Cultura

Você está aqui: Página Inicial / Cultura / 2010 / 08 / 04 / Outros depoimentos sobre o papel do ENEM

Outros depoimentos sobre o papel do ENEM

O Conversa Afiada reproduz mais depoimentos dos amigos navegantes sobre a importância do ENEM.
publicado 04/08/2010
Comments

 

 

 

 

O Conversa Afiada reproduz mais depoimentos dos amigos navegantes sobre a importância do ENEM.

Clique aqui para ler "Por que o PIG é contra o ENEM ?"


Geraldo Souza:

Caro PHA,

Endosso a opinião do texto em que o Pai dá sua opinião sobre o ENEM. Acho que basta abrir um enquete para saber como está a opinião nos lares por conta do Enem. Na minha casa minha filha além do ENEM é bolsista do ProUni. Meu genro faz engenharia em Campinas - ENEM e ProUni. Outro genro faz arquitetura em Londrina - ENEM e ProUni. Ou seja, os pobres cursam faculdades e universidades de elite por causa do Lula. O que acham que vai acontecer nesta eleição? O voto é do Serra?


 

Reinaldo:

Minha filha tinha 16 anos quando fez o ENEM e um vestibular particular. Boas notas nos dois, mas a faculdade não era vinculada ao ProUni e eu não tinha como pagar. Ela usou a nota do ENEM e nos mudamos de cidade. Ao preço atual o curso fica em torno de R$ 50 mil. Talvez ela pudesse esperar e tentar o mesmo curso numa Federal. Passaria, eu sei, mas o tempo também passaria. Passamos maus bocados, mesmo com a bolsa integral. Sem o ProUni não haveria a menor chance. No post anterior coloquei o texto-convite dela. Ela não precisa agradecer a Lula e Haddad, mas pedi a ela que os convidasse assim mesmo (...)

“William Shakespeare escreveu uma vez: “Somos feitos do mesmo material do que se tecem os sonhos, e nossa pequena vida está rodeada de sonhos”. É com muita alegria que agora eu realizo mais um dentre muitos sonhos. E com a mesma alegria eu agradeço do fundo do meu coração a todos os corações que me permitiram estar aqui hoje: a Deus, que torna toda realização humana possível; a meus pais , cujos ensinamentos e conselhos sempre oportunos me transformaram em quem sou hoje; aos meus irmãos pelo apoio incondicional, e a todos os familiares e amigos, presentes e ausentes, que me fizeram crer que era possível conquistar este sonho. Esta vitória também pertence a cada um de vocês!”

Este é o texto do convite de formatura de minha filha, escrito ontem, para ser distribuído dentro de poucos meses. O texto e a foto dela não serão sonhos Shakespeareanos! Serão palpáveis, visíveis, legíveis e sensíveis!

Ela talvez nem gostasse que eu o reproduzisse aqui, mas faço questão. Ela é ProUni, ProLula, ProDilma!

 

Renato:

Tenho 61 anos, recomecei a estudar em 2007, terminei o EJA (antigo supletivo), fiz o ENEM no final de 2008, e estou estudando Física na UNISO em Sorocaba, realizando um sonho meu e de meus pais que eram analfabetos e que gostariam que seus filhos tivessem uma vida melhor através dos estudos. Tenho mais dois sobrinhos e meu filho terminando cursos superiores com nível de aprendizado excelente, com bolsas do PROUNI. Isso sim é transformação ou revolução para melhor.