Amigo navegante do Universo bancário telefona entusiasmado:
“Viva a liberdade!”.
O amigo navegante se referia à histórica entrevista que o presidente do BankBoston concedeu ao Estadão.
Entrevista de que Henrique Meirelles pode amargamente se arrepender.

Os banqueiros liderados por Robert (FHC o chama de “Bob”) Rubin, do Citibank, trancaram o candidato Bill Clinton num jantar no restaurante Club 21, em Nova York.
E fizeram a cabeça do candidato então social democrata.
“Bob” convenceu Clinton a descontruir toda a legislação que vinha do governo Roosevelt para fiscalizar os bancos.
Foi o que Clinton fez.
E teve o apoio decisivo e mortal do presidente do Banco Central, Alan Greenspan.
Em setembro de 2008, o Lehman quebrou.
Com ele, o sistema bancário americano, inclusive o Citibank do “Bob”.
O vilão desta história é o Greenspan, aqui reproduzido pelo Meirelles.
Em outubro de 2008, em meio às ruínas de Wall Street, Meirelles declarou:
“Eu errei ao acreditar que o interesse próprio das organizações, especialmente dos bancos e outras instituições financeiras, era tal que eles mesmos seriam capazes de proteger seus acionistas e o patrimônio de suas empresas.”
O que significa isso ?, amigo navegante.
Se fosse presidente do Banco Central do Brasil, e o Banco PanAmericano quebrasse debaixo de seus bigodes, Greenspan diria o que o Meirelles disse:
“Quem tem que fiscalizar é o Silvio”.
Portanto, que Deus nos livre e guarde de uma crise bancária como a americana.
Porque o Meirelles acredita que o Silvio deixou o Lehman quebrar porque considerou que era a melhor maneira de defender seus acionistas e seu patrimônio.
O Meirelles, eterno presidente do BankBoston, faz parte das ruínas do sistema neo-liberal.
Que o Fernando Henrique trouxe para o Brasil na mesma bagagem dos Chicago Boys do Pinochet e do Alan Touraine.
Clique aqui para ler sobre este velhinho desempregado que o FHC trouxe para SP.
Este é o presidente do Banco Central do Governo Lula que, tomara !, seja defenestrado pela Dilma.
Ele merece ser esquecido na mesma gaveta da História em que sepultaram o Greenspan.
Paulo Henrique Amorim



O capitalismo selvagem é exatamente este sr. Meirelles. O pobre precisa de um crédito de 2mil para tocar os seus negócios e encontra toda uma barreira do não, e o banqueiro falido tem toda essa facilidade de 2,5bi com as garantias mais comprometedoras possíveis, que via de regra acaba em perdão de dívida. Isto para um país pobre como o nosso é realmente muito triste.
Esse sistema q estamos lidando e combatendo no globo inteiro. Com finanças não da para brincar de Bozo…. Sem Meireles não teriamos conseguido verbas e confiança internacionais para a maior vitoria, a melhor destribuição de renda q o pais ja teve, ou o nunca dantes… pensar estimula a produção de neuronios…
O duro deste episódio todo é: o que o povão não vai pensar disto sr. Meirelles? Fez que fez em quase oito anos de governo, controlando o real para não deslanchar a infração, segurou a guerra cambial externa, e já quase no fim do mandato me autoriza um empréstimo com garantias ocas pro Sílvio Santos, que já aproxima dos 80. Meirelles, isto é o que se chama empréstimo do mais alto risco. Veja bem, carência de 36meses, pagamento em 10anos e outras regalias de contrato. Há se eu tivesse tido um pai que fizesse isto por mim. É como diz o povo: sombração sabe para quem aparece, e também Deus não dá asas a cobra.
Em tempo: entrou nessa jogada como garantia os produtos Jequiti. Meirelles, me engana que eu gosto.
Será que Lênin tinha mesmo razão?”Quem é o ladrão, quem rouba um banco ou quem monta um banco”!
Meireles e Palloci, fora do ministério da DILMA. São amiguinhos de carteirinha de Daniel “Mendes” Dantas.
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR! Como e qual a razão da Caixa Federal ter adquirido parte do Panamericano???? Esse é o maior mistério!!!!
Espero que a DILMA tenha a coragem que o LULA não teve e defenestre esse Meireles do Banco Central, esse cara defende os interesses dos banqueiros como ele.
O LULA deveria ter sido eleito em 1989, quando a globo roubou a eleição do LULA.
Globo tentou roubar a eleição do BRIZOLA para o governo do Rio – não levou. BRIZOLA não era o LULA.
