o Brasil tem uma política econômica responsável e um crescimento econômico robusto e auto-sustentado.

Assim como o Datafolha que o PiG (*) ignorou, o PiG (*) terá muita dificuldade de noticiar este feito.

O Farol de Alexandria cortará os pulsos e o Padim Pade Cerra dirá que tudo se deve à obra que realizou na Prefeitura de São Paulo.

Bye-bye Cerra forever !

Em tempo: clique aqui para ver no blog do Planalto a entrevista do ministro Guido Mantega sobre o novo Risco Brasil.

 



Paulo Henrique Amorim


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.