O LULA quando eleito em 2002 já não era uma fera, era um leão domado, mansinho – a DILMA é uma fera, vamos esperar para ver.
Gente do quilate do Meireles não deve fazer parte do governo DILMA, não foi para isso que nos a elegemos.
O Meireles é um tucano, os banqueiros impuseram o Meireles ao LULA, com a DILMA vai ser diferente – é o que eu espero.
O maior erro do eleitor brasileiro foi não ter eleito BRIZOLA para Presidente.
em omenagem ao meu nono um fanático brizolista eu concordo contigo!
E faz parte do jogo politico, 8 anos apos, vai melhorando, cada vez mais… agora eh Dilma
Mas quem foi o incompetente que contratou o Meirelles?
Ô PHA.
Repita sempre o que você escreveu acima:” Deus me livre e guarde”, vai te fazer muito bem.
Pois se alguns Bispos fazem e falam besteira, isso não quer dizer que a Igreja Católica não presta. Basta lembrar de Dom Pedro Casaldáliga e Frei Beto, entre milhares de outros que fizeram a opção pelos pobres na América Latina. O resto é política suja dos demotucanos.
Um abraço
Se alguns fazer besteira e falam besteira, isso não significava que o |Partido Nazista dos Trabalhadores Alemães não prestava. O nosso próprio Papa, outros grandes nomes e boa parte da população alemã faziam parte desta organização.
Eu estava lendo sobre algumas estatisticas relacionadas com o Canada e me deparei com um fato curioso. Desde 1894, uma parcela significativa dos carros fabricados nos EUA viam do Michigan. A partir de 2004, Michigan foi substituido por Ontario, no Canada. Motivo: sistema de saude. Na America, os fabricantes de carro tem que pagar US$ 6.500 em assistencia a saude para cada empregado. No Canada, cujo sistema de saude eh publico, o custo por empregado caiu para US$ 800 por empregado. Isso representa uma acrescimo de US$ 1.500 por carro vendido pela GM. Eh a falencia do Consenso de Wahington.
Abafa…. Como diria o filosofo Papai Joel Santana, in the midle, to the left…
“Na foto, Meirelles: viva a liberdade !”:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
Amorim, voce eh uma pedra no sapato…
A frase “Eu errei ao acreditar que o interesse próprio das organizações, especialmente dos bancos e outras instituições financeiras, era tal que eles mesmos seriam capazes de proteger seus acionistas e o patrimônio de suas empresas” deixou-me preocupado.
Quer dizer que a raposa pode cuidar do galinheiro??? Não se deve ter um bom cão fila para guardar o galinheiro da raposa??
Jisuis!! Ainda tem gente que acredita que o Deus Mercado pode tudo? Estes se esquecem que tem o Sumo Sacerdote Dinheiro para nortear as ações do Deus Mercado?
Jisuis!!! Valei-nos!!
Não concordo. Simplesmente, não concordo. Q o span ficou assistindo; ficou… Agora, fazia parte do jogo, ora. E o jogo levava à quebradeira, geral. Fazia parte da intenção. Qdo o bill crítoris desarmou o sistema, o fez conscientemente. Tão consciente, qto o prof cardoso, dando seguimento às “idéias” do collor, cheiroso…
Barrabás!… Q dupla de presidentes: um, cabra cheirosa; outro, boca de fogo…
PH, pra seu desespero, o Meirelles deve ser confirmado em seu posto. O cara está com a bola, toda, pelaê… Sei, não… Entendo q com justiça. Pode arrancar os cabelos.
Vc reparou q só um, foi processado e foi fazer estágio na cadeia?… Os mtos, outros, pertenciam à “combinação”. E estão mto felizes, com a grana da plebe, ignara, cobrindo seus furos. Enqto isso, na Europa… a participação, do santo FMI… risos
‘Tá tudo sobre o controle e dentro do esquema, PHA. E considere: o nosso Bacen está mto bem, obrigado.
Ah!… O Silvio Santos vai processar os administradores do Panamericano.
PHA:Nao estou entendendo muito as criticas ao Meirelles, o lula foi muscar este ministro e o retirou do psdb e pediu a ele que mudasse de partido, durante estes oito anos de governo lula, me parece que Meirelles nao foi tao mal assim. agora ja o estao crussificando, pelo que me consta durante o tempo que ele ficou como presidente do banco de boston, as coisas iam bem , e pelo que sei ele saiu e as coisas pros americanos so foi de agua abaixo.Entao quer dizer tambem que os resultados da boa economia do brasil nestes ultimo oito anos nao existe nada do dedo de meirelles foi so do presidente e dos outros ministros, por favor me esclareça nao estou entendendo nada.
Brasileiro tem memoria curta, s o cara eh bem sucedido ou pq roubou e ninguem pegou ou ainda vão pegar! Pq sera um ex diretor de banco internacional foi chamado qdo Lula venceu… divida ou pra governar, da mesma forma q Sarney era ak]liado,, no brasil reformas n se fazem sem alianças! o Brasil precisa do $$$ q vem la de fora…, isso eh fato!!!! Lula abriu a senzala, mas não derrubou a casa grande… td ao seu tempo!!!!!!!!!
Panamericano… Nem sabia que isso existia! Pensei que fosse companhia aérea!
Vários bancos já quebraram no Brasil.
Como fica o BC nessa?
Quem manda no BC?
O BC é independente?
Existe BC independente?
Existe instituição desse porte que seja imune ao poder dos políticos e dos grandes capitalistas?
Se o “homem” compra US$ 1,5 milhão por dia, em média, somente para “sustentar o seu valor via enxugamento do mercado”, o que esperar de um “expert” desse calibre?
O Pueril
Os bancos deveriam ser extintos da face do planeta.
Irlanda: “…seguimos, passo a passo, a cartilha…”. Deu, no que deu!
Será que a Heloisa helena tinha razão ao querer sabatinar o Meireles? Será que viu mais longe do que lula pode ver? Será???? sei não.
Quanta bobagem! O blog está “esquecendo” de propósito, me parece, as diferenças da legislação que regula os bancos nos EUA e aqui. Que não gostem do Meirelles é um direito óbvio. Mas confundir as duas legislações e misturar PanAmericano e Lehman, em casos e situações completamente diversos, francamente é um pouco demais para a nossa inteligência! E a Marina não consegue sabatinar nem o saci pererê, que dirá o presidente do Banco Central!. Será que o blog vai seguir a mesma corrente furada do Mercadante, que queria derrubar o Meirelles, os juros (e qualquer chance de estabilidade financeira no governo Lula) logo no começo do primeiro mandato? vamos devagar com o andor, meus caros.
Elizabeth, foi heloisa helena, quando da indicaçao do meirelles para o banco central. Há mais misterios entre o ceu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia. Tem que ir devagar mesmo o andor pode ser de barro, como saber? Sao conjecturas, que ousamos externar.
Bom , em primeiro lugar é preciso saber quais as consequencias deste fato paras a economia, será que o banco panamericano é apenas a primeira pedra desse dominó?
Não vejo nesse banco uma importancia financeira, e nem na sua admnistração uma fraude por enquanto, Será que teremos mais um caso com o mesmo desfecho do caso Cacciola?
Sera que o panamericano tambem vai deixar a sua MARKA
O Banco Panamericano é paulista.O conselho do banco é paulista.A auditoria interna do banco é paulista.A auditoria externa do banco ,talvez não seja paulista, mas deve ter integrantes paulistas. Conclusão: quem quebrou o Banco do Silvio Santos foram os paulistas, simples assim.PS: As “colegas de trabalho” do Silvio Santos, pelo visto, são mais inteligentes do que os colegas de trabalho do banco Interamericano. Pelo menos já se prontificaram em ajudar o Silvio Santos.
o panamericano não é nada; quero a vedadeira explicacão da quebra do Unibanco e a compra em 48 horas pelo Itau…responda ai meirelles, já que o Itau tambem comprou o Boston aqui no Brasil!
rinaldo carletti
esse banco do Sílvio e o seu Baú não lembram a pirâmide do Madoff?
Esse ministro é um dos que deve sair o quanto antes, para o nosso bem.
Falando em Bancos vejam essa muito engraçada
José Serra assumirá a direção do Banco Imobiliário
http://www.diariodebarrelas.com.br/2010/11/08/jose-serra-assumira-a-direcao-do-banco-imobiliario/
Vinícius , que os anjos digam amém.
Fora a “Tucanada” que ainda existe no PT ,que mandou “desmandou” e quase levou Lula à degola.
No fundo muitos deles acham , inclusive o Mercadante, Suplicy, Palloci,Dirceu e outros , que Meirelles é o cara!.
Se Dilma cometer essa ingenuidade de deixá-lo no cargo…Ventanias e tsunami nos aguardam.
Depois de postar o comentário acima, li a entrevista no Estadão.
Não sou da área de economia e não consigo fazer análise mais profunda.
Porém, para um leigo, mas curioso e assíduo leitor desse blog achei coerente a posição do Meirelles.
Existe na CBN,uma moça de nome Mara Luquet,que faz comentários maliciosos,quando o tema é empresas estatais.
A moça acha que tem força para fazer o povo parar de consumir e guardar em um “FUNDO” de investimento.
A moça acha que podia desestabilizar o LULA na crise de 2008,simplesmente mandadndo o povo abster de uma geladeira,uma Tv de plasma,um computador,um microondas,uma bicicleta, ou um financiamneto de um pegeout.
A moça é maliciosa.
o engraçado é que ela precisou de tratamento psiquiátrico para transtorno obsessivo compulsivo de…cartão de crédito.Escreve livros a quatro mãos,no caso dele,patas,com o Sardenberg.
Se o interesse dos banqueiros salvaguardaria o funcionamento do sistema, caímos no dogma pai do Liberalismo: os vícios privados fazem a virtude pública. É o que na Antiguidade se chamava “corrupção”, alçado ao Olimpo pelo Liberalismo.
continuamos querendo saber o que aquela montanha de inspetores do BACEN fazem! o meirelles sabemos que nao faz nada! deixa o barco correr! faz vistas grossas! faz de conta que nao ve! eh um neoliberal convicto irrecuperavel (como todos demais tucanos).
hmmm … Será que o Panamericano é o único “malandro” a fraudar balancetes? De acordo com a liberdade dada aos banqueiros, me parece que não.
Pois é. Laissez faire, leissez aller, laissez passer. É o liberalismo puro, né? Mas se o Babco Central tem uma estrutura para fiscalizar (imagine o quê ele fez com essa estrutura em 8 anos?) e não fiscaliza, quem paga a conta? É isso mesmo, nós irmãos. Esse Meireles é um perdulário, jogou dinheiro público fora, pois o Estado pagou por uma fiscalização que não era pra fiscalizar. Em tempo, essa omissão não é crime de responsabilidade?
Eu nao entendi até hoje o que o Meirelles faz no BC.
Acho que passou a época que trocava um um diretor e o mercado chiava. Ao meu ver, o Guido mantega sim, faz um excelente trabalho na área econÔmica. Quero aproveitar e expor a minha opinião sobre outro economista. Não entendi até hoje porque o Delfim Neto é colunista da Carta Capital, que é uma revista que eu gosto muito, mas diziam que ele distorcia dados na epoca da ditadura. Acho que na Unicamp, USP ou qualquer outra universidade renomada têm economistas muito melhores que esse tal Meirelles e para trabalhar no BC e melhor que o Delfim para ser colunista da Carta Capital.
Acho seu comentário próprio ,de quem absolutamente não entende nada de economia.
O atual presidente do BANCO CENTRAL DO BRASIL , independente de considerações feitas , quando ele não mais dirigia o BANK OF BOSTON , a realidade é só uma: não fosse ele e o BRASIL teria afundado na crise iniciada em 2008.
Se MEIRELLES fosse atras da conversa irresponsável contrária aos juros altíssimos ( tx SELIC elevada) ,hoje estaríamos amargando a quebradeira geral dos bancos brasileiros e aí não faltariam os comentários da falta de preparo do PRES DO BANCO CENTRAL para enfrentar a crise.
RICHARD PEREIRA
Até tu Cristovam?
O clima está tenso no PDT do Distrito Federal. O presidente regional Ezequiel Nascimento entrou em rota de colizão com alguns dos caciques da legenda e pode estar com os dias contados no cargo. Tudo porque divulgou doação de verba do PSDB à campanha presidencial do senador Cristovam Buarque, em 2006.
Ontem à tarde, o ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, visitou Cristovam em seu gabinete, no Senado. Os dois conversaram por alguns minutos a portas fechadas. Há a suspeita de que o tema tenha sido a denúncia feita por Ezequiel, que pode custar-lhe o cargo.
Todos os envolvidos preferem se manter em silêncio. O presidente do PDT-DF disse que o assunto ainda está em discussão e não se pronunciaria.
gostava de posar de bonzinho agora vai custar o cargo
E que Deus te ouça e guie os pensamentos da nossa Presidenta. OLHO nesses banqueiros salafrários. O deles é que são salvos, o nosso tusta fica na boca do lobo. Já vai tarde esse Meirelles.
Cá entre nós, cobrando 238% ao ano em cartão de crédito, não dá para quebrar. Contem outra.
Quem vai ser o novo presidente do Banco Central, eu não sei. Mas estou recebendo vários e-mails que afirmam categoricamente que Tasso Tenho um Jatinho Porque Posso Jereissati vai ser ministro desse governo! Ministro da Eucaristia de Canindé! kkkkkkkkkkkkkk
KKK Fica claro isso, mas no final das contas o problema do Silvio ‘Ja era ‘ Nesse blog (segue link –> http://migre.me/290gt) mostra como o foi o final dessa história
PHA,
Que petardo, heim!!
Meireles, queira ou não, tem salvado o Brasil com sua postura ortodoxa à frente do BC.
Se Lula não fosse quem é e tivesse ouvido a ala de seu partido adepto de uma política monetária mais frouxa, certamente hoje estaria amargando uma derrota triunfal de sua candidata à presidência.
Quanto a ser necessária ou não a fiscalização do BC, isso não foi suficiente para que a CEF (empresa pública) metesse R$ 700 milhões no PanAmericano.
Haja cemitério para enterrar todos os “cientistas” e afins que se negam a reconhecer que o “referencial teórico” que dispunham não é capaz de analisar a realidade. A crise econômica mundial de 2008 tornou obsoleta todas, é bom repetir – TODAS as reflexões e afirmações que os intelectuais neo-liberias ou teóricos da dependência (FHC) e demais difundiam, desde sempre, como verdades absolutas. O que será necessário, afinal, para que estes “sábios” reconheçam que a realidade os derrotou de forma cabal? Seus livros, artigos acadêmicos e/ou jornalístico, demais escritos são hoje peça de museu. Somente sob esse viés podem ser considerados para a leitura… Triste final!
Deve ter um errinho de digitação neste parágrafo:
Em outubro de 2008, em meio às ruínas de Wall Street, Meirelles declarou:
Meirelles?
Está certo desse jeito mesmo: os dois são tão iguais (nas atitudes explicitadas pelo PHA) que pode-se tomar um pelo outro.
Compartilho de sua opinião.
Inteligente, prudente e independente, sem ter que agradar a gregos e troianos.
Afinal ela é a capitã do barco, que deverá rumar para a direção necessária, desviando-se dos “maus tempos”, sem ter que seguir palpites alheios.
Mas ela sabe disto.
Tudo bem que o BRASIL está numa situação muito melhor e que a estabilidade econômica e financeira parece ter se solidificado no Governo LULA, mas não faz nenhum sentido esses juros de 10.75% aa, da Selic… Ainda mais agora com os EUA e CHINA inundando o mercado de US$ e desvalorizando suas moedas…
O que o BC vai fazer para brecar isso e evitar o sucatemaento de nosso parque industrial??? Vai adotar a quarentena de capitais???? E é suficiente??? E a regulamentação do sistema financeiro, tão cantada após a crise que fez os bancos, a meca da eficiência, pedirem desesperadamente ajuda para o pobre e incompetente Estado, sai ou não sai????
Os mercados precisasm ser regulados, sim. E os bancos não podem ficar longe dos olhos do BC. OU produziram nova crise em breve e quem pagará a conta somos nós, os contribuintes. Penso que já é hora do Meirelles ir tocar em outra freguesia.
“O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”
Estes anos todos, o Banco Central esteve nas mãos do tucano Meirelles. Está na hora do PT assumir.
http://easonfn.wordpress.com
Acho que já é hora de um economista do PT ir para o BC. A Maria da Conceição não pode ser porque está com muita idade. O Mercadante quer ser ministro de qualquer coisa, então sobra o Suplicy que, com toda aquela sua clareza de idéias, criará um sistema bancário forte, sólido e sem Proer.
Gosto do Suplicy porque ele é ágil, sucinto, rápido e prático. Será o perfeito presidente do BC no novo governo do PT.
Sábias palavras, PH!!! Oxalá a Dilma o ouça!!!
Cada país tem o Greenspan que merece!
Qual foi o banco que quebrou.
http://www.youtube.com/watch?v=I2q7wyBWMoc&feature=related
Acho que é o Silvio do Pânico que assumiu os negócios do original e esta fazendo piada.
E a especulação continua… Tanto nas ações, quanto no “de quem é a culpa?”
Pois é, me lembrei de uma entrevista antiga com o José Dirceu. Perguntaram a ele que indicou o Meirelles, ele não respondeu a pergunta.
Penso que o Lula precisou aceitar muita gente em seu governo. Coisas do poder!!!!!
Provavelmente, Meirelles fez parte desse grupo.
Acredito que a Dilma saberá lidar com inteligênica e prudência ao tomar decições importantes ao definir a equipe econômica.